Está en la página 1de 2

3 PROF.

: EQUIPE HISTRIA
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!! O IMPERIALISMO: A NOVA ORDEM MUNDIAL DO SCULO XIX. 1. A ERA DOS IMPRIOS.

O IMPERIALISMO
CONTEDO PROGRAMTICO
KL 300410 PROT: 3631

08

maioria explorariam economicamente outros povos, por eles subjugados, onde os governantes engendrariam uma poltica de expanso econmica e territorial, sobretudo na frica e na sia.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

O NEOCOLONIALISMO assim, o modelo Imperialista articulou o neocolonialismo, como nova etapa de dominao de reas, que representa um momento em que as burguesias das grandes potncias ampliaram suas bases de investimentos, controlando as atividades econmicas dos pases africanos e asiticos, a partir de meados do sculo XIX. 3. AS ORIGENS DE UM CONTEXTO.
Essas transformaes, em linhas gerais, podem ser caracterizadas da seguinte maneira: Um acentuado progresso tcnico-cientfico, entendido como resultado dos investimentos em pesquisas; da utilizao do ao como material industrial bsico; dos derivados do petrleo e da eletricidade como fora motriz em escala cada vez maior; do surgimento do motor a combusto interna; do aperfeioamento do dnamo; do desenvolvimento das indstrias automobilsticas; da construo naval; petroqumica etc. Desenvolvimento dos meios de transportes, o que claramente perceptvel a partir da notvel expanso do sistema ferrovirio e da construo de navios a vapor. Expanso dos meios de comunicao, caracterizando uma verdadeira revoluo tambm nesse campo. O aperfeioamento do telgrafo, o desenvolvimento da imprensa escrita e a inveno do telefone so apenas alguns dos setores que atestam o avano tcnico em fins do sculo XIX e incio do sculo XX. A concentrao da produo e do capital, determinando uma verdadeira concentrao econmica como resultado, em grande parte, das crises peridicas que o capitalismo vai conhecer a partir da segunda metade do sculo XIX, como a crise de 1873.

Originado a partir da II Revoluo Industrial e seus novos adventos tecnolgicos, a poltica expansionista do imperialismo capitalista ser considerada a grande ordem poltica do sculo XIX. O imperialismo surge como soluo para conter a crise da economia industrial, com o aparecimento da superproduo (1870), havendo a necessidade da busca por novos mercados consumidores e centros de matria-prima, na chamada corrida imperialista ou neocolonial, onde as naes industriais iro rivalizar-se na disputa pela posse de novas terras (os continentes asitico e africano), gerando com isso a uma srie de incidentes imperialistas, os quais formariam a base da poltica mundial de finais do sc. XIX e incios do sc. XX.

4. A SUPER-PRODUO E A CRISE CAPITALISTA.


As novas necessidades do Capital em funo das crises, inmeras empresas, incapazes de fazer frente concorrncia de empresas maiores, acabavam desaparecendo ou sendo absorvidas pelas empresas de maior porte, que passavam a exercer um verdadeiro monoplio, tanto da produo, como tambm do prprio mercado. Ao mesmo tempo, o avano tcnico aplicado produo implicava em crescentes recursos de capitais, inviabilizando ainda mais as pequenas empresas. Por outro lado, a complexidade cada vez maior do processo produtivo fazia com que o setor industrial dependesse em escala crescente de inverses e emprstimos bancrios.

2. O CENRIO DE UMA BELA POCA (1870/1914).


No sculo XIX ocorreu significativa expanso dos Estados capitalistas europeus, devido o forte surto da demanda industrializante. UMA EUFORIA CAPITALISTA por volta de 1860/70, a economia capitalista ganha um novo impulso e um ritmo crescentemente acelerado, o que possibilita a progressiva superao do chamado capitalismo competitivo ou livre concorrencial pelo capitalismo monopolista. Esse novo quadro est diretamente relacionado com o que alguns estudiosos denominaram de Segunda Revoluo Industrial, momento em que significativos avanos no processo de industrializao (tanto a nvel da produo como da circulao de mercadorias) possibilitaram profundas transformaes na economia capitalista. Para dinamizar suas produes, as potncias industriais iniciaram a uma poltica econmica de consolidao de imprios industriais: os estados ocidentais na sua grande

CONTEDO - 2011

OS BLOCOS DE MONOPLIOS assim, a fuso do capital bancrio com o capital industrial possibilitava o aparecimento do chamado capitalismo financeiro ou monopolista e a formao de empresas gigantescas (os Trustes). tambm nessa poca que desenvolvem-se associaes (holdings) que detm o controle acionrio de mltiplas empresas que passam a atuar de forma coordenada. Finalmente, os cartis tambm entram em cena em fins do sculo XIX, podendo ser considerados como o resultado de acordos feitos entre empresas que, apesar de manterem plena autonomia na direo de seus negcios, definiam uma poltica comum a ser seguida por cada uma delas ao atuar no mercado, objetivando evitar os desgastes da concorrncia, atravs da diviso do mercado e do ajustamento dos preos.

OS ESTADOS E O CAPITAL: soma de interesses ainda como

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

resultado das transformaes decorrentes da chamada Segunda Revoluo Industrial, verifica-se o aparecimento de uma verdadeira oligarquia financeira nos pases de economia capitalista altamente desenvolvida. Este restrito grupo, autntica plutocracia do mundo dos negcios, tendo o controle exclusivo das atividades econmicas e financeiras passa a exercer uma influncia direta ou indireta na direo poltica de seus respectivos Estados. Por fim, a diviso do mundo em reas capitalistas altamente desenvolvidas (as chamadas economias centrais) localizadas, em especial, na Europa Ocidental, Estados Unidos e Japo, que tero o controle absoluto das chamadas economias perifricas, coloniais ou semicoloniais, localizadas na Amrica Latina (mesmo com seus governos teoricamente independentes), na frica e na sia. A respeito dessa questo Eric J. Hobsbawm observou: Ento, o fato maior do sculo X1X a criao de uma economia global nica, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transaes econmicas, comunicaes e movimentos de bens, dinheiro e pessoas ligando os pases desenvolvidos entre si e ao mundo no desenvolvido (....). Essa globalizao da economia no era nova, embora tivesse se acelerado consideravelmente nas dcadas centrais do sculo. (....) Esses fatos no mudaram a forma nem o carter dos pases industrializados ou em processo de industrializao, embora tenham criado novos ramos de grandes negcios, cujos destinos ligavam-se intimamente aos de determinadas partes do planeta, como as companhias de petrleo. Mas transformaram o resto do mundo, na medida em que o tornaram um complexo de territrios coloniais e semicoloniais que crescentemente evoluam em produtores especializados de um ou dois produtos primrios de exportao para o mercado mundial, de cujos caprichos eram totalmente dependentes. A Malaia cada vez mais significava borracha e estanho; o Brasil, caf; o Chile, nitratos; o Uruguai, carne; Cuba, acar e charutos. Na verdade, exceo dos EUA, mesmo as colnias de povoamento branco fracassaram em sua industrializao (nesta etapa), porque tambm ficaram presas na gaiola da especializao internacional. (HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Imprios. 1875-1914. Rio de Janeiro, Paz eTetra, 1988, pp. 95 e 98.).

C) Desenvolvimento do esprito nacionalista: a rivalidade entre as naes estimulou o esprito nacionalista, o que obrigou os governos a se preocuparem com as demarcaes de fronteiras, com a unificao de seus territrios e com a extra territorialidade, ou seja, ampliao dos domnios territoriais ao mximo, estabelecendo pontos estratgicos, definindo acordos de partilhas entre naes, o que significava a conquista direta de vastas reas coloniais; D) A superao dos problemas decorrentes da falta de matrias-primas (minrios, petrleo, borracha etc.), numa poca em que a expanso industrial criava novas necessidades.
A este respeito interessante ouvir a opinio de um colonialista europeu que assim justificava os direitos da civilizao ocidental: (...) A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depsitos e a abundncia de suas matrias-primas; enquanto localizou o gnero inventivo das raas brancas e a cincia da utilizao das riquezas naturais nesta extremidade continental que a Europa, concentrou os mais vastos depsitos dessas matrias-primas nas fricas, sias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lanariam o el dos pases civilizados. Estas imensas extenses incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas deveriam ser deixadas virgens, abandonadas ignorncia ou incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza o tesouro comum da Humanidade. (...) (SARRAUT, A. Grandeur et Servitude Coloniales. Paris, 1931, pp. 18-19.)

5. UM CONJUNTO IDEOLGICO.
Na sua cultura de valores para impor um projeto de dominao, as naes imperialistas que se expandiram no sculo XIX procuraram justificar esse processo desenvolvendo doutrinas racistas, religiosas e tcnico-cientficas, nas quais propugnavam a superioridade europia. De acordo com a imposio de valores pelo imperialismo, a figura de lideranas europias seriam consideradas como padres a serem alcanados por outros povos de raa no branca como simbologia de civilizao e evoluo social. A DOUTRINA RACISTA, pela qual o Imperialismo disseminou a ideologia da superioridade racial do branco, o europeu, em relao ao africano. A DOUTRINA RELIGIOSA, onde a Igreja Catlica colaborou bastante com a dominao europia na frica e na sia, pois afirmava que ela possua a misso de salvar as almas dos infiis para o cristianismo. Dessa forma, o clero transmitia aos povos desse continente os valores da civilizao crist ocidental.

4. A SOLUO A CORRIDA COLONIALISTA.


Paralelamente s transformaes decorrentes do avano da industrializaro e do desenvolvimento do chamado capitalismo monopolista, as potncias europias, acompanhadas pelos Estados Unidos e Japo, deram incio a uma vigorosa poltica anexionista que atingiu seu auge no perodo compreendido entre 1875 e 1914.

ELEMENTOS DA CORRIDA MUNDIAL.


Essa poltica anexionista, dirigida sobretudo para a frica e para a sia, comumente conhecida pela expresso Imperialismo e teve como fundamentos e justificativas os seguintes fatores: A) A incorporao de reas onde fosse possvel a aplicao de excedentes de capitais gerados pelo processo de industrializao. A exportao de capitais, aplicados na explorao de recursos minerais, na melhoria dos meios de transporte - como as ferrovias, por exemplo facilitava o escoamento da produo primria das reas coloniais e a penetrao dos industrializados das potncias capitalistas;

AS TEORIAS DO RACISMO CIENTFICO DO SC. XIX.


Haveria tambm a Doutrina da supremacia tcnico cientfica, onde os europeus, deslumbrados com os avanos nas cincias, consideravam-se superiores em relao aos demais povos, pois experimentavam um notvel progresso cientfico. Poder-se-ia acrescentar, por fim, razes de ordem ideolgica, ticoreligiosa e, at mesmo, estratgica. Teorias pseudo cientficas de uma pretensa superioridade racial do homem branco (conforme, inclusive, pode-se perceber no texto anterior), procuravam embasar o direito explorao. Do ponto de vista ticoreligioso, o Imperialismo era justificado como uma espcie de sacrifcio a que o homem branco devia submeter-se para levar aos povos incultos e atrasados noes de civilidade e a religio revelada.

B) A busca crescente de novos mercados consumidores como


mecanismo capaz de superar as crises de superproduo das economias capitalistas e, ao mesmo tempo, encontrar alternativas para a competio entre os prprios pases industrializados que passaram a erguer barreiras alfandegrias aos produtos estrangeiros;

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2011

También podría gustarte