Está en la página 1de 8

28

Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Proteo e seletividade

Captulo VIII Proteo de motores


Por Cludio Mardegan*

Na elaborao deste captulo sobre proteo dos motores, foram consultadas as seguintes normas/guias:

Em que: 49 Sobrecarga

ANSI C37.96-2000 NEMA MG-1 NFPA 20 Standard for the Installation of Centrifugal Fire Pumps NEC

48 Sequncia incompleta 46 Desequilbrio de corrente 37 Marcha a vazio 50 Unidade instantnea 51LR Rotor bloqueado aps a partida 66 Nmero de partidas por hora 50 GS Unidade instantnea Ground Sensor 51 GS Unidade temporizada Ground Sensor 87 Diferencial 38 RTD (Proteo de Mancal) 49S Sobrecarga trmica do estator e Electric Power

Protees utilizadas
Os estudos do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) Research Institute (EPRI) indicam que, em mdia, 33% das falhas em motores so eltricas, 31% so mecnicas e 35% so devidas ao ambiente, manuteno e outras razes. Assim, a adequada seleo e ajuste do motor so fundamentais para a boa perfomance do sistema. Apresenta-se na Figura 1 as protees mais comumente utilizadas para a proteo de motores de mdia tenso.

Pontos a serem observados


(a) Corrente (IP) e tempo (TP) de partida necessrio conhecer a corrente e o tempo de partida do motor. O ideal ter a oscilografia, principalmente dos motores de mdia tenso. Durao Depende da mquina acionada. Quando no se dispe de dados tpicos para o tempo de partida, o ideal fazer a simulao do tempo de partida. Se no se dispuser de um software para a realizao da simulao dinmica da partida do motor, os seguintes valores podem ser utilizados como referncia: Bomba: 5 s Compressor: 10 s

Figura 1 Protees tpicas para motores de mdia tenso.

Ventilador: no d para estimar

Apoio Apoio

O Setor Eltrico Agosto de 2010 O Setor Eltrico // Agosto de 2010

29

Moinhos: no d para estimar O valor da corrente de partida pode ser obtida do data sheet do motor. Algumas vezes encontrado na placa. Quando no se dispe, pode-se adotar o seguinte: Motor de mdia tenso: 6xIn Motor de baixa tenso: 8xIn (b) Ponto do tempo de rotor bloqueado (TRB) Este dado deve ser obtido com o fabricante, visto ser um dado de projeto do motor. No consta na placa e deve ser solicitado ao fabricante o TRB a frio (motor parado = em equilbrio trmico com o ambiente) e o TRB a quente (motor operando e na temperatura ambiente de projeto). Durao Depende do projeto da mquina. Os valores normalmente podem variar de 5 s a 25 s, sendo mais comum da ordem de 15 s a 17 s. (c) Curva tpica de proteo Apresenta-se na Figura 2 a curva tempo versus corrente tpica para a proteo de motores de mdia tenso. Como pode ser observado na Figura 2, a curva do dispositivo de proteo passa abaixo do ponto de rotor bloqueado (a quente).

Porm, na prtica, para garantir a proteo do motor, deve-se passar abaixo de toda curva de capacidade trmica do motor, protegendo-a integralmente em toda a sua extenso. A curva do rel deve passar aproximadamente 10% abaixo da curva de capacidade trmica nominal para a proteo do motor.

Figura 2 Curva tempo versus corrente tpica para proteo de motores de mdia tenso.

(d) Comportamento do motor de induo Na partida Na partida, o motor de induo pode ser representado como carga de impedncia constante. Isso significa: (Z= k = CTE) P = V2 / Z = k V2 (Parbola)

30

Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Proteo e seletividade

A Figura 3 mostra a caracterstica P x V (Potncia versus Tenso). Quando a tenso cai, a potncia e a corrente tambm caem.

Pela Figura 4(a) percebe-se que, se a tenso decresce para manter a potncia (ativa = potncia no eixo) constante, a corrente tem de aumentar (P = V x I). J na Figura 4(b) nota-se que se a tenso cai, a potncia reativa tambm cai. Ainda analisando-se a Figura 4(a), pode-se entender a razo pela qual prtica comum utilizar-se de rels de subtenso (funo 27) em CCMs. Quando a tenso cai, a corrente aumenta e assim o rel 27 trabalha como backup para sobrecarga nos motores de induo.

Motores de mdia tenso


Antigamente eram necessrios vrios rels para desempenhar as funes recomendadas para a proteo de um motor. Atualmente, os rels j possuem incorporadas as funes: desequilbrio de corrente, sequncia incompleta, marcha a vazio, etc.
Figura 3 Curva caracterstica P x V (Potncia versus Tenso) para motor de induo na partida.

As funes mais usuais so: 49, 50, 46, 48, 51 LR, 50 GS, 66 e 38. 49 Funo sobrecarga trmica 50 Funo de sobrecorrente instantnea 46 Funo desequilbrio de corrente 48 Funo sequncia incompleta (proteo de rotor bloqueado na partida) 51LR Funo rotor bloqueado (aps o motor partir) 50GS Funo de sobrecorrente instantnea ground sensor 66 Funo do nmero de partidas 38 Funo de temperatura dos enrolamentos (RTD Resistance Temperature Detectors) A funo de proteo de rotor bloqueado muitas vezes designada como mechnical jam. Apresentam-se a seguir os ajustes tpicos normalmente praticados.

Em regime
Em regime, o motor de induo pode ser representado como carga de potncia constante (potncia ativa). A potncia reativa pode ser representada como carga de corrente constante. A Figura 4 mostra as respectivas caractersticas.

Funo 49
Para se proteger adequadamente um motor termicamente deve-se ajustar a proteo de forma que a curva caracterstica t x I do rel passe abaixo da curva trmica de dano completa do motor, a qual traduz a suportabilidade trmica do motor na condio de regime, partida ou acelerao e rotor bloqueado. O IEEE Std 620 padroniza a forma de apresentao da curva de dano (limite trmico) dos motores para trs condies: (a) rotor bloqueado, (b) partida e (c) em regime. Essas curvas devem ser solicitadas ao fabricante. A maior parte dos rels digitais atuais possui um algoritmo interno que simula o limite trmico do estator, o qual representado pela equao:

Figura 4 Curva caracterstica P x V (Potncia versus Tenso) para o motor de induo: (a) Comportamento da potncia ativa e (b) Comportamento da potncia reativa.

32

Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Proteo e seletividade

Em que: T = Tempo de operao do rel [s] T = Constante de tempo de aquecimento do motor [s] IP = Corrente antes do pick up (previous load) [pu] K = Constante I B = Corrente base de referncia [pu] I = Corrente no rel em mltiplos da corrente de ajuste

enxerga, em condies de regime, uma corrente menor que a nominal (Is). Dessa maneira, caso no se corrija a corrente que o rel enxerga, na ocorrncia de uma sobrecarga, o motor no estar adequadamente protegido. A Figura 5 apresenta o esquema unifilar mostrando a situao sem e com o banco de capacitores e a Figura 6 mostra o respectivo diagrama fasorial.

Fenmeno quando capacitor chaveado com o motor


A funo 49 deve ser ajustada em: I 49 = 1 a 1,05 x IN-MOTOR. Curva trmica: Deve permitir o motor partir (> T P) e ficar abaixo da curva I 2t de rotor bloqueado (definida pelo ponto IRB e tRB). Algumas vezes pode-se utilizar toda capacidade trmica da mquina aplicando-se os fatores correspondentes devidos ao fator de servio. Em regime, quando o capacitor chaveado com o motor, o capacitor se carrega, e a fora contra-eletromotriz (f.c.e.m.) do motor suprida pelo sistema. Nestas condies, este fasor (f.c.e.m) gira sincronizadamente com o fasor de tenso da rede. Quando o motor desligado, o fasor da fora contra-eletromotriz do motor passa a ser suprido pela tenso do capacitor (que se encontrava carregado), mantendo o magnetismo remanente no ferro do motor. Porm, o fasor comea a abrir o seu ngulo de fase em relao tenso da rede. Se o contator for fechado em uma situao tal que este fasor esteja em contra-fase, a tenso no motor pode chegar a duas vezes a tenso nominal do motor, o que implica um torque de partida de quatro vezes o torque de partida nominal. Para que isso no ocorra, o tamanho do capacitor (kVAr total do banco) a ser chaveado com o motor no deve ser maior que o capacitor mximo admissvel que consta no data sheet do motor, que fornecido pelo fabricante. Quando no se dispe deste valor, deve-se dimensionar os kVAr totais do banco de capacitores de tal forma que o valor selecionado seja no mximo igual ao dado na equao a seguir. kVAr = 0.9 x
3 x kVN-MOTOR x Io Io = Corrente vazio nominal do motor [A]

Particularidade Capacitor chaveado com o motor


Quando capacitores so chaveados com motores, ou seja, os capacitores esto conectados entre o motor e o dispositivo de manobra (contator ou disjuntor) e a proteo est montante do ponto de conexo do capacitor, parte do reativo do que vinha da rede (sistema) para suprir a corrente nominal (In) passa a ser entregue agora pelo capacitor (Ic) e o rel

Nota: A corrente a vazio do motor pode ser medida com o motor sem carga.
Figura 5 Esquema unifilar de capacitores chaveados com o motor.

Funo 50 (unidade instantnea)


Se o dispositivo de manobra do motor disjuntor, deve ser ajustada em um valor tal que permita o motor partir. I50 = 1.1 x 1.6 x IP-SIMTRICA = 1.76 x IP-SIMTRICA. Se o dispositivo de manobra do motor contator, deve-se preferencialmente bloquear esta funo, deixando-a a cargo dos fusveis, pois se ocorrer um curto-circuito de elevada magnitude os contatores no tero capacidade para interromper a corrente de curto-circuito, podendo at mesmo explodir. Quando se utiliza fusveis, o calibre mximo a ser utilizado deve ser de 300% de In.
Figura 6 Diagrama fasorial para o esquema unifilar apresentado na Figura 5.

Apoio

33

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Funo 46 (Desequilbrio de corrente).


I46 < 0.15 x IN-MOTOR (ou 25% de desequilbrio) t46 = 3.5 s O valor mximo permitido para o ajuste da proteo de sequncia negativa deve ser de 15%. O desequilbrio mximo ocorre quando o motor perde uma fase, conforme mostrado na Figura 7. Nessas condies, a corrente de sequncia negativa dada por:

Funo 48 (sequncia incompleta/ rotor bloqueado na partida)


Esta funo deve atuar se o motor no conseguir completar a sequncia de partida e, assim, deve ser ajustada de modo a permitir o motor partir, porm, o ajuste de temporizao deve ficar abaixo do tempo de rotor bloqueado. I48 = (1.5 a 2) . In 1.1 x TP < t48 < TRB

Funo 51LR (rotor bloqueado aps a partida ou mechanical jam)


I51LR = (1.5 a 2) . In t51LR = 2 s

Funo 50GS (proteo ground sensor do motor)


I50GS = 15 a 20 A (ou 0.2 x IN-MOTOR) t50GS = 0 (se o dispositivo de manobra disjuntor) t50GS = 400 ms (se o dispositivo de manobra contator e o neutro do transformador de fora aterrado por resistor) Notas: 1 - Observar que podem ocorrer desligamentos devido m

Figura 7 Mxima corrente de sequncia negativa no motor: perda de fase.

34

Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Proteo e seletividade

distribuio dos cabos de mdia tenso dentro da janela do TC toroidal, principalmente para motores de grande porte. 2 - Quando o dispositivo de manobra do motor contator deve-se preferencialmente bloquear esta funo, se o sistema solidamente aterrado, deixando-a a cargo dos fusveis, pois se ocorrer um curtocircuito de elevada magnitude os contatores no tero capacidade de interrupo, podendo at mesmo explodir. Outra forma ajustar uma temporizao intencional para a funo 50GS de maneira a garantir que os fusveis operem primeiro quando a corrente de falta for superior capacidade de interrupo do contator (sem fusveis). 3 Quando o sistema aterrado por resistncia, o valor deste ajuste normalmente no deve ultrapassar a 10% do valor da corrente do resistor de aterramento.

Funo 66 (partidas por hora)


Para o correto ajuste desta proteo deve-se verificar o data sheet do motor, o qual apresenta o nmero de partidas permitido por hora, em funo do regime de funcionamento para o qual o motor foi projetado.

Funo 27 (subtenso)
antes uma proteo coletiva de motores e no individual, pois instalada na entrada de um CCM. Assim, em instalaes em que se tem motores de induo deve-se prover um rel de subtenso, pois, conforme explicado anteriormente, se a tenso cai, a corrente de regime do motor aumenta (carga de potncia constante), podendo danificar os motores. Assim, utiliza-se um rel 27 ajustado, conforme segue:

Funo 49S (RTDs)


A classe de isolamento dos motores apresentada na Figura 8. Nesta figura, mostra-se o valor da temperatura ambiente (adotado como sendo 40 C) e, em funo da classe de temperatura, apresenta-se um limite de aumento de temperatura. Para cada classe tambm mostrado o limite mximo permitido de temperatura. Como exemplo, a classe de isolamento F possui um limite de aumento de temperatura de 100 C e a temperatura mxima permissvel para esta classe de 155 C. O nmero 80% na grande maioria das vezes atende devido ao fato de que as quedas de tenso na partida normalmente no excedem 12%. Como as concessionrias podem ter at 7% de queda (Aneel: +5% e -7%), chega-se a 19%. Pick up: 80% Vn Temporizao: 2 s

Motores de baixa tenso


Normalmente so protegidos por rel trmico e fusvel retardado. A funo 49 tem o ajuste do rel trmico normalmente feito na corrente nominal (In) do motor (ou 1,05 x In), uma vez que os rels trmicos j apresentam um valor de partida superior corrente ajustada. Caso o motor possua um fator de servio (FS) superior a 1, pode-se ajustar a unidade trmica com o valor de In x FS. Os fusveis so escolhidos de modo que seja permitida a partida do motor, mas no devem ser maiores a 300% de In. importante observar que atualmente os rels digitais aplicados a motores de baixa tenso j vem com praticamente quase todas as funes de proteo dos motores de mdia
Figura 8 Limites de temperaturas para as classes de isolamento.

tenso e, assim, devem seguir as mesmas recomendaes descritas no item anterior.

Na Tabela 1, apresentam-se valores sugeridos para alarme e trip em funo do tamanho do motor, tenso e classe de isolamento.
Tabela 1 Valores sugeridos de alarme e Trip para ajusTe de rTds

Observaes: Os dispositivos de proteo devem proteger a curva trmica do motor (Tempo de rotor bloqueado TRB). Os dispositivos de proteo devem ser ajustados de modo a permitir circular a corrente de partida [Curva da corrente de partida ou no mnimo checar o ponto (IP;TP)]. Os dispositivos de proteo instantneos no devem atuar para as correntes assimtricas de partida.

36

Apoio

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

Proteo e seletividade

Resumo dos ajustes tpicos:


(a) moTor de mdia Tenso com conTaTor ajusTe de fase
Funo 49 I49 = 1 a 1,05 x IN-MOTOR Curva trmica: Acima de TP (> TP) e abaixo de TRB. Funo 46 I46 0.15 x IN-MOTOR (ou 25% de desequilbrio) t46 = 3.5 s Funo 48 I48 = (1.5 a 2) x IN-MOTOR 1.1 x TP < t48 < TRB Funo 51LR I51LR = (1.5 a 2) x IN-MOTOR t51LR = 2 s Funo 50 I50 = (Bloqueado = Contator) t50 = Mximo Funo 38 ALARME= CL.ISOL-10 oC TRIP= CL.ISOL (kVN_MOTOR 7) TRIP= CL.ISOL-5 oC (kVN_MOTOR > 7) Funo 37 (S p/ Bomba Centrifuga) I37 = 0.1 x IN-MOTOR t37 = 3.5 s Funo 66 Ajuste = 2 partidas/hora

Figura 9 Ajustes tpicos de fase para motores de mdia tenso com contator e fusveis.

(b) moTor de mdia Tenso com disjunTor ajusTe de fase

Funo 49 I49 = 1 a 1,05 x IN-MOTOR Curva trmica: Acima de TP (> TP) e abaixo de TRB. Funo 46 I46 0.15 x IN-MOTOR (ou 25% de desequilbrio) t46 = 3.5 s Funo 48 I48 = (1.5 a 2) x IN-MOTOR 1.1 x TP < t48 < TRB Funo 51LR I51LR = (1.5 a 2) x IN-MOTOR t51LR = 2 s Funo 50 I50 = 1.76 x IP-SIMTRICA t50 = Mnimo Ajuste Rel (< 50 ms) Funo 38 ALARME= CL.ISOL-10 oC TRIP= CL.ISOL (kVN_MOTOR 7) TRIP= CL.ISOL-5 oC (kVN_MOTOR > 7) Funo 37 (S p/ Bomba Centrifuga) I37 = 0.1 x IN-MOTOR t37 = 3.5 s Funo 66 Ajuste = 2 partidas/hora

Figura 10 Ajustes tpicos de fase para motores de mdia tenso com disjuntor.

(c) moTor de mdia Tenso com conTaTor ajusTe de Terra


Funo 51GS I51GS = 15 a 20 A (0.2 x IN-MOTOR) t51GS = 400 ms (se for aterrado por resistncia) (coordenar c/ fusvel + contator se solidamente aterrado) Funo 50GS I50 = (Bloqueado) t50 = Mximo

Figura 11 Ajustes tpicos de terra para motores de mdia tenso com contator e fusveis.

Apoio

37

O Setor Eltrico / Agosto de 2010

(d) moTor de mdia Tenso com disjunTor ajusTe de Terra

(f) moTor de baixa Tenso com conTaTor ajusTe de Terra

Funo 51GS I51GS = (Bloqueado) t51GS = Mximo Funo 50GS I50 = 15 a 20 A (0.2 x IN-MOTOR) t50 = Mnimo ( 50 ms) Figura 12 Ajustes tpicos de terra para motores de mdia tenso com disjuntor.

Funo 51GS I51GS = 15 a 20 A (0.2 x IN-MOTOR) t51GS = 400 ms se aterrado por resistncia. (Coordenar com Fusvel + Contator se solidamente aterrado) Funo 50GS I50 = (Bloqueado) t50 = Mximo Figura 14 Ajustes tpicos de terra para motores de baixa tenso com contator e fusveis.

(e) moTor de baixa Tenso com conTaTor ajusTe de fase

aquecimento = 30 a 120 minutos (1.800 a 7.200 segundos) Para o motor resfriar, na falta das informaes do fabricante, a seguinte faixa pode ser utilizada: Resfriamento = 3 a 5 vezes Aquecimento (3.600 a 7.500 segundos)

Bomba de incndio com acionamento eltrico


A norma NFPA 20 Standard for the Installation of Centrifugal Fire Pumps, no item 7-4.3.3, subitem 2, prescreve que as bombas de incndio eltricas devem possuir elementos de proteo de sobrecorrente sensveis do tipo No Trmico. Na seo 7-4.4, subitem 1, para um motor do tipo gaiola, o dispositivo de proteo deve: (a) Proteger o motor contra travamento do rotor;
Nota: Fusvel mximo admissvel 300% x IN-MOTOR. Funo 49 I49 = 1 a 1,05 x IN-MOTOR Curva trmica: Acima de TP (> TP) e abaixo de TRB. Funo 46 I46 < 0.15 x IN-MOTOR (ou 25% de desequilbrio) t46 = 3.5 s Funo 48 I48 = (1.5 a 2) x IN-MOTOR 1.1 x TP < t48 < TRB Funo 50 I50 = (Bloqueado = Contator) t50 = Mximo Figura 13 Ajustes tpicos de fase para motores de baixa tenso com contator e fusveis.

(b) Ser calibrado para ter um pick up de 300% da corrente nominal do motor. A norma americana NEC (NFPA 70), na Seo 695.6, subitem D, prescreve que o circuito do motor no dever ter proteo contra sobrecargas. Dever ter apenas proteo contra curto-circuito.
*CLUDIO MARDEGAN engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajub (atualmente Unifei). Trabalhou como engenheiro de estudos e desenvolveu softwares de curto-circuito, load flow e seletividade na plataforma do AutoCad. Alm disso, tem experincia na rea de projetos, engenharia de campo, montagem, manuteno, comissionamento e start up. Em 1995 fundou a empresa EngePower Engenharia e Comrcio Ltda, especializada em engenharia eltrica, benchmark e em estudos eltricos no Brasil, na qual atualmente scio diretor. O material apresentado nestes fascculos colecionveis uma sntese de parte de um livro que est para ser publicado pelo autor, resultado de 30 anos de trabalho. CONTINUA NA PRXIMA EDIO Confira todos os artigos deste fascculo em www.osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

Constantes de tempo de aquecimento e resfriamento


Sempre se deve consultar o fabricante do motor. Porm, nem sempre se tem as constantes de tempo de aquecimento e resfriamento de um motor. Na falta dessas informaes, h a indicao de uma faixa tpica, apresentada a seguir:

También podría gustarte