Está en la página 1de 7

A EDUCAO DO IDOSO COMO FATOR DE CONSCIENTIZAO DE SEUS DIREITOS E INCLUSO SOCIAL GODOI, Marilda Piedade. margodoi@yahoo.com.

br GODOI, Prado, Gabriela do. UNESP/Bauru. gabrielagprado@yahoo.com.br INTRODUO: Dentro do processo do envelhecimento podemos contar com a participao cada vez mais efetiva do idoso na sociedade, no s como cidado, mas como ser humano, que quer utilizar de sua autonomia, muito mais do que a independncia. Um ser humano no poder ser independente se no tiver a possibilidade de se comunicar com os outros e buscar esta dita autonomia que se prope. Dentro desta perspectiva, a Universidade Aberta da Terceira Idade UNATI da Universidade Estadual Paulista UNESP de So Jos dos Campos, props-se, num grupo de 141 alunos, a alfabetizar cerca de 20 alunos - analfabetos ou semi-analfabetos (assinavam os nomes) - diferenciando-os do processo de formao de jovens e adultos, por serem pessoas singulares que trazem em sua bagagem toda a sabedoria de vida de pelo menos 60 anos (idade estabelecida como idoso nos pases em desenvolvimento, segundo a Organizao Mundial da Sade). A inteno poltica de desenvolver a oferta da educao ao longo da vida convida-nos a repensar os modelos culturais que se esvaziam de sua significao. Conforme nos apresenta Pierre Dominic (2008) diante da exploso dos pontos de referncia, mas tambm dessa errncia de percursos entregues aventura individual, toda busca de sentido da existncia requer o exerccio prvio de um trabalho biogrfico, o qual nos propusemos a desenvolver junto aos alunos da UNATI. Aps a triagem feita atravs de fontes (auto)biogrficas, constitudas por histrias de vida, relatos orais, fotos, dirios, autobiografias, biografias, entrevistas, etc. pode-se ampliar e produzir conhecimentos sobre a pessoa em formao, as suas relaes com territrios e tempos de aprendizagem e seus modos de ser, de fazer e de biografar resistncias e pertencimentos.

Verificou-se a necessidade de se criar um grupo especfico para esta rea, dando-se especial ateno ao desenvolvimento de cada, usando do mtodo do Educador Paulo Freire, onde as necessidades de educao eram trazidas pelos prprios participantes. Desenvolveu-se um trabalho individualizado. Nesta formao-educao, ela representada pelas correntes de histrias de vida, onde se esclarece os projetos pessoais e profissionais a partir da apropriao de uma histria pessoal, onde o professor passa a trabalhar como um processo scio-antropolgico, explorando as variaes culturais do ato de narrar a prpria vida e estuda as condies da pesquisa, atravs dos estudos, e, dentro do progresso de cada aluno encaminha-se para o estgio classificatrio passvel de se proceder. A formao de vida idosa, muito alm da vida adulta, deve poder, portanto, beneficiar-se de uma pluralidade de suportes educativos, culturais e afetivos, assim como de espaos diversificados de socializao. Analisando-se os relatos biogrficos, destes idosos, nos deparamos com a diversidade de valores sociais e econmicos que nos limitam o desenvolver de uma tentativa de educabilidade padronizada neste nicho da populao. No podemos nos ater aos privilegiados os que conseguiram ultrapassar os obstculos dos currculos escolares e profissionais ou vivem protegidos da rejeio social, que poderia conden-los marginalizao, tornando-os dependentes de sua condio, num processo de desnimo e angstia como apresentado nos ciclos de vida de Eric Erikson no envelhecimento.
[...] pensar biogrfico como uma das formas privilegiadas da atividade mental e reflexiva, segundo a qual o ser humano se representa e compreende a si mesmo no seio de seu ambiente social e histrico. [...] uma categoria da experincia que permite ao indivduo, na inscrio scio-histrica, integrar, estruturar, interpretar as situaes e os acontecimentos vividos. DELORY-MOMBERGER (2008)

No caso de idosos, a educao formal viria como uma variante no desenvolvimento de seus saberes, j que seus projetos de vida foram pr-determinados ao longo da vida, e, a partir deles passaramos a desenvolver sua formao permanente e individual. Nenhuma instncia acadmica est em condies de perceber, do exterior, essas formas de saber, que seriam utilizadas como modelos ao desenvolvimento intelectual dos mesmos.

As histrias de vida em formao detm, um lugar especial, na medida em que desenvolve uma metodologia especfica, fundada sobre a explorao da histria pessoal e, assume como objetivo de formao global. DESENVOLVIMENTO: At os anos 1980 o Brasil ainda poderia ser considerado um pas com populao eminentemente jovem, a partir de ento a diminuio da taxa de natalidade e o aumento contnuo da expectativa de vida observados nas ltimas dcadas vm alterando gradualmente esse perfil. Venturi e Bokani (2007) demonstram na pesquisa que o contingente dos brasileiros com idade a partir de 60 anos j se aproxima dos 18 milhes de cidados, ou cerca de 10% da populao (PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios -, 2005), devendo dobrar em termos absolutos por volta de 2030, e em termos relativos por volta da metade desse sculo, quando poder corresponder a um quinto da populao brasileira, segundo projees da OMS (Organizao Mundial da Sade).

Quadro 1 Perfil sociodemogrfico dos Idosos brasileiros

FONTE: Idosos no Brasil: vivncias, desafios e expectativas na 3. Idade SESC/SP Fundao Perseu Abramo, SP 2007. A educao ao longo de toda a vida e na velhice considerada um instrumento fundamental determinao de uma velhice bem-sucedida. Uma das funes da educao ensinar algo que possa ser usado posteriormente. A escola ensina saberes, valores, competncias, habilidades como base nessa presuno (Villar, 2004) Na pesquisa elaborada em 2007 pelo SESC/Fundao Perseu Abramo, o tema educao refora que a populao idosa menos escolarizada que as geraes mais jovens, sendo significativo o nmero de idosos que se declaram analfabetos e daqueles que dizem ter dificuldade para ler e escrever. Souza (1999) enfatiza que a populao mais velha dificilmente atingida pelas polticas atuais de educao, tem baixa taxa de superao do analfabetismo e que parte considervel da populao em idade ativa ser ainda analfabeta at o ano 2020. O autor destaca que a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional prioriza a extenso da educao a outros grupos etrios e o resgate da dvida social acumulada, garantindo a educao fundamental a todos que no tiveram acesso a ela na idade adequada.

Quadro 2: Grau de escolaridade dos idosos no Brasil

FONTE: Idosos no Brasil: vivncias, desafios e expectativas na 3. Idade SESC/SP Fundao Perseu Abramo, SP 2007. A baixa escolaridade limita o usufruto de bens e produtos culturais e a defesa dos prprios direitos, e constitui-se num dos principais fatores de excluso social. importante que se garantam a todos os idosos, independentemente do grau de escolaridade, o acesso educao ao longo de toda a velhice, a includos o domnio de novas tecnologias e a participao, juntamente com as demais geraes, na produo e na difuso de bens culturais (SIQUEIRA, 2007).

CONSIDERAES FINAIS E RESULTADOS Dentro desta proposta a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de So Jos dos Campos, trabalhou com dados auto(biogrficos) dos vinte alunos pr-selecionados no perodo de 2006 a 2010 montou um projeto de educao em formao contnua, dentro das necessidades apresentadas por cada um, sendo que a resposta ao anseio dos mesmos e nossos, vieram de encontro. O papel do comunicador social se fez presente no momento que se utilizou da mdia e desenvolveu junto aos idosos, uma melhor (in)formao do que lhe de direito.E, hoje, aps trs anos de elaborao do mesmo, estamos com sete alunos concluindo os ltimos estgios de supletivo do primeiro grau, quatro outros em encaminhamento e, exceto trs casos de abandono por doena, os demais esto alfabetizados e em pleno desenvolvimento educacional, resgatando sua autonomia, e lutando por seus direitos sociais e polticos, como cidados brasileiros.
Esperemos que se cumpra a previso dos visionrios, segundo os quais os idosos do sculo XXI vivero mais, tero maior rendimento, mais sade, mais instruo, melhores condies habitacionais, sero profissional e civicamente mais ativos, mais conscientes dos seus direitos e estaro mais disponveis para usufruir da cultura e do lazer. Se assim for, em uma sociedade que se pretende de todas as idades, o lugar dos idosos ser reinventado e sua identidade social recategorizada. (SIQUEIRA, 2007)

REFERNCIAS: DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educao: figuras do indivduo-projeto. NatalRN:EDUFRN; So Paulo: Paulus, 2008. DOLL, J. . Educao, cultura e lazer: perspectivas de velhice bem-sucedida. In: Idosos no Brasil: Vivncias, Desafios e Expectativas na Terceira Idade. / organizadora Anita Liberalesso Nri So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, Edies SESC-SP, 2007, p. 21-22. DOMINIC, P. (2008) p.21-24 Prefcio do Livro Biografia e Educao Figuras do indivduo-projeto, Christine Delory-Momberger, EDUFRN Natal RN, 2008.

SIQUEIRA, M.E.C. Velhice e polticas pblicas. In: Idosos no Brasil: Vivncias, Desafios e Expectativas na Terceira Idade. / organizadora Anita Liberalesso Nri So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, Edies SESC-SP, 2007, p. 21-22. SOUZA, M.M.C. de. O analfabetismo no Brasil sob o enfoque demogrfico. Texto para discusso n. 639. Braslia, Ipea, 1999. VENTURI, G.; BOKANY, V. A velhice no Brasil: contrastes entre o vivido e o imaginado. In: Idosos no Brasil: Vivncias, Desafios e Expectativas na Terceira Idade. / organizadora Anita Liberalesso Nri So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, Edies SESC-SP, 2007, p. 21-22. VILLAR, P.F. Educacin y personas mayores: algunas claves para la definicin de una psicologia de la educacin em la vejez. Revista Brasileira de Cincias do Envelhecimento Humano, vol. 1, n. 2, 2004, p. 61-76.

También podría gustarte