Está en la página 1de 3

A ALMA CATLICA DOS EVANGLICOS NO BRASIL

Augustus Nicodemus

Os evanglicos no Brasil nunca conseguiram se livrar totalmente da influncia do Catolicismo Romano. Por sculos, o Catolicismo formou a mentalidade brasileira, a sua maneira de ver o mundo (cosmoviso). O crescimento do nmero de evanglicos no Brasil cada vez maior segundo o IBGE, seremos 40 milhes neste ano de 2006 mas h vrias evidncias de que boa parte dos evanglicos no tem conseguido se livrar da herana catlica. um fato que a converso verdadeira (arrependimento e f) implica uma mudana espiritual e moral, mas no significa necessariamente uma mudana na maneira como a pessoa v o mundo. Algum pode ter sido regenerado pelo Esprito e ainda continuar, por um tempo, a enxergar as coisas com os pressupostos antigos. o caso dos crentes de Corinto por exemplo. Alguns deles haviam sido impuros, idlatras, adlteros, efeminados, sodomitas, ladres, avarentos, bbados, maldizentes e roubadores. Todavia, haviam sido lavados, santificados e justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus (1 Co 6.9-11), sem que isso significasse que uma mudana completa de mentalidade houvesse ocorrido com eles. Na primeira carta que lhes escreve, Paulo revela duas reas em que eles continuavam a agir como pagos: na maneira grega dicotmica de ver o mundo dividido em matria e esprito (que dificultava a aceitao entre eles das relaes sexuais no casamento e a ressurreio fsica dos mortos captulos 7 e 15) e o culto personalidade mantido para com os filsofos gregos (que logo os levou a formar partidos na igreja em torno de Paulo, Pedro, Apolo e mesmo o prprio Cristo captulos 1 a 4). Eles eram cristos, mas com a alma grega pag. Da mesma forma, creio que grande parte dos evanglicos no Brasil tem a alma catlica. Antes de passar s argumentaes, preciso esclarecer um ponto. Todas as tendncias que eu identifico entre os evanglicos como sendo herana catlica, no fundo, antes de serem catlicas, so realmente tendncias da nossa natureza humana decada, corrompida e manchada pelo pecado, que se manifestam em todos os lugares, em todos os sistemas e no somente no Catolicismo. Como disse o reformado R. Hooykas, famoso historiador da cincia, no fundo, somos todos romanos (Philosophia Liberta, 1957). Todavia,

alguns sistemas so mais vulnerveis a essas tendncias e as absorveram mais que outros, como penso que o caso com o Catolicismo no Brasil. E que tendncias so essas? 1) O gosto por bispos e apstolos Na Igreja Catlica, o sistema papal impe a autoridade de um nico homem sobre todo o povo. A distino entre clrigos (padres, bispos, cardeais e o papa) e leigos (o povo comum) coloca os sacerdotes catlicos em um nvel acima das pessoas normais, como se fossem revestidos de uma autoridade, um carisma, uma espiritualidade inacessvel, que provoca a admirao e o espanto da gente comum, infundindo respeito e venerao. H um gosto na alma brasileira por bispos, catedrais, pompas, rituais. S assim consigo entender a aceitao generalizada por parte dos prprios evanglicos de bispos e apstolos autonomeados, mesmo aps Lutero ter rasgado a bula papal que o excomungava e queim-la na fogueira. A doutrina reformada do sacerdcio universal dos crentes e a abolio da distino entre clrigos e leigos ainda no permearam a cosmoviso dos evanglicos no Brasil, com poucas excees. 2) A idia de que pastores so mediadores entre Deus e os homens No Catolicismo, a Igreja mediadora entre Deus e os homens e transmite a graa divina mediante os sacramentos, as indulgncias, as oraes. Os sacerdotes catlicos so vistos como aqueles atravs de quem essa graa concedida, pois so eles que, com as suas palavras, transformam, na Missa, o po e o vinho no corpo e no sangue de Cristo; que aplicam a gua benta no batismo para remisso de pecados; que ouvem a confisso do povo e pronunciam o perdo de pecados. Essa mentalidade de mediao humana passou para os evanglicos, com poucas mudanas. At nas igrejas chamadas histricas, os crentes brasileiros agem como se a orao do pastor fosse mais poderosa do que a deles e como se os pastores funcionassem como mediadores entre eles e os favores divinos. Esse rano do Catolicismo vem sendo cada vez mais explorado por setores neopentecostais do evangelicalismo, a julgar por prticas j assimiladas como a orao dos 318 homens de Deus, a prece poderosa do bispo tal, a orao da irm fulana, que profetisa, etc.

3) O misticismo supersticioso no apego a objetos sagrados O Catolicismo no Brasil, por sua vez influenciado pelas religies afro-brasileiras, semeou misticismo e superstio durante sculos na alma brasileira: milagres de santos, uso de relquias, aparies de Cristo e de Maria, objetos ungidos e santificados, gua benta, entre outros. Hoje, h um crescimento espantoso, entre setores evanglicos, do uso de copo dgua, rosa ungida, sal grosso, pulseiras abenoadas, pentes santos do kit de beleza da rainha Ester, peas de roupa de entes queridos, orao no monte, no vale; leos de oliveiras de Jerusalm, gua do Jordo, sal do Vale do Sal, trombetas de Gideo (distribudas em profuso), o cajado de Moiss... infindvel e sem limites a imaginao dos lderes e a credulidade do povo. Esse fenmeno s pode ser explicado, ao meu ver, por um gosto intrnseco pelo misticismo impresso na alma catlica dos evanglicos. 4) A separao entre sagrado e profano No centro do pensamento catlico existe a distino entre natureza e graa, idealizada e defendida por Toms de Aquino, um dos mais importantes telogos da Igreja Catlica. Na prtica, isso significou a aceitao de duas realidades coexistentes, antagnicas e freqentemente irreconciliveis: o sagrado, substanciado na Santa Igreja, e o profano, que tudo o mais no mundo l fora. Os brasileiros aprenderam durante sculos a no misturar as coisas: sagrado aquilo que a gente vai fazer na Igreja: assistir Missa e se confessar. O profano meu trabalho, meus estudos, as cincias permanece intocado pelos pressupostos cristos, separado de forma estanque. a mesma

atitude dos evanglicos. Faltanos uma mentalidade que integre a f s demais reas da vida, conforme a viso bblica de que tudo sagrado. Por exemplo, na rea da educao, temos por sculos deixado que a mentalidade humanista secularizada, permeada de pressupostos anticristos, eduque os nossos filhos, do ensino fundamental at o superior, com algumas excees. Em outros pases, os evanglicos tm tido mais sucesso em manter instituies de ensino que, alm de serem to competentes como as outras, oferecem uma viso de mundo, de cincia, de tecnologia e da histria oriunda de pressupostos cristos. Numa cultura permeada pela idia de que o sagrado e o profano, a religio e o mundo, so dois reinos distintos e freqentemente antagnicos, no h como uma viso integral surgir e prevalecer, a no ser por uma profunda reforma de mentalidade entre os evanglicos.

5) Somente pecados sexuais so realmente graves A distino entre pecados mortais e veniais feita pelo catolicismo romano vem permeando a tica brasileira h sculos. Segundo essa distino, pecados considerados mortais privam a alma da graa salvadora e a condenam ao inferno, enquanto que os veniais, como o nome j indica, so mais leves e merecem somente castigos temporais. A nossa cultura se encarregou de preencher as listas dos mortais e dos veniais. Dessa forma, enquanto se pode aceitar a mentirinha, o jeitinho, o tirar vantagem, a maledicncia, etc., o adultrio se tornou imperdovel. Lula foi reeleito cercado de acusaes de corrupo. Mas, se tivesse ocorrido uma denncia de escndalo sexual, tenho dvidas de que teria sido reeleito ou de que teria sido reeleito por uma margem to grande. Nas igrejas evanglicas onde se sabe pela Bblia que todo pecado odioso e que quem guarda toda a lei de Deus e quebra um s mandamento culpado de todos raro que algum seja disciplinado, corrigido, admoestado, destitudo ou despojado por pecados como mentira, preguia, orgulho, vaidade, maledicncia, entre outros. As disciplinas eclesisticas acontecem via de regra por pecados de natureza sexual, como adultrio, prostituio, fornicao, adio pornografia, homossexualismo, etc., embora at mesmo esses esto sendo cada vez mais aceitveis aos olhos evanglicos. Mais um resqucio de catolicismo na alma dos evanglicos?

O que mais surpreendente que os evanglicos no Brasil esto entre os mais anticatlicos do mundo. S para ilustrar (e sem entrar no mrito dessa polmica), o Brasil um dos pases onde convertidos do catolicismo so rebatizados nas igrejas evanglicas. O anticatolicismo brasileiro, todavia, se concentrou apenas na questo das imagens e de Maria e em questes ticas como no fumar, no beber e no danar. No foi e no profundo o suficiente para fazer uma crtica mais completa de outros pontos que, por anos, vm moldando a mentalidade do brasileiro, como mencionei acima. Alm de uma converso dos dolos e de Maria a Cristo, os brasileiros evanglicos precisam de converso na mentalidade, na maneira de ver o mundo. Temos de trazer cativo a Cristo todo pensamento, e no somente os nossos pecados. Nossa cosmoviso precisa tambm de converso (2 Co 10.4-5).

Quando vejo o retorno de grandes massas ditas evanglicas s prticas medievais catlicas de usar no culto a Deus objetos ungidos e consagrados, procurando para si bispos e apstolos, imersas em prticas supersticiosas, me pergunto se, ao final das contas, o neopentecostalismo brasileiro no , na verdade, um filho da Igreja Catlica medieval, uma forma de neocatolicismo tardio que surge e cresce em nosso pas, onde at os evanglicos tm alma catlica.

También podría gustarte