Está en la página 1de 40

FINANAS PBLICAS

Conceitos Bsicos

Apresentao para o Curso em Lajeado/RS

Apresentao:
EDISON IMAR OLIVEIRA MELLO

Economista - TCE/RS

FINANAS PBLICAS CINCIA DAS FINANAS


A palavra FINANAS vem do latim FINIS, que significa FIM, TERMO; FINIS TERMO fim de uma operao que se desenvolve pelo pagamento.

FINANAS PBLICAS CINCIA DAS FINANAS


ALIOMAR BALEEIRO - a disciplina que, pela investigao dos fatos, procura explicar os fenmenos ligados obteno e dispndio do dinheiro necessrio ao funcionamento dos servios a cargo do Estado, ou de outras pessoas de direito pblico, assim como os efeitos outros resultantes dessa atividade governamental.
In: Uma introduo Cincia das Finanas

FINANAS PBLICAS CINCIA DAS FINANAS


a Cincia das Finanas um conjunto enciclopdico de conhecimentos e meditaes sociolgicos, polticos, econmicos, administrativos, psicolgicos, etc., que servem de instrumentao poltica para o legislador.
GERALDO ATALIBA, in, Apontamentos da Cincia das Finanas, Direito Financeiro e Tributrio.

DIREITO FINANCEIRO
A Disciplina jurdica da atividade financeira do Estado denomina-se Direito Financeiro. Interessa ao Direito Financeiro, o aspecto jurdico, ou seja, aquele fenmeno real ocorrente na realidade emprica que adaptado pela norma jurdica.
Partindo disso, compreende-se que nem tudo desse universo poder estar como termo de referncia do sistema normativo(*)

Lourival Villanova: in As Estruturas Lgicas e o Sistema de Direito Positivo.


(*)

DIREITO FINANCEIRO
Dentre os diversos aspectos do fenmeno financeiro, h aquele que encampado pela norma, isto , o fenmeno juridiciza-se, passa a estar incorporado a um mundo diverso: o do direito. O Direito financeiro , por fim, o estudo da atividade financeira do Estado quando encampada pela norma jurdica.

DIREITO FINANCEIRO
Ao direito pertence uma fatia, uma feio, um aspecto do fenmeno financeiro. Significa o estudo das necessidades pblicas, tais como definidas em lei, a forma de DESPESA, igualmente nela estabelecida, e o atingimento das finalidades encampadas no ordenamento normativo,

DIREITO FINANCEIRO
cincia exegtica, que habilita - mediante critrios puramente jurdicos - os juristas a compreenderem e bem aplicarem as normas jurdicas, substancialmente financeiras, postas em vigor
Geraldo Ataliba, in, Apontamentos da Cincia das Finanas, Direito Financeiro e Tributrio

Direito Financeiro
A disciplina jurdica da atividade financeira do estado denomina-se Direito Financeiro.
Ao direito pertence um aspecto do fenmeno financeiro. Significa o estudo das necessidades pblicas, tais como definidas em lei, a forma de despesa, igualmente nela estabelecida, e o atingimento das finalidades encampadas no ordenamento normativo.
O Direito Financeiro , por fim, o estudo da atividade financeira do Estado quando encampada pela norma jurdica.

Aspectos Constitucionais
Art. 24 - Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (Municpios no) I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; II - Oramento
Os ramos tributrio e financeiro resultam apartados. No mais se pode falar que um mais amplo que o outro.

Leis Federais e Nacionais


Leis Nacionais: expedidas pelo Congresso Nacionais Nacional, valem para todo o territrio nacional, alcanando todas as pessoas que nele estejam e que so de cumprimento obrigatrio pelos Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios
Cdigo Civil Cdigo de Processo Civil.

Leis Federais e Nacionais


Leis federais: editadas pelo Congresso federais Nacional, apenas alcanam as pessoas vinculadas Unio, sem vnculo, portanto para as demais entidades federadas.
O Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio

Entradas e Receitas
Viso Histrica - No passado o patrimnio pblico era formado por terras.
Na antigidade o Estado era propriedade do soberano; Um aspecto exemplar do processo de apropriao pelo Estado espelhada no feudalismo, onde nos primrdios o Estado cobrava seus tributos em espcie. Com o correr dos tempos surgiu a necessidade do dinheiro.

Entradas e Receitas
Segundo Geraldo Ataliba:

de duas formas pode o Estado obter recursos:


auferindo lucros na venda de bens e servios usando seu poder para exigir o concurso compulsrio das pessoas que lhe esto sujeitas
o fim atender as necessidades pblicas

Entradas e Receitas
Para auferir o dinheiro necessrio despesa, os governos, pelo tempo afora, socorrem-se de uns poucos meios universais:
a) realizam extorses sobre outros povos ou deles recebem doaes voluntrias; b) recolhem as rendas produzidas pelos bens e empresas do Estado; c) exigem coativamente tributos ou penalidades; d) tomam ou foram emprstimos; e) fabricam dinheiro metlico ou de papel
Aliomar Baleeiro

Entrada e Receita

No h ingresso definitivo

Entrada: todo e qualquer dinheiro que ingressa para os cofres pblicos; H autores que diferenciam ingresso de entradas - consideram ingresso como entradas provisrias; nem todo ingresso constitui-se em receita.
Ex.: Caues - garantias em licitaes Fianas - garantias em contratos Emprstimos Pblicos - destinam-se a devoluo Depsitos - discusso de tributos (p/evitar correo dos tributos)

Entrada e Receita
Os tributos e os preos
TRIBUTO-Quando o Estado investe sobre o patrimnio particular, prestando ou no uma atividade especfica, exigindo determinada quantia em dinheiro.
Usa seu poder constritivo (de coao)

PREOS-cobrados de quem se utiliza de um servio ou uma atividade econmica do Estado (industrial, extrativa, comercial, etc)

Entrada e Receita
EMPRSTIMO COMPULSRIO Disposto na CRFB, art. 148. compulsrio dado que o particular no pode recusar-se a pag-lo; Todavia, por ser emprstimo, deve ser devolvido, nas condies que a lei o estabelecer.
Sendo assim, o ingresso do dinheiro provisrio

Entrada e Receita
Ao lado das entradas provisrias h as definitivas, todas denominadas de receitas. Advm do poder constritivo do Estado sobre o particular:
Imposto - independente de qualquer atuao Taxa - dependente de atuao Contribuio de Melhoria - em decorrncia da realizao de obras pblicas.
E suas respectivas multas

Entrada e Receita
Provisrias Depsitos Caues Fianas Emprstimos

Entradas
Definitivas Receita

Extorso Tributos Preos

H Devoluo dos Valores No h Devoluo

A Receita Pblica
Destinando-se determinada entrada a permanecer em definitivo nos cofres pblicos, tem ela a denominao de receita. o complexo de valores recebidos pelo errio
pblico, sejam provenientes de rendas patrimoniais, sejam resultantes de rendas tributrias, destinados a fazer frente despesa pblica. Conceito de receita, segundo Plcido e Silva.
Sinteticamente = receita a entrada definitiva de dinheiro e bens nos cofres pblicos

Receita Pblica
H inmeras formas de receitas:(dinh+Mecad.) doao - provm da liberalidade dos particulares ou outros entes pblicos (Nac+Int); extorso - em estado de beligerncia; invaso de outro pas; uso de bens pblicos - explorao de patrimnio (box no mercado, estacionamento,
estabelecimentos comerciais, industriais ou agrcolas do Poder Pblico)

cobrana de tributos e imposio de multa pec.

Receita Pblica
As receitas so classificadas em ordinrias e extraordinrias. Ordinrias - so as receitas havidas com regularidade - recebidas no desenvolvimento normal da atividade estatal; Extraordinrias - ingresso excepcional de dinheiro para atendimento de situao de absoluta anormalidade no plano institucional.

Receitas Extraordinrias
Fato que motive o Estado a exigir impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia tributria, os quais sero suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criao
(inciso II, art. 154, CRFB) O critrio de distino a periodicidade do ingresso

Receita Pblica
Em relao ORIGEM, a receita pode ser ORIGEM classificada em:

originria derivada transferncia

Receita Originria
Decorre da explorao, pelo Estado, de seus prprios bens. So assim denominadas conforme provenham da explorao, pelo Estado, de seus instrumentos (bens ou servios), ou provenham de uso de seu poder de constranger os submetidos sua fora ao concurso compulsrio
Geraldo Ataliba

A Receita Derivada
A receita derivada provm do constrangimento sobre o patrimnio do particular. - o TRIBUTO Tributo = imposto + taxas + contribuio de melhoria; Pode ainda o Estado cobrar:(contribuies Parafiscais - hoje denominadas sociais ou de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas - art. 145 e 149 CRFB).

Receita Derivada
Incluem-se, tambm, como RECEITA DERIVADA, a cobrana das SANES e tambm o CONFISCO Decorrente De Contrabando, APREENSO de armas de criminosos, etc.
As receitas originrias provm do prprio patrimnio pblico do Estado, ao passo que as derivadas advm do patrimnio ou rendas particulares.

Receitas de Transferncias
Embora provindas do patrimnio particular (a ttulo de tributo), no so arrecadadas pela entidade poltica que vai utiliz-las. Art. 157 a 162 da CRFB.
O ente recebe o dinheiro em decorrncia do exerccio da competncia de outra entidade poltica que, por disposio constitucional, o transfere aos cofres de Estado e/ou Municpios.

Movimento de Caixa (entradas com destino de sada) Entradas ou Ingressos Receitas (entradas definitivas)

Alienaes-comprasemprstimos-restituies caues -fianas-depsitos indenizaesDoaes-legados bens vacantes uso de bens pblicos preo-extenso prescrio aquisitiva TributosPenalidades reparao de guerra perdimento Tributrias no-tributrias

originrias

derivadas

transferidas

Receitas Pblicas
Nota Histrica
Gaston Jze - diviso dos servios: Se h servios administrativos de interesse geral, que provocam despesa, mas no produzem quaisquer receitas, temos os IMPOSTOS. H servios de interesse geral, mas que aproveitam mais alguns, havendo tributao especial, temos as TAXAS

Receitas Pblicas
Nota Histrica
Gaston Jze... Em havendo servios comerciais e industriais de fim financeiro em regime de livre concorrncia, temos os PREOS. Se h exploraes comerciais ou industriais destinadas obteno do maior proveito fiscal possvel em regime de monoplio, tem-se o tipo hbrido PREO-IMPOSTO

Classificao de Seligman
Em razo da vantagem auferida pelo Poder Pblico: PREOS QUASE-PRIVADOS - vantagem particular como considerao exclusiva ao lado de interesse pblico acidental; PREOS PBLICOS - vantagem particular menor, mas preponderante, ao lado de interesse pblico de alguma importncia

Classificao de Seligman
TAXAS - vantagem particular mensurvel associada a interesse pblico ainda mais importante; CONTRIBUIES ESPECIAIS - alguma vantagem particular associada com interesse preponderante; IMPOSTOS - interesse pblico como considerao exclusiva e vantagem particular apenas acidental.

A viso de Luigi Einaudi


PREO QUASE PRIVADO - o que ocorre quando a necessidade privada, mas satisfaz necessidade prevalentemente pblica; PREO PBLICO - quando se prov por meio de ferrovia estatal satisfao de necessidade individualizvel; PREO POLTICO - quando h subsdio por parte do poder pblico, que no deseja preo elevado;

A viso de Luigi Einaudi


CONTRIBUIO - quando provida necessidade comum a todos indivisvel; IMPOSTOS - quando satisfaz necessidades comuns a todos e indivisveis (segurana nacional)
So realidades fticas. As necessidades so reais e podem ou no estar amparadas no mundo jurdico

Objetivos da LRF
1 A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas pblicas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em restos a pagar.

Os objetivos da LRF - Art. 1


A RESPONSABILIDADE NA GESTO FISCAL PRESSUPE: Ao Planejada e Transparente
Finalidade:
prevenir riscos corrigir desvios OBJETIVOS

EQUILBRIO DAS CONTAS PBLICAS

Os objetivos da LRF - Art. 1


O PROCESSO PARA ATINGIR OS OBJETIVOS:
CUMPRIMENTO DE METAS E RESULTADOS ENTRE RECEITAS E DESPESAS OBEDINCIA A LIMITES E CONDIES EXCLUSO DA RENNCIA DE RECEITA LIMITE - GERAO DE DESPESAS COM PESSOAL
REESTRUTURAO DA SEGURIDADE SOCIAL

DVIDAS CONSOLIDADA E MOBILIRIA


LIMITES - OPERAES DE CRDITO (inclusive ARO) CONTROLE - CONCESSO DE GARANTIAS RESTRIES - INSCRIO EM RESTOS A PAGAR

También podría gustarte