Está en la página 1de 3

Grupo Parlamentar do Partido Socialista

___________________________________________________________________________

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal Exmos. Senhores Deputados Municipais Exmo. Senhor Presidente da Cmara Municipal Exmos. Senhores Vereadores Exmos. Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia Minhas senhoras e meus Senhores: A qualidade na prestao dos cuidados de sade ocupa os lugares cimeiros no ranking de preocupao dos portugueses. Existe na sociedade portuguesa uma inquietao em relao poltica de sade implementada pelo governo. O acesso sade em condies de igualdade e universalidade est constitucionalmente estabelecido, pelo que importa garantir a todos os cidados a rapidez, qualidade e abrangncia na resposta dos servios de sade. O PS sempre defendeu uma valorizao do servio nacional de sade, entendemos que no se devem colocar obstculos ao acesso de todos os cidados aos cuidados de sade pblica, importa por isso qualificar o Servio nacional de sade e promover mtodos de gesto inovadores que associem qualidade o equilbrio financeiro. O PS estar sempre ao lado da boa gesto e do combate aos desperdcios, aceitamos o argumento dos que defendem a correco dos elevados dfices do servio nacional de sade. Os decisores polticos devem tratar estes assuntos com total transparncia e ponderao, pois as populaes devem ter a percepo que os servios pblicos de sade apresentam parmetros de qualidade e resposta adequada s necessidades.

Assembleia Municipal da Covilh

Pgina 1

Grupo Parlamentar do Partido Socialista


___________________________________________________________________________

As alteraes na sade mobilizam a populao, tomemos como exemplo as manifestaes que contestam o encerramento da Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa semelhana de todas as reformas prejudiciais para o interior do pas, o PS receia que estejam a ser planeadas reorganizaes dos servios de sade na beira interior, e receamos que a lgica distrital seja o factor principal na tomada de deciso poltica. Para o PS a manuteno da Maternidade na Covilh, deve ser encarada como um objectivo de todos, e desde j apelamos aos responsveis polticos e demais entidades que desenvolvam todos os esforos necessrios para que se demonstre ao Ministrio da Sade, que o Centro Hospitalar Cova da Beira rene todas as condies exigveis para a manuteno da Maternidade. A Covilh tm uma faculdade de medicina, porque existiu vontade poltica para isso, e tenho de referir o nome de dois grandes amigos da Covilh, decisivos neste processo Antnio Guterres e Jos Scrates. A existncia de uma faculdade de medicina valoriza o hospital e este argumento fundamental na defesa da maternidade da Covilh, o Hospital da Covilh dispe da melhor tecnologia a nvel mundial, e est dotado de um servio de neonatologia de grande qualidade. A reorganizao dos servios de sade irremedivel, mas permitam-me que defende que no se deviam promover alteraes na localizao das maternidades Defendo esta posio pois entendo que as maternidades no so um custo, mas um claro investimento no futuro. Portugal hoje um dos pases mais envelhecidos do mundo, as pirmides etrias esto invertidas, e os nascimentos no promovem a substituio natural da populao. Este fenmeno ainda agravado pelos movimentos migratrios.
Assembleia Municipal da Covilh Pgina 2

Grupo Parlamentar do Partido Socialista


___________________________________________________________________________

Sem populao jovem ser muito difcil a curto prazo promover a sustentabilidade da previdncia e de todo o regime de segurana social. S existem duas formas de resolver este problema demogrfico, ou se promove a imigrao e a consequente integrao de estrangeiros na sociedade portuguesa, ou se tomam politicas estruturais de pendor natalista. O problema da fraca natalidade deve ser considerado, com um dos grandes constrangimentos futuros de Portugal. Uma politica de natalidade no se pode operacionalizar se no existirem maternidades prximas das populaes. Sr. Presidente da Assembleia Municipal solicito a mxima prioridade na defesa da nossa maternidade, apelo ao executivo, que em virtude da proximidade poltica com o governo, desenvolva todas as iniciativas de sensibilizao e esclarecimentos da importncia de manuteno da maternidade. Bem sabemos que nesta caso a mera retrica no suficiente, pelo que importa antes de mais aco directa junto dos decisores do ministrio. O Centro Hospitalar da Cova da Beira rene todas as condies para ser verdadeiramente um hospital central, e enquadrado nesse objectivo que se deve enquadrar a reorganizao dos servios de sade a nvel regional. O PS semelhana de posies anteriores, continua a estar totalmente disponvel para esta tarefa.

Carlos Casteleiro Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Municipal da Covilh 27 De Abril de 2012

Assembleia Municipal da Covilh

Pgina 3

También podría gustarte