Está en la página 1de 3

Ficha de Leitura para o curso de Teoria Geral do Estado

Manual de Cincia Poltica e Direito Constitucional Marcello Caetano Elementos do Estado (IV): Finalidade e Funo do Estado, VII Aula 23 de abril

Grupo:

1. Tema discutido

Discute, basicamente os fins e funes do Estado (pretendendo respoder s perguntas Para que existe o Estado? Quais so as necessidades fundamentais que a sociedade poltica se prope a satisfazer? (...) quais so os valores gerais a realizar pelo Estado, que do sentido aos objectivos limitados que em cada momento se prope? pg. 143), atravs de uma anlise que capte elementos histricos, sociolgicos, antropolgicos e jurdicos das questes e do objeto estudado, notando sua multidimensionalidade (carter poltico como sntese), visitando diferentes escolas (teorias) e suas respectivas crticas. Prope tambm a anlise das relaes entre esses fins e funes do Estado e entre as diferentes funes do Estado, dentro de uma tica que submete o conhecimento do Direito Constitucional (ou ao discurso da) Cincia Poltica.

2. Ideias centrais

Dentre as ideias centrais do texto podemos localizar: a ideia do Estado como uma sociedade poltica que se origina, primariamente, nas sociedades antigas, como uma tentativa de constituio de segurana para os indivduos e para a manuteno de valores compartilhados pelos indivduos relatados, onde a instituio do poder poltico um instrumento de defesa externa e de paz interna (pg. 143). Relaciona ento a necessidade, para que seja firme e durvel a paz entre as pessoas e os grupos sociais primrios por elas constitudos, se se assentar em relaes de mtuo respeito e tambm de equidade, aparecendo a misso do poder poltico como a manuteno da justia. A Ordem seria ento a realizao da manuteno da justia nas relaes sociais, a confirmao da busca pelo bem-estar, garantindo a segurana na sociedade. Temos ento, elencados como fins do Estado: a segurana (possivelmente a primeira necessidade que levou os homens a insituit um poder poltico), a justia (a sociedade poltica existe para substituir, nas relaes entre os homens, ao arbtrio da violncia individual certas regras ditadas pela Razo que satisfaam o instinto natural de Justia pg. 145), e o bem-estar social ( o desejo de bem-estar que, no podendo ser realizado pelos indivduos isoladamente ou sequer pelos seus grupos primrios, os leva a apelar para um poder que congregue e oriente a aco colectiva e ao qual muitas vezes se atribui carcter mgico ou religioso capaz de esconjurar males e de vencer dificuldades aparentemente insuperveis. pgs. 146 e 147, que se relaciona doutrina aristotlica e tambm a alguns contratualismos). Tratando da noo de funo de Estado investiga a a razo de ser (do Estado) na necessidade de realizao permanente de certos fins essenciais da

colectividade poltica (pg. 148). Elege algumas teorias bsicas acerca do tema: a de Jellinek, que aceita dois fins: o fim jurdico (o estabelecimento e a tutela do direito) e o fim cultural (a afirmao da fora e o incremento da cultura); a de Duguit, que entende como funes do Estado a funo legislativa, a funo administrativa e a funo juriscional; e a de Kelsen, que identifica a hierarquia legal (sistema normativo escalonado), fundado no respeito Constituio, identificando a normal fundamental, afirmando que o Estado se reduz unidade personificada de uma ordem jurdica (pgs. 152 e 153) . Identifica algumas crticas das teorias e tenta ento estabelecer uma teoria integral das funes do Estado, tentando traar um quadro que abranja integralmente as diversas modalidades da actividade desenvolvida pelo Estado moderno, identificando atividades com contedo jurdico e outras sem contedo jurdico, que podem ser realizados por esse modelo de Estado. Passa a identificar as funes jurdicas do Estado: a funo legislativa (a actividade pela qual o Estado cria o seu Direito positivo pg. 158), a funo executiva, o Estado tem (...) como uma das suas actividades essenciais, que assegurar a execuo das leis (pg 166). E tambm funes no jurdicas: a funo poltica e a funo tcnica.

3. Viso do Estado

Para Marcello Caetano o Estado constitudo por um povo, fixado num territrio, de que senhor, e que dentro das fronteiras desse territrio institui, por autoridade prpria, rgos que elaboram as leis necessrias vida colectiva e imponham a respectiva execuo. Possui, portanto, uma viso tetradimensional, integralizante, do fenmeno estatal.

También podría gustarte