Está en la página 1de 4

Notas Tcnicas DataCAD

05/10/2006.

IMPRESSO NA VERSO DATACAD PLENO


Entre no DataCAD Pleno ou na verso Demo. Voc pode usar o cone ou a opo
DataCAD a partir do menu Iniciar / Programas.

Dentro da pasta Curso-DDC clique com


o mouse sobre o nome do arquivo Situao-Plena.aec, que est armazenado.

PREPARAO PARA IMPRESSO Nota: Para imprimir em tamanho maior do que o A4, voc deve ter configurado em seu computador um Plotter compatvel com o tamanho da prancha que pretende imprimir. No CD-ROM de instalao do DataCAD adicionamos uma grande quantidade de programas (drivers) para configurao da maior parte das impressoras e plotters existentes no mercado. Para obter o layout correto, nos passos que seguem, por favor, verifique se voc tem configurado algum plotter com tamanho A1 (pelo menos). Se ainda no tiver, por favor faa isto agora mesmo. Se voc no encontrar o plotter do bureau que lhe atende, sugerimos usar a linguagem padro genrica HP-DESIGNJET 750C PLUS (E \ A0), cujo driver tem a capacidade de se comunicar com facilidade com praticamente todos os plotters no mercado. Por ocasio da instalao deste driver, por favor, tome o cuidado de especificar a Sada de impresso como FILE (Para Arquivo). Isto permitir a criao de um arquivo de plotagem (formato *.PLT) para ser impresso por qualquer plotter que voc utilizar. Observao: Veja numa seco a seguir, a forma de instalar o driver do plotter HP-GL/2, caso ainda no o tenha em sua mquina.

Entre no menu de S5 Imprimir usando a opo do menu


principal UTIL 2D ou o cone na barra superior, ou ainda a combinao de teclas Alt+P.

Entre as opes que se abrem, configure no S8 Configurar para escolher o


plotter que ir utilizar. 1 e-Mail: suporte@gcg.com.br Tel (51) 3331-5577

Notas Tcnicas DataCAD


Observao: Na primeira vez que voc acessa o comando Imprimir o sistema obrigatoriamente lhe remete a este comando, porque o arquivo de desenho ficar associado a uma impressora (ou plotter).

No quadro de Ajustes de
Impresso, entre no item Impressora e escolha aquela que tem capacidade para imprimir pranchas de tamanho A1. Escolha tambm o tamanho A1 no item Papel. Neste quadro voc tambm pode alterar a Orientao do Layout, assim como definir outros tamanhos de papel, que atendam as Configuraes escolhidas.

Confirme com <Enter> e, de volta ao menu principal de Imprimir, clique sobre a opo Tbua de
Penas para sua definio.

Dentro do quadro que se abre, voc tem, uma


coluna da esquerda com a relao das cores usadas no arquivo, cada uma destas associada a um nmero. J na coluna da direita, aquele nmero que foi especificado ter uma relao com a espessura do trao. Isto quer dizer que voc pode ter vrias cores imprimindo uma mesma espessura. Ative a opo Tudo Preto para retirar as cores da imagem da prancha a imprimir.

Confirmada a escolha, com <Enter> o sistema volta


ao menu principal de Imprimir. Acione a opo S7 Folha, para escolher a folha de layout de mltiplas escalas que foi criado anteriormente.

2 e-Mail: suporte@gcg.com.br Tel (51) 3331-5577

Notas Tcnicas DataCAD

Na listagem que aparece, clique sobre F1 Folha1, para mostrar o layout criado na lio anterior.

Voc vai observar que aparece o desenho completo a ser impresso e um quadriltero em forma de linha tracejada, mostrando o enquadramento da prancha. Caso tenha necessidade de alterar as posies de qualquer dos conjuntos mostrados na prancha, voc pode retornar ao menu de Imprimir e acessar a opo S1 Multi-layout e acionar cada um dos layouts individualmente.

Retornando ao
esteja ativada (o E clique sobre a o programa ir

menu de Imprimir, verifique que a opo S5 Prvia boto aparece pressionado). opo F1 Imprimir. Como a opo Prvia est ativada mostrar uma vista prvia da impresso.

No quadro da Pr-visualizao da Impresso voc


poder identificar detalhes na prancha, antes desta ser impressa. Afaste-se ou se aproxime do desenho usando as teclas Page Down e Page Up, ou enquadrar toda a tela. Daqui para adiante, se mandar imprimir em uma impressora local (ligada sua mquina) a impresso ser feita de imediato.

3 e-Mail: suporte@gcg.com.br Tel (51) 3331-5577

Notas Tcnicas DataCAD

Se voc tiver configurado a impresso para um bureau de plotagem (com o formato do Plotter HPDESIGNJET 750C PLUS (E \ A0), por exemplo), o programa pedir que voc d um nome ao arquivo gerado. Neste caso, observe o disco rgido e a pasta onde o arquivo estar armazenado, por padro define-se previamente em uma sub-pasta localizada dentro da pasta onde est instalado o DataCAD, e seu nome \Plot Files. Digite um nome para o arquivo e no esquea de digitar tambm a terminao PLT. Pode ser, por exemplo: Planta.plt e confirme com <Enter>.

Neste ltimo caso, voc pode copiar para um disquete o arquivo Planta.plt criado no
passo anterior e levar para o bureau de plotagens. Ou compactar o arquivo (Zip) e envilo pelo E-mail. Voc vai ver o resultado do trabalho bem apresentado.

Organize uma pasta e colecione as Notas Tcnicas, para futura consulta.

4 e-Mail: suporte@gcg.com.br Tel (51) 3331-5577

También podría gustarte