Está en la página 1de 22

Questes para uma poltica indigenista:

etnodesenvolvimento e polticas pblicas. Uma apresentao1


Antonio Carlos de Souza Lima Maria Barroso-Hoffmann

Este livro o primeiro de dois volumes voltados para a divulgao de parte dos trabalhos apresentados durante a realizao do seminrio Bases para uma nova poltica indigenista, realizado de 28 a 30 de junho de 1999 no Museu Nacional/ufrj, Rio de Janeiro, no mbito do projeto Poltica indigenista e polticas indgenas no Brasil um ma peamento prospectivo, apoiado financeiramente pela Fundao Ford.2 O projeto, que incluiu publicaes e um survey da situao geral dos grandes desafios para a formulao de polticas indgenas e de uma poltica indigenista consistente, rumou para o seminrio, ocasio em que se procurou apresentar e discutir experincias inovadoras realizadas em diversos pontos do Brasil indgena, objetivando a gesto direta de recursos por organizaes indgenas, com o envolvimento de parce rias mltiplas com ongs e organismos governamentais de diferentes escales e especialidades, apoiadas financeiramente por mecanismos de cooperao tcnica internacional e multilateral.

Agradecemos a Joo Pacheco de Oliveira e Marcelo Piedrafita Iglesias as ob servaes relativas a verses anteriores deste texto. Esse projeto foi coordenado por Joo Pacheco de Oliveira e Antonio Carlos de Souza Lima e contou com a secretaria executiva de Maria BarrosoHoffmann. A seo referida especificamente aos problemas do etnodesenvolvimento teve Marcelo Piedrafita Iglesias como relator. Para os resultados mais amplos do projeto, o qual ensejou a criao do Laboratrio de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), no mbito do Setor de Etnologia do Departamento de Antropologia, ver http://www.laced.mn.ufrj.br, em que a ntegra do seminrio, seu relatrio final e as referncias de Oliveira (1998; 1999) podem ser encontradas.

Questes para uma poltica indigenista

Tendo as iniciativas e organizaes indgenas, e no mais a Funda o Nacional do ndio (funai), como foco, o debate sobre a pertinncia da relao tutelar foi deixado de lado como ponto de partida e pressu posto bsico; no houve no seminrio a preocupao de reformulla, discutindose, por exemplo, princpios para a reestruturao da funai. Em vez disso, buscouse esclarecer as alternativas apresentadas aos povos indgenas no Brasil luz das relaes estratgicas entre os diversos atores sociais envolvidos na construo de seus destinos, a partir das reflexes e das prticas de organizaes indgenas, antroplogos pertencentes a universidades, organizaes nogovernamentais indigenistas, programas de ajuda tcnica a grandes projetos regionais de desenvolvimento econ mico e instituies governamentais de planejamento. Passados quase trs anos da realizao do seminrio, em que ou tras atividades foram desenvolvidas por nossa equipe de pesquisa, as colaboraes da presente coletnea, muitas das quais transformadas na passagem do registro oral para o escrito, so levadas a pblico em um momento no qual as campanhas eleitorais para a presidncia assumem contornos mais claros. na inteno de contribuir para o debate, de ser til para o balizamento de diretrizes claras e compromissos futu ros, que sua divulgao mantm sua atualidade e sua utilidade. Os textos foram gerados a partir das experincias de interveno direta junto a povos indgenas, em assessoria e consultorias que refletem sobre as possibilidades que alternativas vrias podem trazer, algumas aliceradas em longas trajetrias de trabalho, outras em iniciativas inovadoras. Fazem parte de um amplo conjunto de observaes que vem encontrando formulaes tambm sob a forma de dissertaes, teses e livros, conjunto que os responsveis por polticas pblicas, as lideranas partidrias, os tcnicos de governo, os intelectuais, os pro fessores de graduao e os futuros profissionais das cincias humanas e da natureza, bem como as novas geraes de lideranas indgenas, no devem nem podem desconhecer3.

Entre alguns exemplos de trabalho nessa direo, no caso voltados em grande medida ou dialogando com s variadas situaes dos povos indgenas no Brasil, ver Lima (2000), Almeida (2001); Barreto Filho (2001); Souza (2001); Salviani (2002) e Pareschi (2002). Devemos ressaltar ainda que os resultados imediatos do seminrio tiveram sua divulgao sob a forma de um vdeo igualmente intitulado Bases para uma nova poltica indigenista, distribudo amplamente para diversas entidades, e que pode ser obtido, ainda hoje, por meio do site do LACED.

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

Nesta introduo, apresentamos uma breve e esquemtica viso do que pode ser chamado de campo das polticas indigenistas na atualidade, a fim de retomar o relatrio sntese do encontro, e faze mos, ao fim, uma pequena sntese dos trabalhos expostos, assim como observaes pontuais sobre a situao atual da poltica indigenista. As avaliaes e sugestes aqui indicadas, portanto, devem ser lidas como elementos para proposies e posturas gerais, sendo essencial penslas como parte de uma tentativa de dilogo plural e intercultural propicia da pelo seminrio e pela prpria maneira como realizamos o survey. necessrio registrar seu carter parcial, provisrio e incompleto, conse qncia do aspecto dinmico da realidade com que lidamos, redefinido pelas novidades surgidas nos ltimos anos, das quais o Projetos Demons trativos para Povos Indgenas (pdpi), sediado em Manaus, e as discusses relativas reestruturao do Programa Piloto para a Proteo das Florestas Tropicais do Brasil (PPG) so dois captulos muito importantes. Nos ltimos anos da dcada de 190, delinearamse articulaes ainda hoje presentes nas cenas indigenistas e indgenas. A substituio, em 196, do Servio de Proteo aos ndios (spi) pela Fundao Nacional do ndio (funai), a crescente participao desta em processos de abertura de estradas e outras formas de penetrao na regio da Amaznia sob o regime ditatorial militar ento em curso, a larga entrada de capital internacional financian do a ditadura e os interesses agroindustriais teriam como contrapartida alteraes internas agncia tutelar4. Tais mudanas se basearam, em larga medida, numa execuo bastante particular e delas muito distanciada de idias formadas no SPI dos anos 1950, a partir de certo tipo de percepo antropolgica que continuaria a existir no Conselho Nacional de Proteo aos ndios5. Dessa apropriao posterior resultaram diversos conceitos jurdicos presentes no Estatuto do ndio (Lei 6.001/3), forjado pelo regime como resposta necessria s cobranas internacionais de efetiva proteo s populaes indgenas atingidas pelas aes desbravadoras tanto do Estado quanto de grupos particulares6.
4

Um sobrevo esquemtico

Sobre o Servio de Proteo aos ndios e a FUNAI, ver Souza Lima (1995; 2001). Sobre o CNPI, ver Freire (1990); sobre alguns aspectos dessas idias antropo lgicas que so absorvidas e expandidas a partir do SPI da dcada de 1950, ver Souza Lima (2000; 2001). Cf., entre outros, Davis (198) e Oliveira (1985).

Questes para uma poltica indigenista

As presses internacionais poca estavam balizadas pelas idias de anistia e direitos humanos. A ao de movimentos internacionais de defesa dos direitos humanos e do meio ambiente sobre o establishment desenvolvimentista, notadamente o Banco Mundial, influenciou as decises dos dispositivos financiadores da expanso governamental rumo Amaznia, ao ameaar cortar os recursos financeiros ao regime militar, moldandose um padro de interao conflitiva entre essas partes agncias do Estado brasileiro, movimentos internacionais e agncias multilaterais de financiamento que marcaria a dcada posterior. A funai, controlada pelas agncias de segurana nacional e tendo sua frente presidentes militares, abriria campo, em certos momentos, participao de outros atores ainda hoje presentes na cena indigenista: os antroplogos, que tinham a unificlos um novo modelo de formao acadmica, em psgraduaes surgidas em grande parte sob os auspcios dos recursos sobretudo da Fundao Ford e de agncias da administrao pblica brasileira, como a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (cnpq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (finep). Nesse contexto, alguns pesquisadores, em diferentes momentos de suas trajetrias acadmicas, seriam chamados para logo serem rechaados a criar projetos de ao junto a povos indgenas especficos, distinguindose da diretriz produtivista implementada pelos projetos de desenvolvimento comunitrio da funai.8 No mbito latinoamericano, a anteceder esse momento, as cr ticas dos efeitos etnocidas das polticas desenvolvimentistas tiveram na Reunio de Barbados, em 191, e na Reunio de Peritos sobre Etnodesenvolvimento e Etnocdio na Amrica Latina, promovida pela articulao entre unesco e flacso em dezembro de 1981, em So Jos da Costa Rica, eventos especiais na formulao de propostas para um desenvolvimento alternativo, marcado por projetos de futuro prprios aos povos indgenas, o etnodesenvolvimento, proposio pela qual Rodolfo Stavenhagen (1985) foi um dos principais responsveis,
 8

Cf., entre outros, Oliveira (2000), Salviani (2002) e Pareschi (2002). Para questes relativas s prticas dos antroplogos no Brasil, ver Oliveira (198). Em relao participao da Fundao Ford na criao de uma es trutura de psgraduao associada pesquisa no Brasil, ver Miceli (1990). Sobre a etnografia de um desses projetos de desenvolvimento comunitrio e seu contexto, ver Almeida (2001).

10

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

e que, mais recentemente, serviria de ttulo a um paper de quadros do Banco Mundial (Partridge, Uquillas & Johns 1996)9. Muitos desses intelectuais10 criariam e se instalariam em ongs destinadas ao exerccio de formas de ao embasadas em supostos da Antropologia Social, muitos mantendo seu vnculo com as universi dades, tanto por receberem salrio quanto por recrutarem pessoal formado pelas mesmas para os projetos de pesquisa e interveno social que mantiveram no que hoje se chama Terceiro Setor. As associaes civis de defesa aos ndios e outras ongs surgidas em torno de 1980 tinham perfis e tomaram rumos muito distintos. Muitas delas foram financiadas por recursos internacionais de igrejas europias e fundaes voltadas para os direitos humanos no Terceiro Mundo. Associaes como essas, alis, talvez tenham sido uma das formas privilegiadas de questionamento do regime militar. Em certos casos, podese dizer que a ditadura desmantelara esboos de estruturas institu cionais voltadas para uma produo acadmica questionadora da ordem poltica vigente e voltada para formas de ao social. Em contrapartida, quando se deu a abertura do regime militar, muitas ongs j estavam estruturadas, mantendo, salvo muito raras excees, o duplo vnculo de concorrncia/mutualismo com a universidade11. Alm disso, constituiuse, em 192, um aparelho eclesistico, o Conselho Indigenista Missionrio (cimi), precedido em trs anos pelo que passaria a ser durante bom tempo sua extenso leiga, a Operao Anchieta (opan), hoje Operao Amaznia Nativa, ambos pressupondo a existncia ante rior da Misso Anchieta, em Utiariti (mt). O cimi se dedicou atuao em reas indgenas consoante as propostas do Conclio Vaticano II e seus corolrios latinoamericanos com desenvolvimentos missiolgicos stricto sensu brasileiros , promovendo assemblias indgenas e dando campo a
9

hoje copiosa a literatura crtica ao desenvolvimento como pressuposto e ideologia. Restringimonos a citar Escobar (1995), Rist (199), Grillo & Stirrat (199) e Sachs (1999). Para importantes consideraes acerca da idia de etnodesenvolvimento e alguns de seus pressupostos no plano ticomoral, ver Cardoso de Oliveira & Cardoso de Oliveira (1996: 2431, 3640, em especial). Retomaremos algumas dessas idias adiante. Entre os quais Gilberto Azanha, presente no seminrio em questo e cujo trabalho foi o texto base sobre etnodesenvolvimento. A literatura sobre ONGs vem crescendo no Brasil e em contextos mais am plos. Alguns exemplos so Landim (1993; 1998), Fernandes (1985; 1994), Fischer (199) e Hall (1999).

10

11

Questes para uma poltica indigenista

11

um tipo de associativismo panindgena que seria enfatizado, no plano retrico, como a via privilegiada para a autodeterminao indgena. Foi a partir desse quadro, no mais restrito ao aparelho indigenista e a uma difusa e ingnua opinio pblica como nas dcadas de 1950 e 1960, que a idia de demarcao de terras indgenas afirmouse como moto. A constatao do total despreparo e da inpcia da Fundao Nacional do ndio no tocante a essa e a outras questes prementes vida dos povos indgenas no Brasil estimulou variados esforos de mapeamento, como os do cimi e os do programa Povos Indgenas no Brasil, do Centro Ecum nico de Documentao e Informao (cedi), alm de trabalhos de cunho analtico realizados no Museu Nacional por Joo Pacheco de Oliveira12. Os dois ltimos desenvolveram, a partir de 1985, uma iniciativa comum em torno do chamado Projeto Estudo sobre Terras Indgenas no Brasil: Invases, Uso do Solo, Recursos Naturais (peti), financiado pela Fundao Ford e, mais tarde, no caso da equipe do Museu Nacional, pelo cnpq. Havia nesse momento uma conjuntura particular, pois desde meados de 1984 se iniciara uma fase de transio para o que seria chamado Nova Repblica, com a sada de quadros tpicos do regime autoritrio de diversas agncias de governo e, no caso da funai, o retorno de um conjunto de indigenistas (auto)designados autnticos, seguidores de uma tradio que se vinculava imaginariamente ao sertanismo rondoniano fundador do SPI. No segundo semestre de 1984, diversos antroplogos, quadros universitrios e/ou de ongs, foram procurados com propostas de con tratao para postos administrativos na funai. Como renegociao de um convite do gnero transformado em consultoria, Joo Pacheco de Oliveira e Alfredo Wagner Berno de Almeida investigaram as prticas da funai no tocante ao processo administrativo de criao de terras indgenas13. De modo geral, contudo, importante lembrar que a ao antro polgica no perodo se fazia por meio no apenas desse tipo de pesquisa aplicada, mas sobretudo de consultorias a grandes projetos de desenvol vimento regional, como o polonoroeste ou o Projeto carajs, nos quais os recursos eram fornecidos por organismos multilaterais. Os consultores do primeiro estavam ligados sobretudo pucsp14, e os do segundo usp e ao Centro de Trabalho Indigenista (cti).
12 13

Estes textos esto reproduzidos em Oliveira (1998). Essa investigao redundou em um ensaio crtico que ainda hoje mantm extrema atualidade. Cf. Oliveira e Almeida (1998). Alguns posteriormente fundariam a ONG denominada IAMA.

14

12

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

Tal tipo de interveno profissional e de ocupao antropolgica se firmou desde ento, consolidandose como mercado de trabalho. No plano internacional, movimentos de defesa das minorias, de populaes reloca lizadas e de preservao do meio ambiente conseguiram impor processos de avaliao de impactos ambientais e sociais em grandes projetos. Grupos ligados a ongs e/ou a universidades participaram intensamente da feitura de relatrios de impactos sobre o meio ambiente15 e outros documentos similares, recobertos por termos como assessoria, consultoria, laudos e percias, sendo importante ressaltar que no Brasil se nega a validade do uso do rtulo antropologia aplicada ou da ao para descrever prticas como as citadas, inexistindo reflexo sistemtica sobre as mesmas16. Vale lembrar que o ano de 1985 marcaria o incio do primeiro governo civil aps vinte anos de governos militares. Com ele, debater seiam propostas de reforma agrria, compromisso eleitoral em que a demarcao de terras indgenas foi item fundamental. O Ministrio da Reforma e do Desenvolvimento Agrrios (mirad) passaria a ter assento na reunio do ento frum deliberativo no tocante a terras indgenas, o Grupo, grupo interministerial criado pelo decreto 88.118/83, que retirara da funai grande parte de suas responsabilidades nesse processo, deixandoas sobretudo nas mos dos aparelhos de inteligncia e inter veno militar no que dizia respeito a problemas fundirios. Dentro do mirad seriam criadas a Coordenadoria de Conflitos Agrrios e a Coordenadoria de Terras Indgenas, implantadas respectivamente por Alfredo Wagner Berno de Almeida e Joo Pacheco de Oliveira, em 1985, e integradas sobretudo por antroplogos. Para defesa de interesses ind
15

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), nos quais aos antroplogos cabe geralmente a elaborao de partes desses estudos e relatrios, cuja feitura, na maioria das vezes, de responsabi lidade de empresas especializadas ou ncleos cientficos de universidades. Sigaud (1986) aborda aspectos duvidosos e problemticos das prticas de rea lizao de relatrios de impactos ambientais no caso de barragens. Bartolom e Barabas (1990) tratam de um caso especfico, no Mxico, de relao entre uma populao indgena e a construo de uma grande hidreltrica. Para a anlise antropolgica de um grande projeto, ver Lins Ribeiro (1991). As prticas de antroplogos na elaborao de laudos periciais foram abordadas em Oliveira (1998), e Souza Lima (1998) apresentou algumas questes con cernentes realizao de relatrios de identificao de terras indgenas. Por fim, alguns aspectos relativos crtica dos procedimentos, sobretudo do Banco Mundial, no financiamento de grandes projetos podem ser mapeadas em Salviani (2002).

16

Questes para uma poltica indigenista

13

genas, passarseia a invocar a Procuradoria Geral da Repblica, cuja competncia nessa rea especfica seria paulatinamente constituda e, por fim, inscrita na Constituio de 1988. Tambm a ento Secretaria do Meio Ambiente (semam) estabeleceria sua participao em relao aos problemas indgenas, com quadros vindos da prpria funai. O processo de regularizao fundiria logo se viu cerceado pelo controle exercido pelo Conselho de Segurana Nacional durante a gesto de Romero Juc na presidncia da funai, desintegrando (e isso em mbito mais amplo) os projetos e as aes de reforma agrria. Lanouse o Projeto Calha Norte, para atuar na regio da parte ao norte das calhas dos rios Solimes e Amazonas, em que interesses militares, de grupos econmicos regionais e extraregionais, sobretudo de ma deireiras e mineradoras, estariam associados em nome de estratgias geopolticas de desenvolvimento1. Seria sob essa conjuntura, muito mais complexa que a aqui deli neada, que o processo constituinte transcorreria, com tentativas mar cantes de defesa da idia, sempre pronta a ser retomada, de que h muita terra para pouco ndio. O lobby prndio na Constituinte teria vitrias expressivas na forma final do captulo que aborda as populaes nativas. Tais vitrias, porm, so precrias, uma vez que um novo Estatuto do ndio ainda no foi concludo no Congresso Nacional, e muitas pequenas alteraes podem descaracterizar diversos itens aprovados18. Essa precariedade mais ntida quando lidamos com o patrimnio indgena, seja seu legado cultural e gentico, sejam os recursos naturais existentes em suas terras, tanto florestais quanto minerais ou energticos. Os interesses de explorao mineral so particularmente ativos e articulados, estando presentes em fruns variados, muitas vezes sob a roupagem das boas intenes de que todo discurso desenvolvimentista vem revestido. H uma luta pelos direitos a ser enfrentada, uma parca regulao jurdica de inmeros aspectos relativos s diferenas socioculturais, ao meio ambiente e ao patrimnio dessas populaes que deve ser encarada como matria de estudo e interveno, apesar do acmulo de aes j existente.

1

Existente ainda hoje, o Calha Norte tem, todavia, outros contornos ainda no devidamente avaliados. Cf. Oliveira (1998). Para um panorama mais amplo desses anos, ver Ricardo (1986; 1991).

18

14

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

Em torno da Constituinte, porm, a movimentao de populaes indgenas ganharia maior visibilidade internacional. Com a efetiva atri buio, pelo texto constitucional de 1988, de capacidade processual civil s comunidades indgenas e suas organizaes, no que para muitos foi o fim da tutela, proliferariam desde ento, sobretudo na Amaznia, ml tiplas formas de organizao local associaes, conselhos, federaes etc. , seja congregando um grupo indgena especfico, seja articulando diversos grupos de uma mesma regio. Muitas dessas associaes tm vnculos e projeo internacionais, compondo um panorama hetero gneo e mal conhecido. A elas juntarseia a participao indgena em legislativos (sobretudo municipais) ao longo do pas.19 Paralelamente, ainda no fim dos anos 1980, em face da grande visi bilidade do movimento de seringueiros e de uma real ligao entre estes e os povos indgenas no Acre, produziuse e generalizouse, em especial perante os organismos internacionais de financiamento de diferentes matizes, a idia de uma aliana entre os povos da floresta, conferindo nfase a certo utopismo ecologista em razo da generalidade com que foi aplicado. A partir de ento, a ampla propaganda feita em torno do tema no exterior se deu em consonncia com a crescente repercusso de argumentos ambien talistas variados, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa Ocidental: pouco a pouco a especificidade dos problemas dos povos indgenas, assim como de suas solues, foi equacionada sob a condio de problemas de conservao e utilizao, racional e sustentvel, do meio ambiente, com nfase quase exclusiva na regio e nas populaes indgenas amaznicas, em detrimento da pluralidade de situaes indgenas e ecolgicas exis tentes no Brasil. Em outras palavras, a esfera fundiria e os problemas de etnodesenvolvimento foram parcialmente reelaborados sob o rtulo de desenvolvimento sustentvel, cuja genealogia outra20. Parte desse quadro mais amplo desde seu surgimento durante o regime militar, passando pela abertura democrtica e o perodo poste rior Constituinte, at os dias de hoje, em que os aparelhos de governo
19

Para questes relativas s organizaes indgenas, ver Albert (199; 1998), Matos (199) e Oliveira (2002). Para um inventrio dessas organizaes at a data de sua publicao, Grupioni (1999). Para questes relativas ao que chamaremos aqui de ambientalismos, e sua progressiva presena contribuindo para reconfigurar a esfera da proteo e conservao do meio ambiente no Estado brasileiro, em relao inclusive com a da poltica indigenista, ver Ribeiro (2000), Barreto Filho (2001) e Pareschi (2002).

20

Questes para uma poltica indigenista

15

brasileiros voltados para as reas fundiria e ambiental se encontram recon figurados pela presena da cooperao tcnica internacional, as atribuies da Fundao Nacional do ndio aparelho executor da poltica indigenista brasileira segundo o Estatuto do ndio (Lei 6.001/3) que ainda vige so freram diversas alteraes. Por decretos presidenciais e ministeriais e por profundas mas nem sempre evidentes alteraes infralegais na administrao pblica federal, o papel de aparelho detentor do monoplio do exerccio da tutela e da mediao entre povos indgenas e sociedade nacional atri budo funai desideratum sequer perto de ter sido alcanado foi completamente descaracterizado. Tais mudanas, associadas a aspectos do funcionamento da malha estatal brasileira e forma como os povos indgenas a ela se associaram, muitas vezes como parte de clientelas de Estado, geraram um quadro singular de instabilidade e conflito, inicial mente confundido, ou norteado, pelo surgimento de um movimento indgena unificado, sobretudo nos anos 198021. De 196 at abril de 1998, a Fundao teve vinte e trs presidncias. necessria pouca ateno para perceber a tarefa espinhosa e comprome tedora que presidir o aparelho, a ponto de seus sucessivos presidentes terem sido apresentados como uma galeria da crise permanente22. De modo geral, seus titulares e suas vinculaes deixam perceber o carter de interesse estratgico que o aparelho entreteve para o aparato de segurana nacional ao longo da maior parte de sua trajetria. Embora os governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso no tenham mantido esse direcionamento, no envidaram grandes esforos no sentido de reestruturar a morfologia e as funes da funai. Ao longo
21

Souza Lima (1995) utilizou a expresso clientelismo de Estado para designar certo tipo de arregimentao de redes de clientela que tem na distribuio de bens (sobretudo cargos, mas tambm verbas e outros), realizada a partir da administrao pblica federal, apenas um de seus aspectos. Pensado pelo autor como dimenso do processo de formao de Estado no Brasil, a idia, embora demande burilamento, afasta a idia de uma burocracia meritocrtica como horizonte de reflexo para a anlise da FUNAI e permite alcanar al guma inteligibilidade alm da denncia do paternalismo e da corrupo de funcionrios e ndios quanto s inmeras crises geradas pelo controle da mquina administrativa da FUNAI. Foi Marcos Otvio Bezerra (1995; 1998) quem fez os esforos mais importantes e instigantes para pensar essas questes em sua articulao com o funcionamento do Legislativo (mas no s) no Brasil. Para uma importante interpretao das relaes entre a FUNAI desse perodo e os povos indgenas desse perodo, ver Ramos (1998). Cf. Ricardo (1986: 229; 1991: 412; 1996: 501).

22

16

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

desses governos, porm, a presena de inmeras populaes indgenas em regies cortadas pelos limites internacionais do Brasil fez da diplomacia brasileira outro importante ator no cenrio indigenista. Atualmente, a funai, apesar da qualidade de alguns funcionrios idealistas que julgam poder reabilitla, tem sido encarada por certas reas do governo voltadas para a reforma do Estado, entre elas a ampla comisso para sua reestruturao recentemente criada, como um dos smbolos do corporativismo institucional autoreprodutivo em sua pior e mais perversa acepo. Assim, podese, por um lado, reconhecer sem dificuldade que o modelo tutelar que constituiu a funai encontrou seu fim legal com a Constituio de 1988 e seus desdobramentos, e, por outro, que sem avaliaes claras e objetivas da complexidade da situao indgena no Brasil, sem novos projetos de futuro decorrentes de um padro de dilogo intercultural e intersocial e sem um novo instrumento de regulao das relaes com os povos indgenas no Brasil, alguns dos piores aspectos da tutela podem aflorar. A tramitao do Estatuto das Sociedades Indgenas desde 1991, por exemplo, apenas um dos captulos desse contexto. Reconhecer o fim jurdico da tutela da Unio sobre os povos indgenas pela Constituio de 1988, portanto, no significa o fim de formas de exerccio de poder, de moralidades e de interao que se poderia qualificar de tutelares, nem representa um novo projeto para o relacionamento entre povos indgenas, poderes pblicos e segmentos dominantes da sociedade brasileira assumido com clareza pelas instncias governamentais responsveis. Inexiste hoje, no plano da administrao pblica, uma poltica indigenista federal, isto , um planejamento de governo transformado em diretrizes para ao, seja alocando e redistribuindo os recursos captados pelo Estado brasileiro, seja abordando diferentes aspectos da vida dos povos indgenas por meio no s da interlocuo com os mesmos, como tambm de suas organizaes ou outras formas nativas de gesto poltica. Um planejamento dessa natureza deveria ser articulado, racional mente concebido, executado e avaliado por meio das aes de um con junto de agncias e agentes, governamentais ou no23, e sua ausncia tornase mais significativa quando se percebem os contornos mais amplos das transformaes que os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso imprimiram administrao pblica sob a idia de reforma do
23

Aqui necessrio registrar a presena das universidades, em parte externa e em parte interna aos aparelhos federais de governo.

Questes para uma poltica indigenista

1

Estado, em que novas morfologias organizacionais tm sido concebidas e novas figuras jurdicas propostas para ordenar as aes administra tivas, sem que se rompam os circuitos de clientelismo. Se representam sinais de ao a regularizao das terras indgenas mormente no tocante regio amaznica que tem sido feita por meio do Projeto Integrado de Proteo s Populaes e Terras Indgenas da Amaznia Legal (pptal/ppg), a implantao do pdpi com amplas possibilidades de inovao, a gesto da sade por meio da introduo de distritos sani trios indgenas pela Fundao Nacional de Sade (funasa) e a criao de projetos para educao que se multiplicam pelos estados, com ann cios ominosos de mais de um formato de universidade indgena, o panorama, todavia, de estase e desmantelamento de servios pblicos federais, que, sempre deficitrios, hoje se tornam nulos24. H muito por ser concebido, discutido e exercitado no plano do dilogo inter(socio)cultural. Tal como observado por Roberto Cardo so de Oliveira (1996) ao discutir a proposta de Rodolfo Stavenhagen (1985) para o etnodesenvolvimento ou desenvolvimento alternativo, existe muita coisa a ser feita para produzir uma comunidade de co municao de natureza intertnica (Cardoso de Oliveira 1996: 38) pautada pela responsabilidade moral daqueles que esto efetivamente no campo dos poderes pblicos dominantes25. No se trata simplesmente de reformar a Fundao Nacional do ndio, de constatar seu sucateamento ou de reestruturla. Como foi extensamente apontado pelos participantes do seminrio Bases para uma nova poltica indigenista, e como sintetizamos aqui, tratase de reconhecer um novo estado do campo indigenista26, e tambm
Cf., no que tange ao PPTAL, Lima (2000; 2002). Indicamos novamente o trabalho de Pareschi (2002) quanto ao PPG. Verificase esse estado de coisas, claro, tambm em outras reas de ao social do governo. De modo geral, a retrica governamental em torno de idias como as de parceria e participao das comunidades no deve obscurecer o fato de que as responsabilidades do poder pblico vm sendo descuradas e que o Brasil no dispe de mecanismos de redistribuio social e diviso de renda como aqueles parcialmente propiciados pelo que podemos chamar muito genericamente de filantropia, sobretudo de estruturas de financiamento baseadas no estmulo ao de fundaes privadas. Remetemos o leitor aqui para o relatrio final, o vdeo Bases para uma nova poltica indigenista e as diversas intervenes acontecidas no seminrio, disponveis em http://www.laced.mn.ufrj.br.

24

25

26

18

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

a necessidade e a oportunidade de ultrapassar alguns obstculos com que se defronta esse padro diferenciado de foras e relaes sociais. Embora esse padro tenha, na administrao pblica, muito pouco peso funcional no plano da interveno rotinizada, o suposto sucateamento da funai, reduzida dimenso da regularizao fun diria, no elimina os postos indgenas, as administraes regionais e outras circunscries que continuam a existir, interconectandose em tal estrutura redes e interesses variados, inclusive indgenas.

Da idia ao

Os textos que compem este volume participam de um esforo con centrado para o planejamento de novos modelos de interveno indige nista. A idia de fomento ao etnodesenvolvimento dos povos indgenas ou ao desenvolvimento alternativo de populaes tradicionais, campe sinatos de diferentes tipos, populaes etnicamente diferenciadas etc. , a ser executada por um conjunto de dispositivos especficos de crdito e suporte tcnico e poltico, dotados da maleabilidade de operao que falta a fundos e equipes j existentes, um de seus pontos essenciais2. Ao tomar a perspectiva do etnodesenvolvimento, os trabalhos no apenas partem da idia de que as sociedades indgenas podem garantir sua especificidade e autonomia perante o mundo dos brancos, como tambm supem certos padres ticomorais sobre os modos como o mundo dos brancos se posicionar em relao vida desses grupos diferenciados, levantando, entre outras questes, as de quais valores sero acionados, que tipos de aliana esses valores embasaro e com que setores, sob que formatos jurdicos e a partir de que graus de flexi bilizao por parte do Estado brasileiro em face da ordem econmica globalizada essas alianas sero mais viveis. Nesse ltimo caso, vale lembrar que as lgicas de financiamento e execuo de projetos em reas indgenas tm sido freqentemente determinadas por injunes definidas internacionalmente, no patamar de organismos financeiros multilaterais ou de organizaes da sociedade civil, obrigando a uma mudana expressiva nos padres de interlocuo do Estado brasileiro a respeito da questo indgena. Se o conceito de etno desenvolvimento se liga hoje a discusses sobre a passagem do modelo tutelar de gesto para um modelo que prega a autonomia articulada sobre alian
2

Sobre a idia de fomento articulada de criao de programas regionais e progra mas tnicos, conferir Santilli & ISA (2002), disponvel em http://ww.laced. mn.ufrj.br.

Questes para uma poltica indigenista

19

as que extrapolam as fronteiras nacionais, isso ainda no foi suficientemente tematizado e discutido nos estudos e ensaios recentes sobre indigenismo. As aes diplomticas, a insero do Brasil nas Amricas e no mundo, a viso militar sobre o territrio e a soberania nacionais so parte desse universo de interlocuo, e no se sabe at que ponto a autonomia permanece possvel sob essas novas condies. De todo modo, a perspectiva do etnodesen volvimento pode servir como um bom pretexto para pensar as formas de relacionamento das sociedades dominantes com os povos etnicamente diferenciados, o que, antes de tudo, implica a reflexo sobre si mesmas, sobre suas imagens e seus mecanismos de totalizao. Assim, os textos que se seguem, ao afirmar o etnodesenvolvimento como algo que trata da autonomia dos ndios, da valorizao de seus sabe res tradicionais e do respeito s formas escolhidas por eles para construir seus projetos de futuro, no s apresentam idias e experincias j em curso no Brasil, como tambm permitem identificar constrangimentos reais a esses projetos impostos pela situao colonial em que se inserem e qual pretendem quebrar, de forma a examinar possveis sadas28. Nesse sentido, o uso da perspectiva do etnodesenvolvimento serve para pensar uma nova relao entre diferentes, tornandose fundamental a construo de instrumentos que localizem as reas que melhor asse guram o direito diferena e se prestam troca de saberes e/ou de bens entre as sociedades indgenas, os segmentos sociais dominantes e a administrao indigenista. Gilberto Azanha situa historicamente o surgimento de conceitos como desenvolvimento, desenvolvimento sustentado e etnodesenvolvi mento para discutir os novos modelos de gesto da poltica indigenista implantados a partir dos anos 1990 e defender uma proposta etnode senvolvimentista que supe o redimensionamento do tempo produtivo dos grupos indgenas. Em sua viso, devese combinar a produo tradi cional com uma produo voltada para o mercado, de forma a garantir a esses grupos os meios para adquirir os bens da sociedade brasileira que eles, historicamente, passaram a considerar necessidades bsicas. Entre outras coisas, Azanha destaca que o tempo necessrio produ o para o mercado no deve comprometer as atividades normais de subsistncia nem aquelas prprias s tradies de conhecimento desses grupos, residindo no balanceamento do tempo uma das possibilidades de manuteno de sua existncia como grupos tnicos diferenciados.
28

Para a noo de situao colnial, ver Balandier (1951); para a categoria ndio gerada pela situao colonial, Bonfil (190).

20

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

Seu texto recomenda que se privilegie a produo de bens visando a um mercado alternativo que valorize as sociedades indgenas e suas tradies de conhecimento, bem como formas de produo que levem em conta a preservao ambiental, aspecto contemplado tambm pelo ecoturismo, outra das opes sugeridas para a obteno de recursos financeiros29. Todas essas atividades devem encontrar apoio financeiro nos mecanismos de fomento ligados aos novos modelos de gesto da poltica indigenista, com base na articulao entre organismos de coope rao internacional tanto privados quanto pblicos, governo brasileiro e ongs. Por fim, h sugestes quanto ao formato de funcionamento do pdpi, uma das peas dos novos modelos de gesto, defendendo que ele contemple um universo de projetos limitado ao conjunto das terras indgenas da Amaznia e da Mata Atlntica, de forma a atender a todos os interessados dentro de um prazo finito. Paul Little prope, a partir do conceito de intercientificidade, o estabelecimento de um dilogo entre diferentes cincias como a prin cipal base para uma nova ao indigenista no Brasil. Assim como a relao entre culturas distintas produz formas de interculturalidade, o intercmbio entre sistemas de adaptao diferentes produz formas de intercientificidade. Definindo a etnoecologia como o estudo dos sistemas que os grupos humanos utilizam em suas relaes com a natureza, Little defende a realizao de cursos de sensibilizao de tcnicos, cientistas e funcionrios governamentais que trabalham com sociedades indgenas em torno de novas formas de fazer cincia, e sugere a implementao de treinamentos em etnoecologia nas prprias reas indgenas. Ao mesmo tempo, ao frisar que um dilogo intercientfico consistente supe igual dade de direitos entre as partes, enfatiza a necessidade de atualizao da legislao brasileira no que diz respeito ao reconhecimento dos direitos intelectuais dos povos indgenas, discutindo especificamente o problema das normas de copyright e a questo do uso de patentes, em um quadro no qual a utilizao dos conhecimentos acumulados pelos povos tradi cionais pode desempenhar, a exemplo da biotecnologia, papel estratgico em reas de ponta do desenvolvimento cientfico atual. Alm disso, afirma a convenincia da aprovao pelo Brasil da clusula 169 da Organizao Internacional do Trabalho (oit), que garante o direito dos povos, categoria especial dos direitos humanos que se aplica a sociedades diferenciadas em uma sociedade nacional,
29

A relao entre ndios e turismo no Brasil foi recentemente investigada por Grnewald (2001) em ttulo desta mesma coleo.

Questes para uma poltica indigenista

21

abrindo caminho para a instaurao no pas de um sistema de plura lismo legal. Nesse sentido, argumenta sobre a necessidade de instituir um tipo de treinamento para as lideranas e organizaes indgenas que as socialize e as esclarea sobre a legislao do pas no que se refere s terras indgenas e suas sociedades, bem como s polticas de orde namento territorial, permitindolhes atuao mais firme na defesa de seus direitos. A situao de interculturalidade deve representar tanto uma contribuio para a autonomia e a autosustentabilidade dos po vos indgenas quanto para a dignidade e a sustentabilidade de toda a sociedade brasileira. Nesses termos, acreditamos que uma comunidade intertnica de comunicao constituda como uma comunidade de argumentao pode servir como esboo para modalidades de ruptura em outras situaes de enorme assimetria poltica30.

30

Pactuamos com a utopia desejada por Roberto Cardoso de Oliveira para uma poltica que, luz do que efetivamente tem sido, dificilmente poderia ser chamada de indigenista: [...] subjacente ao conceito de etnodesenvolvi mento se quisermos considerlo em termos de seu contedo tico est uma comunidade de argumentao. Claro que no se trata de uma comu nidade de argumentao interpares, em sua acepo apeliana como a que tem lugar no interior de um grupo profissional de cientistas, por exemplo, porm entre grupos e indivduos portadores de culturas distintas, como ocorre tipicamente nas relaes intertnicas. Para ilustrar isso, diramos que o encontro entre uma equipe de indigenistas (constituda por antroplogos, tcnicos e administradores) e lideranas indgenas consistiria numa comuni dade real de comunicao, no interior da qual se daria o diologo tendente a gerar um acordo intersubjetivo em torno das regras mnimas suscetveis de assegurar um fluxo recproco de idias formuladas pelas partes. Desde logo, em lugar de confronto tnico algo corrente nos programas desenvolvimentistas , haveria de se esperar um encontro entre interlocutores imbudos menos de verdades do que de pontos de vista. Mas seria de se esperar tambm que a responsabilidade moral de viabilizar a interlocuo estaria nas mos do setor indigenista, convencido por seu lado do esprito e, por via de conseqn cia, dos princpios do etnodesenvolvimento (1996: 389). Acrescentamos que essa comunidade de argumentao se estabeleceria contra o universo de preconceitos, representaes, tradies de conhecimento para gesto colonial da desigualdade (Souza Lima 2002), moralidades etc., tpicas de situaes coloniais, presentes no pensamento das elites tecnoburocrticas (inclusive da cooperao tcnica internacional), em quadros partidrios, nas elites polticas regionais, e parcialmente interiorizadas por algumas lideranas indgenas, em um custoso trabalho de reverso de condies histricopolticas mais abrangentes, entre as quais aquelas indicadas na nota 21.

22

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

Renato Athias apresenta a experincia da Oxfam, organizao nogovernamental britnica que desempenhou papel pioneiro e estra tgico na criao das organizaes indgenas e indigenistas no Brasil a partir da dcada de 190. O texto refaz o percurso da atuao da organizao no pas desde o momento inicial de apoio ao estabele cimento das primeiras assemblias indgenas promovidas pelo cimi, que propiciaram a afirmao do movimento indgena, primeiramente no quadro das reivindicaes por direitos polticos e cidadania durante a ditadura militar, at a diversificao dos tipos de ajuda prestados e que envolveram o financiamento de organizaes indgenas e indigenistas, o apoio a programas de assessoria e informao ligados questo indgena e projetos de educao, sade, assessoria jurdica e desenvolvimento de atividades produtivas junto a diversos povos indgenas no territrio brasileiro. Utilizando como fonte principal a documentao interna da Oxfam, a contribuio de Athias procura ainda efetuar um balano das atividades da entidade em cada um desses setores. Tratase sobretudo de uma base suficientemente slida para confrontar as novas formas de financiamento por organismos internacionais instaladas a partir do PPG com as omisses, lacunas e dificuldades interpostas pelos parcos dispositivos brasileiros de crdito ao desenvolvimento alternativo. O quarto texto, de Ricardo Verdum, descreve os mecanismos de financiamento e gesto de pequenos projetos de desenvolvimento sustentvel para as reas de floresta tropical na Amaznia e nas regies de Mata Atlntica, definidos nos anos 1990 e decorrentes dos acordos firmados entre o governo brasileiro, o G e a Comunidade Europia, com o apoio do Banco Mundial. Esses acordos resultaram na constitui o do PPG, a partir do qual foram criados o Subprograma Projetos Demonstrativos (pd/a), em 1995, e o pdpi, em 1999. Contendo uma listagem que identifica os projetos aprovados at novembro de 2000 no mbito do pd/a, o artigo chama ateno para o fato de que essas iniciativas corresponderam passagem de um modelo de gesto da questo indgena centralizado na funai para uma situao em que vrios rgos governamentais participam da implementao das polticas pblicas ao lado de ongs indgenas e indigenistas, tornadas proponentes e gestoras de atividades locais em setores como educao, sade, proteo ambiental e desenvolvimento de atividades produtivas. Segundo Verdum, o novo modelo implicou a ampliao da utilizao do conceito de etnodesenvolvimento. Ultrapassando o circuito das lideranas indgenas, ongs e setores da intelectualidade, o conceito de etnodesenvolvimento ganhou destaque na agenda das agncias gover

Questes para uma poltica indigenista

23

namentais e internacionais de cooperao por meio da incorporao de categorias discursivas como participao e comunidades locais, tpicas da atual modernizao das prticas indigenistas oficiais e que favorecem a capacidade dos povos indgenas de gerir autonomamente seu desenvolvimento de acordo com seus valores e aspiraes. Embora pretenda apoiar estratgias de desenvolvimento estabelecidas a partir da viso dos povos indgenas sobre sua histria, seus valores, seus in teresses e seus objetivos de futuro, essa preocupao ainda estabelece como meta a preparao dos povos indgenas para atuar no sistema de relaes de mercado globalizadas, o que por si s demarca os limites da proposta em questo. Isabelle Giannini, autora do texto seguinte, descreve sua expe rincia de acompanhamento como antroploga do projeto de manejo ambiental da Terra Xikrin do Catet, situada na rea de influncia da Ferrovia Ferro Carajs. O projeto, desenvolvido junto aos ndios Kayap do Par, a partir de um convnio firmado entre a funai e a Companhia Vale do Rio Doce, teve a participao de Giannini vinculada insero do Instituto Socioambiental (isa), e ao convnio se juntariam posteriormente fundos internacionais de empresas instaladas na rea do Projeto Grande Carajs, de organizaes de cooperao bilateral e de acordos firmados no mbito do ppg. Seu texto discute a necessidade de encontrar uma dinmica sin gular de captao de recursos financeiros que garanta a autonomia dos ndios em relao poltica oficial de proteo e assistencialismo. Com esse fim, so descritos os mecanismos de negociao que se instauraram com a comunidade Xikrin para estabelecer no s as novas atividades produtivas que substituram os modelos predatrios anteriores, como tambm o conjunto de aes voltadas para a capacitao da comuni dade no sentido tanto de um maior conhecimento sobre a sociedade brasileira quanto da aquisio de habilidades prticas e tcnicas para o desempenho de funes na administrao de projetos e do manejo florestal. Ao examinar as possibilidades de atuao dos antroplogos em processos de desenvolvimento e mudana social, Giannini defende a idia de que a antropologia do desenvolvimento , antes de tudo, uma antropologia do sincretismo que trata da interao entre elementos heterogneos, divergentes, desiguais e contraditrios, e em cuja anlise intervm fenmenos de confrontao, negociao, rejeio, acomoda o e subverso, relaes de poder, compromissos e transaes. Jos Porfrio de Carvalho, por sua vez, faz um balano do Pro jetoWaimiriAtroari, implantado em 1988 como resultado de um con

24

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

vnio firmado entre a Eletronorte e a funai, por ocasio da construo da usina hidreltrica de Balbina. O projeto apresentado como uma experincia bemsucedida de manuteno de identidade tnica aps uma situao dramtica de contato com a sociedade brasileira, desta candose o fato de que a comunidade WaimiriAtroari capaz hoje de combinar a manuteno dos processos reprodutivos de sua cultura com uma baixa demanda de produtos manufaturados externos, cuja aquisio demanda parte pouco expressiva de seu excedente produtivo. Alm disso, o texto descreve outras formas de obteno de recursos financeiros pelo grupo, tais como aqueles provenientes dos acordos firmados com a Eletronorte, da taxao cobrada pela circulao de cassiterita em seu territrio e da venda de produtos indgenas. Esses recursos tm sido usados na implantao de escolas com currculos voltados para a realidade do grupo, na capacitao de seus membros para o gerenciamento e o controle das atividades comerciais que desen volvem e na fiscalizao dos limites de seu territrio. Por fim, Carvalho contrasta a experincia WaimiriAtroari com a dos ndios Parakan, entre os quais tm sido mais difcil restringir a dependncia de bens manufaturados externos. A ltima contribuio, de Rinaldo Arruda, parte de uma viso panormica das sociedades indgenas no Brasil para analisar dados sobre a dinmica de regularizao fundiria e abordar aspectos pol ticos e legais das terras indgenas. O artigo tematiza a distncia entre as vises indgenas e ocidentais de territrio e de mundo, assim como debate a reordenao sociocultural implicada na participao indge na em uma sociedade crescentemente mundializada. Ademais, sugere medidas a serem tomadas no plano polticolegal visando ampliao do dilogo e da convivncia interculturais necessrios a uma insero menos desigual das sociedades indgenas no contexto mundializado dos Estados nacionais. Nessa direo, aborda a necessidade de regu lamentao de contratos de pesquisa ou trabalho entre comunidades indgenas e pesquisadores e a urgncia do reconhecimento dos direitos intelectuais coletivos dessas comunidades. E no que tange especifica mente s novas formas de gesto da poltica indigenista, denuncia a concepo tecnocrtica impressa nos usos dos marcos conceituais do etnodesenvolvimento e de desenvolvimento sustentvel aos projetos implementados no mbito dos acordos do PPG, particularmente no PPTAL, indicando as limitaes do conceito de participao que norteia as iniciativas governamentais.

Questes para uma poltica indigenista

25

Diante de tantas questes e sugestes, devemos notar a enorme complexidade das relaes entre sociedades indgenas no Brasil, adminis trao pblica, elites polticas regionais e tecnoburocrticas, cooperao tcnica e mecanismos internacionais de financiamento. Nada autoriza a pensar que um nico aparelho da administrao pblica possa con templla. Adotar os marcos de uma crtica do desenvolvimentismo e uma viso presidida pela concepo de etnodesenvolvimento (ou desenvolvimento alternativo) faz com que hoje a percepo de certos integrantes do campo indigenista dos anos 190, segundo a qual ocupando a funai com bons quadros tudo estaria resolvido mais tarde acrescida de outras, como entregar a funai aos ndios e ex tinguila por decreto , pareamnos pueris. A falta de recursos tampouco parece ser exatamente o problema. Apesar de algumas dcadas de presena no Brasil, a aplicao de fundos, como aqueles originrios de igrejas europias, e financiamentos, como os do Banco Mundial, aplicados como mitigadores via projetos de grande escala, no foram objeto da reflexo sobre como as burocracias tm abordado os problemas indgenas. Inexistem, portanto, amplas avaliaes destinadas a pensar sua eficcia e propor novos modelos de ao. Os tipos de dados e de anlises que seriam necessrios per manecem dispersos em iniciativas atomizadas, contratadas como parte de processos especficos de interveno e avaliao de financiamentos pontuais, e nesse mesmo estado de impensado encontramse muitos outros temas, como a crescente presena indgena em contextos urbanos e a necessidade de lugares especficos para sua participao no sistema universitrio, que fazem parte de uma agenda obrigatria quando se abordam polticas indgenas para o etnodesenvolvimento. Devese, contudo, frisar que se na dcada de 1990 as fontes financiadoras direcionaram recursos primordialmente para iniciativas locais e aplicadas desenvolvidas por ongs e organizaes indgenas, bastante evidente que a Antropologia tem sido o saber disciplinar a articular os diversos problemas envolvidos na implementao de novos padres de relacionamento entre sociedades indgenas, Estado e Terceiro Setor, sobretudo na produo das universidades e de suas psgraduaes. Se durante certo perodo houve nfase em financiar projetos de ao direta sediados em ongs, muitas vezes sem avaliaes conseqentes de seus resultados plausveis, parte das discusses no seminrio demonstrou a necessidade de sistematizao e divulgao de conhecimentos existentes, ou seja, de sua institucionalizao por meio de processos de treinamento que preparem quadros profissionais capa

26

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

zes de suprir as demandas das novas formas de ao indigenista, tendo as sociedades indgenas e suas organizaes como seus interlocutores privilegiados. Dito de outro modo, no basta simplesmente contar com bilogos, engenheiros florestais, tcnicos agrcolas, advogados e mdicos assessorados por antroplogos trabalhando em uma equipe ou formar novas subespecialidades em Antropologia e cursos volta dos para elas; necessrio criar sistematicamente disposies prticas para o entendimento das sociedades indgenas com base no dilogo intercultural. Julgamos que certas modalidades de treinamento em Antropologia podem servir a esses fins. Em resumo, as referncias aqui indicadas priorizam dois pontos. Em primeiro lugar, importante considerar que no se pode mais sim plesmente propor e executar um planejamento nico para todas as sociedades indgenas no Brasil, isto , uma poltica de Estado que des conhea em sua formulao as sociodiversidades indgena e brasileira. preciso afastar de vez a imagem do ndio dos cronistas e viajantes, um ser eternamente imerso na natureza, signo por excelncia do exo tismo dos trpicos americanos, parado em um tempo estagnado, como o horizonte a partir do qual se raciocina para o clculo quer se a valore positivamente ou no da transformao radical dessa condio. Hoje, evidente que toda operao e todo clculo administrativos para as sociedades indgenas devem ser feitos sobretudo em escala local ou regional, de acordo com formas tnicas de articulao. So essas formas de organizao tnica que devem presidir os clculos de fomento, o que todavia no exclui dispositivos em escala nacional/federal. Essencial mente, impossvel fazer qualquer movimento conseqente sem a tentativa de estabelecimento de comunidades de argumentao como princpio estruturante da ao indigenista. Sem dilogo intercultural com base no respeito diferena de projetos de futuro, no h o que planejar: arriscamonos apenas, sob as novas vestes da dcada susten tabilidade, parceria, participao etc. , a repetir o pior da tutela e do clientelismo de Estado. Em segundo, no se pode mais agir sem resgatar, ou fomentar, um conhecimento acumulado e tecnicamente qualificado que permita entender os processos tnicos em jogo em cada regio. De nada adian tam sofisticadas tcnicas de zoneamento ecolgicoeconmico, cultivo de espcies vegetais, criao de espcimes selvagens em cativeiro etc. ou a fetichizao dos aspectos ecolgicos, de acordo com uma agenda muitas vezes concebida nos pases centrais, produtores de modelos e financiadores de intervenes, sem que sejam percebidas as dinmicas

Questes para uma poltica indigenista

2

sociais em que as sociedades indgenas concretas esto envolvidas. Sem esse tipo de percepo dos fenmenos tnicos propiciado pela abordagem da Antropologia Social, entre outras disciplinas, corremos o risco de cair em um tipo de tecnicismo estril e na engenharia social mais pueril. Para finalizar, vale destacar trs aspectos que nos parecem essen ciais: 1) toda a nfase da ao estatal e o fluxo de recursos da coo perao internacional desde o incio dos anos 1990 tm recado sobre a regio amaznica, o que nem de longe contempla as situaes sociais vividas pelos povos indgenas no Brasil contemporneo; 2) a presena indgena em cidades e as alternativas de vida para esses contingentes populacionais parecem ser problemas de enorme importncia que no tm recebido ateno compatvel, sob o peso de um complexo ideo lgico que v na alternativa camponesa a via de melhor integrao das sociedades indgenas; 3) necessria uma ao concertada entre as fontes de financiamento em seus variados perfis e as demandas indgenas reais: fornecer recursos para que as sociedades indgenas cumpram os destinos desejados pelos pases doadores a marca mais segura da (ir)racionalidade que permite a autoreproduo do desen

28

Etnodesenvolvimento e polticas pblicas

También podría gustarte