Está en la página 1de 11

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS ENGENHARIA ELTRICA

CIRCUITOS DE MICROONDAS

LABORATRIO I

FELIPE DA LUZ

SO LEOPOLDO, 7 DE MAIO DE 2012.

INTRODUO

Utilizando-se do analisador de espectros, gerador de sinais, fontes de alimentao e os conhecimentos previamente adquiridos, foi proposta a analise do comportamento de alguns circuitos utilizados em circuitos de micro-ondas.

Mdulo Oscilador Verificar para no mnimo dois osciladores a frequncia de operao, o rudo de fase e a intensidade dos harmnicos. Oscilador 1 Frequncia de operao aproximadamente em 368MHz

Possui harmnicos com intensidade mdia para alta, como pode ser visualizado na figura a seguir:

A realizao da verificao do rudo de fase para este experimento no foi possvel, pois, o analisador de espectro utilizado no dispunha de visualizao clara sobre este efeito.

Oscilador II Os mesmos procedimentos utilizados no circuito anterior foram repetidos pare este circuito, sendo os resultados obtidos mostrados abaixo.

Frequncia de operao aproximadamente em 102.33MHz.

O circuito oscilador II possui baixa incidncia de harmnicas, como pode ser visualizado na figura a seguir:

Obs.: O maior pico foi desconsiderado para anlise, pois trata-se do zero do circuito oscilador.

Novamente foi impossvel a medio do rudo de fase do circuito, devido impreciso do equipamento utilizado para a medio.

Filtros de RF Descreva para no mnimo dois filtros a configurao, largura de banda e ripple da banda passante. Para a realizao deste experimento, foi utilizada a sada do prprio analisador de espectro, ligada ao modulo do filtro e este, ligado novamente entrada do analisador de espectro. Filtro I O primeiro filtro possui a frequncia central aproximadamente em 49.71MHz com uma banda passante de aproximadamente 2 MHz. O ripple (variao do ganho dentro da faixa de resposta) fica em aproximadamente 3 dB

Este filtro possui uma atenuao de aproximadamente 10 dB

Filtro 2 Frequncia central de aproximadamente 503 MHz com uma banda passante de aproximadamente 50 MHz e ripple de aproximadamente 2 dB.

Este filtro possui atenuao de aproximadamente: 3dB

Amplificador de RF Amplificador de RF: Descreva a curva de resposta do amplificador. Ganho e produtos de intermodulao (use dois sinais de entrada). Este amplificador possui uma resposta linear as freencias aplicadas a sua entrada.

Quanto maior for o nvel do segundo sinal injetado, maior ser o produto de intermodulao (maior presena de pontos de saturao no circuito, como demostram as figuras a seguir:

Sinal de 201MHz -78dBm

Sinal 201MHz e 0dBm

Sinal 201MHz e 10dBm

Misturador de RF

Misturador de RF: Analise qualitativamente e quantitativamente as frequncias resultantes na sada do mdulo misturador duplamente balanceado. Use como fonte de entrada dois osciladores ou gerador de RF e oscilador. Para esta prtica, foi utilizado um oscilador de 368MHz( mesmo utilizado no primeiro item deste relatrio) e um gerador de RF em 50MHz. Com a utilizao deste circuito com os valores acima refernciados, a resposta esperada na sada do misturador eram duas raias com valores de 418MHz e 318MHz. Os valores encontrados no analisador de espectro ficaram ligeiramente acima do valor terico esperado (421MHz e 320MHz aproximadamente).

CONCLUSO Os circuitos osciladores funcionaram bem, apesar de suas caractersticas serem diferentes, o que ocasionou leituras bem distintas. A obteno dos valores de rudo de fase foi impossvel de ser medida com o equipamento disponvel no laboratrio. Para os outros experimentos, as medidas ficaram dentro do que se era esperado para seu funcionamento.

También podría gustarte