Está en la página 1de 9

Leia, atentamente, o texto a seguir:

O tempo da vida humana: um ponto. Sua substncia: um fluxo. Suas sensaes: trevas. Todo o seu corpo: corrupo. Sua alma: um remoinho. Sua sorte: um enigma. Seu renome: uma cega opinio. Resumindo, tudo, em sua matria: precariedade. Em seu esprito: sonho e fumaa. Sua existncia: uma guerra, a etapa de uma viagem. Sua glria pstuma: esquecimento. Que nos pode ento servir de guia? A filosofia, apenas isso. A filosofia consiste em fazer com que o gnio interior de cada um seja invulnervel aos ultrajes, impassvel, superior aos prazeres e s dores. Que no se mova ao acaso, por falsidade ou maldade. Que no cogite o que fazem ou deixam de fazer os outros. Que no aceite as vicissitudes e o destino como provenientes da mesma origem. Acima de tudo, que aguarde a morte com serenidade, nela no vendo mais que a dissoluo dos elementos constitutivos de todos os seres. Pois, se para os elementos nada h de mais horrvel em se transformarem incessantemente uns nos outros, por que temer a transformao universal e a universal dissoluo? Como nada mal segundo a natureza, acredite que a natureza assim o exige.
AURLIO, Marco. Meditaes. So Paulo: Martin Claret, 2001. p.25.

1- De acordo com as ideias do texto, correto inferir que: a) a reflexo sobre a morte induz o ser humano a experimentar a sua vida de um modo efusivo. b) pelo fato de a natureza cobrar a morte de todos os seres vivos, ela, em sua essncia, torna-se perversa. c) a existncia humana, conforme o autor do texto afirma, demonstra ser repleta de incertezas e iluses. d) a funo da filosofia de cultivar um gnio interior forte e capaz de superar as dores e de manobrar aqueles que o cercam. e) o texto filosfico de Marco Aurlio utiliza sentenas interrogativas em sua estrutura para suspender questes que devem ser respondidas pelos leitores.

Leia, atentamente, o texto a seguir: A humanidade no progride lentamente, de combate a combate, at uma reciprocidade universal, em que as regras substituiriam para sempre a guerra; ela instala cada uma de suas violncias em um sistema de regras, e prossegue assim de dominao em dominao.
FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. So Paulo: Martin Claret, 2001. p.25.

2- O pensamento de Michel Foucault expresso nesse fragmento apresenta equivalncia com o seguinte trecho: a) No fim dos tempos, os justos prevalecero, e os injustos sero punidos e expulsos da nova ordem comungada por todos os homens que esperaram, h tempos, por uma justia plena. b) Apesar dos conflitos, a humanidade evolui para um sentido nico em que uma ltima violncia generalizada justificar a paz prosseguinte. c) A violncia fruto da falta de equilbrio e de dilogo entre os homens. A injustia social e a desordem entre os homens, portanto, precipitam os atos extremos de agressividade na nossa civilizao. d) A violncia um elemento constituinte da histria humana, servindo para organizar e caracterizar as aes de cada agrupamento na sociedade. e) Uma sociedade que deseja sempre a sua melhoria somente se utiliza de recursos violentos em ltima instncia, quando esgotados todos os meios possveis de interlocuo.

3- Num nico fragmento, a presena ou a ausncia da vrgula respeitam as normas gramaticais. a) A nova arte, pelo visto, no para todo mundo, como a romntica, e sim vai desde logo dirigida a uma minoria especialmente dotada. b) Quando algum, no gosta de uma obra de arte porm a compreende, sente-se superior a ela e no h lugar para a irritao.

c) Mas quando o desgosto que a obra causa nasce do fato de no a ter entendido o homem fica como que humilhado, com uma obscura conscincia de sua inferioridade que precisa compensar mediante a indignada afirmao de si mesmo frente obra. d) Habituada a predominar em tudo, a massa, se sente ofendida em seus direitos de homem pela nova arte, que uma arte de privilgios, de nobreza de fibras, de aristocracia instintiva. e) Onde quer, que as jovens musas se apresentem, a massa as escoiceia.
GASSET, Jos Ortega y. A desumanizao da arte. So Paulo: Cortez, 2005. p.22-23.

4- Num nico fragmento, a presena ou a ausncia da vrgula respeitam as normas gramaticais. a) Com a mudana de uma vida pastoral e nmade, para uma forma de existncia agrcola e mais organizada a importncia dos fenmenos cclicos da natureza, deve ter sido enormemente realada. b) A natureza foi vista como um processo de luta entre os poderes csmicos divinos, e os poderes caticos demonacos no qual o homem no era mais um mero espectador, mas estava obrigado a tomar parte ativa para ajudar a realizar os fenmenos necessrios, atuando em completo unssono com a natureza. c) Isso significou a criao de um conjunto de rituais. Por mais de dois mil anos, at os tempos helnicos os babilnios faziam uma festa de vrios dias para celebrar o ano-novo que ocorria por volta do equincio da primavera. d) A histria da criao era encenada, e at mesmo se travava, uma falsa batalha, com o rei personificando o deus vitorioso. e) No Egito, onde tudo dependia do Nilo, a coroao de um novo fara era programada para coincidir com a subida do rio, no incio do vero, ou com o recuo das guas, no outono, quando os campos fertilizados estavam prontos para serem semeados.
WHITROW, G. J.. O que tempo?: uma viso clssica sobre a natureza do tempo.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p.19-20.

Leia, atentamente, o texto a seguir: Com freqncia, vem-se atitudes negativas no cotidiano das grandes cidades. O macroorganismo das metrpoles parece adoecer, e as pessoas, que ali vivem, tornaram-se uma platia irritada com o espetculo que consome as suas vidas. A auto-insatisfao e a mega-impotncia generalizaram-se financiadas pela pseudo-realizao, por uma impresso ilusria de que o sucesso chegar um dia depois de tanto sacrifcio, de tantas dvidas que os homens urbanos (anestesiados da vida) criaram consigo mesmos. Se se pensar tambm naqueles que desistiram da falsa idia de sucesso no mundo das grandes cidades, no se vero combatentes com comportamentos hericos a defender um estilo de vida prprio, e sim os farrapos da cidade que pedem esmolas e que, ao fazerem parte do cenrio urbano, retiram ainda mais a humanidade de todos. Mas a cidade no pra. 5- Ao se considerar a nova reforma ortogrfica da Lngua Portuguesa, dez atualizaes deveriam ser construdas para esse texto. Quais so as palavras que se encontram desatualizadas e como deveriam ser elas escritas de acordo com as novas regras? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

Leia, atentamente, o texto a seguir:

A concepo de cultura como necessidade satisfeita pelo trabalho da instruo leva a atitudes que reificam, ou melhor, condenam morte os objetos e as significaes da cultura do povo porque impedem ao sujeito a expresso de sua prpria classe. As operrias que tivemos oportunidade de ouvir sentem um fortssimo desejo de instruo, quando no para si, para os filhos: livros comprados em pesadas prestaes mensais, jornadas inteiras de trabalho para aquisio de um s livro e a contnua frustrao de se sentirem enganadas pelos promotores de cultura. No meio operrio, so as revistas que anunciam cursos e colees, os livreiros-volantes que rondam com suas peruas Kombi as fbricas na hora de sada dos trabalhadores. o momento de impingir os refugos das editoras, encadernados e com ttulos dourados para corresponder expectativa do pobre que v nos livros algo de sagrado. Esses refugos iro para o lugar de honra da sala e as colees muitas vezes so guardadas zelosamente para os filhos. Um livro em trs volumes pode custar, como verifiquei, 67 horas, ou 8 dias e quase 3 horas de trabalho operrio.
BOSI, Ecla. Cultura de massa e cultura popular: Leituras de operrias. Petrpolis: Vozes, 2008. p. 20.

6- Considerando as ideias apresentadas no fragmento lido, redija um texto de 6 a 8 linhas que demonstre uma postura em relao ao tema abordado acima. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

Leia, atentamente, o texto a seguir: precisamente porque acredito deveras nas potencialidades das pessoas comuns que eu critico a cultura de massas. Porque as massas no so pessoas, no so o homem da rua, ou o homem mdio, nem sequer aquela fico da condescendncia liberal, o homem comum. As massas so antes, o homem-como-no-homem, isto , o homem em uma relao especial com os outros homens que o impossibilita de funcionar como homem (sendo uma das funes humanas a criao e a fruio de obras de arte). O homem-massa, conforme eu uso o termo, uma construo terica, um limite extremo para o qual estamos sendo empurrados, mas que nunca alcanaremos. Pois ser totalmente um homem-massa significaria no ter vida ntima, nem desejos, nem passatempos, nem aspiraes, nem averses pessoais que no fossem partilhveis por qualquer outra pessoa. Ser algum cuja conduta fosse inteiramente previsvel, como uma pea de carvo de pedra: assim, os socilogos poderiam fazer os seus quadros sem o receio de errar.
MACDONALD, Dwight. Against the American Grain. New York: Vintage, 1962. p.11.

7- Uma das maiores contribuies dos estudos de MacDonald foi o entendimento da cultura popular industrial como um evento bipartido entre masscult e midcult. Em relao ao trecho apresentado, uma das alternativas abaixo possui uma adequada correspondncia. a) O autor acredita que o homem nunca ser igualado construo terica de homem-massa devido ao poder de reao humana contra os meios de comunicao de massa. b) A falta de humanidade nas massas torna-as selvagens, primitivas e sem senso de civilidade para a representao da cultura. c) A presena do constructo terico homem-massa sinaliza o declnio das idiossincrasias no indivduo. d) Conforme a argumentao de MacDonald, a realizao do conceito de homem-massa auxilia os estudos sociolgicos no sentido de fornecer um mapeamento prvio e exato de como se manifestam os comportamentos humanos.

e) A renncia individualidade contraria a tendncia de realizao do homem-massa pelos meios de comunicao contemporneos.

Leia, atentamente, o texto a seguir: Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discpulos, com medo dos judeus, tinham-se ajuntado, chegou Jesus, e ps-se no meio, e disse-lhes: a paz esteja convosco! E, quando disse isso, mostrou-lhes as mos. Dessa maneira, os discpulos alegraram-se porque reconheceram o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: a paz esteja convosco! Assim como o Pai enviou-me, tambm eu Vos envio a vs. Joo 20, 19-21. In: Bblia Sagrada. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1995. 8- Desse trecho bblico, a associao correta entre os casos de vrgula descritos abaixo e a realizao destes nos itens abaixo : Casos: 1- isolamento de vocativo; 2- isolamento de pequenas expresses corretivas, explicativas ou ilustrativas; 3- isolamento de aposto explicativo; 4- isolamento de objeto pleonstico; 5- isolamento de topnimo ao lado de data; 6- deslocamento de adjunto adverbial; 7- deslocamento de conjuno; 8- separao de palavras com mesma classe gramatical; 9- uso de polissndeto; 10- separao entre duas oraes coordenadas assindticas; 11- separao entre orao e oraes coordenadas sindticas explicativas, adversativas ou conclusivas; 12separao entre duas oraes coordenadas sindticas alternativas; 13- separao entre orao e orao coordenada sindtica aditiva com sujeitos semnticos distintos; 14- separao da orao subordinada adjetiva explicativa; 15- orao subordinada adverbial deslocada a) Chegada, pois, a tarde daquele dia._____________________________________________________________ b) Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana. _________________________________________ c) Onde os discpulos, com medo dos judeus, tinham-se ajuntado.______________________________________ d) Chegou Jesus, e ps-se no meio, e disse-lhes: a paz esteja convosco!________________________________ e) E, quando disse isso, mostrou-lhes as mos. ____________________________________________________ f) Dessa maneira, os discpulos alegraram-se porque reconheceram o Senhor.____________________________

Leia, atentamente, o texto a seguir: Dupla pr-histria do bem e do mal O conceito de bem e de mal tem uma dupla pr-histria: a saber, de incio, no esprito das tribos e das castas dirigentes. Quem tem o poder de retribuir o bem com o bem, o mal com o mal, e que tambm exerce a vingana, por conseguinte, quem exerce a gratido e a vingana chamado de bom; quem impotente e no pode retribuir de igual modo considerado mau. Na qualidade de bom, pertence-se classe dos bons, a uma comunidade que tem o esprito de grupo, porque todos os indivduos esto ligados uns aos outros pelo sentimento de retribuio. Na qualidade de mau, pertence-se classe dos maus, a uma caterva de homens submissos, impotentes, que no tm esprito de grupo. Os bons so uma casta, os maus uma massa parecida com a poeira. Bom e mau equivalem, durante uns tempos, a nobre e vil, a senhor e escravo. Em contrapartida, no se encara o inimigo como mau: ele pode retribuir. Os troianos e os gregos so, em Homero, ambos bons. No aquele que nos causa prejuzos que considerado como mau, mas sim aquele que desprezvel. Na comunidade dos bons, o bem hereditrio; impossvel que um mau possa brotar de um terreno to bom. Se, apesar disso, um dos bons fizer alguma coisa indigna dos bons, recorre-se ento a expedientes; por exemplo, atribui-se a culpa a um deus, dizendo que ele feriu o bom com a cegueira ou com a loucura. A seguir, nas almas dos oprimidos, dos impotentes, aqui, qualquer outro homem tido por hostil, sem escrpulos, explorador, cruel, prfido, quer seja nobre ou vil; mau o apelativo caracterstico do ser humano, at mesmo de qualquer ser vivo de que se suponha a existncia ou de um deus; humano, divino equivalem a diablico, mau. Os

sinais de bondade, de solicitude, de compaixo so recebidos com angstia como maldades, preldio de um terrvel desfecho, meios para atordoar e enganar; em suma, como refinada maldade. Com semelhante disposio do indivduo, uma comunidade mal pode surgir; quando muito, sob a forma mais rudimentar: de modo que em toda parte, onde reinar essa concepo do bem e do mal, a runa dos indivduos, de suas famlias e de suas raas est prxima. Nossa moralidade atual se desenvolveu no terreno das raas e das castas dominantes.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. So Paulo:Editora Escala, 2006. p.63-64.

9- De acordo com as ideias do texto, correto inferir que: a) a bondade surge do sentimento de cooperao mtua entre os grupos mais humildes e mais explorados da sociedade; b) as qualificaes bom ou mau foram motivadas e mantidas pelas relaes de dominncia na sociedade; c) por serem oprimidos e impotentes, os dominados, considerados maus, desenvolveram um alto grau de identificao grupal em relao a seus pares; d) quando um da comunidade dos bons realiza algo considerado mau, ele perde a condio de bom, qualificado como mau e expurgado de seu anterior agrupamento; e) a constante mobilidade das qualificaes de bom ou mau corresponde, com exatido, formao das castas quando na origem dos valores morais.

Leia, atentamente, o texto a seguir: Sempre apreciei a idia de que, ao ler a boa literatura, estaria me deslocando para um outro universo, como um vo que busca libertar-me da previsibilidade do dia-a-dia. A literatura jorgeana, por exemplo, pra todo um mundo de monotonia e rotina, de feira, de falta de vida, de inao. A antiimaginao, a falta de profundidade, os descoloridos locais em que habitam as necessidades do existir na conveno tombam frente abertura de pginas do micro-universo contido no livro e da mega-realizao do indivduo a fantasiar sua vida. 10- Ao se considerar as regras trazidas pela nova reforma ortogrfica da Lngua Portuguesa, nove atualizaes deveriam ser construdas para esse texto. Quais so as palavras que se encontram desatualizadas e como deveriam ser elas escritas de acordo com as novas regras? ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

Leia, atentamente, o texto a seguir: Muitos primitivos, cujo controle sobre o meio ambiente era rudimentar, conseguiram ser felizes, virtuosos e, dentro do possvel, criativos. Ao contrrio, membros de sociedades civilizadas, dotados de recursos tecnolgicos para exercer considervel controle sobre o meio ambiente, so incontestavelmente infelizes, desajustados e sem criatividade. Embora suas morais particulares sejam toleravelmente boas, seu comportamento coletivo selvagem e at diablico.
HUXLEY, Aldous. Huxley e Deus: ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 100.

11- Considerando as ideias apresentadas no fragmento lido, redija um texto de 6 a 8 linhas que demonstre uma postura em relao ao tema abordado acima. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

Leia, atentamente, o texto a seguir: Talvez haja na palavra um parentesco essencial entre a morte, a continuidade ilimitada e a representao da linguagem para ela mesma. Talvez a configurao do espelho ao infinito contra a parede negra da morte seja fundamental para toda linguagem desde o momento em que ela no aceita mais passar sem vestgio. somente depois de terem inventado a escrita que a linguagem aspira a uma continuidade; mas tambm porque ela no queria morrer que decidiu um dia concretizar-se em signos visveis e indelveis. Ou melhor: um pouco na retaguarda da escrita, abrindo o espao onde ela pde se expandir e se fixar, alguma coisa teve que se produzir, da qual Homero nos delineia a figura ao mesmo tempo a mais originria e a mais simblica, e que constitui para ns como um dos grandes acontecimentos ontolgicos da linguagem: sua reflexo em espelho sobre a morte e a constituio a partir da de um espao virtual onde a palavra encontra o recurso infinito de sua prpria imagem e onde infinitamente ela pode se representar logo ali atrs de si mesma, tambm para alm dela mesma. A possibilidade de uma obra de linguagem encontra nessa duplicao sua dobra originria. Nesse sentido, a morte , sem dvida, o mais essencial dos acidentes da linguagem (seu limite e centro): no dia em que se falou para a morte e contra ela, para domin-la e det-la, alguma coisa nasceu, murmrio que se retoma, se conta e se reduplica ininterruptamente, conforme uma multiplicao e um espessamento fantsticos em que se aloja e se esconde nossa linguagem de hoje.
FOUCAULT, Michel. Esttica: literatura e pintura, msica e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2001. p. 48-49.

12- De acordo com as ideias do texto, correto inferir que: a) A reflexo sobre a morte retira as possibilidades de a linguagem galgar elevada representao simblica. b) A escrita provm da necessidade de livrar a linguagem de sua limitao e centralizao em torno da morte. c) A linguagem escrita motivada pela morte devido semelhana que as duas apresentam quando caracterizadas pelo imobilismo que provocam. d) O autor, de forma a estabelecer uma possvel linha de argumentao, testa hipteses no incio do texto que sero confirmadas ao final dele. e) Nossa linguagem de hoje denota ser exatamente a mesma que passou a ser representada quando se falou para a morte e contra ela.

Leia, atentamente, as proposies a seguir: 1. As esferas de dois conceitos so rigorosamente iguais. 2. A esfera de um conceito est dentro da esfera de um outro conceito. 3. Uma esfera de conceito totalizada por duas partes que se excluem. 4. Duas esferas de conceito contm, cada uma, uma parte da outra. 5. Duas esferas de conceito esto encerradas numa terceira sem a preencherem.
Proposies baseadas em SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representao. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001. p. 51-52.

13- Relacione a aplicao de conceitos advindos dos vocbulos sublinhados s proposies e marque a alternativa correta: a) Ao mencionar que o corao um importante msculo do corpo humano, a proposio 1 ativada. b) Quando se constata que a pacincia irm da maturidade, a proposio 2 ativada. c) Classificando-se homens e gorilas como primatas, a proposio 3 ativada. d) Quando se substitui a palavra passado por pretrito, a proposio 4 ativada. e) Definindo-se, de incio, o ltex e o algodo como matrias-primas, a proposio 5 ativada.

Leia, atentamente, o texto a seguir: Sociedade ps-moralista a designao de uma poca em que o sentido do dever edulcorado e debilitado, em que a noo de sacrifcio pessoal perdeu sua justificao social, em que a moral j no exige o devotamento a um fim superior, em que os direitos subjetivos preponderam acima dos mandamentos imperativos, em que as lies de moral so encobertas pelo fulgor de uma vida melhor, do irradiante sol das frias de vero, do banal passatempo das mdias. Na sociedade do ps-dever, o mal transformado em espetculo atraente, e o ideal subestimado. bem verdade que os vcios ainda inspiram censura; contudo o herosmo do bem perdeu vigor. Os valores que hoje admitimos so mais de cunho negativo (no faa isso) do que positivo (voc obrigado a fazer tal coisa). Por detrs de toda revitalizao tica, v-se o triunfo de uma moral indolor, ltima fase da cultura individualista democrtica, desvinculada, em sua lgica mais profunda, tanto das conotaes de moralidade como de imoralidade.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade ps-moralista: o crepsculo do dever e a tica indolor dos novos tempos democrticos. Barueri, SP: Manole, 2005.

14- A partir desse fragmento de texto escrito por Gilles Lipovetsky, associe o conceito de sociedade psmoralista aos vocbulos pertinentes a essa definio. a) Hedonismo e altrusmo. b) Servilidade e individualismo. c) Amoralidade e abstinncia. d) Idealismo e deleite. e) Egocentrismo e hedonismo.

Leia, atentamente, o texto a seguir: Ser ou no ser... Eis o problema. Ser mais nobre suportar as pedradas e as flechadas de uma fortuna cruel ou pegar em armas contra um mundo de sofrimentos e, resistindo, acabar com eles? Morrer, dormir, nada mais, e com o sono dizer que demos cabo da aflio no corao e das demais enfermidades naturais da carne: consumpo a ser desejada como graa. Morrer, dormir. Dormir? Sonhar, talvez, este o ponto: pois a ideia de quais sonhos podem sobrevir no sono da morte, quando nos livramos dos estorvos mortais, a reflexo que nos detm, a dvida que prolonga por to largo tempo a vida dos infelizes. Pois quem quereria suportar o chicote e as injrias do tempo, as injustias do tirano, as afrontas do orgulhoso, as torturas do amor no correspondido, as demoras da justia, as insolncias do poderoso, os pontaps que o mrito paciente recebe dos indignos, quando ele mesmo poderia alcanar a paz com a mera ajuda da ponta de um punhal? Quem quereria suar e praguejar sob o fardo de uma vida ingrata, no fosse pelo receio das terras incgnitas do alm, pas do qual ningum jamais voltou? Eis o que estorva a vontade e nos decide a suportar os males que sofremos, com medo de enfrentarmos outros que no conhecemos. Eis por que a conscincia faz de todos ns covardes. Eis por que as cores vivas da resoluo desmaiam no claro indefinido do pensamento e os projetos de grande alcance e momento perdem o rumo, voltando ao atoleiro da imaginao.
SHAKESPEARE, William. Hamlet: prncipe da Dinamarca. Rio de Janeiro: Newton Compton Brasil, 1996. p. 48.

15- Marque a alternativa correta de acordo com as ideias apresentadas no texto: a) A morte concebida como um sono que soluciona, em definitivo, as apreenses e os sofrimentos humanos. b) A metfora do sonho no texto objetiva sintetizar os desejos humanos de realizao e de sucesso. c) No texto, o suicdio desconsiderado, pois h uma condenao a respeito dele no campo moral. d) De acordo com o eu-dramtico, a motivao para sobreviver s intempries da existncia humana sobrevm do desconhecimento e do medo. e) A sequncia de indagaes realizadas no texto confirma o aspecto pouco revelador da fala do eu-dramtico.

Leia, atentamente, o texto a seguir: H dois tipos de circunstncia em que as emoes podem ocorrer. Primeiro, quando um organismo processa determinados objetos ou situaes por meio de um de seus mecanismos sensoriais por exemplo, quando se tem a viso de um rosto ou lugar conhecido. Segundo, quando a mente de um organismo evoca certos objetos e situaes e

os representa como imagens por exemplo, ao lembrar-se do rosto de um amigo e do fato de que ele morreu recentemente [...] As classes de estmulo que causam felicidade, medo ou tristeza tendem a intervir com razovel consistncia no mesmo indivduo e em indivduos que compartilham um mesmo meio social e cultural [...] Ao longo de toda evoluo, os organismos adquiriram os meios de reagir a certos estmulos em especial os que so potencialmente teis ou perigosos do ponto de vista da sobrevivncia , com o conjunto de reaes que hoje denominamos emoo [...] Estou admitindo uma variao considervel seja entre indivduos, seja entre culturas nos tipos de estmulo que podem induzir uma emoo, e estou chamando a ateno para o fato de, independentemente do grau de ajuste biolgico do mecanismo das emoes, o desenvolvimento e a cultura influenciarem de modo marcante o produto final.
DAMSIO, Antnio. O mistrio da conscincia: do corpo e das emoes ao conhecimento de si. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 80 -81.

16- De acordo com as ideias do texto, correto inferir que: a) Os estmulos que sugerem determinados tipos de emoo so os mesmos dentro de um indivduo ou entre indivduos que compartilham um mesmo meio social e cultural. b) As emoes resultam de momentos humanos de contemplao, dissociados de trabalho ou risco. c) A cultura e o ajustamento biolgico diante da evoluo dos comportamentos humanos influenciam os tipos de estmulo que podem induzir uma emoo. d) A felicidade, a tristeza ou o medo so determinados, de modo exclusivo, pelas representaes culturais. e) O desenvolvimento biolgico humano e a cultura rivalizam a construo de estmulos que conduzem as emoes.

Leia, atentamente, o texto a seguir: A economia da cultura de massas, longe de exigir o congelamento de experincias humanas livremente contingentes em formas comerciveis, promove conscientemente essas formas de intensidade transitria, visto que, no final, muito mais fcil controlar e estimular a demanda de experincias espontaneamente (que de espontneas, claro, nada tm) sentidas como fora da representao. Do rock ao turismo, da televiso educao, os imperativos publicitrios e a demanda de consumo j no tratam de bens, mas de experincias.
CONNOR, Steven. Cultura ps-moderna: introduo s teorias do contemporneo. So Paulo: Edies Loyola, 1993. p. 127.

17- De acordo com as ideias do texto, correto inferir que: a) A economia da cultura de massas fixa comportamentos humanos num padro para ser comercializado. b) O estmulo transitoriedade das vivncias humanas uma das estratgias utilizadas pela cultura de massas. c) A educao uma das formas de conscientizar o cidado e de desmascarar as estratgias da cultura de massas. d) As determinaes dos meios publicitrios incentivam a autonomia dos produtos diante das experincias humanas. e) O uso dos parnteses interrompe a sequncia sinttica do texto e compromete as ideias trabalhadas pelo autor.

Leia, atentamente, o texto a seguir: Sejamos docemente impiedosos: assim como no tem sentido consumir, como se feito hoje, um filme produzido h dez anos, tambm no tem sentido adquirir, como se feito hoje, um computador produzido h dez anos. Essa perecibilidade da mquina e dos seus produtos no mundo moderno ocidental foi agudamente observada por Jean Baudrillard em Sociedade de consumo. Diz ele que, nestas sociedades, os objetos existem para a morte. A abundncia (ou a quantidade), de onde no est excluda a busca da qualidade, aponta tambm para a renovao constante do velho, instituindo o mais novo. Lembra Baudrillard com ironia: geraes nasceram e morreram, usando o mesmo objeto; hoje, numa vida, vemos nascer e morrer vrios objetos semelhantes.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. p. 114.

18- Marque a alternativa correta de acordo com as ideias apresentadas no texto: a) Silviano Santiago, ao declarar que sejamos docemente impiedosos, incita uma crueldade moderada que reside em toda anlise precisa.

b) A constatao de que os objetos nas sociedades de consumo existem para a morte relaciona-se ao fato de os produtos serem fabricados sem resistncia, ou seja, a sua perecibilidade. c) Embora o novo seja o buscado pelo mercado, h, na verdade, a manuteno de hbitos de consumo. d) A imensa quantidade de objetos continuamente fornecida pelas sociedades de consumo impede a qualidade desses prprios produtos. e) Ao expressar o pensamento de Baudrillard, Silviano Santiago atesta a inevitabilidade das redes exploratrias do consumo, que dividem classes sociais.

Leia, atentamente, o texto a seguir: AMOR-PRPRIO Um mendigo dos arredores de Madri esmolava nobremente. Disse-lhe um transeunte: O senhor no tem vergonha de se dedicar a mister to infame, quando podia trabalhar? Senhor respondeu o pedinte estou lhe pedindo dinheiro e no conselhos. E, com toda a dignidade castelhana, virou-lhe as costas. Era um mendigo soberbo. Um nada lhe feria a vaidade. Pedia esmola por amor de si mesmo, e, por amor de si mesmo, no suportava reprimendas. Viajando pela ndia, topou um missionrio com um faquir carregado de cadeias, nu como um macaco, deitado sobre o ventre e deixando-se chicotear em resgate dos pecados de seus patrcios hindus, que lhe davam algumas moedas do pas. Que renncia de si prprio! dizia um dos espectadores. Renncia de mim prprio? retorquiu o faquir. Ficai sabendo que no me deixo aoitar neste mundo seno para vos retribuir no outro, quando fordes cavalo, e eu, cavaleiro. Tiveram, pois, plena razo os que disseram ser o amor de ns mesmos a base de todas as nossas aes na ndia, na Espanha como em toda a terra habitvel. Suprfluo provar aos homens que tm rosto. Suprfluo tambm seria demonstrar-lhes que possuem amorprprio. O amor-prprio o instrumento da nossa conservao. Assemelha-se ao instrumento da perpetuao da espcie. Necessitamo-lo. -nos caro. E cumpre ocult-lo.
VOLTAIRE. Dicionrio filosfico. So Paulo: Ediouro, 1994. p.XX

19- Marque a alternativa correta de acordo com as ideias apresentadas no texto: a) A retirada da vrgula em deixando-se chicotear em resgate de seus patrcios hindus, que lhe davam algumas moedas do pas preserva correta a estrutura gramatical e mantm a mesma relao semntica da construo com vrgula. b) A argumentao de Voltaire imita a estrutura da parbola. c) O filsofo Voltaire argumenta que, apesar das diferenas culturais ou sociais, existe um sentimento universal que sustenta todas as aes humanas e que permite reconciliar diferenas. d) Na ltima frase do texto, Voltaire sugere a ocultao do sentimento de amor-prprio a fim de preservar estanque um perigoso instinto do homem. e) Voltaire posiciona-se a favor do mendigo e do faquir na histria contada com o intuito de defender uma viso diferente da classe social e da cultura ocidental.

También podría gustarte