Está en la página 1de 26

DESIGUALDADE E ESTRATIFICAO SOCIAL

Leyliane Bezerra Keise Pacheco Mayara Fortes Maysa Mayara INTRODUO Para estudar e entender a estratificao e as desigualdades sociais sejam elas econmicas, raciais ou de gnero importante que se perceba a relao entre diferena e desigualdade, embora paream palavras sinnimas so conceitos diferentes, por mais que estejam intrinsecamente ligadas. Tomando estes temas (diferena e desigualdade) como problemas sociolgicos poderemos compreender em que se diferenciam. As diferenas podem se transformar em desigualdades sociais representadas na sociedade pela estratificao social. importante perceber que a prpria diferenciao no apenas natural, mas socialmente construdo a partir do processo de socializao, quando um indivduo se distingue do outro no so apenas as suas caractersticas individuais que os diferenciam. A diferenciao associada tanto ao aspecto fsico (altura, peso, cor da pele, cabelo, nariz, etc.) quanto a maneira de se vestir, comer, andar, as crenas religiosas e determinados valores morais (fazem parte daquilo que no natural e sim social). Quando as diferenas tornam-se elementos para hierarquizar os indivduos surgem as desigualdades sociais e a discriminao. Uma sociedade estratificada uma sociedade desigual dividida entre os considerados superiores e inferiores. A estratificao social pode se basear em diferenas fsicas, econmicas, de origem, poltica, tnicas. Nesse captulo discutiremos a Desigualdade e a Estratificao Social trazendo os autores e as teorias sociais sobre trs aspectos, econmico, racial e de gnero procurando contextualiz-los com os problemas sociais do Brasil.

A DESIGUALDADE ECONMICA
A navalha cega Entendendo os conceitos Entendendo os autores Desigualdade econmica no Brasil Brasil: um pas de todos?

A desigualdade econmica frente desigualdade escolar

A NAVALHA CEGA Nos problemas das cidades Quem sofre o povo Com problemas de sade E tambm de solido Vida de pobre sofrida E cheia de batalhas Mais o problema to besta Que mais cego que navalha Mas navalha t ruim Ver o problema e no faz nada

Vai nas praas destrudas Faz vergonha para namoradas [pobre besto] As ruas esto esburacadas Vai nas casas dos polticos Que no tem gua encanada Mas sim gua filtrada Enquanto o pobre se afunda Num buraco que tem entrada e no sada

Produzido por Lucas Silva, aluno da rede estadual do ensino mdio do Centro Educacional Humberto de Campos - So Lus/MA O poema acima ilustra muitos problemas que ns enfrentamos diariamente, a falta dgua, de saneamento bsico, de atendimento nos hospitais pblicos, a falta de transporte pblico de qualidade, a inacessibilidade do trfego de inmeras ruas que precisamos utilizar na nossa vida cotidiana. Porm, como podemos relacionar todas essas problemticas a que estamos imersos com o conceito sociolgico de desigualdade econmica e estratificao social? mais simples do que parece ser, se pensarmos que a origem de todos esses problemas que para ns so to palpveis so as desigualdades econmicas, ou seja, a distribuio desigual dos recursos entre a populao. O Brasil, por exemplo, tornou-se mais rico nos ltimos 40 anos, porm mais desigual. (Rocha, 2004)

ENTENDENDO OS CONCEITOS
Desigualdade Social Pode-se definir desigualdade social como uma diferena socialmente condicionada no acesso a recursos, ou na apropriao de bens simblicos, expresso no acesso a educao e aos bens culturais, como museus, teatros, livros, etc. Desigualdade Econmica Refere-se s diferenas relativa posse de bens materiais, fazendo com que a sociedade se estratifique em classes de pessoas ricas, em situao intermediria, pobres e em situao de misria, indicando a existncia de grupos de pessoas que ocupam posies econmicas diferentes.

Estratificao Social Na sociologia utiliza-se o conceito de estratificao social para caracterizar as desigualdades. Nesse sentido, as sociedades podem ser vistas como constituindo estratos hierarquizados, com os mais favorecidos no topo e os menos privilegiados perto na base. Podem distinguir-se quatro sistemas bsicos de estratificao: a escravatura, as castas, os estados e as classes. Classe Social Classe um grupo grande de pessoas com interesses econmicos comuns que influenciam fortemente os seus estilos de vida. A riqueza material, em conjunto com a ocupao e a renda constituem a base das diferenas de classe. ndice de Gini O ndice ou coeficiente de Gini foi criado pelo matemtico Conrado Gini e um medidor de concentrao ou desigualdade. mais utilizado para medir a desigualdade da distribuio de renda, mas tambm pode ser utilizado para medir outras concentraes de distribuies, como a concentrao de posse de terra em determinada regio. O seu valor varia de zero a um, por exemplo, um ndice de Gini de valor 0 indica que cada unidade familiar de um pas ganha exatamente a mesma quantidade de dinheiro, ou seja, o 0 corresponde a total igualdade de renda. Um ndice de Gini de valor 1 indica que uma s famlia ganha a renda nacional inteira, ou seja, corresponde a total desigualdade de renda. Como quase impossvel que todas as pessoas de um pas tenham uma total igualdade de renda ou uma total desigualdade, na maioria na maioria dos pases, o ndice de Gini varia entre 0,2 e 0,5. Etnocentrismo Ocorre quando um grupo de pessoas ou um indivduo do outro, julgando-se melhor pela condio social, por diferentes hbitos ou at mesmo por uma diferente forma de se vestir, etc. A tendncia do ser humano em sociedade repudiar tudo que for diferente de seus costumes. O etnocentrismo tambm pode ser encontrado dentro de uma mesma sociedade. Relativismo cultural um conceito que procura ressalta a validade de todo sistema cultural. O relativismo cultural defende que valores (bem, mal, certo ou errado) so prprias de cada cultura.

ENTENDENDO OS AUTORES
Perspectivas Clssicas Karl Marx (1818 1883) a classe social determinada pela sua relao com os meios de produo. Intelectual alemo, seus escritos datam de uma poca de efervescncia e transformaes que a sociedade europia vivenciava, em conseqncia da Revoluo Francesa e da Revoluo Industrial. Marx analisou em seus estudos que j existiam relaes de desigualdade desde a poca Medieval, quando a Europa ainda vivia no feudalismo. No

feudalismo existia o servo e o senhor e existia entre eles uma desigualdade, por conta da relao de servido a que o servo estava submetido ao senhor, dono da terra. O servo estava preso a terra e se submetia as ordens do senhor para sua sobrevivncia, porm com a decadncia do feudalismo os camponeses foram obrigados a migrar para as cidades se empregando ento como operrios urbanos, trabalhando nas grandes indstrias, o que gerou outras desigualdades econmicas e relaes de explorao, nesse caso entre operrios e capitalistas. Para Marx cada perodo da histria possui relaes desiguais e contraditrias especficas entre opressores e oprimidos. Na Roma antiga o escravo era o explorado, na Idade Mdia o oprimido era o servo e nos dias atuais o operrio. Por esta razo Marx afirma que a histria da humanidade a histria da luta de classes. O que produzido, como produzido e como os bens so trocados em cada sociedade o que determina as diferenas de riqueza, de poder e de status sociais entre as pessoas. Burgueses e proletrios so as classes antagnicas e prprias do modo de produo capitalista. * Capitalismo: * Socialismo: * Comunismo: Relaes antagnicas entre as classes no capitalismo

PROLETRIO/ OPERRIO Vende sua fora de trabalho por um salrio Desprovidos dos meios de produo Produzem Mais-valia

BURGUS/ CAPITALISTA Compra a fora de trabalho do operrio Detentores dos meios de produo Lucram com a Mais- valia

Tal como mostra o quadro anterior nas relaes antagnicas entre as classes do capitalismo os burgueses que so os patres e que detm os meios de produo contratam o proletrio que desprovido dos meios de produo vendem sua fora de trabalho em forma de salrio. O operrio no ganha proporcionalmente ao que produz j que o lucro do patro advm do excedente produzido por seu funcionrio. O excedente produzido alm do que o operrio recebe para trabalhar chamado por Marx de Mais-valia e constitui o lucro do patro.

A sociedade burguesa moderna, que brotou das runas da sociedade feudal, no aboliu os antagonismos de classe. No fez mais do que estabelecer novas classes, novas condies de opresso, novas formas de luta em lugar das que existiram no passado.1 Diante as contradies prprias do capitalismo o Estado surge para regular as relaes entre as classes. Cria leis, estabelece diretrizes, intervm por meio da justia. Marx acredita que o papel do Estado interferir nesta relao predominantemente em favor dos opressores, que so os patres, capitalistas. Para Marx a classe social determinada pela sua relao com os meios de produo porque uma classe um grupo de pessoas com uma posio comum face aos meios de produo os meios que garantem seu sustento. A questo das classes est no centro da anlise de Marx, para ele a base da transformao social est na erradicao do sistema capitalista, a partir da tomada de conscincia e posterior luta (revoluo) da classe oprimida, os proletrios; a busca da conquista de um sistema socialista e posteriormente do sistema comunista, no qual se implantaria uma sociedade mais justa. Esse seria o ltimo estgio da histria da humanidade, no existiriam mais exploradores e explorados, no existiria classe social e a figura do Estado iria desaparecer, porm isso s poderia ocorrer aps a tomada do poder pela classe trabalhadora. A histria das sociedades, segundo Karl Marx (2005, p.40) a histria da luta de classes; homem livre e escravo, senhor feudal e servo, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada.

QUESTES PARA REFLEXO: Voc acha possvel, dentro da concepo marxista, a erradicao das classes sociais em uma sociedade marcada pelo sistema capitalista? Voc acha possvel uma sociedade igualitria, sem misria e sem fome?

Max Weber (1864 1920) a posio de classe determinada pela situao de mercado.

MARX, K. ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Traduo: Pietro Nassetti. 2 Ed. So Paulo SP: Martin Claret, 2010.

Intelectual alemo, jurista, economista e considerado um dos fundadores do estudo moderno da Sociologia. Apesar de Weber assim como Marx analisar as classes como categorias econmicas, ele no entendia como critrio nico a aquisio ou no da propriedade como determinante de posio social. Para Weber a posio de classe determinada pela situao de mercado, o que alm da posse de bens inclui o nvel de educao, o grau de habilidade tcnica, o prestgio do nascimento ou o prestgio da profisso. Weber distinguiu quatro classes sociais: a classe operria, a pequena burguesia, os intelectuais e os especialistas sem bens (tcnicos, empregados do comrcio, funcionrios) e as classes de proprietrios e aqueles que so privilegiados por sua educao. Ainda nesta perspectiva Weber percebe a sociedade estratificada em dois grupos: grupos de status e partidos. Grupos de status esta relacionado ao prestgio e a honra social de que gozam em seus estilos de vida. Max Weber ao analisar a estratificao social parte de trs princpios de distino entre as classes na qual a sociedade est organizada: Econmica - que se refere quantidade de riqueza que as pessoas obtm. Social - refere-se ao status ou prestgio que determinados grupos gozam. Poltica - refere-se ao poder que determinados grupos obtm nas relaes de dominao. Partindo desses trs parmetros, segundo Weber, uma posio no imbrica necessariamente em outra, por exemplo, existem pessoas que podem possuir riquezas mas no possuem prestgio, nem status. Outras pessoas podem possuir prestgio e status na sociedade, mas no possuir nem riqueza, nem poder, como certos intelectuais consagrados. A palavra classe para Weber refere-se a um grupo de pessoas que se encontre na mesma situao de classe, do qual os membros de um grupo tenham as mesmas oportunidades de acesso a bens, a posio social, enfim a um caminho comum.

Sociedades organizadas em castas e em estamentos: Castas a estratificao social ocorre de maneira rgida e fechada, no h mobilidade social como no capitalismo em que as pessoas podem ascender socialmente, mudando de uma classe para outra. Ex: ocorre na ndia, na qual a pessoa que nasce numa casta deve permanecer o resto da vida nela, os filhos herdam a profisso do pai e s se pode casar com algum da mesma casta. Complementar a atualidade Estamento ou estrato - constitui uma forma de estratificao social semelhante casta, mas um pouco mais aberta. Nesse tipo de sociedade a mobilidade era difcil de ocorrer, mas no impossvel como na sociedade de castas. Esse sistema vigorou na Europa Ocidental durante o feudalismo.

DESIGUALDADE ECONMICA NO BRASIL Voc sabia que de acordo com o banco alemo WestLB e diversos outros rgos internacionais como o Centro de Pesquisa Econmica e de Negcios, uma consultoria britnica especializada em anlises econmicas, o Brasil foi considerado a 6 maior economia do mundo no ano de 2011, ficando na frente de pases de economia slida como a Inglaterra? Esse clculo refere-se ao PIB (Produto Interno Bruto) que a soma de tudo que produzido no pas durante um determinando perodo de tempo, um ano por exemplo. Pois bem, ento como entender que a 6 maior economia do mundo amarga o 84 lugar mundial no clculo do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com os indicadores do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no ano de 2011, considerando 187 pases? O ndice de Desenvolvimento Humano um medidor da qualidade de vida dos pases (escolaridade, expectativa de vida, renda per capita) e no s de aspectos econmicos. Apesar de o Brasil ser um pas rico em recursos naturais e com o PIB figurando entre as dez maiores economias do mundo, um pas ainda considerado subdesenvolvido e com alto ndice de pobreza, e isso se deve em grande parte a m distribuio de renda. Dado importante que demarca essa m distribuio de renda no Brasil observado em uma pesquisa do IBGE. No ano de 2000, 68,06% de toda a renda gerada no Brasil foi apropriada por apenas 20% dos brasileiros mais ricos. Em contraste com isso, os 20% mais pobres do pas receberam apenas o equivalente a 1,5% da renda nacional total.2
2

BRYM, Robert J.. et al. (2006), Sociologia: sua bssola para um novo mundo. So Paulo: Cengage Learning. Cap. 06, p. 181.

Essa m distribuio de renda coloca o Brasil no ranking de um dos pases mais pobres do mundo.

www.dukechargista.com.br

Essa charge ilustra bem o que estamos falando: como bem esclarece a frase em negrito e a figura do abismo, a distncia entre ricos e pobres no Brasil algo que cresce a cada dia. O humor da charge est no fato da figura do homem da classe alta tentar dar esmola ao mendigo arremessando uma moeda e errando a cesta, demonstrando sob um carter irnico as diferenas de classe entre os personagens, e o descaso e a naturalidade que se trata a questo da pobreza. importante ressaltar nos estudos sobre desigualdade econmica a diferena entre renda e riqueza, pois estes so conceitos distintos. Renda refere-se ao dinheiro que se recebe por um determinado perodo de tempo, circunstancial, e riqueza o que voc tem, o seu patrimnio, por exemplo, a sua casa, o seu carro (se no existir parcelas em aberto). BRASIL: UM PAS DE TODOS? Voc sabe o que Aglomerado Subnormal? Tentaremos explicar de forma breve: um aglomerado subnormal um termo utilizado pelo IBGE para denominar a diversidade de assentamentos irregulares existentes no Pas, conhecidos como: favela, invaso, grota, baixada, comunidade, vila, ressaca, mocambo, palafita, entre outros. Se voc no sabia o que era um aglomerado subnormal voc provavelmente tambm no sabe que em 2010, 6% da populao do Pas (11.425.644 de pessoas) morava em aglomerados subnormais, distribudas em 3.224.529 domiclios particulares ocupados (5,6% do Brasil). No estado do Maranho existem 87 aglomerados subnormais e 348.074 pessoas vivendo em domiclios particulares nesses aglomerados. A imagem abaixo do fotgrafo Tuca Vieira rodou o mundo e ilustra bem a desigualdade econmica existente no Brasil, um prdio de luxo, que possui uma piscina em cada apartamento, quadra de tnis e etc. no bairro de Paraispolis, cidade de So Paulo, separado apenas por um muro de uma grande favela.

Enquanto aproximadamente 11 milhes de brasileiros vivem em condies subumanas nesses aglomerados, reivindicando muito das vezes servios bsicos dos governos como gua, energia, saneamento bsico e recolhimento de lixo, o pas tem um brasileiro, Eike Batista, figurando entre os dez mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em 30 bilhes de dlares, segundo o ranking da revista Forbes do ano de 2011. Utilizando como medidor de desigualdade o ndice de Gini, o Brasil ocupa a pior posio entre os pases da Amrica Latina, o que significa dizer que a desigualdade de renda no Brasil a maior da regio e uma das maiores do mundo.3 Sugesto de Filmes: Os Educadores/ Ttulo original: Die Fetten Jahre Sind Vorbei.

BRYM, Robert J.. et al. (2006), Sociologia: sua bssola para um novo mundo. So Paulo: Cengage Learning. Cap. 06, p. 186/187.

Filme alemo do ano de 2004 narra a histria de trs jovens, Jan (Daniel Brhl), Peter (Stipe Erceg) e Jule (Julia Jentsch) que vivem na cidade de Berlim em meio a protestos e questionamentos sobre o sistema capitalista, a desigualdade de renda, a inrcia da juventude atual. Eles se autodenominam "Os Educadores", rebeldes contemporneos que expressam sua indignao perante as injustias sociais de forma pacfica: eles invadem casas de grandes empresrios, trocam mveis e objetos de lugar sem nunca roubar nada e deixam mensagens de protesto. Revoltados com um sistema que favorece cada vez mais a elite e os mais ricos e empobrece cada vez mais os mais pobres, o filme fala de mudana e revoluo social de forma simples e atual. Capitalismo: Uma histria de amor / Ttulo original: Capitalism A Love Story. Documentrio do diretor norte-americano Michael Moore, do ano de 2010, critica de forma irnica e bem humorada o capitalismo e o sonho americano. O filme aborda a crise econmica nos Estados Unidos conseqncia do colapso do sistema capitalista e mostra a realidade de pessoas que perderam tudo vtimas das especulaes do mercado financeiro e das propagandas enganosas.

A DESIGUALDADE RACIAL
Alma no tem cor Entendendo os conceitos Entendendo as teorias raciais A histria do negro no Brasil Brasil: Um pas de todos?

ALMA NO TEM COR

Alma no tem cor Porque eu sou branco? Alma no tem cor Porque eu sou preto? Branquinho, neguinho Branco, nego Percebam que a alma no tem cor Ela colorida, sim Ela multicolor Percebam que a alma no tem uma s cor Ela colorida, sim Ela multicolor Azul, amarelo Verde, verdinho, marrom Voc conhece tudo Voc conhece o reggae Voc conhece tudo Voc s no se conhece Branquinho,neguinho Branco, nego Azul, amarelo Verde, verdinho, marrom.

Alma No Tem Cor- Zeca Baleiro

A msica acima do compositor Zeca Baleiro, expressa a diversidade cultural existente no nosso pas como tambm no mundo. Porm, interessante prestarmos ateno para o que a letra nos fala, e o que neste captulo vamos discutir. A identidade cultural, seja ela, branca, negra, preta, amarela... construda socialmente, ou seja, se eu me considero negro nessa sociedade, posso no ser considerado em outra. Diante desta diversidade, se considerar negro ou no, branco ou no, amarelo ou no, passou a ser uma questo primordial, pois a luta pela igualdade de direitos possui sim uma cor, os mais favorecidos possuem sim uma cor, a falta de oportunidades possui sim uma cor. Apesar de hoje o Brasil estar entra as maiores economias do mundo, ele tambm faz parte de um dos pases mais desiguais e essa desigualdade se reflete principalmente na populao negra.

ENTENDENDO OS CONCEITOS
Para iniciarmos nossos estudos sobre a questo da desigualdade racial, importante, que antes saibamos o significado de algumas categorias como: raa; preconceito; discriminao; racismo; que sero trabalhados neste captulo. Raa O termo raa foi utilizado na Biologia para definir grupos de indivduos distintos no interior de uma espcie. Por muito tempo, o uso do termo era relacionado ideia de superioridade racial, hoje o termo Raa, utilizado pelo Movimento Negro e pelas prprias Cincias Sociais sob uma nova interpretao, baseados numa ressignificao cultural e poltica. Preconceito significa uma ideia prvia, anteriormente concebida. Um julgamento ou uma opinio formada sem antes levar em conta os fatos que os contestem. Discriminao consiste no comportamento diferencial, que corresponde ao ato de separar, distinguir, e que parte do princpio de que alguns so superiores em relao a outros. Racismo doutrina ou conjunto de atitudes, que prega a existncia de superioridades de raas humanas.

Todos estes conceitos so necessrios no estudo sobre a desigualdade racial, pois, a histria da sociedade brasileira marcada por uma trajetria cheia de dvidas e mitos em relao a sua identidade. A necessidade de se instaurar uma identidade homognea, e o problema que a diferena tnica causava no pas, ou seja, o incmodo que havia em relao ao pertencimento

de negros e ndios principalmente os negros, foram primordiais para os estudos que classificariam e justificariam a desigualdade e o racismo no Brasil, ao longo do sculo XIX.

ENTENDENDO AS TEORIAS RACIAIS


Para falarmos de desigualdade racial, necessrio buscarmos na histria fatores que fizeram com que nossa sociedade hoje, seja considerada uma sociedade to desigual, no s econmica com racialmente tambm. O que estamos tentando entender como e por que o Brasil sendo um pas de tanta diversidade cultural, ainda marcado pelo racismo e por um enorme ndice de pessoas negras fora do mercado de trabalho, com os menores nveis de renda, de escolaridade, e que ocupam os lugares mais perifricos da sociedade. Toda essa discrepncia o reflexo de uma histria nacional marcada pela dominao e dizimao de povos, sejam eles negros ou ndios. A histria do povo brasileiro a histria da relao dominador e dominado e essa lgica at hoje impera sobre a nossa sociedade, demonstrada nos dados estatsticos. As teorias que surgiram no pas durante o sculo XIX, foram influentes para a formao de um pensamento determinista, que traz at hoje srias consequncias que se refletem nas relaes sociais. Influenciados por cientistas como Samuel George Morton (americano), Cesare Lombroso (mdico italiano) e Arthur de Gobineau (conde francs), os intelectuais brasileiros do sculo XIX, viram nas teorias deterministas destes cientistas, as bases para um tipo de classificao e legitimao da teoria racista. Morton destacou-se em seu trabalho por medir crnios de membros de diferentes raas, chegando concluso de que primeiramente os maiores crebros pertenciam a indivduos brancos de origem europeia, depois vinham os asiticos, os ndios e por final os negros. Ora, Morton, no levou em considerao, que em suas pesquisas praticamente impossvel saber a raa de um indivduo pela mensurao de seu crnio. Cesare Lombroso conhecido como o pai da antropologia criminal, seus estudos baseiam-se nos comportamentos delinquentes. Sua anlise de teor positivista concebia a criminalidade como um fenmeno fsico e hereditrio, e de possvel classificao.

J Gobineau, tentou estabelecer uma hierarquia das raas tomando como base, suas capacidades fsicas e intelectuais. Em ordem decrescente, no topo da hierarquia estaria a raa branca, seguida da amarela e depois a negra. Leva-se a concluso na sua teoria de que a raa branca (ariana) seria a nica que possua as virtudes necessrias para o desenvolvimento de uma civilizao. O que estas teorias tm em comum? Todas elas levam a um nico ponto. A afirmao de uma superioridade racial, a superioridade da raa branca em relao s demais, e principalmente a inferiorizao da raa negra. Assim, todas estas ideias foram primordiais na justificao de acontecimentos como: genocdios, escravido, colonizao, excluso. Estas ideias influenciaram, na tentativa de se estabelecer uma identidade nacional no Brasil e tambm inseri-lo na modernidade, paralelamente com o surgimento das primeiras universidades (sculo XIX) e primeiros intelectuais que corroboravam com o conceito de que a miscigenao seria um empecilho para o desenvolvimento do pas. Nina Rodrigues (1862-1906), mdico, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, estudioso das culturas afro-brasileiras, foi um grande exemplo do pensamento sobre as teorias da miscigenao, ele considerava as misturas raciais a razo para os desequilbrios e atraso da
Saiba mais em: www.sbhm.org.br
Raimundo Nina Rodrigues nasceu no Maranho, na cidade que hoje tem seu nome, em 1862. Seu pai, coronel Francisco Solano Rodrigues, era dono do Engenho So Roque. Sua me, Luiza Rosa Nina Rodrigues, seria descendente de uma famlia sefaradi que veio para o Brasil fugindo das perseguies aos judeus na Pennsula Ibrica. Nina Rodrigues estudou no Colgio So Paulo e no Seminrio das Mercs, em So Lus. Em 1882, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, seguindo o curso at 1885, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, onde concluiu o quarto ano de faculdade. Voltou Bahia no ano seguinte, quando escreveu seu primeiro artigo, sobre a lepra no Maranho.

sociedade brasileira.

Em oposio, a essa viso negativa em relao miscigenao, surge em 1922 a Semana de Arte Moderna, um movimento que tinha o intuito de por em discusso a valorizao da cultura nacional, em meio s mudanas que ocorriam no pas nesse perodo, por meio da sua industrializao. A Semana de Arte Moderna, contou com renomados nomes da literatura como da pintura, que so Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, entre outros. Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de So Paulo, contou com a participao de escritores, artistas plsticos, arquitetos e msicos. Seu objetivo era renovar o ambiente artstico e cultural da cidade com "a perfeita demonstrao do que h em nosso meio em escultura, arquitetura, msica e literatura sob o ponto de vist rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de a janeiro de 1922. A produo de uma arte brasileira, afinada com as tendncias vanguardistas da Europa, sem, contudo perder o carter nacional, era uma das grandes aspiraes que a Semana tinha em divulgar.

Saiba mais em: www.pitoresco.com.br


Abapuru Tarcila do Amaral

QUESTES PARA REFLEXO: 1. Escreva um comentrio sobre como as teorias raciais contriburam na disseminao da desigualdade racial. 2. Descreva qual a importncia da Semana de Arte Moderna para o pas no perodo de 1922.

A HISTRIA DO NEGRO NO BRASIL


A histria do negro no Brasil, no uma histria s de sofrimento, mas uma histria de luta de um povo que nunca se rendeu aos danos que a escravido, o racismo e os preconceitos causaram nas trajetrias de suas vidas. Desde o comeo da escravido, os africanos rebelaram-se, resistiram e fugiram para a liberdade isoladamente em pequenos grupos. Formaram-se assim quilombos por todo o pas, crateras de sobrevivncia, isolamento histrico e experincias sociais.

Formada nas primeiras dcadas do sculo XVII, a Repblica dos Palmares, situada na Serra da Barriga, no estado de Alagoas, foi por quase um sculo a sede de uma confederao de quilombos, sendo o mais duradouro e mais famoso smbolo da resistncia dos trabalhadores negros contra a escravido no Brasil. Fora desse contexto escravocrata, durante os anos 20 que o protesto racial emerge em So Paulo, propagando-se em outros estados. No final dos anos 40, o protesto reaparece no Rio de Janeiro, sob a forma de um projeto cultural, o Teatro Experimental Negro (TEM), cujo objetivo era a formao e a valorizao da tradio afro-brasileira e propostas polticas de interferir na reforma constitucional. No final dos anos 70, a nova onda de protestos impulsionou a formao do Movimento Negro Unificado que vai ganhando novas formas de organizao e novos espaos de publicidade. Em 14 de Julho de 1988, em Salvador, fundou-se a UNEGRO, Unio de Negros Pela Igualdade, formada por um grupo de militantes negros. A trajetria do movimento negro, mesmo antes de tornar um corpo poltico, desde seus perodos de escravido mostram, que essas minorias sempre reivindicaram seu espao, seja atravs de manifestaes culturais, seja atravs de organizaes como movimentos sociais, na tentativa de reverter s mazelas histricas a que sofreu o povo negro.

QUESTO PARA REFLEXO: Faa um comentrio sobre a importncia do Movimento Negro para a histria do pas.

BRASIL: UM PAS DE TODOS?


Infelizmente, no podemos considerar o Brasil ainda, como um pas de todos. Um pas onde, apesar de seu crescimento econmico nos ltimos dez anos, e sua reduo na taxa de desigualdade, ainda no um pas de oportunidades iguais para todos. Prova disso, ainda so os dados que mostram a desigualdade econmica que se reflete em grande proporo a populao negra.

Referncia: PED-DF (Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal) Mesmo assim, apesar de todos os indicadores apontarem para uma desigualdade, em relao a populao negra, no significa que a situao deve permanecer assim, pois a luta pela igualdade de direitos e oportunidades faz parte de um projeto de mudana das minorias sociais. A implementao da lei 10.639 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional inclui no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro Brasileira, um marco para o movimento negro, como uma forma de reparao de uma histria que foi ocultada, uma histria de um povo que foi negada. O mito da democracia racial, ao longo do tempo, vem sendo desconfigurado pelas inmeras formas que o movimento negro no pas vem organizando como frente de luta, pela tomada de espaos na sociedade em diversos setores. A relao Brasil e frica no se remete somente a herana cultural que ficou apenas na historia ocultada por ns prprios, mas que essas razes constituem, de fato, a herana cultural no nosso dia-a-dia.

QUESTO PARA REFLEXO: Diante de tudo que j foi discutido, voc considera o Brasil um pas de todos?

Sugesto de Leitura Complementar: Casa Grande & Senzala (Gilberto Freyre); O Espetculo das Raas (Lilia Schwarcz); Os Africanos no Brasil (Nina Rodrigues). Sugesto de Filmes: Vista a Minha Pele. Brasil, 2004. (15min) Preciosa: Uma Histria de Esperana. EUA, 2010.

A DESIGUALDADE DE GNERO

Introduo Entendendo as teorias Entendendo os conceitos Movimento LGBT no Brasil As mulheres na sociedade brasileira

INTRODUO
Tal como as outras desigualdades sociais as diferenas entre homens e mulheres no so apenas naturais e sim condicionadas socialmente. Nem toda pessoa do sexo masculino em toda e qualquer sociedade pode ser considerado um cara forte, viril e msculo, de igual maneira, nem toda pessoa do sexo feminino frgil, sensvel e com esprito materno. Esta afirmao verdica para outras sociedades e mesmo para a sociedade contempornea, onde h alguns tipos sociais que contrariam o padro vigente. Desde a infncia as crianas so socializadas de maneira a adquirirem formas de agir, se comportar e se relacionar como determinados pelo seu gnero. Por exemplo: desde suas brincadeiras infantis so estimulados a cumprirem os esteritipos de feminilidade e masculinidade vigentes. Podemos pensar nos brinquedos destinados a meninas: bonecas, rplicas de utenslios do lar, dentre outros que reforam o papel de me e dona de casa das

mulheres; e os brinquedos dos meninos: carros, bonecos de ao e violentos que confirmam o papel de homens msculos e fortes que devero ser futuramente. A sociedade ocidental tem grande influncia de valores cristos e patriarcais. Valores estes que defendem a dominao masculina perante a mulher. Apesar de atualmente a mulher ter se inserido em vrios espaos da sociedade: mercado de trabalho, educao, espaos da poltica, enfim, ainda assim percebe-se discriminao e agresses para com as mulheres e para com aqueles tipos sociais que no se encaixam nos pares: mulher=feminina e homem=masculino. A diversidade sexual existente no pode ser traduzida apenas pelos padres de gnero vigentes e estabelecidos, aqui iremos explicar o porque desta afirmao e como o homossexualismo, transexualismo, os travestis, a homofobia, desigualdade de gnero se inserem nesta discusso.

ENTENDENDO AS TEORIAS Teorias Essencialistas sobre desigualdade de gnero


Teorias essencialistas so quelas que defendem a identidade de gnero como determinada pela natureza humana e biolgica, dentre elas temos: Sigmund Freud Fundador da psicanlise, ao considerar as diferenas de comportamentos entre meninos X meninas e homens X mulheres, conclui que o desenvolvimento da identidade de gnero feminina e masculina so determinadas na infncia em relao aos rgos genitais. As meninas por no possurem o rgo genital masculino o pnis sentem inveja dos homens, produzindo um sentimento de inferioridade, das mes elas alimentam sentimentos raivosos j que o seu inconsciente diz que foi a sua progenitora que arrancou seu rgo. Os meninos por possurem o pnis comeam a perceb-lo e valoriz-lo durante os trs primeiros anos de sua vida e a alimentar um desejo por mulheres, inclusive a mais importante de sua vida: sua me, para com seu pai, um disputador em potencial, alimenta inveja e medo de castr-lo pelos sentimentos que nutrem em relao me. Freud acreditava que posteriormente os indivduos homens eram levados a se identificarem com seus pais adquirindo a masculinidade esperada de um homem. Sociobiologia A sociobiologia um estudo dos seres humanos que afirma que o comportamento, aptides, instintos dos homens e mulheres so determinados pela sua fisiologia. Tem como principal representante Edward O. Wilson um bilogo dos Estados Unidos. Compara a maneira que o indivduo sobrevive em sociedade com a reproduo de vida feita pelos animais. O impulso de sobrevivncia humana, segundo esta teoria, seria a transferncia de seus genes a geraes futuras, para tanto as mulheres so mais protetoras, cuidadosas e guardadas enquanto ao sexo por possurem uma quantidade limitada de produo de

vulos. Os homens mais adeptos ao sexo casual pela razo contrria s mulheres. O crebro condicionaria as mulheres para serem mais sensveis e cautelosas, enquanto o dos homens determinam seu esprito aventureiro e ciumento em relao s mulheres.

Crticas s teorias Essencialistas


As crticas feitas a esta abordagem de gnero so: a) as desigualdades e diferenas de gnero que os essencialistas tratam como iguais para todos so diversos, variando segundo as particularidades histricas e culturais de cada povo e poca (mesmo em nossa sociedade o papel desempenhado por homens e mulheres de diferentes camadas sociais no idntico e tem sido reinventado gradativamente); b) no podemos negar que existam diferenas biolgicas e fisiolgicas entre homens e mulheres, no entanto, no existe nenhuma evidncia cientfica para justificar a essncia da personalidade e o instinto feminino e masculino, nem mesmo um gene biolgico que possa explicar a virilidade masculina e a sensibilidade feminina; c) ignora-se o papel de dominao do homem na sociedade, diferenas de comportamentos podem resultar no em fatores biolgicos e sim possibilitar aos homens institurem suas preferncias na sociedade.

Problematizando com a teoria de Freud: Porque as meninas tm que definir-se em relao aos meninos, focando a falta do rgo genital masculino e no a presena em seu prprio corpo de seus rgos sexuais? MULHERES FRGEIS E HOMENS FORTES, ISSO NATURAL?
No livro Sexo e Temperamento em trs tribos primitivas (1939) a antroploga norte-americana Margaret Mead observou e estudou as relaes sociais em trs tribos de Papua-Nova Guin para perceber se as diferenas entre homens e mulheres eram meramente biolgicas. O resultado foi que em uma das tribos, os Arapesh, os homens e mulheres eram de temperamento pacfico. Em outra sociedade observada, os Mundugumor, tanto homens como mulheres eram agressivos, com tendncia a guerra, as mulheres nesta tribo no reproduziam o esprito materno de amor e cuidado que em nossa sociedade acreditam ser instintivamente feminino. J entre os Tchambuli os homens e mulheres tinham padro diferente de comportamento, os homens mais vaidosos e sensveis gastavam a maior parte de seu tempo embelezando-se, enquanto as mulheres desempenhavam os trabalhos braais, eram prticas e responsveis pela economia da famlia. Estas sociedades nos permitem perceber que homens e mulheres exercem papis sociais no somente pelo seu sexo determinado biologicamente, mas tambm pelos valores, normas e costumes da sociedade em questo.

Socializao do gnero
A abordagem da socializao do gnero contrape-se a naturalizao das desigualdades sexuais e de gnero, considerando que qualquer um poder assumir um papel social ou adotar prticas em relao a sexualidade dependendo do contexto que est inserido. Se eu digo que naturalmente se conhece a maneira de um HOMEM se comportar estou me referindo somente a valores biolgicos? Algum se comporta to somente pela sua identidade de gnero (masculino X feminino)? E as prticas sexuais dos indivduos (heteros e/ou homos e/ou bis) so idnticas?

Teoria queer
Segundo LOURO (2001) queer uma palavra em ingls de tratar sujeitos marginalizados de maneira pejorativa por suas prticas e orientao sexual, significa estranho, talvez ridculo, excntrico, raro, extraordinrio. O termo foi apropriado por intelectuais e militantes das questes de gnero em meados da dcada de 80 nos Estados Unidos, no intuito de criticar e se opor as padres considerados normais pela sociedade. Os tericos desta perspectiva afirmam que mesmo os homossexuais em nossa sociedade so, por vezes obrigados a se enquadrarem na forma heterossexual e predominante de se conceber os relacionamentos e as prticas sexuais. Para eles a sexualidade e suas formas de expresso no restringem as identidades de gnero j estabelecidas (ver a definio das orientaes sexuais) e servem para exercer uma forma de controle sobre os sujeitos e as minorias sexuais. Criticam a heteronormatividade, ou seja, aquilo que supe ser a heterossexualidade como normal e como modelo s outras identidades sexuais.

As MULHERES de hoje esto destronando o mito da feminilidade; comeam a afirmar concretamente sua independncia; mas no sem dificuldade que conseguem viver integralmente sua condio de ser humano. Educadas por mulheres, no seio de um mundo feminino, seu destino normal o casamento que ainda as subordina praticamente ao homem; o prestgio viril est longe de se ter apagado: assenta ainda em slidas bases econmicas e sociais. pois necessrio estudar com cuidado o destino tradicional da mulher. Como a mulher faz o aprendizado de sua condio, como a sente, em que universo se acha encerrada, que evases lhe so permitidas, eis o que procurarei descrever. S ento poderemos compreender que problemas se apresentam s mulheres que,

Na sua opinio qual a teoria/abordagem que explica melhor o papel dos gneros masculino e feminino em nossa sociedade. Explique.
QUESTO PARA REFLEXO:

ENTENDENDO OS CONCEITOS
Orientao Sexual Atualmente a maneira mais formal para se referir a diversidade de sexualidades existentes o termo orientao sexual. Este termo substituiu os termos: opo sexual e preferncia sexual. Estas duas ltimas denominaes deixam subentendido que o indivduo escolheu por opes meramente pessoais fugir aos padres vigentes. Apesar de no haver consensos em relao as causas da homossexualidade (psicolgicas, genticas, biolgicas ou sociais) os especialistas da rea admitem que a homossexualidade se manifesta principalmente na adolescncia dos indivduos sem antes haver tido experincias sexuais, pessoas do mesmo sexo compartilham desejos sexuais e/ou afetivas desde a Grcia antiga , ou seja, no h evidncias que nos faam pensar que simplesmente uma escolha. Orientaes sexuais mais comuns so:

Homossexuais femininos (lsbicas) e homossexuais masculinos (gays) pessoas com orientao sexual e afetiva para com pessoas do mesmo sexo; Bissexuais pessoas com orientao sexual e afetiva a pessoas de ambos os sexos; Transexuais identificam-se com o sexo oposto, acreditando que seu corpo incoerente com seu gnero; Travestis indivduos que se caracterizam segundo os padres do gnero oposto, no nutrem necessariamente desejos afetivos e sexuais para com as pessoas de mesmo sexo. Patologizao da sexualidade At um tempo atrs a homossexualidade era considerada doena psicolgica (em 1990 a Organizao Mundial da Sade retirou a homossexualidade do rol de doenas mentais), no entanto, at hoje no foi possvel identificar o fator patolgico que a definiria como doena. Mais claro, entretanto, identificar homossexuais que por no serem aceitos pela sociedade e muitas vezes expostos a terapias que visam cur-los deste suposto mal, frustam-se ou mesmo sofrem do preconceito e intolerncia para com a diversidade sexual. O transexualismo considerado como patologia tanto internacionalmente quanto nacionalmente pelos cdigos mdicos. No Brasil o Ministrio da Sade instituiu atravs da Portaria 1.707 - 18/08/2008, o paciente transexual portador de desvio psicolgico permanente de identidade sexual, com rejeio do fentipo e tendncia auto-mutilao e/ou auto-extermnio.4 Em nvel internacional o Cdigo Internacional de Doenas (CID) identifica o transexualismo como um transtorno mental de ordem sexual, ou seja, uma patologia psicolgica por no adaptar-se ao seu sexo normal.

MOVIMENTO LGBT NO BRASIL


A sigla LGBT no Brasil refere-se ao movimento que reivindica liberdade, respeito e direitos a diversidade de orientao sexual. Apesar de significar lsbicas, gays, bissexuais e transexuais, boa parte dos tericos e militantes da causa acreditam que os indivduos enquadrados na mesma categoria podem manifestar profundas diferenas em relao a manifestao de sua sexualidade e de seu gnero. Por exemplo: existem lsbicas que se vestem, comportam e s vezes at se consideram do gnero masculino, existem outras que apesar de sua orientao sexual so bem femininas; no haveria tambm os travestis que apesar de femininos tem prticas sexuais masculinas? E entre casais heterossexuais o papel de virilidade masculina sempre adotado pelo homem? Enfim, hoje o debate acerca da sexualidade procura ultrapassar as imposies de gnero e sexualidade e garantir os direitos sociais de qualquer cidado independente de sua orientao.

Extrado de Polticas e direitos sexuais no Brasil Contemporneo (POKAHI, 2010, p. 45 a 60)

O Brasil sedia atualmente a maior parada gay do mundo que realizada em So Paulo. Controverso a isto nos ltimos 5 anos - segundo o Grupo Gay da Bahia - os ndices de assassinatos de homossexuais no pas aumentaram 113% colocando-nos no topo do ranking, a concluso, de acordo com os dados, que um homossexual morto a cada 36 horas no Brasil.

Parada gay em So Paulo - 2009

Em reao a intolerncia e o preconceito para com a orientao sexual o movimento LGBT tem reivindicado direitos como a criminalizao da homofobia, a unio civil de pessoas do mesmo sexo, a adoo conjunta de crianas, mudana de nomes em documentos de identidade, uma educao que combata o preconceito, dentre outras reivindicao. Muito se avanou no debate e nas conquistas, tendo como marco a Constituio de 1988 que trata sobre a igualdade de direitos sexuais, somando-se ao reconhecimento de direitos previdencirios a alguns, a adoo de filhos, a deciso do Superior Tribunal Federal em maio de 2011 de reconhecer a unio estvel homoafetiva e em alguns casos de transexuais que adquiriram o direito a mudana do nome na carteira de identidade. Alm disso, h algumas polticas governamentais implantadas com o objetivo de garantir e promover a cidadania para os indivduos LGBT, a exemplo do Programa Brasil sem homofobia lanado em 2004 pelo governo Lula no intuito de combater a violncia e a discriminao homofbicas. Apesar das conquistas, o movimento LGBT tem enfrentado obstculos ao alcance de suas reivindicaes por meio do legislativo nacional (Cmara de deputados e Senado) que por ter bancadas crists, evanglicas e conservadoras5 tem influenciado bastante na tomada de decises. O projeto de lei que institui a unio civil entre homossexuais est em trmite desde 1995 no Congresso e o que criminalizava a homofobia foi lanado em 2006 e ainda no foi votado. Desta forma, tem sido mais fcil recorrer ao judicirio (Tribunais e processos judiciais) para que os direitos reivindicados sejam efetivados, nos ltimos anos alguns casos de intolerncia sexual resultaram em pena aos acusados, casos de adoo foram aprovados, mudana de nome de identificao formal, e isso tudo no campo da justia.
5

importante salientar que os LGBTs no consideram que todos os cristos so conservadores em relao a suas reivindicaes, mas afirmam que existem bancadas no legislativo que podem ser consideradas assim. Estes utilizando a justificativa dos Direitos Humanos tem tomado posturas discriminatrias para com o movimento LGBT.

AS MULHERES NA SOCIEDADE BRASILEIRA


notrio o avano das mulheres em vrios mbitos da vida, isto se deu tanto pela sua insero gradativa no mercado de trabalho como pela reivindicao de direitos: salrio maternidade, leis que as amparam como a lei Maria da Penha, cotas para mulheres em partidos polticos, entre outros espaos conquistados e direitos conseguidos ao longo do tempo. Mas ser que existe atualmente igualdade de oportunidades, direitos para homens e mulheres? E o iderio que considera os homens naturalmente superiores s mulheres foi ignorado? Vejamos o que mostram alguns dados: As mulheres so a maioria na sociedade brasileira (53,7%). Segundo um estudo realizado pelo IBGE em 2011 para identificar as caractersticas do mercado de trabalho em 5 regies metropolitanas do Brasil: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre apesar de ser a maioria em populao sua participao no mercado de trabalho inferior a dos homens (homens 54,6%, mulheres 45,4%). As mulheres tm maior tempo de escolaridade, mas continuam a ter salrios mais baixos que os homens em quase todos os ramos de atividades. A pesquisa tambm mostra que de 2003 a 2011 a maior taxa de desocupao de mulheres negras, que ocupam em mais de 50% empregos de vulnerabilidade: empregadas domsticas, empregos informais, e com carteira no assinada. Alm dos dados sobre o mercado de trabalho, as mulheres so as principais vtimas de violncia domstica. Sugesto de filme:

Filme Argentivo, que conta a histria de Alex (Ins Efron) nasceu com ambas as caractersticas sexuais. Tentando fugir dos mdicos que desejam corrigir a ambigidade genital da criana, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles esto convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violncia ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. At que, um dia, a famlia recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. quando Alex, que est com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atrados um pelo outro

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BEAVOIR, Simone de. O segundo sexo: A experincia vivida. 2 Ed. Traduo de Sergio Milliet. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1967.

BRYM, R. J.; L., et al. Sociologia: sua bssola para um novo mundo. So Paulo: Thomson Learning, 2006. CARDOSO, Marcos Antnio. O movimento Negro em Belo Horizonte: 1978 - 1998. Belo Horizonte: Maza edies, 2001. CHAUI, Marilena. Represso Sexual: essa nossa (des)conhecida. So Paulo: Editora Brasiliense, 1984. LALLEMENT, Michel. Histria das idias sociolgicas: das origens a Max Weber; traduo de Ephraim F. Alves Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma poltica ps-identitria para a educao. Estudos Feministas. v. 9, n. 2, (541-553), 2001 MARX, K. ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Traduo: Pietro Nassetti. 2 Ed. So Paulo SP: Martin Claret, 2010. MEAD, Margaret. Sexo e Temperamento. 4 ed. So Paulo: Perspectiva, 2000. MORAES, Amaury Csar (Coordenao). Coleo Explorando o Ensino, v. 15: Sociologia do ensino mdio. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2010. (Cap.7, pag. 147-153). OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. 1968 - Sociologia para Jovens do sculo XXI/ Luiz Fernandes de Oliveira, Ricardo Cesar Rocha da Costa. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milnio, 2007. P.133-150. POCAHY, Fernando, Org. Corpo: Polticas de enfrentamento ao heterossexismo. Porto Alegre: Nuances, 2010. SANTOS, Prsio de Oliveira. Introduo sociologia. So Paulo: tica, 1994. Pesquisa Mensal de Emprego (PME)/ IBGE. Mulheres no Mercado de Trabalho (08/03/2012). Retirado em: www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhorendimento/pme_nova/Mulher_Trabalho _Perg_Resp.pdf acesso em 30/03/2012 Charge retirada do site: http://desniveissociais.blogspot.com.br/2010/04/charge-dasemana_30.html. Acesso em: 16 de abril de 2012 s 21h44min.

También podría gustarte