Está en la página 1de 9

Universidade do Minho Departamento de Educao e Psicologia Mestrado Integrado em Psicologia

Herman Ebbinghaus

Histria da Psicologia

Susana Manuela Fernandes Costa N 47804

Dados Biogrficos: Herman Ebbinghaus nasceu a 24 de Janeiro de 1850, em Barmen, uma cidade alem. Embora contenha tambm bases acadmicas no domnio da histria, sua vida acadmica foi muito direccionada para a filosofia; estudou histria e filosofia nas Universidades de Bonn, Halle e Berlim. Interrompe os seus estudos em 1870 uma vez que se viu obrigado a alistar no exrcito Prussiano que entrava em guerra nesse ano, nomeadamente, na guerra Franco-Prussiana. Trs anos depois, findada a guerra que incidia sobre a Alemanha, Ebbinghaus retoma os seus estudos e completa, em 1873, o seu Ph.D. (Philosophy Doctor). Depois do seu doutoramento, o autor estudou durante 7 anos sozinho. Nesse tempo de solido, o autor encontrou e trabalhou sobre a obra Elementos da Psicofsica de Fechner; poder-se- dizer ento que estudos posteriores tiveram a influncia de Fechner. Depois de concluir os seus estudos, o investigador exerce a profisso de professor de filosofia, curiosamente, nas mesmas universidades em que foi aluno. Deu aulas na Universidade de Berlim entre 1880 e 1893, na Universidade de Breslau entre 1894 e 1905, e na Universidade de Halle entre 1905 e 1908. Entretanto, em 1885, Ebbinghaus publica a sua importante e inovadora obra ber das Gedchtnis (Em Memria) mais tarde traduzida como Memria. A contribuio para a Psicologia Experimental. Esta obra fui sem dvida muito importante para o estabelecimento e desenvolvimento da psicologia experimental tal como hoje conhecida, uma vez que, introduziu novas tcnicas de investigao que diferiam das que vigoravam at a, trazendo todo o processo metodolgico da psicologia do ramo da filosofia para o mbito das cincias empricas e, desenvolveu novas e atrevidas investigaes em torno de processos psicolgicos superiores que at sua altura nunca tinham sido explorados.

Apesar de toda a sua vida acadmica e profissional se ter baseado muito na filosofia, Ebbinghaus sempre sustentou uma grande paixo pela psicologia e tudo o que a rodeava. Estabeleceu laboratrios de psicologia em Berlim e Breslau de maneira a que, por um lado, seria possvel, a partir da, desenvolver todas as suas investigaes no mbito da psicologia e, por outro, era sua pretenso ajudar e contribuir para o desenvolvimento da mesma por parte de outros autores. O experimentador acreditava que com mais recursos e disponibilidade se podiam fazer os progressos necessrios para nova cincia experimental que surgia. Herman Ebbinghaus no seu percurso de investigador, em 1890, foi co-fundador da importante revista Zeitschrift fr Physiologie und Psychologie der Sinnesorgane. Esta revista foi muito precoce, na medida em que foi das primeiras revistas lanadas que tratava de assuntos da psicologia de uma forma bastante cientfica e rigorosa diferente do que at a era publicado, bem como os assuntos tratados eram de facto muito inovadores para a altura. Foi pioneiro na utilizao de tcnicas experimentais usadas em pesquisas sobre a aprendizagem. Revolucionou a forma como actos humanos superiores (ex.: memria, aprendizagem) podiam ser conhecidos e estudados. O facto de ter sido aluno de Wilhelm Wundt contribuiu para a direccionalidade dos seus estudos, nomeadamente, no mbito da psicologia. Influenciou cientistas como Ivan Pavlov ou Edward Thorndike, no condicionamento clssico e condicionamento operante. Ebbinghaus foi o primeiro a desenvolver testes de inteligncia j que foi o primeiro autor a desenvolver testes de inteligncia para crianas. Herman Ebbinghaus morreu a 26 de Fevereiro de 1909, em Breslau, aos 59 anos de idade, devido a uma pneumonia.

Publicaes Literrias: As suas maiores obras literrias foram sem dvida Grundzge der Psychologie e ber das Gedchtnis (Em Memria) apesar de muitas tradues e snteses sobre as mesmas serem igualmente publicadas aps a sua morte. A segunda obra foi de facto a mais divulgada e polmica obra publicada pelo autor devido ao seu contedo. Foi de facto, muito bem conceituada e revolucionou o percurso e tcnicas de investigao psicolgicas.

Maiores Contribuies: Os grandes contributos de Herman Ebbinghaus para a psicologia podem-se sintetizar em trs pontos essenciais. Um primeiro ponto refere-se ao facto do autor ter desenvolvido a primeira aproximao cientfica para o estudo dos processos psicolgicos superiores (ex.: memria). Foi o primeiro autor que se atreveu a estudar em contexto cientfico processos ditos difceis e quase impossveis de estudar e conhecer devido sua dimenso, como o caso da memria e da aprendizagem. Foi o primeiro a testar a memria experimentalmente, bem como o primeiro a demonstrar que a memria podia ser estudada cientificamente. A metodologia por si desenvolvida afastava-se da filosofia e virava-se definitivamente para o reino das cincias empricas. Um segundo ponto refere-se ao facto do autor ter utilizado slabas non sense na aprendizagem e em pesquisas sobre a memria. Estas slabas foram muito utilizadas pelo autor e muito determinantes para estudar a memria tema muito desenvolvido pelo autor e descrito posteriormente neste trabalho. O terceiro ponto refere-se s concluses a que o autor chega nas suas experincias laboratoriais, designadamente, a descrio quer da curva da aprendizagem quer da curva do esquecimento. Estes esquemas foram muito importantes para experincias posteriores na

mesma rea, no que diz respeito, elaborao de estratgias que visam uma melhor e eficaz aprendizagem bem como til manipulao da capacidade mnsica, por exemplo.

Metodologia experimental: Herman Ebbinghaus utilizou o mtodo introspectivo como sua tcnica de trabalho principal. Utilizou a sua prpria experincia como fonte de dados para estudar a memria, utilizou suas capacidades e limitaes mnsicas. Mesmo se utilizando para testar a memria, todo o seu auto-estudo foi muito bem controlado, o rigor cientfico e experimental foi sempre muito importante para o autor. Para avaliar a capacidade/tempo de armazenamento e facilidade de recuperao do material retido, Ebbinghaus utilizou no seu estudo slabas non sense (slabas sem sentido). O autor inventou essas slabas, na medida em que, seriam slabas que nunca teriam sido aprendidas anteriormente no percurso de vida de qualquer sujeito, livres, portanto, de qualquer avaliao ou atribuio de significado por parte de qualquer indivduo. O objectivo era que nenhuma palavra apresentada pudesse influenciar na melhor ou pior reteno das palavras apresentadas; o propsito era evitar que variveis no desejveis, como o significado das palavras, pudesse interferir na experincia. Foram utilizadas mais de 2000 slabas non sense, em que cada slaba era constituda por duas consoantes separadas de uma vogal, por exemplo: CED, GAK, LUQ. Na sua experincia, utilizou um controlo experimental rigoroso. O tempo e o nmero de ensaios realizados foram todos anotados, ou seja, o tempo de exposio bem como as sucessivas apresentaes da informao foram devidamente analisadas. Tambm foi analisado o tempo de evocao, ou seja, o tempo decorrido entre a apresentao do estmulo e a resposta efectivamente dada em relao ao que foi mostrado. E tambm foi anotado o

intervalo de reteno da informao, bem como todos os ensaios necessrios para a reaprendizagem das slabas esquecidas. Esta experincia foi replicada vrias vezes pelo prprio e outros nos trs anos posteriores a fim de verificar se os resultados se manteriam, independentemente, das condies

pessoais do sujeito.

Concluses da experincia: Ebbinghaus chegou a vrias concluses sobre a memria e a aprendizagem com base no seu estudo, concluses muito importantes para o entendimento e elaborao de estratgias com a finalidade de contornar as limitaes da memria e aprendizagem. Uma primeira concluso a que o autor chegou foi que estmulos sem sentido so mais difceis de memorizar do que estmulos com sentido. Verificou que, pelo facto das slabas utilizadas no compreenderem nenhum significado para o indivduo, demoravam mais tempo a ser retidas na memria, uma vez que o processo de familiarizao com as palavras ainda teria que ser ultrapassado. Uma outra concluso a que o autor chegou foi que uma maior quantidade material a ser aprendida est associada a um maior tempo gasto para a sua aprendizagem, ou seja, quanto mais informao queremos aprender, mais tempo demoramos a aprend-la. A ttulo de exemplo, se quisermos apenas aprender 5 slabas, demoramos 5 minutos, mas se quisermos aprender 20 slabas demoramos no mnimo 20 minutos. O autor conclui tambm que uma reaprendizagem, por um lado, mais fcil de se concretizar com sucesso que uma aprendizagem inicial e, por outro, mais difcil de ser esquecida, uma vez que, ocorrem sucessivas repeties da informao apresentada melhorando, portanto, a sua aprendizagem.

Ebbinghaus verificou tambm que novas aprendizagens so mais eficazes quando espaadas no espao e tempo, uma vez que, depois de determinado perodo de tempo, ao invs de a repetio contribuir para uma melhor memorizao da informao, contribui para a exausto do sujeito, da no ser visvel um crescente contnuo do grfico da aprendizagem (fig.1) mas sim uma tendncia para uma estabilizao; no adianta insistir em novas aprendizagens j que, na prtica, no se aprende mais.

Palavras memorizadas

Tempo Fig. 1 Curva da Aprendizagem

Este grfico, elaborado por Ebbinghaus mostra como a memorizao de slabas non sense realizada, por parte dos indivduos, ao longo do tempo de aprendizagem. O autor foi o primeiro, como referido anteriormente a elaborar uma curva de aprendizagem. Uma ltima concluso a que o autor chega, tambm pode ser traduzida num grfico, designadamente, na curva do esquecimento (fig.2).

Palavras Retidas

Tempo Fig. 2 Curva do Esquecimento

A curva do esquecimento mostra-nos que uma grande percentagem de esquecimento ocorre logo aps da apresentao das slabas, e que atenuada ao longo do tempo sendo que, no final de todo o processo de aprendizagem, apenas uma pequena poro da informao apresentada fica efectivamente retida na memria, o resto tudo perdido ao longo do tempo. Esta concluso foi muito importante tambm para posteriores experincias e teorias no mbito da memria.

Herman Ebbinghaus apesar de no muito conhecido foi muito importante na histria da psicologia e na sua formao como disciplina autnoma e experimental. Entendia ser possvel conhecer o Homem em toda a sua plenitude, perceber at mesmo os processos superiores mais complexos, de uma forma experimental, e no considerava possvel diferenci-lo ou encar-lo de diferentes perspectivas quer atravs do olhar das cincias do esprito quer atravs do olhar das cincias da natureza, uma vez que, o ser humano era s um, no diferenciado, passvel de ser estudado e conhecido na sua plenitude.

Bibliografia:

http://psychclassics.yorku.ca/Ebbinghaus/index.htm

http://www.consuma.unb.br/pdf/aulas/amalia/slides_consumidor_psicologia-basica.pdf

http://en.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus

http://www.indiana.edu/~intell/ebbinghaus.shtml

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2003000100002

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677 04712004000100007&lng=pt&nrm=iso

También podría gustarte