Está en la página 1de 5

1.

Saber que todos podem ser empreendedores, que no um dom com que nascemos e que empreendedorismo no est relacionado apenas a ter uma empresa, que podemos ser empreendedores nas mais diferentes reas de atuao profissional. 2. Saber quais so as caractersticas empreendedoras e saber como cada uma delas afeta o empreendedor e o ajuda a empreender; Aceitao do risco - O empreendedor aceita riscos, ainda que seja, muitas vezes, cauteloso e precavido. A verdade que ele os aceita em alguma medida. Autoconfiana - O empreendedor tem autoconfiana, isto , acredita em si mesmo. Se no acreditasse, seria difcil para ele tomar iniciativas. Automotivao e entusiasmo - Pessoas empreendedoras so capazes de se auto motivarem com desafios e tarefas em que verdadeiramente acreditam. No necessitam de prmios externos, como recompensao financeira por exemplo. So capazes de se entusiasmarem com suas prprias ideias e projetos. Controle e influncia - O empreendedor acredita que sua realizao depende de si mesmo e no de foras externas sobre as quais no tem controle. Deciso e responsabilidade - O empreendedor no fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma as decises e se responsabiliza pela deciso tomada e pelas consequncias. Energia - H situaes que requerem uma dose de energia para se lanar em novas realizaes, que usualmente exigem intensos esforos iniciais. O empreendedor dispe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivao. Iniciativa - A iniciativa, enfim, a capacidade daquele que, tendo um objetivo qualquer, age: arregaa as mangas e parte para a soluo, sem esperar que os outros venham resolver os seus problemas. Os empreendedores so pessoas que comeam coisas novas. Otimismo - O empreendedor otimista, o que no quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de soluo dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento da vida. Persistncia - O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, capaz de persistir at que as coisas comecem a funcionar adequadamente. Sem temor do fracasso e da rejeio - O empreendedor far tudo o que for necessrio para no fracassar, mas no atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Voltado para equipe - O empreendedor em geral no um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros. Obtm resultados por meio dos outros. 3. Saber os nveis de competncia e aprendizagem (aula dois) e suas respectivas explicaes e palavras-chaves - Principiante: Segue regras e distines dadas por um manual. No age fora das regras dadas. Rotineiro. Palavra-chave: segue regras.

- Principiante Avanado: mostra capacidade de atuar em domnios novos. Mostra experincia em usar as regras. Palavra-chave: reconhece situaes. - Competente: trabalha com independncia. Antecipa e lida com problemas mais facilmente. No segue regras ou instrues. Tem um desempenho bom, mas falha em situaes inesperadas fora de suas praticas. Palavra-chave: sabedoria pratica. - Especialista: Reconhecido por sua destreza. Obtm resultados acima da mdia. Identifica e se adapta a novas situaes e circunstncias rapidamente. Pode ensinar outros. Palavra-chave: Excelncia. - Virtuoso: - Neste nvel, o aprendiz sabe executar sua tarefa com excelncia e ainda aumenta a efetividade das pessoas que esto sua volta. Observa seus prprios limites e os limites da sua disciplina e se esfora para super-los. Palavras-chave: supera limites. - Mestre: Neste nvel, j no mais aprendiz porque possui excelncia histrica. Ou seja, ele no s consegue se desempenhar no seu domnio, mas tambm capaz de criar uma revoluo na histria desse domnio. Sabe se deparar com as anomalias da disciplina, observando-as e criando possibilidade de reconstituio substancial. Palavras-chave: reinventando a disciplina. 4. Saber sobre as distines de aprendizagem (aula dois) e os pilares da educao, quais so e saber a explicao do que cada um deles?

5. Saber sobre a Teoria do Observador, que somos observadores diferentes por que temos distines diferentes e quais so as trs distines do observador. Somos diferentes porque temos distines diferentes. Uma mesma situao observada de forma diferente, segundo as distines de cada pessoa nessa mesma situao. Segundo o tipo de distines, possumos um conjunto de aes possveis, o que para outros que no as possuem, so impossveis. Veja o exemplo do neurocirurgio. Ele, com as distines que tem, pode fazer intervenes no crebro de outro ser humano com expectativa de sucesso. Essas aes esto fora das possibilidades de uma pessoa que no tenha conhecimento em neurocirurgia, que no compartilha dessas distines, e isso a faz diferente. Capacidade de fazer juzos, o que corresponde ao posicionamento que o observador assume ao usar as distines. O anterior nos remete tambm a que, como observadores, somos afetados pelo que nos acontece, e isto nos leva a tomar partido e fazer juzos diferentes. Minha opinio sobre o que me acontece faz com que aprecie mundos de possibilidades diferentes. 6. Saber sobre os tipos de observador: enfoque nico, mltiplo e empreendedor; Caracterstica de Observador de enfoque nico

Acredita que a maneira como ele v as coisas num dado momento a maneira correta e nica vlida. Quando as outras pessoas no compartilham sua opinio porque elas no esto conseguindo ver da sua maneira. Caracterstica de Observador de enfoque mltiplo Acredita que a maneira como ele v as coisas num dado momento s uma dentre infinitas formas de v-las. Quando as outras pessoas no compartilham sua opinio, porque elas esto vendo de maneira diferente, o que perfeitamente legtimo. Caracterstica empreendedora O observador com enfoque nico e enfoque mltiplo consegue combinar as duas caractersticas de uma maneira equilibrada. Tem um enfoque nico: sabe quando sua observao poderosa e, mesmo que outros no a compartilhem, toma decises assertivas e persiste em seus objetivos. Ao mesmo tempo, tem um enfoque mltiplo: compreende que outras pessoas podem fazer observaes importantes e, ao mesmo tempo, diferentes das dele. Gosta de se surpreender com o outro. O seu ideal tico o respeito pela diferena.

7. Saber a relao existente entre observador e empreendedor e os domnios constitutivos do observador e que so de igual importncia; Os trs domnios bsicos do observador so: 1 Linguagem: pensar. 2 Emocionalidade: sentir. 3 Corporalidade: agir. Como esto se manifestando seus trs domnios neste exato momento? Voc est numa emocionalidade apropriada para estudar e aprender; do contrrio, nem teria conseguido se sentar para entrar no site do curso. Sua corporalidade tambm est presente. Pode ser que esteja relaxado ou com fome, mais seu atuar agora ler e acompanhar esta fala. E sua linguagem quem o faz distinguir a condio na qual se encontra e principalmente observar em voc mesmo os trs domnios. Os trs domnios so igualmente importantes, coerentes entre si, esto interconectados e interagem com o sistema. 8. Saber o conceito de competncia e as 4 dimenses para que o indivduo seja considerado competente; Dizemos que competente em alguma rea especfica, aquela pessoa que tenha no s as habilidades necessrias para desenvolver aquela atividade e o conhecimento correspondente, mas as atitudes e valores coerentes com o sistema organizacional em que essas competncias sero utilizadas. As quatro dimenses so habilidades, conhecimentos, atitudes e valores.

9. Saber sobre cada grupo de competncia: para planejamento e gesto; para relacionamentos e para ao e saber as competncias que esto relacionadas a cada um desses grupos de competncias. Planejamento e Gesto: - Competncias genricas - aplicao de mtodos de melhora, planejamento estratgico, elaborao de planos de negcios etc. - Competncias conversacionais - se referem a processos relacionais, como o escutar clientes e assessores, dar e receber juzos, fazer declaraes etc. - Competncia para obter informaes - Aes que o empreendedor competente realiza: Interessa-se por conversar e interagir com clientes, fornecedores ou concorrentes (fenmeno do escutar); Conversa com especialistas na procura das suas opinies; Permanentemente est ampliando suas distines, buscando conhecimento e desenvolvendo habilidades. - Estabelecimento de Metas Aes que o empreendedor competente em estabelecer metas realiza: Estabelecer sua viso pessoal, Definir clara e especificamente metas e objetivos desafiantes que tenham a ver com sua viso, estabelecer metas de curto prazo, tendo em vista os objetivos de longo prazo. - Gesto - planejar, organizar, coordenar, lidar com situaes onde se est em risco de no cumprir uma promessa, negociar, monitorar os avanos no cumprimento, etc. Aes que o empreendedor competente para a gesto realiza: fazer, cumprir e avaliar seus compromissos, planejar dividindo grandes compromissos em compromissos menores com prazos definidos, monitorar constantemente os resultados obtidos. Relacionamentos: Fundamentalmente conversacionais. So seis competncias bsicas: para criar redes de contatos (conectividade); para persuadir; para atuar com independncia; para atuar com autoconfiana; para atuar com iniciativa e; para se retroalimentar (dar e receber juzos). Ao: So fundamentalmente conversacionais. So cinco competncias para ao: - para observar (isto , perceber e distinguir) oportunidades e solues; - para assumir riscos e desafios - avalia desafios e os assume consciente dos nveis de aprendizagem que vai percorrer; - para atuar com impecabilidade - diz respeito construo da identidade pblica a partir do cumprimento de promessas. - para coordenar aes - implica coordenar, organizar e estruturar para que as aes produzam os efeitos que se pretendem; - para persistir nos seus objetivos.

10. Saber o papel do empreendedor na sociedade e que ele consciente de seu papel social procura trabalhar as inquietudes no apenas dele, mas a dos outros e que ele possui responsabilidade social. As capacidades do empreendedor: observar privilegiadamente e atuar significativamente esto intimamente ligadas ao tipo particular de observador que ele . O empreendedor constri realidades, atribui significados s suas aes e intervm no seu prprio processo de transformao. O empreendedor tem competncias tanto para declarar quiebres que j existem, quanto para se antecipar a eles. Por isso, suas aes significativas vo ao encontro do que falta o do que sobra no mundo para muda-lo. Ele um agente de mudanas e transformaes que procura resultados consequentes. O empreendedor tem competncias tanto para declarar quiebres que j existem, quanto para se antecipar a eles. Por isso, suas aes significativas vo ao encontro do que falta o do que sobra no mundo para muda-lo. Ele um agente de mudanas e transformaes que procura resultados consequentes.

También podría gustarte