Está en la página 1de 5

1.

NOME OU TTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade

2. DADOS DE IDENTIFICAO rea ou Disciplina de Origem: Lngua Portuguesa Professores: Ana Patricia - Marcos - Marina - Marta - Michele - Rosimeire - Valria Perodo: Maro Julho/2012 Nmero de aulas: 8 Pblico - Alvo: 9 ano - Ensino Fundamental

3. DISCIPLINAS COM AS QUAIS VAI INTERLIGAR Matemtica, Educao fsica, Geografia, Lngua Estrangeira e Cincias.

4. JUSTIFICATIVA de suma importncia que as crianas desde cedo conheam a histria do lugar onde vivem, o surgimento da cidade, o seu desenvolvimento e tudo que envolve esse ambiente, pois esse espao contribui muito para o crescimento e desenvolvimento da criana, tanto social quanto emocional. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental neste aprendizado, o de valorizar o patrimnio histrico e cultural presentes em cada localidade. Porm, repassar ao aluno que conhecer a histria de sua cidade importante no uma tarefa simples, entretanto, medida que estabelecemos relaes entre a histria dos prprios alunos e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, esse projeto tem o propsito de apresentar aos alunos elementos da histria da cidade em que vivem utilizando diferentes estratgias com o intuito de proporcionar a valorizao e o respeito pela sua cidade, fazendo com que ele se reconhea como membro desse contexto e participante da construo dessa histria. Nova Andradina uma cidade que contempla uma diversidade cultural riqussima, e neste roteiro, os alunos tero a oportunidade de aprender mais sobre suas diferentes culturas e seus diferentes dialetos, alm de aprender mais sobre a sua histria e de seus desbravadores. Trata-se de um projeto que tem como objetivo, despertar o interesse dos educandos pela histria do municpio e seus aspectos sociais e culturais.

5. OBJETIVOS DO PROJETO Conhecer as variaes lingusticas de nossa cidade Verificar a origem de alguns dialetos tpicos. Valorizar os aspectos culturais de nossa cidade.

6. CONTEDOS (conceituais, procedimentais e atitudinais)* Variaes lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais). Particularidades de pronncia de certas palavras. Procedimentos e as marcas lingusticas tpicas da conversao. Lngua e linguagem. Nveis de linguagem.

7. ORIENTAES E/OU SEQUNCIA DIDTICA (METODOLOGIA) No incio do presente projeto faremos uma breve apresentao sobre o processo histrico de formao de Nova Andradina, levaremos com a autorizao da escola e pais, nossos alunos do 9 ano do ensino fundamental para uma visita ao museu do municpio,apresentando-lhes os fatos e acontecimentos mais marcantes da trajetria de nossa pacata cidade. J em um segundo momento os alunos assistiro a um vdeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do municpio, de onde vieram, quais populaes,de que estados ajudaram a formar nossa populao no incio dos anos 50. Dando continuidade a esse projeto os alunos assistiro a uma aula sobre os conceitos de Variaes Lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais) e faro uma pesquisa na Sala de Tecnologias sobre quais so os dialetos mais utilizados em nossa regio do Vale do Ivinhema. Os alunos seriam desafiados a fotografar placas, outdoors, anncios que exemplifiquem tais variedades da lngua e aps apresentariam isso em forma de slides, trabalhando em equipes. Como concluso do trabalho, os alunos faro pardias, enfocando os nveis de linguagem utilizados em nossa cidade, as diversidades culturais, as imigrantes de diversos estados que formaram nosso falar, tais como paranaenses, paulistas, nordestinos,etc... As msicas seriam gravadas, filmadas sendo que os vdeos seriam postados na wiki da Escola Estadual Marechal Rondon, para que os alunos acessassem e escolhessem a melhor pardia, que seria premiada pela direo escolar.

8. OBJETIIVOS ESPECFICOS OU DO COMPONENTE CURRICULAR (HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS) Compreender e usar a Lngua Portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integrada organizao do mundo e prpria identidade. Reconhecer a necessidade de dominar a norma padro, que representa a variedade lingustica, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes. Perceber o preconceito lingustico existente em relao ao emudecimento de seus usurios. Compreender a finalidade da lngua e linguagem. Compreender as variaes lingusticas.

9. DESTINO SOCIAL DAS PRODUES O projeto e todas as produes finais dos alunos sero divulgados na pgina wiki, no blog e nos murais da escola.

10. CRONOGRAMA

DATA

N. DE ATIVIDADE AULA

TECNOLOGIAS ABORDAGEM DE INTEGRADAS ENSINO MEDIADO COM TECNOLOGIAS

1 aula

Visita ao museu do municpio, apresentando-lhes os fatos e acontecimentos mais marcantes da trajetria da cidade. Vdeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do municpio, de onde vieram, quais populaes,de que estados ajudaram a formar nossa populao no incio dos anos 50 Aula sobre os conceitos de Variaes Lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais).

2 aula

3 aula

4 aula

Pesquisa na Sala de Tecnologias sobre quais so os dialetos mais utilizados em nossa regio do Vale do Ivinhema. Desafio: fotografar placas, outdoors, anncios que exemplifiquem tais variedades da lngua e aps apresentariam isso em forma de slides, trabalhando em equipes. Os alunos produziro pardias, enfocando os nveis de linguagem utilizados em nossa cidade, as diversidades culturais, as imigrantes de diversos estados que formaram nosso falar. Gravao dos vdeos das pardias e postagem na wiki da Escola Estadual Marechal Rondon Finalizao do Projeto com a premiao das melhores pardias e apresentao para a comunidade escolar.

5 aula

6 aula

7 aula

8 aula

11. AVALIAO

11.1 DO PROJETO A avaliao do projeto dar-se- a partir do desenvolvimento das etapas previstas no cronograma de atividades, bem como o cumprimento das datas estabelecidas. Tambm far parte desta avaliao a aplicao da metodologia proposta, e os objetivos atingidos.

11.2 DO ALUNO A avaliao do aluno compreender os trs nves de avaliao da aprendizagem: diagnstica, formativa e somativa, permitindo, assim, a participao e desenvolvimento do processo de aprendizagem e a verificao dos conhecimentos adquiridos pelo

estudante, considerando sua atitude, interesse e participao na realizao das atividades propostas.

12. BIBLIOGRAFIA Mato Grosso do Sul. Secretaria de Educao. Referencial curricular 2012 Ensino Mdio/ Secretaria de Educao do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educao de MS, 2012.

13. MAPA CONCEITUAL

También podría gustarte