Está en la página 1de 7

RESENHAS

WEEDWOOD, B. Histria Concisa da Lingstica.


Traduo: Marcos Bagno. So Paulo: Parbola, 2002.

Ronaldo de Oliveira BATISTA Centro Universitrio Nove de Julho

Um nmero crescente de livros a respeito da histria dos estudos sobre lnguas e linguagem vem sendo publicado no Brasil, caracterizando um momento de maior interesse sobre o passado, o desenvolvimento e os estgios atuais da lingstica. Tal fato aparece em boa hora, uma vez que necessrio, sempre, recolocar a importncia, para o lingista, do conhecimento dos perodos iniciais e do desenvolvimento, ao longo do tempo, de seu campo de estudos. A publicao da cuidadosa traduo do livro de Barbara Weedwood, professora e pesquisadora neozelandesa nas reas da histria da lingstica e da lingstica antropolgica, inserese nessa corrente de publicaes. Histria Concisa da Lingstica um manual de introduo histria da lingstica, como o prprio ttulo evidencia. No entanto, no se deve pensar de antemo que a histria proposta realizada longe de pesquisas e acuradas observaes, as quais acabam por revelar o amplo trabalho e a experincia da pesquisadora na rea. Mesmo seguindo o objetivo da conciso, o livro de Barbara Weedwood consegue transmitir no s a segurana das afirmaes precisas a respeito de momentos-chave nos estudos sobre lnguas e linguagem, como tambm consegue incitar nossa curiosidade, abrindo um canal para que o leitor passe a se interessar mais pela histria da lingstica, cumprindo, dessa maneira, o que deve ser o papel dos manuais introdu Revista da ABRALIN, vol. 1, no 1, p. 253-257, julho 2002.

RESENHA

trios: incentivar pesquisas e leituras posteriores. Num estilo claro e preciso, conservado pela traduo (que teve o cuidado de adaptar exemplos para melhor compreenso do leitor brasileiro), a autora nos leva a reflexes sobre os perodos conhecidos como fundamentais no desenvolvimento de teorias lingsticas. Mas, diferentemente de diversos manuais de histria da lingstica, a autora no deixa de lado a reflexo sobre o trabalho historiogrfico, com breves, mas precisas, consideraes. Nesse sentido que vemos colocaes a respeito do tratamento reduzido, nas pesquisas do mundo ocidental, das tradies no-ocidentais nos estudos sobre a histria da lingstica. Se a autora no aprofunda tal reflexo, ela nos deixa a afirmativa certeira, mas incrivelmente ausente em muitos manuais, de que a escassez de abordagens sobre essas tradies noocidentais derivada do fato, simples mas nem sempre dito, de que estudos como os dos chineses, rabes e indianos (em perodos anteriores era crist) tiveram influncia quase nula sobre nossa tradio lingstica. Nos comentrios introdutrios, a autora nos indica sua maneira de fazer histria da lingstica, situada num campo reconhecidamente dividido em trs formas diversas de realizao (complementares, na opinio de Barbara Weedwood): os estudos anglo-americanos (mais dedicados relao entre estudos lingsticos e os ambientes histricos e socioculturais); os estudos franceses (concentrados na pesquisa das idias lingsticas inseridas na histria cultural); os trabalhos alemes (interessados numa aplicao dos instrumentais da filosofia histria da lingstica). Aps os comentrios introdutrios (pp.9-20), a autora inicia sua histria da lingstica, dividindo-a pelos aspectos que considera mais importantes em cada poca. O incio, como no podia deixar de ser para a tradio ocidental dos estudos lingsticos, na Grcia e na Roma clssicas, na parte chamada A tradio ocidental at 1900 (pp.21-101). A autora trata da importncia da linguagem para os filsofos gregos como meio de
254

RONALDO DE OLIVEIRA BATISTA

compreenso da realidade, com abordagens a respeito da teoria da letra (que tanta influncia exerceria em todo o processo de gramatizao ocidental), dos estudos etimolgicos (com elucidativos comentrios sobre o Crtilo de Plato) e de que forma essa tradio greco-romana chegou na Idade Mdia e se diversificou na tradio de estudos especulativos. preciso ressaltar que a autora faz afirmaes de forma direta e didtica, mas sempre abrangentes o suficiente para nos iluminar a compreenso, como na passagem que destacamos a seguir, sobre a influncia da gramaticografia grega sobre a romana: Uma importantssima conseqncia da filtragem da doutrina gramatical grega pelos romanos, conseqncia visvel at hoje nos compndios gramaticais normativos, o que poderamos chamar de teoria da frase auto-suficiente (p. 34). Se a afirmao no nos diz algo original sobre o tema, indica-nos uma reflexo importante e que deve estar presente em histrias da lingstica, mas nem sempre est, uma vez que comum ver comentrios superficiais sobre a transferncia de saberes gramaticais entre Grcia e Roma. Ainda na anlise da tradio clssica ocidental, Barbara Weedwood informa sobre aspectos particulares dos estudos que aborda, o que acaba conferindo um sabor especial sua histria da lingstica, oferecendo em meio a abrangncias dados mais especficos que podem motivar leituras futuras. Tal caracterstica pode ser observada no comentrio breve que faz sobre o fato de ter sido introduzido apenas no sculo XIX o hbito de colocar exerccios em gramticas normativas (p. 39). A anlise dos estudos gramaticais do Renascimento segue a da tradio clssica. A autora destaca o perodo renascentista por achar que nesse momento histrico foram feitas importantes conquistas nos estudos sobre as lnguas, principalmente na caracterizao de uma gramaticografia dividida entre descries que buscavam particularidades das diversas lnguas (matriz da futura tradio dos estudos histrico-comparativos) e as que procuravam princpios universais manifestados tambm em diversas lnguas (a gramtica geral).
255

RESENHA

Como no poderia deixar de ser, o captulo A Lingstica no sculo XIX (pp.103-123) trata dos estudos reconhecidos consensualmente pela historiografia como sendo o marco do incio dos estudos cientficos da lingstica. Vemos nesta parte as j tradicionais abordagens dos trabalhos de Humboldt, dos neogramticos, e tambm uma didtica exposio do que seria o mtodo comparativo de anlise lingstica. Entre as descries dos estudos lingsticos do sculo XIX, pode-se observar uma caracterstica necessria aos estudos de carter histrico (evidenciando mais um cuidado no trabalho da autora): a elucidao da metalinguagem de perodos anteriores ao contemporneo. Diz Barbara Weedwood sobre o termo aspirado, to utilizado na lingstica antes de seu chamado perodo cientfico: bom notar que o termo aspirada usado por Grimm cobria categorias to foneticamente distintas quanto oclusivas aspiradas (BH,PH), produzidas com uma emisso de ar audvel, e fricativas (F), produzidas com uma frico audvel em conseqncia da ocluso incompleta do ar vocal (p.105). A quarta e ltima parte, A Lingstica no sculo XX (pp.125155), trata dos estudos estruturalistas, divididos nas correntes europia (iniciada com Saussure) e americana (os trabalhos de Boas, Sapir e Bloomfield). Tambm so abordados os estudos da gramtica gerativo-transformacional, as reaes ao trabalho de Chomsky, a Escola de Praga e o funcionalismo. A autora ainda faz referncia, conferindo um inevitvel aspecto de atualizao ao livro, aos estudos pragmticos e ao trabalho de Bakhtin. O tratamento dos estudos lingsticos do sculo XX tem incio com a autora destacando o aspecto de continuidade na lingstica no tratamento de algumas questes, ao afirmar que [n]a lingstica do sculo XX, vamos encontrar a mesma tenso das pocas anteriores entre o foco universalista e o foco particularista na abordagem dos fenmenos da lngua e da linguagem (p.125). Tal aspecto j podia ser verificado, com destaque, na produo de gramticas no perodo renascentista. Tambm o surgimento de outros campos da pesquisa lingstica apontado pela autora como uma das caractersticas da cincia lingstica do sculo
256

RONALDO DE OLIVEIRA BATISTA

XX; ao lado da chamada lingstica dura, h as pesquisas associadas a outros campos de saber das cincias humanas, como os estudos sociolingsticos, psicolingsticos, da lingstica antropolgica, da filosofia da linguagem e os de anlise do discurso. Seria interessante que a autora tivesse escrito uma concluso deste estudo introdutrio, destacando aqueles perodos da lingstica que se caracterizaram como momentos de continuidade ou de descontinuidade no tratamento de questes centrais dos estudos sobre lnguas e linguagem, uma vez que esse tipo de comentrio sugerido em algumas passagens do livro. Um Guia de Leitura (pp.157-160), indicando outros manuais de histria da lingstica e tambm estudos mais especficos, e um funcional ndice de autores e obras fundamentais (pp.161-165) encerram o livro. A leitura da histria da lingstica de Barbara Weedwood, alm de ser feita com prazer, pode nos indicar uma forma de fazer um manual introdutrio sobre o desenvolvimento dos estudos sobre lnguas e linguagem. Importante destacar, mais uma vez, os breves e precisos comentrios analticos da autora, fornecendo evidncias ao leitor do que de mais importante se deve saber sobre as fases da histria da lingstica. Alm do fato de que so exatamente as pertinentes observaes analticas que instigam a curiosidade do leitor para a busca de informaes mais aprofundadas. Nesse sentido, louvvel a deciso da traduo brasileira de fazer um guia de leitura, orientando aquele que se interessar pela histria dos estudos lingsticos. Recebido em abril de 2002. Aceito em junho de 2002.

257

También podría gustarte