Está en la página 1de 5

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias Departamento de Engenharia Agrcola e Solos Disciplina: Bioqumica Professor: Victor Lamaro

2 Lista de Exerccios Primeira Questo: Tea comentrios sobre: Energia livre de Gibbs, entalpia e entropia. R: Entalpia (H) : Energia de um sistema, medida em calorias ou joules. Entropia (S) : Nvel de desordem de um sistema, sendo o estado slido o mais organizado e o gasoso o menos. Logo estado gasoso possui maior esntropia que o slido. Energia livre (G) : a energia til resultante de uma reao exotrmica. Parte da energia liberada reutilizada para reorganizao do novo sistema, por isso nem tudo liberado, assim a parte liberada se chama energia livre de Gibbs.

Segunda Questo: Comente sobre a seguinte afirmao: As transformaes biolgicas de energia seguem as leis da termodinmica. R: Os sistemas vivos tm de obedecer s leis da termodinmica. A grande complexidade dos organismos aparentemente contradiz a segunda lei da termodinmica, que enuncia que a entropia de um sistema fechado tende a aumentar; no entanto, os sistemas vivos so sistemas abertos que trocam energia e massa com o seu exterior. Assim, os organismos no se encontram em equilbrio termodinmico, sendo antes sistemas dissipativos, pois mantm a sua ordem ao aumentar a entropia do seu ambiente.

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias Departamento de Engenharia Agrcola e Solos Disciplina: Bioqumica Professor: Victor Lamaro 2 Lista de Exerccios Terceira Questo: Quais so as vias principais de utilizao da glicose nas clulas dos vegetais superiores e dos animais?

R: Principais vias de utilizao da glicose dos vegetais superiores e dos animais. Embora no sejam os nicos destinos possveis da glicose, estas 3 vias so na maioria das clulas as mais significativas em termos de quantidade de glicose que fui atravs dela. Quarta Questo: Faa um breve resumo sobre as duas fases da gliclise e comente sobre a importncia do produto formado nessa etapa para outros processos metablicos. R: A gliclise ocorre em uma seqncia enzimtica de 11 reaes, divididas em duas fases: a primeira fase vai at a formao de duas molculas de gliceraldedo-3-fosfato caracteriza-se como uma fase de gasto energtico de 2 ATPs nas duas fosforilaes que ocorrem nesta fase; a segunda fase caracteriza-se pela produo energtica de 4 ATPs em reaes oxidativas enzimticas independentes de oxignio, utilizando o NADH como transportador de hidrognios da reao de desidrogenao que ocorre. O rendimento energtico lquido final do metabolismo anaerbio da glicose, portanto de somente 2ATPs. A importncia da gliclise em nossa economia energtica relacionada com a disponibilidade de glicose no sangue, assim como com a habilidade da glicose gerar ATP tanto na presena quanto na ausncia de oxignio. A glicose o principal carboidrato em nossa dieta e o acar que circula no sangue para assegurar que todas as clulas tenham suporte energtico contnuo. O crebro utiliza quase exclusivamente glicose como combustvel.

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias Departamento de Engenharia Agrcola e Solos Disciplina: Bioqumica Professor: Victor Lamaro 2 Lista de Exerccios Quinta Questo: Defina gliconeognese. Posteriormente responda o seguinte questionamento: A gliclise estritamente regulada? Para qu? Como isso ocorre? Gliconeognese ("formao de novo acar") a rota pela qual produzida glicose a partir de compostos aglicanos (no-acares ou no-carboidratos), sendo a maior parte deste processo realizado no fgado (principalmente sob condies de jejum) e uma menor parte no crtex dos rins.

Sexta Questo: De onde advm a molcula glicose-6-fosfato? Quantos e quais so os seus destinos possveis a nvel celular?

Stima Questo: Resuma as reaes do ciclo do cido ctrico.

Oitava Questo: Diferencie sintetases x sintases, ligases x liases e fosforilases x fosfatases. R: Sintase uma enzima que catalisa uma reao de sntese onde no h gasto de ATP (ou de qualquer outro nucleosdeo trifosfato). Sintetase uma enzima que catalisa uma reao de sntese, onde h gasto de ATP (ou outro nucleosdeo anlogo trifosfatado, tipo GTP).
Ligases so enzimas que formam novas molculas, unindo duas prexistentes. Exemplo: Sintetases Liases so enzimas que atuam na remoo de molculas de gua, gs carbnico e amnia, a partir da ruptura de ligaes covalentes. As fosforilases so enzimas alostricas importantes no metabolismo dos carboidratos.

Nona Questo: Explique o fenmeno da beta oxidao dos cidos graxos.

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias Departamento de Engenharia Agrcola e Solos Disciplina: Bioqumica Professor: Victor Lamaro 2 Lista de Exerccios R: A oxidao se d no carbono beta dos cidos graxos (da o nome), em vrias etapas, cada uma produzindo um acetil-CoA e um acil-CoA graxo com dois carbonos a menos.

Dcima Questo: Explique o que o fenmeno de formao de corpos cetnicos. Em situaes de baixa concentrao de glicose no sangue (como jejum prolongado) a -oxidao uma alternativa para a a produo de energia (pois libera FADH2 e NADH).Consequentemente, h muita produo de acetil-CoA. O Ciclo de Krebs no consegue absorver todo esse substrato, estando prejudicado, uma vez que seus intermedirios esto envolvidos na gliconeognese. Essas molculas de acetil-CoA se condensam , formando Corpos cetnicos, essa condensao acaba liberando Coenzima A, o que essencial para que haja continuidade no Ciclo de Krebs. Essa produo ocorre principalmente no fgado, que por sua vez no possui a capacidade de degradar corpos cetnicos (evita ciclo ftil, pois nesse caso o fgado realizaria a sntese e a degradao desses corpos, e os outros rgos do corpo no poderiam obter a energia da quebra dessas molculas), assim como o tecido nervoso. Dcima Primeira Questo: H diferenas entre a beta oxidao de cidos graxos saturados, insaturados e de cidos graxos com nmero mpar de tomos de carbono na cadeia? Quais os produtos formados em cada um dos trs exemplos?

Dcima Segunda Questo: Nos animais, os aminocidos podem sofrer degradao oxidativa em quantas circunstncias metablicas diferentes? Quais circunstncias so essas? Conjunto complexo de vias catablicas de degradao de aminocidos para produo de energia. No h uma via catablica comum a todos os 20 aa.; grupos de aminocidos possuem vias de degradao distintas.

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Cincias Agrrias Departamento de Engenharia Agrcola e Solos Disciplina: Bioqumica Professor: Victor Lamaro 2 Lista de Exerccios Fonte energtica em 3 situaes metablicas: 1. No turnover protico 2. No jejum prolongado 3. No diabetes mellitus

Dcima Terceira Questo: Explique o ciclo da glicose-alanina. No ciclo da glicose-alanina vai haver o transporte dos grupos amino para o fgado de uma forma no txica. Nos msculos que degradam os aminocidos para empreg-los como uma forma de combustvel, os grupos amino so coletados por transaminao na forma de glutamato. O glutamato ento convertido em glutamina. A glutamina pode ser transportada at o fgado ou transferir seu grupo amino para o piruvato pela ao da alanina aminotransferase. Pela ao da mesma enzima, a alanina transfere o seu grupo amino para o a-cetoglutarato formando o glutamato. Uma parte do glutamato transportado para a mitocndria e sofre a ao da glutamato desidrogenase, liberando NH4. Desta forma a carga energtica da gliconeognese imposta sobre o fgado e no sobre o msculo de tal forma que todo o ATP disponvel no msculo pode ser destinado para a construo muscular.

Dcima Quarta Questo: Qual a diferena cetognicos e aminocidos glicognicos?

entre

aminocidos

Aminocidos glicognicos - quando participam da gliconeognese. Aminocidos cetognicos - quando geram corpos cetnicos.

También podría gustarte