Está en la página 1de 22

I n st it uto de C in ci as Humana s C ur so d e P s ico lo g i a - Lim e ira

UNIVERSIDADE PAULISTA

Erika Figueira

RELATRIO FINAL DE ESTGIO


rea: Psicologia Clnica Psicoterapia Breve de Adultos

Trabalho referente a estgio supervisionado, desenvolvido na Clnica de Psicologia Aplicada da Universidade Paulista, Limeira, durante o ano de 2006, sob superviso e orientao da Prof. Dr. MARIA DA PIEDADE ROMEIRO DE ARAUJO MELO.

Limeira So Paulo 2007

RELATRIO FINAL DE ESTGIO


rea: Psicologia Clnica Psicoterapia Breve de Adultos

Autora: Erika Figueira Rua Santa Cruz, 257 Apto. 3 Centro - Limeira SP CEP 13480-040 (19) 3495-9776 (residencial) (19) 8146-4977 (celular) (19) 3038-2979 (consultrio)

Supervisora: Prof Dr Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo Rua General Osrio, 933 Centro Santa Brbara dOeste SP CEP 13.450-027 (19) 3455.2974 (residencial) (19) 3455.1015 (consultrio) (19) 9179.8061 (celular)

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir do estgio supervisionado para formao de psiclogo, na rea de Atendimento de Adultos, durante o ano de 2006. Trata-se de todo o processo de atendimento psicoterpico de um paciente psicossomtico e visa problematizar a questo da incluso da populao de baixa renda ao acesso psicoterapia, discutir a utilizao da Psicoterapia Breve nos atendimentos populao como um meio de agilizar o atendimento e refletir sobre a atuao dos rgos competentes, das clnicas-escola e dos profissionais da rea de sade quanto ao papel de co-responsveis pela escassez de oportunidades para esta gente que, se no pelo servio gratuito, no tem suas necessidades intrapsquicas atendidas, muitas vezes apenas percebidas devido ao processo de somatizao que se instala, como no caso do paciente supracitado que, no atendido nos primeiros sinais de somatizao, adquiriu doenas psicossomticas. A gravidade da situao deste pde ser notada pela freqncia de internaes hospitalares na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.). O fato de no ter sido mais frequentemente hospitalizado, ao trmino do processo, foi interpretado como uma evoluo do paciente, sabendose que a continuidade da psicoterapia ser-lhe-ia necessria para a obteno de mudanas dinmicas favorveis promoo de um processo progressivo continuado, proporcionando-lhe maior qualidade de vida. Porm, deparamos-nos com a problemtica que envolve a atual atuao dos rgos pblicos, das clnicasescola e dos profissionais competentes quanto ao atendimento populao de baixa renda em suas necessidades biopsicossociais, fazendo-nos pensar, sob a tica da sade e bem-estar do cidado, em nosso papel na contribuio ao acesso/inacesso desta populao psicoterapia ou a outras medidas preventivas.

Palavras-Chave: incluso; psicoterapia breve; clnica-escola.

Sumrio

1 2 3

Introduo ....................................................................... Local e condies nas quais o estgio aconteceu .......... Descrio do trabalho ..................................................... 3.1 Dados ..............................................................

4 6 7 7

3.2

Queixa ............................................................

3.3

Dinmica da paciente ....................................

3.4

Hiptese psicodiagnstica .............................

3.5

Tcnica empregada / procedimentos .............

3.6

Resultados .....................................................

11

4 5 6

Apreciao sobre o desenrolar das atividades e dos desafios enfrentados........................................................ Consideraes Finais ...................................................... Referncias Bibliogrficas ...............................................

12 13 16 18 20

Anexo Memorial ......................................................................... Parecer da Supervisora ..................................................

1.

Introduo

somente aceitando as coisas que podemos assumir uma atitude em relao a elas.
Carl Gustav Jung

O presente trabalho surgiu a partir do estgio supervisionado, realizado na Clnica de Psicologia Aplicada da Universidade Paulista (UNIP), Limeira, SP, na rea de Atendimento de Adultos, durante o perodo de 06 de maro a 14 de novembro de 2006, sob superviso da Prof. Dr. Maria Da Piedade R. A. Melo.

Trata-se de todo o processo de atendimento psicoterpico de um paciente especfico, do seu incio at o momento da alta, e visa problematizar a questo da incluso da populao de baixa renda ao acesso psicoterapia. Alm de discutir a utilizao da Psicoterapia Breve nos atendimentos populao, como um meio de agilizar o atendimento, reflete tambm sobre a atuao dos rgos pblicos, das clnicas-escolas e dos profissionais da rea de sade - e outras ligadas ao desenvolvimento do ser humano - quanto ao papel de co-responsabilidade na escassez de oportunidades para esta gente que, se no pelo servio gratuito, no tem suas necessidades biopsicossociais atendidas, sendo estas, muitas vezes, apenas percebidas devido ao processo de somatizao que se instala.

o caso da paciente, objeto deste trabalho, que, no atendida nos primeiros sinais de somatizao, passou aquisio de doenas psicossomticas, caracterizadas pelos vrios distrbios fsio-patolgicos e leses antomo-

patolgicas. A gravidade da situao pde ser notada pelas repetidas internaes hospitalares, sendo que, nos ltimos tempos, passou a ser alvo de preocupao dos profissionais que a assistiam, levando-os a encaminh-la ao servio psicolgico, servio este no coberto pelo seu plano de sade. Assim, sem assistncia psicolgica, teve seu quadro piorado paulatinamente, fazendo-a ser internada, invariavelmente, na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.), pela gravidade de seu estado fsico.

Nestas circunstncias, recebemos a paciente doravante chamada de V. para atendimento, atravs de uma carta de encaminhamento de uma psicloga da empresa de seu plano de sade. Vale ressaltar que a paciente possui este plano devido generosidade da empresa na qual trabalhou antes de ter que aposentar-se por invalidez. Contudo, est por expirar o prazo de cinco anos que a tal empresa deu-lhe para usufruir do convnio mdico. Aps esta data, a paciente voltar a ser, como a demais populao de baixa renda, usuria dos atendimentos na rede pblica de sade, tendo que submeter-se s problemticas que a envolve.

A abordagem utilizada neste trabalho foi a da Psicoterapia Breve, por sua especificidade em trabalhar com aspectos circunstritos e com objetivos limitados, conferindo-lhe a possibilidade de realizar um processo com comeo, meio e fim dentro de um tempo reduzido, trazendo benefcios tanto para os pacientes quanto para os terapeutas em formao. Ao paciente, por obter o alvio desejado no pouco tempo que dispe para o atendimento; ao terapeuta em formao, por trazer-lhe mais segurana na interveno com a explicitao do foco e objetivo e a oportunidade de acompanhar o mesmo paciente ao longo do processo, possibilitando uma maior integrao prtica na qual aprendiz e o paciente por ele atendido (Santos, 1996).

Com esta viso de aliar a qualidade de ensino insero social, a clnicaescola destaca-se como uma instituio formadora que prepara e adequa seus alunos aos desafios da atuao em contextos fsicos e sociais dos mais variados, quer pela viso generalista que ela tende a priorizar (Santos, 1996; Rocha Jnior & S, 1997), quer quando preocupa-se em proporcionar uma formao criativa e flexvel ante a mera repetio de propostas puramente tecnicistas (Schimidt, 1992). A clnica-escola tambm representa, muitas vezes, a nica possibilidade de ter-se um atendimento de qualidade sem nenhum custo financeiro a que uma parcela significativa da populao tem, por ser supervisionado por profissionais qualificados bancados financeiramente pela instituio formadora. Alm do aspecto financeiro, tambm esperado que o atendimento possa corresponder s expectativas e necessidades do paciente, na medida de suas capacidades, sem prolongamentos desnecessrios e filas de esperas infindveis (Yoshida, 1977).

2.

Local e condies nas quais o estgio aconteceu

A Clnica de Psicologia Aplicada da UNIP, onde se realizaram estas atividades do estgio obrigatrio para a formao de psiclogo, fica localizada Rua Santa Terezinha, n 2, no Centro da cidade de Limeira, SP. A Clnica possui 2 salas de espera (uma interna e outra na rea externa, mas coberta), 6 salas de atendimento, uma biblioteca, uma secretaria e outras reas de manuteno, alm de oferecer toda a infra-estrutura bsica necessria. O estgio ocorreu durante o ano letivo de 2006, sendo um atendimento por semana, de 50 minutos de durao.

3.

Descrio do trabalho

Foram 26 sesses, sendo um atendimento por semana e tendo uma pausa durante o recesso escolar condizente ao ms de frias, em julho.

A paciente faltou 6 das 26 sesses previstas, por motivo de internaes hospitalares, sendo que outras internaes ocorreram tambm no perodo intersesso.

Segue-se o desenvolvimento do trabalho, excetuando-se os resumos das sesses, por entender que, desta forma, a identidade da paciente fica efetivamente preservada.

3.1

DADOS

Sexo: Feminino Idade: 40 anos Estado Civil: Casada

Incio do Atendimento:

06/03/2006

Trmino do Atendimento: 14/11/2006

3.2

QUEIXA

Paciente encaminhada por psicloga do seu Convnio Mdico. A paciente relata ser muito doente e nervosa, com histria de internaes hospitalares freqentes, sempre em UTI. Atribui seu estado de sade precrio ao marido, que drogadicto. Sente-se angustiada, sem paz e com o humor deprimido. Seu desejo manifesto o de querer parar de preocupar-se tanto com o marido.

3.3

DINMICA DA PACIENTE

V. parece buscar no sofrimento a expiao da culpa que sente em desejar a aniquilao da figura parental, e seu substituto (o marido), que motivou a origem de seu sentimento de desamparo. Somente este conflito defensivo autopunitivo parece trazer-lhe uma reduo do sentimento de culpa, permitindo-lhe um alvio e a manuteno do seu equilbrio intrapsquico. V. teve uma infncia marcada por uma pai alcolatra que agredia fisicamente a mulher, me dela. A me, deprimida, comeou a alcoolizar-se tambm, vindo a separar-se do marido para viver com outro homem, tambm alcolatra e por quem V. nunca nutriu qualquer simpatia. Por ocasio da separao de seus pais, V. optou em morar com o pai, numa perceptvel tentativa de punir a me, o que, provavelmente, trouxe-lhe grande culpa. Aos 17 anos conheceu o atual marido e, para fugir do sentimento de abandono, engravidou, casando-se precocemente. O marido era carinhoso e atencioso, mas numa desavena com a vizinha, esta tentou agredi-lo com uma vassoura, acertando a barriga de V. que havia se colocado entre eles. V. sofreu um aborto, aos 6 meses de gravidez, de duas meninas, gmeas. V. sofreu com as perdas e o marido mudou de emprego, tornando-se caminhoneiro. A partir de ento, ele passou a beber e a usar maconha eventualmente. V., assim, perdeu tambm o marido atencioso e a condio de vida confortvel que este lhe proporcionava, pois o marido perdeu o emprego por causa do vcio, passando a viver de bicos. V. engravidou de seu nico filho e teve que se haver sozinha em sua educao, uma vez que o marido tal qual o pai passou a ser agressivo e violento. Depois de cerca de 15 anos de evoluo desta problemtica, V. passou a somatizar, tornando-se muito doente. Obteve ganhos secundrios com as doenas, tornando-se mais atendida em suas necessidades de afeto numa dinmica familiar - que envolve sogra, cunhada, pai, irm e filho -, ao ser socorrida em suas crises. Alm disso, o sofrimento da sogra pelo comportamento do filho parece ter se tornado um substituto para o sofrimento que V. gostaria de impor sua me, por ter desamparado-a. Me e filha tm grandes dificuldades de relacionamento at hoje.

3.4 HIPTESE PSICODIAGNSTICA

Distrbio Psicossomtico, por defesas caracterolgicas contra a angstia (Defesas contra os Afetos).

10

3.5

TCNICA EMPREGADA / PROCEDIMENTOS

Psicoterapia Breve Psicodinmica.


- Trabalho com os conflitos

Orientado em direo ao insight, elege-se um conflito (derivado) a ser tratado, por sua urgncia ou importncia (focalizao).

possvel confrontar o paciente com o conflito original no transcurso do tratamento. Em algumas ocasies o prprio paciente, se tem capacidade de insight, quem menciona o conflito infantil, relacionando-o com sua situao conflitiva.

A tarefa interpretativa dos conflitos faz-se parcialmente, numa tentativa de solucionar interpretativamente os conflitos derivados. Trata-se de uma resoluo parcial ou incompleta, muitas vezes suficientes para se obterem benefcios teraputicos.

- Transferncia.

A neurose de transferncia e a regresso no so estimuladas, pois as metas teraputicas no esto dirigidas para a reestruturao da personalidade nem para resolver conflitos bsicos do indivduo, mas sim para mitigar alguns sofrimentos atuais. O que adquire importncia aqui a busca de insights do paciente a respeito de situaes conflitivas atuais de sua vida cotidiana, razo pela qual o trabalho interpretativo recai mais em suas relaes com os objetos de sua realidade externa do que na relao com o terapeuta.

- O Problema da Resistncia.

O tratamento das resistncias que dependem dos mecanismos defensivos do ego, na P.B., pode apresentar as seguintes caractersticas:

11

a) algumas defesa so combatidas, analisadas; b) outras so respeitadas ou ainda reforadas pelo trabalho teraputico, de acordo com o que parea indicado em cada caso, com base nas condies do paciente e do enquadramento.

- Insight e Elaborao.

Propiciar ao paciente a aquisio de insight por meio de interpretaes especialmente dos psicodinamismos relacionados com o transtorno atual, motivo do tratamento deve constituir o principal propsito na terapia dinmica breve, sempre que as condies psquicas do paciente o permitirem. Contudo, na P.B. h de se considerar:

a) com respeito extenso do insight, devido ao enquadramento e curta durao da terapia, considera-se como experincias iniciais de insight, um autoconhecimento limitado s dificuldades habitualmente contidas no foco teraputico; b) quanto ao tipo e profundidade, a busca de insight est dirigida, com mais freqncia, para as relaes do sujeito com os objetos externos de sua vida cotidiana e presente, ainda que no despreze os fenmenos transferenciais mais notrios, que trabalha, como obstculo (resistncias transferenciais), e/ou ilustram a problemtica do paciente.

A elaborao estar presente em alguns pacientes, com capacidades egicas suficientes, mesmo depois de concludo o tratamento breve, numa espcie de autoelaborao, que se inicia no tratamento e conclui-se a posteriori.

- Fortalecimento e Ativao das Funes Egicas.

12

Utiliza-se tcnicas de apoio emocional no caso do paciente que, por debilidades egicas, no conseguem tolerar uma terapia interpretativa , e para os quais o nico resultado que se procura obter uma supresso de sintomas.
- Focalizao.

Trabalho enfocado para determinada problemtica do paciente, que adquire prioridade, dada a sua urgncia e/ou importncia, enquanto se deixam de lado as demais dificuldades.

3.6 RESULTADOS

A paciente, ao adquirir insights, teve uma ativao e fortalecimento de suas funes egicas ss, que a ajudaram a estabelecer estratgias de enfrentamento, resultando em percepes mais assertivas a respeito de sua vida e de seu modo de ser. A repetio de sua histria, pela histria do filho (gravidez e casamento precoce), parece ter-lhe sido percebida como uma faca de dois gumes: serviu-lhe para quebrar o estado passivo-receptivo frente agressividade e culpa, pela expectativa de uma re-significao de sua prpria histria, e, por isso mesmo, tornou-se uma fonte de medo de que a histria se repita. Contudo, V. passou a verse como agente de sua prpria histria, devido ao movimento que teve em direo sua auto-integrao.

Seus sintomas fsicos, por fim, se limitam cronicidade estabelecida devido aos anos ininterruptos da problemtica psicossomtica, a qual levaram-na aquisio de patologias orgnicas, como a cardiopatia hipertrfica, a leve insuficincia renal e as seqelas do AVC por disfuno do aparelho vascular. Porm, os sintomas relacionados ao seu estado emocional aparentemente desapareceram, como a hipertenso arterial sistmica (HAS), a insnia, a inapetncia e o estado ansioso que a afligia. O fato de no ter sido mais

frequentemente hospitalizada um indcio da evoluo da paciente.

13

4. Apreciao sobre o desenrolar das atividades e dos desafios enfrentados

As atividades transcorreram satisfatoriamente, com triplo ganho, ou seja: 1) a paciente adquiriu lenta e gradativamente capacidade de representao suficiente para o surgimento de insights , possibilitando-a a posicionar-se de forma mais assertiva perante a vida, 2) eu, como estagiria terapeuta, pude articular teoria e prtica, desenvolvendo-me, alm de identificar-me com a abordagem utilizada e com a rea de atuao, e 3) a clnica-escola pde otimizar seu poder de formao ao levar para a superviso de estgio um caso psicossomtico considerado preocupante.

Trabalhar com os parcos recursos internos inicias da paciente como seu pensamento operatrio, esvaziado de simbolizaes -, e tendo-a to fragilizada fisicamente, mostrou-se o meu maior desafio. Por vezes, temi por sua vida.

14

5. Consideraes finais

Sendo

insight

pr-condio

de

toda

mudana

duradoura

na

personalidade, seria necessrio que a terapia facilitasse seu surgimento (por meio de interpretaes) a fim de que a paciente, uma vez possuindo recursos internos suficientes para assimilar e enfrentar o entendimento de seus conflitos pudesse elabor-los. Ao que tudo indica, as condies psquicas da paciente permitiram a difcil tarefa de superar suas resistncias.

Talvez, pela questo do limite de tempo para o atendimento da paciente numa clnica-escola, os insights puderam manifestar-se apenas como experincias iniciais de insight um auto-conhecimento limitado s dificuldades contidas no foco teraputico da abordagem psicodinmica pretendida: a de curta durao (PB de orientao psicanaltica). Nesta, os insights ocorridos esto dirigidos para as relaes da paciente com os objetos externos de sua vida cotidiana e presente. S o tempo dir se isso foi suficiente para a obteno de mudanas dinmicas favorveis para a promoo de um processo progressivo continuado, mesmo aps o trmino dos atendimentos.

Assim, como o estado psicossomtico da paciente tornou-se crnico pelo grau de extenso e tempo de atuao, causando-lhe distrbios fisio-patolgicos e leses antomo-patolgicas caractersticas de Doena Psicossomtica - acredito que a continuidade da psicoterapia seria necessria para conscientiz-la das atitudes inconscientes primitivas que tem, a fim de signific-las e, ao elabor-las, alcanar, seno a cura, a remisso completa de seu estado psicossomtico, melhorando seu estado clnico geral, uma vez que, saindo do campo da psicossomtica, a paciente entraria no campo das neuroses.

Contudo, h a problemtica da escassez de oportunidades de atendimento e de polticas preventivas tanto na rede pblica de sade, como tambm nas clnicasescola, nesta, talvez, devido grande demanda provinda da primeira, o que torna o resultado presente num ndice estatstico apenas.

15

Nesse momento histrico, aparece na clnica-escola a instituio do Planto Psicolgico como uma sada, como uma necessidade, como uma alternativa aos atendimentos agendados, que, quase sempre, exigem a permanncia do paciente em uma longa fila de espera. Essa espera acaba por dispersar e desbotar todo o colorido da situao emergente vivida pela pessoa que precisava de ajuda. E esse momento da crise altamente importante por carregar em si a semente da mudana, a fora da sanidade. Mas no suficiente.

Seria bom que os rgos competentes acordassem para a questo preventiva da doena mental e focassem a sade como um todo, numa viso integrada de homem. Seria bom que os profissionais da rea da sade e de outras reas envolvidas no processo de desenvolvimento humano - tomassem para si a coresponsabilidade pela busca contnua de melhorias, de carter preventivo e de acompanhamento, focada na sade mental e qualidade de vida do cidado. A contribuio de cada um poderia aliviar a sociedade de seus males, provenientes, muitos deles, do sofrimento intrapsquico, ao incluir em seu fazer laboral um espao para o atendimento a aquele que no disponibiliza nem recursos financeiros nem oportunidades. Caberia a cada um de ns, profissionais conscientes, a responsabilidade social da contribuio. Reflexes, contudo, apesar de fazerem parte do processo, no o bastante. A psicoterapia precisa, urgentemente, se tornar tambm uma ferramenta na minimizao das diferenas sociais. Deixar a populao de baixa renda ter somente a opo dos servios pblicos de atendimento tal qual se encontra e das clnicas-escola deixar-lhe sem opo na verdade. A menos que os rgos pblicos propiciem um efetivo atendimento da demanda por atendimento e coordene um trabalho amplo e srio, com polticas de preveno da doena mental, as clnicasescola acabam por somente servirem como um curativo que no alcana o cerne do real _____________________________________
Planto Psicolgico: O Planto Psicolgico definido como uma modalidade de psicoterapia, sendo de carter breve e individual que visa, em uma nica sesso, orientar e auxiliar na resoluo de dificuldades, focada em questes emergenciais e que nem sempre precisam de acompanhamento prolongado. um tipo de interveno psicolgica, que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites, na medida em que [o plantonista] se coloca disponvel a acolher a experincia do cliente em determinada situao, ao invs de enfocar o seu problema. A expresso planto est associada a certo tipo de servio, exercido por profissionais que se mantm disposio de quaisquer pessoas que deles necessitem, em perodos de tempo previamente determinados e ininterruptos (MAHFOUD, 1987, pp).

16

problema, tornando-se, ambos, um meio de postergar o tratamento efetivo e a soluo do problema. No basta, ao meu ver, apenas a introduo das Psicoterapias Breves nos servios de atendimento populao, como um meio de terem agilizados os atendimentos, mas mister que se faa parte da formao do profissional uma mente comprometida com os aspectos biopsicossociais da populao, no sentido de entender que o Estado no o nico responsvel pela falta de acesso da populao psicoterapia. claro que o Estado pode fazer muito mais do que vem fazendo no campo da sade, mas o psiclogo pode tornar-se agente da diminuio das barreiras sociais se entender que sua prtica profissional, pela psicoterapia, tambm para o pobre e agir de forma a contribuir com o alvio do sofrimento tambm deste, e por este, dos que com ele vivem.

17

6.

Referncias bibliogrficas

ANCONA-LOPEZ, M. (org.), Psicodiagnstico: Processo de Interveno. So Paulo: Cortez, 2002. BELAS, J.L. Planto Psicolgico, 1999, in. http://www.jlbelas.psc.br/texto14.htm , acessado em 30 de novembro de 2006 BRAIER, E.A. Psicoterapia Breve de Orientao Psicanaltica. So Paulo: Martins Fontes, 1997. CASTRO, P.F., A Psicoterapia Breve como Modalidade de Atendimento em Clnica-Escola: Relato de uma Experincia, in Anais do II Encontro de Psicoterapia Breve de Adultos e de Crianas. Ncleo de Estudos e Pesquisa em Psicoterapia Breve, universidade Presbiteriana Mackenzie, pp 54-59, 2000. ENIAS, M.L.R.; FALEIROS, J.C.; ANDRADE E S, A.C., Uso de psicoterapias Breves em Clnica-Escola: Caracterizao dos Processos com Adultos, in http://mackensie.com.br/universidade/psico/publecacao/revista2.2/art1.pdf, consultado em 10 de fevereiro de 2007. FENICHEL, O. Teoria Psicanaltica das Neuroses. So Paulo: Atheneu, 2004. FIORINI, H.J. Teoria e Tcnica de Psicoterapias. So Paulo: Martins Fontes, 2004. GEBARA, A.C. Como Interpretar na Psicoterapia Breve Psicodinmica, So Paulo: Vector, 2003 GORAYEB, R.;COLARES,M.F.A & BESSA, L.C.L., Descrio da Populao Atendida e das Tcnicas Psicoterpicas Utilizadas num Servio Pblico de psicologia, in resumos de Comunicaes Cientficas da XXII Reunio Anual de psicologia da Sociedade Brasileira de psicologia, p 279, 1992 LAPLANCHE, J. Vocabulrio da Psicanlise Laplanche e Pontalis. So Paulo: Martins Fontes, 2001. MAHFOUD, Miguel. A vivncia de um desafio: Planto Psicolgico. In Rosenberg, R.L. (org.), Aconselhamento Psicolgico Centrado na Pessoa, E.P.U., So Paulo, 1987, pp.7583. MITO, T.I.H., Reflexes sobre os Limites e o Alcance das Abordagens Breves nas ClnicasEscola, in Anais do VI Encontro Estadual de Clnicas-Escola, Itatiba, pp 20-26, 1998. Planto Psicolgico: O que . http://www.vivercomqualidade.psc.br/plantao_psicologico.htm , acessado em 30 de novembro de 2006 ROCHA JNIOR, A. & S, A.A., Currculos de Psicologia: Uma Anlise Crtica, in Anais do I Encontro sobre Psicologia Clnica, Universidade Mackensie, pp 145-147, 1997

18

SANTOS, M.A., O Mal Estar da Formao, in Anais do IV Encontro Estadual de ClnicasEscola, Universidade Paulista, pp 127-169, 1996
YOSHIDA, E.M.P.; COELHO FILHO, J.G.; ENAS, M.L.E., Ensino de psicoterapia Breve em Curso de Especializao, in Anais do V Encontro Estadual de Clnicas-Escola, Universidade So Judas Tadeu, pp 33-37, 1997

19

Anexo:

Memorial

Quando soube desta iniciativa da Associao Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) em premiar trabalhos acadmicos, comecei a pensar na possibilidade de compartilhar minha experincia, pela qual tanto aprendi. Assim, inscrevi-me com meu relatrio final de estgio, na esperana de poder contribuir com a formao de outros profissionais e, tambm, de poder problematizar questes ligadas ao acesso da populao de baixa renda sade mental, pela psicoterapia.

Fao parte da populao chamada classe mdia. Possuo convnio mdico e plano de sade. Mas cresci entre aqueles menos favorecidos, na zona rural. L, e com eles, eu aprendi a insignificncia das diferenas, ao mesmo tempo em que aprendi a lidar com elas. Que aprendizado! Quando ingressei na escola pblica na dcada de 70 naqueles tempos ps-ditadura, quando o professor possua o status de funcionrio pblico o qual, por si s, bastava para ser respeitado vi-me na situao daqueles meus amigos desde sempre, pois meus novos colegas eram de classes sociais mais elevadas. Como produto desta interao minha com a diversidade, surgiu meu amor e respeito pela mesma. Assim me constru, aliando diferenas com o aprendizado. O resultado foi um interesse genuno pelo humano. E, como ser historicamente constitudo, no pude, nem posso, deixar de lado todo o arsenal que minha histria me proporcionou no meu processo vivencial. Amo minha histria, com seus erros e acertos, com suas tristezas e alegrias! Tive sorte. Aprendi a simbolizar. E com a representao, pude elaborar meus conflitos durante a vida. A formao em Psicologia veio como um complemento da busca que vinha efetuando no sentido de cumprir uma demanda interna minha a qual chamei de misso na direo de contribuir com aquele que sofre.

20

Infelizmente, porm, no isso o que acontece com uma boa parte da populao brasileira, que se v cada vez mais desassistida em suas necessidades. Ainda mais se estas forem de ordem psquica! Parece que as pessoas s so vistas quando somatizam, ainda assim, por um curto perodo de tempo e de forma dicotimizada. Ao estagiar numa clnica-escola, pude entender melhor estas questes biopsicossociais. Pude acompanhar, nas supervises, o desenvolvimento de muitas pessoas que foram beneficiadas pelo atendimento gratuito e de boa qualidade oferecida pela escola formadora, seus formandos e pelos profissionais competentes que os supervisionaram. Atravs do servio de triagem, do planto psicolgico, dos atendimentos criana e ao adulto, observei que ainda falta muito para que as diferenas sociais sejam minimizadas. No acredito na utopia de um mundo igualitrio, mas dentro de nossa rea de atuao, haveria de se ter mais espao para o cidado que, por no possuir recursos financeiros nem culturais, fica merc do atendimento fornecido pelo servio pblico de sade e suas infindveis filas de espera. A clnica-escola muito avanou neste sentido. A abertura dos CAPES e de outras instituies at no governamentais fazem o que podem. Mas ainda pouco. As filas aumentam. A opresso e a falta de perspectivas gerais fazem suas vtimas. Tudo se tornou urgente. O sofrimento aqui e agora. A Psicoterapia Breve veio para lutar em seu favor, atendendo rapidamente ao maior nmero de pessoas. Instituiu-se o Planto Psicolgico. O atendimento se d no momento da procura, acolhendo a pessoa que sofre no exato momento de sua necessidade. Mas as filas continuam. Com minha formao acadmica, na rea da Psicologia, minha viso de mundo e de homem modificou-se. E isso s o comeo de uma jornada de aprendizado que durar at meu ltimo suspiro de vida. Hoje, mais do que ontem e menos que amanh, posso pensar, posso questionar, posso decidir, posso agir. Posso pouco, eu sei, mas nesse pouco a pouco que se faz a diferena! Fica meu convite.

21

Parecer sobre o Relatrio Final de Estgio de Erika Figueira

Associao Brasileira De Ensino em Psicologia ABEP

Prezados Senhores,

Venho por meio desta recomendar o Relatrio Final de Estgio de minha ex- aluna e exsupervisionanda ERIKA FIGUEIRA para concorrer ao Prmio Slvia Lane. Trata-se de um relatrio muito bem elaborado e que reflete o envolvimento e seriedade com seus atendimentos clnicos ocorreram. Enquanto terapeuta-estagiria desenvolveu um trabalho exemplar. O presente trabalho apresenta questes relevantes do quanto so importantes os servios prestados nas clnicas-escolas de psicologia.

Cordialmente,

Prof Dr Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo Supervisora de Estgio Psicoterapia de Adultos Coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Limeira

También podría gustarte