Está en la página 1de 8

1. Instrumentos de Coletas de Dados 1.1.

Questionrio

O Questionrio, numa pesquisa, um instrumento ou programa de coleta de dados. Se sua confeco feita pelo pesquisador, seu preenchimento realizado pelo informante. A linguagem utilizada no questionrio deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que est sendo perguntado. No recomendado o uso de grias, a no ser que se faa necessrio por necessidade de caractersticas de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo) Todo questionrio a ser enviado deve passar por uma etapa de pr-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulao. 1.1.1. Contedo de um questionrio: Carta Explicao A Carta Explicao deve conter: A proposta da pesquisa; Instrues de preenchimento; Instrues para devoluo; Incentivo para o preenchimento e; Agradecimento. Itens de Identificao do Respondente Para que as respostas possam ter maior significao interessante no identificar diretamente o respondente com perguntas do tipo NOME, ENDEREO, TELEFONE etc., a no ser que haja extrema necessidade, como para selecionar alguns questionrios para uma posterior entrevista (trataremos das tcnicas de entrevistas posteriormente). A criao dos itens formulrio segue as regras abaixo. Itens sobre as questes a serem pesquisadas. Formulrio de itens sim-no, certo-errado e verdadeiro-falso: Exemplo: Trabalha? ( ) Sim ( ) No Respostas livres, abertas ou curtas; Exemplo: Bairro onde mora: ______________________________ Formulrio de mltipla escolha:
1

Exemplo: Renda Familiar: ( ) Menos de 1 salrio mnimo ( ) 1 a 3 salrios mnimos ( ) 4 a 6 salrios mnimos ( ) 7 a 11 salrios mnimos ( ) Mais de 11 salrios mnimos Questes mistas. Exemplo: Quem financia seus estudos? ( ) Pai ou me ( ) Outro parente ( ) Outra pessoa ( ) O prprio aluno ( ) Outro: _____________________________________ 1.2. Entrevista

Observaes iniciais: a) necessrio ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizadas as informaes necessrias no deixem de ser colhidas. b) As entrevistas podem ter o carter exploratrio ou ser de coleta de informaes. Se a de carter exploratrio relativamente estruturada, a de coleta de informaes altamente estruturada. 1.2.1. Sugestes de planejamento Quem deve ser entrevistado: Procure selecionar pessoas que realmente tm o conhecimento necessrio para satisfazer suas necessidades de informao. Plano da entrevista e questes a serem perguntadas: Prepare com antecedncia as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem em que elas devem acontecer. Pr-teste: Procure realizar uma entrevista com algum que poder fazer uma crtica de sua postura antes de se encontrar com o entrevistado de sua escolha. Diante do entrevistado: Estabelea uma relao amistosa e no trave um debate de idias. No demonstre insegurana ou admirao excessiva diante do entrevistado para que isto no venha prejudicar a relao entre entrevistador e entrevistado. Deixe que as questes surjam naturalmente, evitando que a entrevista assuma um carter de uma inquisio ou de um
2

interrogatrio policial, ou ainda que a entrevista se torne um "questionrio oral". Seja objetivo, j que entrevistas muito longas podem se tornar cansativas para o entrevistado. Procure encorajar o entrevistado para as respostas, evitando que ele se sinta falando sozinho. V anotando as informaes do entrevistado, sem deixar que ele fique esperando sua prxima indagao, enquanto voc escreve. Caso use um gravador, no deixe de pedir sua permisso para tal. Lembramos que o uso do gravador pode inibir o entrevistado. Relatrio Mesmo tendo gravado procure fazer um relatrio o mais cedo possvel.

1.3.

Observao

1.3.1. Sugestes para uma observao Conhecimento prvio do que observar: Antes de iniciar o processo de observao, procure examinar o local. Determine que tipo de fenmenos merea registros. Planejamento de um mtodo de registro: Crie, com antecedncia, uma espcie de lista ou mapa de registro de fenmenos. Procure determinar algumas categorias dignas de observao. Fenmenos no esperados: Esteja preparado para o registro de fenmenos que surjam durante a observao, que no eram esperados no seu planejamento. Registro fotogrfico ou vdeo Para realizar registros iconogrficos (fotografias,. filmes, vdeos etc.), caso o objeto de sua observao sejam indivduos ou grupos de pessoas, prepare-os para tal ao. Eles no devem ser pegos de surpresa. Relatrio Procure fazer um relatrio o mais cedo possvel. 1.4. Anlise de Contedo

Os documentos como fonte de pesquisa podem ser primrias ou secundrias. As fontes primrias so os documentos que geraro anlises para posterior criao de informaes. Podem ser decretos oficiais, fotografias, cartas, artigos etc.
3

As fontes secundrias so as obras nas quais as informaes j foram elaboradas (livros, apostilas, teses, monografias etc., por exemplo). Sugestes para anlise de documentos: a) Locais de coletas: Determine com antecedncia que bibliotecas, agncias governamentais ou particulares, instituies, indivduos ou acervos devero ser procurados. b) Registro de documentos: Esteja preparado para copiar os documentos, seja atravs de xerox, fotografias ou outro meio qualquer. c) Organizao: Separe os documentos recolhidos de acordo com os critrios de sua pesquisa. 1.4.1. A Internet A Internet representa uma novidade nos meios de pesquisa. Trata-se de uma rede mundial de comunicao via computador, onde as informaes so trocadas livremente entre todos. Sem dvida, a Internet representa uma revoluo no que concerne troca de informao. A partir dela, todos podem informar a todos. Mas, se ela pode facilitar a busca e a coleta de dados, ao mesmo tempo oferece alguns perigos; na verdade, as informaes passadas por essa rede no tm critrios de manuteno de qualidade da informao. Explicando melhor: qualquer um pode colocar sua "Homepage" (ou sua Pgina) na rede. Vamos supor que um indivduo coloque sua pgina na "net" (rede) e o objetivo desta pgina seja falar sobre a Histria do Brasil: ele pode perfeitamente, sem que ningum o impea, dizer que o Brasil foi descoberto "por Diogo da Silva, no ano de 1325". Sendo assim, devemos levar em conta que toda e qualquer informao colhida na Internet dever ser confirmada antes de divulgada. 1.4.2. Fichamentos O Fichamento uma parte importante na organizao para a efetivao da pesquisa de documentos. Ele permite um fcil acesso aos dados fundamentais para a concluso do trabalho. Os registros e a organizao das fichas dependero da capacidade de organizao cada um. Os registros no so feitas necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina pautada. Pode ser feita em folhas de papel comum ou, mais modernamente, em qualquer programa de banco de dados de um computador.
4

O importante que elas estejam bem organizadas e de acesso fcil para que os dados no se percam. Existem trs tipos bsicos de fichamentos: o fichamento bibliogrfico, o fichamento de resumo ou contedo e o fichamento de citaes. Ficha Bibliogrfica: a descrio, com comentrios, dos tpicos abordados em uma obra inteira ou parte dela;

Exemplo: Educao da Mulher: a Perpetuao da Injustia (1) Histrico do Papel da Mulher ......................................................................................... (3) na Sociedade (2)

2. (4)

TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1993. 181 p.(Tudo Histria, 145) Insere-se no campo do estudo da Histria e da Antropologia Social. A autora se utiliza de fontes secundrias, colhidas atravs de livros, revistas e depoimentos. A abordagem descritiva e analtica. Aborda os aspectos histricos da condio feminina no Brasil a partir do ano 1500 de nossa era. Alm da evoluo histrica da condio feminina, a autora desenvolve alguns tpicos especficos da luta das mulheres pela condio cidad. Conclui fazendo uma anlise de cada etapa da evoluo histrica feminina, deixando expressa sua contradio ao movimento psfeminista, principalmente s idias de Camile Paglia. No final da obra faz algumas indicaes de leituras sobre o tema Mulher. (5)

Observao: Neste e nos outros exemplos de Fichas os nmeros entre parteses representam o que est explicado abaixo: (1) Ttulo do trabalho (*). (2) Seo primria do trabalho (*). (3) Seo secundria e terciria do trabalho, se houver (*). (4) Numerao do item a que se refere o fichamento (*). (5) Comentrios ou anotaes do pesquisador sobre a obra registrada. (*) Conforme expresso no exemplo do item 5.13. Ficha de Resumo ou Contedo: uma sntese das principais ideias contidas na obra. O pesquisador elabora esta sntese com suas prprias palavras, no sendo necessrio seguir a estrutura da obra.
5

Exemplo: Educao da Mulher: a Perpetuao da Injustia Histrico Papel Mulher Sociedade do da ......................................................................................... na

2.

TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1993. 181 p. (Tudo Histria, 145) O trabalho da autora baseia-se em anlise de textos e na sua prpria vivncia nos movimentos feministas, como um relato de uma prtica. A autora divide seu texto em fases histricas compreendidas entre Brasil Colnia (1500-1822), Imprio (1822-1889), Repblica (1889-1930), Segunda Repblica (1930-1964), Terceira Repblica e o Golpe (1964-1985), o ano de 1968, Ano Internacional da Mulher (1975), alm de analisar a influncia externa nos movimentos feministas no Brasil. Em cada um desses perodos lembrado os nomes das mulheres que mais se sobressaram e suas atuaes nas lutas pela libertao da mulher. A autora trabalha ainda assuntos como as mulheres da periferia de So Paulo, a participao das mulheres na luta armada, a luta por creches, violncia, participao das mulheres na vida sindical e greves, o trabalho rural, sade, sexualidade e encontros feministas. Depois de suas concluses onde, entre outros assuntos tratados, faz uma crtica ao ps-feminismo defendido por Camile Paglia, indica alguns livros para leitura.

Observao: Existem dois tipos de resumos: a) Informativo: so as informaes especficas contidas no documento. Nesta ficha pode-se relatar sobre objetivos, mtodos, resultados e concluses. Sua preciso pode substituir a leitura do documento original. b) Indicativo: so descries gerais do documento, sem entrar em detalhes da obra analisada (o exemplo acima refere-se a um resumo indicativo). Ficha de Citaes: a reproduo fiel das frases que se pretende usar como citao na redao do trabalho. Exemplo:

Educao da Mulher: a Perpetuao da Injustia Histrico Papel Mulher Sociedade do da ......................................................................................... na

2.

TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1993. 181 p. (Tudo Histria, 145) "Uma das primeiras feministas do Brasil, Nsia Floresta Brasileira Augusta, defendeu a abolio da escravatura, ao lado de propostas como a educao e a emancipao da mulher e a instaurao da Repblica." (p. 30) Sou neta, sobrinha e irm de general (...) Aqui nesta casa foi fundada a Camde. Meu irmo, Antnio Mendona Molina, vinha trabalhando h muito tempo no Servio Secreto do Exrcito contra os comunistas. Nesse dia, 12 de junho de 1962, eu tinha reunido aqui alguns vizinhos, 22 famlias ao todo. Era parte de um trabalho meu para a parquia Nossa Senhora da Paz. Nesse dia o vigrio disse assim: Mas a coisa est preta. Isso tudo no adianta nada porque a coisa est muito ruim e eu acho que se as mulheres no se meterem, ns estaremos perdidos. A mulher deve ser obediente. Ela intuitiva, enquanto o homem objetivo. (Amlia Molina Bastos apud Teles, p. 54) "Na Justia brasileira, comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a alegao de defesa de honra." (p. 132)

Referencia Bsica Cervo, Amado Luiz; Bervian, Pedro A. Metodologia Cientfica. So Paulo: Makron Books, 4.Ed, 1996, 209 p. Referencia Complementar: GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Cincias Sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 107 p. VERA, Armando Asti. Metodologia da pesquisa cientfica. Porto Alegre: Globo, 1976. GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. 200 p. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientfica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1991. 231 p.
7

Questes de Metodologia referente aula de Instrumentos de Coleta de dados 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Qual a linguagem usada num questionrio? Descreva dois itens que deve conter um questionrio, exemplifique. Como devo executar uma entrevista? Descreva duas posturas que devemos ter diante de um entrevistado. Qual o cuidado que devemos ter para se fazer um registro fotogrfico? O que uma ficha bibliogrfica? Compor um exemplo de ficha de citao. Descrever os principais temas discutidos em aula.

También podría gustarte