Está en la página 1de 2

Boletim Operrio 173

Caxias do Sul, 18 de maio de 2012.

International Workers Association www.iwa-ait.org secretariado@iwa-ait.org Brazilian Workers Confederation cobforgs@yahoo.com.br Rio Grande do Suls Workers Federation http://osyndicalista.blogspot.com forgscob@yahoo.com.br Center of Studies and Social Research http://boletimoperario.yolasite.com http://cepsait.webnode.com http://cepsait.blogspot.com ceps_ait@hotmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the change relations which are related to the collection and production of informations about the history of the Brazilian Worker Movement. Correio do Povo 29 de dezembro de 1912. Os Anarchistas e Guerra Os socialistas e anarquistas de todo o mundo tem realizado grandes reunies contra a guerra. A federao comunista dos anarquistas de Paris no quis ficar de braos cruzados, realizando diversas reunies anti-guerreiras, nas quais forma proferidos discursos violentos preconizando a sabotagem no caso do exrcito francs vir a mobilizar-se. A polcia, sabendo do que se passar, tratou de proceder a vrias investigaes sobre o assunto, sendo passadas buscas na sede do jornal O Movimento Anarchista, em casa do gerente da gazeta, Sr. Ruf, na sede da Federao Comunista Anarquista e em casa do secretario desse agrupamento libertrio. Em casa do ltimo s se encontrou um nmero do Movimento Anarchista. As acusaes dirigidas a todos indivduos perseguidos so as do incitamento ao roubo, subtrao ou posse de explosivos pertencentes ao Estado e provocao morte e pilhagem. A revista Movimento Anarchista, de que foram apreendidos vrios nmeros durante as buscas efetuadas, era editada com bastante luxo. No ltimo nmero inseria ela desenhos pormenorizados e precisos do canho de 75 e da espingarda Lebel do exrcito francs. Depois, seguia-se uma legenda, indicando a nomenclatura das peas principais dessas armas e a maneira de as avariar., para as tornar inutilizveis. Resta averiguar dizem os jornais franceses onde a federao anarchista ia buscar recursos para publicar essa revista, cuja edio era bastante dispendiosa.

Worker Bulletin Year III N 173 Friday 05/18/2012. Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

Correio do Povo 31 de dezembro de 1912. Telegramas Rio Grande, 30 Ontem, depois do meio dia, os padeiros no trabalharam. Como a Padaria Portuguesa, porm, no aderiu ao movimento grande numero de padeiros obrigou o respectivo proprietrio a fechar as portas. Apesar disso essa casa trabalhou, porm no pode entregar o po.

Correio do Povo 06 de julho de 1912 Movimento Operrio Amanh, s 10 horas da manh, efetuar-se- uma sesso de assemblia geral, extraordinria, da Federao Operria, para apresentao da planta e projeto do edifcio do Atheneu Operrio. Nessa sesso, tratar-se-, tambm do inciao daquelas obras. O presidente da Federao pede por nosso intermdio, o comparecimento das associaes federadas aquela sesso.

CEPS-AIT PLUS

NO

GOOGLE

Correio do Povo 10 de julho de 1912. Movimento Operrio Federao Operria Hoje, a 7 horas da noite, em sua sede, a Rua Santo Antonio, n 157, reunir-se-, em sesso extraordinariamente, a comisso central da Federao Operaria, a fim de deliberar diversos assuntos. Unio dos Chapeleiros Domingo prximo 14 do corrente, essa associao obreira reunirse- em sesso de assemblia geral, s 9 horas da manh, para eleio do seu delegado junto a Federao Operria e para se tratar de outros assuntos. Atheneu Operrio Hoje, a comisso construtora do Atheneu Operrio receber do arquiteto, Sr. Jos Gaudenzi, a planta por ele organizada, do edifcio do referido Atheneu. Essa planta ser submetida, por esses dias, apreciao da seco de obras da Intendncia Municipal. Logo que seja aprovada, tero comeo as obras. O edifcio ser construdo ao lado direito do Colgio Militar, em terreno para esse fim cedido pela Intendncia. A Federao Operria conta com meios seguros e com auxilio das associaes federadas, para levar a efeito esse empreendimento.
Ri

Informativo Semanal Anarcossindicalista Weekly Anarcho-syndicalist Newsletter

También podría gustarte