Está en la página 1de 48

Ministrio da sade

Por uma Cultura da Paz, a Promoo da Sade e a Preveno da Violncia

Braslia dF 2009

C 2009 Ministrio da Sade. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que no seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra da rea tcnica. A coleo Institucional do Ministrio da Sade pode ser acessada, na ntegra, na Biblioteca Virtual em Sade do Ministrio da Sade: http://www.saude.gov.br/bvs

Srie F. Comunicao e Educao em Sade Tiragem: 1a edio - 2009 - 20.000 exemplares Elaborao, distribuio e Informaes MINISTRIO DA SADE Secretaria de Ateno Sade Departamento de Ateno Bsica Esplanada dos Ministrios, Bloco G, 6 andar, sala 655 CEP: 70058-900, Braslia - DF Tel.: (61) 3315-2497 Fax: (61) 3226-4340 E-mail: dab@saude.gov.br Home page: www.saude.gov.br/dab Coordenao: Elisabeth Susana Wartchow Ilustraes: Maria Lcia Lenz Colaboradores: Alessandra D. F. Bandeira Berardo Augusto Nunan Celina Setsuko Kawano Cludia Arajo de Lima Eduardo Chakora Impresso no Brasil / Printed in Brazil Ficha Catalogrflca Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Por uma cultura da paz, a promoo da sade e a preveno da violncia / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica. Braslia : Ministrio da Sade, 2009. 44 p. : il. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade) 1. Violncia. 2. Preveno primria. 3. Promoo da sade. I. Ttulo. II. Srie. CDU 614:323.285 Catalogao na fonte - Coordenao-Geral de Documentao e Informao - Editora MS - OS 2009/0457 Ttulos para indexao: Em ingls: For a culture of peace, the health promotion and the violence prevention Em espanhol: Para una cultura de la paz, de la promocin de la salud y de la prevencin de la violencia Elaine da Silva Tozzi Elen de Oliveira Pernin Fabiane Regolin Giovanna Quaglia Jos Luiz Telles de Almeida Maria Cristina Fernandes Ferreira Maria de Lourdes Magalhes Marialice Pedotti Marta Maria Alves da Silva Martinho Silva Mrcia Gomes Oliveira de Carvalho

Por uma Cultura da Paz, a Promoo da Sade e a Preveno da Violncia.


Considerando que a sade e a segurana so necessidades que precisam ser satisfeitas para que as pessoas vivam com dignidade, os ministrios da Justia e da Sade assinaram, no ano de 2008, um Acordo de Cooperao Tcnica. Esse acordo visa ao desenvolvimento de aes conjuntas e coordenadas da Estratgia Sade da Famlia ESF, e do Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania Pronasci, na preveno da violncia e na promoo da segurana pblica nas reas de abrangncia das equipes de Sade da Famlia.

O que a Estratgia de Sade da Famlia ESF?


A Sade da Famlia a estratgia priorizada pelo Ministrio da Sade para organizar a sua Ateno Bsica. Seu principal desafio promover a reorientao das prticas e aes de sade de forma integral e contnua, levando-as para mais perto da famlia e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O atendimento realizado por uma equipe de sade (mdicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitrios de sade, dentistas e auxiliares de consultrio dentrio) na unidade de sade ou nos domiclios dentro de um territrio delimitado com uma populao aproximada de 3 mil pessoas. Essa equipe e a populao acompanhada criam vnculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificao, o atendimento e o acompanhamento dos agravos sade, e a reduo de danos ou de sofrimentos que possam comprometer as possibilidades de viver de modo saudvel dos indivduos e famlias na comunidade. A Sade da Famlia veio melhorar a qualidade dos servios de sade ao fortalecer o vnculo entre suas equipes de sade e a populao.

Voc sabia? Em outubro de 2008, a populao brasileira j contava com o atendimento de 29.239 equipes de Sade da Famlia e 229.578 agentes comunitrios de sade.

O que o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania Pronasci? um programa do Ministrio da Justia que articula aes de segurana com aes sociais ao mesmo tempo em que trabalha com polticas de represso criminalidade, trabalha tambm com aes educativas e preventivas. O Pronasci atua com foco territorial, priorizando inicialmente onze regies metropolitanas do pas onde os ndices de criminalidade mostram-se mais agudos. O Pronasci cuida dos jovens, das comunidades e da polcia. Para os jovens, a idia dar um futuro melhor, atravs do acesso dos mesmos a

oportunidades e servios sociais como: sade, educao, profissionalizao, cultura e esportes. Nas comunidades, sero criados e/ou implementados programas sociais, ncleos de justia comunitria, defensorias pblicas e conselhos de segurana pblica. Na rea policial, a proposta melhorar as condies de trabalho e tambm a formao/capacitao dos profissionais policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais, peritos e agentes penitencirios.

O governo juntando esforos para construir os Territrios da Paz!


O que o Territrio da Paz? o espao onde realizada, de forma articulada, uma srie de servios de carter social e de segurana pblica capazes de reduzir a violncia e valorizar a cidadania. A idia levar o maior nmero de programas sociais do governo aos bairros e regies mais vulnerveis violncia. O que a Cultura da Paz? A Organizao das Naes Unidas (ONU) definiu cultura da paz, em 1999, como um conjunto de valores, atitudes, tradies, comportamentos e estilos de vida de pessoas, grupos e naes baseados no respeito pleno vida e na promoo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, na prtica da no-violncia por meio da educao, do dilogo e da cooperao, podendo ser uma estratgia poltica para a transformao da realidade social.

O que paz? A paz um fenmeno complexo que envolve a construo de uma estrutura e de relaes sociais em que exista justia, igualdade, respeito, liberdade, e pela ausncia de todo o tipo de violncia. Est relacionada ao desenvolvimento, aos direitos humanos, diversidade e cooperao de pessoas, grupos ou naes. O que violncia? A violncia um problema social de grande dimenso que afeta toda a sociedade, atingindo crianas, adolescentes, homens e mulheres, durante diferentes perodos de vida ou por toda a vida dessas pessoas. responsvel no mundo inteiro por adoecimento, perdas e mortes e se manifesta atravs de aes realizadas por indivduos, grupos, classes e naes, provocam danos fsicos, emocionais e/ou espirituais a si prprios ou a outros.

As violncias so as principais responsveis pela morte dos brasileiros de um at 39 anos de idade, e representam a 3 causa de morte na populao geral. Crianas filhas de mes que sofrem violncia intrafamiliar tm trs vezes mais chances de adoecer e mais da metade dessas crianas repetem pelo menos um ano na escola, abandonando os estudos, em mdia, aos nove anos de idade. Os homens so as principais vtimas dos acidentes, contribuindo com o maior nmero de mortos e de traumatizados. A cada 100 mil ocorrncias, 54 envolvem homens, enquanto as mulheres representam 4,4 desse universo.

As vtimas de violncia utilizam mais os hospitais e servios de emergncia por apresentarem mais problemas de sade, o que compromete tambm seu desenvolvimento social e econmico. Quais os tipos de violncia que existem? A Organizao Mundial da Sade (OMS) fornece um modelo til para compreender os padres da violncia que ocorrem no mundo, na vida diria das pessoas, das famlias e das comunidades. Conforme este modelo, a violncia dividida em trs grandes categorias: violncia dirigida a si mesmo ou auto-infligida; violncia interpessoal; violncia coletiva. Quais so os tipos de violncia conforme essas trs categorias?

Violncia auto-infligida 1) Comportamento suicida envolve tentativas de suicdio e pensamentos suicidas ou autoleses deliberadas. 2) Auto-abuso inclui atos de automutilao.

Violncia interpessoal 1) Violncia da famlia ou parceiro ntimo ocorre entre membros da famlia e parceiros ntimos. Esse grupo inclui as formas de violncia como abuso infantil, violncia contra a mulher, violncia sexual, violncia contra idosos, violncia contra pessoas com deficincia. 2) Violncia comunitria ocorre entre pessoas sem laos de parentesco, podendo ser conhecidos ou estranhos. Geralmente ocorre fora de casa, nos espaos pblicos. Este grupo envolve os casos de estupro por desconhecidos, violncia juvenil, violncia institucional (em escolas, asilos, trabalho, prises, servios de sade etc.) e a violncia no trabalho (assdio moral e sexual).

Violncia coletiva 1) Social nesta subdiviso esto os crimes de dios por grupos organizados, atos terroristas e violncias de multides. 2) Poltica inclui guerras e conflitos de violncia, violncia de estados e atos de grandes grupos. 3) Econmica ataques de grupos maiores motivados por ganhos econmicos, para interromper a atividade econmica de um pas ou regio, negar acesso a servios essenciais ou criar fragmentao econmica.

OS ATOS ViOlENTOS
A natureza das agresses pode ser:

fsica sexual psicolgica negligncia ou privao

Todas as quatro agresses podem ocorrer em cada uma das grandes categorias de violncia j descritas, exceto a violncia auto-infligida.

10

Violncia Fsica
Quando uma pessoa que est em relao de poder a outra causa ou tenta causar dano no acidental por meio da fora fsica ou algum tipo de arma, podendo provocar ou no leses externas, internas ou ambas. As agresses podem ser socos, pontaps, bofetes, tapas ou qualquer outro gesto.

Violncia Sexual
todo o ato no qual uma pessoa em relao de poder e por meio da fora fsica ou intimidao psicolgica obriga a outra a executar ato sexual contra a sua vontade. A violncia sexual ocorre contra as crianas e adolescentes, as mulheres, as pessoas com deficincia ou idosos. sempre considerado crime, seja praticada por desconhecido ou por familiares: pai, padrasto, av, tio, companheiro, ou at mesmo marido. A violncia sexual pode ocorrer em uma variedade de situaes como: Abuso incestuoso / Incesto So atividades de cunho sexual envolvendo pais, irmos ou outro parente prximo, os quais se encontram em uma relao desigual de poder. Costuma ser mantido em sigilo pela famlia pelo alto grau de reprovao social. Pode ocorrer em situaes de crianas e adolescentes com deficincia fsica ou mental, que apresentam mais fragilidade e menos condies de defesa.
11

Atentado violento ao pudor As relaes sexuais (carcias ntimas, masturbao, sexo oral e anal) neste caso so diferentes da conjuno carnal e, portanto, podem ter como sujeito ativo ou passivo homens ou mulheres que forem submetidos a essas prticas sem consentimento, mediante violncia ou grave ameaa. Estupro De acordo com a legislao vigente, a relao sexual vaginal, quando ocorre sem o consentimento da mulher, devido utilizao de violncia ou grave ameaa praticada por desconhecido ou pelo parceiro. Assdio sexual Constranger algum com objetivo de obter vantagem ou favorecimento sexual, utilizando-se de sua condio de superioridade hierrquica no trabalho ou funo. A ao do agressor inclui ameaas veladas, sussurros, olhares maliciosos a portas fechadas. Explorao sexual o uso de pessoas de qualquer idade ou sexo, com fins comerciais ou lucro, para manter relaes sexuais, produzir materiais pornogrficos (fotos, filmes, vdeos etc.). Pornografia infantil Apresentao, produo, venda, fornecimento, divulgao e publicao, por qualquer meio de comunicao, inclusive a rede mundial de computadores (internet), de fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explcito envolvendo crianas ou adolescentes.

12

Pedofilia o ato de um adulto ao manter atividades sexuais com uma menina ou menino, o que constitui um crime. Voyeurismo Transtorno de personalidade da preferncia sexual, com tendncia de observar pessoas em atividades sexuais ou ntimas (tirar a roupa, por exemplo), com o propsito de excitar-se, sem que a pessoa observada saiba ou com sua aprovao.

Violncia Psicolgica
toda ao ou omisso que causa ou visa causar dano auto-estima, identidade ou ao desenvolvimento dos indivduos por agresses verbais ou humilhaes constantes, como: ameaas de agresso fsica, impedimento de trabalhar fora, de sair de casa, de ter amizades, de telefonar, de conversar com outras pessoas.

13

Assdio Moral
a exposio de um trabalhador a situaes humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relao a seus subordinados. A vtima escolhida isolada do grupo sem explicaes, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos colegas. As vtimas podem apresentar sintomas como depresso, palpitaes, tremores, distrbios do sono, hipertenso, distrbios digestivos, dores generalizadas, alterao da libido e pensamentos ou tentativas de suicdios.

Privao ou Negligncia
a ausncia de atendimento s necessidades bsicas, fsicas e emocionais das crianas, adolescentes, adultos, idosos ou pessoas com deficincia (fsica, intelectual ou mental, visual, auditiva).

Violncia institucional
aquela exercida nos/pelos prprios servios pblicos ou privados, por ao ou omisso. Pode incluir tanto a dimenso mais ampla da falta de acesso ou da m qualidade dos servios, estendendo-se s prprias relaes de poder entre os usurios e os profissionais dentro das instituies, at uma noo mais restrita de dano fsico intencional.

14

Violncia Econmica ou Patrimonial


So todos os atos destrutivos, como: rasgar ou reter os documentos, destruir roupas, danificar utenslios pessoais e domsticos ou omisses do agressor que afetam a sade emocional e a sobrevivncia da famlia.

Violncia intrafamiliar
Toda ao ou omisso cometida por algum membro da famlia, incluindo pessoas que passam a assumir funo parental, ainda que sem laos de consanginidade, em relao de poder, sem importar o espao fsico onde ocorra e que prejudique o bem-estar, a integridade fsica, psicolgica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da famlia. Muitas vezes, as pessoas com deficincia so isoladas dentro de casa, so impedidas de convivncia na comunidade, no freqentam a escola, em claro desrespeito aos seus direitos.

CRiANAS
Quais so os principais tipos de violncias sofridos pelas crianas?

1 - violncia sexual (abuso sexual, pedofilia, explorao sexual) 2 - violncia psicolgica (assdio moral) 3 - violncia fsica 4 - negligncia/ maus-tratos

15

Quais so os principais locais onde as crianas esto sofrendo a violncia? Contraditoriamente, o ambiente familiar, espao que deveria ser de proteo das crianas, se configura como o principal local de violncia contra elas. Quem so os principais agressores das crianas? Segundo o resultado da notificao de casos de violncia realizada em 27 unidades da Federao, no perodo de 2006-2007, coletado atravs do sistema de Vigilncia de Violncias e Acidentes (VIVA), pela SVS/MS, os principais agressores de crianas so os pais, mes, irmos, amigos, padrasto, cuidadores, nessa ordem. Quais so as principais causas de acidentes e violncia que matam as nossas crianas? Muitos dos casos registrados como acidentes podem ter sido resultantes de violncia. Os acidentes de transporte, os afogamentos, riscos respirao e as quedas, entre outros, so as principais causas de morte. Os acidentes podem ser evitados com medidas preventivas, tais como: o uso da cadeira especial e cinto de segurana nos automveis, e cuidados redobrados com crianas prximas a piscinas, lagos e rios. Caractersticas de cada fase da vida, e os cuidados para evitar acidentes e violncia nessas faixas de idade. Para crianas de at um ano, a principal causa de bito so os riscos respirao e as principais formas de violncia so as agresses (maus-tratos, negligncia, violncia fsica e abuso sexual).

16

Cuidados com a criana: Nesta fase, necessrio ter pacincia e observar os sinais de quando a criana est com fome, frio, calor, dor, sede ou precisando ser trocada (urina ou fezes). Recomenda-se que o beb durma de barriga para cima ou de lado, para que a boca e o nariz no fiquem cobertos. Em hiptese alguma sacuda o beb, pois esse ato pode causar ferimentos na cabea e leses cerebrais graves, caracterizando a sndrome do beb sacudido. Bebs que nascem com deficincia precisam de cuidados especiais. D carinho, d colo, embale, cante msicas, abrace e d milhes de beijos. Diga ao beb, desde os primeiros meses de vida, o tamanho do seu amor por ele ou ela.

ATENO! As violncias contra crianas muito pequenas podem causar danos permanentes, inclusive a morte, mesmo que no seja a inteno do(a) agressor(a).

17

Para as crianas 1 a 4 anos, a principal causa


de bito so os afogamentos e as principais formas e naturezas das violncias so: sexuais, psicolgicas, fsicas e a negligncia/ maus-tratos.

Cuidados com a criana Evite deixar crianas sozinhas em locais como banheiro com bacias e baldes com gua, perto do fogo, janelas e caladas altas. Os cuidados devem ser redobrados com crianas prximas a piscinas, lagos e rios. Deixe fora do alcance das crianas objetos perigosos (medicamentos, produtos de limpeza, com pontas ou que possam cortar, tomadas e ferros de passar roupa e panelas quentes). Antes de deixar a criana em creches ou com cuidador(a), procure conhecer bem o local e se informe sobre o comportamento dos cuidadores. Crianas que tm alguma deficincia fsica, mental, auditiva ou visual precisam de muito estmulo e de cuidados especiais, mas devem participar das atividades da famlia, da escola e da comunidade. Encoraje a criana, aplauda e diga palavras positivas, brinque, conte histrias, seja divertido/engraado, mostre livros com figuras alegres, segure-a pelo pulso ao atravessar ruas e locais perigosos. Dizer criana o quanto voc a ama uma forma de construir vnculos duradouros.

ATENO! Crianas nessa idade tm sido as principais vtimas de violncia sexual e tambm de castigos fsicos.

18

Em crianas de 5 a 9 anos, a principal


causa de bito so os acidentes de transportes e as principais formas e naturezas das violncias so: sexuais, fsicas, psicolgicas e negligncia/ maus-tratos.

Cuidados com a criana: D bons exemplos e dialogue com a criana. Esta representa a fase de maior clareza sobre os limites, os valores percebidos pelos adultos (pais, professores, irmos, tios, avs e pessoas respeitadas da comunidade). Converse com a criana sobre o que sexualidade. Fique atento. Procure saber com quem seus filhos e filhas conversam ou se encontram na sua ausncia. Os perigos podem estar mais prximos do que voc imagina. Evite bater na criana. O castigo interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de sua inteligncia, dos sentidos e das emoes. O castigo fsico nos meninos pode torn-los homens mais agressivos e mais vulnerveis a utilizar drogas e lcool no futuro. Nas meninas, esse comportamento pode acabar se manifestando emocionalmente por meio

19

de depresso, insegurana, culpa e submisso. Alm disso, em ambos, cultiva sentimentos de raiva e desejo de sair de casa, reforando a idia de que a violncia um modo adequado de resolver problemas e conflitos. Seja companheiro(a) da(s) criana(s). Faa programas juntos, comparea escola, conhea os amigos e amigas das crianas. No canse de dizer o quanto voc a ama ou o ama.

ATENO! Crianas nessa idade tm sido as principais vtimas de violncia sexual e tambm de castigos fsicos. Na dvida, procure ajuda de profissionais de sade ou do conselho tutelar: eles podem ajudar. Se na sua comunidade voc tem conhecimento de alguma criana que esteja sofrendo qualquer tipo de violncia, no hesite e comunique ao conselho tutelar. No tenha medo. Notificar um direto da criana para crescer saudvel e sem violncia.

ADOlESCENTES
Quais so os principais tipos de violncia sofridos por adolescentes? A violncia sexual foi a principal causa de atendimento nos servios de referncia de violncia. Dos 2.370 registros de violncia contra os adolescentes, 1.335 foram por violncias sexuais (56%). Em seguida esto as violncias psicolgicas (50%) e fsicas (48%), seguidas das negligncias ou abandono (13%) (Figura A). As adolescentes mulheres foram as principais vtimas, com 78% do total.

20

Figura A Tipos de violncias sofridas e atendimentos nos servios de referncia de municpios selecionados segundo ciclo etrio, 2006-2007
% 60 50 40 30 20 10 0 Fsica Psicolgica Sexual Negligncia 1 1 29 48 38 33 50 44 56

13

Financeira Tipos de violncias

Criana

Adolescente

Fonte: VIVA/SVS/MS 2006/2007

Quais os principais locais onde adolescentes esto sofrendo violncias? Para a maioria dos casos, o local onde ocorreu a violncia foi na prpria residncia, com 58% dos registros, seguido pela via pblica, com 20% (Figura B).
Figura B locais de ocorrncia da violncia com atendimentos nos servios de referncia de municpios selecionados segundo ciclo etrio, 2006-2007
% 70 60 50 40 30 20 10 0 Residncia 4 Via pblica 20 9 1 Unidades de sade 3 5 Ignorado 26 24 58 50

Outros

Criana

Adolescente

Local de ocorrncia

Fonte: VIVA/SVS/MS 2006/2007

21

Quem so os principais agressores de adolescentes? Em relao s violncias sofridas por adolescentes, h uma diferena entre os sexos. De modo geral, os adolescentes so vitimas e autores de violncias que ocorrem fora de casa (brigas, envolvimento com gangues, criminalidade ou trfico de drogas). As adolescentes freqentemente sofrem violncia (abuso sexual, estupro, ameaas, agresses fsicas e verbais) por um conhecido (pai, padrasto, parceiro, parente, vizinho), muitas vezes, em seus prprios lares. As adolescentes com deficincia so mais desprotegidas e vulnerveis agresso. Quais so as principais causas de acidentes e violncia que matam os nossos adolescentes? De acordo com a Poltica Nacional de Ateno Integral Sade de Adolescentes e Jovens, a mortalidade da populao jovem brasileira marcada pelas causas externas. So elas: agresses, homicdios, suicdios, acidentes de trfego, acidentes de trabalho, afogamentos, envenenamentos e outras. As agresses (52,9%), seguidas pelos acidentes de transporte (25,9%) e afogamentos (9,0%), so as principais causas de bito na faixa etria de 10 a 19 anos. Esse perfil se repete nos adolescentes de 15 a 19 anos, no qual 58,7% dos bitos foram por agresses. J na faixa de 10 a 14 anos, a principal causa de bito foram os acidentes de transporte (35,9%) (Figura C).

22

Figura C Mortalidade proporcional entre adolescentes (10 a 19 anos), segundo causas externas definidas

A violncia contra crianas e adolescentes jamais se justifica, uma vez que todos os tipos de violncia podem ser prevenidos. Ns podemos fazer muito para lidar com ela e evit-la. Sensibilizar para o fato de se poder evitar a violncia o primeiro passo para se encontrar a resposta. Todos ns podemos contribuir para a cultura da paz. A paz acontece quando enfrentamos nossos problemas e conflitos de forma no-violenta, respeitando as diferenas e defendendo os direitos das pessoas. Ser pacfico no significa ser passivo, mas tomar uma atitude positiva diante dos problemas e procurar ser exemplo para os outros. A preveno da violncia e a manuteno da paz comeam dentro de cada um e dentro da nossa casa1.

Fonte: CURITIBA. Secretaria Municipal de Sade. Guia: Eu, adolescente!. Curitiba: Ciranda, 2007. Com adaptaes.

23

Muitas dessas violncias contra crianas e adolescentes ainda so encobertas por falta de informao: O medo de denunciar episdios de violncia contra crianas e adolescentes cometidos principalmente pelas pessoas que deveriam proteg-las. Ex.: os pais, os familiares, a polcia, os cuidadores e outras pessoas investidas de algum poder na comunidade. A aceitao social da violncia contra as crianas e adolescentes utilizada como justificativa de educar. Ex.: castigos fsicos, humilhaes, intimidao e assdio sexual com freqncia, especialmente quando no se produz danos fsicos, visveis ou duradouros. A violncia se torna invisvel tambm quando os servios de escuta/ denncia/notificao no esto preparados para o atendimento da criana e do adolescente. Ex.: Disque Denncia, delegacias, servios de sade, de assistncia social, escolas, conselhos de direito e a prpria comunidade. fundamental que os pais respeitem esse momento em que o adolescente vive vrias transformaes no corpo, no humor, nos sentimentos, na forma de se enxergar e de ver o mundo e todas as dvidas que se acumulam, alm de ter que lidar com o aumento das suas responsabilidades. importante criar um clima de confiana, no qual ambos possam ouvir a opinio um do outro, ainda que divergentes, sem agresses, ofensas, desrespeito ou desvalorizao. Crie espaos de dilogos com os filhos para compreender melhor esse momento to importante na vida deles. E, se voc tem um filho (ou filha) adolescente e com deficincia, no esquea que ele tambm deve receber orientaes.

24

Algumas conseqncias da violncia contra crianas e adolescentes: A violncia pode provocar mais suscetibilidade a problemas sociais, emocionais e cognitivos durante toda a vida e apresentar comportamentos prejudiciais para a sade. Ex.: abuso de substncias psicoativas, lcool e outras drogas, iniciao precoce atividade sexual. Os problemas de sade mental e problemas sociais relacionados com a violncia na infncia e na adolescncia promovem conseqncias como: a ansiedade, os transtornos depressivos, as alucinaes, baixo desempenho na escola, nas tarefas de casa, alteraes de memria e comportamento agressivo etc. A exposio precoce da violncia na infncia est relacionada com o desenvolvimento de enfermidades em etapas posteriores da vida. Ex.: doenas sexualmente transmissveis, AIDS, aborto espontneo, assim como o comportamento violento e as tentativas de suicdio.

MUlHER
Quais so os principais tipos de violncia sofrida pelas mulheres? Segundo o resultado da notificao de casos de violncia, no perodo de 20062007, coletada atravs do sistema de Vigilncia de Violncias e Acidentes (VIVA), implantado pela SVS/MS, em todas as suas fases da vida, em especial na adolescncia e na vida adulta, so as mulheres as principais vtimas da violncia intrafamiliar e sexual, na maioria das vezes cometida por um nico indivduo do sexo masculino. Considerando o recorte raa/etnia, as mulheres negras so as que mais sofrem.

25

importante orientar as mulheres sobre a natureza e o curso da violncia intrafamiliar, fornecendo informaes sobre os recursos existentes na comunidade, grupos de auto-ajuda, e como prevenir novos episdios. Quais os principais locais onde as mulheres esto sofrendo violncias? O espao domiciliar o local onde ocorre a maior parte das agresses. Segundo os dados do VIVA, 58% das violncias acontecem nos domiclios e 31% delas so atos de repetio. Quem so os principais agressores? Em geral, o principal agressor um familiar ou pessoa conhecida da vtima, na maioria das vezes, o marido, namorado ou parceiro. Quais so as principais causas de acidentes e violncia que matam as nossas mulheres? Os bitos por armas de fogo (homicdio), em 2006, foram responsveis por 53% das mortes das nossas mulheres. Os acidentes de trnsito tambm so importante

26

causa de mortes entre as mulheres, representando, na faixa etria de 15 a 59 anos, um percentual de 67,25% dos bitos. Como identificar situaes de violncia? As manifestaes da violncia podem ser agudas ou crnicas, e envolverem as esferas da sade fsica, mental ou social. Essas mulheres so usurias assduas dos servios de sade, em geral so tidas como poliqueixosas por suas queixas vagas e crnicas. Algumas conseqncias da violncia contra mulheres: Mulheres vtimas de violncia apresentam, com maior freqncia, vrios problemas de sade. As manifestaes da violncia podem ser agudas ou crnicas, fsicas, mentais ou sociais. Leses fsicas agudas so causadas por agresses com o uso de armas, socos, pontaps, tentativas de estrangulamento, queimaduras, inflamaes, sacudidas, contuses, hematomas em vrias partes do corpo etc. Nas agresses sexuais, as doenas venreas (DSTs/AIDS), infeces urinrias e vaginais e a gravidez so conseqncias que podem se manifestar mais tarde. A gravidez indesejada encarada como uma segunda violncia, intolervel para muitas mulheres, com grande impacto sobre o estado psicolgico e fsico da mulher. A legislao brasileira permite a interrupo da gestao nesses casos.

27

Procure informaes sobre os servios de sade que realizam esse atendimento pelo SUS em sua regio. Podem aparecer reaes somticas e psicolgicas (ansiedade, medo e confuso, fobias, insnia, pesadelos), sentimento de culpa e baixa auto-estima, comportamento autodestrutivo (uso de lcool e drogas), depresso e tentativas de suicdio. O isolamento social por medo que outros descubram o acontecido, medo de que se repita, uma das manifestaes que leva a mudanas freqentes de emprego, de cidade ou pas. As manifestaes na sade podem ser prolongadas e crnicas, sendo evitadas mediante tratamento e apoio apropriado, tanto pela equipe de sade como tambm pela famlia e amigos.

HOMEM
Quais so os principais tipos de violncia sofrida pelos homens? A violncia urbana, as agresses fsicas, acidentes com armas de fogo e acidentes de trnsito so os principais tipos de violncia, principalmente entre adultos jovens. Menos freqentes, porm importantes, so as causas externas relacionadas auto-agresso, como suicdio e as tentativas no consumadas. A populao masculina jovem (de 20 a 24 anos) o grupo que se encontra em maior risco para tal violncia. Quais os principais locais onde os homens esto sofrendo violncias? Diferente das mulheres, os espaos pblicos e a via pblica so os locais onde mais ocorrem as situaes de violncia contra os homens.
28

Quem so os principais agressores? O homem mais vulnervel violncia, seja como autor, seja como vtima. Os homens adolescentes e jovens so os que mais sofrem leses e traumas devido a agresses, com um maior tempo de internao. Quais so as principais causas de acidentes e violncia que matam os nossos homens? Os bitos por causas externas (acidentes, acidentes de transporte, leses autoprovocadas e as agresses) constituem a primeira causa de mortalidade entre os homens. Conforme os dados do Sistema de Informaes sobre Mortalidade/2005, na faixa de 20-24 anos, 40,3% dos bitos foram por homicdios, 30,0% por acidentes de transporte e 7,4% por suicdios. Na faixa dos 25 aos 44 anos, predominam as agresses como principal determinante de bitos, e a partir dos 45 anos predominam os acidentes de transporte.

29

Como identificar situaes de violncia? As situaes de violncia envolvendo os homens possuem maior visibilidade por ocorrer nos espaos pblicos e no ter um carter to velado e silencioso como a maioria das situaes de violncia contra as mulheres, crianas e idosos. So mais fceis de identificar, pois so elas as responsveis pela maioria dos registros de internaes hospitalares e bitos por causas externas. Os processos de socializao tm o potencial de envolver os homens em episdios de violncia. A agressividade est biologicamente associada ao sexo masculino e, em grande parte, vinculada ao uso abusivo de lcool, de drogas ilcitas e ao acesso s armas de fogo, que tendem a inibir a censura, e a pessoa passa a assumir condutas socialmente reprovveis. Dentro de uma perspectiva de gnero, aspectos da organizao patriarcal criaram dificuldades tanto para mulheres quanto para homens. A fim de manter o papel de dominao, os homens tiveram que aceitar e se submeter a situaes que muitas vezes representam pesadas exigncias. Algumas conseqncias da violncia contra os homens: Os referenciais de masculinidade hoje definidos em nossa sociedade como virilidade, conquista e sucesso causam danos a milhares de homens, pois so responsveis por aumentar as estatsticas de mortes no trnsito, homicdios, envolvimento com drogas e criminalidade. Em algumas situaes, para os homens, exercer violncia uma forma de demonstrao de poder. Sabe-se, entretanto, que as pessoas violentas carecem de dois recursos bsicos: auto-estima e segurana.

30

A preveno da violncia do ponto de vista da masculinidade implica, fundamentalmente, a necessidade de se discutir e produzir conhecimento a respeito dos papis sociais de homem e pai na famlia e na sociedade, revisando e ampliando os conceitos e valores culturais estabelecidos. Nesse sentido, importante a sensibilizao e responsabilizao dos homens por seu comportamento sexual, papis sociais e familiares. Da mesma forma, reconhecer e legitimar modelos mais flexveis de masculinidade e paternidade so fatores importantes na construo de relaes afetivas e familiares mais saudveis.

iDOSO
Quais so os principais tipos de violncia sofrida pelos idosos? A violncia moral ou psicolgica foi a maior causa de notificaes no VIVA, representando um percentual de 55%, seguida da violncia fsica (27%), de abandono (22%) e de dano financeiro ou patrimonial (21%). Apenas recentemente a violncia contra os idosos passou a ser reconhecida como uma forma de violncia intrafamiliar. Quais os principais locais onde os idosos esto sofrendo violncias? A maioria dos casos (89%) de violncia registrados aconteceu na prpria residncia, 4% em vias pblicas; 39% foram casos de repetio.
31

Quem so os principais agressores? Os principais agressores dos idosos foram os filhos, seguidos pelo cnjuge. Uma das principais manifestaes de preconceito contra a pessoa idosa a violncia. Curioso que as pessoas que praticam tambm iro envelhecer, estando sujeitas aos atos que agora praticam. Quais so as principais causas de acidentes e violncia que matam os nossos idosos? A principal causa de morte entre as causas externas nos idosos at 79 anos foi o acidente de transporte, sendo os pedestres as principais vtimas. Acima dos 80 anos, a queda a principal causa de bito. Como identificar situaes de violncia? O aumento da expectativa de vida, somado diminuio da taxa de natalidade, trouxe um aumento da populao idosa como fenmeno mundial. Atualmente, as pessoas esto vivendo mais; o desafio agregar qualidade de vida aos anos a mais vividos. A pessoa idosa torna-se mais vulnervel violncia na medida em que apresenta maior dependncia fsica ou mental. Os problemas de sade, a falta de autonomia e o isolamento social dificultam o diagnstico de maus-tratos por familiares ou outras pessoas de sua relao, quadro que se agrava quando o idoso apresenta alguma deficincia mais incapacitante. Os prprios idosos sentem-se culpados em denunciar o agressor, acham natural que o cuidador no tenha pacincia, atribuindo esta situao sua dependncia e s necessidades de cuidado.

32

Algumas conseqncias da violncia contra idosos: O principal objetivo facilitar as condies necessrias para que o idoso tenha a melhor qualidade de vida possvel. A abordagem inclui providncias imediatas, como: avaliao, cuidados por perodos prolongados, reconhecimento das dificuldades e preveno sempre que possvel; deve ser feito um esforo para mant-lo ativo e saudvel, vinculado famlia e sua rede social. Uma parcela da populao idosa se encontra institucionalizada e est sujeita, nestes locais, aos mesmos tipos de violncia j mencionados. Nesta faixa etria, a segurana do ambiente residencial fundamental! Situaes inseguras so responsveis por 30% das quedas em idosos a cada ano. Manter bem iluminados os locais por onde o idoso passa regularmente sempre. Manter fios eltricos, de telefone e outros objetos fora das reas de circulao da casa. Evitar tapetes, utilizar mveis com estabilidade, sem risco de virar. No realizar mudanas nos mveis, utenslios e pertences do idoso. Usar sapatos fceis de vestir e com sola de borracha, ao invs de chinelos. Guardar utenslios mais comuns em locais de fcil acesso para evitar subir em algo para alcan-los. Tomar cuidado com o local do banho, evitando quedas colocar tapete que no escorrega e barra de apoio na parede.
No so necessrios grandes gastos e mudanas. Conhea o Projeto Casa Segura, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, no site http://www.casasegura.arq.br

33

Como identificar situaes de violncia? A violncia pode ser identificada em diferentes momentos ou lugares. Durante o trabalho, nas visitas domiciliares, reunies comunitrias ou qualquer outra situao, como, por exemplo, informao prestada por algum da comunidade. Existem sinais que podem chamar ateno, levar a suspeitar de que existe algo errado com aquela pessoa ou sua famlia. Esses, conhecidos sinais de alerta, so indcios de que uma pessoa pode estar sofrendo violncia ou agredindo algum. No devem ser vistos de forma isolada. Alguns so claramente indicativos de agresses, podem ser observados no corpo e no comportamento da pessoa que sofre a violncia; mas tambm podem ser apresentados como queixas pelos(as) adolescentes ou seu responsvel. Algumas pequenas atitudes, como dar surras e tapas nos filhos, bater na mulher, agredir verbalmente, dentre outras, no podem ser desconsideradas ou consideradas como atitudes no violentas. O que fazer em casos de violncia? Casos de violncia devem ser denunciados busque ajuda! A notificao de casos de violncia contra crianas, adolescentes, mulheres e idosos deve ser feita pelas equipes de sade/servios de sade e, obrigatria por lei. responsabilidade dos profissionais de sade, quando h indicaes para suspeita, perguntar se a(o) usuria(o) foi vtima de violncia. Mesmo que a resposta seja negativa, estar permitindo a abertura para o dilogo e indicando a possibilidade de ajuda. No atendimento situao de crise, importante no deixar de oferecer todas as orientaes necessrias, assegurando-se de que os recursos foram acessados e

34

deram as respostas adequadas. Os servios devem estar equipados com telefones de emergncia e recursos com quais as pessoas ou suas famlias possam contar. Os casos de violncia devem ser denunciados nos seguintes locais: Delegacia Especializada da Mulher; e da Criana e do Idoso Centro de Referncia da Mulher; da Criana ou do Idoso Delegacias Policiais Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Conselho Municipal de Sade Conselhos Tutelares Centro de Referncia da Assistncia Social Ministrio Pblico IML A Sade Mental frente s Violncias As diversas formas de violncia tm forte impacto na vida em sociedade e, especialmente, na sade mental dos indivduos A rea da sade tem concentrado seus esforos em atender aos efeitos da violncia: a reparao dos traumas e leses fsicas nos servios de emergncia, na ateno especializada, nos processos de reabilitao, nos aspectos mdicolegais e nos registros de informaes. Sabemos que os danos causados pela violncia no se restringem aos

35

aspectos fsicos. Como impacto da violncia, podemos observar sintomas de: depresso agressividade isolamento social aumento no consumo de lcool e outras drogas baixa auto-estima Os profissionais de sade esto em uma posio estratgica para detectar os riscos da violncia e identificar as suas principais vtimas, uma vez que as mulheres e crianas, em geral, so os que mais buscam os servios de sade em decorrncia de danos fsicos, mentais ou emocionais.

As visitas domiciliares dos profissionais das equipes de Sade da Famlia em particular dos agentes comunitrios de sade contribuem para diminuir o risco de ocorrncia da violncia intrafamiliar.1

Os servios de sade devem estar capacitados para diagnosticar, tratar e contribuir para a preveno dessa ocorrncia. A ateno em sade mental, realizada por uma equipe multiprofissional e de uma rede de referncia, uma das intervenes possveis nas situaes de violncia e pode contribuir na mudana desse cenrio. Os atendimentos podem ser realizados nos diferentes nveis: equipes de Sade da Famlia/NASF centros de sade e ambulatrios hospitais centros de Ateno Psicossocial (CAPS) outros servios da rede de sade mental
1

Recomendaes para preveno da violncia intrafamiliar: http://www.cdc.gov/mmwr/preview www.thecommunityguide.org/violence

36

Os CAPS apresentam um papel estratgico no que se refere ateno em sade mental. Oferecem cuidado dirio, comunitrio e qualificado. Alm disso, a partir de janeiro de 2008, possvel a implantao dos Ncleos de Apoio Sade da Famlia, com a recomendao de que tenha pelo menos um profissional de sade mental em cada NASF para realizar apoio matricial s Equipes de Sade da Famlia. Quando trabalhamos sade mental e violncia, temos que ter em vista a ateno em sade no apenas na pessoa como vtima da violncia, mas na sua relao com o agressor e no contexto complexo que a envolve, onde esto em jogo as pessoas, a realidade externa, a cultura, fantasias, traumas, desejos de vida e morte etc. Assim, o enfrentamento da violncia extrapola os servios de sade. Para que os problemas identificados sejam resolvidos, necessria a articulao de diferentes setores: sade, segurana pblica, justia e trabalho, bem como o envolvimento da sociedade civil organizada, configurando redes integradas de atendimento.

O Sistema Prisional Todo brasileiro tem direito sade, inclusive homens e mulheres que cumprem pena. Pensando nisso, os ministrios da Sade e da Justia instituram, no ano de 2003, o Plano Nacional de Sade no Sistema Penitencirio. O objetivo do plano viabilizar o acesso das pessoas presas s aes e servios do SUS Sistema nico de Sade. A proposta que equipes de sade, compostas por mdico, odontlogo, enfermeiro, psiclogo, assistente social e auxiliar/tcnico de enfermagem atuem dentro do presdio. At o ano de 2008, mais da metade dos estados da Federao j aderiram ao Plano Nacional de Sade no Sistema Penitencirio, contando com mais de 175 equipes de sade atuando nas unidades prisionais brasileiras.

37

Aes do Ministrio da Sade de Preveno das Violncias e Promoo da Sade e da Cultura de Paz
O Ministrio da Sade, em articulao com as Secretarias Estaduais e Municipais de Sade, tem promovido, coordenado, financiado, apoiado e executado vrias aes de vigilncia e preveno das violncias e de promoo da sade e da cultura de paz, as quais destacamos: 1. Poltica Nacional de Reduo da Morbimortalidade por Acidentes e Violncias, que institui no mbito do SUS os princpios e diretrizes para a estruturao e o reforo de aes intersetoriais de preveno das violncias, de assistncia s vtimas de causas externas e de promoo de hbitos e comportamentos seguros e saudveis Portaria GM/MS n 737, de 16/05/2001; 2. Projeto de Reduo da Morbimortalidade por Acidentes de Trnsito mobilizando a sociedade e promovendo a sade, que foi implantado atravs da Portaria n 344, de 19/02/2002. Este projeto foi implantado em 5 capitais em 2003 e 2004 com recursos do DPVAT. Em 2006 ele foi expandido para mais 11 capitais, estando atualmente implantado em 16 capitais do pas. 3. Poltica Nacional de Ateno s Urgncias, implantada atravs da Portaria GM/MS n 1.863, de 29/09/2003, que orienta o componente

38

assistencial do plano de enfrentamento das causas externas, com previso de aprimoramento e expanso dos atendimentos pr, intra e ps-hospitalares das vtimas de violncias. Atualmente, o SAMU Servio de Atendimento Mvel de Urgncia, principal componente desta poltica, apresenta cobertura de 62 milhes de brasileiros em 266 cidades; 4. Rede Nacional de Ncleos de Preveno das Violncias e Promoo da Sade, instituda pela Portaria GM/MS n 936, de 19/05/2004, que implantou nos estados e municpios Ncleos de Preveno das Violncias e Promoo da Sade, em mbito local. Atualmente, a Rede conta com aproximadamente 60 Ncleos formados por instituies municipais, estaduais, acadmicas e ONGs. Estes Ncleos, financiados pelo MS, so os responsveis por articular e coordenar aes intersetoriais promotoras de sade e da cultura da paz no mbito local. 5. Agenda Nacional de Vigilncia, Preveno e Controle dos Acidentes e Violncias, aprovada em outubro de 2005, durante a I Conferncia Nacional de Vigilncia, Preveno e Controle de DANT. Esta Agenda define prioridades e metas de preveno das violncias e acidentes para o perodo 2005/2007 a serem seguidas pelos trs nveis de gesto. 6. Poltica Nacional de Ateno Bsica, instituda pela Portaria MS/GM n 648, de 28/03/06, que preconiza a coordenao do cuidado a partir da ateno bsica organizada pela Estratgia de Sade da Famlia. 7. Ncleos de Apoio Sade da Famlia NASF, institudos pela Portaria MS/GM n 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de ampliar a abrangncia das aes de ateno bsica, bem como sua resolutividade,

39

apoiando a insero da Estratgia de Sade da Famlia na rede de servios e o processo de territorializao e regionalizao a partir da ateno bsica. 8. Poltica Nacional de Promoo da Sade, instituda pela Portaria GM/MS n 687, de 30/03/06, que contribui com aes efetivas para a preveno de acidentes e violncias, atuando sobre os fatores de risco e de proteo, promovendo ambientes e entornos seguros e saudveis, como tambm comportamentos e hbitos saudveis por parte da populao. 9. Poltica Nacional de Sade da Pessoa com Deficincia, instituda pela Portaria MS/GM n 1.060, de 05 de junho de 2002. Lei que trata das diretrizes para a assistncia sade das pessoas com deficincia, desde as Unidades de Sade, Sade da Famlia, os Servios de Reabilitao, a concesso de rteses, prteses e meios auxiliares de locomoo, bolsas de ostomia e recursos pticos. 10. Vigilncia de Violncias e Acidentes em Servios Sentinela ViVA, implantada atravs da Portaria GM/MS n 1.356, de 23 de junho de 2006. O MS repassou incentivo financeiro para secretarias estaduais e municipais de sade para a implantao da notificao da violncia domstica, sexual, outras violncias interpessoais e auto-provocadadas, assim como para a vigilncia de acidentes. Este sistema visa melhorar a qualidade das informaes sobre violncias, proporcionando um conhecimento melhor da magnitude e natureza das violncias, e do perfil da vtima e do agressor.

40

11. Rede de Ateno integral para Mulheres e Adolescentes em Situao de Violncia Domstica e Sexual: esta rede, coordenada pela rea Tcnica de Sade da Mulher/SAS, tem como objetivo organizar redes integradas de ateno para mulheres e adolescentes em situao de violncia domstica, sexual, articulando redes de preveno s DST/ AIDS e s hepatites, promovendo empoderamento feminino e a norepetio desses casos. Trabalha na perspectiva do enfretamento das desigualdades de gnero e da garantia da ateno integrada, humanizada e resolutiva. 12. Projeto GEOTRANS: implantado em 3 cidades do pas, visa ao georreferenciamento dos acidentes de trnsito, o que propicia uma visualizao mais apurada dos eventos, qualificando mais as informaes e, conseqentemente, planejando com mais efetividade as aes de preveno. 13. Sade Brasil: publicao anual do MS que faz uma anlise de situao das violncias no Brasil a partir das informaes do Sistema Nacional de Mortalidade/SIM. Esta publicao iniciou-se no ano de 2004 e tem contribudo em muito para a melhoria dos diagnsticos sobre mortes violentas, possibilitando anlises de tendncia como tambm subsidiam o planejamento de aes de interveno, de preveno das violncias e de promoo da sade. tambm uma ferramenta importante de gesto na avaliao do impacto das polticas pblicas implantadas no pas, como o que foi feito em relao ao Cdigo de Trnsito Brasileiro e ao Estatuto do Desarmamento.

41

Fique atento! leis que orientam sobre a garantia dos direitos


Estatuto da Criana e do Adolescente ECA Lei n 8.069, de 13/07/90. Garante os direitos da populao infanto-juvenil. Avanos de sua aplicao: A proporo de crianas e adolescentes na escola pblica subiu de 81,4% em 1992 para 94,8% em 2005. Reduo da mortalidade infantil em todo o pas. Criao dos Conselhos Tutelares e do PETI (Programa de Erradicao do Trabalho Infantil). Notificao Compulsria de Violncia contra a Mulher Lei n 10.778, de 24/11/03. Estabelece a notificao compulsria de violncia contra a mulher para os casos, atendidos em servios de sade pblicos ou privados, de qualquer ao ou conduta que lhe cause morte, dano ou sofrimento fsico, sexual ou psicolgico, tanto no mbito privado como no pblico. lei Maria da Penha A Lei n 11.340, de 07/08/06, conhecida como Lei Maria da Penha, cobe a violncia domstica e familiar contra a mulher. Tipifica a violncia domstica como uma violao dos direitos humanos. Altera o Cdigo Penal e possibilita aos agressores serem presos em flagrante ou terem priso preventiva decretada quando ameaarem a integridade fsica da mulher. Estatuto do idoso Lei n 10.741, de 01/10/03. Garante os direitos dos(as) cidados(s) acima de 60 anos de idade. Elaborada aps anos de debates na sociedade e no poder pblico, representa um avano inegvel para a legislao e uma das mais importantes

42

ferramentas de incluso social no Brasil. A sua implementao assegura aos idosos brasileiros seus direitos liberdade, respeito, dignidade, alimentao, sade, educao, esporte, lazer, trabalho, profissionalizao, previdncia, assistncia e habitao.

Nmeros para fazer denncias e buscar ajuda.


Disque 100 Disque Denncia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual contra Crianas e Adolescentes. Servio gratuito. Funciona todos os dias da semana, mesmo feriados, das 08:00h s 22:00h. Disque 180 Central de Atendimento Mulher, recebe denncias, orienta e encaminha casos de violncia. Servio gratuito. Funciona de segunda a sextafeira, das 07:00h s 18:40h. Disque Sade: 0800 61 1997 192 Servio de Atendimento Mvel de Urgncias (SAMU) (61) 3429-3116: Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos Procure informar-se, no seu estado ou municpio, sobre o nmero de telefone ou local onde denunciar situaes de violncia, mantendo o anonimato, se necessrio.

43

Para mais informaes

www.saude.gov.br/dab www.mj.gov.br/pronasci direitoshumanos@sedh.gov.br pessoacomdeficiencia@saude.gov.br

44

45

Espao para informaes da Grfica (Colofo)

46

47

Disque sade 0800 61 1997 Biblioteca Virtual em sade do ministrio da sade www.saude.gov.br/bvs

Sistema Nacional de Transplantes - SNT

Sistema ANOS nico de Sade

Ministrio da Sade

ema Nacional de de Sistema Nacional ansplantes - SNTSNT Transplantes -

Ministrio Ministrio da Sade da Sade

Julho/2009

También podría gustarte