Está en la página 1de 7

Esquema de estudos

Disciplina: Introduo administrao. Contedo: Sistemas. Estudo de caso: Pranchas de surfe Marevento Ltda. Tecnologias de produo. Planejamento (objetivos, estratgias e polticas). Estudo de caso: Uma estrutura em conflito. Critrios de departamentalizao. Funo e produto ou servio. Tcnicas de integrao: vertical e horizontal.

Obs: O esquema est incompleto, pois no tive tempo de concluir. Mas estou mandando
com eles, outras pesquisas que fiz para que possa ajudar. Mil beijinhos e me desculpem :* SISTEMAS: Conceito dinmico de sistemas: um complexo entremeado de canais atravs dos quais produtos, servios, recursos e fluxos de informaes transitam de um ponto a outro dentro da organizao e, tambm, entre a organizao e eu entorno. Sistema um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitrio com determinado objetivo e efetuam determinada funo. Sistemas fechados no apresentam intercmbio com o meio ambiente externo. So hermticos; no esto sujeitos s influncias ambientais. No recebem e nem produzem recursos externos. Sob o ponto de vista da TS so sistemas que apresentam um comportamento totalmente determinstico e programado, operando com muito pequeno intercmbio de matria e energia com o meio ambiente.

Sistemas abertos apresentam intercmbio com o ambiente por intermdio de entradas e sadas. Tm uma grande capacidade de adaptao; ajustam-se ao meio ambiente para sobreviver. Atravs da interao com o meio ambiente, os sistemas abertos restauram sua prpria energia, reparando perdas em sua prpria organizao. Componentes de um sistema:

- Os objetivos do usurio do sistema, quanto do prprio sistema. - As entradas do sistema so foras que fornecem ao sistema o material, a informao e a energia para a operao ou processo. - O processo de transformao do sistema a funo que possibilita a transformao dos insumos (entradas) em um produto, servio ou resultado (sada). Aqui os elementos de interagem para gerar as sadas desejadas. - As sadas do sistema correspondem ao resultado do processo de transformao. Devem ser coerentes com os objetivos do sistema. - Os controles e avaliaes do sistema servem para verificar se as sadas esto coerentes com os objetivos dos sistemas.

Ambiente de um sistema: o conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite especfico, se possa conceber como tendo alguma influncia sobre a operao do sistema considerado.

Hierarquia de sistemas:

A organizao como um sistema aberto:

Estado firme e homeostase dinmica: a organizao precisa encontrar o equilbrio entre importao e exportao, de tal maneira que o processo de entrada e sada de insumos no altere o funcionamento estvel de suas partes. preciso preservar o estado firme da organizao; equacionar entradas e sadas, evitando excessos e desperdcio de energia atravs de ajustamento e antecipao; Diferenciao: a organizao apresenta uma tendncia natural elaborao de novas funes; funes mais especializadas e hierarquizadas que acabam gerando a diferenciao de papis entre as vrias partes do todo; Equifinalidade: tendo como origem condies e meios diversos, o sistema pode atingir o mesmo resultado. Vrios mtodos podem ser empregados, sob inmeras condies, a fim de se atingir o objetivo do estado firme da organizao; Limites ou fronteiras: existem fronteiras delineadas entre o sistema e o meio ambiente externo. Tais fronteiras definem como o sistema age em relao ao ambiente e o grau de aceitao dos insumos importados. Tecnologias de produo:

1. Era da produo artesanal: - At o sculo XIX, o mundo ocidental era predominantemente rural e agrcola; - Muitos bens eram fabricados por pessoas altamente habilidosas, utilizando ferramentas simples e flexveis, uma por vez, vendidos pelos prprios fabricantes em pequenos mercados e/ou vilarejos. 1.1. O sistema de aprendizagem: - Um arteso supervisionava de perto o trabalho de vrios aprendizes durante um longo perodo de treinamento; - As partes eram feitas individualmente e personalizadas para um determinado produto; - Na maioria dos casos um produto era feito, do incio ao fim, pela mesma pessoa;

- O nome do arteso constava no produto e uma excelente reputao era a chave do sucesso do negcio; 1.2. O sistema industrial fundo de quintal: - No sculo XVIII em muitos pases como Itlia e Inglaterra, os produtos eram fabricados por famlias rurais nas prprias casas num sistema de industrial de cabana; - Mercadores abasteciam as famlias em pequenas cidades com matria prima e posteriormente com produtos acabados; - As famlias tinham independncia em definir seu prprio ritmo de trabalho e muitas vezes trabalhavam para mais de um mercador; - Programao era tarefa difcil neste ambiente, assim como controle da qualidade; - Inexistncia de padres e a qualidade varia de uma famlia para outra; - Os mercadores incrementavam a produo para atender demanda de mercados em expanso o que aumentava os custos com a mo-de-obra. 1.3. O nascimento do Sistema Fabril: - O desenvolvimento da fora a vapor e a introduo de mquinas (que favoreciam a economia do trabalho humano) no incio do sc. XVIII, levou ao desenvolvimento do sistema fabril na Inglaterra; - As primeiras fbricas eram pequenas e empregavam uma srie de operaes artesanais, equipamentos inflexveis que originavam uma linha limitada de produtos; - Os proprietrios eram tecnicamente competentes e tomavam decises levando em conta escolha de equipamentos e a tecnologia do processo; - Coordenao e controle eram relativamente simples e delegados capatazes que detinham completo controle da fora de trabalho; - O conceito da especializao do trabalho atribuir reduzido ncleo de tarefas a cada trabalhador, cuja repetio leva ao aumento da competncia - levantado por Adam Smith em A Riqueza das Naes teve um tremendo impacto no processo de produo; - Reduo de tempo gasto nas operaes, aumento da produtividade, reduo de custos de produo; - Este sistema rapidamente se espalhou pelos Estados Unidos e mais lentamente pelo resto da Europa; - No final do Sc. XVIII, Eli Whitney pavimentou o caminho para a produo em massa, atravs da combinao da especializao do trabalho com o conceito de intercambiveis. 2. A Era da Produo em Massa: - Revolues nas rea de tecnologia, transporte, energia, comunicaes e processos de produo na segunda metade do Sc. XIX, transformaram o sistema fabril;

- As fbricas aumentaram em tamanho e produzem grandes volumes de um mesmo produto para atender aos mercados em crescimento; - Os custos de manufatura caem devido aos contnuos avanos em processos o que permitia o alcance de economias de escala; - A responsabilidade pela gesto do dia-a-dia ainda dos capatazes; - A produo de grande quantidade de um mesmo produto e a utilizao de diversos processos produtivos levou a problemas com a coordenao e o controle; - Surge ento Frederick W. Taylor, com a introduo de um sistemtico mtodo para gesto de operaes, na virada do sculo.

3. Era da Produo Flexvel ou enxuta: - Ao contrrio dos EUA, o ambiente competitivo, social e econmico do ps 2 guerra mundial, no Japo e boa parte dos pases europeus, no era propcio ao sistema de produo em massa; - Em seu lugar os japoneses desenvolveram um mtodo que envolvia times usando equipamentos flexveis para produzir uma enorme variedade de produtos em pequenos volumes; - A melhoria contnua no projeto dos produtos e processos provavam que a qualidade era alta e os preos eram razoveis. Consumidores responderam positivamente nos EUA e muitos; outros lugares; - Para tentar acompanhar o ritmo japons os norte-americanos lanam o processo da reengenharia modernizao de processos, eliminao de atividades que no acrescentam valor, cada trabalhador passar a desempenhar uma maior variedade de tarefas e reas funcionais passam a trabalhar mais em consonncia entre elas fragmentao do trabalho em vez de especializao.

Planejamento: Segundo Chiavenato, o planejamento a funo administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcanados, e visa dar condies racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divises a partir de certas hipteses a respeito da realidade atual e futura. A elaborao do planejamento evita a adoo de aes improvisadas, casuais, contribuindo para reduzir o nvel de incerteza e possibilitando maior segurana quanto ao desempenho da empresa. O Planejamento pode ser considerado em funo do nvel da empresa, conforme ilustra a figura a seguir:

O planejamento estratgico, em linhas gerais, aquele efetuado no nvel institucional da empresa, envolvendo a alta administrao. genrico e sinttico, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade. O planejamento ttico efetuado no nvel intermedirio da empresa, envolvendo a gerncia. menos genrico, e mais detalhado, direcionado para mdio prazo e considera cada unidade da empresa. O planejamento operacional o efetuado no nvel operacional da empresa, envolvendo a superviso. detalhado e analtico, direcionado para o curto prazo e considera cada tarefa ou operao. O planejamento operacional est voltado para o que fazer, como fazer, e para quem fazer, procurando otimizar e maximizar os resultados. Este tipo de planejamento deve ser intrinsecamente relacionado ao planejamento ttico, o mesmo ocorrendo com este em relao ao planejamento estratgico.

También podría gustarte