Está en la página 1de 18

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Eduardo Pellejero BELEZA E LIBERDADE EM SCHILLER 1. Introduo Mais de duzentos anos depois de ser-nos dirigidas (os correios sempre foram um inferno nestas latitudes), as cartas que Schiller dedicara educao esttica do homem em 1795 chegam at ns com a extemporaneidade da sua concepo, procuram o nosso assentimento livre e colocam mais uma vez prova a igualdade das nossas inteligncias.1 As cartas sobre a educao esttica do homem foram remetidas originalmente ao Duque Federico Cristian de Schleswig-Holstein-Augustenburgo em 1793, e foram publicadas por entregas em 1795. So 27 cartas, resultado das investigaes de Schiller sobre o belo e a arte, cujo objeto a educao esttica do homem em ordem a que este atinja a sua maturidade tico-poltica e assim fique altura dos desafios da poca. Essa tentativa de estender a reflexo sobre a arte e a beleza questo da instituio poltica da liberdade, unindo pela primeira vez o esttico e o poltico, justifica como assinala Ricardo Barbosa o seu lugar entre as obras que instituram a esttica como disciplina filosfica autnoma e consolidaram a conscincia crtica da modernidade2. O seu lema poderia ser: A beleza nos far livres!.

1. 1. A influencia kantiana Representante da denominada segunda gerao da ilustrao alem (da qual forma parte, por exemplo, Goethe), Schiller escreve estas cartas na esteira da filosofia kantiana, como ele prprio afirma na carta primeira:

Na carta do 13 de Julho de 1793 ao prncipe, Schiller escreve: espero respeitar a liberdade do vosso esprito e ganhar a vossa razo auto-reguladora um assentimento voluntrio (SCHILLER 2009, p. 68). A correspondncia antecipa de alguma maneira para Schiller a instituio do livre pensamento: Mas o que pode ser mais encantador que encontrar um ao outro no modo de pensar, quando as relaes externas promovem o mais amplo afastamento, e, a partir de uma distncia ainda to incomensurvel no mundo real, convergir no mesmo ponto central do mundo das ideias? (SCHILLER 2009, pp. 72-73). 2 Habermas inscreve Schiller nessa tradio crtica em O discurso filosfico da modernidade: Habermas, O discurso filosfico da modernidade, Lisboa, Dom Quixote, 1990; p. 51.

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

as afirmaes que se seguem assentam em grande parte sobre princpios kantianos (...) No que diz respeito s ideias dominantes na parte prtica do sistema kantiano, s os filsofos se encontram em discrdia acerca delas, mas os seres humanos, e ouso comprov-lo, sempre foram unnimes em torno das mesmas. Se as libertarmos da sua forma tcnica, elas surgiro como postulados arcaicos da razo comum e como dados adquiridos do instinto moral, sob cuja tutela a sbia natureza colocou o ser humano at que o juzo claro o emancipe. 3 (1, p. 29) A influncia de Kant se faz sentir no s na assimilao da doutrina crtica, mas tambm nos princpios da filosofia poltica kantiana, quem j assinalava o sentido da educao enquanto caminho para realizar a natureza moral da humanidade (atingir uma constituio civil que assente no princpio da liberdade (KANT apud. RIBEIRO DOS SANTOS 2007, p. 316)). A inscrio de Schiller na tradio kantiana, em todo o caso, no impede que nas Cartas se aparte desta em muitos aspectos e procure praticar revises substanciais dos seus conceitos, como quando trata da oposio radical que Kant estabelece entre natureza e liberdade. De fato, Schiller dirige-se em especial contra a moral kantiana, que exige do homem um aniquilamento da sensibilidade, em nome do cumprimento do dever moral supra-sensvel (que fala atravs do imperativo categrico).4 1.2. A crtica da revoluo francesa Uma segunda nota introdutria tem que ser feita em relao inscrio das Cartas no clima poltico da sua poca. At a oitava carta, com efeito, Schiller desenvolve um quadro analtico, porm lgubre, do insucesso social, cultural e poltico das ideias iluministas, valorando o passado grego em contraste com a decadncia da sociedade e das instituies da sua poca. Schiller, como tantos de sua poca, vivia imerso nas expectativas em relao Revoluo Francesa, ocorrida em 1789, na qual estavam depositados grande parte dos ideais do Iluminismo, em especial o de liberdade. Em boa medida, a Revoluo
3

Citamos sempre: Friedrich Schiller, A educao esttica do homem numa srie de cartas, trad. de Roberto Schwarz e Marcio Suzuki, So Paulo, Ed. Iluminuras, 1990. 4 Outra influncia determinante para a redao das cartas a obra de Fichte (BARBOSA 2009, p. 38). Leonel Ribeiro dos Santos assinala, em todo o caso, que Schiller no se limita a fazer uma engenhosa combinao de elementos kantianos e fichtianos. Aduz elementos prprios e, sobretudo, prope um entendimento muito peculiar do modo como se relacionam esses ingredientes (RIBEIRO DOS SANTOS 2007, p. 317).

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Francesa carregava uma esperana de realizao concreta desses ideais no mundo. No poderia, portanto, deixar de causar certa frustrao que ela tivesse desaguado, no fim das contas, na violncia e na desordem do Terror. E para Schiller, o fracasso da Revoluo Francesa, no que concerne a instalar o reino da liberdade entre ns, teria ocorrido pela tentativa, em si mesma um tanto quanto doutrinria, de impor um Estado baseado na lei moral para homens que nunca a teriam experimentado. Schiller acredita que a Revoluo Francesa demonstrou a impossibilidade de se chegar uma ordem poltica mais justa ou mais igualitria desse modo, j que exige que o homem abandone aquilo que tem de certo e sem o qual ele no pode sobreviver, a saber, sua condio fsica de ser natural imerso nas necessidades da vida, para tomar posse de algo que, por outro lado, ele nem sequer tem conhecimento, nem sabe o que e, por este motivo, no pode nem mesmo querer ou apreciar. As condies objetivas estavam dadas segundo Schiller, mas as condies subjetivas no eram as melhores e foram, nessa medida, o motivo do fracasso da revoluo: O momento era o mais favorvel, mas encontrou uma gerao corrompida que no mais lhe era merecedora e no soube nem dignific-lo nem utiliz-lo. () Toda reforma que deve ter consistncia tem de partir do modo de pensar, e, onde impera uma corrupo nos princpios, nada de saudvel, nada de bom pode germinar. Apenas o carter do cidado cria e sustenta o Estado, e torna possvel a liberdade poltica e civil. Pois se a sabedoria mesma descesse em pessoa do Olimpo e implantasse a mais perfeita constituio, ela no entanto teria de entregar a execuo aos homens. (SCHILLER 2009, pp. 74-77)

Noutras palavras, a Revoluo Francesa, em nome da ilustrao, teria cado na imprudncia de querer impor pela fora um estado no qual se respeitassem os direitos do povo, ignorando que, destruindo o estado de fato da sociedade para impor um estado ideal, arriscava perder o existente em favor do meramente possvel (mesmo se esse possvel aparecia como moralmente necessrio). Schiller escreve: o homem fsico real, enquanto o homem tico apenas problemtico. Logo, se a razo suprime o Estado natural, como deve necessariamente fazer se quiser colocar o seu no lugar dele, com isso ela pe em risco o homem fsico e real em favor daquele que problemtico e tico, pe em risco a existncia da sociedade por um ideal social meramente possvel. ( 3, p. 32)

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

A grande questo que, por um lado, a sociedade fsica ou efetiva, situada no tempo, no pode parar, nem sequer o tempo necessrio para que a sociedade moral se forme na ideia, e, por outro lado, a dignidade do ser humano (a sua ideia moral) no pode colocar em risco a existncia deste. Isto , a mudana poltica no pode efetivar-se por uma suspenso momentnea da ordem social (suspenso durante a qual se instauraria nos homens o ideal moral da sociedade), nem to-pouco pela violncia sobre a natureza fsica dos homens (violncia da que se esperaria uma adequao forada do homem fsico ao homem moral). No se pode esperar que a revoluo acontea por conta prpria, mas tambm no se a pode forar. Schiller prope, em troca, o que hoje acaso poderamos considerar uma viso reformista (e, claro, idealista) da mudana poltica, postulando uma etapa intermdia entre o estado fsico e o estado moral. Afirma assim (e esta a tese que anima as Cartas) que a decadncia do homem e da sociedade, o insucesso da proposta iluminista de uma sociedade regida pela razo, pode ser revertida pela educao esttica do homem, que viria a reconciliar a minoridade fsica do homem com o seu ideal de maioridade moral. Esta ciso interior do homem (entre sensibilidade e razo), que refletida pela ciso entre as formas efetivas de organizao social (governo de fato) e os ideais morais da mesma (Estado de direito), uma ciso que deve ser suprimida antes de qualquer tentativa de modificao da organizao da sociedade, se que se quer ter alguma esperana de xito. E a ciso deve ser suprimida sem que se coloque em causa a vida do homem e a existncia efetiva da sociedade. Diz Schiller: Quando o arteso tem de consertar um mecanismo de relgio, ele faz parar as rodas; mas o mecanismo vivo do Estado tem de ser consertado enquanto pulsa, e trata-se aqui de mudar a roda que gira em pleno movimento. Logo, e para que a sociedade prevalea, necessrio buscar um apoio que a torne independente do Estado natural que se quer dissolver. ( 3, p. 33) 2. A educao esttica como caminho para a liberdade Para Schiller, portanto, toda tentativa de modificar a sociedade quimrica enquanto o homem continue dividido interiormente, pelo que a tarefa poltica (ou

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

teramos que falar de uma tarefa pre-poltica?) educar: Schiller se convence de que a soluo do problema poltico a instituio da liberdade e de um Estado racional depende de uma profunda transformao cultural, da criao das condies subjetivas necessrias ao xito dos ideias da revoluo burguesa, luz dos quais ajuza os ideais da Revoluo Francesa (BARBOSA 2009, p. 32) O problema se concentra, nesse sentido, em encontrar um modo atravs do qual a educao leve o homem da sua realidade ordinria (fsica) para uma realidade esttica, na ideia de que a partir de esta imediato o salto moral e poltico para a liberdade. A passagem (do esprito) da sensao ao pensamento, da sensibilidade razo, comporta uma instancia intermdia (onde, como veremos, por um momento, sensibilidade e razo anulam reciprocamente as suas foras determinantes); instancia que Schiller reconhece na experincia esttica do belo.5 Isto , mesmo admitindo que a obra de arte mais perfeita o estabelecimento da liberdade poltica (2 Carta), mesmo consciente de que a lei (Slon) devia condenar o cidado que no participa de uma rebelio, Sehiller compreende que a resoluo do problema poltico passa pelas obras de arte em sentido restrito, na medida em que no se poder chegar liberdade sem passar pela educao na beleza. E, mesmo admitindo o carter desinteressado da experincia esttica, Schiller afirma que a arte pode ter um carter pedaggico no ensina nada ao homem, mas favorece o jogo livre de todas as suas faculdades, preparando-lo para a verdadeira cidadania poltica e colocando-lo altura dos ideais da ilustrao. A arte constitui nesse sentido um jogo totalmente desinteressado que abre a humanidade a realizao de todas as suas possibilidades. primeira vista, princpios estticos e morais seriam distintos e at autnomos. No parecem passveis de uma articulao filosfica os princpios estticos regidos pelo gosto e os princpios morais governados por leis racionais, instintivamente aceitas ou explicitamente afirmadas. A diferena fundamental entre beleza e moral residiria na prpria distino entre uma experincia esttica e individual nica, em contraste com a necessria repetio e universalidade da ao moral6.
5

Que entende Schiller por Esttico e por educao esttica? () Tanto reenvia para a ideia da beleza, para a realidade da arte e das manifestaes artsticas, como indica as formas qualificadas da percepo sensvel ou do sentimento. () [Mas o esttico tambm] o prprio sentimento da harmonia do esprito consigo mesmo quando as suas faculdades se relacionam entre si num livre jogo, jogo este que, no estando sujeito a leis determinadas de carter lgico ou moral, no todavia totalmente anrquico e sem lei. (RIBEIRO DOS SANTOS 2007, pp. 322-323) 6 Enquanto a experincia esttica no facilmente replicvel, sendo por definio puramente original, a teoria moral depende de nossa habilidade consistente de agir de certo modo em situaes particulares.

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Contudo, Schiller mostra como os campos da moral e da esttica podem ser sabiamente articulados, desde que se reconhea que a beleza pode impressionar e afetar a mente e a alma humanas, e, nessa medida, desempenhar um papel relevante na educao e na decorrente transformao do homem, dirigindo-o para a liberdade e promovendo a disposio moral que a emergncia desta liberdade requer. A arte no nos ensina nada, mas no comercio com a arte apreendemos sobre a disposio do dado para receber uma forma (um sentido), ao mesmo tempo que desenvolvemos a nossa capacidade de impor essas formas sem violentar o dado (colocando a sua existncia em questo). Nisto Schiller se ope a Plato e a toda a tradio que se reconhece nas teses da Repblica: questo At que ponto pode existir uma aparncia no mundo moral?, a resposta portanto to breve e simples como isto: Na medida em que seja uma aparncia esttica, i . e., uma aparncia que no pretenda substituir a realidade nem necessite de ser substituda pela mesma. A aparncia esttica nunca pode tornar-se perigosa para a verdade dos costumes e, onde se verifique outra coisa, pode demonstrar-se sem dificuldade que a aparncia no era esttica. ( 26, p. 95) Schiller pretende, portanto, articular os conceitos de beleza e liberdade, como tambm elaborar e defender a ideia de que o apreo da experincia esttica essencial para a compreenso do ser humano em sua constituio e para a transformao de sua disposio tica e poltica.7 A esttica ajudar o homem a passar do mundo imediato do sensvel (dos desejos e das necessidades fsicas) ao mundo das leis, mas tambm, quando seja o caso, do mundo abstrato das leis (dos princpios morais) ao mundo da efetividade e da praxis vital Embora focalizando o indivduo, Schiller visa a transformao da sociedade na direo da maioridade moral; a educao esttica aspira a um efeito universal, devolvendo o homem (a humanidade) ao caminho da sua realizao total.8
Dito isto, no podemos deixar de notar que o conceito de beleza utilizado por Schiller implica uma idealizao (uma tarefa infinita), coisa que lhe permite responder s objees que a beleza artstica emprica pode chegar a suscitar. 7 Schiller faz da esttica, nesse sentido, uma espcie de filosofia primeira, reconduzindo o idealismo transcendental para uma espcie de idealismo esttico, fazendo da experincia esttica o momento fundante da auto-posio do sujeito. 8 A ideia de educao ou formao da humanidade, ou de educao do gnero humano constitui um tpico recorrente em vrios pensadores mais ou menos direta e crticamente relacionados com a

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Noutras palavras, Schiller aponta o caminho para uma espcie de redeno pela arte, pelo belo, capaz de unificar nosso ser e nosso saber em patamares sociedade atravs da transformao dos indivduos. Apoiamo-nos na experincia quotidiana, que nos mostra quase sempre a ligao entre um gosto cultivado e uma clareza do entendimento, vivacidade do sentimento, liberalidade e mesmo dignidade de comportamento, ao passo que um gosto inculto revela normalmente o oposto. (...) Numa palavra: a beleza deveria poder ser apresentada como uma condio necessria da humanidade. ( 10, p. 49) Notemos, antes de passar ao seguinte ponto, em todo o caso, que numa poca na qual todos os olhos estavam virados para o pensamento cientfico, Schiller adota uma posio difcil ao apostar pelo pensamento esttico em ordem a procurar uma resposta aos interrogantes polticos do tempo. O prprio Schiller faz questo de assinalar isto; diz: A utilidade o grande dolo do tempo, a que todas as foras devem ser consagradas e que todos os talentos devem homenagear. Nessa grosseira balana, o mrito espiritual da arte no tem qualquer peso e esta, privada de todo o estmulo, desaparece do mercado do sculo. Mesmo o esprito de investigao filosfica arrebata imaginao uma provncia aps outra, e as fronteiras da arte estreitam-se quanto mais a cincia expande os seus limites. (...) com expectativa que os olhares do filsofo e do cosmopolita se encontram presos ao cenrio poltico, onde presentemente, como se cr, se debate o grande destino da humanidade. (...) Espero convencer-vos de que tal matria muito menos estranha carncia do que ao gosto da poca, e de que se tem de enveredar, a fim de se resolver aquele problema poltico no plano da experincia, pela via que passa pelo problema esttico, uma vez que pela beleza que se caminha para a liberdade. (2, p. 30) O destino da humanidade est posto em questo, segundo Schiller, e todo o homem que pensa por si mesmo no pode seno colocar-se na posio de jurado do tribunal da razo, ao mesmo tempo que se reconhece implicado no julgamento (porque
Aufklrung alem, com destaque para Herder, Lessing e Kant, e encontrar eco ainda em pensadores como Fichte, Friedrich Schlegel e Schelling. um tpico da poca, sem dvida. Mas importa reconhecer a natureza e a provenincia desse tpico. Ele provm do terrreno da teologia neotestamentria e patrstica e est associado a uma concepo que interpreta a histria da humanidade como sentod regida por uma economia e pedagogia divinas. Est ligado, portanto, a uma teologia da histria. (RIBEIRO DOS SANTOS 2007, p. 314)

de

sensibilidade, inteligncia e moralidade mais refinados, providenciando a reforma da

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

o julgado a humanidade no seu conjunto e na sua ideia). Schiller compreende que arrisca ser extemporneo ao propor um desvio da reflexo atravs da considerao da dimenso esttica do homem, mas est convencido da ntima solidariedade entre a frequentao da beleza e a conquista da liberdade.9

3. A diviso do homem entre sensibilidade e razo As reformas polticas, portanto, se vm confrontadas com uma diviso metafsica (mas no s) do homem, que exerce uma resistncia invencvel na hora de tentar inscrever qualquer tipo de mudana na organizao social. Essa fragmentao (psquica, econmica, metafsica) produto da modernidade: O entendimento intuitivo e especulativo repartiram-se com hostilidade pelos seus campos distintos (...) a fruio foi separada do trabalho, bem como o meio do fim e o esforo da recompensa. Eternamente agrilhoado apenas a um pequeno fragmento isolado do todo, o ser humano especializa-se apenas como fragmento; tendo eternamente no ouvido apenas o rudo montono da roda por ele impulsionada, nunca desenvolve a harmonia do seu ser ( 6, p. 39) A educao esttica viria tentar suturar esse desgarro entre o sensvel e o suprasensvel, entre a sensibilidade e a razo, que obriga o homem a optar entre intuio e especulao, imaginao luxuriosa e esprito de abstrao. Tratar-se-ia, portanto, de separar a arbitrariedade do carcter fsico e a liberdade do carcter moral; tratar-se-ia de afastar aquele [o carcter fsico] um pouco mais da matria e de aproximar este [o carcter moral] mais dela a fim de produzir um terceiro carcter que, aparentado com os outros dois, proporcionasse uma transio entre o domnio das meras foras e o domnio das leis e que, sem impedir o desenvolvimento do carcter moral, servisse antes de penhor sensvel tica invisvel. ( 3, p. 33)

Fosse verdadeiro o fato tivesse ocorrido realmente o caso extraordinrio de que a legislao poltica fora confiada razo, de que o homem fora respeitado e tratado como um fim em si mesmo, de que a lei fora elevada ao trono e a verdadeira liberdade tornada em fundamento do edifcio do Estado, ento queria despedir-me eternamente das musas e dedicar toda minha atividade mais magnfica de todas as obras de arte, monarquia da razo. Mas este fato justamente o que ouso pr em dvida. Sim, estou longe de crer no incio de uma regenerao no mbito poltico, que os acontecimentos da poca antes me tiram por sculos todas as esperanas disso. (SCHILLER 2009, p. 73).

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Schiller atribui em parte a dificuldade de pensar a harmonia entre sensibilidade e razo ao Kant, mas j Kant procurava reparar essa disjuno na Crtica do juzo, ora vendo na beleza o smbolo da moralidade ( 59), ora desenvolvendo a noo de ideia esttica enquanto forma de dar um contedo sensvel s ideias da razo ( 49). Em todo o caso, perante essa dualidade que desgarra o homem, a arte o caminho; o caminho para alcanar a liberdade nos fenmenos, que constitui o ideal poltico de Schiller10. Qualquer tentativa de mudana poltica ser quimrica at que seja abolida de novo a ciso do homem interior e que a natureza deste esteja suficientemente desenvolvida para se tornar na artista que garanta uma realidade obra poltica da razo (7 Carta). No tarefa fcil, mas, pelo contrrio, trata-se de uma tarefa para mais de um sculo (7 Carta).

4. Pessoa e estado H, por detrs desta pedagogia esttica e desta poltica da arte, uma antropologia subjacente, que fundamente a proposta esttico-poltica de Schiller. Em primeiro lugar, esta antropologia parte do homem como indivduo e contrape nele o permanente e o mudvel, isto , o eu e as suas determinaes. Schiller denomina o que permanece, o eu, pessoa, e denomina o que muda, as determinaes, estado: s porque muda existe o homem; s porque permanece inaltervel ele quem existe ( 11, p. ) O estado humano muda no tempo e encontra-se associado sensibilidade (e sua forma pura, o tempo), enquanto que a pessoa permanece como fundamento dos estados na razo, encontrando-se associada liberdade. Schiller escreve:

10

Tal apoio no se encontra no carcter natural do ser humano que, egosta e violento, visa mais a destruio do que a conservao da sociedade; to pouco se encontra no seu carcter tico, que de acordo com o pressuposto tem ainda de ser formado e sobre o qual, uma vez que livre e nunca se manifesta, no poderia ter sido exercida qualquer influncia por parte do legislador, no se podendo nunca contar com ele com segurana.

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

teramos em primeiro lugar a ideia do ser absoluto, fundamentado em si prprio, ou seja a liberdade. O estado tem de ter um fundamento; tem de proceder de algo que no a pessoa, uma vez que no absoluto; e assim teramos em segundo lugar a condio de todo o ser e devir dependente, o tempo. ( 11, p. 52) Estas duas dimenses alternam o seu domnio sobre o homem, segundo os casos e as situaes, e a tarefa que se prope Schiller neutralizar ambas as duas por meio da arte e da educao esttica.

5. Os impulsos humanos fundamentais A antropologia de Schiller volta sobre estas duas dimenses a partir de outro registro, que abre o caminho para a apresentao da terceira dimenso (esttica) que vir resolver a antinomia. Neste registro, Schiller fala de impulsos: Para o cumprimento desta tarefa dupla, de realizar o que necessrio em ns e de submeter o real fora de ns lei da necessidade, somos pressionados por duas foras opostas, s quais, uma vez que elas nos impelem a realizar o seu objecto, se d com toda a convenincia o nome de impulsos. ( 12, p. 54) E, ao nvel dos impulsos, a fora da sensibilidade (estados) e a fora da razo (pessoa) deixam aparecer no seu jogo mutuo uma terceira fora: o impulso do jogo, que faz do homem fsico um homem esttico, dando lugar liberdade. Schiller expe esta dialtica nas Cartas 12 e 13. 1) O impulso sensvel parte da existncia fsica do homem, a sua natureza sensvel, e se encontra dentro das limitaes do tempo. Est relacionado diretamente com a matria e a sensao. O objeto do impulso sensvel o que Schiller chama de vida, isto , todo o ser material e toda a presena imediata nos sentidos. 2) O impulso formal ou racional procura a harmonia na diversidade e procura afirmar a pessoa perante as mudanas. Est relacionado diretamente com a moral e as ideias da razo. O objeto do impulso formal o que ele chama de forma, isto , todas as disposies formais dos objetos e todas as suas relaes com as faculdades do pensamento.

10

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

3) O terceiro termo que introduz Schiller o impulso ldico (que tambm diz poder ser chamado de forma viva), conceito que serve para designar todas as qualidades estticas dos fenmenos, isto , tudo o que entendemos por beleza. Em resumo: O objecto do impulso sensvel, expresso atravs de um conceito geral, chama-se vida no seu significado mais lato; conceito este que significa todo o ser material e toda a presena imediata nos sentidos. O objecto do impulso formal, expresso atravs de um conceito geral, chama-se figura, tanto no sentido indirecto como no directo; conceito este que resume todas as caractersticas formais das coisas e todas as relaes das mesmas com as faculdades conceptuais. O objecto do impulso ldico, representado num esquema geral, poder assim chamar-se figura viva; conceito este que serve para designar todas as caractersticas estticas dos fenmenos e, numa palavra, o que se usa para designar o que se chama beleza no seu significado mais lato. ( 15, p. 62) Impossvel no lembrar aqui da filiao implcita, porm bvia, de Schiller ideia, exposta por Kant em sua Crtica da faculdade do juzo, de um livre jogo das faculdades (perspectiva de harmonizao daquilo que, no sistema crtico, havia ficado separado). Segundo Kant, o prazer esttico provm exatamente do livre jogo entre a faculdade da imaginao, que compe o mltiplo da intuio, e a faculdade do entendimento, que unifica as representaes. Se no interesse cognitivo o entendimento deveria subordinar-se a imaginao e no interesse moral ela deveria calar-se para que a razo pudesse agir livremente, no desinteresse esttico ela apenas entra num jogo, livre, com o entendimento, e esse jogo que produz o prazer esttico, ao sentirmos a tal liberdade no fenmeno de que falava Schiller. No trabalho sutil da beleza a qual nos expomos pela verdadeira arte, a conciliao dos impulsos opostos no homem se d de maneira natural pela prpria ao das impresses nas esferas da razo e da sensibilidade. Isto , na contemplao esttica domina o impulso formal, mas sem anular a sensibilidade. O impulso ldico, o belo, na mesma medida em que retirar s sensaes e aos afectos a sua influncia dinmica, conduzir estes a uma harmonia com as ideias da razo, e na mesma medida em que retirar a coaco moral das leis da razo, ele reconcili-las- com o interesse dos sentidos11. ( 14, p. 61)
11

O impulso sensvel quer ser determinado, quer receber o seu objecto; o impulso formal quer seja ele prprio a determinar, a produzir o seu objecto: logo, o impulso ldico empenhar-se- em receber como se

11

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

6. O impulso ldico e o equilbrio Sem a ao do impulso ldico, propiciado pela contemplao esttica, que opera a sntese entre os impulsos sensvel e formal, o homem no pode constituir-se como sujeito moral (sujeito que Schiller, como vimos, no reduz ao sujeito racional insensvel). Com efeito, se se deixa dominar s pelo impulso sensvel, o homem perde a liberdade. Se se deixa levar s pela razo, isto , pelo impulso formal, perde a noo de realidade e de limitao, perde a sua ligao a terra. Mas se consegue deixar surgir o impulso do jogo, atravs da experincia esttica, o homem recobra a sua liberdade tanto fsica como moralmente, sem perder a sua capacidade de gozo e admirao na existncia real. Atravs da beleza, o homem sensvel v-se conduzido forma e ao pensamento; atravs da beleza, o homem espiritual v-se reconduzido matria e devolvido ao mundo dos sentidos.12 ( 18, p. 69) Concluindo: a educao esttica ter que se fundar sobre a ao recproca entre ambos os impulsos, procurando o equilbrio entre o sensvel e o formal. Este equilbrio o que Schiller chama de experincia do belo, ou, melhor, a tendncia para este equilbrio que denominamos belo: o belo resulta da relao recproca de dois impulsos opostos e da unio de dois princpios opostos; logo, o ideal superior do belo ter de ser buscado na unio e no equilbrio, o mais perfeitos possvel, da realidade e da forma. Mas esse equilbrio permanece sempre uma mera ideia que nunca poder ser completamente alcanada pela realidade. Na realidade restar sempre a preponderncia de um dos elementos sobre o outro, e o mximo que a

tivesse ele prprio produzido, e em produzir do mesmo modo com que os sentidos aspiram a receber. 12 A beleza estabelece a ligao entre os dois estados opostos da sensao e do pensamento, e contudo no existe nenhum meio termo entre ambos. Aquela apreendida atravs da experincia, este directamente atravs da razo. Logo, se se afirma que o belo proporciona ao ser humano uma transio da sensao ao pensamento, tal afirmao no pode ser entendida como se o belo pudesse preencher o hiato que separa a sensao do pensamento, a passividade da actividade; tal hiato infinito e, sem a interveno de uma capacidade nova e autnoma, nunca poder o individual transformar-se em universal, nem o contingente em necessrio.

12

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

experincia proporciona ser uma oscilao entre ambos os princpios, na qual predomina ora a realidade, ora a forma. ( 16, p. 65)13 Alis, Schiller pensa esta ao do belo a partir de dois pontos de vista diferentes, na medida em que sempre encontramos o ser humano real, ora num estado de tenso, ora num estado de distenso. Estes dois tipos opostos de limitao vem-se abolidos pela beleza, que restabelece a harmonia no ser tenso e a energia no ser distenso. Portanto, devemos considerar no belo dois aspectos: 1) por um lado, enquanto intensifica para conservar a fora de cada impulso, temos a beleza enrgica, que consiste em aumentar a tenso no nimo nos planos fsico e moral (17); 2) por outro lado, enquanto distende os impulsos no homem coagido pela sensibilidade ou a razo, temos a beleza dissolvente. Em resumo, aproximar-se tanto como seja possvel do equilbrio o problema da educao esttica. Exercer vigilncia sobre esses impulsos e assegurar a cada um os seus limites constitui a tarefa da cultura, que deve fazer igual justia a ambos e tem de apoiar no s o impulso racional contra o sensvel, mas tambm este ltimo contra aquele. A sua tarefa portanto dupla: em primeiro lugar, preservar a sensibilidade contra os ataques da liberdade; em segundo lugar, assegurar a proteco da personalidade contra o poder das sensaes. O primeiro objectivo alcanado atravs da formao da capacidade de sentir, o segundo pela formao da capacidade racional. Logo, a sua educao consistir, em primeiro lugar, em proporcionar capacidade receptiva os contactos mais diversos com o mundo, intensificando ao mximo a passividade no plano do sentimento; em segundo lugar, assegurar capacidade determinativa a mxima independncia em relao capacidade receptiva, intensificando ao mximo a actividade no plano da razo. Em situaes em que ambas as caractersticas se unem, o ser humano associar o mais alto grau de plenitude existencial ao grau mais elevado de autonomia e liberdade e, em lugar de perder-se para o mundo, ele atrai-lo- a si com toda a infinitude dos seus fenmenos, submetendo-o unidade da sua razo. ( 13, p. 57)
13

Tudo o que seja de algum modo passvel de manifestar-se como fenmeno pode ser pensado sob quatro aspectos. Uma coisa pode relacionar-se diretamente com o nosso estado sensvel (a nossa existncia e bem-estar); isto o seu carter fsico. Ou pode relacionar-se com o entendimento, e proporcionar-nos um conhecimento; isto o seu carter lgico. Ou pode relacionar-se com a nossa vontade e ser considerada como objeto de escolha para um ser racional; isto o seu carcter moral. Ou, finalmente, pode relacionar-se com o todo das nossas diversas faculdades, sem ser objeto determinado para uma s delas, e isto o seu carter esttico. Segundo este ltimo sentido, educao esttica seria portanto aquela que que tem por inteno formar o todo das nossas faculdades sensveis e espirituais na maior harmonia possvel. (RIBEIRO DOS SANTOS 2007, pp. 323-324)

13

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

O nimo passa portanto da sensao ao pensamento atravs de uma disposio intermdia, na qual sensibilidade e razo actuam em simultneo, suprimindo por isso mesmo mutuamente o seu poder determinante e suscitando uma negao por oposio. Tal disposio intermdia, na qual o nimo no se encontra fsica nem moralmente coagido, permanecendo contudo activo nos dois planos, merece o privilgio de ser denominada de disposio livre; e se chamamos fsico ao estado de determinao sensvel, mas lgico e moral ao estado de determinao racional, logo temos de designar por esttico esse estado de determinabilidade real e activa ( 20). No estado esttico, o ser humano portanto zero, na medida em que se considere um nico resultado e no a capacidade no seu total, tendo-se em conta a falta de qualquer determinao particular. Da que tenhamos de dar inteira razo queles que declaram o belo, assim como a disposio em que ele coloca o nosso nimo, como sendo totalmente indiferentes e infrutferos no que diz respeito ao conhecimento e mentalidade. Tm inteira razo, uma vez que a beleza no produz qualquer resultado, nem para o entendimento, nem para a vontade, no preenchendo qualquer objectivo isolado de natureza intelectual ou moral, no encontrando qualquer verdade, no nos ajudando a cumprir qualquer dever e sendo, numa palavra, igualmente inadequada para fundamentar o carcter e para esclarecer a mente. Por influncia da cultura esttica, o valor pessoal de um ser humano ou a sua dignidade, na medida em que esta dependa apenas dele prprio, permanecem portanto ainda totalmente indeterminados, e nada mais se alcana do que uma possibilidade, aberta por parte da natureza, de que ele faa de si prprio o que quiser, tendo-lhe sido totalmente devolvida a liberdade de ser o que deve ser. ( 21, p. 77)

7. Do estado esttico reforma poltica A beleza, portanto, para Schiller uma espcie de segunda criadora, na medida em que d ao homem uma segunda natureza, um valioso equilbrio, no qual, deixando de ser violentado pela sensibilidade e pela razo, encontra finalmente a sua disposio para a liberdade. S aqui nos sentimos como que arrebatados ao tempo; e a nossa humanidade expressa-se com uma natureza e integridade como se nunca tivesse

14

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

experimentado qualquer ruptura devida interveno de foras exteriores. ( 22, p. 79) por isto que, na esperana de conduzir o ser humano liberdade, Schiller afirma que este deve apenas jogar com a beleza e apenas com a beleza. A transio do estado passivo do sentir ao activo do pensar e querer no se processa portanto de outra maneira seno atravs de um estado intermdio de liberdade esttica ( 23, p. 81) Numa palavra: no existe outra via para tornar racional o homem sensvel a no ser tornando o mesmo previamente esttico. ( 23, p. 82) Porm, o germe da beleza necessita de condies para florescer. Para que a beleza se cultive, com efeito, necessrio um alto grau de cultura. Segundo Schiller, a educao esttica no se da entre os trogloditas, isolados em cavernas, nem entre os nmades, sem espaos prprios, condenados a mover-se em rebanhos humanos. A educao esttica s pode desenvolver-se quando o homem atinge certas condies, certo grau de cultura, certa maturidade dos indivduos, que tm que deixar de limitar-se satisfao das necessidades fsicas e impor-se pela fora. E h trs fenmenos que anunciam esse estgio: o gozo da aparncia, a capacidade do jogo e a tendncia ao adorno. Diz Schiller: E atravs de que fenmeno se anuncia no selvagem o ingresso na humanidade? Por mais que interroguemos a Histria, trata-se do mesmo em todas as populaes sadas da escravido no estado animal: a alegria na aparncia, a inclinao para o ornamento e para o jogo. ( 26, p. 92) Assim que principia a fruir com os olhos e a vista atinge para ele um valor autnomo, ento j esteticamente livre, tendo-se desenvolvido o impulso ldico. (...) Se o impulso esttico para a arte se deve desenvolver mais cedo ou mais tarde, tal apenas depender do grau de amor com que o ser humano for capaz de deter-se na mera aparncia. ( 26, p. 93) De fato, Schiller estabelece uma srie de etapas que tanto o homem isolado como a espcie inteira tm que recorrer necessariamente numa determinada ordem

15

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

(24). A primeira etapa a natural ou fsica; a segunda, a esttica; e a terceira, a moral e poltica. Podemos assim distinguir trs momentos ou nveis de evoluo distintos, que tanto o homem isolado como a espcie inteira tm necessariamente de atravessar (...) O ser humano no seu estado fsico apenas sofre o poder da natureza; libertase desse poder no estado esttico e domina-o no estado moral. ( 24, p. 84) Como assinalvamos antes, Schiller no acredita que seja possvel passar da etapa fsica moral, mas necessrio que se passe pela etapa esttica, onde o homem descobre a experincia do jogo e da liberdade, que o leva a ganhar conscincia de espcie, e no apenas de indivduo. Schiller escreve: O Estado dinmico [fsico] apenas pode tornar a sociedade possvel domesticando a natureza atravs da natureza; o Estado tico apenas pode tornla (moralmente) necessria submetendo a vontade individual vontade geral; mas o Estado esttico pode torn-la real [efetiva], uma vez que cumpre a vontade do todo atravs da natureza do indivduo. Se j a carncia impele o ser humano para a sociedade e a razo implanta nele princpios de sociabilidade, s a beleza pode, porm, conferir-lhe um carcter socivel. S o gosto traz harmonia sociedade porque estabelece harmonia no indivduo. ( 27, p. 100) A etapa esttica, neste sentido, revela uma importncia suprema, na medida em que nela o homem atinge a sua plenitude individual abrindo o espao necessrio para a realizao plena da ideia de humanidade. Do estado esttico para o estado moral, pelo demais, h apenas um pequeno passo, ou melhor, o mero aproveitamento de uma disposio j inteiramente desenvolvida, a saber, a liberdade espiritual conquistada na experincia esttica. Noutras palavras, como na esttica se experimenta aquela unidade do ser, nada mais pode ser um grande desafio. O passo do estado esttico ao lgico e moral (da beleza verdade e ao dever) por isso infinitamente mais fcil do que o passo do estado fsico ao esttico (da mera vida cega forma). Aquele passo pode ser realizado pelo ser humano atravs da sua simples liberdade, uma vez que necessita apenas de tomar, no de dar, de isolar a sua natureza, no de alarg-la; o ser humano na disposio esttica formular juzos de validade universal e actuar segundo critrios de validade universal logo que queira. ( 23, p. 82)

16

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Constitui portanto uma das mais importantes tarefas da cultura submeter o ser humano forma j durante a sua mera vida fsica, tornando-o esttico at onde possa chegar o reino da beleza, uma vez que s a partir do estado esttico, no do fsico, se pode desenvolver o estado moral. ( 23, p. 83)

17

Eduardo Pellejero Beleza e liberdade em Schiller

Referncias Friedrich Schiller, A educao esttica do homem numa srie de cartas, trad. de Roberto Schwarz e Marcio Suzuki, So Paulo, Ed. Iluminuras, 1990. Friedrich Schiller, Cultura esttica e liberdade, trad. de Ricardo Barbosa, So Paulo, Hedra, 2009. Carmen Neira Fernndez, Federico Schiller. La educacin esttica como condicin para una buena poltica, in Educacin esttica, N1, Bogot, Universidad Nacional de Colombia, 2005. Pablo Castellanos (editor), Educacin esttica, N1: Friedrich Schiller, Bogot, Universidad Nacional de Colombia, 2005. Pedro Duarte de Andrade, A arte como pedagogia para a liberdade: O exemplo de Schiller, in Existncia e Arte - Revista Eletrnica do Grupo PET, Ano III Nmero III, So Joo del-Rei, Universidade Federal de So Joo Del-Rei, Janeiro-Dezembro de 2007. Teresa Cadete, Schiller e Schopenhauer ou a histria entre narrativa e a tragdia, in Revista Runa, 7-8, Lisboa, 1987, pp. 23-36. Anthony Savile, Aesthetic reconstructions: the seminal writings of Lessing, Kant and Schiller, Oxford, Basil Blackwell, 1987. Leonel Ribeiro dos Santos (coordenador), Educao esttica e utopia poltica Actas do Colquio Comemorativo dos 200 anos de Para a paz perptua, de I. Kant, e de Cartas sobre a educao esttica do ser humano, de F. Schiller, Lisboa, Colibri, 1996. Leonel Ribeiro dos Santos, Educao esttica, a dimenso esquecida, em: Ribeiro dos Santos, O esprito da letra: Ensaios de hermenutica da modernidade, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2007. Ricardo Barbosa, Introduo, em: Schiller, Cultura esttica e liberdade, trad. de Ricardo Barbosa, So Paulo, Hedra, 2009. Ricardo Barbosa, A especificidade do esttico e a razo prtica em Schiller, em: Kriterion, vol.46, n 112, Belo Horizonte, 2005. Ricardo Barbosa, Schiller e a cultura esttica, So Paulo, Jorge Zahar, 2004.

18

También podría gustarte