Está en la página 1de 18

O IMPACTO DO FIM DA CORREO MONETRIA NO RETORNO SOBRE O PATRIMNIO LQUIDO DOS BANCOS BRASILEIROS

Fabiano Gabriel Mestrando em Controladoria e Contabilidade. FEA USP Alexandre Assaf Neto Professor Doutor. FEA USP Luiz Joo Corrar Professor Doutor. FEA USP

Resumo Este trabalho trata do impacto do fim da correo monetria no Return on Equity (ROE) Retorno sobre o Patrimnio Lquido dos bancos brasileiros. Os fundamentos tericos da correo monetria e do limite de aplicaes de recursos no ativo permanente para bancos no Brasil contriburam para a formulao da hiptese orientativa do trabalho: O ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996. Para a pesquisa emprica, foram utilizados os dados da revista Exame Melhores e Maiores ROE Legal e Ajustado dos 50 maiores bancos por patrimnio, de 1996 a 2001 . Aplicaram-se dois testes de hipteses: i) teste de diferena de mdias para observaes emparelhadas (paramtrico); e ii) teste dos sinais por postos, Wilcoxon, (no paramtrico). A anlise dos resultados permitiu rejeitar a hiptese de nulidade entre as diferenas de mdias dos retornos (legal e ajustado), no perodo de 1996 a 2001. Portanto, concluiu-se que o ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996, dado um nvel de significncia = 5%. Entende-se que os efeitos da inflao provocaram diferenas estatiscamente significativas no ROE dos bancos brasileiros, no perodo considerado.

Palavras-chave: ROE, correo monetria, bancos, teste de hipteses.

2 Abstract

This paper discusses the impact of the end of the indexation in the Return on Equity (ROE) of the Brazilian banks. The theoretical foundations of the indexation and the limit of investments of resources in the permanent assets for banks in Brazil contributed to the formulation of the following hypothesis: The Legal ROE of the Brazilian banks is larger than the Adjusted ROE by the effects of the inflation, from 1996 to 2001. For the empiric research, the data were obtained from the magazine Exame Melhores e Maiores Legal and Adjusted ROE of the 50 larger banks, from 1996 to 2001. Two tests of hypotheses were applied: i) tests of difference of averages for matched observations (parametric); and ii) tests of Wilcoxon, (no parametric). The analysis of results allowed rejecting the null hypothesis among the averages of the returns (legal and adjusted), in the period from 1996 to 2001. In conclusion, the Legal ROE of the Brazilian banks is larger than the Adjusted ROE by the effects of the inflation, from 1996 to 2001, given a significant level of 5%. The effects of the inflation created differences statistically relevant in the ROE of the Brazilian banks, during that period.

Keywords: ROE, indexation, banks, hypotheses tests.

3 1. INTRODUO No perodo que antecede tomada de decises, a questo do retorno de investimento compreende a anlise de viabilidade econmica de determinado projeto e/ou empreendimento e, em um segundo momento (aps a deciso de investir), tem-se o controle atravs dos relatrios contbeis. Quando da anlise dos relatrios contbeis, especificamente a de rentabilidade, a taxa de retorno do investimento estabelecida pela razo entre lucro e capital investido. O Return on Equity (ROE) Retorno sobre o Patrimnio Lquido uma das principais medidas de rentabilidade, expressando os resultados globais auferidos pela gerncia na gesto de recursos prprios e de terceiros, em benefcio dos acionistas. Utilizase o Lucro Lquido como numerador e o Patrimnio Lquido como denominador. Sabe-se que a apurao de um lucro confivel torna-se um guia para uma poltica de investimentos. Assim, emerge a questo dos impactos de ambientes inflacionrios, mesmo com baixas taxas de inflao, nos resultados apurados pelas empresas e conseqentemente na anlise da rentabilidade. A Correo Monetria de Balano (CMB) foi adotada pela legislao brasileira at 31 de dezembro de 1995. Consiste em um mtodo simplificado de reconhecimento dos efeitos inflacionrios nas demonstraes contbeis, atravs da correo de itens do ativo permanente e do patrimnio lquido. Apesar do controle da inflao, comparativamente a perodos passados, ainda existem dvidas a respeito dos efeitos do no reconhecimento da inflao nos resultados das empresas. Percebe-se, assim, a necessidade de um melhor entendimento se h impactos no lucro e conseqentemente no retorno sobre o patrimnio lquido quando do no reconhecimento dos efeitos inflacionrios nas demonstraes contbeis. Considerando a anlise de bancos, tem-se a questo do limite de aplicaes de recursos no ativo permanente, o que tornaria o lucro lquido menor, caso os respectivos ajustes fossem considerados. Se as diferenas so estatiscamente significativas, tm-se impactos diretos nas avaliaes de desempenho das Instituies Financeiras. O trabalho orienta-se pela seguinte Hiptese: O ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996. O objetivo verificar a validade da hiptese atravs da seguinte metodologia: reviso de alguns fundamentos conceituais; utilizao de dados da revista Exame Melhores e Maiores ROE Legal e Ajustado dos 50 maiores bancos por patrimnio, de 1996 a 2001 para a realizao da pesquisa emprica; e aplicao do teste de hiptese de diferena de mdias para observaes emparelhadas (paramtrico) e tambm do teste dos sinais por postos, Wilcoxon, (no paramtrico).

4 2. RETORNO DE INVESTIMENTO A questo do retorno de investimento refere-se continuidade e sobrevivncia das empresas no nvel micro, e no macro, ao equilbrio da economia do pas. Para se entender o conceito do retorno de investimento, cabe considerar dois momentos distintos envolvendo as decises de investimento: i) antes da deciso de investir: atravs da matemtica financeira, da teoria de finanas, e da anlise de projetos, toma-se determinada deciso de aquisio de novos equipamentos e negcios, lanamento de novos produtos, ampliao da planta, etc; e ii) depois da deciso de investir: quando o negcio (empreendimento) estiver operando, recorre-se contabilidade, que tem a finalidade de registro dos eventos econmicos e dos respectivos efeitos no patrimnio da entidade, para anlise das demonstraes contbeis, confrontando, assim, os resultados obtidos com os retornos desejados. Percebe-se que a anlise do retorno de investimento ocorre, priori, na anlise de viabilidade econmica de determinado projeto e, em um segundo momento, atravs dos relatrios contbeis. Um dos ndices utilizados neste trabalho pertence ao momento que considera as demonstraes contbeis. A anlise de viabilidade de determinado projeto, na fase anterior deciso de investimento, d-se atravs do emprego do valor presente lquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), perodo de payback, etc. Quando da anlise dos relatrios contbeis, especificamente a de rentabilidade, a taxa de retorno do investimento estabelecida pela razo entre lucro e capital investido, representando uma das aferies mais simples do desempenho de uma empresa. Surge, assim, o problema de o qu considerar lucro e investimento. Sabe-se que algumas das principais alternativas de lucro encontradas nos relatrios contbeis so: lucro bruto, operacional, no operacional, antes do imposto de renda, lquido, etc. De forma anloga, investimento pode ser:ativo, ativo permanente, patrimnio lquido, capital prprio, etc. Sem entrar na discusso do conceito de lucro, ressalta-se a importncia de se apurar um lucro que sirva como um guia confivel para uma poltica de investimento. Em relao s principais taxas que compem a anlise do retorno de investimento, tem-se: Return on Investment (ROI); Return on Assets (ROA); e Return on Equity (ROE). Return on Investment (ROI): Retorno de investimento. Utiliza-se o Lucro Operacional como numerador e o montante de Investimentos como denominador. Esse ltimo pode ser obtido atravs do total do Ativo menos o Passivo de Funcionamento.

ROI =

Lucro Operacional Investimentos

5 Return on Assets (ROA): Retorno sobre Ativo. Utiliza-se o Lucro Operacional como numerador e o ativo como denominador. O ROA uma medida que quantifica o resultado gerado pelas atividades operacionais da empresa, antes das receitas e despesas financeiras. O ROA deve ser maior que o custo das dvidas.

ROA =

Lucro Operacional Ativo

Como o ROA igual a margem vezes o giro, essa equao pode ser desmembrada:

ROA =

Lucro Operacional Vendas x Vendas Ativo

Entende-se como Lucro Operacional, o lucro operacional depois do imposto de renda, sem o efeito das despesas financeiras. As despesas financeiras devem ser consideradas lquidas dos efeitos tributrios. Return on Equity (ROE): Retorno sobre o Patrimnio Lquido. uma das principais medidas de rentabilidade, relacionando de forma direta os interesses dos proprietrios. Utiliza-se o Lucro Lquido como numerador e o Patrimnio Lquido como denominador.

ROE =

Lucro Lquido Patrimnio Lquido

Enquanto o ROI e o ROA medem o desempenho global, ou seja, sobre os recursos totais aplicados no patrimnio da empresa, o return on equity mede a rentabilidade sobre os recursos lquidos da empresa, sobre os recursos efetivamente investidos pelos proprietrios. Kassai et alii (1999, p. 166) O ROE mede a deciso de maximizao do capital do investidor que o aplicou no empreendimento, ao invs de aplic-lo em uma outra alternativa, de mesmo risco. Em relao aos denominadores dos trs ndices expostos acima, alguns autores aconselham a utilizao do ativo e patrimnio lquido mdios, ou seja, a soma do montante do incio do perodo com o do final, dividido por 2. Um dos motivos, seria uma tentativa de minimizar seus efeitos estticos em relao ao lucro, que dinmico.

6 Martins apresenta uma frmula mais analtica de apurao do retorno sobre o patrimnio lquido, permitindo uma anlise mais completa de sua evoluo:
1

ROE = ROI + (ROI Ki )x

P PL

O ROI indica o retorno que o capital prprio est auferindo no ativo. O spread (ROI Ki), diferena entre as taxas de aplicao e captao, agregado ao resultado lquido do proprietrio de forma ponderada ao endividamento da empresa (P/PL). O custo de captao (Ki) conseqncia das estratgias de financiamento formuladas. A principal interpretao dessa frmula que para uma diferena positiva entre as taxas de aplicao (ROI) e captao (Ki), quanto maior o endividamento, mais alto ser o Retorno sobre o Patrimnio Lquido, e mais elevado o risco do empreendimento. Ainda sobre a anlise do ROE, Iudcibus 2 afirma que: A importncia do Quociente de Retorno sobre o Patrimnio Lquido reside em expressar os resultados globais auferidos pela gerncia na gesto de recursos prprios e de terceiros, em benefcio dos acionistas. A principal tarefa da administrao financeira ainda a de maximizar o valor de mercado para o possuidor das aes e estabelecer um fluxo de dividendos compensador. No longo prazo, o valor de mercado da ao influenciado substancialmente pelo quociente de retorno sobre o patrimnio lquido.

Entende-se que apesar da simplicidade da forma de clculo do retorno sobre o patrimnio lquido, o contedo informacional de seus elementos relevante para anlise de rentabilidade e contm conceitos mais amplos que a simples razo entre lucro lquido e patrimnio lquido. Quando se tratar de indicadores e critrios de anlise de bancos, o retorno sobre o patrimnio lquido fornece o ganho percentual auferido pelos proprietrios decorrente das margens de lucro, da eficincia operacional, capacidade de alavancagem do patrimnio e planejamento eficiente dos negcios.

MARTINS, Eliseu. Aspectos da alavancagem financeira e do lucro no Brasil. Tese (livre-docncia). Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1980. IUDCIBUS, Srgio de. Anlise de Balanos: anlise da liquidez e do endividamento, anlise do giro, rentabilidade e alavancagem financeira. 7 ed. So Paulo: Atlas, 1998, p. 116.
2

7 3. CORREO MONETRIA O Plano Real foi iniciado em maro de 1994, com a introduo da URV, e implementado com a mudana de moeda em julho do mesmo ano, visando acabar com a inflao. No que se refere ao controle da inflao, comparativamente aos planos anteriores, entende-se que o mesmo obteve xito. Assim, a Lei 9249 de 1995 eliminou um dos ltimos resqucios da memria inflacionria do pas: a correo monetria dos balanos. A Correo Monetria Integral (CMI) teve origem a partir do mtodo price level accounting, tendo como precursores professores do Departamento de Contabilidade e Aturia da FEA-USP. No modelo brasileiro, os efeitos da inflao so reconhecidos em todos os elementos do patrimnio das empresas, utilizando-se um ndice geral de preos e evidenciando-se os valores em moeda de capacidade aquisitiva constante nas demonstraes contbeis. A Correo Monetria de Balano (CMB) foi adotada pela legislao brasileira at 31 de dezembro de 1995. Consiste em um mtodo simplificado de reconhecimento dos efeitos inflacionrios nas demonstraes contbeis, atravs da correo de itens do ativo permanente e do patrimnio lquido. Resumidamente, a CMB consiste na aplicao de um ndice geral de preos (IGPMFGV) a fim de corrigir os valores do ativo permanente e do imobilizado. Sabe-se que o modelo mais completo o da CMI, contudo, atravs da forma simplificada, tem-se o reconhecimento dos efeitos da inflao em todos os ativos e passivos corrigindo-se apenas o ativo permanente e patrimnio lquido. Embora seja possvel conciliar o resultado das duas metodologias, a da CMI mais analtica e tem poder informativo maior. Segundo a metodologia da correo monetria, deve-se entender que: quando o patrimnio lquido for maior (menor) que o ativo permanente, o saldo da correo monetria do balano ser devedor (credor), diminuindo (aumentando) o lucro lquido. Apesar do controle da inflao, ainda pairam dvidas a respeito dos efeitos da eliminao do reconhecimento da inflao nos resultados das empresas aps a extino da CMB. No quadro a seguir, tem-se a evoluo de alguns dos ndices mais utilizados no Brasil, para o reconhecimento da inflao nas demonstraes contbeis.
Quadro de ndices de Preos NDICES IGPM (FGV) UFIR INPC (IBGE) IPCA (IBGE) IGPDI (FGV) 1996 9,19% 11,26% 9,12% 9,56% 9,36% 1997 7,74% 2,95% 4,34% 5,22% 7,49% 1998 1,79% 5,52% 2,49% 1,66% 1,71% 1999 20,10% 1,65% 8,43% 8,94% 19,99% 2000 9,95% 8,92% 5,27% 5,97% 9,81% 2001 10,38% 9,44% 7,67% 10,40% Acumulado 74,54% 33,82% 45,77% 45,68% 73,91%

Fonte: Gazeta Mercantil.

8 Tomando como base o IGPM, percebe-se que a inflao acumulada de 1996 a 2001 totalizou 74,54%. No ano de 1999 a variao desse ndice foi de apenas 20,1%. Para ilustrar o efeito da inflao daquele ano, Santos (2002) cita que o resultado societrio do banco do Brasil foi de R$ 843 milhes; aps o reconhecimento da inflao tal resultado caiu para R$ 34 milhes, representando uma diferena de R$ 809 milhes. Iudcibus (1998, p. 163) apresenta as principais vantagens do sistema de correo monetria integral: Divulgao de todos os valores das demonstraes contbeis ajustados ao mesmo poder aquisitivo; Comparabilidade com outros perodos, independentemente do nvel de inflao; Possibilidade de correo de estoques e ajustes a valor presente; Anlises e concluses mais detalhadas; Maior utilidade das demonstraes contbeis; Busca da eficincia e produtividade; Mensurao e divulgao dos reflexos das decises. O mesmo autor alerta para as distores ocasionadas pela inflao na anlise de ndices extrados de demonstraes contbeis sem o tratamento da CMI. ROI: O resultado operacional exclui o Resultado da Correo Monetria, e decorre da soma de valores nominais de Receitas e Despesas. O ativo total mdio est em valores histricos (nominais). ROA: o clculo do ativo mdio est em valores nominais, e o lucro operacional est em moeda de final. ROE: o patrimnio lquido mdio est em valores nominais, e o lucro lquido est em moeda de final. Sobre os efeitos da inflao na anlise de demonstraes de bancos, Assaf Neto (1998, p. 267) afirma que: A grande restrio para a anlise dos bancos, no entanto, ocorre em ambientes inflacionrios, mesmo convivendo com baixas taxas de inflao, como a situao da economia brasileira. Nesse contexto, alm da dificuldade natural determinada pela dinmica da inflao, os resultados societrios apurados pela legislao em vigor apresentam-se bastante desfigurados, expressando-se em valores de formao de diferentes momentos. Dentro desse contexto, percebe-se a necessidade de um melhor entendimento se h impactos no lucro e conseqentemente no retorno sobre o patrimnio lquido quando do no reconhecimento dos efeitos inflacionrios nas demonstraes contbeis. Considerando a anlise de bancos, concomitantemente ao reconhecimento dos efeitos da inflao, tem-se a questo do limite de aplicaes de recursos no ativo permanente.

9 4. LIMITE DE APLICAES DE RECURSOS NO ATIVO PERMANENTE Segundo as Resolues do Banco Central 2283/96, 2481/98, e 2669/99, a porcentagem mxima do patrimnio lquido das instituies financeiras, permitida para aplicaes de recursos no ativo permanente, sofreu diminuies conforme o quadro abaixo:
DATA At 30/06/1998 Aps 30/06/1998 Aps 30/06/2000 Aps 30/06/2002 Aps 31/12/2002 LIMITE 90% 80% 70% 60% 50%

Atualmente o limite de imobilizaes de 50% do Patrimnio Lquido Ajustado (PLA). Entende-se por PLA como o patrimnio lquido mais o resultado lquido do exerccio. Para clculo do ndice de Imobilizaes, so excludos do PLA os valores registrados no ativo permanente que so relacionados a ttulos patrimoniais de bolsas de valores, de mercadorias e futuros, CETIP, etc. Do montante do Permanente exclui-se o Imobilizado de Arrendamento e o permanente relacionado a ttulos patrimoniais de bolsas e casas de custdia. A excluso desses valores deve-se ao fato de o banco, como instituio que atua no mercado financeiro, possuir ttulos patrimoniais de bolsas para poder operar efetivamente no mercado. Assim, o mesmo no poderia ser penalizado com esses valores no imobilizado e beneficiado com os respectivos valores acrescentados em seu patrimnio lquido, por isso so feitos os estornos para clculo do ndice. Quando do no cumprimento desse limite, as punies so: impedimentos obteno de novas autorizaes para instalao de dependncias; suspenso de repasses e refinanciamentos de instituies e rgos repassadores de recursos oficiais; impedimento prestao de garantias, etc. Atravs da tabela acima, conclui-se que desde de 1996 o montante do ativo permanente dos bancos menor que o montante do patrimnio lquido, e que o limite vem diminuindo, ou seja, o ativo permanente dos bancos vem diminuindo em relao ao patrimnio lquido. Foi visto que segundo a metodologia da correo monetria, quando o patrimnio lquido for maior que o ativo permanente, o saldo da correo monetria do balano ser devedor, diminuindo o lucro lquido. Considerando o conceito do ROE, se o lucro lquido for menor, o retorno sobre o patrimnio lquido tambm ser menor. Dessa forma, tem-se a hiptese do trabalho: O ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996.

10 5. TESTES ESTATSTICOS Dados Utilizou-se a base de dados da Revista Exame Melhores e Maiores, uma publicao anual da Editora Abril, que a partir de 1996 conta, para anlise das demonstraes contbeis e preparao do ranking de empresas, com o apoio tcnico da FIPECAFI, rgo de apoio institucional ao Departamento de Contabilidade e Aturia da FEA-USP. A revista contm uma seo com os 50 maiores bancos, por patrimnio lquido ajustado. Como a Correo Monetria do Balano foi extinta em 31 de dezembro de 1995, utilizou-se os anos-bases de 1996 a 2001, o que compreendeu as edies de julho 1997 a julho 2002. Especificamente, trabalhou-se com apenas duas variveis: rentabilidade do patrimnio lquido (ROE) Legal e Ajustado. Os principais critrios e conceitos utilizados pela equipe tcnica so: Lucro Lquido Legal: o resultado nominal do exerccio, apurado de acordo com as regras legais (sem considerar os efeitos da inflao), depois de descontada a s proviso para o imposto de renda e contribuio social e ajustados os juros sobre o capital prprio, considerados como despesas financeiras; Patrimnio Lquido Legal: a soma do capital, das reservas, dos lucros acumulados e dos resultados de exerccios futuros menos a soma do capital a integralizar, das aes em tesouraria, e dos prejuzos acumulados, sem c o n s i d e ra r o s e f e i t o s d a i n f l a o ; Rentabilidade do Patrimnio Lquido Legal: o lucro lquido legal dividido pelo patrimnio lquido e multiplicado por 100. Consideram-se como patrimnio os dividendos distribudos no exerccio e juros sobre o capital prprio tidos como passivo; Lucro Lquido Ajustado: o lucro lquido apurado depois de reconhecidos os efeitos da inflao nas demonstraes contbeis; Patrimnio Lquido Ajustado: o patrimnio lquido legal atualizado pelos efeitos da inflao; Rentabilidade do Patrimnio Lquido Ajustado: o lucro lquido ajustado dividido pelo patrimnio lquido ajustado e multiplicado por 100. Consideram-se como patrimnio os dividendos distribudos no exerccio e juros sobre o capital prprio tidos como passivo.

11 Considerando as tabelas dos 50 maiores bancos por patrimnio lquido ajustado, com os respectivos ROE Legal e Ajustado, excluiu-se o banco Banerj (50) do ano 1997, pois no havia informao disponvel a respeito do ROE Legal. Pelo mesmo motivo, do ano 2000 foram excludos Bankboston (12) e Caixa Econmica Federal (17).

Outliers Segundo Martins (2001, p.59), nos trabalhos de coleta de dados, podem ocorrer observaes que fogem das dimenses esperadas os outliers. Para detect-los, pode-se calcular o escore padronizado (Zi) e considerar outliers as observaes cujos escores, em valor absoluto (em mdulo), sejam maiores do que 3. Aps calcular a mdia e desvio padro de cada amostra, reduzindo-se as observaes escala Z, pode-se excluir os seguintes outliers: 1996 Banco do Brasil (2); 1997 Lloyds Bank (35); 1998 Banrisul (26) e BBV (27); 1999 JPMorgan (42); 2000 BNB (48); 2001 Caixa Econmica Federal (7), Santander (8), e BNB (21).

Testes O teste de hipteses um dos ramos da inferncia estatstica e representa a etapa de pesquisa emprica onde h necessidade de anlise de relaes existentes entre as variveis dos dados obtidos. A fim de se verificar a hiptese do trabalho, utilizam-se dois testes: um paramtrico e outro no paramtrico. Os testes paramtricos compreendem observaes de parmetros (premissas) para sua aplicao. Os testes no paramtricos no exigem a assuno de premissas, porm podem ser considerados menos fortes, a respeito das concluses, que os primeiros. O processo geral dos testes consiste nos seguintes passos (forma a): I) II) III) IV) V) Formulao da hiptese nula (H0) e alternativa (H1); Escolha da distribuio amostral adequada; Escolha de um nvel de significncia, = erro tipo I, (valores crticos); Clculo da estatstica teste e comparao com os valores crticos; Rejeio da hiptese de nulidade se a estatstica teste exceder os valores crticos; caso contrrio aceitao.

12 Como ser visto a seguir, atravs da anlise das sadas de softwares (Excel e SPSS), pode-se concluir a respeito das hipteses formuladas, atravs de duas formas alternativas (que no seguem necessariamente os mesmos passos descritos acima): b) P Value rea calculada da distribuio depois da estatstica teste se o valor de P for maior que o , aceita-se H0; caso contrrio rejeita-se H0; c) Intervalo de confiana: se o 0 (hiptese nula, ou seja, no h diferenas entre as mdias) estiver contido no intervalo de confiana, dado um , aceita-se H0; caso contrrio rejeita-se H0.

O primeiro teste realizado, paramtrico, o Teste de Hiptese de Diferena de Mdias para Observaes Emparelhadas. Para amostras relacionadas, o teste focaliza a avaliao do efeito de algum tratamento numa varivel de interesse, utilizando-se cada elemento como seu prprio controle, de forma que todas as variveis estejam emparelhadas, exceto aquela em estudo. Pode-se fazer as mensuraes iniciais, aplicar o tratamento, obter um segundo conjunto de mensuraes feitas sobre os mesmos elementos, e comparar os dois conjuntos de mensuraes a fim de se obter informao quanto ao efeito do tratamento. Avaliou-se o efeito da correo monetria no ROE dos bancos, utilizando-se o ROE Legal como uma amostra e o ROE Ajustado como uma amostra relacionada, uma vez que este ltimo sofreu os efeitos da correo monetria. Bussab e Morettin (1987) descrevem a formulao do teste para observaes emparelhadas. O processo do teste bastante parecido como na formulao da comparao de mdias de duas amostras independentes (X e Y), s que agora, tm-se duas observaes emparelhadas, isto , formada pelos pares (X1, Y1), (X2, Y2), (Xn, Yn). Definindo-se a varivel D = X Y. Conseqentemente, tem-se a amostra D1, D2, Dn. Supondo que D segue uma distribuio normal e com desvio padro da amostra SD, tem-se que a estatstica teste igual a:

t teste =

D D SD n

Onde:

SD n

desvio padro da distribuio amostral

13 Para aplicao desse teste, deve-se assumir que a distribuio da varivel D normal, com determinada mdia ( D ) e varincia (S2D). Assim, admite-se que a diferena entre o ROE Legal e o ROE Ajustado tem distribuio normal, de forma que seja possvel realizar o teste de hiptese de diferena de mdias para observaes emparelhadas. O segundo teste realizado, no paramtrico, o Teste dos Sinais por Postos, ou Wilcoxon. Trata-se de uma extenso dos testes dos sinais, levando em considerao a magnitude da variao. A contrrio do teste paramtrico, no h necessidade de assumir o pressuposto da normalidade, mas apenas o da continuidade da varivel estudada, verificado neste trabalho. Stevenson (1981) descreve a formulao do teste dos sinais por postos. Primeiro, forma-se a diferena para cada par. Em seguida, dispem-se as diferenas em postos, independentemente dos sinais, ignorando os zeros. Os empates recebem posto igual mdia dos postos que os valores receberiam se fossem ligeiramente diferentes. A seguir, a cada posto atribu-se o sinal da diferena associada. Determina-se a soma dos postos com menor nmero de sinais iguais, denominada T. Se a hiptese nula verdadeira, espera-se que os postos se repartam igualmente entre os sinais + e , ou seja, que as duas somas sejam aproximadamente iguais. A soma total de postos, comeando com 1 e terminando com N, [ N ( N + 1 ) ] / 2. Se H0 verdadeira, a soma Ut, seja dos ou + , deve ser igual metade do total.

Ut =

1 N ( N + 1) N ( N + 1) = 2 2 4

A formula de clculo da estatstica teste :

Z teste =

T Ut t

Onde t o desvio padro dado por:

t =

N ( N + 1 )(2 N + 1 ) 24

Aps o clculo da estatstica teste, compara-se o Z calculado com o Z crtico da distribuio normal. Apesar da relativa objetividade das frmulas, o software SPSS realiza o clculo da estatstica teste, bem como traz o P Value.

14 Formulao das Hipteses Considerando A = ROE Legal e B = ROE Ajustado, para o teste paramtrico das observaes emparelhadas, tm-se as seguintes formulaes para os anos de 1996 a 2001:
I)

H0: H1:

A = B A > B

A B = D = 0 A B = D > 0

(mdia ROE Legal = mdia ROE Ajustado) (mdia ROE Legal > mdia ROE Ajustado)

II) III)

Distribuio T de Student, unicaudal; Nvel de significncia, = erro tipo I = 5%. Valores Crticos:
Ano 1996 1997 1998 1999 2000 2001 Graus de Liberdade 48 47 47 48 46 46 T Crtico 1,677 1,678 1,678 1,677 1,679 1,679

Considerando A = ROE Legal e B = ROE Ajustado, para o teste no paramtrico de Wilcoxon, tm-se as seguintes formulaes para os anos de 1996 a 2001: IV) H0: H1: V) VI) A = B A > B
(mdia ROE Legal = mdia ROE Ajustado) (mdia ROE Legal > mdia ROE Ajustado)

Distribuio Normal, unicaudal; Nvel de significncia, = erro tipo I = 5%. Valores Crticos:
Ano 1996 1997 1998 1999 2000 2001 Z Crticos +/- 1,64 +/- 1,64 +/- 1,64 +/- 1,64 +/- 1,64 +/- 1,64

15 6. ANLISE DOS RESULTADOS Cabe destacar que a amostra utilizada foi composta da seo dos 50 maiores bancos por patrimnio da revista Exame Melhores e Maiores, mas no est sendo considerado um erro amostral admitido que determinaria um nmero x de elementos da amostra, a qual poderia ser representativa do universo de bancos brasileiros. Contudo, isso no invalida as concluses obtidas para o perodo analisado, 1996 a 2001. Teste paramtrico O quadro abaixo contm as principais sadas dos testes de observaes emparelhadas realizados no Excel e SPSS.
Ano 1996 1997 1998 1999 2000 2001

0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05

T Crtico 1,677 1,678 1,678 1,677 1,679 1,679

T Teste 9,788 9,107 2,514 3,475 3,066 8,956

P Value 2,542 E-13 2,999 E-12 0,008 0,0005 0,002 6,007 E-12

IC 2,783 2,427 0,066 2,253 0,742 3,061 4,221 3,803 0,593 8,441 3,577 4,836

Deciso Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0

Cabe ressaltar que as decises envolvendo testes de hipteses contm um determinado nvel de risco. Na prtica, costuma-se trabalhar com nveis de Erro Tipo I (probabilidade de rejeitar H0 quando H0 for verdadeira), e ignorar os erros tipo II. Neste trabalho, utilizou-se um nvel de significncia de 5% e teste unicaudal. Comparando-se as estatsticas testes (T Teste) com as estatsticas crticas (T Crtico) percebe-se que a estatstica teste excede o T crtico em todos os anos (1996 a 2001), implicando a rejeio da hiptese nula. Portanto, a mdia do ROE Legal maior que a mdia do ROE ajustado pela inflao, dado um nvel de significncia = 5%. Alm dessa forma clssica, pode-se concluir a respeito da rejeio de H0 atravs de duas maneiras complementares. O P Value, rea calculada da distribuio depois da estatstica teste, menor que o para todos os anos. Portanto, rejeita-se H0. Os Intervalos de Confiana (IC) no incluem a hiptese de diferena de mdia = 0 em nenhum dos anos analisados. Como 0 no est contido no intervalo de confiana, dado um = 5%, rejeita-se H0. Considerando as trs formas de interpretao do teste paramtrico realizado, conclui-se que o ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996, dado um nvel de significncia = 5%.

16 Teste no paramtrico O quadro abaixo contm as principais sadas do teste de Wilcoxon realizado no SPSS.
Ano 1996 1997 1998 1999 2000 2001

0,05 0,05 0,05 0,05 0,05 0,05

Z Crtico - 1,64 - 1,64 - 1,64 - 1,64 - 1,64 - 1,64

Z Teste - 5,611 - 5,524 - 3,076 - 4,730 - 3,402 - 5,397

P Value 0,000 0,000 0,001 0,000 0,0005 0,000

Deciso Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0 Rejeita-se H0

Com exceo do Intervalo de Confiana, a interpretao das sadas feita de forma anloga ao teste paramtrico. Observa-se que a estatstica teste (Z Teste) excede o Z crtico em todos os anos, implicando a rejeio da hiptese nula. Como o P Value, rea calculada da distribuio depois da estatstica teste, menor que o para todos os anos, rejeita-se H0. Considerando as duas formas de interpretao do teste no paramtrico realizado, conclui-se que o ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996, dado um nvel de significncia = 5%. Caso fosse adotado um nvel de significncia = 1% para os dois testes (paramtrico e no paramtrico) a concluso seria a mesma, pois nenhum P Value dos anos analisados excede 1%. Analisando as sadas dos dois testes, observa-se que o ano que apresentou menor diferena entre o ROE Legal e o Ajustado foi o de 1998. Retomando a tabela dos ndices de inflao apresentada no tpico 3, especificamente o IGPM (FGV), utilizado pela revista Exame como ndice de correo das demonstraes contbeis, percebe-se que foi o ano que teve menor inflao, do perodo considerado.
Quadro de ndices de Preos NDICES IGPM (FGV) 1996 9,19% 1997 7,74% 1998 1,79% 1999 20,10% 2000 9,95% 2001 10,38% Acumulado 74,54%

Esse comentrio adicional ilustra apenas o fato que uma inflao de apenas um dgito em 1998 foi relevante para que o ROE Legal fosse estatiscamente maior que o ROE Ajustado, dado um nvel de significncia de 5%, ou seja, a diferena entre os dois no decorre apenas da variabilidade amostral. Cabe relembrar que o efeito da inflao no nico, pois o limite de aplicaes de recursos no ativo permanente vem sofrendo modificaes a partir de 1996.

17 7. CONSIDERAES FINAIS Apesar da simplicidade da forma de clculo do ROE, o contedo informacional de seus elementos relevante para anlise de rentabilidade e contm conceitos mais amplos que a simples razo entre lucro lquido e patrimnio lquido. O ROE uma das principais medidas de rentabilidade e pode tanto expressar o desempenho obtido pela gerncia na gesto de recursos prprios e de terceiros como influenciar o valor de mercado da ao no longo prazo. Sabe-se que a correta mensurao do lucro (resultado) e patrimnio lquido da empresa facilita a anlise das demonstraes contbeis, bem como a interpretao de ndices especficos. Apesar de o Plano Real ter implementado o controle da inflao, comparativamente a planos anteriores, e a legislao no mais exigir a correo monetria do balano, entendese que os efeitos da inflao nas demonstraes no devem ser ignorados, pois informaes inadequadas podem levar a decises equivocadas, implicando prejuzos irreparveis, principalmente aos usurios da informao contbil. Os fundamentos tericos da correo monetria e do limite de aplicaes de recursos no ativo permanente para bancos no Brasil contriburam para a formulao da hiptese orientativa do trabalho: O ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996. Utilizaram-se os dados da revista Exame Melhores e Maiores ROE Legal e Ajustado dos 50 maiores bancos por patrimnio, de 1996 a 2001 para verificar a validade dessa hiptese. Foram aplicados dois testes de hipteses: i) teste de diferena de mdias para observaes emparelhadas (paramtrico); e ii) teste dos sinais por postos, Wilcoxon, (no paramtrico). Mesmo que as decises envolvendo testes de hipteses possuam um determinado nvel de risco, rejeitou-se a hiptese de nulidade entre as mdias dos retornos (legal e ajustado), no perodo de 1996 a 2001. Portanto, conclui-se que o ROE Legal dos bancos brasileiros maior que o ROE Ajustado pelos efeitos da inflao, a partir de 1996, dado um nvel de significncia = 5%. Percebe-se, assim, que os efeitos da inflao provocaram diferenas estatiscamente significativas no ROE dos bancos brasileiros e que deve haver, no mnimo, cautela na tomada de decises envolvendo ndices extrados de demonstraes contbeis no corrigidas.

18 BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de ps-graduao: noes prticas. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1999. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e anlise de balanos: um enfoque econmicofinanceiro. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1998. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Resoluo 2.283 de 5 de junho de 1996. Dispe sobre a apurao, de forma consolidada, de limites operacionais e estabelece limite de aplicao de recursos no ativo permanente. ________. Resoluo 2.481 de 26 de maro de 1998. Estabelece procedimentos para efeito da verificao do atendimento ao limite de aplicao de recursos no ativo permanente. ________. Resoluo 2.669 de 25 de novembro de 1999. Altera o cronograma de reduo do limite de aplicao de recursos no ativo permanente. BUSSAB, Wilton O., MORETTIN, Pedro A. Estatstica bsica. 4 ed. So Paulo: Atual, 1987. COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS. Instruo 191 de 15 de julho de 1992. Institui a Unidade Monetria Contbil (UMC), como unidade de referncia a ser utilizada pelas companhias abertas para elaborao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante. EXAME. Melhores e maiores. So Paulo: Editora Abril, julho 1997 a julho 2002. FIPECAFI. Aprendendo contabilidade em moeda constante. So Paulo: Atlas, 1995. IUDCIBUS, Srgio de. Anlise de Balanos: anlise da liquidez e do endividamento, anlise do giro, rentabilidade e alavancagem financeira. 7 ed. So Paulo: Atlas, 1998. KASSAI, Jos Roberto, KASSAI, Slvia, SANTOS, Ariovaldo dos, ASSAF NETO, Alexandre. Retorno de investimento: abordagem matemtica e contbil do lucro empresarial. So Paulo: Atlas, 1999. MARTINS, Eliseu. Aspectos da alavancagem financeira e do lucro no Brasil. Tese (livredocncia). Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1980. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatstica geral e aplicada. So Paulo: Atlas, 2001. SALOTTI, Bruno Meirelles. O fim da correo monetria integral e seu impacto em alguns ndices de anlise de balanos. 2 Seminrio USP de Contabilidade, So Paulo, outubro de 2002. SANTOS, Ariovaldo dos. Pior que decepo! D para entender os resultados publicados pelas empresas? In: IOB Temtica Contbil e Balanos, boletim 19, 2002. STEVENSON, William J. Estatstica aplicada administrao. So Paulo: Harper & Row do Brasil, 2001.

También podría gustarte