Está en la página 1de 1

RVORE DA VIDA

A ideia de ancestralidade comum a todos os seres vivos a base da Teoria da Evoluo

ANTES
A Teoria da Grande Cadeia dos Seres, proposta por Aristteles (384 a.C. - 322 a.C.), defendia que a evoluo era responsvel por aperfeioar as espcies e o homem era o ponto mais elevado dessa cadeia ideia que ainda hoje tem espao no senso comum.

DARWIN
Para expressar melhor suas ideias sobre o processo de descendncia e ligao entre os seres, ele escreveu I think (Eu penso) e desenhou um diagrama ( direita). Nele, as formas mais antigas de vida ficavam na base, enquanto as espcies se ramificavam de um tronco central.

DEPOIS
A diviso dos seres vivos em cinco reinos a mais comum nas escolas foi criada por Robert Whittaker (1920-1980). Dela surgiu a rvore filogentica (abaixo). Com o avano da Gentica, surgiram novas classificaes, em at 18 reinos, mas no h consenso sobre isso.

ERAS GEOLGICAS *
hoje

Com o predomnio de clima mais ameno, aves, plantas superiores, insetos e mamferos se espalham pelos continentes. Comea o processo de evoluo do homem.

ERA CENOZOICA

perissodctilos

carnvoros macacos

REPRODUO

artiodctilos

primatas

roedores 65 milhes de anos proboscdeos

Os tucanos se dividem em vrias espcies, assim como a maioria dos seres vivos representados nos ramos da rvore.

ERA MESOZOICA

Animais e plantas superiores, com flores, se diversificam. Comeam a surgir os primeiros mamferos e aves. Nessa poca, os dinossauros desaparecem.

edentados cetceos placentrios marsupiais monotremados mamferos rpteis anfbios


ILUSTRAO NELSON PROVAZI

(extinto) aves

(extintos) eucotiledneas monocotiledneas

245 milhes de anos

tetrpodes

insetos miripodos crustceos

quelicerados ostectes

condrectes

ERA PALEOZOICA

O nvel de oxignio se aproxima do atual, o que favorece a diversificao de peixes, plantas e algas e o desenvolvimento da maioria dos filos animais.

aneldeos artrpodes vertebrados

equinodermos moluscos

REINO FUNGI Constitudo por seres com material gentico delimitado por uma membrana. Os principais so bolores e cogumelos.

plantas com or REINO PLANTAE Composto de elementos pluricelulares que apresentam material gentico delimitado e organizado. representado por todas as plantas.

platelmintos

cnidrios plantas com semente esponjas animais plantas

REINO ANIMALIA Apresenta seres pluricelulares, cujas clulas formam tecidos. representado por todos os animais. 543 milhes de anos

fungos

algas

ERA PROTEROZOICA

A vida na Terra tem origem. Surgem os primeiros seres unicelulares. Essas formas de vida ancestral se desenvolvem e evoluem, dando origem a novos reinos e filos.
4,5 bilhes de anos

REINO MONERA Formado por organismos simples que no tm material gentico delimitado por uma membrana. Representado pelas eubactrias e arqueobactrias.

arqueobactrias protozorio eubactrias

REINO PROTISTA Tem como principais elementos algas e amebas. Suas clulas tm formas variadas em todas, a informao gentica est num ncleo.

* Datao em A.P . (antes do presente), em valores aproximados e sem escala


FONTES JOS MANOEL MARTINS, PROFESSOR DE BIOLOGIA DO COLGIO OSWALD DE ANDRADE, E VIDA: A CINCIA DA BIOLOGIA (VOL. 3), DE WILLIAM K. PURVES E OUTROS

Origem da vida

También podría gustarte