Está en la página 1de 5

O marketing mais abrangente e a publicidade mais direcionada, um voc usa muito a criatividade e o outro o planejamento e estratgia.

a. A publicidade na verdade, uma das ferramentas utilizadas pelo marketing, pois marketing somente estratgia! O marketing ao p da letra significa "tirar o negcio das mos de algum", com base nesse pensamento um espectro de oportunidades se abre.No Marketing voc estuda os 4Ps( Preo,Praa, Propaganda e produto), alm de estudar como identificar o pblico alvo(mercado) necessidades e desejos dos clientes, saber segmentar(faixa etria,sexo,poder aquisitivo, geogrfica...) para saber a quem se dirigir.

Marketing X Publicidade e Propaganda O termo marketing (mercadologia) foi empregado nos Estados Unidos em princpios do sculo XX aps o incio de estudos de tcnicas de distribuio de vendas e pesquisa de mercado. Seu objetivo de ser persuasivo e conseguir um efeito no comportamento do pblico atravs de um composto de marketing integrado pela venda pessoal, promoo de vendas, merchandising, relaes pblicas, marketing direto e publicidade & propaganda. O marketing contempla as aes desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforar a imagem das suas marcas, produtos e servios, colocando-as favoravelmente no mercado e, evidentemente, aumentando as suas vendas. Para tal, as empresas ou entidades instituem um amplo mix de comunicao, que inclui o esforo publicitrio, o relacionamento com a mdia, o atendimento ao cliente e uma eficiente estrutura de distribuio. A mercadologia tambm se apia na comunicao institucional, no sentido de fortalecer a imagem e conquistar credibilidade e confiana dos pblicos para com a organizao, porm, o seu foco totalmente voltado para o marketing, ou seja, para o raciocnio direcionado: suas tcnicas so fundamentadas em estatstica, demografia, geopolitica, anlise e comunicao. A comunicao mercadolgica tem experimentado uma verdadeira revoluo com a globalizao dos mercados e o acirramento da concorrncia, incrementando pesquisas focadas nos hbitos do consumidor e adotando alternativas ligadas s novas mdias para sobreviver. Eis que surge o web-marketing e o e-commerce que oferecem apenas servios via internet. Muitas empresas ainda no se capacitaram essas novas tcnicas: so poucas que enfrentam os novos desafios e podem estar assim sentenciando assim o insucesso.

Esse meio ainda est em processo de transio, de redefinio de velhos conceitos e estratgias, podendo exibir, em alguns anos, uma nova face.

Publicidade X Propaganda X Marketing A Publicidade uma atividade dedicada difuso pblica de ideias associadas a empresas, produtos ou servios. Propaganda um modo especfico de se apresentar uma informao, com o objetivo de servir a um propsito. O Conceito de Marketing a filosofia de analisar as necessidades do cliente e tomar decises para satisfaz-las, melhor que a concorrncia. propaganda s. f. do Lat. propaganda s. f., propagao de princpios ou teorias; associao que tem por fim espalhar certas doutrinas ou conhecimentos; divulgao. publicidade s. f. estado do que pblico; divulgao; notoriedade pblica; reclamo comercial. marketing (palavra inglesa) s. m. Estudo das actividades! comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado; estudo de mercado. = mercadologia O Conceito de Marketing O Conceito de Marketing a filosofia das empresas analisarem as necessidades de seus clientes e tomarem decises para satisfaz-las, melhor que a concorrncia. Hoje muitas empresas adotam o Conceito de Marketing, mas no foi sempre assim. Em 1776, na Comunidade das Naes, Adam Smith escreveu que as necessidades dos produtores deveriam ser consideradas apenas quando levassem em conta as necessidades dos consumidores.

Embora essa filosofia seja consistente com o conceito de marketing, no foi adotada seno 200 anos depois. Para melhor entender o Conceito de Marketing, importante passar em revista outros conceitos que j foram predominantes. Embora estes conceitos alternativos tenham prevalecido durante diferentes perodos da histria, eles no ficam restritos a esses perodos ainda h empresas que os praticam hoje.

MARKETING X PUBLICIDADE E PROPAGANDA

O que Marketing? Marketing o ato de planejar, Organizar, elaborar Idias, criar estratgias, Definir conceitos, utilizando smbolos semiticos e semiolgicos para identificar seu produto ou marca como empresa, criando ento a chamada identidade visual da marca. O marketing estudar atravs de pesquisas quantitativas e qualitativas para definir a posio da empresa, (sendo ela marca ou produto). Com as pesquisas o marketing definir Que tipo de pblico consumir os produtos ou marca. Qual ser a faixa etria deste pblico alvo (target), qual a classe social que consumir esta marca. Quem estar disposto a pagar X, pelo valor X. Todas as caractersticas humanas e antropolgicas desde os princpios da administrao so estudados por grandes filsofos como Henry Ford, Taylor, Max Webber. Esses filsofos so estudados at hoje na administrao atual como base de conhecimento para os processos organizacionais, burocrticos e administrativos da empresa, que utiliza o marketing como ferramenta de organizao para os processos funcionais, no ato de administrar uma empresa. Como dado o uso do Marketing nas empresas? O marketing de uma empresa, iniciando no mercado comea com pesquisas sobre o ramo que vai atuar. Aps coletado todos os dados sobre o mercado que ser atuado, ocorrer no mesmo marketing, o processo de organizao no s de estrutura fsica de uma empresa, como estrutura de recursos humanos. Pensando no processo de hierarquia. Dono (Que geralmente o presidente), Diretor, Supervisor, funcionrios. Se voc pensar em sua casa, seu quarto. A organizao dele feito atravs do conceito de marketing. Marketing est em tudo, religio, exrcito, cultura, etc. O marketing nas empresas apenas aplicado como administrao.

Para que serve Marketing empresarial? Sem organizao a empresa falta comunicao. Pense em um telefone sem fio! Pensou? Lembra que toda vez que feito esta brincadeira o ltimo sempre interpreta errado no final. Sabe por que isso acontece? Porque a comunicao distorcida, ocorre o chamado rudo na comunicao. Vamos imaginar voc dentro da empresa. Uma empresa de sapatos. Chega o cliente procurando o n 45 de uma marca que no nem muito conhecida, que nem foi anunciada (publicidade) na TV,jornal, revista (mdia (veculos de comunicao)). Voc como vendedor vai procurar a tal marca de tal nmero. Mas voc no sabe onde enfiaram a caixa no meio dos entulhos do estoque (falta de organizao), Em uma empresa tem funcionrio para tudo. Para varrer o cho, para levar o cafezinho, para receber o pagamento, para atender o cliente no momento em que ele entra na loja. Tem at departamento dentro da empresa chamado de RH. Que muita gente no gosta deste lugar, porque s chamado quando precisa pegar suas contas (porque foi demitido) ou pra levar uma advertncia. Tanto que os funcionrios procuram sempre se destacar e crescer profissionalmente. Sem comunicao e sem organizao. Uma empresa no consegue vender, lucrar, crescer. Por isso que hoje em dia especializao fundamental para as empresas. Pois as empresas buscam funcionrios que agreguem valores empresa, e faa a empresa prosperar trazendo sempre bons resultados e qualidade de servio. Portanto a empresa busca sempre e exige sempre dos funcionrios conhecimento, especializao, e trabalho. O que Publicidade e propaganda? Primeiro devemos pensar, para que inventaram a publicidade! A publicidade foi inventada por comerciantes que necessitavam disseminar a informao (Anunciar), ou seja. PROPAGAR (Propaganda). Publicidade o ato de tornar pblico, com meios de atingir a populao, as chamadas mdias (Rdio, TV, Jornal, e hoje, Internet). A publicidade veio para annciar o produto ou servio para a populao, hoje cada vez mais se pensa na comunicao como o ato de falar o que precisa ser dito para a pessoa que deve ouvir. Em outras palavras o pblico alvo (target). A propaganda a publicidade pronta, que chamado de Campanha publicitria. As mdias so os canais de mensagens, distribuio de mensagem. Hoje em dia o uso da publicidade e propaganda nas empresas indispensvel. Annciar o que est sendo vendido tem alto custo para as empresas. Mas se o marketing da empresa (organizao) for bem estruturado e o anncio (propaganda) for anunciado para o pblico alvo da empresa, vai disseminar a notcia de uma promoo ou sorteio, ao invs da antiga propaganda boca em boca. As mdias que tem alto poder de enviar mensagem em massa, para toda a populao, atingindo no s o pblico alvo como tambm novos clientes do produto ou servio

daquela marca. Vai chamar o cliente para a sua empresa. Que vai obter resultados positivos diante do investimento que foi feito na publicidade do seu produto ou servio da sua empresa. Qual a Diferena entre Marketing e Publicidade? Marketing pensa nas estratgias da empresa, organizao e comunicao interna. A publicidade vai annciar a venda de um produto ou servio que est dentro daquela empresa. Para a sociedade, atravs do canal de comunicao, as chamadas mdias (jornal, TV, cinema, rdio, revista, folder, cartaz, banner, outdoor, backbus, outbus, Internet). Hoje em dia as mdias sociais esto sendo suporte para as empresas fazerem sua propaganda com baixo custo, com maior tempo de leitura do cliente sobre a sua empresa, marca produto, servio.

También podría gustarte