Está en la página 1de 12

CURRCULOMNIMO2012

(Versopreliminar)
ComponenteCurricular:QUMICA

EquipedeElaborao:
COORDENADOR: EstebanLopezMoreno(FundaoCECIERJ) ARTICULADOR: JoaquimSilvaMendes(UFRJ) PROFESSORESCONVIDADO: MauroBragaFrana(ColgioPedroII) PROFESSORESCOLABORADORES: FlavioMoraesFolly(CEDr.TuffyElJaick),IsmarciaGonalvesSilva(CEPadreAnchieta),MariaCristinaBarretoCaiadodeAlencar(CEHerbertdeSousa), SandraMariaLiriodeAlmeida(CEJacinthoXavierMartins)

APRESENTAO:

A discusso terica e prtica sobre a proposta preliminar de Currculo Mnimo que agora apresentamos vem atravessando a escola, desencadeando questes aparentemente novas contudo quase sempre recorrentes. A maioria das opinies oscila entre a necessidade de acolher a demanda mnima dos vestibulares e, de tabela, o mercado de trabalho; do outro lado, a quase impossibilidadedeatenderaesseanseioemfacedacargahorria reduzida de Qumica no Ensino Mdio (apenas dois tempos por semana!) e o desinteresse geral dos alunos pelo processo tradicionaldeaprendizado,entreoutrasdificuldades.Comadevida licenapoticadaQumica,podemosleressaoposiocomouma constante busca por maiores competncias e habilidades no lado dos produtos, mas faltam alguns dos ingredientes mnimos necessrios no lado dos reagentes. De antemo sabemos que o balano dessa equao no se equilibra facilmente; entretanto, acreditamos ou ao menos nos esforamos sobremaneira por alcanarumapropostaconciliatria.

Entreasmudanasmaissignificativasdestaversopreliminaresta busca de estabelecer, sempre que possvel, habilidades relacionadas a temas focados em questes que esto bastante presentes em nossa mdia e frequentemente exploradas nos exames, como o caso dos temas ambientais. Fizemos tambm algumas simplificaes; entre elas est a remoo, de entre as habilidades mnimas necessrias, da nomenclatura de compostos inorgnicos.Emseulugaroalunodevenomearapenasalgunsdos principais compostos j preestabelecidos e facilmente reconhecveisemnossodiaadia.ParaaQumicaOrgnicabastar, porexemplo,oalunoreconheceronomeaasfrmulasestruturais de algumas das principais funes. De forma geral, passamos a focar as competncias e habilidades no reconhecimento das propriedades, pois so mais fceis de contextualizar, em contraposiovisomeramenteclassificatria. Entretanto, por vezes caminhamos em uma direo oposta simplificao.Ousamostransgrediremalgumaspoucashabilidades, deslocandoalgunsequilbriospreestabelecidosentreoprofessore

seuslivrosdidticos,queporvezesjazememumcanto,esquecidos. Sabemos que possivelmente geraro desconforto habilidades relacionadas compreenso do modelo quntico moderno ou existncia de subpartculas, como quarks, lptons e bsons, ou anlises ainda que superficiais de conceitos como energia livre de Gibbs e acidez de Brnsted. Adiantamos dois argumentos para manter essa proposta: primeiro, que a Qumica (e a cincia) no parou no sculo XIX; seria preocupante se o professor e a escola no ficassem antenados a esse desenvolvimento. H tambm disponveismuitosmateriaisdidticosbons;algunsdelesosalunos podem acessar diariamente at mesmo de seus celulares; so temasquedespertamsuacuriosidadeeporvezesosembevecem. Outroargumentoeestetalvezsejamaisconvincentequeeste currculo foi costurado de forma que as habilidades da Fsica e da Biologia venham a se somar em algumas partes de seus trajetos. Nesse sentido, no ser necessrio, por exemplo, ensinar os princpios da entropia para os alunos; eles j traro isso recm abordadopelaFsica.Ouarepresentaodasligaesqumicasde molculas orgnicas, como a glicose, ser mais fcil de ser absorvida,poiselesestarodiscutindoanometabolismocelularna Biologia.

Sabemos que alguns colegas no consideraro esta verso preliminar como mnima, como o pressuposto principal deste currculo; no entanto, esse clculo foi levantado na ponta do lpis por alguns colegas da rede estadual e, mesmo em um cenrio pessimista, estimamos que ser possvel cumprir o que aqui est sendoproposto,desortequeestamosesperanosos,mastambm bastante receptivos s crticas e sugestes que ansiamos por receber. Aproveitamos desde j para agradecer aos professores e colaboradores que participaram com preciosos aportes nos fruns Professores de Qumica e Ensino de Qumica, ambos do googlegroups,emespecialaAngeloLongoFilho,EufrsiaReiseLuis Brudna. Muitas das diversas crticas enviadas por eles e outros foram incorporadas como melhorias nesta verso preliminar do CurrculoMnimo.Damesmaforma,agradecemosaosprofessores ecolegasdasequipesdereformadoCurrculoMnimocoordenadas pela SEEDUC/Fundao CECIERJ, pela oportunidade de criarmos esta proposta. E, de modo especial, agradecemos aos professores dasescolasdaRedeEstadualdeEnsinodoRiodeJaneiro,quesero osverdadeiroscondutoresdoCurrculoMnimo.

1SRIEDOENSINOMDIO Campo/Eixo 1Bimestre QUMICA,TECNOLOGIA,SOCIEDADEEAMBIENTE CompreenderaQumicacomoumaCincia construdapeloserhumanoesuaimportncia paraatecnologiaeasociedade. ReconheceropapeldousodaQumica enquantoatividadehumanana criao/soluodeproblemasdeordemsocial eambiental. CompreenderaQumicacomoumaCincia baseadanoseixosterico,representacionale fenomenolgico. Estabeleceradiferenaentretransformao qumicaetransformaofsica,evidenciando areversibilidadeouirreversibilidadedestes fenmenos. Identificarascaractersticasdosmateriaisnos diferentesestadosfsicos. Compreender,representareinterpretar graficamenteosprocessosdemudanade estadofsico(temperaturaXtempo)daguae outrassubstncias. Interpretargraficamenteamudanade estadofsicodeumasubstnciapuraede misturas. Identificarpressoetemperaturacomo fatoresimportantesduranteamudanade estadofsicodeumasubstncia. Identificarpontodefuso,pontodeebulio, Campo/Eixo 2Bimestre ALINGUAGEMDAQUMICACONSTRUODO MODELOATMICO Caracterizarosconstituintes fundamentaisdotomo(prton,eltrone nutron)ecompreenderaconstruodo modeloatmicocomoumprocesso histrico(i.e.reconheceraexistnciado eltronparaaconcepodomodelo atmicodeThompson;compreendera radioatividadecomoumfenmeno naturalesuaimportncianaevoluoeo reconhecimentoaexistnciadoncleo atmicodomodeloatmicode Rutherford,etc.) Obternoessimplificadasdomodelode tomoqunticomoderno,incluindoa existnciadassubpartculas(quarks, lptonsebsons)edosmodelosque tambmparticiparamdaevoluoda cincia(ex.:visoantiatomista,vortexde Thompson,etc.) Conhecereaplicaradistribuio eletrnicausandoodiagramadeLinus Paulingparatomoseons.

Habilidadese competncias

Habilidadese competncias

Campo/eixo Habilidadese competncias

Campo/Eixo Habilidadese competncias

densidadecomopropriedadesdosmateriais. Compreenderosprincipaisprocessos utilizadosparaaseparaodemisturas,i.e.: filtrao,decantao,destilao. CONSTITUIODAMATRIA Conhecerasprincipaisteoriasque procuravamexplicaraconstituiodamatria aolongodahistria. CompreenderasleisponderaisdeLavoisiere deProust. Compreenderoconceitodetomo,apartir domodelodeDalton,paraexplicarasLeis Ponderais. Estabelecerdiferenaentresubstncia simplesesubstnciacomposta. 3Bimestre TABELAEPROPRIEDADESPERIDICAS Caracterizar metais e no metais, suas principais aplicaes, evidenciando as particularidades dos gases nobres e do hidrognio. Conceituar eletronegatividade, tamanho atmico e potencial de ionizao e compreender a variao dessas propriedades aolongodeumperodoe/ougrupodatabela peridica. LIGAOQUMICA Identificar que os tomos, nos agregados atmicos, interagem por meio de foras

Campo/eixo Habilidadese competncias

VISOGERALDATABELAPERIDICA Compreenderoscritriosutilizadosna organizaodatabelaperidica. Diferenciarelementoqumicodetomo, reconhecendoaexistnciadeistopos. Relacionaraposiodoselementosna tabelacomosubnvelmaisenergticoda distribuioeletrnica,classificandoos elementosemrepresentativosede transio. 4Bimestre LIGAESINTERATMICAS Distinguir, a partir do conceito de polaridade, o carter inico e o carter covalentedeumaligao. Representar as ligaes covalentes, ressaltandoacaractersticadocarbonona formao de cadeias em molculas orgnicas (ex.: glicose, cidos graxos, cidoltico,cidopirvico,vitaminas). INTERAESINTERMOLECULARES Compreender as interaes intermoleculares (i.e.: ligao de

Campo/Eixo Habilidadese competncias

Campo/eixo Habilidadese

Campo/eixo Habilidadese

competncias

atrativas e repulsivas denominadas ligaes qumicas. Compreender que os diferentes tipos de ligao esto associados s propriedades peridicas(eletronegatividade,raioatmicoe potencialdeionizao) Relacionarateoriadooctetoaosmodelosde ligaesinicasecovalentes. Representar as principais substncias formadaspelasligaesinicas(i.e.:alcalinos e alcalinos terrosos com calcognios e halognios) e covalentes (i.e.: H2, O2, N2, Cl2, NH3,H2O,HCl,CH4) Associar a existncia de diferentes tipos de ligaes qumicas s propriedades de materiais do cotidiano (metais, xidos, sais, cidos,etc.)

competncias

hidrognio, interaes dipolodipolo, dipoloinduzido) e relacionlas s propriedades fsicas: ponto de fuso, pontodeebulio,solubilidade. Relacionar a solubilidade de compostos orgnicos e inorgnicos em gua, enfatizandoopapeldostensoativos.

2SRIEDOENSINOMDIO Campo/Eixo Habilidadese competncias 1Bimestre COMPORTAMENTOQUMICODASSUBSTNCIAS CIDOSEBASES Reconhecer historicamente os experimentos quelevaramaodesenvolvimentodoconceito de acidez (ex.: propriedades organolpticas, condutividade) ConceituarcidoebasesegundoArrhenius. Nomear os principais cidos inorgnicos (H2SO4, HCl, HF, HNO3, H3PO4, H2CO3, H2S, HCN) e orgnicos (cido frmico e actico) e suaaplicabilidade. Nomear as principais bases inorgnicas (NaOH, KOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2, Al(OH)3, NH4OH)esuaaplicabilidade. Identificar acidez e basicidade a partir da escalapHecomousodosindicadores. COMPORTAMENTOQUMICODASSUBSTNCIAS SAISEXIDOS Equacionarasreaesdeneutralizaesentre cidosebases. Nomear os principais sais inorgnicos e orgnicos oriundos da neutralizao dos cidosebasessupracitadosesuasaplicaes. Formular e nomear os principais xidos (CO, CO2, NOx, SOx, CaO) que do origem aos cidosebasessupracitados. Compreender contribuio dos xidos para a formao da chuva cida e suas consequnciasambientais. Campo/Eixo Habilidadese competncias 2Bimestre REPRESENTAOEQUANTIFICAODA MATRIA Relacionaramassaatmicaeamassa molecularcomoconceitodemolea constantedeAvogadro. Calcularamassamolardesubstncias orgnicaseinorgnicas,mostrandoa diferenaentremassamolaremassa molecular. Reconhecerqueaquantidadedematria nosgasespodeserestimadapela aplicaodaleidosgasesideais.

Campo/eixo Habilidadese competncias

Campo/eixo Habilidadese competncias

CLCULOSESTEQUIOMTRICOS Fazerobalanceamentodeequaes simples. Compreenderclculoestequiomtrico comoaplicaodaproporcionalidade(Lei deProust)econservaodematria(Lei deLavoisier)dasreaes. Interpretaroscoeficientes estequiomtricosdeumaequao aplicandoaexemplosimportantesda indstriaoudodiaadia(ex.:produode sabo,cloro,sodacustica,cido sulfrico,neutralizaes,combusto,etc.)

Campo/Eixo Habilidadese competncias

3Bimestre TERMOQUMICAEESPONTANEIDADEDEREAES QUMICAS Identificarprincipaisfenmenosqumicose fsicosemqueocorremtrocasdecalor, classificandoosemendotrmicose exotrmicos(ex.:fotossntese,mudanade estadofsico,queimadecombustvel, quantidadedecaloriasnadietaalimentar). Compreenderaentalpiadeumareaocomo resultantedobalanoenergticoentre rupturaeformaodeligaes. Preveraentalpiadeumareaoqumicaa partirdeinformaesobtidasdegrficosou emtabelas. Relacionaraenergiatrmicaenvolvidanuma reaocomquantidadedematria. Diferenciarcombustocompletae incompleta. Avaliarasimplicaesambientais(ex.:efeito estufa)dediferentescombustveisutilizados naproduodeenergiaecompararsua eficinciatrmicautilizandoaentalpiade combusto. Analisarqualitativamenteaespontaneidade dasreaesqumicaspormeiodaexpresso daenergialivredeGibbs,reconhecendoa

Campo/Eixo Habilidadese competncias

contrapondoaprocessosfsicos(ex.: preparaodecaf,perfume,infusodo ch,etc.) 4Bimestre MISTURASMULTICOMPONENTES Conceituareidentificarapresenade suspenses,colidesesoluesno cotidiano(ex.:alimentos,materialde limpeza,produtosdehigiene, medicamentos,particuladosetc.) Calculareinterpretarasprincipaisformas deexpressodaconcentrao: concentraocomum(g/L),quantidadede matria(mol/L),percentagememmassae emvolume,ppmeppb.

Campo/eixo Habilidadese competncias

importnciadobalanotrmicoentrea entropiaeaentalpia.

Campo/eixo Habilidadese competncias

CINTICA Observareidentificartransformaes qumicasqueocorrememdiferentes escalasdetempo,reconhecendoas variveisquepodemmodificara velocidade(ex:concentraode reagentes,temperatura,presso,estado deagregaoecatalisador). Compreendereinterpretargraficamente acinticadeconsumodeumreagenteou datransformaoemumproduto. Compreendereinterpretargraficamente acinticadedecaimentoradioativo (tempodemeiavida).

3SRIEDOENSINOMDIO Campo/Eixo Habilidadese competncias 1Bimestre EQUILBRIOQUMICO Reconhecer a coexistncia de reagentes e produtos (equilbrio dinmico) em reaes qumicas e bioqumicas (ex.: metabolismo celular). Identificaroestadodeequilbriopormeiode anlise de grficos de concentrao de reagenteseprodutosemfunodotempo. Identificar os fatores que perturbam o equilbrio de uma reao, tais como a concentrao das substncias envolvidas, a temperatura e a presso (Principio de Le Chatelier). Noes de acidez de Brnsted para a compreensodoequilbrioinicodagua. Conceituar carter cido e carter bsico de umasoluo,atravsdaescaladepHepOH. Campo/Eixo Habilidadese competncias 2Bimestre ELETROQUMICA Reconhecer o agente redutor e oxidante em uma reao de xidoreduo por meio do clculo do nmero de oxidao (NOX)doselementos. Calcularaenergiaeltricaenvolvidanuma transformao qumica e compreender a suaaplicaoempilhasebaterias. Prever a espontaneidade ou no de uma reao de xidoreduo a partir de uma sriedereatividade. Entender ao fenmeno da corroso e de proteo da corroso a partir da srie de reatividadedexidoreduo. Compreender a eletrlise como um processo no espontneo e exemplificar com alguns de seus principais usos (ex.: galvanizao,obtenodecloro,alumnio, etc.) Reconhecer os aspectos ambientais envolvidos no descarte de pilhas e baterias utilizadas em equipamentos eletrnicos, e na reciclagem das embalagensdealumnio. 4Bimestre QUMICAORGNICA BIOMOLCULASE POLMEROS Compreenderqueospolmerosso formadosporrepetiesdemonmeros, identificandosuapresenanosplsticose

Campo/Eixo Habilidadese competncias

3Bimestre QUMICAORGNICA GRUPOSFUNCIONAIS Reconhecerasprincipaiscaractersticasdas cadeiascarbnicas(i.e.:aberta/fechada, ramificada/noramificada,

Campo/Eixo Habilidadese competncias

saturada/insaturada,aromticos/no aromticos),estabelecendorelaes,por exemplo,comasprincipaisfraesdo Petrleo,autilizaodeetinono amadurecimentodefrutas,etc. Reconheceronomeaasfrmulasestruturais dasprincipaisfunesorgnicas: hidrocarbonetos,lcool,aldedos,cetonas, cidoscarboxlicos,teres,steres,aminas, amidas,fenis,compostosnitrogenadose haletos. Identificaralgumasdassubstnciasorgnicas comusoespecialparaavidacotidiana,tais como:propanona,teretlico,etanol, metanol,formol,acetatodeisoamila,cido acetilsaliclico.

embiomolculas(i.e.:carboidratos, protenasecidosnuclicos). Problematizarousodosplsticosem nossodiaadia,utilizandocampos temticostaiscomopoluio,reciclagem, armazenamento,incinerao. ReconheceraimportnciadaQumica paraainovaocientficaetecnolgica nassociedadesmodernas,enfatizando suascontribuiesnoscamposda Biotecnologia,SadeHumana, Nanotecnologia,desenvolvimentode novosmateriaisenovasmatrizes energticas.

También podría gustarte