Está en la página 1de 4

RUSSIA - REVOLUES E URSS

Os motivos/causas que estiveram na base da Revoluo de Fevereiro:


Monarquia absoluta;; Sociedade hierarquizada; dificuldades acrescidas pela participao da Rssia na Primeira Guerra Mundial; misria camponesa e operariado: - a populao era constituda por camponeses na maioria; eram servos dependentes dos grandes proprietrios aristocratas; atraso econmico insatisfao da burguesia e da nobreza liberal: exigncia de abertura politica e de modernizao do pas.

Em 23 de Fevereiro de 1917 em S. Petersburgo, iniciou-se uma grande insurreio. Czar Nicolau II foi forado a abdicar do seu cargo, tendo-se constitudo um Governo Provisrio, apoiado por liberais e socialistas moderados. Deste modo, a Rssia passou a ter um regime liberal parlamentar. Foi a Revoluo Burguesa. Na Rssia instalara-se uma dualidade de poderes: o Governo Provisrio fora dirigido por Kenensky (socialista moderado). Este empenhou-se na instaurao de uma democracia parlamentar e na continuao da guerra com a Alemanha, que acreditava poder ganhar. Por outro lado, toda a Rssia cobria-se de Sovietes (camponeses, operrios, soldados e marinheiros) que eram controlados pelos Bolcheviques, sobretudo aps o regresso de Lenine Rssia, os sovietes apelavam: retirada imediata da guerra; ao derrube do governo provisrio; entrega do poder aos sovietes; confiscao da grande propriedade.

Em 24 e 25 de Outubro de 1917, Petrogrado assistiu a uma nova revoluo. Os Guardas Vermelhos (milcias bolcheviques), controlaram pontos estratgicos da cidade, assaltaram o Palcio de Inverno e derrubaram o Governo Provisrio nele sediado. Os protagonistas da Revoluo de Outubro foram assim, os Sovietes e os Bolcheviques. Contudo, as medidas tomadas pelo governo de Lenine conduziram a uma guerra civil que levou, por sua vez, ao comunismo de guerra: - proibio de partidos polticos; - instaurao da censura; - criao de uma policia politica Tcheka; - perseguio dos inimigos polticos.

Na conjuntura de guerra, em 1920, o poder revolucionrio (liderado por Trotsky) institudo implanta uma politica de feroz ditadura, o comunismo de guerra. Todavia o pas estava

arruinado, a fome e a misria ameaavam toda a populao. Era urgente tomar medidas de salvao nacional. A construo da sociedade socialista exigia, segundo Lenine, um recuo tctico. Foi ento adoptada a Nova Politica Econmica (NEP). As medidas da NEP foram: interveno da colectivizao agrria; liberdade de comercio interno; desnacionalizao de empresas; investimento estrangeiro.

Embora os principais sectores da economia continuassem nacionalizados, o governo aceitava a existncia temporria de um sector privado. Foi estabelecida a liberdade de comrcio e autorizada a existncia de pequenas unidades de produo agrcola e industrial. A NEP permitiu travar a deteriorao da situao econmica. Em 1927, a produo ultrapassou os ndices anteriores ao comeo da guerra. A Revoluo consolidava-se. A construo da URSS - O imprio russo era constitudo por povos de vrias etnias, com lnguas e religies diferentes, aos quais no tinha sido concedida qualquer autonomia durante o regime czarista. - Como forma de tentar conquistar todos estes povos, Lenine conseguiu que fosse aprovada em 1922 a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). - A sua constituio foi aprovada em 1923, - Estaline, sucessor de Lenine, limitou a autonomia das repblicas s funes executivas locais, fortalecendo, assim, o poder central.

PORTUGAL CRISE E QUEDA DA MONARQUIA As razes que levaram crise e queda da monarquia foram: Politicas: ultimato ingls Econmicas: - balana comercial deficitria e crise econmica e financeira aumento dos impostos

Sociais: - aumento do desemprego; piores condies de vida: greves;

Estas razes levaram a um descontentamento geral da populao, o que proporcionou o aparecimento de novos partidos no monrquicos: - 1875 partido socialista - 1876 partido republicano

As suas ideias comearam a ser difundidas em jornais, revistas, folhetins, livros, comcios e comemoraes e influenciaram a opinio pblica cada vez mais descontente com a monarquia. Antecedentes da revoluo republicana - 31 de Janeiro de 1891 1 tentativa de implantao da Repblica, no Porto; - 1906 o rei entregou o governo a Joo Franco que instaurou um regime ditatorial reprimindo todas as criticas ao governo; - 1908 o rei D. Carlos e o prncipe herdeiro, D. Lus Filipe, foram assassinados; Subiu ao trono D. Manuel II que demitiu Joo Franco. A actuao do rei caracterizou-se perla transigncia e pela brandura, mas os escndalos polticos tornaram inevitvel a queda da monarquia. - A 4 de Outubro de 1910 iniciou-se a revoluo. Os revoltosos, tanto militares como civis, pertenciam classe mdia, pequena burguesia e ao operariado. Eram apoiados pelo Partido Republicano, pela Maonaria e pela Carbonria. - A 5 de Outubro de 1910 proclamada a Repblica. I REPBLICA Realizaes: - Governo provisrio chefiado por Tefilo Braga; - 1 Constituio Republicana 1911; - Nova bandeira, novo hino, nova moeda. Outras medidas: - Laicizao do Estado lei da separao da Igreja do Estado, expulso de ordens religiosas, nacionalizao dos bens da Igreja, proibio do ensino religioso em escolas oficiais, legalizao do divrcio e criao do registo civil obrigatrio de nascimentos, casamentos e bitos; - Financeiras foram feitas diversas tentativas para pr fim ao dfice das contas pblicas. O saldo positivo s foi conseguido em 1913 por Afonso Costa graas a um conjunto de medidas das quais se destaca um forte corte na despesa; - Sociais - publicaram-se leis que contemplavam a igualdade de direitos dos cnjuges e entre filhos legtimos e ilegtimos, foram reconhecidos o direito greve e proteco na doena e na velhice, o horrio semanal de trabalho foi fixado em 48 horas; - Educativas escolaridade obrigatria entre os 7 e os 10 anos, criao de jardins-escola e aumento das escolas primrias, reforma do ensino tcnico, criao das universidades de Lisboa e do Porto. Estas medidas procuravam fazer face ao elevado analfabetismo. Embora algumas destas medidas tivessem sido fortemente contestadas, nomeadamente por parte da Igreja Catlica, os republicanos procuraram, assim, pr em prtica os seus ideais de liberdade e igualdade. FIM DA SUPREMACIA EUROPEIA Alm das alteraes polticas, a guerra causou ainda graves problemas na Europa a vrios nveis:

- demogrfico o continente europeu perdeu cerca de 8 milhes de homens; - econmico e financeiro os pases envolvidos na guerra sofreram a destruio de casas, hospitais, fbricas, vias de comunicao, entre outros. Os campos de cultivo foram destrudos. A produo de bens desceu vertiginosamente, continuando a procura a ser elevada. Aumento da inflao e dos impostos. - social a fome, o desemprego e a agitao social tornaram-se uma constante em pases como a Alemanha, a Gr-Bretanha, a Frana e a Itlia.

A I Guerra Mundial contribuiu, assim, para o fim da hegemonia europeia.

CRESCIMENTO ECONMICO DOS EUA Em contraste com os pases europeus, os EUA aceleraram o seu crescimento econmico: - No sofreram os efeitos devastadores da guerra no seu territrio; - Abasteceram a Europa durante a I Guerra Mundial o que levou ao crescimento acentuado das reservas de ouro americano. Os EUA tornaram-se na maior potncia econmica do mundo.

O modelo americano Fordismo baseava-se na diviso do trabalho em tarefas simples e rpidas, executadas pelos mesmos operrios; na produo em srie das mesmas peas e modelos uniformizados estandartizao; na atribuio de prmios de produo e na subida de salrios, que motivaram os operrios a produzir e a consumir mais. Taylorismo baseava-se no trabalho em cadeia. Incentivou-se assim a produo em massa, que fez baixar os preos dos produtos e, consequentemente, aumentar o seu consumo.

También podría gustarte