Está en la página 1de 7

Ato Administrativo FATO ADMINISTRATIVO E ATO ADMINISTRATIVO SO TOTALMENTE DIFERENTES.

Fato administrativo: Trata-se da atividade material do estado no exerccio de funo administrativa. o resultado do ato administrativo. So os efeitos jurdicos que o ato administrativo ocasiona. EX: obra publica: so todas as mediadas que vo anteceder a execuo da obra publica tal como o edital de licitao. Ato administrativo: a interiorizao da vontade dos agentes da administrao publica ou de seu de legatrios sob regime de direito publico mediante providencias jurdicas complementares da lei com finalidade de atender ao interesse publico. Isto a modificar, extinguir ou criando direitos de acordo com os princpios da legalidade. Sempre seguindo a supremacia do interesse publico. Conceito: 1) Condies do ato administrativo: - Supremacia do interesse publica - Manifestao da vontade apta a efeitos jurdicos - agente competente - finalidade publica - forma prescrita em lei

2) Requisitos do ato administrativo Art. 2 da lei 4717/65 INFRAESTRUTURA DE VALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVOS. CONCEITO: SO REQUISITOS IMPRESIDIVEIS AO APERFEIOAMENTO DO ATO, SEM OS QUAIS NO PRODUZIRA EFEITOS JURIDICOS VALIDOS. TRATASE SE CONDIES DE EFICACIA DO ATO ADMINISTRATIVO. LER LELLY LOPES MEIRELLES Competncia (elemento do ato jurdico vinculado): trata-se da primeira condio de validade do ato. Que resulta da lei, que inderrogvel no se transfere para outro rgo em razo de acordo e improrrogvel ela no pode ser estendida alem do que a lei estabelece. um elemento vinculado. Isto estabelecido por lei ela quem determina a competncia.

Delegao: (art. 11 da lei 9784/99): trata-se de uma transferncia temporria de competncia para realizao de um determinado ato

administrativo. uma transferncia de funo de uma agente ou sujeito hierarquicamente superior para outro hierarquicamente inferior. Avocao (chamar para si)Art. 15 da lei 9784/99: ocorre quando um agente hierarquicamente superior atrai para si a competncia de um agente inferior ou subordinada para a realizao de determinada atividade. De maneira temporria. Ver tambm o art. 13 da lei 9784/99 Finalidade (elemento do ato jurdico vinculado): Trata-se do resultado que a administrao visa alcanar com a sua pratica, que deve ser pautado sempre no interesse publico sem qualquer desvio dessa finalidade. um elemento vinculado. Isto estabelecido por lei ela quem determina a finalidade. Efeito jurdico mediato: interesse publico. Forma art. 22 lei 9784/99 (elemento do ato jurdico vinculado): de que forma, maneira, como ele vai se exteriorizar. Trata-se do meio pelo qual se exterioriza a vontade administrativa, que pr estabelecida em lei. A forma e um garantia jurdica para o administrado, possibilitando ao mesmo um efetivo controle do ato administrativo. Tambm um elemento vinculado.No art. 22 ele defende o informalismo do ato administrativo, mas se lei estabelecer que o ato dever ser praticado de uma determinada forma, assim ele ter que ser obrigatoriamente executado.

Concepo ampla: reunio de atos que formaro um procedimento administrativo. Ex: LICITAO: EDITAL, HABILITAO ETC. Ex: processo administrativo Concepo restrita: o ato analisado isoladamente. Forma e procedimento art. 22 lei 9784/99: Revogao ou anulao: Devera ocorrer da mesma forma do ato originrio, uma vez que trata-se de elemento vinculado tanto para formao quanto paro o seu desfazimento.

Formas de pratica do ato administrativo: -escrita - verbal - gestual - pictrio: isto sinalizao de transito. - eletrnico - sonoro - silncio Motivo (elemento do ato administrativo discricionrio): Trata-se do pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a pratica do ato. Que vo fundamentar o ato.

Pressuposto de fato: so as circunstancias e acontecimentos que levaram a administrao publica a praticar determinado ato.

Pressupostos jurdicos: o dispositivo legal em que se baseia o ato administrativo. Motivao art. 50 da lei 9794/99: a demonstrao por escrito de que os pressupostos de fato e direito existentes a fundamentao. Requisitos do ato administrativo: art. 2 da lei 4717/65 Teoria dos motivos determinantes: o motivo do ato administrativo deve ser compatvel com situao de fato que gerou a sua pratica. Tais motivos que determinam e justificam realizao do ato, e por isso devem guardar perfeita correspondncia entres os atos e motivos com a realidade do ato. A validade do ato se vincula ao motivo e o seu fundamento. Objeto (elemento do ato jurdico discricionrio) : Conceito: a coisa sobre a qual o ato administrativo incidira, proporcionando alteraes e efeitos jurdicos em determinados bens materiais, consistindo na transformao aquisio e extino de direitos. Caractersticas fundamentais do objeto: - lcito: se acordo com a lei - determinado: quanto aos destinatrios, efeitos, lugar ou tempo. - possvel: realizado no mundo dos fatos e do direito. Atributos dos atos administrativos - qualidades -regime jurdico de direito publico: Administrao publica sempre vai atuar com a supremacia do interesse publico sendo o interesse publico indisponvel. - eficcia So 4 atributos: 1) Presuno de legitimidade veracidade do ato administrativo - Legitimidade = legalidade: todo o ato da administrao publica so de acordo com lei. Por isso se presume que todo o ato da administrao seja verdadeiros e legtimos de acordo com a lei. Essa presuno relativa, isto , ate que se prove ao contrario. - veracidade: pressupostos de fatos Art. 19 CF. Se presumem pelos : Fundamentos: - decorrente de lei, por formalidades que precedem a sua edio (ex: levantamentos que so realizados para averiguao de necessidades e de recursos do estado para realizao de uma obra), - pela expresso de soberania do estado, (isto de acordo com a vontade do povo) , - guia-se pelo principio da celeridade. Efeitos:

- enquanto no for decretada a invalidade do ato ele produzira efeitos, ter eficcia plena ate que seja revogado. - autoriza a imediata execuo dos atos administrativos, mesmo que apresente vcios na sua formao. - no ato administrativo existe a inverso do nus de prova. Isto , quem deve provar a irregularidade do ato administrativo o interessado. - o judicirio no pode apreciar EX OFFICIO a validade do ato administrativo, contrariamente ao que prev o art. 168 do CC. na apreciao do ato jurdico privado. 2) Imperatividade: decorre do poder de imprio do estado. Ele impe uma obrigao aos administrados unilateralmente. EX: tributos que um ato administrativo. -impe uma obrigao: - constituio unilateral de obrigao Permite ao poder publico editar atos que vo alem da esfera jurdica do sujeito emitente, ou seja, que interfere na esfera jurdica de outras pessoas, constituindoas unilateralmente em obrigaes. Expressa a fora coercitiva que tem o ato administrativo perante seus destinatrios. Isto impe obrigaes aos administrados sem a concordncia dos mesmos. Trata-se do poder extroverso que o poder de que dotado a administrao publica de constituir unilateralmente obrigaes a terceiros independentemente de sua concordncia. 3) Exigibilidade : o poder de que dotado a administrao publica de exigir o cumprimento da obrigao imposta pelo estado. o ato pelo qual impe-se ao administrado o cumprimento da obrigao j existente. Trata-se de um meio indireto de coao. Ex: multa se o individuo no pagar os impostos devidos. - impe obedincia a obrigao existente - meios indiretos da coao 4) Executoriedade ou auto executoriedade: Alem da exigibilidade o ato administrativo e dotado de auto executoriedade. a qualidade em face da qual a administrao publica pode por si prprio independente de ordem judicial atribuir imediata efetividade aos atos administrativos. Neste caso, a administrao publica emprega meios diretos de coero que esto previstos no atos do poder de policia. EX. reteno ou destruio de mercadorias que no esto de acordo com as regulamentaes da vigilncia sanitrio. - efetividade ao ato - execuo material do ato administrativo do ato - meios diretos de coero - poder de policia Espcies de ato administrativo: 5 categorias

So os meios pelos quais o administrador publico vai usar para atingir os objetivos da administrao publica que sem teve ser pautado no interesse publico - atos normativos - atos ordinrios - atos negociais - atos enunciativos - atos punitivos Atos normativos: Estudar pelo Helly Lopes Meirelles Funo: o ato pelo qual a administrao publica estabelece a correta aplicao da lei. Objetivo: explicar e complementar a norma legal a ser observada pela a administrao publica e pelos administrados. Estabelece normas de atuao. 1. Decretos: atos que vo existir em funo de uma lei que ira explicar uma lei j existente e ato privativo do chefe do executivo. 2. Regimentos: so atos administrativos de atuao interna, destinando a reger o funcionamento dos rgos. 3. Resolues: so a tos normativos e administrativos emitidos pelas autoridades do executivo (ministros, secretrios de estado) que se destinam a esclarecer situao prpria da sua rea de atuao. As resolues podem ser emitidas tanto pelos rgos que assessoram chefe do executivo e tambm pelo prprio chefe do executivo. Poder regulamentar: Conceito: trata-se de poder reservado ao chefe do executivo para esclarecer, explicar e conferir execuo as leis pr existentes ou disciplinar matria que no se sujeite iniciativa de lei. O regulamento vai completar as leis j existentes. Regulamento formalizao = decreto: o regulamento vai se formalizar atravs do decreto. Diferenas entre: lei e regulamento: A lei de uma maneira geral tem natureza originaria primaria. Pois ele nasce para estabelecer regras de condutas para tratar assuntos da sociedade. J o regulamento existe em funo acessria a lei, abaixo da lei de natureza secundaria destina-se a viabilizar a efetiva execuo das leis. O regulamento no inova a ordem jurdica. Portanto um ato privativo do chefe do executivo. - Regulamento execuo: art. 49 V e 89 IV ambos da CF. plenamente permitido desde que seja para complementao de leis existentes j que os regulamentos vo existir apenas em funo da lei que ele regulamentou. Trata-se ato acessrio da lei, uma vez que a lei no se torna exeqvel enquanto no editado o respectivo regulamento, cujos efeitos ficaram pendentes ou sem aplicabilidade.

- regulamento autnomo: Art. 84 VI letra A e letra b que vo existir independente de uma lei j existem tendo assim carter de lei. Mas vigorar apenas na esfera do executivo. Agencias reguladoras: so entidades autrquicas as quais o legislador tem delegado a funo de criar normas tcnicas relativas aos seus objetos institucionais. Isto sua rea de atuao. Ex: anel: energia eltrica, Anatel telecomunicao e assim p diante.

Faltando aula do dia 20/03/2012 Apenas


Espcie de ato administrativo Atos Enunciativos: so aqueles atos que revelam declaram os fatos jurdicos diretamente relacionados com principio da publicidade. Imitem opinio sobre determinado assunto certificam situaes que constam nos processos arquivos e registros pblicos. - Atos declaratrios - Certificam / atestam um fato jurdico - Principio da publicidade: todos os atos administrativos sero pblicos Ex: - Certido: negativa de debito, certido de determinado imvel sobre sua situao. So atos que reproduzem registros das reparties pblicas, revelando ou afirmando a existem e contedo de determinada situao. Colocam em documento uma situao. - Atestados: certificam ou comprovam determinados fatos jurdicos que a administrao publica tem conhecimento. A diferena marcante da certido que a certido consta dos livros e documentos da administrao esto registrados. J os atestados no constam em registro no esto registrados. Ex. atestados de vacinao - Pareceres: trata-se de uma opinio que a administrao emite diante de uma situao. So atos que contem opinies de rgos tcnicas a respeito de problemas que lhe so submetidos orientando a administrao sobre determinada matria. No vincula administrao apenas uma opinio sobre certos problemas e duvidas. Atos punitivos: estaligado ao poder disciplinar (poder de policia) aplica uma saco de acordo com situaes pr estabelecidas isto violaes de regras, neste ato sempre ligado com o principio da razoabilidade e proporcionalidade e o devido processo legal. So aqueles que contem uma sanco imposta pela lei e aplicada pela administrao publica, cuja finalidade punir infraes administrativas e condutas irregulares do servidor publico e do particular. Esta ligado ao poder disciplinar; -poder disciplinar: - sanes aplicadas pela administrao : Publicada: - infraes administrativas: - Condutas irregulares: * Servidor Publico:

* Particular: Ex: - Multa: - interdio de atividades: tem como fundamento o poder de policia probe a pratica de atividades sujeitas ao controle da administrao publica. Em regra, pressupe um prvio e devido processo administrativo. - destruio coisas: trata-se de um ato sumario atravs do qual a administrao publica inutiliza alimentos objetos imprprios para consumo ou proibidos por lei. E ato tpico do poder de policia dispensado o processo administrativo . - demolio administrativa: ato executrio atravs do qual a administrao publica remove perigo publico iminente, exigindo prvio processo administrativo.

También podría gustarte