Está en la página 1de 10

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA FATEC

ROSINEIDE VITAL XAVIER

TERCEIRO SETOR E SUA COOPERAO NA CONSTRUO DA SOCIEDADE

Porto Velho/RO MAIO/2012

ROSINEIDE VITAL XAVIER

TERCEIRO SETOR E SUA COOPERAO NA CONSTRUO DA SOCIEDADE

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de graduao em Cincias Contbeis da Faculdade De Cincias Administrativas e de Tecnologia FATEC como requisito parcial obteno do ttulo de Bacharel em cincias contbeis.

Prof. Orientador: MARCIO ROGRIO GOMES ROCHA

Porto Velho/RO 2012

SUMRIO
1. Apresentao.................................................................................................. 2. Problematizao.............................................................................................. 3. Objetivos.......................................................................................................... 4. Justificativa...................................................................................................... 5. Referenciais tericos...................................................................................... 6. Metodologia da pesquisa............................................................................... 7. Cronograma de execuo das atividades.................................................... 8. Referncias...................................................................................................... 04 05 05 05 06 06 09 10

1. APRESENTAO

Desde meados do sculo passado, vem ganhando impulso e notoriedade um novo agente no contexto global: o Terceiro Setor. Para que este setor seja eficiente e represente verdadeiramente os interesses da sociedade na qual est inserido, necessrio que haja um firme e estvel Estado democrtico. A participao dos cidados tambm fundamental para que haja a construo de uma democracia consolidada. Este conceito acaba por ampliar o conceito de "pblico", que no fica limitado apenas ao Estado, mas inclui tambm a cidadania. O que est ocorrendo atualmente pode talvez ser considerado uma verdadeira revoluo, pois est mudando a maneira geral das pessoas pensarem e agirem. As relaes entre mercado e Estado, at ento predominantes, devero ser transformadas pela presena cada vez mais marcante desta nova figura: o Terceiro Setor. A observao e compreenso deste fenmeno nos parecem de grande interesse. Neste trabalho, faremos a diviso em duas grandes partes. A primeira parte ir tratar de conceitos tericos fundamentais para a compreenso do Terceiro Setor. A segunda parte, por sua vez, ir apresentar dois casos, em que poderemos compreender na prtica as teorias e conceitos anteriormente analisados.

2. PROBLEMA

O presente projeto se prope a discutir a evoluo da relao entre organizaes da sociedade civil e o Estado na proviso de polticas sociais, a partir do ponto de vista de gestores de organizaes no-governamentais atuantes e/ou sediadas no estado. Para isso foram entrevistados lderes de organizaes de campos de atuao (meio ambiente, infncia e adolescncia, direitos civis, cultura, dentre outros). Com isso, torna-se urgente discutir os seguintes pontos: os mitos, dilemas e perspectivas que se encontram na ao da sociedade civil organizada na articulao, implementaes e gestes de polticas sociais no cenrio brasileiro.
3. OBJETIVOS

de estabelecer as razes filosficas e os marcos histricos que esto na base do fundamento da instituio Estado, bem como demarcar algumas consideraes que subsistem sua concepo.
4. JUSTIFICATIVA

Os principais aspectos para a elaborao desse projeto e sobre o bom relacionamento entre as pessoas, sociedade, estado e de um bom desenvolvimento das suas afetividades. No podemos esquecer que qualquer interao com o ser humano induz uma certa carga emocional e sentimental. Sem ignorar as condies internas e externas que podem se agravar ou se amenizar a interao ou a favorecer ou no a capacidade de um bom relacionamento entre todos os seus colaboradores. Este projeto possibilitar a identificao dos fatores que determinam as reaes das Instituies de Terceiro Setor, Sociedade e dos Governantes para que com isso eles possam mudar as suas atitudes e que favoream o desenvolvimento de suas atividades sem nenhum problema ou conflito entre ambos.

5. METODOLOGIA

Para a realizao deste trabalho, foram utilizadas basicamente duas estratgias. A primeira delas foi a conceituao terica, em que buscamos consolidar alguns pontos bsicos necessrios para um bom entendimento acerca do Terceiro Setor e das suas relaes com o Estado e mercado. A segunda o levantamento bibliogrfico inicial de obras brasileiras e outras obras. Com o desenvolvimento do projeto, irei ampliar as fontes de pesquisa, buscando aprimorar mais o trabalho.
6. FUNDAMENTAO TERICA

6.1. O PERFIL DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL Existem diversas tentativas de definio do terceiro setor, motivo de intenso debate e polmica, sobretudo nos anos 90. O conceito mais aceito atualmente o de uma esfera de atuao pblica, no-estatal, formada a partir de iniciativas privadas voluntrias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum. No caso brasileiro, um corte importante para a anlise e compreenso do terceiro setor deve ser feito com base na legislao que vigorou at maro de 1999, pela qual faziam parte de sua composio todas as instituies jurdicas, de direito privado, sem fins lucrativos. Por diversas razes histricas, abrigaram-se sob esta denominao genrica distintos agentes e organizaes da sociedade civil (OSCs), formando um conjunto heterogneo de atuao em causas especficas e gerais, nos campos poltico, social, econmico e cultural. Desta forma, as entidades que compem o terceiro setor no possuam qualificao especfica, por finalidade ou causa, no direito brasileiro. Tal heterogeneidade, alm da complexidade em se mapear, quantificar, qualificar e analisar tais organizaes dificultava o estabelecimento de normas, incentivos e polticas para o setor, representando uma grande barreira para seu desenvolvimento e para a clara percepo da sociedade quanto aos diferentes propsitos aos quais serviam. Assim, sob o mesmo estatuto jurdico estavam as organizaes efetivamente de interesse e utilidade pblica, que prestavam servios gratuitos populao, e outros tipos de organizaes como clubes de servios, de futebol, universidades e escolas privadas, dentre outros. Deste modo, a idia de um terceiro

setor aplica-se mais para delimitar um tipo de atuao diferenciada das instncias de governo e de mercado, mas que, embora com a mesma caracterstica legal, composto por um conjunto de instituies bastante diferentes quanto filosofia de atuao, dimenses, temticas e formas de interveno. Em decorrncia, o setor carece de estudos e pesquisas e no h um levantamento preciso do nmero de entidades que nele se enquadram, ainda que alguns trabalhos mais recentes apontem para a existncia de mais de 220 mil. 6.2. AS ORGANIZAES ESTUDADAS A dificuldade inicial para a caracterizao e escolha das ONG no haver classificao oficial que diferencie e estratifique os diversos segmentos formados por entidades sem fins lucrativos no Brasil. A priori, estariam colocadas em um mesmo saco (a usar uma expresso de Duro) escolas de samba, Santas Casas de Misericrdia, terreiros de umbanda, sindicatos, partidos polticos, fundaes educacionais, cooperativas, associaes assistenciais e as ONG, entre outras. A considerar esse universo, tem-se no Brasil, algo que pode variar entre 100 mil e 500 mil organizaes. Usa-se, como referncia, classificao e caracterizao baseadas na legislao vigente e em terminologias adotadas por estudiosos e por instituies associativas de reconhecimento nacional, como o Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas (GIFE), e a Associao Brasileira de Organizaes No-Governamentais (ABONG), entre outros. Os principais termos para designar as instituies que compem o universo sem fins lucrativos no Brasil so: sociedade civil sem fins lucrativos, ou simplesmente organizaes ou entidades Sem fins lucrativos; associaes; entidades filantrpicas, beneficentes ou de caridade; fundaes; organizaes no governamentais.

6.3. FASE/CEDAC/IBASE - UMA VISO DE CONJUNTO DAS ORGANIZAES A viso de conjunto das trs organizaes destaca os elementos estudados para caracterizar o foco do trabalho: a fora motriz determinante das misses e objetivos institucionais e os modelos organizacionais adotados para implementar os programas e atividades da decorrentes. Subsidiariamente, podero emergir elementos comuns e essenciais conformao de um segmento em construo, com particularidades expressivas mas pouco estudadas e para o qual no h teorias, modelos e anlises consagradas. 6.3.1. A FORA MOTRIZ DAS ONG O conceito de Fora Motriz um conceito unificador para guiar a formulao da estratgia no mais alto nvel empresarial - um mecanismo para o desenvolvimento, especificao e entendimento dos diferentes futuros possveis para a organizao. A fora motriz o gancho central da viso estratgica e o principal determinante da viso futura da empresa. Examinam-se, aqui, os antecedentes histricos das trs ONG e de seus dirigentes, as mudanas que marcaram novos rumos institucionais e organizacionais, os processos de planejamento e avaliao adotados e as vises de contexto e de futuro dos seus representantes. 6.3.2. ESTRUTURA ORGNICA E FUNCIONAL DAS ONG O termo estrutura orgnica e funcional ser usado para determinar o conjunto de relaes de ordem estrutural (modelos, instrumentos e mecanismos formais), para contrap-los s prticas e informalidades adotadas pelas ONG ao definir processos internos de comando e deciso, hierarquias de responsabilidades, misses institucionais e objetivos programticos, e ainda as relaes externas para desenvolvimento de parcerias de trabalho e captao de recursos financeiros e humanos. FASE, CEDAC e IBASE tm estatutos e regimentos internos registrados a partir das respectivas criaes dos rgos, por exigncia legal. As sucessivas atualizaes, porm, no tm sido suficientes para transformar esses documentos legais em instrumentos de referncia para o trabalho cotidiano das entidades. O

registro formal das mudanas processadas nos ltimos anos distancia-se da realidade, at porque a aprovao interna dos instrumentos legais requer a convocao de assemblias gerais previstas naqueles documentos, por vezes de difcil realizao, em face da disponibilidade dos membros e das despesas decorrentes. Processos e ritmos das mudanas evidenciam diferenas entre as organizaes: mais lentas, no caso da FASE, com a participao dos escritrios regionais e locais; mais conflitantes, no caso do IBASE, em razo do modelo centralizador de implementao adotado para as mudanas ali processadas; e de mais fcil conduo no CEDAC, pelo tamanho da instituio e pela dimenso local dos projetos. De qualquer modo, registram-se defasagens que tornam obsoletos os documentos legais e, portanto, de pouca utilidade, alm de distanciarem os representantes das instncias superiores assemblias gerais e conselhos do cotidiano organizacional.
7. CRONOGRAMA DE EXECUO DAS ATIVIDADES

2012/2 BIMESTRE FASES DA PESQUISA Mai Levantamento bibliogrfico Seleo bibliogrfica Leitura analtica Fichamento Pr-teste do questionrio Aplicao da pesquisa de campo Tabulao dos dados Organizao e anlise dos dados Estruturao do artigo Elaborao cientifico e entrega do artigo Jun Julh Ago

2013/1 BIMESTRE Jan. Fev. Mar. Abr.

8. REFERNCIAS

BOBBIO, N. A teoria das formas de governo. Traduo de Srgio Bath, 4. ed. Braslia: Universidade de Braslia, l985. BOBBIO, N.; BOVERO, M.. Sociedade e Estado na Filosofia Poltica Moderna. Traduo Carlos Nelson Coutinho, 4. ed., 1994, 1. reimpresso , 1996. BONAVIDES, P. Do Estado Liberal ao Estado Social. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1972. BRASIL. Lei n. 8.662 de 07 de junho de 1993. Dispe sobre a profisso de Assistente Social e d outras providncias. Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. Braslia, 1993.

También podría gustarte