Está en la página 1de 10

3

A LEITURA E A MATEMTICA UNIDAS EM SALA DE AULA


Juliana Rosa de Oliveira <jufdv@hotmail.com>1

Faculdade de Viosa R. Dr. Milton Bandeira, 380 Centro- CEP 36570-000- Viosa, Minas Gerais RESUMO
Neste projeto apresenta-se uma alternativa para o trabalho com crianas da educao infantil, considerando tanto a importncia da leitura como a necessidade de incorporar os conceitos matemticos desde essa fase do desenvolvimento. Diante das caractersticas do desenvolvimento da criana prope-se atividades ldicas, planejadas com cuidado e preocupao.

Palavras-chave: Matemtica, leitura, interdisciplinaridade INTRODUO


Atualmente uma grande tarefa para os pais e professores estimular o gosto e a prtica da leitura em seus filhos e em seus alunos. Vrias vezes em casa e at mesmo na escola, faltam incentivos e os contedos disciplinares no so interessantes para as crianas, pois a escola apresenta conceitos de forma errnea e desestimulante, tolhendo na criana sua criatividade, curiosidade e desenvoltura. Tudo isto atrapalha, atrasa e desestimula os alunos em seu aprendizado, dificultando e impedindo que a educao alcance o avano esperado, tornando-a cada vez mais uma prtica enfadonha e fadada ao fracasso. Por isso necessrio elaborar contedos e material que despertem nos alunos interesse, estmulo e o desenvolvimento de habilidades de pensamento. Sem dvida a leitura e a Matemtica, juntas na sala de aula, sero um forte apelo ao ldico e um envolvente desafio para a criana. Isso permite que ela construa capacidades de interpretar, analisar, sintetizar e descrever tudo aquilo que sente e observa no seu cotidiano escolar. A comunicao ajudar no desenvolvimento matemtico, favorecendo a melhor compreenso dos contedos na vida dos alunos fazendo, assim, de cada um deles leitores assduos. Esse projeto prope estimular a leitura, a criatividade e o interesse por livros relacionados com a Matemtica facilitando a compreenso dos contedos propostos em sala de aula, levando o aluno a levantar hipteses, criar e resolver problemas, estimulando o raciocnio por meio do ldico.

Para aprender a ler, as crianas devem ver formas de empregar a leitura para ampliar os seus objetivos e interesses. Se a linguagem escrita tem significado para as crianas, elas aprendero da mesma maneira que aprenderam a usar a linguagem falada. As histrias so importantes e de grande ajuda especialmente porque as crianas aprendem muito sobre leitura com os autores, mas tambm so importantes as placas, os rtulos e os outros casos de escrita que a
1

Aluna do curso de Pedagogia, 5 Perodo, Faculdade de Viosa

4
cercam em seus ambientes. As crianas devem ser bem aceitas nos clubes de alfabetizao para que possam receber todos os tipos de demonstrao e colaborao de que precisam para tornarem-se leitores tambm. (SMITH: 1999, p. 125).

Atravs desta reflexo observa-se que necessria a integrao entre a leitura e a Matemtica. E o trabalho pedaggico na forma de projeto, promove a interdisciplinaridade, a contextualizao dos contedos e a participao motivada dos alunos de modo efetivo e coletivo. Contribui tambm para o bom desenvolvimento do trabalho em grupo, fazendo com que os alunos entendam a sua importncia, cumpram suas tarefas e aproveitem as contribuies dos colegas na construo dos conhecimentos e na reflexo pessoal. Depois da elaborao e quando for aplicado, este projeto visa inovao na forma de estimular a leitura e as diversas conseqncias na vida da criana. Visa tambm estabelecer um ambiente em que o aluno crie uma unio cognitiva e significativa entre a leitura e a linguagem oral e escrita, junto com idias de um senso comum entre a matemtica e suas representaes simblicas. Com este projeto as crianas vo ser estimuladas a criarem o hbito de ler e assim no futuro, quem sabe, tornarem-se novos escritores e escritoras.

Objetivo Identificar novas tcnicas e novas prticas interdisciplinares de ensino-aprendizagem da matemtica e leitura, para despertar o interesse do aluno, propiciando a superao das dvidas de interpretao, assim como, na resoluo de problemas matemticos. REFERENCIAL TERICO Contemporaneamente nas escolas, seja pela falta de recursos e tcnicas, os professores fazem do seu ambiente de trabalho um lugar triste, montono e rotineiro para si e tambm para os seus alunos. Este lamentvel quadro deve ser mudado e a situao revertida e transformada. CATUNDA (2005, p. 21) mostra como deveria ser a escola:
H pouco descobri que a palavra escola deriva do ludus, que, entre outros significados, tambm alegria. Como? Acho que todos precisamos refletir sobre o que estamos fazendo do ambiente que deveria ser sinnimo de felicidade. A casa da alegria, o lugar onde os aprendentes e os ensinantes interagiam e se deliciavam com os processos de ensinagem. O lugar da festa deu lugar seriedade.

Para que isto acontea preciso que o educador reflita sobre a sua prtica e tudo aquilo que precisa ser melhorado e inovado no mbito escolar. Uma forma para que isto acontea, utilizando o jogo, pois ele um forte e atraente estmulo para o aprendizado do aluno, como relata FRIEDMANN (1996: p.17) Atravs do jogo a criana fornece informaes, e o jogo pode ser til para estimular o desenvolvimento integral da criana e trabalhar contedos curriculares. Pois atravs disto o professor poder fazer, uma observao e compreenso do brincar na vida da criana e podendo atuar na vida da

5
mesma, facilitando na absoro dos contedos e conhecimentos. Alm disso, a autora citada acima, destaca que se pode despertar tambm nas crianas a sua oralidade, interao e socializao.
No jogo partilhado com um ou mais indivduos (outras crianas ou adultos), a criana se comunica verbalmente ou atravs de gestos. Essas interaes sociais so fundamentais no jogo. nas interaes estabelecidas com outras pessoas que o jogo acontece e assume caractersticas nicas. Durante essas trocas a criana tem a oportunidade de assumir diversos papis, experimentar, se colocar no lugar do outro, realizar aes ais ou menos prazerosas e expressar-se. FRIEDMANN (1996, p.17).

Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras so atividades prazerosas e significativas, que educam e fazem que a criana desenvolva no seu cotidiano o seu fsico, o social, a memria, a percepo, a inteligncia, a disciplina e tambm o respeito pelo prximo. Fazendo que o educando comece a conhecer, vivenciar e absorver as regras dentro da sala de aula e onde ela vive deixando de lado o estado de anomia. Pois FRIEDMANN (1996: p.35) A regra coletiva , no comeo, exterior ao indivduo e sagrada. Pouco a pouco vai se interiorizando, resultando no livre exerccio do consentimento mtuo e da conscincia autnoma. Usar a imaginao no jogo um atrativo e um estimulante meio para a criana desenvolver sua criatividade e seu potencial intelectual. A autora FRIEDMANN (1996): orienta que o jogo importante para o desenvolvimento da criana principalmente pelo fato de que as coisas e as aes nem sempre so o que parece, isto , formam-se situaes imaginrias que permitem criana agir de forma independente daquilo que ela v, sendo assim, orientada pelo significado da situao. Outra tcnica que o educador deve utilizar na sala de aula a arte, pois ela auxiliar na mediao entre o entender os contedos e o saber expressar-se, promover e desenvolver as diversas habilidades em seus alunos, como novas descobertas e novos estmulos como prope CHALITA (2001) A arte no pode ser resumida a uma simples proposta de trabalhos artsticos, deve-se dar um sentido a ela, pois a arte a mais pura expresso dos sentimentos da liberdade humana, sendo capaz de despertar as pessoas para a sensibilidade. Assim a criana com o auxlio do professor ir aprender e logo depois passar a trabalhar e desenvolver-se por si mesma, possibilitando ao educador fazer uma avaliao do desenvolvimento do seu aluno. Como afirma FRIEDMANN (1996, p.36):
A Zona de Desenvolvimento Potencial ou Proximal um conceito formulado por Vigostky para explicar o que a criana capaz de fazer com o auxlio de pessoas mais experientes. Com esse mtodo podemos avaliar o processo de desenvolvimento at o presente momento e os processos de maturao j produzidos, assim como os processos que esto sendo amadurecidos e se desenvolvendo.

O bom mestre, aquele que se preocupa com a sua formao, busca novos conhecimentos, novos contedos e conceitos presentes na sala de aula, fazendo que aja uma interao constante, para assim, alcanar xito no ato de lecionar. CHALITA (2001, p. 195-196) diz:
O aprender a aprender no envelhece nunca. Trata-se de habilidade, de uma constante perspectiva de lanar-se ao novo atravs de cursos, leituras de livros, revistas, jornais,

6
internet, pesquisa, anlise de outros profissionais. [...] Sendo a habilidade mais importante do que o contedo no processo de aprendizagem, um fator que contribui decisivamente nesse processo a dimenso interdisciplinar ou at mesmo transdisciplinar. Sob o enfoque da interdisciplinaridade o conhecimento no compartimentado; as disciplinas conversam.

Com a leitura as pessoas comeam a adquirir conhecimentos e mostrar as suas vontades e desejos atravs da linguagem. A leitura na sociedade hodierna permitir ampliar horizontes e o despertar para o mundo que ladeia a criana, fazendo assim, que ela use mais a imaginao e crie solues para os problemas que aparecem na sua vida. Pois os educandos, quando so habituados a ler, vo ter grandes chances de serem bons alunos e se destacarem nas demais matrias. Pois a interdisciplinaridade e a consonncia entre as matrias, como a Matemtica e a Linguagem Oral e Escrita, permite que as crianas avancem na compreenso dos conhecimentos, permitindo uma melhor adsoro e aproveitamento das mesmas. Como expressa CONSTANTINO (2006):
A Matemtica e a Lngua Materna representam elementos fundamentais e complementares, que constituem condio de possibilidade do conhecimento, em qualquer setor, mas que no podem ser plenamente compreendidos, quando considerados de maneira isolada.

BRASIL (2006, p.39), em seu artigo, orienta que o brincar, leva a uma apropriao e constituio pelas crianas de conhecimentos, habilidades na rea da linguagem da cognio, dos valores e da sociabilidade. Sendo que estes conhecimentos auxiliam, nas narrativas presentes, no dia-adia das crianas. Assim elas podem compreender as demais disciplinas e ter maiores esclarecimentos, principalmente na rea de Matemtica, pois, quando o aluno compreende a Lngua Portuguesa, alcanar maior xito no estudo de matemtica, vencendo as possveis dificuldades. Tudo isso dentro de um contexto que os educando, se expressem livremente e de forma ldica. Portanto, toda esta reflexo sugere que os professores, as escolas e os pais proporcionem nas crianas um maior conhecimento dos contedos, presentes nas salas de aula. Objetivando uma maior interao ente os educandos, a leitura, a matemtica e a comunicao, atravs de recursos inovadores como o jogo. Pois a unio deles permite uma melhor prtica pedaggica nas escolas, fazendo surgir a educao que todos almejam e esperam.

METODOLOGIA DE PESQUISA
A investigao ora proposta ser de natureza qualitativa e seguir o modelo da pesquisa exploratria, procurando formas de interao entre a leitura e a matemtica, facilitando a compreenso das crianas e criando novas formas de desenvolver sua percepo e absoro dos contedos e dos novos conhecimentos. Utilizando mtodos indutivos, para verificar e constatar se os educandos esto superando as dificuldades e aprendendo as novas prticas apresentadas pelo professor.

7
A pesquisadora participar de todas as fases do projeto, incluindo a fase de interveno, e ser a responsvel pela coleta e anlise dos dados. O estudo ser realizado em uma escola particular de educao infantil, na zona urbana do municpio de Viosa. Sero sujeitos da pesquisa os professores e alunos matriculados no maternal, 1 e 2 perodos e classe de alfabetizao I (antigo 3 perodo). A coleta de dados ser realizada em trs etapas. Na primeira etapa, realizada antes da interveno, sero coletados dados sobre a realidade da escola, caracterizao dos alunos, seu desenvolvimento e aprendizagem, mtodos e atividades de ensino. Elegeu-se a elaborao de questionrio para ser aplicado aos professores para obteno de dados citados acima. Pretende-se, ainda, realizar conversas com os alunos das diversas turmas com o propsito de verificar seus interesses e possveis dvidas. Essas conversas possibilitaro tambm estabelecer contato do pesquisador com as crianas, criando um clima agradvel, propcio realizao da interveno. A segunda etapa do projeto constar da interveno, quando a pesquisadora aplicar a proposta de ensino da Matemtica aliada ao ensino da Leitura. As observaes realizadas sobre cada turma, sero registradas aps cada aula em um dirio de campo. Tambm sero obtidos dados com as produes realizadas pelos alunos. O educador atravs das produes ir analisar se houve desenvolvimento na compreenso dos contedos e se ocorreu a interao entre a leitura e a matemtica. Essa fase pressupe que os dados sejam analisados imediatamente aps sua observao para que possam alimentar o processo de interveno. Essa prtica permitir que as aes atendam as necessidades dos alunos. A terceira etapa, realizada logo aps a fase de interveno, constar da verificao dos efeitos da interveno. Constar de conversas com os alunos sobre o trabalho desenvolvido. Os dados sero registrados logo aps a realizao da conversa. A anlise dos dados ser de natureza estatstica descritiva, obtida aps a realizao dos trabalhos elaborados pelos alunos, resposta do questionrio, a pesquisadora utilizar os dados coletados e os seus resultados, entre os quais os da avaliao processual e tendo como suporte o referencial terico. Por ltimo ser feito um relatrio para a anlise do projeto e sua atuao na escola e na vida estudantil dos alunos.

PROPOSTA DE INTERVENO
A seguir apresentada a proposta de interveno: recursos didticos, organizao da sala de aula, metodologia de ensino, trabalhos interdisciplinares, resultados esperados, avaliao. 1. Recursos didticos

8
Jogo Tangram; Livro: Os trs porquinhos;Molde dos fantoches de dedo; Dobraduras; Folhas de papel ofcio; Cartolina; Lixa; Giz de cera; Copinhos para dinmica; Garrafa peti; Bolinhas de isopor e tecido tule; Material para construo de uma maquete; eCola. 2. Organizao da sala de aula A proposta de arrumao da sala de aula durante cada atividade exercida deve ser:

Em crculo, nos momentos de ouvir a histria e durante a exposio dos trabalhos feitos pelos alunos. Em grupos de quatro ou cinco alunos para estes elaborarem os personagens e criarem suas prprias histrias. As dinmicas sero feitas em grupos na disposio normal da sala de aula.

3. Metodologia de Ensino O trabalho ser realizado em 11 momentos, descritos abaixo. 1momento Comentar e indagar os alunos sobre a histria que eles vo ouvir, sem ainda dizer o ttulo, para estimular o interesse e a curiosidade dos mesmos. Contar a histria: Os trs porquinhos com entonao. Depois deixar cada aluno observar e manusear o livro. Com esta histria poder ser feito o trabalho de unio entre a leitura e a matemtica na sala de aula, despertando nos alunos, o hbito da leitura. A literatura infantil uma frmula de estimular a imaginao das crianas organizando, assim, suas ansiedades e aspiraes, sugerindo as possveis solues para os problemas e aguando as capacidades crticas de cada criana. Pois atualmente pouco se tem feito nas escolas e na sala de aula, para diminuir e articular estas duas disciplinas, apesar de fazerem parte do currculo escolar. 2momento Formar grupos entre os alunos e utilizando uma dinmica previamente combinada, que favorea a concentrao, distribui-se um copinho para cada grupo. Escolhe-se uma palavra da histria, a professora reconta a histria e quando a palavra escolhida for pronunciada, uma criana do grupo ter que pegar o copinho. Assim, estabelecido um jogo entre os alunos, despertando o interesse e a ateno dos alunos. Mostrando a eles o quanto importante relacionar a leitura, a matemtica na vida escolar e cotidiana dos mesmos. Para sanar a dvidas sobre os conceitos e contedos matemticos preciso interao e compreenso da linguagem oral e escrita.

9
Questionar o que os alunos acharam da histria? Quais os personagens? Quantos so? Quais os nmeros que aparecem na histria? Quantas casas? O que eles acharam das construes? Comparar com as construes de hoje. 3momento Na sala, com os alunos dispostos em crculo, conversar sobre a histria contada na ltima aula, mostrar o brinquedo de garrafa peti com bolinhas de isopor e pedir para eles soprarem, para demonstrar os conceitos de muito / pouco, devagar / depressa, forte / fraco. Com este brinquedo o educador vai superar as possveis dvidas dos alunos, nos conceitos trabalhados atravs da histria contada. 4momento Apresentar o livro agora em forma de painel. Formar grupos de cinco alunos e distribuir cartes com nmeros de um a cinco para cada grupo e pedir, para cada componente, colocar os cartes nas respectivas cenas trabalhando a organizao, a seqncia e a ordenao. Contar a histria e trabalhar os nmeros com cartes, possibilitar ao educando desenvolver a concentrao, o raciocnio lgico-matemtico e a memria dos educandos. Fazendo a juno entre a matemtica e a leitura no mbito escolar. 5momento Novamente formar grupos, agora de quatro alunos. Trabalhar com os fantoches de dedos trazidos pelo professor, mostrando para cada criana os personagens, deixando-as colorir e escolher seu prprio personagem para represent-lo ou criar uma nova histria. Pois, isto proporcionar ao professor, explorar o potencial criativo, aumentar a capacidade de concentrao de cada criana e desenvolver a aceitao das regras entre elas. 6momento Contar a histria do Tangram, a lenda que o envolve, mostrando algumas figuras formadas com as suas peas. Pedir para as crianas descreverem as peas do Tangram. Perguntar para as crianas: quantas figuras esto presentes no Tangram? Que formas possuem? Quais as figuras que eles conhecem? Quantas so iguais? Quais so as de tamanho diferentes? Quais apresentam uma s forma? Confeccionar e disponibilizar para os alunos as peas do Tangram, deixando-os colorir, manusear e construir livremente figuras. Assim o educador far papel de mediador entre o aprender e o saber expressar dos alunos; podendo tambm trabalhar a criatividade existente nos mesmos, permitindo a articulao entre a leitura e a matemtica constituindo a interdisciplinaridade entre elas no mbito escolar. 7momento Nesse momento o professor distribui aos alunos peas do Tangram recortadas na lixa e coladas em folhas de papel ofcio, para que eles transponham com giz de cera, de cores diferentes, cada personagem e objetos da histria (as casas, o lobo, os porquinhos). Depois distribuir para cada aluno as setes peas do Tangram e os orientam a criar um personagem da histria Os trs porquinhos,

10
atravs dos painis feitos pelo professor. Com este trabalho, as crianas podem expressar suas idias, o professor deve proporcionar atividades que estimulem os educandos, criando em cada um deles o hbito da leitura e tornando-os leitores em potencial. 8momento Ainda com o Tangram, trabalhar relacionando cada figura sua respectiva cor. Incentivar os alunos a produzirem textos e desenhos sobre o Tangram. O que eles acharam? O que eles mais gostaram? O que eles aprenderam? Com isto, o educador, pode fazer um paralelo entre a leitura e a matemtica e superar as possveis dvidas que os alunos possam apresentar. Trabalhar com os textos e desenhos mais uma forma de unio entre a leitura e a matemtica atravs do tangram e, fazendo surgir a interdisciplinaridade, para o melhor aproveitamento dos contedos em sala de aula. 9momento Montagem de uma maquete com os alunos, envolvendo os slidos geomtricos (cubo, pirmide, cilindro, cone, paraleleppedo) destacando a importncia do espao fsico e do meio ambiente no nosso cotidiano. Associar as faces planas dos slidos geomtricos com as figuras conhecidas no Tangram. Pois utilizar materiais reciclveis e sucata em sala de aula, o professor pode trabalhar e despertar a conscincia para a questo ambiental e tambm a da reciclagem no mbito escolar. 10momento Com os alunos em crculo, mostrar as dobraduras dos personagens da histria elaborados pelo professor, distribuir papis e deixar cada criana confeccionar sua prpria dobradura. Este um timo momento, onde o professor pode com as dobraduras, trabalhar figuras geomtricas, frao e diversos conceitos matemticos. Fazendo que o aluno desenvolva a criatividade, a oralidade e o trabalho em grupo, aplacando as dvidas e melhorando a qualidade de ensino na sala de aula. 11momento Contar a histria da China e com o globo terrestre pedir aos alunos para localiz-la. Mostrar fotos de pessoas que vivem na China, suas comidas tpicas e costumes das mesmas. Pedir aos alunos para pesquisarem sobre produtos que so produzidos pela China trazendo rtulos, cdigo de barra e embalagens. Fazer exposio na prxima aula. Com esta atividade o professor far que os alunos percebam o mundo ao seu redor, fazendo a interao do espao externo com o espaa o interno da escola. 4. Trabalhos Interdisciplinares Artes: Dobraduras; Brinquedo de garrafa peti; construo de uma maquete; elaborao de objetos e personagens (a casa, o lobo, os porquinhos) da histria Os trs porquinhos, com as peas do Tangram.

11
Linguagem Oral e Escrita: O ato de contar a histria; a leitura da histria; elaborao de textos e desenhos; desenvolvimento da oralidade, da expresso e interao entre os alunos. Matemtica: Identificar cores e formas geomtricas; noes de quantidade; relacionar nmero sua quantidade. Natureza e Sociedade: Manuseio do Globo Terrestre; localizao geogrfica; histria da China; histria e lenda do Tangram; costumes chineses, comidas tpicas, enfim, a cultura chinesa; e importncia, preservao e cuidados com o meio ambiente. 5. Resultados esperados Mesmo sendo um projeto que ainda no foi aplicado ele prope despertar na criana habilidades para realizao do trabalho em grupo, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, explorao das habilidades de interpretao, elaborao de textos e desenhos, explicao e questionamento dos mesmos. Lidar e interagir com as regras juntamente com os demais colegas, levantar hipteses, resolver situaes-problemas, criar estratgias e formas de aplic-las, pois assim o aluno ir adquirir novos conceitos, conhecimentos e uma melhor forma de desenvolver a leitura e o contedo matemtico no mbito escolar. 6. Avaliao A avaliao processual bem aceita nos projetos, porque tem a funo de avaliar o desenvolvimento e andamento desse projeto, de observar e analisar o processo de aprendizagem dos alunos durante as atividades propostas. A discusso dos textos e desenhos, elaborados pelos alunos, promover a percepo, a ateno e a integrao com os outros alunos durante as atividades, sendo possvel assim, analisar se cada aluno est compreendendo os contedos propostos durante as atividades, superando as dificuldades e as possveis dvidas que forem surgindo. REFERENCIA BIBLIOGRFICA BRASIL. Ministrio da Educao. Ensino fundamental de nove anos. Orientaes para incluso da criana de seis anos de idade. Braslia: Secretria de Educao: FNDE, 2006. 135p CATUNDA, Ricardo. Brincar, criar, vivenciar na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educao: a soluo est no afeto. So Paulo: Editora Gente, 2001.

12
CONSTANTINO, Gregrio Antnio. Matemtica e lngua materna. Linguagem em (Dis)curso, v.1, n. 2006. FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender - O resgate do jogo. So Paulo: Moderna, 1996. MENEGON, Tnia Valquiria. Apostila de EDU369 Matemtica Contedos e Mtodos de Educao UFV, Maro de 2002. SMITH, Frank. Leitura significativa. 3. ed. Porto alegre: Editora Artes Mdicas Sul Ltda, 1999. 1, jul./dez. 2001. Disponvel em: <http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0101/11.htm > Acesso em: 30 de setembro de

También podría gustarte