Está en la página 1de 5

UMA PERSPECTIVA DE FUTURO PARA O ARTESANATO

1. A ALIENDE enquanto Associao para o Desenvolvimento Local, vem intervindo no sector do artesanato, junto de artesos individuais e de pequenas unidades de produo, presentes na regio do Alentejo Central. parte outras facetas, como o apoio instalao de artesos e ao investimento, o essencial da interveno da ALIENDE no sector do artesanato centra-se ao nvel da formao, inicial e sobretudo contnua, ao nvel do apoio gesto e ao nvel da divulgao/comercializao. As ilaes que do corpo a esta comunicao resultam da reflexo produzida no seio dessa interveno, a qual assenta no entendimento de que o artesanato em primazia uma actividade econmica.

2. Existem no territrio dois factos que marcam decisivamente o presente e o futuro do sector. Por um lado a representao social do arteso extremamente positiva, sendo um destacado agente cultural. Por outro a representao profissional do arteso extremamente negativa. Enquanto profissional o arteso ganha mal. Acresce a isso o facto de ter poucas qualificaes escolares. O artesanato enquanto profisso pois pouco atractivo para os jovens da regio. Mais, no atractivo para nenhum encarregado de educao que perspectiva e investe no futuro dos seus filhos. Todavia, no mdio e longo prazo o artesanato s conseguir ganhar futuro, se conseguir trazer para a actividade jovens qualificados, escolar e profissionalmente. Este o n que necessrio comear desde j a desatar para que o sector, a mdio e longo prazo se possa desenvolver.

3. O artesanato tem uma forte dimenso cultural e um factor de identidade do territrio. Ultrapassado que est o cariz funcional das peas produzidas, a

maioria dos artesos vem entendendo e desenvolvendo a sua actividade dentro desta viso cultural. Para entidades como autarquias, empresas do sector turstico e outras, o artesanato nesta perspectiva uma mais valia e a ele tm recorrido nas variadas actividades que desenvolvem. Ademais, tem incentivado e apoiado o sector. A maioria dos artesos encontra conforto nesta abordagem pelo lado cultural e o seu trabalho, em grande parte desenvolvido em conexo com aquelas entidades e suas actividades, quase podendo ser tomado como subsidirio das mesmas. A sinergia entre o arteso e os agentes que promovem e operam com os valores culturais e identitrios do territrio importante e continuar a s-lo. Mas, em nosso entender, dificilmente ser a perspectiva decisiva para o futuro do sector.

4. As organizaes do sector, na sua maior parte, esgotam-se na representao e informao aos seus associados e, para alm disso, no conseguem proporcionar efectivas mais-valias aos artesos. Algumas outras organizaes tm intervido no sector, nomeadamente as ADL. Estas tm proporcionado o acesso qualificao e apoiado o investimento. Em consonncia com os organismos de topo do sector, tm pugnando pela introduo da inovao como soluo de futuro. Esta inovao tratada quase nica e exclusivamente ao nvel da rea produtiva, processos, produtos, matrias-primas, etc No sector existe naturalmente espao para a inovao, como existe tambm espao para a tradio, para a replicao de processos e produtos de cultura. Existe um mercado para o produto tradicional e um mercado para o produto inovador. A inovao um aspecto importante, desde logo porque este o lado da actividade que mais atractiva se mostra para os jovens de que o sector tanto necessita. Mas o estmulo inovao nos produtos no tem tido a abordagem correcta. Muitas experincias se fazem e vem fazendo, mas poucas so as que restam consolidadas.

A inovao deve emergir da estratgia comercial, seja para contornar a saturao da oferta de um produto, seja para ganhar um determinado nicho de marcado, ou por outra razo. No fundo deve-se saber porque se inova e ter toda a actividade devidamente articulada e alinhada. Esta tem sido a grande limitao da abordagem inovao. Comeamos pois a tocar naquela que em nosso entender a perspectiva correcta para o futuro do artesanato.

5. No curto e mdio prazo a alavanca do sector a transio de arteso para a unidade econmica. Esta transio implica por em equao trs reas funcionais. Podemos dizer que a actividade artesanal de carcter empresarial apresenta-se como um tringulo, tendo nas suas trs faces; A gesto empresarial A produo A comercializao A quase totalidade dos artesos com que a ALIENDE trabalha, ou mantm contactos frequentes, assume-se como responsvel e desenvolve tarefas em duas ou em trs destas reas. Regra geral todos apresentam competncias significativas ao nvel da produo. Alguns, desenvolvem planos e instrumentos de comercializao. Muito poucos so os que praticam uma gesto empresarial. Regra geral, quase todos tiveram formao ou outro tipo de qualificao, ao nvel da produo e nesta rea demonstram bons nveis de competncia. Muito poucos foram os que tiveram qualificao ao nvel da gesto e da comercializao. A gesto est praticamente afastada do dia a dia de muitos artesos. Transparece nesta rea uma preocupao mais com o fisco do que com a gesto. As facturas vo para o contabilista e por l ficam at altura deste devolver os papis para o IRS ou IRC. Perde-se toda a dimenso de informao sobre o negcio que a base para tomar decises de gesto empresarial.

Ao nvel da comercializao nota-se aqui e ali a presena de artesos conscientes da necessidade de definio de mercados e de estratgias comerciais para os atingir. So porm, a minoria. A maioria assenta, sem outra estratgia a sua venda na porta de casa, na participao em feiras e pouco mais. So neste aspecto, muito dependentes das entidades acima referidas que operam na rea da promoo identitria e do turismo.

6. pois decisivo assumir, em primazia, a funo econmica da empresa de artesanato e consequentemente intervir na sua modernizao empresarial. Dentro desta ptica e se considerarmos uma diviso do investimento a fazer na empresa de artesanato, devem ser claramente privilegiadas as reas de gesto e de comercializao. Nestas reas existem diversos aspectos que devem ser considerados. Meramente a ttulo de exemplo e retirados da nossa experincia de interveno com os artesos resultam como questes mais correntes; Domnio de instrumentos bsicos de gesto. Definio da estrutura de custos (fixos e outros) que suporte a definio de preos. Valorizao dos aspectos imateriais no preo final dos produtos. Nesta rea importante definir um bom nvel de retribuio salarial do arteso. Ao nvel da comercializao surgem como questes mais correntes a resolver; Definio clara de mercados. Imagem e apresentao do produto. Novos modelos de contacto com o cliente. Redes de prescritores Aqui, o turista pode, ser naturalmente uma opo de mercado. Mas uma opo pr-activa e entre outras, como o mercado da decorao de interiores, etc

7. A profissionalizao destas reas funcionais, mais cedo ou mais tarde uma equao que se por e tem de ter uma resposta determinada. Uma empresa, deve assumir riscos, eles so um dos elementos do seu negcio. aqui que as organizaes do sector podem ter um papel relevante atravs de uma postura activa de facilitao e apoio actividade econmica dos artesos. Por exemplo na oferta de qualificao/sensibilizao, de consultoria (fiscal, jurdica, financeira, ou outra) e de servios compartilhados, sejam eles de contabilidade, comercializao ou outros. Pese embora a importncia das associaes do sector, importa considerar que existem outros caminhos para facilitar a modernizao empresarial; cooperativas, sociedades informais, agrupamentos complementares de empresas, etc Assim se queira caminhar!

Jorge Coelho
ALIENDE - Associao para o Desenvolvimento Local Setembro 2007

También podría gustarte