Está en la página 1de 20

Manual de Instrues Condicionador de Ar Porttil

CARO

USURIO, PARABNS PELA SUA ESCOLHA

Voc adquiriu um produto projetado para o seu conforto, com a qualidade e garantia Elgin. A partir de agora, voc contar com todo o respaldo, confiana e credibilidade de uma empresa brasileira que est, h mais de 50 anos, atuando em diversos segmentos do mercado.

ANTES

DE UTILIZAR O PRODUTO

Este Manual de Instrues contm muitas informaes teis sobre o seu ELGIN MOBILE. Recomendamos que voc dedique um tempo leitura de todas essas informaes pois elas o ajudaro a tirar o mximo proveito das caractersticas tcnicas do produto. Leia com ateno todas as instrues deste manual.

NDICE
1. CONDICIONADOR DE AR, PEAS E ACESSRIOS.....................................................3 2. PRECAUES E SEGURANA................................................................................3 3. INFORMAES SOBRE IMPACTO AMBIENTAL..........................................................4 4. DESCRIO DO PRODUTO....................................................................................5 5. INSTALAO........................................................................................................6 6. PAINEL DE CONTROLE / INDICATIVO......................................................................7 7. DESCRIO E OPERAO DO CONTROLE REMOTO.................................................8 8. MODOS REFRIGERAO, DESUMIDIFICAO E AQUECIMENTO REFRIGERAO..............................................................................................9 AQUECIMENTO.............................................................................................10 DESUMIDIFICAO........................................................................................11 9. FUNO TIMER (TEMPORIZADOR).......................................................................12 10. FUNO SLEEP (DORMIR)...................................................................................12 11. EVENTUAIS PROBLEMAS E PONTOS DE VERIFICAO...........................................13 12. AUTO-DIAGNSTICO...........................................................................................14 13. MANUTENO E LIMPEZA...................................................................................15 14. DICAS DE OPERAO.........................................................................................16 15. CUIDADOS NO MANUSEIO...................................................................................17 16. TABELA DE CARACTERSTICAS TCNICAS.............................................................18 17. CERTIFICADO DE GARANTIA................................................................................19

1. CONDICIONADOR

DE AR, PEAS E ACESSRIOS

PEAS E ACESSRIOS INCLUDOS NA EMBALAGEM (As quantidades esto indicadas entre parnteses)
Manual de instrues (1) Folheto de postos autorizados (1) Controle remoto (1) Pilhas para o controle remoto (2) Adaptador para janelas (1) Conector do condicionador de ar ao duto de exausto (1) Grade de sada de ar ajustvel (1)

Duto de exausto (1)

Conector do adaptador para janelas ao duto de exausto (1)

Mangueira de drenagem de gua (1)

Plugue de vedao da drenagem de gua (2)

2. PRECAUES
Cuide bem do seu condicionador de ar. A operao ou instalao inadequada, poder causar danos ou acidentes ao aparelho ou a terceiros. O condicionador de ar porttil equipado com rodzios que permitem fcil movimentao em um mesmo piso ou andar. Caso seja necessrio carreg-lo para outro piso ou andar, no faa isto sozinho. Pea sempre a ajuda de uma segunda pessoa. Ao realizar qualquer tipo de manuteno ou limpeza, retire o plugue da tomada. A gua que escoa pelo dreno no serve para o consumo. Ao receber o aparelho, certifique-se de que ele esteja em perfeitas condies. Verifique se a tenso da rede eltrica a especificada no seu aparelho.

E SEGURANA

Lave periodicamente o filtro de ar, mas nunca ligue o aparelho sem que o filtro esteja colocado. Sem ele, a poeira poder afetar o desempenho e a eficincia do condicionador de ar. Para ter direito garantia, no danifique a etiqueta de identificao do aparelho e mantenha guardada a nota fiscal de compra e o certificado de garantia, localizado no final desde manual. Se voc pretende deixar seu aparelho sem uso por um perodo longo, remova os dois plugues de vedao da drenagem de gua e retire a gua acumulada no seu interior. A seguir, ligue-o no modo refrigerao com a temperatura ajustada para 30C por 2 3 horas, para secar os componentes internos e em seguida retire o plugue da tomada. Aps o aparelho ter sido desligado, aguarde 5 minutos para relig-lo.

CUIDADO!
A tomada de energia eltrica a ser utilizada deve estar em conformidade com o novo padro brasileiro (NBR 14136), e a rede eltrica deve ter sido dimensionada e instalada por um profissional habilitado, conforme a NBR 5410. O condicionador de ar deve ser aterrado adequadamente. O fio terra nunca deve ser conectado a dutos de gs, eletricidade, de gua ou de telefone. Se o aterramento no for realizado adequadamente, podero ocorrer choques eltricos. Se o condicionador de ar estiver em operao juntamente com um equipamento de combusto, o ar do ambiente dever ser renovado continuamente. A renovao de ar insuficiente poder provocar acidentes por falta de oxignio. O condicionador de ar porttil deve sempre ser transportado na posio vertical (posio de uso). Entretanto, caso ele venha a ser posicionando acidentalmente na posio horizontal, mantenha-o por 24 horas na posio vertical antes de lig-lo. Se o cabo de alimentao estiver danificado, solicite imediatamente a um dos postos autorizados Elgin que faa a sua substituio, a fim de evitar riscos. No instale o equipamento em locais onde o fluxo de ar alcance diretamente plantas ou animais pois poder causar-lhes danos.

PERIGO!
Em caso de mau funcionamento do produto ou alguma outra anormalidade desligue-o, retire o plugue da tomada e consulte um Posto Autorizado Elgin. No tente consert-lo voc mesmo. Usar o equipamento nestas condies poder provocar acidentes. No utilize produtos inflamveis perto do equipamento e muito menos sobre ele, pois poder provocar fogo. No instale o equipamento onde haja risco de vazamento de gs. Se o gs entrar em contato com o equipamento, poder provocar incndio. No utilize extenses nem benjamins onde estejam conectados outros equipamentos eltricos evitando assim choques, superaquecimentos dos fios ou incndio.

3. INFORMAES
EMBALAGEM

SOBRE IMPACTO AMBIENTAL


PRODUTO Este produto composto por materiais reciclveis e/ou reutilizveis. O descarte inapropriado destes materiais causar danos ao meio ambiente; portanto imprescindvel ao descart-los que procure empresas especializadas em desmont-los de acordo com a legislao vigente.

A embalagem deste produto composta de materiais reciclveis, tais como papelo, E.P.S. (Poliestireno expandido) e sacos plsticos. Ao descart-los encaminhe para a coleta seletiva, afim de que sejam reaproveitados.

4. DESCRIO
Conector do adaptador para janelas ao duto de exausto de ar Duto de exausto de ar Painel indicativo Painel de controle
AUTO TEMP HI TIMER FUNC

DO PRODUTO

Ala (nas duas laterais) Grade de sada de ar ajustvel Sada superior para drenagem da gua condensada

MID

SLEEP

LOW POWER

Sada de ar frio

Controle remoto

Conector do condicionador de ar ao duto de exausto de ar

Sada de ar quente

Entrada do ar a ser refrigerado Filtro do ar a ser refrigerado

Entrada do ar a ser aquecido Filtro do ar a ser aquecido Sada inferior para drenagem da gua condensada

5. INSTALAO
RETIRANDO O DUTO DE EXAUSTO DE AR DE DENTRO DA UNIDADE Retire o conector do duto de exausto de ar, puxando-o para cima. Retire o duto de exausto armazenado dentro da unidade.
m

Nunca obstrua as entradas de ar.

500m ou m m ais

INSTALANDO O ADAPTADOR PARA JANELAS O duto de exausto de ar pode ser instalado em uma janela. O duto de exausto de ar necessrio nos modos refrigerao e aquecimento. INSTALANDO E DESINSTALANDO EXAUSTO DE AR
O DUTO DE

Para instalao do adaptador para janelas ajustvel, siga as instrues das figuras abaixo.

O duto de exausto de ar sanfonado. Estenda-o conforme a necessidade. Gire o duto de exausto de ar no sentido da seta 1 para remov-lo da unidade. Gire o duto de exausto de ar no sentido da seta 2 para conect-lo unidade.
Adaptador ajustvel para janela min: 55cm mx: 100cm
m

40 0m

500m ou m m ais

INSTALANDO A UNIDADE Utilize a unidade sempre em superfcies planas, niveladas horizontalmente. Conecte o cabo de alimentao a uma tomada. Para que se obtenha um melhor desempenho do produto, respeite as distncias mnimas indicadas no desenho a seguir. A unidade equipada com protetor trmico. Isso protege o aparelho contra superaquecimento em condies ambientais extremas.

Adaptador ajustvel para janela min: 55cm mx: 100cm

500m ou m m ais

Ajuste o comprimento do adaptador para janelas de acordo com a largura ou altura dependendo do tipo da sua janela.

40

Quando for necessria a utilizao do duto de exausto, instale-o antes de iniciar a operao.

40 0m m

0m

INSTALANDO A UNIDADE NO AMBIENTE EXTERNO Em situaes em que se requer um nvel de rudo bastante baixo (por exemplo, durante o sono), a unidade pode ser instalada no ambiente externo, de maneira que o duto de exausto direcione o fluxo de ar para o ambiente interno. Nesta situao, as seguintes notas e cuidados devem ser levados em conta: O ar direcionado para o ambiente interno ser trazido do ambiente externo. Portanto, odores, fumaa e outras substncias que no podem ser retidos pelo filtro de ar sero enviados para o ambiente interno. A unidade dever ser posicionada de maneira a evitar a incidncia direta de sol e chuva.

Posicione a unidade de maneira que esta fique visvel do ambiente interno atravs de um vidro transparente, a fim de que ajustes possam ser feitos atravs do controle remoto. A capacidade de resfriamento ou aquecimento do produto pode ser reduzida de acordo com as condies do ar do ambiente externo (muito quente ou muito frio). Limpe os filtros de ar com maior frequncia. Apesar de possuir proteo contra respingos de gua, o aparelho no deve ser utilizado em reas midas, como por exemplo, piscinas ou reas afins. A cor da unidade pode ser alterada ligeiramente com o passar do tempo devido radiao solar.

6. PAINEL
(3) (4)

DE CONTROLE
(8) (3)

INDICATIVO

TEMP+

TEMP-

COOLING

DEHUMITY

HEATING

SLEEP

FUNC
HI MID LOW AUTO

SLEEP

TIMER

SPEED

POWER

(2) 1. Boto POWER (Lig./Desl.): interrompe a operao.

(6) Inicia ou

(5)

(9)

(1)

(7)

5. Boto SPEED: Seleciona a velocidade do ventilador. 6. Boto TIMER (Temporizador): Seleciona a funo TIMER. 7. Boto SLEEP (Dormir): Seleciona o modo de operao SLEEP. 8. Indicador do modo de operao: Indica o modo de operao selecionado. 9. Indicador SPEED: Indica a velocidade do ventilador selecionada.

2. Boto FUNC (Funo): Altera o modo de operao. 3. Boto TEMP + / TEMP -: Ajusta a temperatura desejada (ou o tempo para ligar/desligar). 4. Indicador do painel: Indica a temperatura de operao, tempo programado da funo TIMER e o modo de operao DESUMIDIFICAO (dH).

7. DESCRIO

E OPERAO DO CONTROLE REMOTO


TECLAS DE SELEO DA TEMPERATURA Ajusta a temperatura desejada

TECLA AUTO (AUTOMTICA) Ajusta a velocidade do ventilador automaticamente TECLA HI (ALTA) Ajusta a velocidade do ventilador em alta TECLA MID (MDIA) Ajusta a velocidade do ventilador em mdia TECLA LOW (BAIXA) Ajusta a velocidade do ventilador em baixa
AUTO TEMP HI TIMER FUNC

TECLA FUNC (FUNO) Esta tecla altera o modo de operao TECLA TIMER (TEMPORIZADOR) Seleciona a funo TIMER TECLA SLEEP (DORMIR) Seleciona a funo SLEEP (Dormir) TECLA POWER (LIG. / DESL.) Esta tecla inicia ou interrompe a operao
POWER

MID

SLEEP

LOW

Obs: O controle remoto utiliza duas pilhas do tipo AAA 1,5V. Ao substitu-las, siga as seguintes recomendaes: Utilize sempre pilhas novas, ambas do mesmo modelo e fabricante. Substituir sempre as duas pilhas ao mesmo tempo. Verifique a polaridade antes de introduzi-las no controle remoto.

8. MODOS

REFRIGERAO, DESUMIDIFICAO E AQUECIMENTO


adaptador para janelas junto do duto de exausto de ar, para que o ar quente possa ser direcionado para fora do ambiente.

REFRIGERAO Este aparelho possui uma funo de autoevaporao da gua de condensao, de modo que normalmente no necessrio esvaziar o reservatrio de gua em modo de refrigerao. Ou seja, a mangueira de drenagem no precisa ser instalada. Certifique-se de que as sadas de gua condensada esto fechadas com os plugues de vedao durante a operao. Entretanto, no caso de alta umidade do ar, se a unidade opera em modo de refrigerao por um longo perodo, o reservatrio de gua pode encher. Nesse caso aparecer a mensagem E4 no display do painel. Esvazie o reservatrio de gua atravs da sada inferior de gua condensada. Aps esvaziar o reservatrio recomendado continuar drenando a gua condensada continuamente, conectando o tubo de drenagem na sada superior de gua condensada. USO INTERNO: A unidade deve ser instalada no ambiente a ser resfriado. Conecte o duto de exausto de ar na sada de ar quente do aparelho, e a grade de sada de ar ajustvel na sada de ar frio.

USO EXTERNO: A unidade deve ser instalada fora do ambiente a ser resfriado. Conecte o duto de exausto de ar na sada de ar frio do aparelho, e a grade da sada de ar ajustvel na sada de ar quente.

TEMP+

TEMP-

COOLING

DEHUMITY

HEATING

SLEEP

FUNC
HI MID LOW AUTO

SLEEP

TIMER

SPEED

POWER

Conecte o conector do adaptador para janelas na extremidade do duto de exausto de ar.

TEMP+

TEMP-

COOLING

DEHUMITY

HEATING

SLEEP

FUNC
HI MID LOW AUTO

SLEEP

TIMER

SPEED

POWER

Conecte o conector do adaptador para janelas na extremidade do duto de exausto de ar.

Instale o adaptador para janelas em alguma janela, e conecte nele o conector do adaptador para janelas junto do duto de exausto de ar, para que o ar frio possa ser direcionado para dentro do ambiente a ser resfriado.

Instale o adaptador para janelas em alguma janela, e conecte nele o conector do

NOTA: O aparelho deve ser colocado na sombra, se possvel em lugar fresco, a fim de aumentar a eficincia e evitar superaquecimento. Com uma temperatura ambiente superior a 32 graus, a unidade poder interromper seu funcionamento. Se isso ocorrer com frequncia, recomendado que o aparelho seja instalado no ambiente interno. Todos os passos a seguir podem ser executados a partir dos botes do painel de comando ou das teclas do controle remoto. 1. Aps a instalao pressione o boto/tecla POWER (lig./desl.) 2. Pressione o boto/tecla FUNC at o modo de operao COOLING (refrigerao) ser indicado no painel do aparelho. 3. Pressione os botes TEMP +/- ou as teclas ou para selecionar a temperatura desejada entre 17 e 30C. 4. Pressione o boto SPEED do painel at selecionar a velocidade desejada do ventilador ou pressione as teclas HIGH (Alta), MID (Mdia), LOW (Baixa) ou AUTO (Automtica) do controle remoto para seleo instantnea de velocidade. AQUECIMENTO Quando o modo de AQUECIMENTO selecionado, para aumentar o efeito de aquecimento necessrio que seja retirado o plugue de vedao da drenagem de gua de sada superior de gua condensada e conectada a mangueira de drenagem de gua, permitindo que a gua escoe atravs da mangueira de drenagem. A funo AQUECIMENTO no deve ser selecionada quando a temperatura ambiente superior a 25C ou inferior a 7C. Para que a unidade possa ser operada na funo AQUECIMENTO quando a temperatura externa for inferior a 7C, necessrio garantir que a unidade seja instalada no ambiente interno. USO INTERNO: A unidade deve ser instalada no ambiente a ser aquecido. Conecte o duto de exausto de ar na sada de

ar frio do aparelho, e a grade de sada de ar ajustvel na sada de ar quente.

TEMP+

TEMP-

COOLING

DEHUMITY

HEATING

SLEEP

FUNC
HI MID LOW AUTO

SLEEP

TIMER

SPEED

POWER

Conecte o conector do adaptador para janelas na extremidade do duto de exausto de ar.

Instale o adaptador para janelas em alguma janela, e conecte nele o conector do adaptador para janelas junto do duto de exausto de ar, para que o ar frio possa ser direcionado para fora do ambiente.

USO EXTERNO: A unidade deve ser instalada fora do ambiente a ser aquecido. Conecte o duto de exausto de ar na sada de ar quente do aparelho, e a grade da sada de ar ajustvel na sada de ar frio.

TEMP+

TEMP-

COOLING

DEHUMITY

HEATING

SLEEP

FUNC
HI MID LOW AUTO

SLEEP

TIMER

SPEED

POWER

10

Conecte o conector do adaptador para janelas na extremidade do duto de exausto de ar.

ou para selecionar a temperatura desejada entre 15 e 25C. 4. A velocidade do ventilador no modo AQUECIMENTO no pode ser ajustada. DESUMIDIFICAO Quando o aparelho operado no modo desumidificao a umidade extrada do ar armazenada no reservatrio interno. Neste caso necessrio que a mangueira de drenagem esteja conectada sada de gua condensada numero 1 (superior), indicada na figura abaixo.

Instale o adaptador para janelas em alguma janela, e conecte nele o conector do adaptador para janelas junto do duto de exausto de ar, para que o ar quente possa ser direcionado para dentro do ambiente a ser aquecido.

SOMENTE USO INTERNO O aparelho deve ser instalado no ambiente a ser desumidificado. Todos os passos a seguir podem ser executados a partir dos botes do painel de comando ou das teclas do controle remoto. 1. Aps a instalao pressione o boto/tecla POWER (lig./desl.). 2. Pressione o boto/tecla FUNC at o modo de operao HEATING (aquecimento) ser indicado no painel do aparelho. 3. Pressione os botes TEMP +/- ou as teclas O duto de exausto de ar no deve ser utilizado. 1. Aps a instalao pressione o boto/tecla POWER (lig./desl.) 2. Pressione o boto/tecla FUNC at o modo de operao DEHUMIDITY (Desumidificao) ser indicado no painel do aparelho. 3. A velocidade do ventilador ajustada automaticamente em LOW (Baixa).

11

9. FUNO

TIMER (TEMPORIZADOR)
COMO PROGRAMAR O TEMPO PARA LIGAR 1. Ligue o aparelho, selecione o modo de operao e velocidade de ventilao desejada e desligue o aparelho. 2. Agora com o aparelho desligado, pressione a tecla/boto TIMER para acionar a funo de ligamento temporizado. 3. Pressione a tecla/boto TIMER continuamente para ajustar o tempo desejado para ligar o aparelho. O timer pode ser ajustado na faixa de 1 at 24 horas, que ocorrer na seguinte sequncia.
1H 2H ...24H CANCELA (SEM INDICAO) 1H 2H ...

Esta funo desliga ou religa o aparelho automaticamente no tempo programado. COMO PROGRAMAR O TEMPO PARA DESLIGAR 1. Com o aparelho ligado, pressione a tecla/ boto TIMER para acionar a funo de desligamento temporizado. 2. Pressione a tecla/boto TIMER continuamente para ajustar o tempo desejado para desligar o aparelho. O timer pode ser ajustado na faixa de 1 at 24 horas, que ocorrer na seguinte sequncia.
1H 2H ...24H CANCELA (SEM INDICAO) 1H 2H ...

3. Quatro segundos aps o tempo ter sido ajustado, os dgitos mostrados no display voltaro a exibir a temperatura ajustada (ou DF).

4. Quatro segundos aps o tempo ter sido ajustado, os dgitos mostrados no display passaro a exibir a temperatura ajustada para o ultimo modo de operao selecionado. Pressione TEMP +/- para alter-la.

10. FUNO

SLEEP (DORMIR)
1. Para ligar esta funo, pressione o boto SLEEP do painel ou a tecla SLEEP do controle remoto. 2. Para cancelar a funo, pressione este boto ou tecla novamente.

Recomenda-se o uso desta funo durante a noite, ao dormir. Acionando-se a funo SLEEP, a temperatura levemente ajustada automaticamente com o passar das horas para compensar o esfriamento normal que ocorre durante a madrugada.

12

11. EVENTUAIS
PROBLEMAS
O condicionador de ar no liga. O sistema no inicia imediatamente uma nova operao

PROBLEMAS E PONTOS DE VERIFICAO


CAUSAS OU PONTOS DE VERIFICAO
Verifique se o aparelho est ligado na tomada. Verifique se no h falta de eletricidade ou se h algum fusvel queimado ou disjuntor desligado na instalao eltrica. Se o sistema for desligado e religado em seguida, o compressor s voltar a funcionar trs minutos aps o religamento. Os odores do ambiente (cigarros, mofo, etc.) circulam durante o funcionamento. Renove o ar do ambiente. Caso a emisso de odores continue, contate um Posto Autorizado Elgin para executar manuteno preventiva (limpeza) no aparelho. Alguns rudos so normais pois, quando a refrigerao interrompida, um rudo de assobio ou de gorjeio pode ser ouvido. Este rudo gerado enquanto o refrigerante est circulando no interior do condicionador de ar. Na operao de inicio ou de parada, um rudo de estalido poder ser ouvido. Este rudo gerado pela carcaa expandindo ou encolhendo devido s mudanas de temperatura. Carga trmica mal dimensionada. Verificar-se o aparelho no precisa ser substitudo por outro de maior capacidade. O modo REFRIGERAO no funcionar eficientemente quando o filtro de ar estiver obstrudo por poeira ou sujeira. provvel que a temperatura ambiente no tenha atingido ainda o nvel de refrigerao desejado. Verifique se a velocidade do ventilador no est ajustada em BAIXA, coloque-a em ALTA. Certifique-se de que a entrada ou a sada de ar da unidade no estejam bloqueadas. Isto pode ocorrer porque h luz direta do sol ou alguma outra fonte de luz forte incidindo sobre o receptor de comandos do condicionador de ar. Neste caso, apague a luz ou diminua a intensidade. Se a unidade funcionar por um longo perodo com umidade alta, poder surgir umidade na grade de sada, que cair em forma de gotas. Se a unidade funcionar em ajuste de temperatura abaixo de 21C por um longo perodo, poder haver condensao de gua nas partes da unidade ocasionando eventuais respingos no ambiente. Este fenmeno ocorre algumas vezes quando a temperatura e a umidade esto muito altas mas desaparece com a diminuio da temperatura e da umidade.

H emisso de odores

H emisso de rudos

A refrigerao insuficiente

O sinal do controle remoto no recebido, mesmo depois de verificar se as pilhas no esto gastas.

Formao de gotculas de gua na grade de sada de ar.

Sai nvoa durante a operao resfriamento.

13

12. AUTO-DIAGNSTICO
TABELA DE AUTO-DIAGNSTICO
INFORMAO DO PAINEL INDICADOR POSSVEIS CAUSAS A temperatura ambiente esta fora da fixa de operao do produto. E1 A temperatura ambiente esta dentro da faixa de operao do produto. SOLUES Observe as faixas de temperatura indicadas no manual para cada modo de operao. Desligue a unidade e ligue novamente depois de aproximadamente 30 minutos. Se o problema persistir, pode haver falha no sensor de temperatura ambiente. Desligue a unidade e ligue novamente depois de aproximadamente 30 minutos. Se o problema persistir, entre em contato com um Posto Autorizado Elgin. Desligue a unidade e ligue novamente depois de aproximadamente 30 minutos. Se o problema persistir, entre em contato com um Posto Autorizado Elgin. Para poder reiniciar a operao, remova os plugues de vedao da drenagem da gua das 2 sadas de gua condensada para permitir que a gua escoe para fora do aparelho. Use uma vasilha, balde, etc para o recolhimento da gua. Aps a gua ter sido drenada por completo, tampe as sadas e opere o aparelho normalmente. Essa operao normal, o aparelho voltar a funcionar normalmente em aproximadamente 15min.

E2

Falha do sensor de temperatura do trocador de calor.

E3

Falha do sistema eletrnico , ou vazamento de fludo refrigerante.

E4

Reservatrio de gua cheio.

DF

Degelo.

Nota: Se depois destas verificaes o problema permanecer, desligue o aparelho e retire o plugue da tomada. Solicite os servios da Rede Autorizada Elgin.

14

13. MANUTENO
Antes de executar qualquer procedimento de manuteno ou limpeza, desligue o aparelho e retire o plugue da tomada. LIMPEZA DO EQUIPAMENTO Nunca use substncias volteis (solventes, lcool, etc.), pois podem danificar as superfcies do condicionador de ar. Reinstale o filtro.

E LIMPEZA

Se os filtros estiverem danificados, adquira filtros de reposio consultando o Posto Autorizado Elgin. CASO O APARELHO NO SEJA UTILIZADO POR LONGO PERODO No lave com gua. Limpe com um pano macio e seco. Remova os dois plugues de vedao da drenagem de gua e retire a gua acumulada no interior do aparelho. Deixe o condicionador de ar em funcionamento de 2 3 horas com os seguintes ajustes: Tipo operao: REFRIGERAO. Ajuste de temperatura: 30C Isto secar o mecanismo interno. Retire as pilhas do controle remoto.

LIMPEZA DOS FILTROS DE AR Recomenda-se efetuar a limpeza uma vez a cada duas semanas. Remova os filtros de ar segurando a aba de reteno de poeira e puxando-a levemente no sentido das setas indicadas abaixo.

Remova o plugue da tomada. NA REUTILIZAO DO APARELHO Limpe os filtros, instale-os novamente e ligue o condicionador de ar. Certifique-se de que nada obstrua as sadas e as entradas de ar.

Para remover a poeira que aderiu aos filtros, use um aspirador de p ou lave-os com gua e deixe secar sombra.

15

14. DICAS

DE OPERAO
Certifique-se de que as portas e janelas estejam bem fechadas. Evite abrir portas e janelas com muita frequncia para manter o ar frio/quente dentro do ambiente.

No desperdice energia eltrica. Se os filtros de ar estiverem bloqueados por poeira, a capacidade de resfriamento diminuir e a eletricidade usada para opera o condicionador de ar ser desperdiada.

No resfrie ou aquea demasiadamente o ambiente. Isto no bom para a sade e pode tornar-se um desperdcio de energia eltrica. Se o aparelho for operado por longo perodo abaixo da temperatura de conforto (23C), poder ocorrer condensao de gua nas partes externas do aparelho, ocasionando gotejamento no ambiente. Mantenha fechadas as persianas ou cortinas. No deixe que a luz direta do sol penetre no ambiente quando o condicionador de ar estiver no modo refrigerao.

Limpe regularmente o filtro de ar. Filtros bloqueados por poeira reduzem o fluxo de ar e diminuem os efeitos de resfriamento, aquecimento (nos modelos quente/frio) e desumidificao. Limpe-os pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Verifique ocasionalmente o ambiente. J que as janelas devem ser mantidas fechadas, uma boa idia abri-las e ventilar o ambiente de vez em quando. Mantenha ambiente. uma temperatura uniforme no

Ajuste a direo vertical do fluxo de ar, distribuindo o ar para todo o ambiente.

16

15. CUIDADOS
Cuide do seu bem estar. Evite se expor diretamente a fluxos contnuos de ar por longos perodos. Isto no recomendado por razes de sade.

NO MANUSEIO

No bloqueie a entrada de ar e as aberturas de sada. Isto diminui o desempenho e causa operao irregular. No introduza nenhum objeto nessas aberturas pois perigoso tocar nos componentes eltricos e no ventilador.

No use dispositivos de aquecimento nas proximidades. As partes plsticas do condicionador de ar podem ser afetadas se expostas a calor excessivo.

Use o condicionador de ar somente para refrigerar ou aquecer o ambiente. No use o condicionador de ar para outros propsitos tais como secar roupas, alimentos, animais ou cultivar vegetais.

17

16. TABELA

DE CARACTERSTICAS TCNICAS
MAF-9000-1 Btu/h W Aquecimento Btu/h W 9000 2637 9000 2637 127 9,5 7,7 1100 950 R-410A 340 360 51 630 x 300 x 480 25 MAF-9000-2 9000 2637 9000 2637 220 4,8 3,8 1100 950 R-410A 340 360 51 630 x 300 x 480 25

MODELO Refrigerao Capacidade

Tenso Refrigerao Corrente nominal Aquecimento Refrigerao Potncia nominal Tipo de refrigerante Massa de refrigerante Vazo de ar Nvel de rudo mximo Dimenses do produto (A x L x P) Massa lquida Aquecimento

V A A W W TIPO g m/h dBA mm kg

FAIXA DE TEMPERATURA DE TRABALHO LOCAL DE INSTALAO DA UNIDADE FUNO AMBIENTE INTERNO Refrigerao Aquecimento Desumidificao 17 a 32C 7 a 25C 17 a 32C AMBIENTE EXTERNO 17 a 32C 7 a 25C
NO PERMITIDO

18

17. CERTIFICADO

DE GARANTIA

CONDICIONADOR DE AR PORTTIL A ELGIN S.A., atravs deste Certificado, oferece ao usurio deste Condicionador de Ar Porttil, 12 meses de garantia contra defeitos de fabricao, contados a partir da data de entrega do produto ao Sr. Consumidor, conforme expresso na Nota Fiscal de Compra do primeiro proprietrio, sendo: - Garantia Legal de 3 (trs) meses; - Garantia complementar de 9 (trs) meses, concedida pela Elgin S.A.. Esta garantia compreende mo-de-obra, reparos e substituio de peas, desde que sejam constatados defeitos de fabricao pela rede autorizada Elgin. Ao necessitar de assistncia tcnica, o Sr. Consumidor dever transportar o produto (porttil) at o posto autorizado mais prximo, por sua conta e risco, para realizao do servio necessrio, apresentando obrigatoriamente a Nota Fiscal de Compra. IMPORTANTE: A validade desta garantia est condicionada ao uso do equipamento em condies normais de uso (exclusivamente domstico), de acordo com as informaes contidas no "Manual de Instrues" deste produto e tem validade para produtos vendidos no territrio brasileiro. Fica ainda convencionado que esta garantia (legal/Complementar) perder totalmente a validade se ocorrer uma das hipteses abaixo: a) Se o produto for ligado em tenso eltrica diferente da especificada no produto; b) Descumprimento das instrues constantes no manual do produto tanto quanto ao uso como instalao; c) Se o produto for examinado/reparado por pessoa no autorizada pelo fabricante ou ainda ter sofrido modificaes em seus aspectos originais; d) Se tiverem sido utilizadas peas de reposio no originais. ITENS NO COBERTOS PELA GARANTIA: a) Despesas com instalao ou limpeza do produto; b) Componentes danificados por queda ou decorrentes de agentes da natureza como relmpago, por exemplo; c) Deslocamento para atendimentos domiciliares, uma vez que o produto porttil. O posto autorizado poder cobrar taxa de locomao, devidamente acordada com o consumidor. ITEM EXCLUIDO DA GARANTIA COMPLEMENTAR: - Os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural ou descumprimento das instrues do manual do produto, tais como peas plsticas, lmpadas, pintura, filtros, botes de comando, assim como a mo-de-obra utilizada nessas ocorrncias, que gozam da garantia legal de 90 (noventa) dias. Devido constante evoluo tecnolgica, a Elgin S.A. reserva-se o direito de alterar o design e as especificaes deste produto sem prvio aviso.
CASO VOC VENHA PRECISAR DOS SERVIOS DE INSTALAO E ASSISTNCIA TCNICA, POR FAVOR, RECORRA REDE AUTORIZADA OU CONSUL TE-NOS PELO TELEFONE:

19

4217.00
Rev. 01 - (04/11)

También podría gustarte