Está en la página 1de 5

Administrao Contempornea

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR ADMINISTRAO DE EMPRESAS

ANA QUELE SANTOS DE JESUS FERNANDA RODRIGUES DA S. NASCIMENTO MARAILTON SOUZA GUIMARES MARCIA SANTOS SILVA MARCOS ANTONIO DO NASCIMENTO PEREIRA OTO SANTOS RODRIGUES RENATO LEITE ROSELI SANTOS DE JESUS VANESSA SANTOS SILVA

ADMINISTRAO CONTEMPORNEA ESTRATGIAS E TENDNCIAS TECNOLGICAS

Salvador 2010

Introduo
Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar todo o contedo pesquisado a cerca dos campos de atuao do administrador e, especificamente, da administrao contempornea que ser exposto neste trabalho. Identificar a relao que esta rea tem com as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de administrao de empresas, foi indispensvel. Cada matria possibilita ao aluno adquirir conhecimento bsico para entender o funcionamento de qualquer campo de atuaodo profissional que se forma nesta rea. A gama de opes muito variada e cada disciplina pode ser dirigida para a esfera que qualquer profissional tenha interesse. No caso especfico da administrao contempornea, pesquisar as funes da organizao, o funcionamento da empresa : fatores operacionais e estratgicos, estruturas organizacionais, juntamente com o processo decisrio e novos paradigmas da administrao.

Temtica
Administrao contempornea

Tema
Administrao Contempornea, estratgias e tendncias tecnolgicas.

Eixo problematizador
Tomando como base os contedos apresentados pelas disciplinas do semestre em curso, quais relaes so possveis entre as disciplinas e a administrao contempornea ?

Cidadania e interculturalismo.

A disciplina de Cidadania e Interculturalismo adquiriram uma nova conscincia tica sobre os principais problemas atuais, compreendendo e analisando tudo o que ocorreu na sociedade. Assim, a Adiministrao Contempornea e interculturalismo so ligadas entre si, com relao a noo de direitos pblicos, que permitem o individuo interagir na direo dos negcios pblicos da sociedade em questo.

Meio Ambiente e Sociedade.


Essa disciplina contribuiu para conscientizar as empresas em conservar o meio ambiente e se preocupar com a melhoria, buscando sempre preservar, pois as empresas esto inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas presses das partes interessadas que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficincia, eficcia, efetividade e economicidade, que tenham suas operaes limpas e aes transparentes e socialmente responsveis. Neste contexto, nos ultimos 40 anos foram desenvolvidas inmeras tcnicas gerenciais direcionadas s organizaes a buscarem garantir sua sobrevivncia no mercado e maximizar os seus resultados financeiros. Porm, como gerar competitividade vem dia aps dia tornando-se um desafio central para as empresas. Deve haver um desenvolvimento de estratgias empresariais competitivas por meio de solues socialmente corretas, ambientalmente sustentveis e economicamente viveis.

Gesto financeira.
A rea financeira de uma organizao, independentemente dela ter fins lucrativos ou no, responsvel pela gesto dos seus recursos econmicos. Entenda-se por gesto, no somente a administrao dos gastos e recebimentos, mas, principalmente, pelo planejamento desses. Nesse contexto, o aperfeioamento das funes da administrao financeira preponderante para a sobrevivncia de qualquer organizao, principalmente em um cenrio de alta competitividade no qual vivemos atualmente.

Organizao, sistemas e metdos.


Com os contedos abordados nos programas dessa disciplina, espera-se que o aluno possa desenvolver a capacidade analtica e critica para que a teoria possa ser aplicada na pratica do profissional voltado para a organizao, sistemas e metdos, na analise de racional de processos empresariais e rotinas administrativas.

Criatividade e Inovao.
Inicialmente falar da importncia da criatividade e inovao, precisamos lembrar que a administrao, envolve gesto de pessoas e processo. Para gerir pessoas e processos, principalmente para o administrador contemporneo

envolve algumas exigncias, e uma delas o domnio das relaes para que se possam alcanar bons resultados nos processos organizacionais atravs das pessoas que nela atuam. preciso que se tenha muita criatividade e inovao para quebrar paradigmas, construir e desconstruir a todo tempo, buscando encontrar novas formas de construo, otimizando processos, criando produtos e servios sustentvel que impacte menos no meio ambiente. Neste sentido, precisamos de pessoas preparadas, dispostas a operar bem o empreendimento, realizar idias, buscar vivenciar o novo e a todo tempo, se atualizar, assumir riscos e responsabilidades inovando sempre!!

Marketing de Servios.
Atravs do estudo do mercado para ver se o prestador de servio est sempre presente interagindo com o cliente, e que o conjunto de atividades que objetivam a analise, o planejamento, implementao e controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e servios, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usurios com satisfao, qualidade e lucratividade.

Anlise : Taylor e suas contribuies no estudo da administrao contempornea.


Um importante fato nas organizaes, sejam elas atuais ou no, a permanente busca pela eficincia. Na realidade, a eficincia uma das bases da produtividade mxima que garante a sobrevivncia das empresas no mercado. Um dos principais percursores em eficincia e produtividade na histria da administrao foi Frederic W. Taylor, que com seus estudos ainda em 1903, j evidenciava a padronizao dos tempos e movimentos, a diviso de tarefas, os incentivos salariais e prmio de produo, alm das condies ambientais e do desenho de cargos e tarefas, entre outros. Integradas, atribuindo maior autonomia aos profissionais e aplicando novos mecanismos de motivao, em substituio queles praticados nas tradicionais burocracias. O conceito da gesto orientada por princpios nasce exatamente neste cenrio, pois flexibilizar significa aumentar a autonomia e reduzir o controle e a monitorao formal, confiando maior poder de deciso a todos os nveis gerenciais e permitindo proporcional acesso a recursoso financeiros, polticos e informacionais. Ou seja, preciso confiar em pessoas, o que significa aumentar o risco relacionado ao comportamento destas pessoas, apostando em suas competncias e escolhas como sujeitos autnomos. Com o aumento da aplicao intensiva do conhecimento nos processos produtivos, criatividade, inovao, liderana e gesto de equipes de alto desempenho tornam-se tarefas atribuidas aos mais diversos nveis hierrquico, o que pode representar um grande diferencial competitivo numa poca em que

a inovao organizacional deixa de ocorrer de forma centralizada, e passaram a ocorrer a partir de micro estratgias emergentes advinhas de todos os membros da empresa, principalmente aqueles que esto nas linhas de produo,um exemplo relevante nesta direo o caso Toyota. Mais do que declarar um conjunto de valores e competncias organizacionais, a prtica da gesto orientada por princpios busca identificar e capacitar gestores que possam refletir sobre sua prpia realidade e atribuir maior significado para a rotina de trabalho, dentro de uma racionalidade econmica. Portanto, identificar e interiorizar princpios que possam orientar a ao individual e coletiva, como mecanismo informais de coordenao e motivao, tornou-se uma tarefa fundamental para as empresas e suas lideranas. Esteja tambm atento a estas questes, j que tais mudanas nas organizaes refletem tambm em novas posturas e competncias profissionais. O cenrio competitivo das empresas vem assistindo umas profundas mudanas nas ltimas dcadas. Fato de esse que vem exigindo rpidas e contnuas adaptaes nada postural estratgica dessas empresas para sobreviver e crescer nos novos tempos de economia da globalizao. Tendncias fortes e fatores tecnolgicos esto direcionando , essa mudana na estratgia das empresas. Os mais marcantes segundo Blitz e PT (1995), so: a taxa mudana da crescente e inovao tecnolgica, a chamada Era da informao, uma intensidade crescente do conhecimento.

También podría gustarte