Está en la página 1de 3

Brifitas Exemplos Musgos, hepticas, antceros nunca no mar - transporte de seiva lento, feito por difuso - veg.

. Intermedirios entre talfitas e cormfitas - criptgamos :no do flor sem fruto e semente. rgos rep. (anterdios e arquegnios) Ciclo Resprodutivo - alternncia de geraes bem ntida - Gerao duradoura ou permanente (voc v na natureza) gametfito (n) - Gerao transitria ou temporria (com vida curta) esporfito (2n) sempre ligado ao gametfito fem.; parasita. - Musgo (10 crom.) filide (n) = 10 (n) haste (2n) = 20 esporo (n) = 10 anterozide (n) = 10 - Protonema = gametfito jovem dos musgos - O musgo do gnero Shpagnum forma a turfa. Ela age como adubo na melhoria do solo. Alm disso, quando seco e modo pode ser utilizado como combustvel

Reproduo nas Brifitas Assexuada: ocorre por fragmentao. Com o crescimento da planta adulta, ela divide-se em pedaos irregulares chamados propgulos. Com isso, pela ao do vento e da gua da chuva so levados at o solo, germinando e formando uma nova planta. Sexuada: Ocorre alternncia de geraes (Metagnese). Gametngios: so os rgos produtores de gametas. Planta masculina: chamada de Anterdeo -> produz anterozides. Planta feminina: chamada de Arquegnio > produz oosferas. Classe: Hepaticae Conceito: heptica ), forma de fgado do gametfito. Gnero: O mais conhecido o Marchantia Gnero: Anthceros Reproduo: Os gametngios esto mergulhados nos tecidos dos gametfitos, podendo ser homotlicos ou heterotlicos. Aps a fecundao, vrios esporfitos so formados em uma mesma planta. Possui uma base e um esporngio alongado, produtor de esporos. 4. Importncia das brifitas: agem como espcies pioneiras no meio ambiente.

Classe Musci: os musgos, corpo divido em rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a gua e os sais minerais disponveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossntese.

Acompanhe o raciocnio: se uma planta terrestre de grande porte no possusse vasos condutores, a gua demoraria muito para chegar at as folhas. Nesse caso, especialmente nos dias quentes quando as folhas geralmente transpiram muito e perdem grande quantidade de gua para o meio ambiente -, elas ficariam desidratadas (secariam) e a planta morreria. Assim, toda a planta alta possui vasos condutore

Os musgos so plantas sexuadas representam a fase chamada gametfito, isto , a fase produtora de gametas. Nas brifitas, os gametfitos tm sexos separados. gametfitos produzem uma pequena estrutura, na regio apical - onde terminam os filoides. Ali os gametas so produzidos. Os gametfitos masculinos produzem gametas mveis, com flagelos: os anterozoides. J os gametfitos femininos gametas imveis, oosferas. Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados at uma planta feminina com pingos de gua da chuva que caem e respingam. Na planta feminina, os anterozoides nadam em direo oosfera; da unio entre um anterozoide e uma oosfera surge o zigoto, que se desenvolve e forma um embrio sobre a planta feminina. Em seguida, o embrio se desenvolve e origina uma fase assexuada chamada esporfito, isto , a fase produtora de esporos.

No esporfito possui uma haste e uma cpsula. No interior da cpsula formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos so liberados e podem germinar no solo mido. Cada esporo, ento, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde - a fase sexuada chamada gametfito. Como voc pode perceber, as brifitas dependem da gua para a reproduo, pois os anterozoides precisam dela para se deslocar e alcanar a oosfera. O musgo verde, clorofilado, constitui, como vimos, a fase denominada gametfito, considerada duradoura porque o musgo se mantm vivo aps a produo de gametas. J a fase denominada esporfito no tem clorofila; ela nutrida pela planta feminina sobre a qual cresce. O esporfito considerado uma fase passageira porque morre logo aps produzir esporos.

También podría gustarte