Está en la página 1de 3

CAMPO MAGNTICO DA TERRA

O fenmeno do magnetismo terrestre o resultado do fato de que toda a Terra se comporta como um enorme m. Os plos magnticos da Terra no coincidem com os plos geogrficos de seu eixo. Alm disso, as posies dos plos magnticos no so constantes e mostram mudanas observveis de ano para ano. A medida da intensidade do campo magntico feita com instrumentos chamados magnetmetros, que determinam a intensidade do campo e as intensidades em direo horizontal e vertical. A intensidade do campo magntico da Terra varia nos diferentes pontos da superfcie do planeta.

O Campo Magntico da Terra Os estudos da Fsica aliados aos recursos tecnolgicos de anlise de dados demonstram que o Campo Magntico da Terra se encontra em franco declnio. Esta constatao refuta, por completo, a Teoria da Evoluo e do Big Bang. , porm, lgico admitir que se o campo magntico terrestre se encontra em declnio, isto porque j foi anteriormente mais forte. Ao se tomar a sua taxa de declnio e aplic-la ao inverso (a fim de determinar a sua fora no passado), clculos podem ser realizados utilizando-se, por exemplo, 30 000 ou 40 000 anos. Com estes clculos pode-se entender que o campo magntico terrestre teria sido incrivelmente forte se a terra tivesse, de fato, mais do que dez mil anos. Toda a terra seria assim como uma estrela magntica excessivamente quente, logo nenhuma forma de vida poderia sobreviver e nem mesmo existir. A maior parte do magnetismo terrestre que pode ser mensurado sobre a superfcie da terra, provm de foras magnticas do interior da terra. O declnio se d na quantidade total de energia, no apenas na intensidade da superfcie, e este declnio obedece a uma taxa de declnio rpida, no sendo assim cientificamente possvel que a terra tenha mais do que 10 mil de anos. Tendo-se em conta, ainda, que as correntes eltricas do centro da terra, responsveis pelo seu magnetismo, obedecem esta taxa de declnio a que est sujeita, e se fosse possvel retroceder a apenas algumas poucas dezenas de milhares de anos atrs (considerando uma taxa de decrscimo de meia vida de 1400 anos), no somente a fora magntica da gravidade seria insuportvel mas, pior do que isto, a terra toda j teria, h muito, se desintegrado em razo do calor produzido por tais correntes eltricas.

Em um raciocnio hipottico retroativo no tempo, pelas leis da Fsica, aplicadas na crtica das teorias Evolucionistas, teramos a visualizao de uma sequncia temporal absurda onde passaramos por uma gravidade intolervel, seramos pregados no cho e depois desintegraramos juntamente com o planeta inteiro. Logo, os milhes de anos da Evoluo so cientificamente menos do que improvveis, mas literalmente impossveis. Dr Thomas G. Barnes, em uma de suas publicaes sobre o declnio das foras magnticas terrestres, explica que nem mesmo a Lua poderia estar mais prxima da terra. Vejamos alguns trechos de um de seus estudos: Basta apenas uma nica prova da pouca idade da lua, ou da terra, para refutar, completamente, a doutrina da evoluo. Baseados em postulados, grandes colees de dados de observao, e leis fundamentais da fsica, pode-se demonstrar que a terra e a lua so demasiadamente jovens para poderem se encaixar no modelo evolucionista. Pelas leis da Fsica pode ser demonstrado que a lua est se afastando da terra. Por essas mesmas leis, pode-se tambm demonstrar que a lua jamais poderia ter sobrevivido se se encontrasse a uma distncia da terra que fosse menor do que 11.500 milhas. Esta distncia conhecida por Roche limit.1 As foras magnticas gravitacionais (Tidal forces) da Terra exercidas sobre um satlite com as dimenses da Lua, arrebentariam esse satlite, transformando-o em algo semelhante aos anis de Saturno. Portanto a Lua no somente se afasta da Terra bem como jamais esteve to prxima dela. (1. Whitcomb, John C. and Donald B. DeYoung, The Moon, Its Creation, Form and Significance, BMH Books, Winona Lake, Indiana, p. 41) O conhecido declnio do campo magntico terrestre e a inexorvel depleo de sua energia claramente apontam para um inevitvel e prximo fim do campo magntico da terra. Listas de avaliaes da fora do im bipolar da terra (seu principal magneto) so publicadas desde que Karl Gauss realizou a primeira avaliao em 1830. Afirma-se que a taxa de declnio seja de 5% a cada cem anos. Se obedecidas essas propores, o campo magntico da terra ter desaparecido em 3391 AD. (6. McDonald, Keith L. and Robert H. Gunst, An Analysis of the Earth's Magnetic Field from 1835 to 1965, July 1967, Essa Technical Rept. IER 1. U.S. Government Printing Office, Washington, D.C.,Table3, p. 15.) Este declnio tem repercusses prejudiciais no meio ambiente. O campo magntico da terra se estende at o espao em torno do nosso planeta. Isto proporciona um escudo de proteo contra raios csmicos e vento solar. A meiavida de declnio deste campo magntico decadente de 1400 anos. Horace Lamb predisse este decrscimo em 1883 em um estudo terico sobre a fonte do campo magntico da terra. Olhando para trs no tempo, luz dessa teoria e da presentemente conhecida taxa de declnio, e tendo-se em considerao uma fora mxima inicial plausvel, um limite de idade para o im da terra no poderia ultrapassar apenas alguns poucos milhares de anos. ( Barnes,

Thomas G., Origin and Destiny of the Earth's Magnetic Field, Technical Monograph, Institute for Creation Research, 1973). Geologistas evolucionistas propuseram que exista algum tipo de mecanismo de dnamo sustentando o im terrestre. Ningum ainda apareceu com uma teoria aceitvel para explicar o tal dnamo. Esse mecanismo supostamente reverteria o direcionamento do im terrestre. Eles propem que este im no tem declinado continuamente, mas que foi revertido para frente e para trs diversas vezes por bilhes de anos(...) Esta literatura evolucionista demonstra problemas reais e contradies com essas interpretao( Barnes, Thomas G., Depletion of the Earths Magnetic Field, Impact No. 100 Institute for Creation Research, 1981) Concluso: A idade da Terra e da Lua no podem ser to velhas como prope a doutrina da evoluo, como foi demonstrado quando as grandes leis da Fsica so aplicadas a fenmenos de larga escala observados, tais como: -O afastamento da Lua e o limite Roche. -A taxa de rotao mais rpida da terra no passado. (...) -O declnio do campo magntico da terra.

También podría gustarte