Está en la página 1de 64

PLANO 20 DE FORMAO

12

Poder encontrar a datas e os valores de cada um dos cursos no nosso cronograma de formao, consulte-o em www.sgs.pt

SGS ACADEMY TRANSFORMING PEOPLE AND BUSINESSES


Enquanto lderes em formao, baseamos a nossa atuao em anos de experincia mundial, para criar verdadeiras oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Marcamos a diferena junto de pessoas, equipas e negcios, alimentando talentos e facilitando a progresso contnua das organizaes. Em parceria com os formandos, os nossos especialistas identificam objetivos de melhoria e apoiam os profissionais no seu percurso.

SGS EM PORTUGAL
A SGS estabeleceu-se em Portugal no ano de 1922. Atualmente tem cerca de 200 colaboradores diretos em Portugal e uma extensa bolsa de especialistas externos. Com total cobertura geogrfica nacional, a SGS tem em Portugal: Laboratrios com competncias nos mbitos Ambiental, Alimentar, Ensaios No Destrutivos e Metrologia; Armazns logsticos (Pvoa de Sta. Iria e Maia); Escritrios em Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Funchal.

A SGS Academy, foi constituda em novembro de 2003 com o objetivo de proporcionar servios de formao profissional nas reas de atuao em que a SGS especialista. uma entidade formadora detentora de acreditaes, homologaes e reconhecimentos nacionais e internacionais. Com uma cobertura total a nvel nacional, com filiais em Lisboa, Pvoa de Santa Iria, Porto, Aores e Madeira, a SGS Academy cria ainda parcerias com Associaes e Estabelecimentos do Ensino Superior para uma formao reconhecida e qualificante.

GRUPO SGS
O Grupo SGS - Socit Gnrale de Surveillance SA a maior organizao mundial no domnio da Inspeo, Verificao, Anlise e Certificao. Presente em cerca de 140 pases, a SGS opera em mais de 1.250 escritrios e laboratrios contando com a colaborao de 67.000 colaboradores por todo o mundo. A marca global da SGS est estabelecida desde 1878 como smbolo e referncia na prestao de servios de excelncia, sempre associada a valores como a Independncia, a Integridade, a Confidencialidade e a Inovao.

REAS DE NEGCIO
Comrcio Internacional Segurana Alimentar Qualidade & Segurana Produtos de Consumo Ambiente, Energia & Segurana Engenharia Industrial Construo & Edifcios Certificao & Auditorias SGS Academy Formao Automvel

VALNCIAS DIFERENCIADORAS
A SGS Academy apresenta um conjunto de aes de formao, a realizar nas modalidades intra e inter empresas, com a preocupao constante de ajustar os contedos e formas de aplicao em resposta s necessidades reais das organizaes e dos formandos. Este facto, aliado bolsa de formadores especializados e distribudos por todo o territrio nacional, confere SGS Academy uma posio privilegiada para corresponder s suas necessidades de formao. Possumos a estrutura e os recursos necessrios para apoiar as organizaes com servios pertinentes e inovadores ao nvel da formao.

CONTACTOS www.SGS.PT T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
de seg. a sex. das 9h s 18h. 2

TRAINMP002/5 (2011/12/09)

INSTALAES
MAIA CENTRO
Plo de Servios da Maia Rua Padre Antnio, 232 - Frao 4.4 4470-136 Maia

ACREDITAO, HOMOLOGAO E RECONHECIMENTO

MAIA ZONA INDUSTRIAL - LOGSTICA


Rua Rafael Baptista Rodrigues, 29 Gemunde 4475-193 Maia

AORES
Rua Jos do Canto, 21- 1 Dto, 9500-076 Ponta Delgada

PVOA DE SANTA IRIA - LOGSTICA


Avenida do Casal da Serra - Lote 19 2625-085 Pvoa de Santa Iria

LISBOA - SEDE
Plo Tecnolgico de Lisboa, 6 piso 0 1600-546 Lisboa

MADEIRA
Caminho de St Antnio, 237 Edificio Villas da Madalena, Loja C 9020-002 Funchal

SINES
ZAL Sines Edifcio Logstico A9 Piso 1 escritrios 3.06.05, 3.06.11 e 3.06.12 7520-203 Sines

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

MODALIDADES
INTEREMPRESA
Cursos calendarizados no Plano de Formao e realizados nas instalaes da SGS Academy.

FORMAO E-LEARNING/ B-LEARNING


Cursos desenvolvidos com suporte em plataforma e-learning. Atualmente uma das maiores preocupaes das Organizaes o cumprimento legal em matria de Formao Profissional dos seus Colaboradores, devido principalmente ao investimento associado. A SGS Academy desenvolveu estas duas modalidades garantindo:

CURSOS DISPONVEIS NA MODALIDADE DE E-LEARNING


Gesto de Reclamaes Organizao e gesto do tempo Assertividade na Comunicao tcnicas de Liderana e Coaching Gesto de conflitos Gesto do stress Gesto da Formao Gesto de projetos Iniciao s vendas e-formador Renovao de CAP de tSHSt Introduo Qualidade (ISO 9001) Introduo ao Ambiente (ISO 14001) Introduo Segurana e Sade do Trabalho (OHSAS 18001)

INTRAEMPRESA
Adaptao dos cursos existentes e/ou desenvolvimento de novos programas de formao, totalmente direcionados realidade e necessidades da organizao.

REDUO DE CUSTOS:
A Organizao poder disponibilizar o curso a um nmero alargado de colaboradores, otimizando os custos associados a deslocaes, ausncias do posto de trabalho, estadias, reproduo de manuais e alugueres de sala.

FLExIBILIDADE:
O formando pode aceder ao curso quando quiser e de onde quiser, a qualquer hora em qualquer lugar.

CURSOS DISPONVEIS NA MODALIDADE DE B-LEARNING


Ps-Graduao em Gesto da Segurana e Sade no Trabalho Formao Pedaggica Inicial de Formadores Tcnico Superior de Segurana e Sade no Trabalho

INTERAO E APOIO AO FORMANDO


O tutor da SGS interage com o formando atravs de fruns de discusso, ou de forma individualizada, de forma a esclarecer todas as dvidas colocadas e motivando ao estudo e progresso na aprendizagem.

CUSTOMIZAO:
A SGS poder adaptar o curso s necessidades e realidade do Cliente. Sempre que necessrio pode haver atualizao de contedos de forma rpida e em tempo real. O E-learning uma modalidade de ensino distncia com apoio de recursos didticos apresentados em diferentes formatos tecnolgicos de informao, que possibilitam o autoconhecimento. Totalmente no presencial. O B-learning uma modalidade de ensino distncia e que pressupe algumas sesses presenciais, ou seja, uma formao combinada entre sesses no presenciais e presenciais. Possibilita a realizao de trabalhos de campo e visitas tcnicas a locais de interesse e possibilita o desenvolvimento de atividades coletivas.

FORMAO AVANADA DE AUDITORES


Os cursos de Auditores da SGS Academy so reconhecidos pelo IRCA e pelo IEMA, os principais organismos de reconhecimento de auditores a nvel mundial. Todos estes cursos proporcionam um elevado conhecimento da normalizao, elevando o nvel de competncias e tornando-se um valor acrescentado para a sua formao e para a sua organizao. A frequncia dos cursos de Auditores permite aos formandos posicionarem-se ao mais alto nvel no que respeita obteno de competncias de Auditor.

nomeadamente Cursos de Formao com Aprovao IEMA. A SGS Academy tambm uma entidade aprovada pelo IEMA para ministrar os seus cursos de formao na rea ambiental. A SGS Academy apresenta dois tipos de curso de formao que, com objetivos diferentes, capacitam os seus participantes a exercer determinada atividade no mbito das auditorias a Sistemas de Gesto. Lead Auditor Estes so os cursos adequados para os que pretendem ficar qualificados e com reconhecimento internacional para realizar auditorias de concesso e acompanhamento a Sistemas de Gesto. Auditor Conversion Estes cursos destinam-se particularmente a auditores experientes, que j tenham obtido a qualificao de Lead Auditor e que desejam auditar dentro de contextos diferentes e outras normas de Sistemas de Gesto, acrescentando valor s suas competncias e experincias atuais. Esta uma oportunidade nica de obter estas certificaes internacionais nicas na sua rea de atuao. Os cursos sero ministrados por um Auditor/Formador Nacional/Internacional especialista nestas matrias. A seleo dos formandos efetuada com base na anlise do Curriculum Vitae dos candidatos, sendo essencial para a frequncia do curso a comprovao efetiva de formao/ experincia ao nvel do referencial e em contexto real de auditoria. No ltimo dia da ao de formao os participantes sero sujeitos a exame de avaliao, sendo esta ao de formao reconhecida pelo corpo de certificao de auditores IRCA. Este exame vlido por 3 anos a contar do ltimo dia do curso, o qual permite aos participantes registarem-se como Auditores Certificados (Certified Auditor) no IRCA ou em outro corpo de auditores da International Certification Association (IPC) de acordo com a sua experincia profissional.

SEMINRIOS/ wORkSHOPS TCNICOS


Focadas nos temas que mais marcam a atualidade, estas sesses convidam conceituados especialistas a partilhar a sua experincia com os nossos formandos. Estes eventos sero desenvolvidos e dinamizados de acordo com as prioridades e necessidades identificadas no mercado. Consulte-nos!

COMPETNCIA
A Equipa de formadores da SGS composta pelos mais qualificados e prestigiados tcnicos e auditores do mundo, que agora esto disponveis, tambm, para lhe oferecer a formao que vai marcar o ponto de viragem no nvel das suas competncias. A experincia real em campo e os anos de trabalho efetivo com os diferentes setores de atividade, conferem aos nossos formadores um elevado nvel de competncias.

PS-GRADUAES/ ESPECIALIZAES E MESTRADOS


Com vista potenciao e complementaridade de vocaes entre a dimenso acadmica e a dimenso empresarial, bem como a sinergia que da pode advir para a competitividade organizacional, a SGS Academy tem vindo a estabelecer parcerias e protocolos com vrias Instituies de Ensino Superior e outras Entidades.

QUALIFICAO
O IRCA (International Register of Certificated Auditors) o primeiro e maior organismo internacional de certificao de auditores de Sistemas de Gesto, tendo j certificado mais de 35,000 auditores em mais de 150 pases (dados de 2011). Pautado por elevados nveis de exigncia, o IRCA certifica como entidades formadoras apenas as organizaes que demonstrem os requisitos tcnicos e de formao necessrios para avaliar e analisar o desempenho de potenciais auditores. Atualmente, pouco mais de 90 organizaes de formao conseguem cumprir os exigentes requisitos do IRCA e alcanar este reconhecimento. O IEMA (Institute of Environmental Management and Assessment) uma organizao especializada e dirigida a profissionais envolvidos na gesto e avaliao ambientais. O IEMA apoia os seus membros reconhecendo conhecimentos e competncias atravs de qualificaes profissionais,

OUTROS SERVIOS
CANDIDATURAS AO QREN/POPH
Elaborao de candidaturas, com vista ao financiamento do Plano de Formao da Organizao Cliente, no mbito do Quadro Comunitrio 2007-2013 (QREN 2007-2013).

APOIO EM PROCESSOS DE CERTIFICAO DGERT


Apoio na implementao de Sistemas de Gesto da Formao com vista certificao como entidade formadora.

DIAGNSTICOS DE NECESSIDADES DE FORMAO


Levantamento de necessidades de formao de forma independente e elaborao de um Plano de Formao realmente adequado sua organizao. 5

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

NDICE

QUALIDADE AMBIENTE E GESTO FLORESTAL SEGURANA E SADE DO TRABALHO RESPONSABILIDADE SOCIAL INVESTIGAO, DESENVOLVIMENTO E INOVAO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTO GESTO DO RISCO E CONTINUIDADE DO NEGCIO ALIMENTAR ENERGIA CONSTRUO

08 12 16 20 22 24 26 28 32 36

ENGENHARIA INDUSTRIAL AUTOMVEL INDSTRIA E PERITAGEM SADE E MEDICAL DEVICES GESTO DE PESSOAS E EFICCIA PROFISSIONAL ADMINISTRAO PBLICA RESPOSTAS SOCIAIS FICHA DE INSCRIO

38 40 42 44 48 50 54

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

QUALIDADE

Q1. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DA QUALIDADE


MBITO:
Saiba como desenvolver eficazmente um Sistema de Gesto da Qualidade, evidenciando o cumprimento dos requisitos da norma ISO 9001.

Q2. QUALIFICAO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 9001


MBITO:
Fique apto a realizar Auditorias Internas da Qualidade ISO 9001, de acordo com a ISO 19011 e sob os pontos de vista tcnicos e comportamentais.

Q3. QUALIFICAO DE GESTORES DA QUALIDADE


MBITO:
O desempenho de um Gestor da Qualidade depende de variados fatores; uns que dependem apenas do prprio e outros que dependem da Organizao, da respetiva Cultura da Qualidade, dos recursos e do comprometimento (em particular) da Gesto de topo e (em geral) dos restantes membros da Organizao para a Qualidade. Assim, necessrio que os Gestores da Qualidade tenham as competncias adequadas de modo a potenciar o seu contributo para a obteno de mais-valia, principal objetivo de qualquer programa de melhoria.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com responsabilidades ao nvel da Gesto da Qualidade. Consultores.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Qualidade e na realizao de auditorias. Consultores/auditores que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Conceitos e princpios da Gesto da Qualidade. As normas da srie ISO 9000. Os requisitos da norma ISO 9001 e sua implementao. Abordagem por processos. Melhoria contnua e compatibilidade com outros sistemas de gesto.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Os requisitos da Norma ISO 9001 na perspetiva do auditor. A norma ISO 19011. As fases de auditoria. A relao auditor/auditado. O planeamento e a gesto do tempo. A expresso escrita no relatrio de auditoria. Caso prtico Realizao de uma auditoria preferencialmente em contexto real de trabalho.

DESTINATRIOS:
Este curso destina-se a quem se pretender qualificar como Gestor da Qualidade.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Qualidade: Principais conceitos e evoluo ao longo do tempo. Estudo da srie de normas ISO 9000. A integrao de outras vertentes num Sistema de Gesto da Qualidade (Sistema Integrado). As principais vantagens da implementao de um Sistema de Gesto. Processo e ciclo de certificao. tcnicas da Qualidade - principais ferramentas para levantamento e anlise de problemas. A funo de Gestor da Qualidade. As auditorias.

DURAO:
16 horas. Este curso prev continuidade para uma segunda fase (opcional) de implementao prtica, simples, eficaz e adequada Organizao dos participantes, contemplando a simulao de todas as fases de implementao de um Sistema de Gesto da Qualidade desde a sua conceo at concluso da sua implementao. Decorrer em sesses de trabalho alternadas entre o trabalho prtico em sala e a implementao desse trabalho no terreno.

Ver condies detalhadas para a realizao da auditoria em www.sgs.pt

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
84 horas. Curso com avaliao.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

Q7. ATUALIZAO DE CONHECIMENTOS Q8. GESTO DE RECLAMAES


E TCNICAS DE AUDITORIA PARA AUDITORES INTERNOS

Q14. BALANCED SCORECARD

MBITO:
Este curso tem como propsito proporcionar uma atualizao de conhecimentos e tcnicas de forma a manter e desenvolver a qualificao como auditores internos.

MBITO:
O tratamento das reclamaes, se abordado pelas organizaes de um modo srio e integrado na sua prpria cultura, pode constituir uma ferramenta de gesto importante ao nvel da melhoria da imagem corporativa e da fidelizao de clientes.

MBITO:
O Balanced Scorecard coloca a estratgia no centro da agenda da gesto. As organizaes que usam o Balanced Scorecard alinham e concentram os seus recursos e vontades na implementao e execuo da sua estratgia.

DESTINATRIOS:
Auditores internos j qualificados, nas vertentes de Qualidade, Ambiente e Segurana.

DESTINATRIOS: DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com responsabilidades na rea da Qualidade. Consultores e auditores. Responsveis por iniciativas de desenvolvimento de Balanced Scorecards. Responsveis pela gesto de processos-chave para a estratgia de uma organizao. Membros de equipas de projeto/gesto de Balanced Scorecards.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Aprofundar os conhecimentos obtidos no curso de auditores internos. Apresentar as novas tendncias em termos de tcnica de auditoria (casos prticos). Apresentar oportunidades de melhoria para o trabalho dos auditores, com base em anlise de relatrios. Rever os requisitos da Norma ISO 19011 atravs de exerccios prticos e simulaes em sala. Praticar em contexto real (auditoria a empresa).

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Reclamaes: princpios de gesto e definies. O processo orientado para o cliente na organizao. Requisitos legais e outros referenciais para tratamento de reclamaes. Ferramentas para o tratamento das reclamaes. A NP EN ISO 10002 Um guia para tratamento de reclamaes estudo dos requisitos

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


O Balanced Scorecard como ferramenta de execuo da estratgia. A relao que se pode criar entre o Balanced Scorecard e a ISO 9001. A relao que se pode criar entre o Balanced Scorecard e os investimentos nas pessoas. Planear o desenvolvimento de um projeto de implementao de um Balanced Scorecard.

DURAO:
24 horas. Curso de atualizao. Requisito necessrio frequncia deste curso: formao ou experincia em auditorias internas a sistemas de gesto (Qualidade, Ambiente, Segurana)

DURAO:
8 horas.

DURAO:
8 horas. Aconselha-se o conhecimento prvio da Norma ISO 9001.

10

Q16. GESTO DE EQUIPAMENTOS DE MONITORIZAO E MEDIO (EMMS)


MBITO:
A gesto dos EMMs, para alm de ser um requisito da norma ISO 9001, constitui uma ferramenta imprescindvel para o controlo da Qualidade de qualquer processo ou produto. A anlise dos certificados de calibrao e o clculo da incerteza associada s medies so fatores determinantes para uma boa gesto de um sistema metrolgico quer nas empresas quer nos laboratrios.

Q23. LEAN E kAIZEN (INTRODUO)

Q26. LEAN CERTICATE PROGRAM

MBITO:
Conhea a eficcia das metodologias LEAN e KAIZEN e suas ferramentas que contribuem para a melhoria do desempenho da empresa, para a eliminao de desperdcios, para a reduo de custos e para a satisfao do cliente!

MBITO:
Este programa de certificao LEAN, prev a obteno do Lean Bronze Certification com a chancela da Society of Manufacturing Engineers (SME), the Association for Manufacturing Excellence (AME) and The Shingo Prize for Operational Excellence.

DESTINATRIOS:
Este curso destina-se a quadros mdios e superiores de empresas, chefias intermdias e gestores de projetos.

DESTINATRIOS:
Este um curso obrigatrio para: Engenheiros e Gestores procurando aplicar os conceitos do Lean Thinking na sua organizao; Novos colaboradores (contrataes) em empresas que utilizam princpios Lean; Empregados procura de um reciclagem abrangente; Recm Licenciados com interesse em adquirir conhecimentos nos principios Lean; e todos quanto pretendam obter o Lean Bronze Certification com a chancela da SME, the AME and The Shingo Prize for Operational Excellence.

DESTINATRIOS:
Responsveis ou tcnicos da Qualidade, com responsabilidades ao nvel da gesto do sistema metrolgico.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


KAIZEN e LEAN conceitos, origem e sua importncia nos servios. Anlise de desperdcios. Paradigmas e resistncia mudana. 5S no local de trabalho; Gesto Visual e normalizao. Gesto da mudana. Value Stream Mapping. Ferramentas da Qualidade e da Produtividade. Mtodos de resoluo de problemas.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A Metrologia: Metrologia industrial e cientfica. Metrologia legal. Documentao aplicvel. terminologia metrolgica. Sistemas de Unidades. Gesto do equipamento. Critrios de aceitao. Aprovao de certificados. Noes gerais de clculo de incertezas.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Fase 1 ( 5 dias; 40 horas). Fase 2 ( 3 dias; 24 horas). Fase 3 ( 2 dias; 16 horas).

DURAO:
8 horas.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
Frequncia das 3 fases. Curso qualificante com avaliao. Requisito obrigatrio na frequncia da Fase 2 e na Fase 3: frequncia da fase anterior. Requisito frequncia do curso: experincia na implementao de um SGQ.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

11

Q28. METODOLOGIA 5SS

Q29. GESTO DA QUALIDADE: AVIAO, AEROESPACIAL E DEFESA AS 9100/EN 9100


MBITO:
Este curso tem como principal objetivo formar profissionais com responsabilidades ao nvel da implementao da norma AS 9100. Reconhecer os fatores crticos para a implementao de um sistema de gesto da Qualidade eficaz; Entender os princpios da Norma ISO 9001 e correlacionar com a Norma SAE AS 9100; Entender os termos definies e conceitos da Norma SAE AS 9100 C; Entender os requisitos da Norma SAE AS 9100, em particular os associados a: Gesto de Projetos; Gesto de Risco e Gesto de Configurao.

MBITO:
A eficincia de uma empresa comea com a organizao do espao de trabalho. Na metodologia KAIZEN, de origem japonesa, existe um mtodo muito eficaz de organizao do Gemba (espao de trabalho) atravs dos 5S`s. O mtodo muito simples e gera uma motivao muito positiva nos colaboradores, aumenta o esprito de equipa, diminui tempos suprfluos e contribui para identificar as chamadas gorduras da Organizao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Estratgia 5 Ss desenvolvimento das etapas: Simplificao / Organizao (SEIRI). Arrumao (SEITON). Limpeza (SEISO). Disciplina (SEIKETSU). Standarizao/manter (SHITZUKE) A Reordenao (5 Ss ativo). A transformao da metodologia 5 Ss num hbito (5 Ss efetivo). A metodologia 5 Ss enquanto medida preventiva (5 Ss preventivo). Implementao dos 5 Ss / Whorkshop.

DESTINATRIOS:
Gesto de topo; Responsveis pela Qualidade; Responsveis pelo Projeto de Implementao da Norma SAE AS 9100 e Responsveis de Equipas.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


ISO 9001 vs SAE AS 9100. Introduo s Normas AS 9100, 9110 e 9120. Definies Especficas. A Norma AS 9100C. Requisitos Especficos: Realizao do Produto; Gesto de Configurao; Gesto de Risco; Conceo e Desenvolvimento; Compras; Produo e Servio; Controlo de Equipamento e Monitorizao e Medida; Medio Anlise e Melhoria Contnua. Implementao da Norma SAE AS 9100C. O processo de Certificao.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
32 horas. requisito para frequncia deter conhecimentos na Norma ISO 9001 e /ou SAE AS 9100C e em regulamentao aeronutica.

12

OUTRAS AES FORMATIVAS


Q6. Gesto por processos ISO 9001. Q9. Avaliao da eficcia da formao. Q10. Avaliao de fornecedores. Q11. Identificao das necessidades e avaliao da satisfao dos clientes. Q12. Melhoria contnua. Q13. Ferramentas da Qualidade. Q15. Six Sigma. Q17. Auto-avaliao de um Sistema de Gesto da Qualidade, de acordo com a Norma ISO 9004. Q18. Implementao de Sistemas de Gesto da Qualidade em Laboratrios: ISO 17025. Q19. Auditorias internas a SGQ em Laboratrios ISO17025. Q20. Lead Auditor ISO 9001, reconhecido pelo IRCA Consultar brochura Formao Avanada para Auditores. Q24. Ps-Graduao Sistemas de Gesto da Qualidade Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012. Q30. Auditorias 5Ss wORkSHOPS / SEMINRIOS TCNICOS: temas a designar

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 13

AMBIENTE E GESTO FLORESTAL

14

A1. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO AMBIENTAL ISO 14001 E EMAS III

A2. QUALIFICAO DE AUDITORES INTERNOS DO AMBIENTE ISO 14001

A3. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DL 147/2008

MBITO:
Os Sistemas de Gesto Ambiental (SGA) so instrumentos de participao voluntria e so adotados pelas organizaes que pretendem ter uma atitude de antecipao face s obrigaes legislativas e melhorar o seu desempenho global.

MBITO:
As Auditorias Internas permitem atravs de um processo sistemtico, independente e documentado evidenciar e avaliar objetivamente o cumprimento dos princpios legais e normativos inerentes implementao de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). Fique apto a realizar Auditorias Internas na rea do Ambiente (ISO 14001), de acordo com a ISO 19011 e sob os pontos de vista tcnicos e comportamentais.

MBITO:
Conhea o DecretoLei n. 147/2008, de 29 de julho (Diploma da Responsabilidade Ambiental), que estabelece o regime jurdico da responsabilidade por danos ambientais.

DESTINATRIOS:
Profissionais ligados rea ambiental que pretendam adquirir conhecimentos sobre a legislao da responsabilidade ambiental e gesto de riscos ambientais.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com responsabilidades ao nvel da Gesto Ambiental. Consultores.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento legislativo e normativo: a norma ISO 14001; o Regulamento Comunitrio de Eco-Gesto e Auditorias (EMAS). Os requisitos da norma e os 5 passos para a sua implementao. Os requisitos adicionais EMAS III e a sua implementao. Integrao do SGA com outros Sistemas de Gesto.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto Ambiental e na realizao de auditorias. Consultores.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Responsabilidade ambiental - introduo, conceitos, enquadramento legal e normativo. Estudo e interpretao do DL 147/2008. Implicaes para as empresas da aplicao do novo Diploma. Gesto de riscos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Os requisitos da norma ISO 14001 e EMAS na perspetiva do auditor. A norma ISO 19011. As fases de auditoria. A relao auditor/auditado. Caso prtico Realizao de uma auditoria em contexto real de trabalho.

DURAO:
16 horas.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

15

A4. LEGISLAO AMBIENTAL

A5. GESTO DE RESDUOS

A6. IDENTIFICAO E AVALIAO DE ASPETOS AMBIENTAIS


MBITO:
Fique apto a identificar os aspetos ambientais e avaliar os seus impactes no ambiente. Conhea as metodologias de identificao dos aspetos ambientais e avaliao dos seus Impactes, bem como da importncia da legislao no processo de avaliao.

MBITO:
Com esta formao os participantes tero os conhecimentos sobre o quadro legislativo ambiental a cumprir.

MBITO:
Fique sensibilizado para o quadro legislativo ambiental a cumprir no que se refere aos resduos e para todo o processo inerente sua gesto, nomeadamente o sistema de classificao de resduos (LER Lista Europeia de Resduos).

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto Ambiental e na realizao de auditorias. Consultores e auditores.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores, com responsabilidades ao nvel da Gesto de Resduos e/ou com funes na rea Ambiental.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto Ambiental e na realizao de auditorias. Consultores.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento Legal (Legislao Comunitria e Nacional). Legislao ambiental especfica: licenciamento, gua, resduos, emisses gasosas, riscos de acidentes industriais graves.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Caracterizao de Resduos. Monitorizao. Operaes de Eliminao e Valorizao: Reciclagem; Processos biolgicos; Incinerao; Aterros. transporte de Resduos. Gesto de Resduos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Metodologias de identificao dos aspetos ambientais e avaliao dos seus impactes. A importncia da legislao no processo de avaliao dos impactes. Estudos de casos.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
8 horas.

16

A7. PLANO DE MONITORIZAO AMBIENTAL


MBITO:
Fique apto a identificar e a implementar planos de monitorizao em relao aos aspetos passveis de poluio ambiental.

A8. REQUISITOS LEGAIS AMBIENTAIS E AVALIAO DA SUA CONFORMIDADE LEGAL


MBITO:
Conhea o enquadramento legislativo ao nvel dos diversos domnios (gua, ar, solo, resduos, rudo, energia) e saiba como definir as metodologias para avaliao da sua conformidade. Saiba como analisar e interpretar a legislao face sua aplicabilidade nos diversos domnios empresariais. Saiba ainda como organizar listas de verificaes.

A19. QUALIFICAO DE GESTORES E AUDITORES INTERNOS DO AMBIENTE


MBITO:
Os Gestores do Ambiente precisam de ter as competncias adequadas, tcnicas e comportamentais, de modo a potenciar o seu contributo para o cumprimento legal e para a obteno de mais-valia na Organizao. Este curso est desenvolvido assumindo a norma ISO 14001 como principal referncia para modelo de Gesto do Ambiente.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidades ao nvel da Gesto Ambiental e na realizao de auditorias. Consultores.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidades ao nvel da Gesto da Segurana e na realizao de auditorias. Consultores e auditores que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos.

DESTINATRIOS:
todos aqueles que pretendam adquirir ou aperfeioar conhecimentos com vista ao exerccio de funes na rea da Gesto e/ou Coordenao Ambiental.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Identificao de aspetos e avaliao de impactes ambientais. Planos de monitorizao: requisitos e tcnicas de amostragem e anlise, estabelecimento de planos, gesto dos planos de monitorizao. Avaliao de resultados e da conformidade legal.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento legislativo ao nvel dos diversos domnios (gua, ar, solo, resduos, rudo, energia). Anlise e interpretao da legislao e sua aplicabilidade nos diversos domnios empresariais. Organizao de listas de verificaes. Casos Prticos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento Legal (Legislao Comunitria e Legislao Nacional Legislao Ambiental Especifica. Enquadramento normativo: A norma NP EN ISO 14001 e o Regulamento Comunitrio de Eco-Gesto e Auditorias (EMAS). Identificao de aspetos e avaliao de impactes ambientais. Planos de monitorizao ambiental. A funo de Gestor do Ambiente: Principais Responsabilidades (tpicas) Liderana de equipas/ eficcia da comunicao. As auditorias.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
16 horas.

DURAO:
116 horas. Curso com avaliao modular.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

17

DE CERTIFICAO FLORESTAL
MBITO:

GF1. INTRODUO AOS REFERENCIAIS

A certificao da Gesto Florestal Sustentvel possibilita sua Organizao demonstrar o compromisso em garantir florestas sustentveis e bem geridas, com a satisfao dos seus clientes, bem como a melhoria contnua da sua imagem corporativa. Demonstre o seu compromisso com uma Gesto Florestal Sustentvel e prove o seu empenho na satisfao do Cliente.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios/superiores com responsabilidade ao nvel da cadeia da responsabilidade e/ou da certificao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Principais sistemas de certificao florestal. Tipos de certificao: a certificao da gesto florestal e a certificao da cadeia de responsabilidade. As normas da gesto florestal sustentvel FSC e PEFC. O processo de certificao florestal.

DURAO:
16 horas.

18

OUTRAS AES FORMATIVAS

A9. Preveno e Controlo Integrado da Poluio (PCIP). A10. Mercado do Carbono: CELE - Comrcio Europeu de Licenas de Emisso. A13. O Regulamento Geral do Rudo DL 9/2007. A14. Lead Environment Auditor Course, reconhecido pelo IEMA e pelo IRCA. Consultar brochura Formao Avanada para Auditores. A15. Auditor Conversion ISO 14001:2004, reconhecido pelo IRCA. Consultar brochura Formao Avanada para Auditores. A17. Ps-Graduao/Especializao em Sistemas de Gesto Ambiental. Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012. A20. Atualizao da Legislao sobre Gesto de Resduos.

wORkSHOPS/SEMINRIOS TCNICOS:
Diretivas ROHS e WEEE. Regulamento REACH Os prximos passos. Outros a serem desenvolvidos.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 19

SEGURANA E SADE DO TRABALHO

20

ST3. SEGURANA E SADE DO TRABALHO

ST5. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DA SEGURANA OHSAS 18001


MBITO:
Saiba como desenvolver eficazmente um Sistema de Gesto da Segurana, evidenciando o cumprimento dos requisitos da norma OHSAS 18001.

ST6. QUALIFICAO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANA OHSAS 18001


MBITO:
Fique apto a realizar auditorias internas da Segurana, de acordo com a OHSAS 18001 e sob os pontos de vista tcnicos e comportamentais.

MBITO:
Saiba como coordenar tecnicamente as atividades de Segurana e Sade do Trabalho, colaborando na definio da poltica geral da empresa relativa SSt e desenvolvendo processos de avaliao de riscos profissionais.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores de empresas com responsabilidades na rea da Segurana. tcnicos e tcnicos Superiores de SSt. Consultores.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Segurana e na realizao de auditorias. Consultores.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios, chefias intermdias e operacionais com interveno no Sistema de Gesto da Segurana, representantes dos trabalhadores/empregadores.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Sistema de Gesto da Segurana e Sade Ocupacional: Referncias normativas (OHSAS 18001 e NP 4397), requisitos legais e outros. Implementao do Sistema de Gesto de Segurana. Identificao de Perigos e Avaliao de Riscos - tcnicas e metodologias. Monitorizao e medio do desempenho do sistema. Preparao para Emergncias.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Identificao de perigos, anlise de risco, legislao e estatstica de acidente. Introduo s auditorias: tipos e mbitos. A norma ISO 19011. As fases de uma Auditoria: preparao, realizao, relatrio e apresentao dos resultados. Parte comportamental: a relao auditor/auditado. Caso prtico Realizao de uma auditoria em contexto real de trabalho com referencial OHSAS 18001.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Introduo Segurana e Sade do Trabalho e enquadramento legislativo. Organizao dos Servios de SSt. Higiene do Trabalho: Riscos Qumicos, Fsicos e Biolgicos. Ergonomia. Avaliao e controlo dos riscos. Organizao da empresa para a emergncia.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao. Necessrios conhecimentos e/ou experincia na implementao de Sistemas OHSAS 18001.

DURAO:
32 horas.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

21

ST7. AVALIAO DA CONFORMIDADE LEGAL

ST8. ORGANIZAO DA EMERGNCIA/ PLANOS DE EMERGNCIA INTERNOS


(Curso reconhecido pela ACT para renovao de CAP de tcnico Superior e tcnico de Higiene e Segurana do Trabalho)

EQUIPAMENTOS

ST9. SEGURANA DE MQUINAS E

MBITO:
Fique a conhecer o quadro legal aplicvel sua organizao e a definio de metodologias para avaliao da sua conformidade.

MBITO:
Saiba identificar situaes de emergncia e elaborar um Plano de Emergncia Interno.

MBITO:
Fique apto a identificar os requisitos de segurana associados s mquinas e equipamentos e a implementar a Diretiva Mquinas.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Segurana. Consultores e auditores.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Segurana e na realizao de auditorias. Consultores e auditores.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Segurana, da Produo e da Manuteno. Consultores, auditores e tcnicos de segurana que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A necessidade da organizao da emergncia. Enquadramento legal. Recursos e meios para a organizao da emergncia. tipos de sinistros e cenrios de emergncia. Contedo e elaborao de planos de emergncia para fazer face a sinistros. Implementao de planos de emergncia.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Quadro legal da preveno de riscos profissionais relativo gesto de um sistema de preveno. Organizao dos servios de Segurana e Sade do Trabalho. Legislao especfica relativa a Agentes Fsicos, Qumicos, Biolgicos, Mquinas e Equipamentos de Trabalho, Licenciamento Industrial. Organizao de listas de verificaes.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento legal Diretiva Mquina e Equipamentos. DL 103/2008 e DL 50/2005. Equipamentos de trabalho: riscos, medidas preventivas e de proteo e legislao aplicvel. Normas tcnicas, cdigos de boas prticas, informao tcnica, manuais de instrues dos equipamentos. Casos Prticos

DURAO:
8 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
16 horas.

22

ST10. REGULAMENTO DE SEGURANA CONTRA INCNDIOS EM EDIFCIOS


(Curso reconhecido pela ACT para renovao de CAP de tcnico Superior e tcnico de Higiene e Segurana do Trabalho)

ST15. TRABALHADOR DESIGNADO PARA A SHST


(Curso reconhecido pela ACT)

ST25. ORGANIZAO E GESTO DA EMERGNCIA


(Curso reconhecido pela ACT para renovao do CAP de tcnico e tcnico superior de Higiene e Segurana do Trabalho)

MBITO:
O Regime da Segurana Contra Incndios em Edifcios (RSCIE) veio estender o seu mbito de aplicao a edifcios que no se encontravam legislados. Venha conhecer os mtodos necessrios sua implementao.

MBITO:
Qualifique-se como o trabalhador da empresa que desempenha as atividades relacionadas com a Segurana e Sade do Trabalho, coordenando tecnicamente as atividades de SSt.

MBITO:
No final da ao de formao, os formandos estaro aptos a identificar situaes de emergncia, a elaborar Planos de Emergncia Interna, a identificar riscos de incndio e exploses e a implementar medidas de preveno e controlo destes riscos, tendo por base os conceitos fundamentais presentes na legislao.

DESTINATRIOS:
Tcnicos de segurana, tcnicos de companhias de seguros, arquitetos, projetistas, tcnicos de licenciamento de obras.

DESTINATRIOS:
Colaboradores de empresas com responsabilidades ao nvel da Sade e Segurana do Trabalho.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Segurana. Consultores e auditores.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


O Decreto-Lei 220/2008 e a Portaria 1532/2008. Enquadramento especfico. Caracterizao das utilizaes-tipo e cenrios de risco. Medidas de auto-proteo. Principais obrigaes. Disposies e condies gerais.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Conceitos bsicos de Segurana e Sade do Trabalho. Riscos gerais e a sua preveno. Elementos bsicos de gesto da preveno de riscos profissionais. Riscos especficos e a sua preveno.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Organizao da Emergncia Planos de Emergncia Interna Segurana contra Incndios

DURAO:
35 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
34 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
8 horas. Curso com avaliao.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

23

ST26. DIRETIVA ATEx

ST27. RENOVAO DE CAP DE TCNICO SUPERIOR E DE TCNICO DE SEGURANA, HIGIENE E SADE DO TRABALHO
(Curso reconhecido pela ACT)

MBITO:
A Diretiva 94/9/CE, conhecida como Diretiva ATEX, aplicvel aos aparelhos e sistemas de proteo destinados a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas; aos dispositivos de segurana, de controlo e de regulao destinados a serem utilizados fora de atmosferas potencialmente explosivas, mas que sejam necessrios ou que contribuam para o funcionamento seguro dos aparelhos e sistemas de proteo no que se refere aos riscos de exploso.

MBITO:
Para tcnicos mais inexperientes, que necessitem de renovar o seu CAP, este curso apresenta contedos abrangentes sobre as diversas vertentes da Segurana e Sade do Trabalho.

DESTINATRIOS:
tcnicos nvel IV e tcnicos Superiores nvel VI que pretendam renovar o seu CAP de SST, e que no tenham experincia de trabalho efetiva na rea.

DESTINATRIOS:
Responsveis de Segurana, tcnicos, tcnicos Superiores de Segurana e Higiene do Trabalho e restantes profissionais com responsabilidades no nvel da SHSt.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Obrigaes legais do empregador. Avaliao da Conformidade legal. Organizao da Emergncia. Planos de Emergncia Interna. Segurana contra Incndios. Segurana em Atmosferas Perigosas. Primeiros Socorros atuao em caso de acidentes. Averiguao de acidentes - Enquadramento legal. Metodologias de Investigao de Acidentes. Avaliao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Diretiva ATEX requisitos de segurana em atmosferas potencialmente explosivas (Decreto-Lei n236/2003, 30 de setembro). Classificao de zonas ATEX. Principais medidas de preveno e proteo ATEX. Anlise de riscos de ATEX. Estudo de caso.

DURAO:
100 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
8 horas.

24

OUTRAS AES FORMATIVAS

ST1. Sensibilizao Segurana e Sade do Trabalho. St2. Obrigaes Legais do Empregador. ST11. Norma NP 4413:2006 - Manuteno de Extintores. ST12. Certificado / Passaporte de Segurana. ST13. Averiguao de Acidentes de Trabalho ST14. Prticas de Socorrismo e Suporte Bsico de Vida. ST16. VCA BSICO. ST17. Qualificao de Operadores de Equipamentos - DL 50/2005. ST18. Lead Auditor OHSAS 18001:2007, reconhecido pelo IRCA. Consultar brochura Formao Avanada para Auditores. ST22. Tcnico Superior de Segurana no Trabalho, Curso reconhecido pela ACT. Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012. ST23. Gesto da Segurana e Sade do Trabalho (Tcnico Superior de Segurana do Trabalho), curso reconhecido pela ACt. ST29. VCA SUPERVISOR. ST31. Segurana em Espaos Confinados.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 25

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RS1. ELABORAO DE RELATRIOS DE SUSTENTABILIDADE SEGUNDO AS DIRETRIZES GRI (GLOBAL REPORTING INICIATIVE)
MBITO:
As ferramentas disponveis para a emisso de Relatrios de Sustentabilidade e as suas principais linhas orientadoras, permitem identificar o tipo de relatrio mais apropriado para cada organizao e quais as necessidades em termos de informao para a execuo do projeto.

DESTINATRIOS:
Todos os profissionais com envolvimento ao nvel da elaborao de Relatrios de Sustentabilidade das suas organizaes.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Key Drivers e as presses sobre as organizaes para a Responsabilidade Social e Sustentabilidade e sua ligao aos compromissos da Gesto de topo. Identificao dos stakeholders da organizao (Mapeamento de Stakeholders) e das suas preocupaes (Questes Materiais). Enquadramento e propsitos dos Relatrios de Sustentabilidade; linhas orientadoras e normas aplicveis. Diretrizes para Relatrios de Sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI) G3. Processo de elaborao de Relatrios de Sustentabilidade. Verificao independente de Relatrios de Sustentabilidade.

DURAO:
8 horas.

26

RS2. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL SA8000


MBITO:
Ao conhecer e interpretar os requisitos da norma SA8000, os participantes conseguiro identificar as mais-valias da implementao de um Sistema de Gesto da Responsabilidade Social segundo este referencial.

RS3. SISTEMAS DE GESTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NP 4469-1

OUTRAS AES FORMATIVAS

MBITO:
Responda s questes relacionadas com a Responsabilidade Social e necessidade emergente das organizaes lidarem com esta temtica enquanto elemento indissocivel do seu papel na sociedade. Conheca e interprete os requisitos da NP 4469 -1, com vista sua implementao.

RS4. Auditorias Internas da Responsabilidade Social SA8000. RS5. Responsabilidade das Organizaes - A Vertente Social do Desenvolvimento Sustentvel. RS6. SA8000 Introduction & Basic Training Course (promovido pela SAI - Social Accountability International). RS7. SA8000 Advanced Auditor Course (promovido pela SAI). Consultar brochura Formao Avanada para Auditores. RS9. A Responsabilidade Social como a via para o sucesso sustentado atravs da inovao e qualidade.

DESTINATRIOS:
Gestores com responsabilidades ao nvel da implementao de um Sistema de Gesto da Responsabilidade Social e/ou no desenvolvimento estratgico da organizao. Consultores e auditores.

DESTINATRIOS:
Gestores com responsabilidades ao nvel da implementao de um Sistema de Gesto da Responsabilidade Social e/ou no desenvolvimento estratgico da Gesto da organizao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento e evoluo histrica da Responsabilidade Social. Os principais referenciais normativos. Interpretao dos requisitos da SA8000. O processo de implementao de um Sistema de Gesto da Responsabilidade Social. O processo de certificao: um caso de estudo. Integrao com Sistemas de Gesto da Qualidade, de Ambiente e de Segurana.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Os principais referenciais normativos e as iniciativas mais relevantes na abordagem Responsabilidade Social. Interpretao e implementao dos requisitos da NP 4469-1. O processo de certificao. Integrao com o Sistema de Gesto da Qualidade, de Ambiente e de Segurana.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
24 horas.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 27

INVESTIGAO, DESENVOLVIMENTO E INOVAO

28

IDI 1. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DA INVESTIGAO, DESENVOLVIMENTO E INOVAO (IDI) NP 4457


MBITO:
As economias mais avanadas so aquelas em que as organizaes tm maior capacidade de Inovao. Fator essencial para a competitividade, a Inovao deve ser resultado de uma abordagem corajosa e sem preconceitos ao conhecimento. Perspetivando a Inovao como um mecanismo gerador de riqueza, a NP 4457 foi desenvolvida de forma a facilitar a gesto do conhecimento e das atividades de investigao e desenvolvimento. Por isso compatvel com as normas de Sistemas de Gesto da Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (ISO 14001), bem como com outras normas de Sistemas de Gesto.

IDI 2. AUDITORIAS A SISTEMAS DE GESTO E PROjETOS DE IDI NP 4457 E NP 4458

OUTRAS AES FORMATIVAS

IDI 3. Empreendedorismo e Inovao.

wORkSHOPS/SEMINRIOS TCNICOS: MBITO:


Fique apto a realizar Auditorias segundo os referenciais NP 4457 e NP 4458, sob os pontos de vista tcnicos e comportamentais. A desenvolver.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel dos Sistemas de Gesto IDI e projetos que se pretendam qualificar enquanto auditores internos. Consultores e auditores que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos.

DESTINATRIOS:
Gestores, quadros mdios e superiores de empresas com responsabilidades ao nvel dos Sistemas de Gesto. Consultores, auditores e outros profissionais com interesse na rea da Investigao, Desenvolvimento e Inovao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Os requisitos da Norma NP 4457 na perspetiva do auditor. Os requisitos da Norma NP 4458 na perspetiva do auditor. A norma ISO 19011. As fases de auditoria. A relao auditor/auditado. O planeamento e a gesto do tempo. A expresso escrita no relatrio de auditoria. Casos prticos Simulaes ou realizao de uma auditoria em contexto real de trabalho.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Inovao enquadramento, conceitos, modelos. Norma NP 4457 - Requisitos do Sistema de Gesto da IDI. Sistema de Gesto de IDI processos e ferramentas na prtica. Integrao de Sistemas de Gesto.

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
24 horas.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
de seg. a sex. das 9h s 18h. 29

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTO

30

I1. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTO: QUALIDADE, AMBIENTE, SEGURANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MBITO:
O desenvolvimento e implementao de Sistemas Integrados de Gesto da Qualidade, Ambiente, Segurana e Responsabilidade Social (SIGQASRS) uma aposta que as organizaes fazem no sentido de garantir a qualidade dos seus produtos e servios, a preservao do meio ambiente e a segurana e bem estar dos seus colaboradores.

I2. AUDITORIAS A SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTO: QUALIDADE, AMBIENTE, SEGURANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MBITO:
As auditorias constituem uma importante ferramenta na medida em que permitem atravs de um processo sistemtico, independente e documentado evidenciar e avaliar objetivamente o cumprimento dos princpios constantes no Manual da Qualidade, Procedimentos e outra documentao da empresa. A identificao de discrepncias entre o que est previsto e a sua aplicao real, conduz a aes corretivas que visam a otimizao do funcionamento interno e consequentemente a melhoria contnua dos Sistemas Implementados.

OUTRAS AES FORMATIVAS

I3. Ps-Graduao/Especializao em Sistemas Integrados de Gesto (Algarve, Funchal, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada e Porto) I7. Mestrado em Ambiente, Sade e Segurana (Aores) Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012.

DESTINATRIOS:
Todos os profissionais com responsabilidade nas reas da Qualidade, Ambiente, Segurana e Responsabilidade Social e que pretendam implementar ou manter um Sistema Integrado de Gesto.

DESTINATRIOS:
Colaboradores com responsabilidades na realizao de auditorias a Sistemas Integrados de Gesto.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Sistemas de Gesto e suportes. Vantagens dos Sistemas Integrados. Compatibilidade entre os referenciais normativos. Requisitos comuns. Planeamento. Implementao. Verificao. Melhoria Continua.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Introduo s auditorias. Programao de auditorias a Sistemas Integrados. Introduo aos Sistemas Integrados. Auditar os Requisitos Legais (aspetos crticos). Auditar o Planeamento. Auditar os Processos de Realizao. Auditar a Monitorizao e Medio. Realizao de auditoria em contexto real ou simulao em sala.

DURAO:
32 horas.

DURAO:
56 horas. Curso com avaliao. Requisito de acesso ao curso: experincia ou formao em sistemas integrados, ou, no mnimo, o domnio de um dos Sistemas de Gesto.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
de seg. a sex. das 9h s 18h. 31

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

GESTO DO RISCO, SEGURANA DA INFORMAO E CONTINUIDADE DO NEGCIO

GR1. GESTO DO RISCO

MBITO:
Este curso tem como objetivo sensibilizar os participantes para os riscos a que as organizaes podem estar sujeitas, bem como apresentar de forma sumria, as ferramentas, as metodologias e as normas que existem e que permitem gerir esses riscos.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com funes de Gesto e/ou continuidade do negcio.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Exemplos de riscos a que as organizaes esto sujeitas. Metodologias para prever o risco. Ferramentas para gerir o risco: BS 25999 de Business Continuity; ISO 27001 de Gesto da Segurana da Informao; ISO 20000 de Gesto da Segurana e ISO 31000 de Gesto do Risco.

DURAO:
8 horas.

32

GR3. GESTO DA CONTINUIDADE DO


NEGCIO - BS 25999-2

GR4. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DA SEGURANA DA INFORMAO ISO 27001


MBITO:
Aps a realizao desta aco, os formandos sero capazes de explicar os propsitos e objetivos de um Sistema de Gesto da Segurana da Informao, descrever os requisitos da norma ISO 27001 e aplicar os princpios da Gesto do Risco enquadrados com um Sistema de Gesto da Segurana da Informao.

OUTRAS AES FORMATIVAS

GR5. Gesto de Servios de Tecnologias de Informao ISO/IEC 20000.

MBITO:
Quanto custa sua empresa estar parada um dia? E uma semana? A Gesto da Continuidade do Negcio (GCN) envolve a recuperao e continuidade das atividades do negcio no caso de uma rutura, bem como a gesto de um programa geral para assegurar a permanente atualizao do Plano de Continuidade do Negcio. Mesmo que uma organizao nunca tenha passado por um incidente srio, estabelecer um Sistema de Gesto da Continuidade do Negcio construdo com base na BS 25999 ajuda a definir os processos chave do negcio e os impactos que resultariam da concretizao de qualquer ameaa.

GR6. Lead Auditor Business Continuity Management Systems (BCMS) BS 25999-2, reconhecido pelo IRCA. GR8. Lead Auditor ISO 27001, reconhecido pelo IRCA. GR10. Lead Auditor ISO 20000-1, reconhecido pelo IRCA. Consultar brochura de Formao Avanada para Auditores 2012. GR11. A norma ISO 31000 - Gesto do Risco.

DESTINATRIOS:
Profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos em Segurana da Informao e na norma ISO 27001.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com funes ao nvel da gesto e/ou funes-chave para a continuidade do negcio.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Abordagem Gesto da Segurana da Informao e preparao para a ISO 27001. Implementao da ISO 27001. Descrio e estudo detalhado das seces e requisitos da norma ISO 27001. Abordagem segurana fsica e ambiental. Como implementar medidas de controlo para a gesto operacional e comunicaes. Como implementar um sistema de controlo de acessos. Como abordar o desenvolvimento e manuteno do sistema. O que expectvel para a gesto da continuidade do negcio. Certificao: preparao para a certificao. O processo de certificao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Enquadramento e estudo detalhado da norma BS 25999. Integrao da GCN na cultura organizacional. Determinao da estratgia da GCN. Desenvolvimento e implementao de solues de GCN. Anlise de impacto no negcio identificao das atividades e recursos crticos que suportam os produtos/ servios chave, assim como o impacto da sua falha na organizao.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
16 horas

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
de seg. a sex. das 9h s 18h. 33

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

ALIMENTAR

AL2. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE SEGURANA ALIMENTAR (HACCP)

MBITO:
Fique apto a elaborar e implementar um Sistema de Segurana Alimentar, baseado na metodologia do Sistema HACCP Anlise de Perigos e Controlo de Pontos Crticos, tendo em vista a sua certificao.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios das Indstrias Alimentares, de Organismos Oficiais, responsveis pelo Sistema de Gesto da Qualidade, responsveis pelo Controlo de Qualidade de alimentos e de Laboratrios de Anlise de produtos alimentares.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Abordagem Segurana Alimentar. Pr requisitos ao sistema HACCP. Requisitos do Sistema HACCP. Elaborao do Sistema HACCP para certificao. Verificao e validao de planos HACCP. Interao entre o Sistema HACCP e as normas da famlia ISO 9001.

DURAO:
16 horas.

34

AL3. AUDITORIAS A SISTEMAS HACCP

AL4. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DA SEGURANA ALIMENTAR ISO 22000


MBITO:
O referencial ISO 22000:2005 tem como objetivo a uniformizao dos requisitos genricos do Sistema de Gesto da Segurana Alimentar de modo a facilitar a sua implementao e verificao. Fique apto a implementar um Sistema de Gesto da Segurana Alimentar, evidenciando o cumprimento dos requisitos da norma ISO 22000.

AL5. QUALIFICAO DE AUDITORES INTERNOS DE SISTEMAS DE GESTO DA SEGURANA ALIMENTAR ISO 22000
MBITO:
Adquira os conhecimentos necessrios para preparar e realizar auditorias internas a Sistemas ISO 22000. Qualifique-se como auditor interno ISO 22000.

MBITO:
Adquira os conhecimentos essenciais para preparar e realizar auditorias internas a Sistemas HACCP. Qualifique-se como Auditor HACCP.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios das Indstrias Alimentares, de Organismos Oficiais, responsveis pelo Sistema de Gesto da Qualidade, responsveis pelo Controlo de Qualidade de alimentos e de Laboratrios de Anlise de produtos alimentares.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios com responsabilidade ao nvel da Gesto da Segurana Alimentar e realizao de auditorias. Consultores e auditores que pretendam aprofundar os seus conhecimentos.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios, das empresas do setor alimentar com envolvimento direto na cadeia alimentar. Quadros superiores e mdios de empresas envolvidas indiretamente na cadeia alimentar (ex. fornecedores de equipamento, agentes de limpeza e desinfeo, material de embalagem). Organismos Oficiais.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Anlise do referencial ISO 22000 na perspetiva do auditor. Metodologias de auditoria (ISO 19011). Caso prtico Realizao de uma auditoria (contexto real ou simulado).

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Abordagem ao Sistema HACCP. Aspetos tcnicos. Conceitos e princpios de realizao de auditoria. Aspetos tcnicos de uma auditoria HACCP. Preparao e realizao de uma auditoria HACCP (contexto real ou simulado).

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Programas Pr-requisitos (PRPs) e Programas Operacionais. Implementao do Sistema de Gesto da Segurana Alimentar ISO 22000 estudo dos requisitos e sua implementao. Processo de Certificao.

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao. Requisito de acesso ao curso: experincia ou formao no referencial ISO 22000.

DURAO:
32 horas. Curso com avaliao. Requisito de acesso ao curso: experincia ou formao em HACCP.

DURAO:
16 horas.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

35

AL7. INTRODUO AOS REFERENCIAIS: BRC FOOD, IFS FOOD E BRC-IOP

AL8. AVALIAO E CONTROLO DE RISCOS EM UNIDADES ALIMENTARES (MBITO SST)


MBITO:
Conhea e saiba como aplicar as metodologias de avaliao e controlo de riscos no mbito de Segurana e Sade do Trabalho bem como a implementar medidas com vista melhoria das condies de SST.

AL9. MICROBIOLOGIA ALIMENTAR

MBITO:
Para as empresas do setor alimentar que tm de se preparar para o cumprimento de standards como o BRC ou o IFS, importa conhecer os seus requisitos e processo de obteno de uma certificao.

MBITO:
Saiba analisar as principais patologias emergentes de uma Segurana Alimentar deficiente e interpretar Boletins de Anlise Microbiolgica, com base nos limites microbiolgicos e de acordo com a regulamentao.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios de empresas alimentares com responsabilidade ao nvel da Gesto da Qualidade e Segurana Alimentar e na realizao de auditorias. Consultores e auditores que pretendam familiarizar-se com os referenciais.

DESTINATRIOS:
Quadros superiores e mdios das Indstrias Alimentares, de Organismos Oficiais, responsveis pelo Sistema de Gesto da Qualidade e Segurana.

DESTINATRIOS:
Operadores e/ou responsveis de laboratrios ou de unidades fabris que tm um papel importante na contribuio para a Segurana Alimentar.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Conceitos gerais de Segurana e Higiene no Trabalho e enquadramento legal. Preveno de acidentes de trabalho. Metodologias de avaliao e controlo de riscos (casos prticos). Boas prticas em unidades alimentares.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Noes gerais de Microbiologia. toxinfees Alimentares. Limites Microbiolgicos. Apreciao de Boletins de Ensaio. Segurana Alimentar. Nova abordagem comunitria: Critrios Microbiolgicos relativos aos Gneros Alimentcios - novo enquadramento.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Mdulo1 - Estudo do referencial BRC Food. Mdulo 2 - Estudo do referencial IFS Food. Mdulo 3 - Estudo do referencial BRC IOP.

DURAO:
24 horas na frequncia de todos os mdulos (Nota: Possibilidade de frequncia modular). Requisito de acesso: experincia e/ou formao na rea Alimentar e/ou Qualidade, bem como conhecimentos de lngua inglesa. .

DURAO:
8 horas. Curso de iniciao.

DURAO:
8 horas. Curso de iniciao.

36

AL16. GLOBALGAP

AL23. FSSC 22000 (ISO 22000 + PAS 220)

OUTRAS AES FORMATIVAS

AL1. Boas prticas de Higiene e Segurana Alimentar.

MBITO:
O GlobalGAP um referencial que estabelece um conjunto de normas tcnicas e boas prticas a serem aplicadas nas exploraes agrcolas (GAP - Good Agricultural Practices). Pretende-se diferenciar os produtos e simultaneamente beneficiar as organizaes/produtores que tm preocupaes com o impacto ambiental das suas atividades.

MBITO:
A FFSC Foundation For Food Safety Certification, desenvolveu o referencial FSSC 22000 Food Safety System Certification, com vista certificao de produtos alimentares para a indstria produtiva, baseado na ISO 22000 e na PAS 220. Pretende-se com este curso proporcionar uma primeira abordagem aos requisitos para certificao FSSC 22000. AL6. Integrao de Sistemas: Qualidade e Segurana Alimentar AL10. Rotulagem - Regras para Alimentos. AL11. Gesto de Crises na rea Alimentar.. AL12. Tcnicas de Nutrio: Elaborao de Ementas Saudveis. AL13. Qualificao de Manipuladores de Carnes (inicial e renovao). AL14. Fundamentos da Agricultura Biolgica. AL15. Introduo Produo Integrada. AL17. Lead Auditor ISO 22000, reconhecido pelo IRCA. AL19. Ps-Graduao/Especializao em Sistemas de Gesto da Segurana Alimentar. Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012 e brochura de Formao Avanada para Auditores 2012.

DESTINATRIOS:
Produtores primrios agrcolas, grande distribuio, associaes de produtores, agentes de importao/ exportao de fruta e frescos, responsveis de Sistemas de Gesto de Qualidade/Ambiente de empresas do setor agroalimentar. Consultores e auditores que pretendam reciclar os seus conhecimentos.

DESTINATRIOS:
Profissionais do setor alimentar com responsabilidades ao nvel dos sistemas de Gesto de Segurana Alimentar.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Introduo ao FSSC 22000 O Global Food Safety Initiative (GFSI) O FSSC 22000 Requisitos para certificao FSSC 22000 Os requisitos da especificao PAS 220:2008 A norma ISO 22000:2005 Sistemas de Gesto da Segurana Alimentar. Requisitos da norma ISO 22000:2005

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Introduo ao standard GlobalGAP. Estudo detalhado do referencial. Certificao GlobalGAP.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
16 horas.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 37

ENERGIA

E1. QUALIFICAO DE PERITOS NO MBITO DO SISTEMA DE CERTIFICAO ENERGTICA (SCE) RCCTE


MBITO:
Pretende-se com este mdulo estabelecer uma base slida de conhecimentos tericos e prticos que permita uma eficaz formao dos peritos qualificados que vo proceder certificao energtica de edifcios abrangidos pelo RCCTE.

E5. QUALIFICAO DE PERITOS NO MBITO DO SISTEMA DE CERTIFICAO ENERGTICA (SCE) - RSECE ENERGIA
MBITO:
Pretende-se com este mdulo destinado vertente energtica estabelecer uma base slida de conhecimentos tericos e prticos que permita uma eficaz formao dos peritos qualificados que vo proceder certificao energtica em edifcios abrangidos pelo RSECE.

E6. QUALIFICAO DE PERITOS NO MBITO DO SISTEMA DE CERTIFICAO ENERGTICA (SCE) - RSECE QAI
MBITO:
Pretende-se com este mdulo destinado QAI complementar os conhecimentos tcnicos e experincia profissional dos peritos qualificados que vo proceder certificao da qualidade do ar interior em edifcios.

DESTINATRIOS:
Este mdulo de formao destina-se a arquitetos, engenheiros e engenheiros tcnicos, cuja especificao de habilitaes se encontra descrita no Anexo 4 do Protocolo, e que tenham pelo menos 5 anos de experincia nos termos da clusula 4 do mesmo Protocolo.

DESTINATRIOS:
Este mdulo de formao destina-se a engenheiros e engenheiros tcnicos, cuja especificao de habilitaes se encontra descrita no Anexo 3 do Protocolo, e que tenham pelo menos 5 anos de experincia nos termos da clusula 4 do mesmo Protocolo.

DESTINATRIOS:
Este mdulo de formao destina-se a engenheiros e engenheiros tcnicos, cuja especificao de habilitaes se encontram descritas nos Anexos 1 e 2 do Protocolo, e que tenham pelo menos 5 anos de experincia nos termos da clusula 4 do mesmo Protocolo.

DURAO:
57 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
24 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

39

E11. ATUALIZAO DA FORMAO DE PERITOS QUALIFICADOS NO MBITO DO RCCTE


MBITO:
Nos dias de hoje os Peritos Qualificados tm preparaes diferentes, experincia profissional distinta, consoante o desenvolvimento que a sua vida profissional teve aps a formao de Certificao Energtica. Por outro lado, o DL 80/2006, de 4 de abril apresenta omisses, erros e alguns pontos suscetveis de discusso, que ainda hoje so debatidos e definidos pela coordenao cientfica do SCE. Assim, a ADENE, com uma periodicidade trimensal pblica um documento que considerado pela classe profissional como ltimo antecedente vlido ao DL 80/2006, de 4 de abril. Este facto obriga a uma constante adaptao e estudo/ interpretao das novas respostas s dvidas que surgem com a implementao e desenvolvimento do SCE. Por este motivo a SGS prope-se com a dinamizao deste curso a atualizar ou esclarecer os Peritos Qualificados.

E16. SISTEMAS DE GESTO DE ENERGIA NORMA ISO 50001:2011

E17. GESTO DE ENERGIA NA ADMINISTRAO PBLICA E NAS ORGANIZAES EM GERAL


MBITO:
Preparao de Gestores da Energia e outros responsveis envolvidos na criao e manuteno de um Sistema de Gesto da Energia que permita atingir objetivos e metas de eficincia energtica, numa tica de melhoria contnua, sendo estruturado de acordo com os requisitos das normas NP EN 16001 e ISO 50001.

MBITO:
Aquisio de competncias para implementar ou auditar um Sistema de Gesto da Energia de acordo com a norma ISO 50001. Articulao com outros referenciais normativos: Qualidade ISO 9001 e Ambiente ISO 14001, estabelecendo os pontos de contacto entre a norma e as disposies legais vigentes, nomeadamente as relativas a grandes consumidores (SGCIE) e ao Sistema de Certificao Energtica de Edifcios (RCCTE/RSECE).

DESTINATRIOS:
Destina-se a Gestores Locais de Energia na Administrao Pblica e em organizaes privadas, profissionais interessados em implementar Sistemas de Gesto de Energia nas suas organizaes, auditores, formadores ou consultores.

DESTINATRIOS:
Profissionais interessados em implementar Sistemas de Gesto de Energia nas suas organizaes, auditores, consultores que pretendam aprofundar os seus conhecimentos ou exercer atividade nesta rea, bem como responsveis e tcnicos que pretendam vir a integrar equipas de racionalizao energtica em empresas ou outras organizaes

DURAO:
24 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
36 horas.

DURAO:
16 horas.

40

OUTRAS AES FORMATIVAS

E2. Projetistas de Painis Solares. E9. Ps-Graduao em Sustentabilidade e Gesto de Energia em edifcios. E10. Ps-Graduao / Especializao em Energias Renovveis. E12. Projetista de Comportamento Trmico RCCTE. E13. Arquitetura Bioclimtica. E18. Sistemas de Gesto de Energia aplicao comparada das normas ISO 50001 e NP EN 16001. E19. Energy Management System Auditor/Lead Auditor Course. Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012 e brochura de Formao Avanada para Auditores 2012.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 41

CONSTRUO

C2. PLANO DE QUALIDADE EM OBRA

MBITO:
No contexto atual tornou-se fundamental para a competitividade e bom funcionamento das organizaes/ empresas da rea da Construo Civil a Conceo e Implementao de Planos da Qualidade nas suas Obras, seja por serem certificadas seja por exigncia dos seus Clientes.

DESTINATRIOS:
Destina-se a Quadros tcnicos Superiores (Ex: Diretores de Obra, Eng. Fiscalizao; Responsveis da Qualidade; Coordenadores de Segurana; tcnicos ou tcnicos Superiores de Higiene e Segurana).

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


1. Introduo e enquadramento normativo 2. O Plano da Qualidade 3. Documentao da Qualidade na Obra 4. Casos Prticos.

DURAO:
16 horas.

42

C4. MARCAO CE DE MATERIAIS DE CONSTRUO

C12. CONSTRUO SUSTENTVEL

OUTRAS AES FORMATIVAS

C1. A ISO 9001 aplicada Construo Civil.

MBITO:
A Diretiva dos Produtos de Construo implica uma nova abordagem na comercializao e aplicao dos materiais na construo, definindo requisitos essenciais e conduzindo marcao CE. O objetivo desta formao sensibilizar e esclarecer os diferentes intervenientes no setor da Construo no que respeita ao campo de aplicao das diferentes normas respeitantes marcao CE dos produtos para a construo civil, bem como sobre as implicaes prticas que estas normas acarretam, desde a fase de projeto at fase de execuo da obra.

MBITO:
Este curso tem o objetivo de dotar os profissionais com toda a informao relevante para as suas opes de forma a melhorar o desempenho energtico-ambiental do meio edificado. C3. Monitorizao do Plano da Qualidade em Obra. C5. Marcao CE de Materiais Eltricos. C6. Auditorias Internas de Marcao CE. C8. Regime de Gesto de Resduos da Construo e Demolio - DL 46/2008. C9. Qualificao de Tcnicos de Ensaios No Destrutivos. C10. Gesto e Coordenao da Segurana na Construo Civil. C11. Gesto e Fiscalizao de obra.

DESTINATRIOS:
Destina-se a Arquitetos, engenheiros Civis, projetistas, desenhadores tcnicos, empreiteiros de construo civil e obras pblicas, profissionais da rea do ambiente, proprietrios de imveis, gestores de condomnio, tcnicos que integram a equipa de projeto e Peritos Qualificados.

DESTINATRIOS:
Destina-se a empresas de construo civil, fabricantes de produtos para a construo civil, de fiscalizao e de projetos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Introduo - O que a Construo/Reabilitao Sustentvel? Conceitos de Sustentabilidade. Princpios para o Planeamento Sustentvel e Arquitetura Bioclimtica. Sustentabilidade no Projeto, na Construo e na Utilizao. Reabilitao Sustentvel. Mtodos de anlise e avaliao da sustentabilidade na construo.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Normas para Marcao CE dos Produtos de Construo Civil Sistemas de Controlo de Produo em fbrica O Processo de Marcao CE Questes prticas / Debate

DURAO:
8 horas.

DURAO:
42 horas. Curso com avaliao.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 43

ENGENHARIA INDUSTRIAL

EI1. RBI INSPEO BASEADA NO RISCO (API 580)


MBITO:
Proporcionar uma viso geral da metodologia baseada na norma API 580 (Americam Petroleum Institute), conhecer as ferramentas aplicadas na avaliao dos riscos e dar aos participantes o conhecimento necessrio para a implementao da metodologia.

DESTINATRIOS:
Tcnicos, engenheiros e gestores que atuam nas reas da confiabilidade, inspeo de equipamentos e engenharia das indstrias qumicas, petrleo, petroqumicas, etc.

CONTEDOS PROGRAMTICOS:
Introduo Gesto do Risco. Conceitos Bsicos de Gesto do Risco Potenciais Benefcios da Gesto do Risco. Mtodos de Inspeo Baseada no Risco (qualitativo, quantitativo, semi-quantitativo). Caractersticas de software. Probabilidade de falha. Consequncia de falha. Sequncia de implementao. Fluxo de Processo & Sistematizao. Hierarquia & Entrada de Dados. Clculo & Verificao dos Dados. Anlise de Risco (qualitativo, quantitativo, semiquantitativo). Apresentao dos Resultados & Relatrio. Desenvolvimento do Plano de Inspeo. Anlise de Risco de Pipelines de transporte.

DURAO:
16 horas. Pr-requisito: conhecimento bsico de processos de refinao e mecanismos de corroso. 44

EI2. DIRETIVA PED (PRESSURE EQUIPMENT DIRECTIVE)


MBITO:
No final da ao os formandos devero conhecer a Diretiva PED e saber como aplic-la.

EI3. SEGURANA DE TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS


MBITO:
No final deste curso os formandos estaro aptos a executar os seus trabalhos em espaos confinados, em segurana.

OUTRAS AES FORMATIVAS

A SGS Academy oferece um vasto portfolio de cursos de Engenharia Industrial, contando com a experincia comprovada dos seus tcnicos nacionais e internacionais:

DESTINATRIOS:
Responsveis e tcnicos de manuteno, Responsveis de Produo.

DESTINATRIOS:
Todos os que trabalham em espaos confinados.

SOLDADURA
SER. TIG. MAG. Inspeo visual. Qualificao de Inspetores de Soldadura Segundo o Sistema Americano AWS.

CONTEDOS PROGRAMTICOS
mbito de aplicao do Decreto-Lei n 211/99 (Transposio da Diretiva n 97/23/CE). Marcao CE. Classificao dos equipamentos. Requisitos de segurana.

CONTEDOS PROGRAMTICOS:
Caracterizao de um Espao Confinado. Identificao de perigos. Avaliao de Riscos. Medidas de Preveno e Proteo. Autorizaes de Trabalho. Equipamentos de Medio. Sinalizao. Equipamentos de Proteo Individual. Vigilncia e Superviso. Como atuar em situao de Emergncia.

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS
Lquidos penetrantes. Ultra sons. Magnetoscopia. Radiografia. Termografia.

DURAO:
8 horas

DURAO:
8 horas.

Consulte-nos!

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 45

AUTOMVEL INDSTRIA E PERITAGEM / INSPEO

AT8. AVERIGUAO DE ACIDENTES DE VIAO

MBITO:
Uma elevada percentagem das indemnizaes pagas pelas seguradoras resultam de fraudes no detetadas, pelo que o reconhecimento da importncia de qualificar peritos averiguadores no setor dos sinistros automvel leva-nos a realizar o presente curso. Venha adquirir conhecimentos, tcnicas e competncias que o habilitem a planificar, gerir e a desenvolver as suas tarefas, tendo em vista o enquadramento de sinistros automveis nas coberturas legais e contratuais e definio de responsabilidades.

DESTINATRIOS:
Profissionais que pretendam desenvolver as suas competncias ao nvel de averiguao de acidentes de viao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Vertente tcnica: seguros, legislao do setor. Fraudes. Vertente comportamental: aspetos importantes na anlise da participao de sinistro (DAAA) e na deteo e descoberta de fraudes. Audio de testemunhas. Apurar matria de facto. O relatrio de averiguao. Casos prticos.

DURAO:
24 horas. Curso com avaliao.

46

AT9. TECNOLOGIA AUTOMVEL E AVALIAO DE DANOS EM VECULOS AUTOMVEIS


MBITO:
Adquira conhecimentos ao nvel da tecnologia automvel que lhe permitam otimizar as metodologias para avaliar os danos. Saiba como identificar peas danificadas, prestar apoio reparao para a segurana ativa e passiva e, essencialmente, solucionar problemas aquando da deteo de fraudes.

AT10. VDA 6.3 AUDITORIAS DE PROCESSO

OUTRAS AES FORMATIVAS

AT1. Implementao da Norma ISO/TS 16949

MBITO:
Dotar os formandos com conhecimentos necessrios a uma correta interpretao dos requisitos da nova norma VDA 6.3 e qualific-los para a realizao de Auditorias de Processo

AT2. Qualificao de Auditores Internos ISO/TS 16949 AT3. Core Tools. AT4. Abordagem por Processos. AT5. TO Ps 8D (Resoluo de problemas). At6. Gesto de Frotas.

DESTINATRIOS:
Gestores, supervisores, tcnicos, engenheiros, analistas, profissionais de qualidade, produo, logstica e processos.

DESTINATRIOS:
Profissionais que pretendam desenvolver as suas competncias ao nvel da avaliao de danos em veculos automveis.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Requisitos da Norma VDA 6.3 sua interpretao Auditorias de processo Enquadramento e objetivos. Contexto de aplicao das auditorias de processo. Organizao de reunies preliminares. Preparao da documentao de suporte da auditoria de processo. Preparao de formulrios de registo. Relao auditor auditado. Relatrio da auditoria. Caso prtico (preferencialmente em contexto real de trabalho). AT11. Qualificao de Inspetores de veculos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Este curso prev frequncia modular. Mdulo 1 (opcional) - 16 horas Apresentao das novas tecnologias aplicadas aos motores instalados no automvel. Sistemas de segurana ativa. Sistemas e segurana passiva. Remarketing. Inspees de chapa e pintura, pneus e jantes, vidros, interiores. Smart repairs. Reparao e oramentao. Mdulo 2 (opcional) 16 horas Avaliao de danos. O papel do perito avaliador. A perspetiva das seguradoras na avaliao de danos automvel. Ferramentas informticas disponveis. Casos prticos

DURAO:
32 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
32 horas no total dos 2 mdulos. Curso com avaliao.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
de seg. a sex. das 9h s 18h. 47

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

SADE E MEDICAL DEVICES

48

S1. DISPOSITIVOS MDICOS

S2. A NORMA ISO 13485

OUTRAS AES FORMATIVAS

MBITO:
A Diretiva dos Dispositivos Mdicos 93/42/CEE e a sua transposio para o direito portugus estabelecem um conjunto de regras para o fabrico, a comercializao, rotulagem, reprocessamento e utilizao dos Dispositivos Mdicos (DM). Tem-se verificado a necessidade de uma discusso e conhecimento detalhados sobre o impacto deste enquadramento regulamentar nos Sistemas de Gesto da Qualidade, e nos processos e atividades das empresas que os fabricam e comercializam.

MBITO:
Decorrente do impacto regulamentar nos Sistemas de Gesto da Qualidade, nos processos e nas atividades das empresas que fabricam e comercializam Dispositivos Mdicos (DM), torna-se fundamental o esclarecimento sobre os requisitos especficos das normas harmonizadas aplicadas aos Sistemas de Gesto da Qualidade de fabricantes de Dispositivos Mdicos.

S3. Ps-Graduao em Gesto da Qualidade na Sade. Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012. S4. Implementao da norma ISO13485. S5. Auditorias Internas ISO 13485. S6. Qualidade, Gesto do Risco e Segurana do Doente. S7. Gesto do Risco de acordo com a norma ISO14971:2007.

DESTINATRIOS:
Administradores, gestores, diretores da Qualidade, diretores comerciais ou outros responsveis com contacto direto com os requisitos regulamentares, de empresas que produzem Dispositivos Mdicos ativos e no ativos.

DESTINATRIOS:
Gestores, diretores de qualidade, diretores comerciais ou outros responsveis com contacto direto com os requisitos regulamentares, de empresas que produzem, comercializam, armazenam Dispositivos Mdicos ativos e no ativos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Impacto dos requisitos regulamentares e Marcao CE dos Dispositivos Mdicos nos Sistemas de Gesto da Qualidade. Normas harmonizadas aplicadas ao fabrico e comercializao de DM. Sistemas de Gesto da Qualidade: a norma ISO 13485; interpretao dos requisitos e sua implementao. Implicaes do sistema de vigilncia nos Sistemas de Gesto da Qualidade.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Classificao dos DM e fronteiras com outras legislaes - o papel do Organismo Notificado e da Autoridade, Competente. Sistema de Vigilncia ps-colocao no mercado. Impacto dos requisitos essenciais e normas harmonizadas diversas nos Sistemas de Gesto da Qualidade. Normas harmonizadas aplicadas ao fabrico e comercializao de DM.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
8 horas.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 49

GESTO DE PESSOAS E EFICCIA PROFISSIONAL

50

GP1. IMPLEMENTAO DE SISTEMAS DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS NP 4427


MBITO:
Saiba como interpretar o referencial NP 4427 com vista implementao do Sistema de Gesto de Recursos Humanos, compatvel com a ISO 9001, ISO 14001 e NP 4397.

GP3. FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES

GP5. LIDERAR, GERIR E MOTIVAR EQUIPAS COM INTELIGNCIA EMOCIONAL


MBITO:
Saiba como desenvolver competncias ao nvel das capacidades de liderana, gesto e motivao de equipas que permitam a sua aplicabilidade em contexto real nas organizaes, contribuindo para a melhoria da satisfao dos colaboradores e do clima social.

MBITO:
Qualificar profissionais para o exerccio da formao, dotados quer de competncias tcnicas quer, e principalmente, de competncias pedaggicas, sendo capazes de preparar, desenvolver e avaliar sesses de formao de acordo com o perfil do pblico alvo da formao.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com responsabilidades ao nvel dos Recursos Humanos e/ou Gesto da Qualidade. Consultores.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores com saberes especficos de determinada profisso ou rea profissional tendo por base a respetiva formao cientfica, tcnica, tecnolgica e prtica. Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos tcnico-pedaggicos ao nvel da formao.

DESTINATRIOS:
Gestores, coordenadores de equipas e todos os profissionais que exeram cargos de liderana.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Conceitos e princpios da Gesto de Recursos Humanos. Os requisitos da norma NP 4427 e sua implementao. Melhoria contnua e compatibilidade com outros Sistemas de Gesto.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A misso das equipas no comportamento organizacional. A gesto por objetivos. Perfil de competncias de liderana. Perfil de competncias de Coaching. Inteligncia emocional e o aumento de desempenho da equipa. Atitudes e comportamentos assertivos. Benefcios de uma liderana eficaz e custos de uma liderana ineficaz. Caractersticas de um processo de liderana. Mtodos e tcnicas de anlise e resoluo de problemas.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


O formador do sculo XXI: funo e competncias face aos sistemas e contextos de formao. Simulao pedaggica inicial. A pedagogia do adulto: fatores e processos de aprendizagem. Comunicao e animao de grupos. Mtodos e tcnicas pedaggicas. Recursos didticos. Objetivos pedaggicos. Avaliao da estratgia pedaggica. Itinerrio de formao. Simulao pedaggica final e plano de interveno pedaggica.

DURAO:
16 horas.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
103 horas. Curso qualificante com avaliaes. Homologado pelo IEFP.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

51

GP6. GESTO DE CONFLITOS

GP7. ORGANIZAO E GESTO DO TEMPO

GP 11. ASSERTIVIDADE NA COMUNICAO

MBITO:
Fomentar a importncia da aquisio de competncias ao nvel de uma gesto construtiva dos conflitos e das reclamaes. Saiba gerir conflitos com inteligncia emocional.

MBITO:
Conhea as ferramentas mais eficazes que contribuem para uma efetiva organizao e gesto do tempo.

MBITO:
Saiba como desenvolver o processo de comunicao, promovendo empatia, uma linguagem assertiva e uma comunicao eficaz no trabalho em equipa.

DESTINATRIOS: DESTINATRIOS:
Profissionais das mais diversas reas que pretendam adquirir competncias ao nvel de uma gesto construtiva dos conflitos e das reclamaes. Todos os profissionais que pretendam melhorar o seu desempenho atravs de uma gesto eficaz do seu tempo.

DESTINATRIOS:
Quadros mdios e superiores, com funes de chefia.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Princpios de organizao. Instrumentos de gesto de trabalho. Prioridades. Qualidade do trabalho.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A importncia da comunicao nas relaes interpessoais. As tcnicas da assertividade e a sua utilizao. Os comportamentos dificultadores da comunicao. A negociao e o compromisso para a gesto dos conflitos.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Emoes associadas Gesto Construtiva do Conflito. Estilos de Comunicao. Desenvolver um Imaginrio Mental Positivo. Reprogramao Psicolgica. ter uma linguagem corporal assertiva. Implementao de uma Estratgia Construtiva para a Resoluo de Conflitos. Pontos-Chave para o sucesso. tcnicas para Gerir Reclamaes.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
8 horas.

DURAO:
8 horas.

52

GP12. TCNICAS DE APRESENTAO E COMUNICAO


MBITO:
Desenvolva as suas capacidades de expresso ao nvel da apresentao de projetos, na conduo de reunies, na apresentao de temas em seminrios. Saiba como adquirir o controlo da comunicao (verbal e no verbal) e apresentar uma exposio de forma firme, dinmica e persuasiva.

GP15. GESTO DO STRESS

GP17. GESTO PARA NO GESTORES

MBITO:
Pretende-se com este curso que o participante desenvolva a capacidade de resistncia ao stress, frustrao e em contexto de trabalho sob presso.

MBITO:
Desenvolva as suas competncias ao nvel da Gesto, com este curso intensivo.

DESTINATRIOS:
Todos os profissionais que, no sendo Gestores de formao acadmica, tenham responsabilidades ao nvel da coordenao, gesto e direo de departamentos, cujas decises tm implicaes no s ao nvel do departamento, como no negcio e na estratgia global da organizao em que o departamento est inserido.

DESTINATRIOS:
Todos aqueles que pretendam melhorar a sua tolerncia ao stress em contexto de trabalho.

DESTINATRIOS:
Todos os profissionais que necessitam de fazer apresentaes em pblico.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Autoconhecimento. O stress e o seu impacto no trabalho e na vida pessoal. Fatores de stress. Gerir o stress - tcnicas e estratgias mais adequadas.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Estilos de orador. Recursos pessoais. Pontos fortes e fracos. Relao stress/energia. Regras para adquirir uma boa dico. Preparao e estruturao da apresentao. Falar em pblico: imagem, comunicao persuasiva, movimentao, enfoque no grupo, imprevistos. Mtodos e tcnicas para captar a ateno e gerir a interao com a audincia/grupo.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Gesto Estratgica Comunicao e Marketing Gesto Comercial Gesto Financeiro Gesto de Pessoas

DURAO:
8 horas.

DURAO:
88 horas. Curso com avaliao.

DURAO:
24 horas.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

53

GP18. TCNICAS COMERCIAIS

GP19. COMUNICAR COM INTERESSE PARA OS CLIENTES

MBITO:
Os formandos tero a oportunidade de: treinar tcnicas para analisar e diagnosticar as necessidades e motivaes dos clientes; Explorar estratgias que permitam orientar e persuadir as decises dos clientes; Afinar capacidades de anlise e diagnstico de necessidades e de persuaso a Clientes; Fortalecer capacidades comerciais.

MBITO:
No final da formao os formandos sero capazes de: Fazer apresentaes que interessam, tm impacto e motivam os clientes; Treinar tcnicas e habilidades de apre-sentao (o Conceito CVB); Fortalecer capacidades comerciais.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


O Cliente Habilidades/Tcnicas de apresentao comercial (o conceito CVB) Exerccios prticos/treino Cenrio comercial (filmado, avaliado e analisado em grupo) Concluses e encerramento

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


O conceito Vender Sensibilidades e Habilidades Huma-nas/Comerciais A tcnica de Perguntas: tipologia, caracterizao e mtodos. Exerccios Prticos para treino e aplicao dos contedos Cenrio Comercial (filmado, avaliado e analisado em grupo) Concluses e Encerramento

DURAO:
8 horas.

DURAO:
8 horas.

54

OUTRAS AES FORMATIVAS

A SGS disponibiliza cursos nos idiomas Ingls e Espanhol em vrios nveis: bsico, mdio e avanado. Consulte-nos! GP2. Auditorias a Sistemas de Gesto de Recursos Humanos NP 4427. GP8. Atendimento Presencial e No Presencial. GP9. Gesto Financeira para No Financeiros. GP10. Liderana e Coaching GP14. Gesto de Projetos. GP16. Idiomas. GP20. Introduo Contabilidade Geral GP21. Sistema de Normalizao Contabilstica. GP22. tcnicas de cobrana.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 55

ADMINISTRAO PBLICA

AP2. BALANCED SCORECARD, GESTO ESTRATGICA E O SIADAP AUTRQUICO

MBITO:
O Balanced Scorecard, concebido como ferramenta de avaliao, tornou-se conhecido como tcnica facilitadora para a definio de objetivos e para a implementao de estratgias de ao. Complementar de outros instrumentos de gesto hoje obrigatrios na Administrao Pblica (SIADAP) ou de generalizao recente (CAF) o BSC um aliado poderoso da eficcia, eficincia e qualidade para os servios Pblicos.

DESTINATRIOS:
Dirigentes e quadros da Administrao Pblica central e local.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A importncia de definir a misso, os objetivos e as estratgias mais eficazes para as organizaes. A estratgia como processo fundamental do ciclo da gesto. A gesto estratgica nas Autarquias e as perspetivas do BSC. A construo dos objetivos operacionais e sua relao com a estratgia. Relaes e complementaridades entre o BSC, o SIADAP e a CAF.

DURAO:
24 horas.

56

AP7. GERIR A MUDANA NO ATUAL CONTExTO DE REFORMA DA ADMINISTRAO PBLICA


MBITO:
A extino de servios, a mobilidade, os contratos de trabalho e os sistemas de avaliao de desempenho com ligao estreita gesto de carreira, so exemplos de que a Administrao Pblica est a mudar. Perante este cenrio importante compreender as causas da mudana nos servios pblicos e tornar-se um agente ativo da mesma.

AP8. GESTO PELA QUALIDADE EM SERVIOS PBLICOS

OUTRAS AES FORMATIVAS

AP3. Desenvolvimento de Relaes Humanas pela Assertividade.

MBITO:
Atualmente alguns servios pblicos utilizam ferramentas, como a CAF ou a ISO 9001, para ganhos de eficcia e eficincia, e para a satisfao dos pblicos utilizadores. Estas duas metodologias so complementares e ambas so garantias para um servio pblico focalizado no cliente, nos resultados e no seu impacto na sociedade.

AP4. Gesto por Objetivos e por Competncias. AP5. Coaching e Empowerment nas Autarquias Locais. AP6. Liderar Equipas para Resultados. AP9. Gesto das Cidades e Governao Local. AP10. Plano e Relatrio de Atividades como Instrumentos de Gesto. AP11. Gesto e Avaliao de Projetos.

DESTINATRIOS:
Dirigentes, chefias e coordenadores de equipas, bem como quadros que possam ser facilitadores da mudana nos respetivos servios agentes e atores da mudana.

DESTINATRIOS:
Dirigentes e quadros da Administrao Pblica Central e Local.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Fatores indutores da mudana nos servios pblicos: SIADAP, VCR e contratos de trabalho. As resistncias mudana na prtica e seu enquadramento com o modelo universal de resistncia como fator natural e humano: a mudana como oportunidade de melhoria. tcnicas para vencer resistncias e transformar ameaas em oportunidades. Fatores crticos de sucesso. Simulao de casos e situaes crticas de sucesso.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A Qualidade e a Inovao como desafio dos Servios Pblicos. A CAF como processo de melhoria contnua e de gesto da mudana nos servios pblicos. Etapas e procedimentos da autoavaliao e do diagnstico organizacional com as medidas de melhoria a implementar para melhores resultados das organizaes pblicas. A complementaridade da CAF com o Balanced Scorecard. A certificao dos servios pblicos e o referencial ISO 9001. AP12. Comunicao e Atendimento ao Cidado. AP13. Marketing Autrquico e Comunicao Institucional. AP14. Internet Marketing nas Autarquias Locais. AP15. Gesto de Recursos Humanos no novo contexto da Administrao Pblica.

DURAO:
32 horas.

DURAO:
64 horas.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 57

RESPOSTAS SOCIAIS

58

TS2. MODELOS DE AVALIAO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS

TS4. IMPLEMENTAO PRTICA DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE ISO 9001 NAS RESPOSTAS SOCIAIS
MBITO:
O Terceiro Setor sente a necessidade de acompanhar as tendncias do mercado, demonstrando o seu compromisso com a Qualidade e transparncia na relao com os seus Stakeholders, dando cumprimento s exigncias da qualidade nas respostas sociais exigida pela Segurana Social.

TS5. QUALIFICAO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO9001 NAS RESPOSTAS SOCIAIS


MBITO:
No final da ao de formao, os participantes ficaro aptos a realizar Auditorias Internas da Qualidade ISO 9001 e MAQRS, de acordo com a ISO 19011 e sob os pontos de vista tcnicos e comportamentais.

MBITO:
Com o objetivo de constituir um referencial normativo que permita avaliar a qualidade dos servios prestados e consequentemente diferenciar positivamente as Respostas Sociais, o ISS, I.P. desenvolveu Modelos de Avaliao da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS).

DESTINATRIOS:
Dirigentes e tcnicos de Respostas Sociais.

DESTINATRIOS:
O curso destina-se a Dirigentes, tcnicos de Respostas Sociais e responsveis pela Gesto da Qualidade.

DESTINATRIOS:
Dirigentes, tcnicos de Respostas Sociais e responsveis pela Gesto da Qualidade.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Mdulo 1 Aspetos gerais e comuns aos referenciais normativos 8 horas Enquadramento. Os 3 nveis de certificao e as suas exigncias para as instituies. Os 8 modelos de avaliao da qualidade. Mdulo 2 (opcional) Estudos de caso para cada uma das Respostas Sociais (4 horas para cada Resposta Social) Opo 1. Centro de Acolhimento Temporrio Opo 2. Centro de Atividades Ocupacionais Opo 3. Centro de Dia Opo 4. Creche Opo 5. Estrutura Residencial para Idosos Opo 6. Lar de Infncia e Juventude Opo 7. Lar Residencial Opo 8. Servio de Apoio Domicilirio

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Introduo - As normas ISO 9001 e ISO 19011. O Modelo de Avaliao da Qualidade das Respostas Sociais. Requisitos, responsabilidades e funes dos auditores e dos auditados. Vertente tcnica - Os requisitos da ISO 9001 na perspetiva do auditor; Complementaridade dos requisitos da Norma ISO 9001 com o MAQRS. As fases de auditoria. Vertente comportamental - A relao auditor/auditado. O planeamento e a gesto do tempo. A expresso escrita no relatrio de auditoria. Caso prtico - realizao de uma auditoria em contexto real de trabalho. Concluses - Apresentao e discusso do relatrio da auditoria. Anlise do desempenho tcnico e comportamental das equipas auditoras - avaliao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


A Gesto da Qualidade nas Instituies. Integrao dos manuais do ISS com a ISO 9001. Estudo dos requisitos e sua aplicao nas Instituies. O processo de certificao.

DURAO:
16 horas.

DURAO:
40 horas. Curso com avaliao.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

59

TS6. HIGIENE E SEGURANA ALIMENTAR NAS ORGANIZAES DO TERCEIRO SETOR


MBITO:
Conhea as responsabilidades e saiba como atuar ao nvel da garantia da higiene e segurana alimentar em Instituies do terceiro Setor.

TS7. GESTO DAS INSTALAES EM ORGANIZAES DO TERCEIRO SETOR

TS8. GESTO FINANCEIRA E REPORTING NAS RESPOSTAS SOCIAIS

MBITO:
Conhea as obrigaes legais em matria de Segurana e organizao da emergncia, manuteno, ambiente e energia.

MBITO:
Saiba como elaborar os relatrios financeiros, identificar os pontos chave na sua interpretao e como os comunicar.

DESTINATRIOS:
Responsveis e tcnicos das Instituies com responsabilidades ao nvel da Gesto.

DESTINATRIOS:
Responsveis e tcnicos das Instituies com responsabilidades ao nvel da Gesto.

DESTINATRIOS:
Responsveis e tcnicos das Instituies com responsabilidades ao nvel da alimentao.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Segurana das Instalaes e Planos de Emergncia Internos (PEI). Higiene das Instalaes. Acessibilidades. Gesto de Resduos e boas prticas ambientais. Manuteno das instalaes: gs, eletricidade. Eficincia energtica e Qualidade do Ar Interior.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Gesto financeira para no financeiros. Princpios de Sustentabilidade. Comunicao com os Stakeholders: processos de comunicao interna e externa. Relatrios de Sustentabilidade.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Conceitos de Higiene e Segurana Alimentar. Instalaes. Controlo de Pragas. Higiene Pessoal. Qualidade da gua. Equipamentos de fabrico. Receo, armazenamento, manuseamento, conservao e transporte dos alimentos. Resduos/lixos - Limpeza e Desinfeo. Identificao e Rastreabilidade. Conceito de Autocontrolo. O sistema de anlise de perigos e pontos crticos de controlo - HACCP.

DURAO:
24 horas.

DURAO:
16 horas.

DURAO:
8 horas.

60

TS9. GESTO DE PESSOAS

OUTRAS AES FORMATIVAS

TS3. Ps-Graduao em Gesto da qualidade no Terceiro Sector

MBITO:
No contexto atual de mudana torna-se fundamental uma eficaz gesto de pessoas, com vista prossecuo dos objetivos que esto traados para o terceiro Setor.

Consultar brochura de Formao Ps-Graduada e Especializaes 2012.

DESTINATRIOS:
Responsveis e tcnicos das Instituies com responsabilidades ao nvel da Gesto de Pessoas. Chefias superiores e intermdias.

CONTEDO PROGRAMTICO RESUMIDO:


Gesto da mudana. Liderana e Motivao de Equipas. Relacionamento Interpessoal. Gesto de Conflitos. Anlise e Descrio de Funes. Avaliao de Desempenho. Diagnstico das Necessidades de Formao. Avaliao da Formao.

DURAO:
24 horas.

MAIS INFORMAES ATRAVS DE:

T.: 707 200 747* F.: 707 200 329 E.: PT.INFO@SGS.COM
CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com de seg. a sex. das 9h s 18h. 61

FICHA DE INSCRIO
1.IDENTIFICAO DO PARTICIPANTE*
Nome Completo Naturalidade Sexo F M E-mail Contacto telefnico Funo na Empresa N Doc. Identificao Nacionalidade tipo de Doc. Data de Nascimento Validade
/ / / /
(dados obrigatrios para emisso do certificado)

Habilitaes Acadmicas (Concludas)

2.IDENTIFICAO DA EMPRESA/ORGANIZAO
Designao Social Contacto telefnico E-mail Web Pessoa responsvel pela formao na empresa (nome e contacto) Fax

3.DADOS DE FATURAO*
Faturao em nome de Morada de Faturao E-mail Localidade Cdigo-Postal Banco Outro (Especificar):
-

Empresa

Participante

Contacto telefnico

Nome

4.MODO DE PAGAMENTO*
Cheque N ( ordem de SGS Portugal, SA) Transferncia Bancria (NIB: 0033 0000 4530 7002 8890 5)
(1) Remeter comprovativo de pagamento SGS Academy; (2) Se efetuar transferncia on-line por favor colocar no descritivo o nmero de identificao fiscal de faturao.

5.IDENTIFICAO DO CURSO A FREQUENTAR*


Curso Local Meio de Conhecimento do curso / SGS: Email Data:
/ /

Datas de Site/Internet Preenchido por: Revista SGS Redes Sociais Newsletter

at Gestor de Clientes

Mailing

Amigo

Outro

62

Os dados assinalados com asterisco (*) so de preenchimento obrigatrio. A SGS Portugal garante a estrita confidencialidade no tratamento dos seus dados. Os dados pessoais recolhidos so tratados informaticamente e destinam-se apenas e exclusivamente para fins relacionados com o curso em que se inscreve. Podero ser utilizados para os fins abaixo, salvo indicao expressa contrria. No autorizo que os meus dados pessoais sejam facultados DGERT, para efeitos de auscultao sobre a ao, no mbito do reconhecido da SGS como entidade formadora. No autorizo a utilizao dos meus dados pessoais para divulgao de outras aes / eventos. O titular dos dados tem direito de acesso e retificao, devendo para tal contactar por escrito a SGS ACADEMY. Entidade acreditada pelo processo n 3587

INSCRIO E CONDIES DE PAGAMENTO


O preo por participante encontra-se nos cronogramas dos cursos disponveis para o efeito. A todos os valores apresentados acresce o IVA taxa aplicvel em vigor. As refeies (almoos/jantares e coffee-breaks) no esto includas nos preos dos cursos, exceto nos cursos IRCA cujo valor inclui almoos e coffee-breaks. A documentao em suporte papel no est includa nos preos dos cursos, excepto nos cursos IRCA cuja documentao disponibilizada em suporte papel e apenas neste formato.

O VALOR INCLUI
A documentao em suporte digital disponibilizada com 2 dias de antecedncia data de realizao do curso (ou em papel no dia do curso no caso dos cursos IRCA). O Certificado de Formao entregue aps a formao, de acordo com a anlise da assiduidade do participante (frequncia obrigatria de 75% das horas totais de formao). No caso dos cursos IRCA as condies encontram-se no respetivo folheto do curso. Estes documentos so entregues desde que o curso se encontre devidamente pago. NOTA: Caso o participante pretenda o manual em suporte papel, dever contactar os servios administrativos para o efeito com 5 dias de antecedncia data de incio do curso. Este manual ter um custo acrescido ao valor do curso. Poltica de descontos (descontos aplicveis sobre os valores tabelados em cronograma e no acumulveis com outras campanhas) Formao para particulares 5 % de desconto em cursos IRCA 7,5% de desconto em Ps-Graduaes* 20% de desconto nos restantes cursos *Facilidade de pagamento em prestaes, sendo que o valor a pagar acresce em 10% Formao para empresas (vrios participantes na mesma edio do curso) 2 participantes 10% de desconto no valor da 2 inscrio 3 participantes 20% de desconto no valor da 3 inscrio 4 participantes 30% de desconto no valor da 4 inscrio 5 participantes 50% de desconto no valor da 5 inscrio (os descontos no so acumulveis entre si)

GARANTIA DE PARTICIPAO
A inscrio considerada definitiva apenas quando acompanhada do respetivo pagamento. O pagamento pode ser efetuado por multibanco (nas instalaes de Lisboa), cheque ou transferncia bancria*, com pelo menos 15 dias de antecedncia ao incio do curso, de forma a salvaguardar a participao. No entanto antes de fazer pagamento aconselhamos que contacte a SGS Academy. *no ato da transferncia bancria indicar o curso em que se inscreve e de seguida enviar comprovativo para a SGS Academy. O nmero de participantes para cada curso limitado, pelo que as inscries sero aceites, por ordem de entrada (com pagamento) ou seleo curricular.

CANCELAMENTO DE INSCRIES
A SGS aceita o cancelamento de inscries at 5 dias teis de antecedncia data de incio do curso, reembolsando na totalidade o valor pago. Anulaes verificadas posteriormente originam a reteno de 25% do valor pago, em compensao de despesas j ocorridas. A no comparncia no(s) dia(s) do curso sem qualquer aviso prvio devido por inteiro SGS. todo o curso que seja iniciado e depois interrompido pelo participante devido por inteiro SGS. Existe a possibilidade de substituir um participante que no possa estar presente por outro, com perfil e necessidades de formao semelhantes. Os cursos constantes em plano de formao, site e material publicitrio, podem sofrer alteraes de programa, formadores, durao, datas e preos. Aconselhamos que antes de se inscrever contacte com a SGS Academy. A realizao dos cursos condicionada a um nmero mnimo de inscries, pelo que a SGS Academy reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realizao das aes de formao, caso o nmero de participantes inscritos seja insuficiente. A SGS Academy reserva-se o direito, por motivos de fora maior, a alterar horrios ou formadores no decorrer dos cursos, se a isso for obrigada.
Todos os servios da SGS so prestados de acordo com as Condies Gerais de Servio da SGS disponveis em http://www.sgs.com/terms_and_conditions.htm. Chama-se especial ateno para as clusulas referentes aos limites de responsabilidade, indemnizao e jurisdio. Pela assinatura deste documento, o Cliente confirma aceitar as Condies Gerais de Servio da SGS.

CONtACtOS : t. 707 200 747 (de Seg. a Sex. das 9h s 18h) . //. pt.info@sgs.com

63

2011 SGS Socit Gnrale de Surveillance SA All rights reserved

www.SGS.COM www.SGS.PT

También podría gustarte