Está en la página 1de 3

PUBLICIDADE Tipos: Segundo o objeto da mensagem

Publicidade de produto: visa dar a conhecer a existncia e as caractersticas de um produto, promover uma imagem e estimular compra. Esta forma de publicidade pode refletir sobre o produto ou uma gama de produtos. Publicidade institucional ou de empresa: esta forma de publicidade vai envolver imagens de empresas.

Objetivos
1 Learn: fazer saber 2 Feel: fazer gostar 3 Do: fazer agir Os objetivos da publicidade so: Chamar a ateno, despertar interesse, provocar o desejo, levar memorizao, desencadear a ao. A publicidade vem informar os seguintes: Fazer conhecer um novo produto no mercado; Construir uma imagem da empresa; Criar notoriedade, tornar a marca ou produto familiar; Diferenciar o produto;

ETAPAS NA CONCEPO DE UMA CAMPANHA PUBLICITRIA


BRIEFING

Concepo da Campanha

Elaborao das mensagens

Escolha dos canais de comunicao

Execuo da campanha Avaliao da campanha

O Briefing um documento que contm todas as informaes e orientaes de que a agncia necessita para trabalhar eficazmente na concepo da campanha. Ele inclui o seguintes documentos: contexto do produto/ mercado, estratgia de marketing do anunciante e orientaes gerais da campanha. CONTEXTO DO PRODUTO/MERCADO Descrio do produto; Histrico da comunicao de marca; Descrio da concorrncia; Anlise do mercado; Comportamentos dos consumidores e prescritores; ESTRATGIA DE MARKETING DO ANUNCIANTE Objetivos de marketing; Opes estratgicas; Mix de comunicao; ORIENTAES GERAIS DA CAMPANHA Alvos publicitrios; Objetivos de publicidade; Eventuais limitaes;

ESCOLHA DOS DIVULGAO Televiso

CANAIS

DE

COMUNICAO

PARA

o meio mais abrangente. vista em ambiente familiar, podendo levar uma discusso e troca de ideias. Vantagens: meio audiovisual de grande impacto, possibilita os mais elevados tipos de qualidade, atinge todas as classes scias, toda a populao. Possibilita cobertura nacional, muito flexvel, capacidade para obter resultados rpidos em termos de cobertura e impacto, a televiso um excelente veculo para demonstrao do produto. Desvantagens: necessidade de oramentos elevados, saturao publicitria do meio e suas caractersticas tcnicas obrigam a um planejamento a longo prazo, elevados custos de produo, o tempo de vida de um spot televisivo normalmente curto, impossibilidade de regionalizao.

Imprensa
o meio mais verstil. Divide-se em: Imprensa quotidiana, imprensa peridica, nacional, regional, revistas, semanrios. Vantagens: atitude concentrada do

receptor proporciona a possibilidade de o utilizar como veculo essencialmente informativo, maior tempo de exposio da nossa comunicao ao alvo, possibilidade de um contato direto com o pblico de forma dinmica, grande flexibilidade (regionalizao, possibilidade de segmentao, variedade de formatos e localizaes), possibilidade de uma reproduo a cores, no existe elevados oramentos para um mnimo de impacto. Desvantagens: baixos ndices de cobertura, sobretudo em alguns segmentos da populao, fidelidade de audincia a cada suporte deste meio obriga a uma maior diversificao de suportes selecionados para garantir o mnimo de cobertura, saturao publicitria dos principais suportes e condicionamentos de ordem tcnica obrigam a um planejamento a longo prazo.

Radio
o meio que exige menos concentrao, acompanhando-nos na maioria das nossas tarefas dirias. Vantagens: possibilita a obteno de elevados ndices de repetio, flexvel, possibilidade de estar com uma fortssima concentrao publicitria, custo por contato muito baixo, excelente meio no que diz respeito ao dilogo direto com o pblico, elevada capacidade de explorao musical, tornando-o um instrumento fundamental na veiculao de um jingle, custos de produo muito baixos. Desvantagens: nveis de cobertura muito baixos, fraca demonstrao/identificao do produto, rpido esgotamento da comunicao utilizada (dados os nveis to elevados de repetio).

Outdoor
Constitui o suporte privilegiado da criao. Assume diversas formas: mupis, cartazes, crans multibanco, ecrans de rua, zepelins, mobilirio urbano, outdoors. Vantagens: possibilidade de boa penetrao, no requer uma atitude de seleo por parte do receptor para entrar em contato com ele, obtm elevados ndices de repetio, excelente meio para uma eficaz identificao de produto, flexibilidade: regionalizao, dimenso, forma. Desvantagens: nveis de cobertura muito baixos, fraca identificao/demonstrao de produto, meio bastante fraco para veiculao de mensagens publicitrias sofisticadas, condicionamentos tcnicos de produo exigem um planejamento a longo prazo, custo de produo elevadssimos.

Marketing Direto
o meio mais personalizado. Assume as seguintes formas: o correio direto (email ou mailing); o telemarketing, direct response, web marketing. Vantagens: elevada possibilidade de segmentao do alvo a atingir, possibilidade de um contato direto e personalizado com o pblico alvo. Utilizao de tcnicas especficas de comunicao que garantem uma maior eficcia nos resultados obtidos. Desvantagens:

También podría gustarte