Está en la página 1de 5

12.

1 Medidas cautelares no Processo do Trabalho


12.1.1 Conceito Medida cautelar a providncia concreta tomada pelo rgo judicial para eliminar uma situao de perigo para direito ou inte resse de um litigante, mediante conservao do estado de fato ou de direito que envolve as partes, durante todo o tempo necessrio para o desenvolvimento do processo principal (Theodoro Junior, 2003, p. 346). As medidas cautelares so providncias judiciais que podem ser pleiteadas atravs de aes cautelares. A ao cautelar pode ser preparatria ou incidental, e tem por finalidade assegurar o resultado til do processo principal. As medidas cautelares tm por fundamento o poder geral de cautela do juiz, contido no art. 798 do CPC, segundo o qual o juiz pode determinar as medidas provisrias que entender adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra leso grave e de difcil reparao.

Embora a CLT apenas preveja duas hipteses expressas de medida cautelar (art. 659, IX e X - que, alis, so chamadas pelo legislador de medida liminar), inegvel o cabimento das medi das cautelares no Processo do Trabalho. 12.1.2 Caractersticas O procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste sempre dependente (CLT, 796). Assim, pode-se dizer que a medida cautelar caracteriza-se por sua instrumentalidade, pois visa garantir que o resultado do processo principal seja eficaz e til. Conforme ensina Humberto Theodoro Junior, " instrumental a funo cautelar, porque no se liga declarao do direito, nem promove a eventual realizao dele; e s atende, provisria e emergencialmente, a uma necessidade de segurana, perante uma situao que se impe como relevante para a futura atuao jurisdicional (Theodoro Junior, 2003, p. 347). Alm de ser instrumental, toda medida cautelar caracteriza da por sua provisoriedade. O provimento cautelar no definitivo mas, ao contrrio, perdura por um tempo limitado, pois, em razo da sua prpria natureza, ser absorvido ou substitudo pela deciso definitiva. Como terceira caracterstica da medida cautelar pode ser apontada sua revogabilidade. A sentena proferida em processo cautelar no faz coisa julgada material, exatamente porque a medida cautelar pode ser substituda, modificada ou revogada a qualquer tempo (CPC, 805 e 807). Por fim, a autonomia tambm caracterstica da medida cautelar, tendo em vista que o processo cautelar tem funo diversa das demais funes jurisdicionais (conhecimento e execuo), com estas no se confundindo. Importante ressaltar que, apesar de sua instrumentalidade, a medida cautelar no perde a autono mia em relao ao processo principal, pois sua finalidade alcanada independentemente do resultado do processo principal.

12.1.3 Requisitos Conforme ensina Humberto Theodoro Junior, dois so os requisitos bsicos para se obter uma providncia cautelar: (a) um dano potencial, decorrente do periculum in mora; e (b) a plausibilidade do direito substancial invocado, caracterizada pelo fumus boni iuris (Theodoro Junior, 2003, p. 354). Para que a pretenso cautelar deduzida pelo requerente seja julgada procedente necessria a presena dos dois requisitos apontados. Pode-se dizer, portanto, que se trata de requisitos de deferimento da pretenso cautelar. 12.1.3.1 Periculum in mora O periculum in mora caracterizado pelo fundado receio da parte de que a demora processual possa acarretar prejuzos obteno da tutela definitiva, havendo risco de perecimento, deteriorao ou at mesmo destruio do direito. O perigo que justifica a atuao do poder geral de cautela deve ser fundado, relacionado a um dano prximo e grave e de difcil reparao (CPC, 798). 12.1.3.2 Fumus boni iuris O fumus boni iuris significa aparncia do bom direito, que consiste em um juizo de probabilidade e verossimilhana do direito cautelar invocado (Leite, 2004, p. 841). Para a ao cautelar, necessrio que seja revelado um interesse plausvel da parte, que aparentemente permite o exerccio do direito de ao. 12.1.4 Medidas cautelares especficas No Processo do Trabalho so concedidas medidas cautelares em reclamaes trabalhistas que visem a: (a) tornar sem efeito transferncia de empregado em desacordo com o previsto no art. 469 da CLT (CLT, 659, IX); e (b) reintegrar no emprego dirigente

sindical afastado, suspenso ou dispensado pelo empregador (CLT, 659, X). No entanto, alm dessas hipteses, os seguintes procedimen tos cautelares especficos so cabveis no Processo do Trabalho: (a) o arresto (CPC, 813 a 821); (b) o seqestro (CPC, 822 a 825); (c) a produo antecipada de provas (CPC, 846 a 851); (d) a exi bio (CPC, 844 e 845); (e) a justificao (CPC, 861 a 866); (f) o protesto (CPC, 867 a 873); (g) o atentado (CPC, 879 a 881); e (h) a busca e apreenso (CPC, 839 a 843). O arresto tem por objeto a apreenso judicial de bens do devedor, suficientes para garantir a dvida, assegurando o sucesso de futura execuo. O seqestro visa garantir a execuo para a entrega de coisa certa, mediante a apreenso judicial da mesma e sua guarda por depositrio. A produo antecipada de provas tem por objetivo preparar ou assegurar a produo da prova no processo principal, quando haja fundado receio de que a mesma no possa ser produzida no futuro. A exibio medida cautelar especfica para que sejam trazidos a pblico documentos, bens mveis e escriturao comercial (balanos). A justificao a medida cautelar especfica que pode ser utilizada por aquele que pretende justificar a existncia de algum fato ou relao jurdica, seja para simples documento e sem carter contencioso, seja para servir de prova em processo regular. O protesto visa prevenir responsabilidade, prover a conservao e ressalva de direitos ou manifestar qualquer inteno de maneira formal. O atentado " uma ao cautelar que tem por objeto restaurar o estado de fato inicial da lide em razo de algum ato ilegtimo ou ilegal praticado por uma parte causando prejuzo outra (Leite, 2004, p. 851). Por fim, a busca e apreenso no Processo do Trabalho destina- se exclusivamente busca e apreenso de coisas (no se aplica a pessoas), devendo a parte interessada justificar a medida.

También podría gustarte