Está en la página 1de 7

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Sistema Financeiro um conjunto de instituies que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condies satisfatrias

as para a manuteno de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores. O Mercado Financeiro, onde se processam essas transaes, permite que um agente econmico qualquer, sem perspectivas de aplicao, em algum empreendimento prprio, da poupana que capaz de gerar, seja colocado em contato com outro, cujas perspectivas de investimento superam as respectivas disponibilidades de poupana. Esquema da Intermediao Financeira:

POUPADORES

INTERMEDIRIO FINANCEIRO

TOMADORES

PRESTAES (principal + juros) SAQUES (principal + remunerao, se for o caso)

SPREAD a diferena entre os juros pagos pelos tomadores e a remunerao paga aos poupadores na captao (que pode ser ou no remunerada). FUNDING: o intermedirio financeiro utiliza os depsitos, ou seja, a captao, para custear o crdito. Instituies financeiras so pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, que se dedicam s atividades de coleta, intermediao e aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros. Dedicam-se, tambm, atividade de custdia de valores. Art. 192 da CF/88: O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compem, abrangendo as cooperativas de crdito, ser regulado por leis complementares que disporo, inclusive, sobre a participao do capital estrangeiro nas instituies que o integram.

ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL I) CONSELHO MONETRIO NACIONAL Composto por trs integrantes: Ministro da Fazenda (Presidente), Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e Presidente do BACEN (que tem status de Ministro). um conselho de poltica econmica, sendo a Autoridade Mxima do Sistema Financeiro Nacional. tambm o seu rgo mximo normativo.

Atribuies e competncias em seu papel de Conselho de Poltica Econmica: 1. Adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia; Meios de Pagamento: Dinheiro lato sensu. No s o dinheiro fsico, mas tambm os depsitos nos bancos. necessrio controlar os volumes dos meios de pagamento para evitar desvalorizao ou valorizao excessiva da moeda e, consequentemente, a inflao.

2. Regular os valores interno e externo da moeda; 3. Coordenar as Polticas Monetria, Creditcia, Oramentria, Fiscal e da Dvida Pblica; A Poltica Monetria objetiva a preservao do valor da moeda; o Conselho Monetrio Nacional que define as metas de inflao e coordena a Poltica Monetria, mas o BACEN que a implementa. Poltica Creditcia a poltica do crdito. O crdito aumenta o volume dos meios de pagamento. Poltica Oramentria e Fiscal so, em conjunto, a poltica fiscal. A Dvida Pblica surge quando o Estado gasta mais do que arrecada. Ela contrada, basicamente, com investidores. O Estado, em vez de tomar emprstimos em bancos, emite ttulos da dvida pblica (ou Ttulos Pblicos).

4. Autorizar emisses de papel moeda; O CMN AUTORIZA, mas o BACEN que EMITE, e a IMPRESSO feita pela casa da moeda (que no uma autoridade monetria).

5. Aprovar os oramentos monetrios preparados pelo BACEN; Oramentos Monetrios so previses do comportamento futuro dos meios de pagamento, que o BACEN realiza trimestralmente.

6. Fixar diretrizes e normas da poltica cambial; Qualquer pessoa pode transacionar qualquer quantidade de moeda estrangeira com instituies financeiras competentes, desde que respeitada a legalidade da operao e que ela tenha sustentao econmica.

7. Outorgar ao BACEN o monoplio das operaes de cmbio, no caso de um grave desequilbrio no balano de pagamentos. Significaria o fim da liberdade cambial.

Atribuies e competncias em seu papel de rgo Normativo Superior do Sistema Financeiro Nacional: 1. Regular/Regulamentar/Normatizar a constituio, funcionamento e fiscalizao de todas as instituies financeiras que operam no pas; Regulamenta COMO o BACEN deve fiscalizar.

2. Aperfeioar as instituies e os instrumentos financeiros. Ex.: TED, em 2002.

Todo banco que capta depsitos vista tem uma conta de Reservas Bancrias no Banco Central. Essa conta no pode estar negativa. Antes de 2002, no existia interligao entre o BACEN e os sistemas dos bancos, de modo que s ao final do dia o BACEN analisava as contas das Resrvas. Em 2002, entrou em vigor o Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, passando a interligao a ser em tempo real. 3. Zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras; 4. Determinar as Taxas de Recolhimento Compulsrio; A Taxa de Recolhimento Compulsrio responsvel por limitar o multiplicador monetrio. Serve para regular o fluxo dos meios de pagamento. O intermedirio financeiro obrigado a recolher um percentual da captao ao BACEN. Multiplicador Monetrio = 1/%Compulsrio.

II) BANCO CENTRAL DO BRASIL a Autoridade Executiva que faz cumprir as deliberaes do Conselho Monetrio Nacional. um Autarquia, composta, ATUALMENTE, por 7 diretores (oficialmente, so 8 vagas para diretores) e 1 presidente, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao em sabatina no Senado. Competncias e Atribuies Privativas do BACEN:

1. Emitir papel moeda; 2. Executar os servios do Meio Circulante (papel moeda e moeda metlica);

Distribuir o dinheiro novo para as instituies financeiras e receber o dinheiro usado. s vezes, esse servio delegado ao Banco do Brasil. 3. Receber os recolhimentos compulsrios; 4. Realizar operaes de redesconto e emprstimo do BACEN s instituies financeiras; Redesconto o nome da linha de emprstimo do BACEN s instituies financeiras. 5. REGULAMENTAR a execuo do servio de compensao; Permite que os bancos troquem outros papis compensveis entre si. Permite, por exemplo, que um cheque de uma instituio seja compensado em outro. O BACEN NO EXECUTA A COMPENSAO! Quem faz isso o BB, atravs da COMPE. 6. Autorizar, Normatizar, Fiscalizar e Interver nas instituies. Fiscaliza se as normas da legislao esto sendo cumpridas; A interveno pode se dar por 3 mecanismos: Interveno Propriamente dita Ao final, a instituio pode ser devolvida aos seus diretores originais; RAET (Regime de Administrao Especial Temporria) Interveno pelo prazo de 6 meses, prorrogveis. No final, a instituio no ser devolvida, ser liquidada ou vendida; Liquidao extrajudicial.

Tanto na Interveno propriamente dita quanto no RAET, a instituio financeira continua funcionando. Entretanto, no mais dirigida pelos diretores que estavam, nem o dono tem mais nenhuma gesto. Quem assume uma diretoria de interventores nomeada pelo BACEN, composta de funcionrios do BACEN. Na liquidao extrajudicial, o banco liquidado, deixa de existir. 7. Exercer o controle do Crdito; Controlado o volume dos meios de pagamento; As Exigibilidades do Crdito so exigncias das legislaes e normatizaes. Ex.: Funding (Mnimo de 25% de depsitos

vista para o crdito rural; Min. de 65% da poupana para o crdito imobilirio). 8. Estabelecer as condies para o exerccio de cargos de direo nas instituies financeiras; 9. Controlar o fluxo de capitais estangeiros: o BACEN produz Reservar Internacionais; 10.Ser fiel depositrio das Reservas Internacionais; 11.Efetuar, como instrumento de Poltica Monetria, operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais. O COPOM (Comit de Poltica Monetria) um rgo formado pelos direitores do BACEN. Reune-se 8 vezes ao ano, hoje em dia (aproximadamente de 45 em 45 dias). O calendrio de reunies divulgado no incio do ano (Janeiro). As reunies do COPOM duram 2 dias: No 1 dia, o Comit se dedica a analisar o Relatrio de Inflao (que projeta a inflao para mant-la nos patamares desejados); No 2 dia, s participam os diretores e o chefe do Departamento de Mercado Aberto (responsvel pela divulgao do resultado da reunio e pela emisso de ttulos pblicos), e o COPOM delibera para definir a META DA TAXA SELIC E SEU EVENTUAL VIS (Autorizao que o COPOM pode dar ou no ao Presidente do BACEN para alterar a meta da Taxa Selic antes da prxima reunio do Comit. Pode haver 3 Vis: Vis de Alta, de Baixa ou Neutro (no h autorizao para mexer)). SELIC (Sistema Especial de Liquidao e Custdia) um sistema eletrnico, mantido pelo BACEN, que faz a liquidao e custdia de operaes envolvendo ttulos pblicos federais. A TAXA SELIC a rentabilidade dos TPFs, ou seja, quanto o Estado paga de rentabilidade aos adquirentes dos ttulos. A META DA TAXA SELIC TAMBM CHAMDA DE TAXA BSICA DE JUROS DA ECONOMIA. A Taxa Bsica de Juros ou Meta da Taxa SELIC tem um papel essencial no controle da inflao porque: - Ela o piso dos juros do crdito, pois os principais compradores dos ttulos pblicos so as instituies financeiras (ora, se o Banco cobra a taxa Selic para emprestar dinheiro ao Estado, cobrar uma taxa ainda maior para emprestar a qualquer outra pessoa, pois o Estado o cliente que oferece o menor

risco). Assim, quando a Taxa Selic aumenta, os juros do crdito tambm aumentam, reduzindo o volume dos meios de pagamento e, consequentemente, a inflao; - Aumenta a rentabilidade das aplicaes financeiras; - Custo de oportunidade: no propriamente um gasto, mas o que se deixa de ganhar. Se a taxa de juros de crdito aumenta muito, os empresrios param de investir em produo, cai o consumo e a inflao. III)COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS Autarquia em regime especial; Autoridade reguladora do Mercado de Ttulos e Valores Mobilirios; Valores Mobilirios so ttulos emitidos pelas sociedades annimas de capital aberto (Ex.: Aes).

Sua Diretoria composta por 01 Presidente e 04 diretores nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao em sabatina pelo Senado. Tm mandato fixo de 05 anos, vedada a reconduo, e estabilidade (caracterstica das autarquias em regime especial). Os mandatos dos diretores no so coincidentes (a cada ano renova 1 cargo).

Atribuies: 1. Estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; MERCADO PRIMRIO DE VALORES MOBILIRIOS: o mercado onde so negociados os ttulos emitidos pela 1 vez, inicialmente (ttulos novos, que so fonte de recursos para as empresas). MERCADO SECUNDRIO DE VALORES MOBILIRIOS: Onde so negociados ttulos emitidos anteriormente. Ex.: Bolsa de Valores. O ttulo muda de um investidor para outro. IMPORTANCIA: Para os investidores, um mecanismo que garante a liquidez do seu investimento. Para as empresas, d um parmetro sobre o que o mercado est considerando sobre o desempenho da empresa.

2. Assegurar o funcionamento eficiente e regular das Bolsas de Valores e instituies auxiliares; Um MERCADO EFICIENTE quando Ningum tem poder de mercado (poder para influenciar ou definir preos), Os Preos so regulados pela lei da oferta e da procura, de forma impessoal, Os Preos so definidos por informaes acerca

daquilo que est sendo comprado ou vendido, estando essas informaes disponveis, ao mesmo tempo, a todos os praticantes do mercado. 3. Proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses e atos fraudulentos; 4. Evitar ou coibir manipulaes de preos de valores mobilirios. Ex.: Leilo, quando algum quer vender uma grande quantidade de aes; O uso de informaes privilegiadas no mercado de valores mobilirios crime (Insider Trading).

5. O registro de companhias abertas (toda S/A de capital aberto tem que ter esse registro). Se for suspenso ou cancelado, os ttulos no podem ser negociados.; 6. O credenciamento Dos Auditores independentes (profissionais e empresas de auditoria) e Dos Administradores de carteiras de valores mobilirios (empresas ou mesmo pessoas fsicas que administram os investimentos dos clientes); 7. Suspenso ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizaes (autorizao, por exemplo, para emisso de valores mobilirios); 8. Suspenso de emisso, distribuies ou negociao de determinado valor mobilirio; 9. Decretar Recesso de Bolsa de Valores, numa situao de crise (No tem a ver com o Circuit Braker da BOVESPA). O recesso paralisa os negcios por algum/alguns dias.

IV)INSTITUIES FINANCEIRAS

También podría gustarte