Está en la página 1de 4

Disciplina : Metodologia Cientfica Autor : Carlos Jos Giudice dos Santos www.oficinadapesquisa.com.

br 7 DELINEAMENTO - PESQUISA EXPERIMENTAL A pesquisa experimental, tambm conhecida como pesquisa emprica, utiliza-se de um experimento(modelo da realidade pesquisada) para testar e validar hipteses. Nesta pesquisa, determina-se umobjeto de estudo, identifica-se que variveis participam e/ou interferem no processo, verifica-se aexistncia (ou no) de relaes de dependncia entre as variveis, e, em uma outra etapa(geralmente denominada de pesquisa aplicada), analisa-se a sua aplicabilidade prtica, ou seja, deque modo esta pesquisa pode ser utilizada para interferir na realidade.Em geral, o conceito de pesquisa cientfica na viso do senso comum (ou conhecimento popular) estrelacionado pesquisa experimental, uma vez que ela traz resultados palpveis (prticos) para asociedade. Infelizmente esta viso parece ser tambm compartilhada por alguns rgos de fomento,incentivo e financiamento de pesquisas.

DELINEAMENTO - PESQUISA EX-POST FACTO A traduo literal da expresso latina ex-post facto a partir do fato passado (GIL, 2008, p. 49). Opropsito deste tipo de pesquisa anlogo ao da pesquisa experimental. Entretanto, na pesquisaexperimental temos hipteses indutivas, ou seja, o pesquisador vai testar as hipteses, que s podemser confirmadas por dados e informaes futuras, decorrentes da experincia. Em outras palavras, napesquisa experimental o pesquisador tem controle e possibilidade de manipular os dados para obternovas informaes.Na pesquisa ex-post facto temos hipteses abdutivas, ou seja, os fatos j ocorreram e esto nopassado. Isso significa que o pesquisador no possui nenhuma possibilidade de controle ou demanipulao dos dados, porque os processos que originaram estes j aconteceram. O melhorexemplo para ilustrar este tipo de pesquisa o processo para se desvendar um crime. O crime jaconteceu, e todas as evidncias (dados, informaes e variveis) que podem comprovar como ocrime ocorreu esto no passado. Cabe ao pesquisador a tarefa de investigar as causas, identificandoas possveis variveis envolvidas e verificando se existe alguma relao entre elas.

Disciplina : Metodologia Cientfica Autor : Carlos Jos Giudice dos Santos www.oficinadapesquisa.com.br 8 DELINEAMENTO ESTUDO DE COORTE De acordo com Gil (2008), a pesquisa conhecida com estudo de coorte refere-se a um grupo quepossui entre si uma caracterstica comum. Neste caso, o grupo estudado constitui-se umadeterminada amostra de um universo de pesquisa, que deve ser acompanhado por um determinadoperodo de tempo para se investigar, por observao e anlise comparativa, o que acontece a estegrupo. Este tipo de pesquisa muito utilizado na rea da sade, e pode, algumas vezes, representarum caso particular de uma pesquisa experimental (estudo prospectivo) ou de uma pesquisa ex-post facto (estudo retrospectivo). Por exemplo, suponha que se deseje pesquisar qual a influncia dautilizao de desenhos animados como recurso didtico para ensinar noes de cidadania a crianasdo ensino bsico. A pesquisa comearia com escolha de turmas que utilizariam o desenho animadocomo recurso didtico, e um nmero equivalente de turmas que no utilizariam (grupo de controle),de forma a se estabelecer uma comparao entre as duas. DELINEAMENTO LEVANTAMENTO (PESQUISA QUANTITATIVA) Este tipo de pesquisa classificado por muitos autores como um caso particular da pesquisaquantitativa. O levantamento tem como caracterstica principal a interrogao direta de pessoas sobreum determinado assunto, por meio de um questionrio. Quando todas as pessoas do universo dapesquisa so interrogadas, temos um levantamento censitrio ou parametrizado. Quando apenasalgumas pessoas do universo pesquisado so escolhidas de acordo com um critrio (amostra), temosum levantamento por amostragem ou estatstico. Os dados coletados so transformados em nmerosque, aps anlise, geram concluses que so generalizadas para todo o universo de pesquisa. Estetipo de pesquisa possui amplo alcance, permite um conhecimento objetivo da realidade e facilidadede sistematizar dados em tabelas, gerando informaes a partir de grficos. Entretanto um estudode pouca profundidade e que no permite a apreenso de caractersticas dinmicas inerentes aoprocesso. um tipo de pesquisa que funciona bem como mtodo de conduo e anlise depesquisas exploratrias e descritivas.

Disciplina : Metodologia Cientfica Autor : Carlos Jos Giudice dos Santos www.oficinadapesquisa.com.br 9 DELINEAMENTO PESQUISA DE CAMPO (PESQUISA QUALITATIVA) Este tipo de pesquisa classificado por muitos autores como um caso particular da pesquisaqualitativa. A pesquisa de campo no tem como principal caracterstica a observao. A interrogaodireta raramente utilizada, e quando , materializa-se geralmente por meio de uma entrevista semi-estruturada. A pesquisa de campo no possui um amplo alcance (prprio do levantamento), mas emcompensao aprofunda muito mais a investigao do fenmeno, o que exige mais participao dopesquisador na investigao. Uma vantagem da pesquisa de campo em relao ao levantamento ofato de ser mais econmica, por no requerer equipamentos especiais para a coleta de dados. Umadas desvantagens da pesquisa de campo o tempo que demanda para a sua realizao, tipicamentesuperior ao do levantamento. Outra desvantagem reside no fato de utilizar a observao comoprincipal instrumento de coleta de dados, que pode gerar um grau exagerado de subjetividadedependendo da conduta do pesquisador. DELINEAMENTO ESTUDO DE CASO Trata-se de uma modalidade de pesquisa muito especfica, pois consiste no estudo profundo eexaustivo de um nico objeto ou de poucos objetos (um caso particular). Depende fortemente docontexto do estudo, e seus resultados no podem ser generalizados. DELINEAMENTO PESQUISA-AO Trata-se de uma modalidade de pesquisa polmica, uma vez que representa uma situao em que opesquisador e os participantes precisam agir em conjunto para resolver uma situao real.

Disciplina : Metodologia Cientfica Autor : Carlos Jos Giudice dos Santos www.oficinadapesquisa.com.br 10 DELINEAMENTO PESQUISA PARTICIPANTE Trata-se de uma modalidade de pesquisa tambm polmica e muito confundida com a pesquisa-ao. Possui estreitas semelhanas com a pesquisa-ao porque o pesquisador tambm umparticipante da pesquisa. Entretanto, procura minimizar a distino entre dirigentes e dirigidos, razopela qual muito utilizada em pesquisas de interveno social e/ou religiosa. REFERNCIAS DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais . 3. ed. So Paulo: Atlas, 1995.DIEHL, Astor Antnio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em cincias sociais aplicadas : mtodose tcnicas. So Paulo: Prentice Hall, 2004.FREIRE-MAIA, Newton. A cincia por dentro . Petrpolis: Vozes, 1998.GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 5. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

También podría gustarte