Está en la página 1de 6

LIES DO LIVRO DE J O livro de J considerado um poema universal que trata da dor e do sofrimento humano, bem como da angstia perante

e a realidade da morte, interligada com o papel de Deus em toda a complexidade deste drama. Assim se explica, no s a sua profunda actualidade, mas tambm o facto de ser um dos livros mais lidos pelos crentes, quando esto doentes e precisam de encontrar respostas para as suas dvidas existenciais. Por um lado, a mensagem deste livro mostra a insuficincia do pensamento humano para compreender o sofrimento, mas por outro lado, apresenta uma alternativa ao desespero, que a f e esperana em Deus. Como disse Pascal, no corao humano h um vazio com a forma de Deus, isto , h um vazio que s Deus pode preencher. 1. A figura central do livro, J, tem quatro qualidades essenciais ( 1:1) Era sincero Era recto Era temente a Deus e Desviava-se do mal 2. Satans apresentado com as seguintes caractersticas: Satans anda misturado com os filhos de Deus (1:6) Satans anda muito activo (1:7) Satans observa os crentes (1:8) Satans tem uma velha profisso: Acusar e lanar a dvida (1:9-11) 3. Quando J recebeu as notcias sobre a dimenso da tragdia, que se tinha abatido sobre a sua famlia e bens no se revoltou, nem questionou Deus. Simplesmente, adorou (1:20). J passou no primeiro teste. 4. J perdeu os filhos, os milhares de animais que possua, os bens materiais que constituam a sua riqueza, a sade e perdeu tambm a apoio da mulher (2:9). Eis algumas teorias explicativas da reaco da mulher de J: Ela no era feita da mesma fibra do marido. A sua f estava nas coisas. Conhecendo o marido como conhecia, achava que Deus tinha sido injusto para com ele. A sua desiluso era imensa. Quando as pessoas esto em estado de choque, podem dizer coisas que nunca diriam numa situao normal. Ao ver o marido naquele sofrimento, talvez preferisse que Deus o levasse do que deix-lo sofrer assim. No seu amor pelo marido, preferia perde-lo, do que t-lo em to grande sofrimento. Precisamos de tentar colocar-nos no seu lugar para a compreender.

5. Ao rejeitar a sugesto da mulher, J reafirma a sua fidelidade ao Senhor e passa no segundo teste (2:10). 6. Os trs amigos de J vieram com dois propsitos: Para condoer-se dele e consol-lo (2:11). Condoer, significa doer com o outro, isto , sentir empatia. 7. Os amigos de J no vinham preparados para o choque de ver o amigo transformado num farrapo humano, por isso no o conhecendo, levantaram a voz e choraram... (2:12) 8. Os amigos de J depressa reconheceram a sua incapacidade para o consolar e por isso durante 7 dias e 7 noites permaneceram em silncio, porque a dor era muito grande (2:13). Esta foi uma atitude louvvel, distinta daqueles que tm sempre respostas para tudo e que dominam bem a arte de espiritualizar. O s ilncio s ignifica respeito pela dor. Uma dor que no era apenas fsica, mas sobretudo uma dor interior: a dor da alma. 9. Ao amaldioar o seu nascimento e ao lamentar a sua misria (3:1 e seguintes), J fala do que sente, sem a preocupao de filtrar os sentimentos, nem de dizer apenas o que era teolgica ou socialmente conveniente. Este o momento da sua catarse, que de acordo com a psicanlise, consiste na exteriorizao verbal, dramtica e emocional da dor. Aqui vemos o homem J na plenitude da sua humanidade e da sua humilhao. 10. J parece fica perplexo e confuso acerca de Deus, pela primeira vez na sua vida. Ele sabe que Deus existe, mas no entende o que est a acontecer. Deus um mistrio, porque est envolto em neblina. 11. Os amigos de J quebram o silncio (Captulos 4 e 5) a que se tinham votado e inic iam uma srie de discursos baseados na teologia tradicional da poca, cuja tese principal era a seguinte: S os mpios sofrem. Se J est a sofrer porque pecou. Assim sendo, precisa de se arrepender e confessar o seu pecado. Se o fizer Deus ser com ele. A defesa acalorada que os amigos fazem desta tese leva J, no s a rejeit-la, como a contabilizar mais uma perda: A perda dos seus amigos, com os quais entra em rota de coliso a partir desta altura. 12. Enquanto David no Salmo 8 pergunta como que um Ser to grande (Deus), pode notar um ser to pequeno (o homem), J pergunta: Como que um ser to pequeno se pode relacionar com um Ser to grande? (7:17) Esta parece ser tambm a nossa grande questo.

13. J clama por um rbitro: um mediador com autoridade entre Deus e o homem. (9:33) Jesus esse rbitro que compreende as duas partes em conflito: Deus e o homem. ( I Tim. 2:5) 14. J expressa frontalmente a sua irritao e des iluso em relao aos amigos: Vs, porm, sois inventores de mentiras e todos vs, mdicos que no valem nada. Tomara que vos calsseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria (13:4-5). Todos vs sois consoladores molestos (16:1). O fundamentalismo teolgico, aliado falta de empatia e tentativa de racionalizar, s pode resultar em ineficcia no aconselhamento. Bom seria que tivessem permanecido em silncio, respeitando a dor que era muito grande (2:13). 15. J atinge o limite mais elevado da sua f e da sua confiana em Deus ao afirmar: Ainda que ele me mate nele confiarei (13:15). Que como quem diz: mesmo depois de morto, continuarei a confiar. A f de J elevada at ao limite da eternidade. Lembra-nos os trs jovens que, ao serem ameaados de morte caso no adorassem a esttua de ouro, responderam que Deus os livraria, mas mesmo que no livrasse, a sua deciso era inaltervel. (Daniel 3:16-18). Que exemplo! A f no pode ser negociada. 16. J coloca a si mesmo uma das questes mais pertinentes e mais inquietantes para o ser humano: Morrendo o homem, porventura, tornar a viver? (14:14). Aparentemente, no obteve resposta. Porm, hoje temos a resposta inequvoca de Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim ainda que esteja morto viver (Joo 11:25).

17. J expressa um desejo: Quem me dera, agora, que as minhas palavras se escrevessem! Quem me dera que se gravassem num livro! E que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! (19:23-24) Se o seu desejo no tivesse sido cumprido, no teramos hoje este livro maravilhoso. Onde que gravamos as coisas que nos acontecem ao longo da vida? Na rocha ou na areia? As coisas boas, devemos grav-las na rocha, para que permaneam para sempre. As coisas ms, tais como os ressentimentos, as mgoas, os dios, devemos grav-las na areia, para que a brisa e as ondas do mar as apaguem definitivamente. 18. Do meio dos pensamentos de J, por vezes confusos, saem verdadeiros raios de claridade, que expressam o vigor da sua f. Exemplo disso este verso: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantar sobre a terra (19:25). Podemos afirmar, sem receio, que este o clmax do livro.

Uma certeza proftica, que aponta para Jesus Cristo ressuscitado, o redentor, o fiador e a testemunha (16:19). 19. Eli, o 4 amigo de J, uma figura misteriosa, pois no se sabe quando chegou e, no final do livro, tambm no existe qualquer referncia ao seu nome. A sua interveno marcada por: Uma profunda reverncia para com Deus Uma concepo de pecado mais sria do que a dos outros trs. Um referncia a Deus como Mestre, que ensina o homem atravs da disciplina e do sofrimento Uma tentativa acentuada de denunciar o orgulho espiritual de J. Eli comea por rejeitar os discursos anteriores e parece afirmar que ele que vai convencer J com os seus argumentos (captulos 32, 33 e 34). Eli tambm se justifica dizendo que no falou mais cedo, por uma questo de respeito pelos mais velhos. Este quarto amigo um jovem impetuoso e zangado, pois a sua ira mencionada quatro vezes (32: 2, 3, 5). 20. Quebra-se o silnc io de Deus, os amigos de J calam-se, Deus fala e trata J por homem, (38:3) o que significativo para quem se sentia um farrapo humano, despido da sua dignidade. Na verdade, Deus no se refere doena de J, nem s suas perdas, nem entra em explicaes filosficas ou teolgicas acerca das questes que eles tinham discutido. O Senhor apenas confronta o seu servo com dezenas de perguntas, acerca dos mistrios da natureza ou da criao. Deus omnipotente e est no controlo de todas as coisas. Por vezes, Ele est em silnc io, mas nem por isso menos atento ao que se passa no mundo e, na Sua infinita soberania, no abre mo da sua posio de Senhor. (Apoc. 19:16). Aquele que sustenta e mantm o universo, tambm sustenta e mantm os seus filhos. 21. Depois de J ter uma compreenso global da Criao, do poder e da inteligncia divina, ele tem agora uma compreenso de si mesmo. A revelao divina lana um raio de luz e uma lufada de ar fresco sobre a mente e o corao de J ao ponto de afirmar: Eis que sou vil. (40:4) Diante da santidade de Deus, o homem s pode reconhecer a sua dimenso humana e a sua condio de pecador. 22. O conhecimento que temos de Deus, dos outros, e de ns prprios limitado, por isso, s vezes falamos do que no entendemos, baseados na nossa ignorncia ou em ideias pr-concebidas, como de resto J reconheceu: falei do que no entendia; coisas que para mim eram maravilhosssimas, e que eu no compreendia (J 42:3)

23. O progresso ou o crescimento de J to notrio que ele declara: Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vm os meus olhos. (42:5) Anteriormente, J apenas ouvia, mas agora a sua compreenso de Deus to clara, que como se ele visse a Deus, no com os olhos fsicos, mas com os olhos da alma. 24. Por quatro vezes, o Senhor referiu-se a J como o meu servo J (42:7-8). Que elogio, que honra e que lio para ns hoje, que vivemos numa poca em que alguns lideres se auto proclamam apstolos e arcanjos. Contudo, se desejamos que o Senhor tambm nos trate por meu servo fulano, primeiro temos de o tratar por meu Senhor e meu Deus. (Joo 20:28) 25.O Senhor virou o cativeiro de J, quando orava pelos seus amigos (J 42:10). Por vezes queixamo-nos do mundo, da vida, do governo, das pessoas, e no percebemos que o problema est em ns. O problema o nosso cativeiro, a nossa inveja, o nosso carcter, o nosso preconceito, enfim. A orao pode no mudar os problemas, nem as circunstncias, mas o importante que mude a pessoa que ora. E, quando a pessoa que ora muda, o resto tambm muda, porque ela passa a ver a realidade com os olhos de Deus. 26.Ainda que nos custe aceitar, foi Deus quem permitiu que todo este mal acontecesse a J. ... e o consolaram de todo este mal que o Senhor lhe havia enviado (J 42:11). 27.Deus fiel e Jesus veio para que tenhamos vida e vida com abundncia (Joo 10:10). Esta abundncia, no necessariamente material, mas tambm pode ser. No caso de J, alm de lhe ser restituda a famlia, a sade, a alegria, a amizade, J ainda recebeu o dobro dos animais que tinha anteriormente:

ANTESJ 1:3 7000 ovelhas 3000 camelos 500 juntas de bois 500 jumentas

E DEPOISJ 42:12 14 000 ovelhas 6 000 camelos 1 000 juntas de bois 1 000 jumentas

28. difcil explicar o problema do sofrimento. No h respostas fceis para as doenas, para os acidentes e para as tragdias que atingem as pessoas. Tambm no fcil explicar porque que estas coisas acontecem a uns e no a outros.

29.No devemos julgar. Jesus disse: No julgueis para que no sejais julgados(Mat. 7:1-2). 30.De acordo com a teologia tradicional daquela altura, a doena e o sofrimento so sempre consequncia dos nossos pecados. Hoje, ainda h crentes que defendem esta doutrina. Todavia, ficou provado que isso no verdade. H, sem dvida, situaes em que sofremos em consequncia dos nossos actos, mas nem sempre assim. Eli no foi condenado, talvez porque ele no partilhava desse ponto de vista, ou pelo menos no o expressou. 31. Como j tinha duvidado da palavra de Deus, perante Ado e Eva (Gn. 3:4), o diabo ousou duvidar tambm da sinceridade e da f de J, ao dizer: Mas estende a tua mo, e toca-lhe em tudo quanto tem, e vers se no blasfema de ti na tua face.( J 1:11) Afinal, o diabo estava errado, pois J no blasfemou de Deus. (J:1:22) 32.O diabo no omnipotente. Pelo contrrio, o seu poder limitado, pois ele no foi nem 1 milmetro, alm dos limites que Deus lhe imps (J 1: 12 e 2:47). 33.O sofrimento uma espcie de prova de fogo que nos purifica, como acontece com os metais (J 23:10; Tiago 1:12). O salmista tambm afirmou: Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra (Salmo 119:67) 34. Deus no nos tenta (ou prova) alm daquilo que podemos suportar (I Cor.10:13). De facto, a prova de fogo no tem a inteno de destruir o metal, mas de eliminar a escria. De igual modo, o propsito de Deus ao permitir a tribulao, no a destruio do pecador, mas sim do pecado, de modo a fazer dele um santo. (Zac. 13:9) 35. Todo o sofrimento de J resultou em crescimento espiritual e bno material. O mais irnico que o diabo foi o instrumento usado por Deus para que isso acontecesse. 36.O livro de J mencionado apenas duas vezes no Novo Testamento: Uma vez por Paulo e outra vez por Tiago (I Cor. 3:19 e Tiago 5:11).

Ludgero Coelho

También podría gustarte