Está en la página 1de 2

Receiturio apresentaes Fichas tcnicas

Ficha tcnica Bolo Veludo Vermelho.


INGREDIENTES Para o bolo Quantidades
215gr 2 colheres de sopa 240ml colher de ch 2 colheres de sopa 115 gr ( temperatura ambiente) 300gr 1 colher de ch 2 1 colher de ch 1 colher de ch 450gr ( temperatura ambiente) 1 colher de ch 115gr 200ml (bem frias) Farinha peneirada Cacau magro em p peneirado Leitelho ou Buttermilk* Sal Corante alimentar vermelho Manteiga sem sal Acar branco Extracto de baunilha pura Ovos Fermento em p Vinagre branco Queijo fresco para barrar Extracto de Baunilha pura Icing Sugar Natas para montar

Para o recheio e cobertura

MATERIAL

forma redonda com 23 cm diametro 2 Papel vegetal para forrar o fundo de ambas as formas

PREPARAO:

1. Aquecer o forno a 180c. 2. Numa tigela colocar a farinha j peneirada, juntar o sal e o cacau em p. Misturar bem os ingredientes. 3. Num recipiente parte, juntar o corante alimentar ao Buttermilk misturar os dois ingredientes (com cuidado, pois a ndoa do corante muito dificilmente sair. 4. Numa tijela (ou na taa da batedeira) colocar a manteiga temperatura ambiente e bater at ficar cremosa. 5. Adicione o acar manteiga batida e bata at que fique tudo unido e cremoso (cerca de 2 a 3 minutos em velocidade mdia a alta na batedeira.. 6. junte ento o extracto de baunilha e os dois Ovos (um de cada vez) juntando o segundo ovo, quando o 1 j estiver perfeitamente incorporado na massa. 7. Adicionar ento e de forma alternada, a farinha (primeiro 1/3) e depois metade do Buttermilk e assim sucessivamente, at incorporar os dois ingredientes, bata em velocidade baixa. 8. Colocar as 2 formas a jeito, garantir que tem a colher de pau dentro da taa com a mistura do bolo e passar ao momento mgico desta receita, juntar o vinagre ao fermento em p, que vai comear a borbulhar e espumar, deitar imediatamente para dentro da maa esta mistura e envolver cuidadosamente, sem bater demasiado. 9. Deitar metade da massa em cada uma das formas espalhando o contedo no fundo da forma e levar ao forno previamente aquecido durante 25 a 30 minutos, at estar cozido. 10. Depois de cozinhado, deixar esfriar pelomenos durante 10 minutos e ento virar sobre uma grelha de forma a desenformar (o bolo cair sozinho).

1
Bolo de Veludo Vermelho

Receiturio apresentaes Fichas tcnicas

11. Retirar cuidadosamente o papel vegetal e volta a virar o bolo de forma a que o topo fique para cima. Deixar ento esfriar fora do frigorifico at que fique temperatura ambiente. 12. embrulhar ento os bolos em pelcula aderente e levar ao frigorifico pelo menos durante 2 horas, de forma a que fique firme. 13. Para o recheio, bater o queijo creme temperatura ambiente at que fique suave. 14. Adicionar o extracto de baunilha no queijo j batido e o Icing sugar, envolver com a colher de pau e depois de misturado bater com a batedeira. 15. Adicionar ento as natas, utilizando as ps de montar da batedeira, gradualmente aumentar a velocidade at que fique com picos suaves.

*O buttermilk existe venda nos supermercados, porm nem sempre fcil de encontrar, pelo que pode ser substitudo por yogurte, ou caso se queira um substituto juntar uma colher de vinagre de vinho ou limo ao leite gordo e deixar coalhar durante 5 minutos est feito.

2
Bolo de Veludo Vermelho

También podría gustarte