Está en la página 1de 4

Prescries de clculo e detalhamento de vigas - NBR 6118:2003

Artigo: #492 Aplica-se a: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6Gold

Assunto
Quais as prescries utilizadas para o dimensionamento e detalhamento das vigas no Eberick?

Artigo
A NBR-6118:2003 define prescries a serem obedecidas durante as etapas de dimensionamento e detalhamentos de vigas, com o intuito de levar em conta diversos fatores que possuem influncia direta nestas etapas e que sero citados durante o decorrer do artigo para cada caso.

Dimenses mnimas
Conforme o item 13.2.2, a largura mnima das vigas deve ser de 12 cm e das vigas-parede de 15 cm. possvel admitir uma reduo respeitando-se um mnimo absoluto de 10 cm em casos excepcionais, sendo obrigatoriamente respeitadas as condies seguintes:

alojamento das armaduras e suas interferncias com as armaduras de outros elementos estruturais,
respeitando os espaamentos e coberturas estabelecidos;

lanamento e vibrao do concreto de acordo com a NBR 14931.


No Eberick a largura mnima possvel para a seo da viga de 10 cm. Vigas-parede devem seguir as prescries do captulo 22 da NBR-6118:2003, cujas hipteses de dimensionamento e comportamento estrutural diferem de vigas usuais, no se aplicando ao dimensionamento efetuado pelo Eberick. O Eberick far a verificao do elemento e, se for o caso, ser apresentado uma mensagem Aviso 2 Viga parede durante seu detalhamento e neste caso, pode ser necessrio fazer verificaes adicionais (por exemplo, concentraes de tenso e prescries de armaduras).

Controle da fissurao
Como a ocorrncia de fissurao em elementos estruturais de concreto inevitvel, o item 13.4.1 busca controlar a abertura das fissuras, visando bom desempenho quanto proteo das armaduras corroso e quanto aceitabilidade sensorial dos usurios. Na tabela 13.3 so apresentados os valores limites da abertura caracterstica wk das fissuras. Abaixo, apresentada esta tabela com as prescries restritas ao concreto armado.

Tipo de concreto estrutural Concreto armado

Classe de agressividade ambiental (CAA) CAA I CAA II a CAA III CAA IV

Exigncias relativas fissurao

Combinao de aes em servio a utilizar Combinao freqente

ELS-W wk 0,4mm ELS-W wk 0,3mm ELS-W wk 0,2mm

ELS-W: Estado Limite de Servio de abertura de fissuras Fonte: Tabela 13.3 da NBR 6118:2003

No item 17.3.3.2 so apresentados critrios para estimativas de aberturas de fissuras. Devido ao estgio atual dos conhecimentos e da alta variabilidade das grandezas envolvidas nesta anlise, estes limites obtidos devem ser vistos apenas como critrios para um projeto adequado de estruturas, no devendo-se esperar que as aberturas de fissuras reais eventualmente no ultrapassem estes limites.

O Eberick utiliza os critrios de estimativa de fissuras conforme o item 17.3.3.2, comparando ento com o valor definido em "Abertura mxima das fissuras", existente em Configuraes-Materiais e durabilidade. Caso o valor calculado da abertura de fissura seja maior que o limite configurado, a armadura de trao da viga aumentada automaticamente at que este implique em uma abertura menor ou igual ao limite. Caso a armadura no possa ser aumentada por algum critrio de dimensionamento ou detalhamento, ser apresentado Erro A12 - Fissuras nocivas.

Armaduras longitudinais
A recomendao de uma armadura mnima nas sees transversais tem o intuito de evitar a ruptura frgil destas sees ao se formar a primeira fissura. Esta armadura mnima calculada para um momento mnimo que produziria a ruptura da seo de concreto simples, supondo que a resistncia trao do concreto seja dada por fctk,sup. A especificao de armaduras mximas nas sees transversais visa assegurar condies de dutilidade para estas sees, alm de respeitar o campo de validade dos ensaios que deram origem s prescries de funcionamento do conjunto ao-concreto.

Armadura mnima de trao:


A armadura mnima de trao deve ser determinada pelo dimensionamento ao momento mnimo, respeitando uma taxa mnima absoluta de 0,15%. A NBR-6118:2003, em seu item 17.3.5.2.1, define o momento fletor mnimo pela seguinte expresso:

onde: fctk,sup a resistncia caracterstica superior do concreto trao (item 8.2.5); W0 o mdulo de resistncia da seo transversal bruta de concreto, relativo fibra mais tracionada, sendo:

I a inrcia da seo yt a distncia do centro de gravidade fibra mais tracionada da seo A tabela 17.3 da norma apresenta taxas mnimas de armadura de flexo para vigas que, se respeitadas, considera-se atendido o dimensionamento por Md,min. O clculo de As,min feito atravs do dimensionamento flexo da seo de concreto armado, realizado para o Estado Limite ltimo. O Eberick determina as armaduras mnimas pelo dimensionamento ao momento mnimo, respeitando a taxa mnima de 0,15%.

Armadura de pele:
Segundo o item 17.3.5.2.3, a armadura de pele mnima deve ser de 0,10% Ac,alma em cada face da alma da viga e composta por barras de alta aderncia (1 2,25) com espaamento no maior que 20 cm. No item 18.3.5 recomenda-se que o afastamento entre barras tambm no seja maior que d/3 (d a altura til da seo).

Para vigas com altura igual ou inferior a 60 cm pode ser dispensada a utilizao de armadura de pele. Em Configuraes-Dimensionamento-Vigas, grupo "Armadura de pele", possvel configurar dimetro mnimo, espaamento mximo e altura inicial para detalhamento da armadura de pele nas vigas.

No caso de vigas submetidas toro tambm ser colocada uma armadura de pele necessria este esforo de toro, caso a altura da viga supere o valor definido no item Espaamento mximo" do grupo "Armadura de toro.

Armadura mxima longitudinal:


A NBR 6118, em seu item 17.3.5.2.4, define como sendo 4% Ac a taxa geomtrica mxima da soma das armaduras de trao e compresso (As + A's) em relao rea da seo transversal, para regio fora da zona de emendas. No Eberick, tal limite definido no item "Taxa de armadura mxima", em Configuraes-Dimensionamento-Vigas, grupo "Limites". Caso a viga se encontre na situao de taxa de armadura necessria para os esforos maior que a mxima configurada, a mesma ser apresentada na janela de dimensionamento, em Tabela-Resultado, com Erro D15 - Erro na armadura positiva (vo ***) ou Erro D16 - Erro na armadura negativa (n ***).

Distribuio transversal:
O espaamento entre faces da armadura longitudinal, medido no plano da seo transversal, deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores:

na direo horizontal:

2 cm; dimetro da prpria barra; 1,2 vez o dimetro mximo do agregado.


na direo vertical:

2 cm; dimetro da prpria barra; 0,5 vez o dimetro mximo do agregado.


Esta prescrio de ordem construtiva, visando condies adequadas de execuo, particularmente com relao ao lanamento e ao adensamento do concreto. Existe ainda a verificao dos espaamentos em relao a necessidade de introduo do vibrador. No Eberick, define-se no item "Dimetro do vibrador", em Configuraes-Dimensionamento-Vigas, este parmetro para verificao dos espaamentos. Ser aplicada para a distribuio das armaduras longitudinais negativas e para as positivas situadas a partir da segunda camada.

Espaamentos mnimos da armadura longitudinal

O espaamento mnimo entre barras verificado pelo Eberick automaticamente. Para situaes em que a quantidade de barras necessrias gera espaamento entre as barras longitudinais menor que o mnimo, o elemento apresentar os erros D15 ou D16, de acordo com o local onde este erro ocorrer.

Relao entre altura da viga e CG das armaduras:


Conforme o item 17.2.4.1 da NBR-6118:2003, a distncia do centro de gravidade das armaduras at o ponto da seo da armadura mais afastado da linha neutra no pode ser superior a 10% de h, sendo o parmetro "h" correspondente a altura da viga. Em casos que esta distncia seja superior ao limite de 10% de h para todas as bitolas, o programa impede o detalhamento, apresentando Erro A04-CG da armadura muito alto. Em Configuraes-Dimensionamento-Vigas, grupo "Limites", item "Relao mxima entre altura e CG da armadura", permite-se, a critrio do usurio, configurar valores compreendidos entre 5% e 10% de h.

Armaduras para toro:


Segundo o item 18.3.4, as barras longitudinais da armadura de toro podem ser distribudas ou concentradas ao longo do permetro interno dos estribos, mas devem respeitar um espaamento mximo entre elas de 350 mm. Em Configuraes-Dimensionamento-Vigas, grupo "Armadura de toro", item "Espaamento mximo", define-se a altura mxima de viga a partir da qual o programa colocar, se houverem esforos de toro, armadura de pele na viga a fim de distribuir a armadura. Para vigas com altura abaixo do configurado neste item, a armadura longitudinal de toro ser concentrada nos cantos da seo transversal.

Armaduras transversais
Dimetros e espaamentos:
Conforme o item 18.3.3.2 da norma o dimetro das barras dos estribos no deve ser inferior a 5 mm, nem superior a 1/10 da largura da alma da viga. Fica a critrio do usurio do Eberick a definio de quais barras sero utilizadas para os estribos de vigas, habilitando as desejadas em Configuraes-Materiais e Durabilidade, boto Bitolas. Quando a barra configurada possuir dimetro superior 1/10 da largura da alma da viga ser apresentado erro para estas bitolas. O espaamento mnimo entre estribos deve ser suficiente para permitir a passagem do vibrador, garantindo um bom adensamento do concreto. No Eberick, define-se atravs do item "Espaamento mnimo", existente em ConfiguraesDimensionamento-Vigas-Estribos, grupo "Espaamento". O espaamento mximo dos estribos, segundo o eixo longitudinal do elemento estrutural, deve atender s seguintes condies:

se Vd 0,67 VRd2 , ento smx = 0,6 d 300 mm; se Vd > 0,67 VRd2 , ento smx = 0,3 d 200 mm.
Quando a armadura de cisalhamento calculada implica em espaamentos superiores a estes limites, o programa ento adotar estes limites como espaamentos dos estribos para a viga (Ver 437Dimensionamento de vigas ao cisalhamento - NBR 6118/2003). O espaamento transversal entre ramos sucessivos dos estribos no deve ser superior aos seguintes valores:

se Vd 0,20 VRd2 , ento st,mx = d 800 mm; se Vd > 0,20 VRd2 , ento st,mx = 0,6 d 350 mm.
Nos casos em que a distncia entre os ramos do mesmo estribo superior a estes limites, o estribo ser alterado para 4 ramos.

Armadura transversal para toro:


As prescries do item 18.3.3.2, relativas ao dimetro e espaamentos dos estribos, so vlidas tambm para os estribos necessrios para os esforos de toro. O item 18.3.4 prescreve que pode-se considerar efetivos na resistncia toro os ramos dos estribos e as armaduras longitudinais contidos no interior da parede fictcia da seo vazada equivalente (item 17.5.1.4) (Ver 444Dimensionamento de vigas toro conforme a NBR 6118:2003).

ltima modificao: 25/02/2010. Referncias bibliogrficas Eng Nilson Cezar Mattos - AltoQi Tecnologia

También podría gustarte