Está en la página 1de 11

Padro IEEE 802.

16 Uma Viso Geral sobre o WIMAX


Ricardo Rodrigues Barcelar UNIR Unio de Escolas Superiores de Rondonpolis Rondonpolis MT
ricardobarcelar@email.com.br

Abstract. This article shows an overview about technology for transmission of data and voice in wireless network of long distance, the WIMAX. This technolo gy considers higher speed and evidences a new panorama in the way to pass through data and voice. The worldwide interoperability for microwave access (technique definition of standard 802.16) implements great broadband, proto col independence, besides adding several services with the advantage not to de mand non line of sight between base stations and subscriber stations, admitting the OFDM (Orthogonal Frequency Division Modulation). Once it is a technol ogy for metropolitan network with superior reach of 31,07 miles to a speed of up to 134 Mbps, it provides ample covering to a reasonable speed, as well as security and quality of service. Resumo. Este artigo mostra uma viso geral sobre a tecnologia para transmisso de dados e voz em redes sem fio de longa distncia, o WIMAX. Esta tecnologia prope velocidades mais altas e evidencia um novo panorama na maneira de trafegarem dados e voz. A interoperabilidade mundial para acesso de microondas (definio tcnica da norma 802.16) implementa grande largura de banda, independncia de protocolo, alm de agregar vrios servios com a vantagem de no exigir linha de visada entre estaes base e estaes clientes, possibilitando a modulao OFDM (Modulao por Diviso de Freqncia Ortogonal). Sendo uma tecnologia para redes metropolitanas com alcance superior a 50 km a uma velocidade de at 134 Mbps, proporciona ampla cobertura a uma velocidade razovel, bem como segurana e qualidade de servio.

1. INTRODUO
As redes sem fio surgiram como uma soluo a mobilidade e ao acesso remoto, onde difcil ou muito dispendioso implantar a tradicional infra-estrutura de rede. A cada dia, a tecnologia sem fio mais empregada, permite uma srie de novas funcionalidades para a troca de informaes e proporciona, assim, mobilidade a custos relativamente baixos. Podem ser definidos trs principais padres de redes sem fio, conforme ilustrao da figura 1. - WPAN (Wireless Personal Area Networks) ou rede sem fios pessoal definido pelo padro bluetooth incorporado no padro 802.15.

- WLAN (Wireless Local Area Networks) ou rede sem fio local definido pelo padro 802.11 (a, b ou g). - WMAN (Broadband Wireless Metropolitan Area Network) ou rede sem fio metropolitana definido pelo Padro 802.16.

Figura 1. Padres de Rede Sem Fio Fonte: Adaptao de Teixeira (2004) Na atual conjuntura, as redes definidas pelo padro 802.11 se despontam no mercado por se encontrarem em um estgio de desenvolvimento j avanado. No entanto, desde o final da dcada de 90, vm sendo realizados estudos no sentido de tornar o acesso a banda larga em redes metropolitanas sem fio mais amplo e a custos reduzidos. Isto define o propsito das redes sob a gide do Padro 802.16, tambm conhecidas por Wimax. Em linhas gerais, esse padro consiste de estaes base que fornecem conectividade a centenas de assinantes ou estaes clientes em uma rea bastante abrangente a uma velocidade mxima compreendida entre 75 e 134 Mbps (Megabits por segundo). Muitos so os benefcios oferecidos por este padro, como: - Grande largura de banda: uma estao base pode transmitir, simultaneamente, o acesso a centenas de empresas e/ou residncias com conectividade do tipo T1 - padro americano PCM(Pulse Code Modulation - Modulao Codificada por Impulsos) 24, E1 - padro brasileiro PCM 30 ou DSL(Digital Subscriber Line - Linha de Assinante Digital). - Independncia de protocolo: pode transportar IP(Internet Protocol Protocolo de Internet), Ethernet, ATM( Asynchronous Transfer Mode Modo de Transferncia Assncrona), dentre outros. - Servios agregados: pode transmitir voz sobre IP (VoIP), dados, vdeos, dentre outros. - Compatibilidade: compatvel com as antenas de telefonia de terceira gerao. Segundo Prado (2005), o padro 802.16, ratificado em dezembro de 2001, foca basicamente a faixa de freqncia de 10 GHz a 66 GHz, considerando aplicaes com linha de visada. Em 2003, foi concluda a verso 802.16a que foca aplicaes sem linha de visada e a interoperabilidade nas faixas de freqncia entre 2 GHz e 11 GHz. Atualmente, o Wimax trabalha com os padres 802.16d (concludo em junho de 2004) e 802.16e(concludo em dezembro de 2005). O primeiro, uma evoluo do 802.16a, o

padro de acesso sem fio de banda larga fixa, enquanto o 802.16e, o padro de acesso sem fio de banda larga mvel, assegurando conectividade a velocidades de at 100 Km/h. O Wimax utiliza a modulao OFDM (Orthogonal Frequency Division Modulation Modulao por Diviso de Freqncia), o que permite uma conexo sem linha de visada NLOS(Non-Line of Sight) entre estaes base e clientes. Diferente do FHSS(Frequency-Hopping Spread Spectrum Espalhamento de Espectro por Salto de Freqncia) e do DSSS (Direct- Sequence Spread Spectrum Espalhamento de Espectro por Seqncia Direta), o OFDM transmite centenas de portadoras, simultaneamente, em diferentes freqncias com espaamento ortogonal, a fim de evitar interferncias. Dessa forma, basta a recuperao de apenas uma portadora para recuperar a mensagem transmitida. Utilizando a modulao OFDM, foi possvel resolver a problemtica da interferncia por sinais de rdios em prdios e paredes atravs da grande quantidade de portadoras minimizando as atenuaes em algumas faixas de freqncia. A performance sem linha de visada assegurada mais fortemente quando se est prximo da estao base, entre 5 e 8 Km, porm com linha de visada pode-se atingir um alcance compreendido entre 50 e 70 Km. O Wimax uma soluo completa para voz, dados e vdeo com qualidade de servio (QoS) e segurana, no entanto alguns padres ainda no esto muito bem definidos, mesmo assim pode-se prever um grande crescimento desta tecnologia nos prximos anos. Este artigo est dividido em 4 partes. A primeira uma introduo ao tema e a organizao do artigo. A segunda como o padro est organizado, delimita suas principais camadas e subcamadas, alm de especificar conceitos importantes do protocolo 802.16. Na terceira, ser explanado sobre a qualidade de servio no Wimax. E por fim, uma breve concluso.

2. ORGANIZAO DO PADRO 802.16


A estrutura de protocolos do Padro 802.16 segue o padro 802, no entanto, possui mais subcamadas. A figura 2 mostra como esto dividas e organizadas as camadas e subcamadas do protocolo.

Figura 2. Referncia de camadas Fonte: Adaptao de Marks (2001)

2.1. Camada Fsica (PHY) Para especificar a camada fsica da primeira verso do protocolo 802.16, compreendida pela faixa de 10 a 66 GHz, foi utilizada a modulao de portadora nica (Single Carrier) com uma taxa de 134,4 Mbps. Segundo Marks (2001), para possibilitar o uso flexvel do espectro, esta verso utiliza tanto configuraes TDD (Duplexao por Diviso de Tempo), em que o uplink e o downlink dividem o mesmo canal, porm no transmitem simultaneamente; ou FDD (Duplexao por Diviso de Freqncia) em que o uplink e o downlink esto em canais separados podendo operar concorrentemente. Assim sendo, permite estaes clientes operando no modo full-duplex ou half-duplex. Uma caracterstica interessante da camada fsica a capacidade de reunir vrios quadros MAC(Mdia Access Control - Controle de Acesso ao Meio) enfileirados em uma nica transmisso fsica, aumentando a eficincia espectral e diminuindo o nmero de prembulos e cabealhos da camada fsica. Outra caracterstica a correo antecipada de erros na camada fsica proporcionada pelo uso de cdigos de Hamming1. Em outras redes usado o checksum para detectar erros e solicitar retransmisses quando os quadros so recebidos com erros. Como no Wimax os erros so muitos, a correo realizada na camada fsica e o checksum realizado nas camadas mais altas. Dessa forma, a correo de erros faz o canal parecer melhor do que realmente . O Padro IEEE(Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrnicos) 802.16 utiliza um sistema de modulao adaptativo utilizando trs esquemas de modulao: QAM2 (Quadrature Amplitude Modulation Modulao de Amplitude em Quadratura)-64, QAM-16 e o QPSK3 (Quadrature Phase Shift Keying - Modulao por Deslocamento de Fase em Quadratura), conforme ilustrado na figura 3. A modulao do sinal adequada de acordo com a situao do link. Se o link de rdio for de boa qualidade usado o esquema de modulao QAM-64. Ocorrendo atenuao no sinal a modulao alterada para QAM-16 e, dependendo do caso, para QPSK, isso com a finalidade de manter a qualidade e estabilidade da conexo.

Figura 3. Modulao adaptativa Fonte: Marks (2001)


1 Cdigos de Hamming: famlia de cdigos lineares responsvel pela deteco e localizao de erro. 2 QAM: Tipo de modulao que combina tcnicas de modulao de amplitude e de fase para aumentar a taxa de transmisso. 3 QPSK: Tipo de modulao de fase na qual 4 diferentes ngulos de fase ortogonais so utilizados.

Normalmente, a atenuao do sinal ocorre devido ao aumento da distncia entre a estao base e a estao cliente. Os diferentes tipos de modulao permitem o aumento no alcance do sinal, porm traz uma conseqente reduo da vazo, como pode ser verificado na tabela 1. A taxa de transmisso depende da modulao e dos cdigos utilizados. Segundo Carvalho (2003), o padro apresenta vrios formatos de modulao e multiplexagem para suportar diversas aplicaes. Tabela 1. Vazo por modulao
Tamanho Taxa Canal Smbolos (MHz) Msym/s Taxa (Mbps) QPSK Taxa Taxa (Mbps) (Mbps) QAM-16 QAM64

20 25 28

16 20 22.4

32 40 44.8

64 80 89.6

96 120 134.4

Fonte: Marks (2001) As propriedades de uplink e de downlink so associadas a cada frame de forma a permitir que os esquemas de modulao e codificao sejam ajustados dinamicamente, adaptando-se s mudanas nas condies do link. Assim, a modulao adaptvel permite o uso mais eficiente da largura de banda. Canais entre 1,25 e 20 MHz so usados no padro IEEE 802.16a. O espectro de 2 11 GHz no requer visada, nem direo, porm necessita de tcnicas que suportem a propagao por vrios caminhos, podendo as ondas sofrerem desvios devido a refrao das camadas atmosfricas. Para possibilitar essa caracterstica, o padro utiliza OFDM e OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access - Acesso Multiplex para Diviso de Freqncia Ortogonal), eficientes em ambientes dispersivos, onde os sinais so refletidos em vrios pontos. Segundo Marks (2004), a tcnica que utiliza OFDM transmite sinais simultneos em diferentes freqncias com espaamento ortogonal para evitar interferncias. Ela reduz a velocidade de transferncia de bits, dividindo o fluxo de alta velocidade em diversos fluxos de menor velocidade. J no OFDMA, o canal dividido em vrios subcanais alocados a diferentes assinantes que acessam a estao base, simultaneamente, por diferentes canais de trfego. Os subcanais permitem um link balanceado entre o downlink e o uplink. 2.2. Camada de Acesso ao Meio (MAC) A camada MAC corresponde camada acima da camada fsica. Nela so associadas funes de fornecimento de servios que suportam mltiplas especificaes da camada fsica, permitindo a fornecedores de tecnologia ampliar as ofertas de servios. A MAC verstil e flexvel podendo suportar vrios esquemas de multiplexao e demultiplexao, sendo a responsvel por exercer funes relacionadas ao controle de acesso e transmisso dos dados. Segundo Tanenbaum (2003), a camada MAC orientada a conexo, o que contribui na garantia da qualidade de servio oferecida pelo protocolo.

O protocolo MAC capaz de trabalhar com altas taxas de bits, tanto no uplink como no downlink. Sendo assim, os algoritmos de acesso e de alocao acomodam centenas de terminais por canal que so compartilhados pelas estaes clientes. Para suportar os servios de dados, voz e imagem a MAC tambm capaz de acomodar trfegos contnuos e trfegos em rajadas. A MAC possui trs subcamadas: - Subcamada de convergncia; - Subcamada da parte comum; - Subcamada de segurana. 2.2.1. Subcamada de convergncia a subcamada responsvel por transformar e mapear dados externos da rede nas Unidades de Dados do Servio, recebidas pelas subcamadas da parte comum incluindo a associao ao fluxo de servio da MAC, podendo incluir funes como supresso do cabealho de carga til. A subcamada de convergncia definida para ATM, IP e Ethernet. O Padro 802.16 define duas camadas de convergncias especficas ao servio, de modo a mapear servios que tm por origem e fim as conexes MAC 802.16. So elas, a subcamada de convergncia ATM e a subcamada de convergncia de pacotes. A primeira definida para os servios ATM, enquanto a subcamada de convergncia de pacotes mapeia servios de pacotes como IPv4 (Internet Protocol Version 4 Protocolo de Internet Verso 4), IPv6 (Internet Protocol Version 6 Protocolo de Internet Verso 6), Ethernet e Virtual Local Area Network (VLAN). Conforme Eklund (2002), esta subcamada permite a alocao de banda, bem como preserva ou ativa o QoS e realiza funes como supresso e reconstruo de cabealhos da carga til, melhorando a eficincia do link areo. 2.2.2. Subcamada da parte comum responsvel por proporcionar a alocao de largura de banda, estabelecimento e manuteno de conexo. Ela recebe os dados das subcamadas de convergncia e os classifica em uma conexo particular. Assim, associa parmetros de QoS e de trfego, transportando e roteando os dados para uma subcamada de convergncia apropriada. Como a camada MAC orientada conexo necessrio a existncia de uma manuteno ativa. As exigncias de manuteno variam de acordo com o tipo de servios conectados. Essas conexes so referenciadas por Identificadores de Conexo (CIDs) de 16 bits que permitem ao sistema saber a sua situao. Segundo Marks (2001), as estaes clientes possuem um endereo MAC de 48 bits que tem por finalidade identificar o equipamento. Quando um equipamento entra na rede ele recebe trs conexes de gerenciamento em cada direo, que refletem os requisitos de QoS usados em cada nvel: - Conexo Base: responsvel por mensagem de tempo crtico e RLC (Radio Link Control Controle do Link de Rdio). - Conexo primria de gerenciamento: utilizada para autenticao e estabelecimento de conexo.

- Conexo secundria de gerenciamento: utilizada para gerenciamento baseado em padres como DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol - Protocolo de Configurao Dinmica de Mquinas), TFTP (Trivial File Transfer Protocol - Protocolo Simples para a Transferncia de Arquivos), dentre outros. Conforme Eklund (2002), a fim de facilitar a diferenciao entre parmetros de trfego e QoS no uplink e downlink as conexes so unidirecionais. 2.2.3. Subcamada de segurana Caractersticas de privacidade e segurana esto previstas no Padro 802.16, permitindo transmisses seguras, incluindo procedimentos de autenticao. Tais caractersticas esto delimitadas nesta subcamada de segurana, tambm denominada subcamada de privacidade. Conforme Marks (2001), a segurana do Wimax suporta a autenticao com certificados X.509 (IETF RFC 3280) e criptografia, podendo utilizar algoritmos como o Triplo-DES(128 bits), o RSA(1024 bits), dentre outros. A utilizao de criptografia impede o acesso no autorizado protegendo o fluxo de servios que esto disponveis na rede. O Padro 802.16 utiliza um sistema hbrido de criptografia: a criptografia assimtrica para autenticao e transporte de chaves e a criptografia simtrica para cifragem e descifragem de dados. O certificado digital X.509, que por sua vez encontrase na estao cliente, tem sua identidade autenticada pela estao base. Neste certificado esto contidos os endereos MAC e a chave pblica (Ku). Para que isso ocorra, necessrio haver uma associao de segurana que contenha informaes sobre o algoritmo de criptografia, o algoritmo de autenticao e o algoritmo para troca de chaves. Ao ser realizada a conexo da estao cliente com a estao base realizado um processo de autenticao mtua com um algoritmo de criptografia de chave pblica, usando certificados X.509. Nesse momento, a estao cliente distribui sua chave pblica que ser usada pela estao base para emitir a chave compartilhada. De posse da chave compartilhada, a estao cliente j pode transmitir dados criptografados com segurana utilizando a criptografia simtrica. Todo esse processo est ilustrado na figura 4.

Figura 4. Sistema de autenticao Wimax Fonte: Figueiredo (2005) Este trabalho realizado pelo Protocolo de Gerenciamento de Chaves (PKM), responsvel pela distribuio segura de chaves obtidas da estao base contendo

informaes para autorizao e ciframento do trfego. O PKM tambm suporta reautorizaes e atualizaes peridicas das chaves. No processo de autenticao a estao base no autenticada, haja vista no ser possvel ser operada sem autorizao e sem interrupo do servio. Neste processo o cabealho no criptografado, somente a carga til. Segundo Dornan (2001), geralmente a criptografia de dados realizada utilizando o DES (Data Encryption Standard - Padro de Criptografia de Dados) ou DES-Triplo, executado em modo CBC (Cipher Block Chaining Encadeamento de Blocos Cifrados), um sistemas de chaves simtricas que realiza as operaes de criptografia mais rapidamente que um sistema de chaves assimtricas.

3. QUALIDADE DE SERVIO
Com o aumento crescente da utilizao de aplicaes multimdias, vdeos, voz sobre IP, jogos, dentre outras, faz-se necessrio um melhor gerenciamento para este tipo de trfego que no tolera delay, jitters, erros ou entrega fora de ordem. Pelas caractersticas de QoS do Padro 802.16, possvel a transmisso de voz e vdeo para redes de baixa latncia. A MAC do 802.16 tem condies de fornecer um alto volume de servios em um padro equivalente aos hoje oferecidos pelos servios de ADSL (Asymmetrical Digital Subscriber Line - Linha Digital de Assinante Assimtrica), Cable Modem e outros, tudo dentro da mesma estao base. O mecanismo de QoS do Wimax trabalha tanto no sentido de uplink como no de downlink, isso permite um gerenciamento mais eficiente do sistema. 3.1. Requisitos para QoS Para que o Wimax opere oferecendo qualidade de servio necessrio que se atenda alguns requisitos, dentre eles: - Funo de configurao e registro para pr-configurao de fluxos e parmetros de QoS baseados na estao cliente. - Funo de sinalizao para o estabelecimento dinmico de fluxos e parmetros de trfego que esto com o recurso de QoS habilitado. - Utilizao de escalonamento para o MAC, permitindo a estao base controlar os momentos de transmisso da estao cliente a fim de impedir colises. - Utilizao de parmetros de trfego de QoS para fluxos de servios, uplink e downlink. - Agrupamento de propriedades de fluxos de servios em classes de servio. O funcionamento do mecanismo de QoS ocorre com a associao dos pacotes que atravessam a MAC a fluxos de servios especificados por identificadores de conexo, cujo principal objetivo dos recursos o de determinar a ordenao e o escalonamento das transmisses. O fluxo de servios unidirecional e possui associado a si parmetros de qualidade de servio. Para que os requisitos de QoS sejam garantidos, as estaes base e as estaes clientes obedecem aos parmetros especificados no fluxo de servio utilizado. O Wimax implementa o estabelecimento dinmico de servios, oferecendo adaptabilidade ao sistema que permite a transmisso dos dados ao utilizar um tipo de

servio mais rpido ou robusto que se adapta a qualidade do link. Esse modelo no permite que recursos da rede sejam usados desnecessariamente, pois ao iniciar um servio, este somente ser ativado quando for utilizado de fato. A unio de vrias solues permite ao Wimax oferecer uma qualidade de servio satisfatria, pois superam os problemas existentes em termos de qualidade de servio em redes sem fio. A figura 5 ilustra como est estruturado o QoS no Padro 802.16.

Figura 5. Arquitetura do QoS no padro IEEE 802.16 Fonte: Marks (2001)

4. CONCLUSO
A Wimax um importante avano na tecnologia de redes sem fio, porque proporciona cobertura e desempenho. Atualmente, a tecnologia est voltada para redes metropolitanas que alcanam distncias de at 70 Km e taxas de transmisso de at 134 Mbps. O Padro 802.16 utilizado pela Wimax oferece QoS que permite a transmisso de voz, vdeo e servios em um padro equivalente aos hoje oferecidos pela DSL e/ou Cable Modem. Cabe ressaltar que a camada de enlace orientada a conexo, a fim de garantir a qualidade de servio para voz e multimdia. O 802.16 integra de modo uniforme protocolos de datagrama, sem conexo, com PPP (Point-to-Point Protocol Protocolo Ponto a Ponto), IP e ethernet e protocolos de circuito virtual, orientado a conexo, como o ATM. Caractersticas de segurana e privacidades que utiliza criptografia assimtrica, simtrica e certificados X.509 garantem transmisses seguras, o que inclui procedimentos de autenticao. O Wimax permite uma maior flexibilidade de acesso, cobertura e mobilidade, em especial com o advento do Padro IEEE 802.16e. No Brasil, esta ainda uma tecnologia muito nova. Mangaratiba RJ e Ouro Preto MG so projetos pilotos da Intel com a finalidade de consolidar a tecnologia no pas. Entretanto iniciativas do governo federal e de empresas privadas devem estimular o uso e desenvolvimento desta tecnologia nos prximos anos.

Enfim, o Wimax oferece um meio de comunicao com muitos recursos para inmeras aplicaes e solues. Com tudo isso, a Wimax vem tomando o lugar de mais importante tecnologia sem fio, ou segundo a Intel: A coisa mais importante depois da prpria Internet.

5. REFERNCIA BIBLIOGRFICA
TEIXEIRA, Edson Rodrigues Duffles. Wimax, Fev. 2004. Disponvel em <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwimax/pagina_1.asp>. Acesso em 27 de setembro de 2006. MARKS, B. Roger, et al.. IEEE 802.16, IEEE Standard for Local and Metropolitan Area Networks - Part 16: Air Interface for Fixed Broadband Wireless Access Systems, IEEE Std. 802.16, Abril. 2004. CARVALHO, Nuno Borges de. Wimax. Disponvel em <http://www.av.it.pt/wcas/ pagina_scsf/pdf/Aula14.pdf>. Acesso em 27 de setembro de 2006. EKLUND, Carl. et al. IEEE Standard 802.16: A Technical Overview of the WirelessMAN Air Interface for Broadband Wireless Access. IEEE Communications Magazine, jun. 2002. Disponvel em <http://www.ieee802.org/16/docs/02/ C80216-02_05.pdf>. Acesso em 27 de setembro de 2006. DORNAN, Andy. Wireless Communication: O guia essencial da comunicao sem fio. Rio de Janeiro: Campus, 2001. PRADO, Eduardo. Revista do Wimax. Disponvel em <http://www.revistadewimax.com.br/Introduo/tabid/78/Default.aspx> Acesso em 27 de setembro de 2006. MARKS, B. Roger, et al.. IEEE 802.16-01/58r1: 802.16 WirelessMAN Standard for Wireless Metropolitan Area Networks, Nov 2001. Disponvel em <http://wirelessman.org/docs/01/80216-01_58r1.pdf>. Acesso em 27 de setembro de 2006. TANENBAUM, Anderew S. Redes de Computadores. Traduo: Vandernberg D. De Souza. 4 Edio. Rio de Janeiro RJ: Elsevier Editora Ltda., 2003. FIGUEIREDO, Fabrcio Lira, Fundamentos da Tecnologia WIMAX. Abr 2004. Disponvel em <http://www.cpqd.com.br/file.upload/sas1437_tecnologia_wimax_ port_v02.pdf#search=%22%22fabricio%20lira%20figueiredo%22%22 > Acesso em 27 de setembro de 2006. Wimax (802.16) o futuro da MAN sem fio. Disponvel em <http://www.cernet.com.br/ wilan/wimax.shtml>. Acesso em 21 de dezembro de 2005.

Wimax Forum. Disponvel em <http://www.wimaxforum.org> Acesso em: 27 de setembro de 2006.

También podría gustarte