Está en la página 1de 7

REDAO PROPOSTA 1 Observe as imagens abaixo e escreva uma dissertao abordando a trajetria do povo brasileiro, da chegada dos portugueses

atualidade.
IMAGEM I

IMAGEM II

Nau de Pedro lvares Cabral

In: Livro das Armadas, pormenor [Academia das Cincias de Lisboa - ACIENL] Disponvel em: <http://purl.pt/162/1/brasil/iconografia/armada/ 28_barco_cabral/index.html> Acesso em: 18 jun. 2011.

IMAGEM III

Emigrantes no tombadilho Lasar Segall (1939-1941).


Disponvel em: <http://www.scielo.br> Acesso em: 18 jun. 2011.

IMAGEM IV

Foto de Jos C. Reinert


Disponvel em: <http://alfafnm.wordpress.com/fotos1/nasestradas-atolados/> Acesso em: 30 jun. 2011.

Disponvel em: <http://trialx.com/curetalk/wp-content/ blogs.dir/7/files/2011/05/cities/Joinville-1.jpg> Acesso em: 16 nov. 2011.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

PROPOSTA 2 Amina, a emigrante libanesa de Amrik, cruzou mares at chegar ao Brasil. Jorge, o caminhoneiro, de Jorge, um Brasileiro, percorreu estradas pelo interior do pas. Ambos so personagens de obras literrias que abordam um mesmo tema: a viagem. A partir de suas prprias memrias, narre um episdio marcante, que estabelea um elo com a histria vivida por Jorge ou Amina.

PROPOSTA 3

Cientistas dizem ter achado partcula mais rpida que velocidade da luz Neutrino chegou 60 nanossegundos antes da luz. Cientistas europeus divulgaram uma descoberta que promete abalar um dos pilares fundamentais da fsica: partculas que bateram a velocidade da luz. O anncio foi feito por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Cientficas da Frana (CNRS) a partir de dados obtidos no supercolisor do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN). Se for confirmado, pode gerar uma reformulao na teoria da relatividade de Albert Einstein. Parece pouco, mas, segundo Einstein, nada no Universo poderia ser mais rpido que a velocidade da luz nem 1 nanossegundo.
Disponvel em: <http://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2011/09/cientistas-afirmam-terencontrado-particulas-que-batem-velocidade-daluz.html> [Adaptado] Acesso em: 10 out. 2011.

Mas e se os cientistas do CERN estiverem certos? Significa que a velocidade da luz no o limite mximo da velocidade da natureza e uma das consequncias interessantes quanto causalidade. Um efeito precisa, necessariamente, ter uma causa anterior. Existe uma ordem natural das coisas: primeiro a causa, depois o efeito. Essa ordem depende da velocidade da luz. Como uma causa no pode ir mais rapidamente que a velocidade da luz, em princpio voc poderia viajar para o passado se essa regra fosse violada.
Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/em-duassemanas-vao-entender-o-erro-afirma-gleiser> [Adaptado] Acesso em: 10 out. 2011.

Os textos apresentados acima referem-se a estudos ainda no comprovados cientificamente. Supondo que ocorra esta comprovao e que venha a ser possvel realizar uma viagem no tempo, escreva um texto narrativo sobre um fato marcante na histria da humanidade que voc mudaria e as possveis consequncias dessa mudana para a sociedade atual.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

QUESTES DISCURSIVAS INSTRUES

1. Leia atentamente as questes e responda de acordo com o que solicitado no enunciado. 2. Escreva com letra legvel, use linguagem clara e utilize a norma culta da lngua portuguesa. 3. No espao destinado ao rascunho, redija suas respostas no item estipulado para cada questo. 4. Transcreva suas respostas do rascunho para a respectiva folha oficial, seguindo a ordem proposta nas questes. 5. Use caneta esferogrfica fabricada com material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, para transcrever suas respostas. 6. No sero corrigidas respostas escritas a lpis nem respostas no rascunho.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

Questo Discursiva 1

A expanso martima teve ligaes com os questionamentos e as inovaes que acompanharam o Renascimento e, politicamente, com a formao do Estado moderno na Europa. Assim, impossvel analis-la sem mencionar as mudanas econmicas, a intensificao das atividades comerciais, o fascnio pelas especiarias, a luta da burguesia para consolidar sua riqueza.
REZENDE, Antonio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da Histria: Histria Geral e do Brasil. So Paulo: Atual, 2001. p. 158. Gravura do sec. XVI, de Theodore de Bry. p. 157-158.

Sobre a expanso martima e comercial europeia: a) Explique (em no mximo 4 linhas) duas razes para o pioneirismo do reino portugus. b) Considerando que o mercantilismo um conjunto de prticas econmicas relacionadas ao processo de expanso martima, explique (em no mximo 6 linhas) duas de suas caractersticas citadas abaixo: - Metalismo - Protecionismo - Balana Comercial Favorvel - Colonialismo RASCUNHO

a)

b)

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

Questo Discursiva 2
Foi embora e eu fiquei pensando onde que se podia passar com aquelas oito carretas para conseguir chegar em Belo Horizonte, com aquele peso todo e com aquela chuva caindo sem parar, e acabando com tudo o que era estrada. Cada carreta estava com trinta toneladas de milho em cima. Eu que havia feito os clculos para ver se as oito davam para trazer todo aquele milho que a refinao tinha comprado l na Bahia.
FRANA JNIOR, Oswaldo. Jorge, um brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 23.

a) O texto acima descreve o deslocamento de cargas entre um municpio da Bahia e a capital de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), os estados citados pertencem, respectivamente, a quais macrorregies? b) A partir dos anos 1950 o Brasil se industrializou de forma acelerada. O governo, durante este perodo, estabeleceu o que ficou conhecido como trip econmico. Esta estrutura permaneceu e foi aprofundada ainda mais com a instalao do regime militar em 1964. Sobre o processo de industrializao no Brasil, identifique cada um dos atores econmicoprodutivos desse chamado trip econmico. c) O climograma abaixo representa o tipo climtico predominante em Belo Horizonte. Considerando a classificao climtica de Arthur Strhler, identifique o clima de Belo Horizonte, bem como a massa de ar que mais o influencia durante o ano.

Climograma de Belo Horizonte (MG)

MOREIRA, Igor. Construindo o espao humano. vol 5. So Paulo: tica, 2002. p. 195.

RASCUNHO a) b)

c)

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

Questo Discursiva 3
[...] Era o carro do Fbio que tinha acabado o freio. Mandei que ele apertasse o pedal e vi que ia at o fundo. Percebi que era falta de fluido. [...] Perguntei ao Luis se ele tinha fluido de freio e ele disse que no tinha. E ningum tinha. Ento falei com o Antonino que o jeito era tirar um pouco de cada carro, colocar naquele e ir assim at chegar numa cidade.
FRANA JNIOR, Oswaldo. Jorge, um brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 155-156.

O fluido para freios, ou leo de freio, responsvel por transmitir s pastilhas e lonas do sistema de freios a fora exercida sobre o pedal do automvel quando se deseja frear. Em sua composio bsica h glicois e inibidores de corroso.
Disponvel em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp> [Adaptado] Acesso em: 26 out. 2011.

Considere as informaes acima e os dados da tabela abaixo, obtidos sob presso de 1 atm e temperatura de 20 0C: Nome IUPAC Etan-1,2-diol Propan-1,2-diol Propan-1,3-diol Ponto de ebulio (0C) 197 187 215

I. II. III.

Escreva: a) o nome da funo orgnica presente nos compostos apresentados na tabela. b) a frmula estrutural de cada um dos compostos, conforme a ordem da tabela I, II e III. c) o nome da fora intermolecular responsvel pelo elevado valor do ponto de ebulio dos compostos citados.

RASCUNHO

a)

b)

c)

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

Questo Discursiva 4
O trecho do livro Jorge, um brasileiro, apresentado na questo discursiva 3, menciona que o fluido de freio tinha acabado, ficando subtendido que, para o freio do carro funcionar, necessrio colocar fluido no sistema de freios. O fluido de freio parte vital para o funcionamento do mesmo, pois ele responsvel por transmitir a fora (F1) aplicada ao pedal do freio para o pisto 2. A seguir, apresentamos, de maneira simples e esquemtica, o sistema de freio de um carro. Ele constitudo de um pedal, que empurra o pisto 1 e, consequentemente, desloca o fluido de freio e empurra o pisto 2 e a pastilha de freio contra o disco de freio. Desta maneira, o motorista consegue parar o carro.

d1 = 0,4m d2 = 0,2m rea do pisto 1 = 4.10-4m2 rea do pisto 2 = 16.10-4m2


a) Qual o tipo de alavanca que o pedal de freio representa, na forma como aqui apresentado? b) Enuncie o Princpio de Pascal. c) Com base em princpios de fsica e explicitando o raciocnio matemtico, determine a fora que o pisto 2 exerce sobre a pastilha de freio, supondo que o motorista empurrou o pedal at o fundo e para isto aplicou uma fora (F1) de 100 N. FORMULRIO DE APOIO

p p0 gh

F ma

F A

M Fd sen

RASCUNHO a)

b)

c)

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR UFSC/2012

PROVA 3

También podría gustarte