Está en la página 1de 28

Direitos Fundamentais

Ttulo I - A problemtica dos direitos fundamentais Captulo I Sentido dos Direitos Fundamentais Formao e evoluo 1. Direitos fundamentais em sentido formal e em sentido material Direitos Fundamentais so os direitos ou posies jurdicas activas das pessoa enquanto tais, individual ou institucionalmente consideradas. No existem verdadeiros direitos fundamentais sem que as pessoas estejam em relao imediata com o poder, sem o Estado. Tambm no h sem reconhecimento duma esfera prpria das pessoas (no h em caso de totalitarismo). Esta posio jurdica subjectiva fica, s por esta inscrita na Constituio formal, dotada de proteco e ligada garantia da constitucionalidade e reviso. Todos os direitos fundamentais em sentido formal so tambm direitos em sentido material (mas h direitos fundamentais em sentido material para alm daqueles). Algumas dvidas se colocam quanto ao conceito de direitos fundamentais materiais, p ex por a variao de concepes que toma em conta poder conduzir a um relativismo sem qualquer estreio seguro. O professor Jorge Miranda torna no procedente estas dvidas, porque os direitos fundamentais podem ser entendidos como direitos inerentes prpria noo de pessoa, como base principal da situao jurdica de cada pessoa e dependem ento de filosofias polticas, sociais e econmicas da poca e do lugar. No de excluir o apelo ao Direito Natural e dignidade da pessoa humana, no entanto o mbito destes direitos vai muito mais alm disso. Com o conceito material de direitos fundamentais no se trata de direitos declarados, estabelecidos, atribudos pelo legislador constituinte, pura e simplesmente, trata-se tambm dos direitos resultantes da concepo da Constituio dominante, da ideia de Direito do sentimento jurdico colectivo. O art 16/1 consagra uma concepo de distino entre material e formal, podendo os tribunais estipular outros direitos indirectamente conferidos pela Constituio. Tal leva a crer que aqueles aderem a uma ordem de valores que ultrapassam a vontade do legislador constituinte (a par dos dtos fundamentais formais existem dtos fundamentais materiais)

2. Os direitos fundamentais na histria S existem direitos fundamentais quando o Estado e a pessoa, a autoridade e a liberdade se distinguem ou mesmo se contrapem. Os fins e organizao do Estado, o exerccio e limitao do poder so modo de encarar a pessoa e a sua liberdade. Quatro diferenciaes de compreenso e extenso: Distino entre liberdade dos antigos (Antiguidade participao na vida da cidade) e liberdade dos modernos (a partir do Cristianismo realizao da vida pessoal) Benjamin Constant Tutela dos direitos da prpria idade mdia e do Estado moderno e do Estado estamental (corporaes e ordens) e tutela dos direitos do prprio Estado moderno (constitucional; direitos comuns e universais ligados ao Estado, do homem e cidado) Direitos liberdades e garantias e direitos sociais Proteco interna e internacional dos direitos do homem 3. A evoluo at ao Estado moderno At sculos XV e XVI: prevalncia do factor pessoal sobre o territorial definindo a comunidade poltica da Grcia e Roma, afirmando a existncia de lei que lhes superior na Grcia, anlise do conceito de justia, distino do poder pblico e poder privado em Roma (aqui formao do jus gentium regulao de relaes em que interviesse estrangeiros. O Cristianismo veio reconhecer a dignidade de cada homem e mulher (como filho de Deus), condenao da escravatura e a doutrina do direito de resistncia. Em 1215 a Magna Charta conquista garantias bsicas de liberdade e segurana pessoal. Aparece mais tarde garantias da propriedade e de participao poltica das pessoas. 4. Da centralizao do poder ao constitucionalismo A sociedade medieval era constituda por ordens e classes e os direitos das pessoas existiam enquanto membros desses grupos. O nico comum era o de petio e de queixa. O estado estamental foi substitudo pelo poder absoluto cujo principio da soberania no aceitaria interposio entre o prncipe e os sbditos. Assim todos os homens so iguais (desapareceram as classes) assim sendo foi um passo necessrio para a prescrio de direitos fundamentais (em vez de privilgios). Tambm proporcionou condies de luta pela liberdade, devido a exageros como negao de poderes polticos, arbtrios e reclamao pela burguesia de liberdade econmica.

Outra conquista foi a liberdade religiosa (fissuras abertas pela Reforma e Contra Reforma) Jellinek falava que a ideia de consagrar legislativamente direitos naturais no tem origem poltica mas religiosa). Mas foi a tradio inglesa e as Revolues americana e francesa que generalizaram o conceito moderno de direitos fundamentais. Segundo a concepo jusracionalista todos os homens so por natureza livres e tm certos direitos inatos e que o fim de toda a associao poltica a conservao de direitos naturais e que os direitos de um homem se limita no mbito dos direitos de outro homem. 5. A evoluo desde o Estado liberal burgus No sec. XIX os direitos surgem denegados aos cidados que no possuam determinados requisitos econmicos, ou aproveitam a quem tenha uma determinada classe social. So neste sculo e no XX reivindicados e sucessivamente obtidos os direitos econmicos, sociais e culturais. Resumindo a evoluo dos direitos fundamentais e 4 geraes: direitos de liberdade, direitos sociais, direitos ao ambiente, direitos biotica e informtica. (os direitos vindos de certas pocas recebem o influxo dos novos direitos, tal como estes no podem deixar de ser entendidos em conjugao com os anteriormente consagrados). 6. Direitos fundamentais e regimes polticos nos sculos XX e XXI Do Estado liberal ao Estado social de Direito o desenvolvimento dos direitos fundamentais faz-se no interior das instituies representativas e procurando harmonizar direitos de liberdade e direitos econmicos, sociais e culturais. J no assim no estado sovitico, fascista e autoritrio. 7. Os direitos fundamentais no Estado Social A transio do governo representativo clssico para a democracia representativa ir reforar a liberdade de participao. Os direitos polticos so estendidos como h um maior interesse pelos direitos econmicos sociais e culturais (greve, sindicato, formao de partidos polticos). A liberdade necessria uma liberdade para todos, construda pela correco de desigualdades. Nos direitos liberdades e garantias partese da ideia de que as pessoas, s por o serem ou por estar em certas condies podem exigir do Estado respeito e proteco; nos direitos socais parte-se da verificao da existncia de desigualdades e situaes de necessidade. 8. Direitos fundamentais para alm do Estado Alm da proteco interna, existe a proteco internacional dos direitos fundamentais aberta no sculo XIX pela Carta da Naes Unidas e pela Declarao Universal dos Direitos do Homem.

Concepo dos direitos fundamentais 9. As Igrejas Crists perante os direitos do homem Reconhecimento da conscincia de liberdade e dignidade dos homens, o primados das pessoas sobre as estruturas, conexo entre direitos e deveres, ateno aos pobres, funo social da propriedade Igreja Catlica. 10. Outras religies e outras reas civilizacionais p. 47 11. As atitudes filosficas subjacentes s concepes de direitos do homem Individualismo (personalismo) toma como fim principal, a realizar pelo Estado, o individuo. Supra-individualismo so finalidades colectivas de ordem social que prevalecem. Transpersonalismo valorizar e promovera realizao de finalidades de obra, ideias, resultados a favor de quem foram pensados. Jusnaturalistas os direitos do homem como imperativo do direito natural. Vs Positivistas direitos do homem como faculdades outorgadas e reguladas pela lei positiva. Idealistas direitos do homem que se projectam sobre o processo histrico Vs Realistas direitos do homem como expresso da experincia Objectivistas direitos do homem como decorrncia de valores Vs Subjectivistas direitos do homem como faculdade da vontade humana Contratualistas resultado do contrato social Vs Institucionalistas como instituies inerentes vida comunitria. 12. Direitos do homem e valores P 55 13. Os sistemas terico-juridicos de direitos fundamentais Teoria liberal reconduz os direitos fundamentais a direitos de autonomia e de defesa Teoria Institucionalista insere-os em instituies em enquadramentos funcionais Teoria Conservadora subordinar a liberdade individual autoridade e tradio Teoria dos valores princpios ticos difundidos na comunidade poltica e a que fica subordinada a aco individual

Teoria democrtica identifica-os com direitos de participao Teoria Social afirmar a dimenso social e positiva de todos os direitos Teoria Socialista Marxista realar a dimenso econmica e concreta de todos os direitos e necessria adstrio estrutura da sociedade. (nenhuma destas teorias vale autonomamente)

Captulo II Conceitos afins e categorias de direitos fundamentais Direitos fundamentais e conceitos afins 14. Direitos fundamentais e direitos subjectivos pblicos Os direitos subjectivos pblicos so um esforo de explanao sistemtica dos direitos das pessoas perante as entidades pblicas (teve incio na Alemanha no sec. XIX). Segundo esta teoria s o Estado tem vontade soberana e todos os direitos subjectivos pblicos se fundamentam numa organizao estatal. (Gerber considera um mero reflexo dos Dto objectivo e limite do poder estatal; Jellinek entende como ligao especifica entre o individuo e o Estado). Direitos subjectivos pblicos significam direitos subjectivos atribudos por normas de Direito Pblico. Este abrange situaes activas de frente ao Estado e situaes funcionais inerentes titularidade de cargos pblicos. 15. Direitos fundamentais e direitos de personalidade Os direitos fundamentais so proposies jurdicas fundamentais do homem que ele tem pelo simples facto de nascer e viver. Inclui-se o direito de exigir de outrem o respeito pela sua prpria personalidade e do seu contedo. Encontram-se explanados na CRP. Enquanto os direitos fundamentais pressupem relaes de poder, c incidncia publicista; os direitos de personalidade relaes de igualdade, com coincidncia privatista. 16. Direitos fundamentais e situaes funcionais Situaes funcionais so situaes jurdicas activas ou passivas dos titulares dos rgos e de certos agentes do Estado e de quaisquer entidades pblicas como tal. (p ex faltas de deputados, responsabilizao de membros do governo, etc). No se confundem com os poderes funcionais, em que se analisa a competncia dos rgos; tambm dos direitos fundamentais por implicarem diferenciao, separao ou exterioridade diante do Estado.

17. Direitos fundamentais e direitos dos povos p 73 18. Direitos fundamentais e interesses difusos So interesses dispersos por toda a comunidade. 19. Direitos fundamentais e garantias institucionais P 81 20. Direitos fundamentais e deveres fundamentais Simtricos aos direitos fundamentais so deveres fundamentais situaes jurdicas necessidades impostas s pessoas frente ao poder poltico ou por inferncia de interesses difusos. Em geral so deveres de natureza poltica em alguns casos so deveres de natureza econmica social e cultural. Categoria de direitos fundamentais 21. Classificaes 22. Status libertatis, status civitatis e status activae civitatis Estes so os direitos de liberdades que tm por objecto a expanso da personalidade sem interferncia do Estado; direitos cvicos que tm por objecto prestaes positivas do Estado e direitos polticos que tm por objecto a interferncia das pessoas na prpria actividade do Estado e na formao da sua vontade. 23. Direitos de agir e direitos de exigir Os direitos de agir determinam as liberdades em geral e liberdades especificas e os direitos de defesa. Os direitos de exigir subdividem-se em exigir prestaes ou comportamentos positivos como prestaes jurdicas ou materiais, e em direito de exigir comportamentos negativos (p. ex no haver tortura). Para Jorge Miranda esta distino afigura-se muito aberta. 24. Direitos de existncia, de liberdade, de participao, a prestaes e de defesa O direito de existncia compreende o direito vida e integridade pessoal, identidade, capacidade, etc. Da sua salvaguarda depende a prpria existncia da pessoa. O direito de liberdade inclui o desenvolvimento pessoal, expresso, conscincia, religio, etc. Tem por contedo positivo o direito de agir e negativo o de no sofrer interferncia.

O direitos de participao envolve participao politica em geral, sufrgio, acesso a cargos pblicos, etc. O direito a prestaes so o direito de administrao da justia, direitos dos trabalhadores e assistncia, proteco da sade, habitao, ensino, etc. So estes direitos de exigir. Quanto aos direitos de defesa (tutela jurisdicional, resistncia, etc) h uma actividade das pessoas virada para a salvaguarda dos seus direitos. 25. Direitos de liberdade e direitos sociais, em especial Os direitos sociais postulam um dever de respeito por outrem, mas no podem ser impostos contra a vontade do beneficirio. 26.Direitos fundamentais individuais e direitos fundamentais institucionais Na concepo oitocentista tomava-se como direitos os individuais. J na constituies liberais se encontravam direitos que no se remetiam a esse puro esquema, como a liberdade de imprensa ou de culto religioso e no sec. XX e XXI tornam-se mais frequentes e claros os direitos econmicos sociais e culturais. O fenmeno da relevncia institucional fluiu de duas causas: a passagem do homem isolado ao homem situado e o pluralismo de grupos no seio da sociedade civil. Os direitos fundamentais reportam-se sempre pessoa humana, mas h bens jurdicos que s podem ser salvaguardados no mbito das instituies. VIEIRA DE ANDRADE tem um entendimento mais restritivo, entendendo que os direitos fundamentais so posies jurdicas subjectivas individuais ou quando muito direitos individuais colectivizados e os ditos direitos institucionais se reconduzem a faculdades ou competncia no quadro de opes organizatrias. Os direitos fundamentais das pessoas colectivas so direitos fundamentais por analogia e atpicos, j os direitos fundamentais colectivos so direitos exclusivos de pessoas colectivas ou organizaes, devem ser equiparados a garantias institucionais. 27. Direitos de exerccio individual, direitos de exerccio colectivo e de direito individual e colectivo simultaneamente Primeiro direitos de existncia, desenvolvimento, liberdade etc Segundo liberdade de imprensa, reunio, manifestao, greve, sufrgio, etc Terceiro expresso e informao, liberdade de religio, organizao 28. Direitos fundamentais comuns e direitos fundamentais particulares

Particulares so os adstritos a categorias de pessoas por estarem numa determinada circunstncia. 29. Direitos do homem, do cidado e do trabalhador 30. Direitos pessoais, socais e polticos 31. Direitos gerais e especiais Especiais diferem de particulares porque so atribudos ou atribuveis face de situaes especiais eventualmente verificveis. 32. Direitos fundamentais materiais e direitos fundamentais procedimentais Tendncia de viso significando a necessidade de os compreender no s estaticamente mas tambm dinamicamente atravs de formas da sua efectivao. No basta declarar os direitos mas tambm instituir meios organizatrios de realizao, procedimentos adequados e equitativos. (direitos de aco, de sufrgio, de formao de partidos polticos, de organizaes participativas). Os materiais so os das pessoas nas situaes da vida constitucionalmente garantidas; os procedimentais so direitos de pessoas conexos com procedimentos relativos a funes ou rgos de poder pblico. 33. Direitos fundamentais relativos e absolutos? Poder fazer-se esta distino no campo dos direitos fundamentais? A resposta deve ser negativa, eles so sempre direitos relativos (ainda que em termos diversos da distino em direito privado) por virtude do principio da universalidade no pressupem uma certa e determinada relao entre dois sujeitos, todas as pessoas na comunidade poltica ento em relao com o Estado. Direitos relativos em sentido prximo do Estado so p ex o direito retribuio do trabalho ou liberdade sindical. Alguns direitos fundamentais coincidem com direitos de personalidade e estes so por natureza absolutos. 33. Direitos e garantias Os direitos representam s por si certos bens (principais), as garantias destinam-se a assegurar as condies para a fruio desses bens (acessrias). As garantias pressupem modos de estruturao do Estado e tm sempre um contedo positivo instrumental ou derivada. (p ex o direito vida garante a proibio da pena de morte)

Ttulo II Direitos fundamentais e sistemas constitucionais Captulo II O actual sistema portugus de direitos fundamentais 39. O catlogo de direitos fundamentais A parte I da CRP regula ao logo de 60 art direitos fundamentais. Mas a matria no se esgota ali, pois ao longo daquela prevem-se outros direitos que interferem com os direitos ali contemplados, tambm o art 16/1 e 2 alargam a sua extenso Direitos fundamentais em sentido formal no so apenas os constantes do catlogo da parte I ou outros como tais nominados mas tambm os que estejam consignados em quaisquer normas da Constituio formal, a qual abrange quer a Constituio instrumental como a Declarao Universal. J os direitos fundamentais decorrentes de lei e regras de direito internacional so-no em sentido material. 40. O tratamento sistemtico dos direitos fundamentais p. 144 41. O regime dos direitos fundamentais O dualismo entre direitos liberdades e garantias e direitos econmicos sociais e culturais persiste. Mas no deve ser excessivo. Sem deixar de conferir relevo ao regime dos direitos liberdades e garantias, Jorge Miranda tem considerado que os direitos sociais so susceptveis de beneficiar, em parte, formas de tutela como o respeito do contedo essencial, a possibilidade de aplicao directa e at a eficcia perante os particulares. Assim como sustenta que tm natureza anloga para efeitos do art. 17, embora em zonas de fronteira. Sustenta a doutrina que os direitos liberdades e garantias tm um contedo essencialmente determinado ao nvel das normas constitucionais e que os direitos socais tm um contedo determinado por opo do legislador ordinrio (Jorge Miranda diz que tal deve ser relativizado desde logo porque deve ser sempre possvel apurar o lugar, a projeco e o sentido essencial de qualquer direito dentro do sistema ou porque so de diferentes graus). H direitos liberdades e garantias que s possuem em pequeno grau a caracterstica da determinabilidade (como dto identidade gentica -26/3 ou objeco de conscincia 41/6); em contrapartida h direitos sociais determinveis (cm dto de acesso aos tribunais 20/1 3 p ou limite mximo de jornadas de trabalho 59/1 d)). 42. Os Princpios Constitucionais Comuns a todos os direitos: Universalidade 12 (extenso do dto aos portugueses no estrangeiro e aos estrangeiros em PT 14 e 15) // Igualdade 13

Comuns com variaes ou diferenciaes: Proteco da Confiana (com amplitude inerente ao Estado de Direito e conexo com a boa f na actuao do Estado ou demais entidades pblicas) // Proporcionalidade (2, 18/2, 19/4 8, 30/5, 50/3, 65/4, 266/2, 270 e 272/2) resolver-se-o casos de conflitos de direitos e deveres // Principio da eficcia jurdica dos direitos fundamentais envolvendo a aplicao imediata, directa ou indirecta, vinculatividade das entidades publicas e privadas // Principio da tutela jurdica atravs dos tribunais // Principio da responsabilidade civil das entidades pblicas e dos titulares dos seus rgos, funcionrios e agentes (22 e 269/1) NOTA: os direitos liberdades e garantias, de forma explicita, e os direitos econmicos sociais e culturais de forma implcita, entram nos limites materiais de reviso constitucional. Especficos do regime dos direitos liberdades e garantias: Reserva de lei (18/2 e 3) // Carcter restritivo das restries (idem) // Carcter excepcional da suspenso (11) // Afectao individual apenas verificados os pressupostos e as garantias da CRP e da lei (27/2 3 e 36/6) // Autotutela pelo direito de resistncia (21 e 103/3) // - so tb reserva de lei da AR (absoluta nuns casos e relativa noutros) Especficos do regime dos direitos econmicos sociais e culturais: Conexo com as incumbncias do Estado (9 d) ) // Participao dos interessados na sua concretizao // Dependncia da realidade constitucional (consagrada para sua efectivao) 43. O art. 17 e o regime dos direitos liberdade e garantias Por haver direitos inidentificveis com direito liberdades e garantias e porque a direitos anlogos deveria caber regime idntico o 17 CRP vem estatuir que o regime dos direitos liberdades e garantias se aplicaria aos direitos enunciados no ttulo II, aos direitos fundamentais dos trabalhadores e s demais liberdades e ainda direitos de natureza anloga. Todavia, o recortar do que sejam direitos fundamentais de natureza anloga no fcil. So direitos de natureza anloga os direitos de agir e exigir, alm de outros em zonas de fronteira. Quanto aos direitos de natureza anloga do ttulo I parte I por serem incidveis de princpios gerais com imediata projeco nos direitos liberdades e garantia, aplicamse-lhes todas as regras constitucionais pertinentes. Quanto aos demais direitos o art. reporta-se ao regime material. O art 17 aplica-se a todas as figuras contidas no ttulo II da parte I embora com variaes decorrentes da sua estrutura, como o 18/1 se reporta a tudo o que consta do ttulo II. Assim, por ordem de consistncia e proteco jurdica: 1 direitos liberdades e garantias mencionados no 19/6; 2 titulo I e II parte I; 3 direitos fundamentais de natureza anloga ou direitos liberdades e garantias

dispersos; 4 direitos constitucionais dos trabalhadores que no sejam direitos liberdades e garantias; 5 direitos econmicos sociais e culturais para alem dos da CRP; 6 restantes direitos econmicos sociais e culturais da CRP; 7 direitos fundamentais de natureza anloga ou direitos liberdades e garantias constantes da lei ou regras de direito internacional; 8 outros direitos fundamentais constantes de leis ou regras de direito internacional. 44. A interpretao e a integrao de harmonia com a Declarao Universal O 16/2 vem a ser a trplice: pretende-se clarificar e alargar o catlogo de direitos, reforar a sua tutela e abrir para os horizontes de universalismo. Os direitos fundamentais ficam situados num contexto mais vasto e mais slido que o da CRP em sentido instrumental e impregnados dos princpios e valores da Declarao. No 16/2 projecta-se a Declarao desde logo sobre as prprias normas constitucionais, moldando-as e emprestando-lhes um sentido que caiba dentro do sistema da Declarao. Esta interpretao torna-se tanto mais fcil quanto certo que ela foi uma das suas fontes. Apesar da Conveno Europeia dos Direitos do Homem no constar do art 16/2 corrente ela ser invocada em recursos para o TC (mas este tem entendido tal no se justificar pq a CRP a consome). O que significa a integrao de preceitos constitucionais e legais pela Declarao Universal? Significa que se pode e deve completar os direitos ou limites aos Direitos constantes da Constituio com quaisquer direitos ou faculdades ou com limites aos direitos que se encontrem na Declarao. 45. O art. 29/2 da Declarao Universal e os limites ao exerccio de direitos O artigo 18/2 diz respeito a certos direitos e afecta o seu contedo; o art 29/2 da Declarao no nova fonte de restries de direitos liberdades e garantias, situa-se sim ao nvel da regulamentao. 46. A abertura de novos direitos fundamentais O art 16/1 da CRP aponta para um sentido material de direitos fundamentais. Estes no so apenas os que as normas formalmente constitucionais enunciem, mas podem provir de outras fontes, na perspectiva mais ampla da Constituio material. No h na CRP uma taxatividade de direitos fundamentais, a enumerao aberta da o 16/1 ser uma clausula aberta ou de no tipicidade. Trata-se de uma manifestao do principio da liberdade, a realizao dos Homens no se cinge a este ou quele acervo de direitos declarados em certo momento.

Tal tambm vale para os direitos econmicos? Poderia dizer-se que no por tais implicarem uma interveno do Estado. Mas por vivermos num Estado Social de Direito (e no liberal), os direitos econmicos sociais e culturas podem e devem ser dilatados para alm dos que se encontram declarados em certo momento histrico. Alem disso a efectivao destes direitos no depende do Estado, mas da comunidade. Mas criando-se ou atribuindo-se um novo direito no ingere nos j existentes? Sendo que a abertura ocorre sempre dentro do sistema constitucional e que os direitos so elsticos e primando pela no quebra da unidade tal no ocorreria. Lei para efeito do art 16/1 refere-se a qualquer dos tipos de actos legislativos do art. 112. S ter de ser lei da AR quando a criao de um novo direito se repercutir, directa ou indirectamente, em alguns dos direitos liberdades e garantias do ttulo II da parte I. Por regras de Direito Internacional entendem-se normas jurdico-internacionais vinculativas do Estado portugus abrangidas pelo art. 8. Jorge Miranda no exclui a priori a possibilidade de direitos fundamentais de origem consuetudinria, todavia a haver esses direitos eles no se aliceraro no art. 16/2. 47. Os deveres na Constituio Apesar da epgrafe da parte I no tem a Constituio ex professo nenhuma disposio geral sobre deveres, nem uma enumerao paralela da Declarao. incidentalmente, aquando do tratamento de determinadas matrias, que se apresentam deveres e outras situaes jurdicas passivas. Existem deveres para com o Estado e para com os privados, deveres cvico-politicos, socioculturais e socioeconmicos. Pode variar o grau de obrigatoriedade que se queira ligar existncia de sanes, desde que no contenda o contedo essencial de quaisquer direitos fundamentais. Pela sua natureza no se pode dizer que existe um conceito material de deveres como o de direitos. 48. A dignidade da pessoa humana e a unidade valorativa do sistema constitucional P 194 49. Projeces da dignidade da pessoa humana P 199 50. O Estado de Direito O Estado de Direito s existem quando os processos jurdicos que realiza a ideia de direito se encontram diferenciados por diversos rgos, de harmonia com um principio de diviso de poder e quando o Estado aceita a sua subordinao a critrios materiais que o transcendem; s existe quando se d a limitao material do poder poltico e esta equivale a salvaguarda dos direitos fundamentais da pessoa humana.

51. O Estado de Direito democrtico Liga Estado e democracia, traduz os princpios fundamentais e soberania do povo, ligase tambm democracia econmica, social e cultural, afirma o primado do Direito.

Ttulo III Regime dos direitos fundamentais Captulo I Princpios Comuns

52. O princpio da universalidade Todos quanto fazem parte da comunidade poltica fazem parte da comunidade jurdica, so titulares de direitos e deveres a consagrados. Este embora ligado ao principio da igualdade, no se funde com ele. Todos tm todos os direitos e deveres (universalidade destinatrios/quantitativo), todos tm os mesmos direitos e deveres (igualdade contedo/qualitativo) 12 e 13 CRP. O principio no pensado para os portugueses residentes em PT mas tambm aos residentes no estrangeiro, com a ressalva dos que so incompatveis por a residirem (14 CRP)e aos estrangeiros em PT (15 CRP). Todavia, existem direitos que so apenas direccionados a algumas categorias, demarcadas em razo de factores, permanentes ou relativos: em razo da situao familiar, econmico-social, idade, etc. Quanto ao direito de sufrgio, ou a poder ser candidato a PR a CRP que fixe alguns requisitos. Mas nem por isso se deixa de aqui de manifestar este principio: 1) representa um limite desagregao da comunidade poltica 2) no interior de cada uma das categorias ou em relao a cada uma das situaes especiais previstas, os direitos tm de ser atribudos a todos que lhes pertenam ou a se encontrem. Para tal, o exerccio dos direitos fundamentais liga-se com a capacidade civilstica para os exercer e sendo pessoalssimos no so susceptveis de serem transmitidos ou exercidos por outros. 53. A universalidade e as pessoas colectivas Tambm existem direitos institucionais o art 12/2 reconhece-o. No se trata de uma equiparao mas sim de limitao: as pessoas colectivas s tm os direitos compatveis com a sua natureza. O princpio da igualdade 54. A igualdade em geral

De acordo com os grandes temas da filosofia do direito pensar em igualdade redefinir as relaes entre as pessoas e entre as normas jurdicas. Pode-se proceder dicotomia entre igualdade jurdico-formal e igualdade jurdico-material. Os direitos so os mesmos para todos, mas como nem todos se acham em igualdade de condies para os exercer preciso que sejam criadas. A afirmao da igualdade social vai-se fazendo em correspondncia com a passagem da igualdade jurdica de programtica a preceptiva em domnios crescentes alargados (diz-se que a igualdade jurdica condio preliminar para a igualdade real. A experiencia histrica mostra que proclamao da igualdade no significa aceitao prtica; a par da construo jurdica, importa indagar da cultura cvica dominante na comunidade; a igualdade tem sido conquistada por sucessivas lutas; a superao das desigualdades nunca definitiva e por vezes vem acompanhada de novas desigualdades. 55. O princpio da igualdade no Direito positivo portugus Os marcos mais significativos do desenvolvimento deste principio assentam na Constituio belga, dos EUA, mexicana, de Weimar e italiana. Surge tambm as Constituies liberais com fonte na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. A Constituio de 1911 reforou a igualdade basicamente jurdica, negando privilgios no nascimento, equiparando portugueses a estrangeiros, apontou para a igualdade poltica e civil de todos os cultos. A Const. De 1933 deslocaria a igualdade para a prpria definio do regime poltico. A Const. De 1976 foi desenvolvendo os direitos fundamentais. 56. Sentido de igualdade a) igualdade no identidade e igualdade jurdica no igualdade natural b) igualdade significa inteno de racionalidade e, em ltimo termo inteno de justia c) a igualdade encontra-se conexa com outros princpios, tendo que ser entendida no plano global dos valores, critrios e opes da Constituio material O sentido primrio do principio negativo, vedando privilgios e descriminao: Ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever Os factores de desigualdade do art. 13/2 so-no a ttulo exemplificativo (tb por via do 16/1). Mais complexo o seu sentido positivo: a) Tratamento igual de situaes iguais

b) Tratamento desigual de situaes desiguais (no criadas pelo legislador mas subjectiva ou objectivamente desiguais) c) Tratamento em moldes de proporcionalidade das situaes relativamente iguais ou desiguais d) Tratamento das situaes no apenas como existem mas tambm como devem existir, de harmonia com os padres da Constituio material

O princpio no rege apenas as relaes dos cidados com o Estado ou no mbito da comunidade jurdica em geral mas tambm as relaes entre pessoas singulares. 57. A aplicao do princpio Igualdade perante a lei no igualdade exterior lei, mas igualdade na lei. Tm primariamente destinatrios os rgos de criao do direito. Ainda que este no conste do 288, tem de reputar-se bem mais definidor e estruturante do sistema jurdico-constitucional do que alguns dos princpios a mencionados: um limite material de reviso constitucional implcito. Ento quanto lei ordinria, se houver duas disposies a estabelecerem tratamento desigual para duas situaes iguais? i) Se at certa altura a lei no fizer acepo de situaes ou de pessoas, e depois vier nova lei abrir diferenciaes no fundadas, esta lei ser inconstitucional e aplicar-se- a preexistente Se a lei originria estabelecer diferenciao de situaes ou de pessoas, aplicar-se- a todas as situaes ou pessoas a disposio mais favorvel ou a que melhor de integrar no esprito do sistema jurdico-constitucional (Ac. TC
n 449/87 e n12/88)

ii)

iii)

A mesma soluo seguir-se-, em principio quando, acaso houver sucesso de leis com diferenciaes no fundadas (AC TC n563/96)

No caso do i) e ii) utilizam-se sentenas aditivas, acha-se na normal na medida em que no contem tudo quanto deveria conter para responder aos imperativos da Constituio e o rgo de aplicao acrescente o elemento que falta (Rui Medeiros critica este entendimento por implicar decises modificativas do TC iv) No caso de omisso legislativa parcial (p ex uma norma no exequvel por si mesma, a lei s conferir exequibilidade a certo direito relativamente a certa pessoa) tentar-se- obter o suprimento da omisso.

Lei no art. 13 significa ordem jurdica: a igualdade diz respeito a todas as funes do Estado e exige criao e aplicao igual da lei, da norma jurdica.

Vinculando tambm a administrao, igualdade no se confunde com a imparcialidade. Aquela contende com os destinatrios dos actos da Administrao, a imparcialidade refere-se aos rgos e agentes da Administrao, pela prossecuo do interesse pblico, critrio de actuao. As normas que vedam discriminao so de aplicao imediata, sem necessidade de lei interposta. 58. A jurisprudncia constitucional portuguesa e o principio da igualdade
- A igualdade do 13 tem de ser qualificada atravs de outras disposies constitucionais que seguramente estabelecem preferncia em caso de conflitos de interesses. Etc

Capitulo II Princpios Comuns com diferenciao O princpio da proteco da confiana 59. Segurana jurdica e proteco da confiana S um Estado de Direito oferece um quadro institucional rigoroso, no qual se manifesta a certeza (conhecimento exacto das normas aplicveis), compreensibilidade (clareza das expresses verbais das normas), razoabilidade (adequao s necessidades colectivas), determinabilidade (suficiente fixao dos comportamentos dos destinatrios) e previsibilidade (susceptibilidade de se anteverem situaes futuras). A segurana jurdica reconduz-se proteco da confiana, da confiana que podem pr nos actos polticos que contendam com as suas esferas jurdicas, ficando o Estado vinculado a um dever de boa f. Merece especial ateno a estabilidade legislativa ou durabilidade razovel das normas que se repercutam em situaes jurdicas subjectivas. Como diz Blanco de Morais, a durabilidade dos regimes jurdicos constitui um atributo da segurana jurdica. Nos direitos fundamentais este principio revela-se: na necessria generalidade e abstraco das leis restritivas de direitos, liberdades e garantias (18/3 1p); na consequente proibio de leis restritivas de efeito retroactivo (18/3 2p); na sujeio de leis que estabeleam condicionamento s mesmas regras; na necessidade de declarao de estado de stio ou de emergncia para que possa ocorrer a suspenso de direitos, liberdades e garantias (19). O princpio da proporcionalidade 60. O princpio da proporcionalidade

Direito proporo: em penal, administrativo, constitucional (como limitao do Estado). As restries de direitos, liberdades e garantias devem limitar-se ao necessrio para salvaguardar outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos (18/2). Tambm se encontra expresso no art 19/4 e 8, 28/1, 30/5, 50/3, 65/4, 270, 272/2, 267/4 e 266/2, 282/4. 61. A aplicao do princpio na funo legislativa que assume maior relevncia. Este decompe-se em trs subprincpios: - da idoneidade/adequao: traduz-se na existncia de um meio adequado prossecuo (correspondncia com o bem juridicamente protegido) - pode levar ao arbtrio o no respeito por este - necessidade: ele entre os que poderiam ser escolhidos em abstracto, aquele que melhor satisfaz em concreto (menos custos e mais beneficio) a realizao do fim pode levar ao excesso - proporcionalidade stricto sensu ou racionalidade: equivale justa medida, implica que o rgo proceda a uma correcta avaliao da providencia em termos quantitativos, de formal a que no fique alm ou aqum do que importa para se alcanar o resultado devido pode levar ao excesso. Casos de excesso: desproporcionalidade desproporcionalidade negativa. positiva; dfice de proteco:

O princpio da eficcia jurdica dos direitos fundamentais 62. A aplicao imediata 18 1p no o nico preceito, pois em Constituio normativa postulado geral que as suas normas sejam aplicveis ou susceptveis de serem aplicveis directamente nas situaes da vida. revoluo copernicana do Direito Pblico Europeu. Nem todas as normas sobre direitos, liberdades e garantias so imediatamente exequveis: 26/2, 35, 40, 41/6, 58 e ss.. Mas tanto as normas preceptivas no exequveis como programticas so tambm em certo sentido directamente aplicveis: - enquanto probem a emisso de normas legais contrarias ou a pratica de comportamentos que tendem a impedir a produo de actos por elas interpostos p ex 44/6, 59/1 d), 68/3, 74/2 a).

-enquanto s por constarem da CRP contam para a interpretao sistemtica e atravs da analogia podem contribuir para a integrao de lacunas. - enquanto fixam critrios para o legislador nos domnios sobre os que versam Logo no h que circunscrever o 18/1 aos direitos, liberdades e garantias nem a violao das normas no exequveis por si mesma, a inconstitucionalidade por omisso. Se as normas forem exequveis por si mesma o sentido do 18/1 consistir na possibilidade imediata da invocao dos direitos por fora da CRP ainda que haja falta ou insuficincia de lei. A regulamentao legislativa, se der, nada acrescentar de essencial, apenas ser til pela certeza e segurana quanto s condies de exerccio. Se no o forem exequveis por si mesma, os direitos apenas podero ser tornados plenamente efectivos com as providencias legislativas subsequentes e, no caso das normas programticas, observados os condicionalismos econmicos indispensveis. (o legislador ordinrio regulamenta as normas auto-exequiveis e concretiza as no exequveis). O legislador ordinrio apenas regulamenta as normas auto-exequveis e concretiza as no exequveis (de modo diferente consoante sejam materiais ou procedimentais). 63. Vinculao das entidades pblicas 18 2p As entidades pblicas esto vinculadas aos direitos liberdades e garantias: em relao a cada lei ou outro acto do Estado que com esse preceito venha a ser confrontado e que lhe deva ser conforme (3/2); em relao ao conjunto dos actos jurdico-pblicos, os quais devem tender a criar condies objectivas e capazes de permitir aos cidados usufrurem efectivamente dos deus direitos. Os rgos da funo poltica stricto sensu esto vinculados, na prtica de actos dessa funo, ao respeito pelos dtos fundamentais. A vinculao do legislador pela constituio absoluta no domnio dos direitos, liberdades e garantias, de forma a no contrariarem o sentido das normas constitucionais (sentido negativo), ou ento de regulamentar ou concretizar normas no exequveis (sentido positivo). A subordinao da Administrao Constituio afirmada como principio geral 266/2 e 272/3 (administrao em sentido amplo, quer sob formas jurdico-privadas ou PC privada que disponha de ius imperium mesmo que seja actividades de direito privado por entidades pblicas). Esta subordinao significa o dever de conformao da actividade administrativa pelas normas constitucionais, procurando conferir a mxima efectividade possvel aos direitos fundamentais. Sero nulos os actos administrativos ofensivos do contedo essencial dos direitos, liberdades e garantias. Quanto vinculao dos tribunais: positivamente, na interpretao, integrao e aplicao de modo a conferir-lhe a mxima eficcia possvel, dentro do sistema

jurdico; negativamente, na no aplicao dos preceitos legais que os no respeitem (204) com os instrumentos e tcnicas de apreciao da inconstitucionalidade material mais exigentes. 64. A vinculao das entidades privadas 18/1 estipula ainda a vinculao das entidades privadas aos preceitos constitucionais respeitantes aos direitos liberdades e garantias. Trata-se de direitos que incidem ou podem incidir tanto nas relaes com entidades pblicas quanto nas relaes com particulares: p ex 26/2, 35/4, 37/4, 42/2 in fine, 46/3, 52/3, 53, 55/4 e 6, 60/1. Eficcia externa, dever geral de respeito pelos direitos, eficcia horizontal, h relaes de bilateralidade sobre as quais se projectam ou em que podem ser afectados especificamente certos direitos. Existem duas teses sobre a irrelevncia dos direitos, liberdades e garantias: a da relevncia mediata somente atravs da sa modelao ou das normas de Direito civil podem os preceitos constitucionais sobre aqueles obrigas as pessoas nas suas vidas jurdico privadas; ou relevncia imediata se no grupo tiver m poder dominante valero de modo absoluto, nos restantes casos poder haver graus de vinculatividade. ( Canaris os dtos fundamentais valem tb para o dto privado). Para tal necessrio fixar pressupostos, objectivos, linhas de soluo. Alm de se limitar o poder poltico, preciso tambm assegurar o respeito das liberdades de cada pessoa pelas demais pessoas. Como? - Como pressupostos: reconhecimento de valores superiores da ordem jurdica dos direitos liberdades e garantias; - Como objectivos: equilbrio e concordncia prtica e se possvel a realizao simultnea dos direitos liberdades e garantias; - Como linhas de soluo: considerao dos problemas em concreto Em plano diferente fica a eficcia de certos direitos econmicos sociais e culturais em relao aos particulares, na medida em que os adstringem a determinadas prestaes ou a certos encargos ou em que comprimem direitos. 65. Limitao recproca dos direitos Porque as pessoas convivem na mesma comunidade e ainda porque os direitos pertencem ao mesmo sistema, os direitos de cada pessoa tm por limites os direitos das demais pessoas. No entanto, isso no evita que haja colises de direitos, seja de direitos diferentes de pessoas diferentes, seja se direitos iguais de pessoas diferentes, e ainda da conflitos de direitos da mesma pessoa. Para tal h que: - discernir nas normas jusfundamentais as que tm carcter de regras

- aproveitar todas as virtualidades da harmonizao, objectiva e subjectiva, de princpios - atender s circunstancias do caso para a proceder concordncia pratica ou a ponderao 66. A preservao do contedo essencial Contedo do direito a faculdade destinada obteno e fruio do bem jurdico que lhe subjaz. Pela natureza das coisas, esse contedo configura-se em razo do bem jurdico e este, assentando do principio da dignidade da pessoas humana, s se concebe ao ser servio. As restries tem que ver com o direito em si, com a sua extenso objectiva: o limite ao exerccio de direitos contende com a sai manifestao, com o modo de se exteriorizar atravs da pratica do seu titular. (as restries fundam-se com razoes especificas; o limite decorre de razes ou condies de carcter geral, validas para quaisquer direitos e pode ser absoluto ou relativo neste caso condicionamento). Tambm no se confunde com suspenso: a restrio atinge um direito a ttulo permanente e sempre apenas parcialmente; a suspenso, provocada por circunstancias de necessidade atinge um direito a ttulo transitrio, paralisando por um tempo o exerccio de um direito. A constituio liga a salvaguarda do contedo essencial s restries de direitos liberdades e garantias, mas as sua problemtica no se esgota a, abrange as limitaes recprocas, a suspenso do estado de stio ou de emergncia, bem como os limites materiais de reviso constitucional. H, analogicamente, um contedo essencial dos direitos econmicos sociais e culturais (inadmissvel leitura a contrario sensu do 18/3). O contedo essencial tem de se radicar na CRP e no na lei e o contedo real de um direito em concreto pode ser mais amplo que o contedo essencial, mas nunca menor. (quanto aos direitos sociais, Vieira de Andrade entende que o seu contedo determinado pela constituio apenas num mnimo e que no lhe pode ser imputado um contedo normativo mais vasto pela via de uma interpretao judicial actualista Jomi n concora). O princpio da tutela jurdica 67. Tutela jurdica e acesso ao direito A primeira forma de defesa dos direitos a que consiste no seu conhecimento. Assim o art 20 (norma perceptiva e imediatamente invocvel) consagra o acesso ao direito. Promover o direito aos direitos ou a democratizao do direito torna-se imperativo

ainda mais urgente na conjuntura actual da lei e perante a chamada sociedade da informao. Da mesma forma o art 35, 54/5 a), 60/1, 268/1. 68. A tutela jurisdicional dos direitos fundamentais O eficaz funcionamento e o constante aperfeioamento da tutela jurisdicional dos direitos das pessoas so sinais de civilizao jurdica. Porm o Estado de Direito acrescenta mais: - a reserva de jurisdio aos tribunais; - a possibilidade de os cidados se dirigirem a tribunal para a declarao e a efectivao dos seus direitos no s perante os particulares mas tambm perante o Estado ou entidades pblicas. Por definio os direitos fundamentais tm de receber tutela jurisdicional (20 + 202) + (10 Decl Universal, 6 Conveno Europeia dos Direitos do Homem) Plano objectivo: principio do contraditrio 32/5; principio do juiz natural ou legal; o principio da independncia dos tribunais e dos juzes (203 e 216); principio da fundamentao das decises que no seja de mero expediente (205/1 e 282/4); executoriedade e obrigatoriedade das decises (205/2 e 3), consagrao de medidas cautelares adequadas (268/4 in fine), respeito pelo caso julgado (282/3) Verdadeiros direitos, liberdades e garantas: direito de aco (20/1 2p), patrocnio judicirio 20/2 2p 32/3), direito a um processo equitativo (20/4 2p), decises em prazo razovel (20/4 1p). O 20/1 3p um direito social. Manifestaes especiais: 20/5, 29/6, 31, 52/3 a), 113/7 223/2 g), 223/2 h), 268/4 e 5, 280. Tutela jurisdicional no significa o mesmo que tutela judicial. Importa referir que o art 20 no exige interveno ou interveno imediata de um tribunal quando se tenha que dispor sobre as relaes e as situaes recprocas do Estado e dos cidados. Num sistema administrativo de tipo francs como parece continuar a ser o nosso a AP tem a faculdade de praticar actos que, em nome do interesse pblico, afectem interesses dos particulares. Mas tal no implica que os actos administrativos no possam ser alvo de controlo pelos tribunais. 69. Actos jurdico-pblicos e meios jurisdicionais Em Portugal existe controlo difuso, concreto, incidental da constitucionalidade, conformidade de normas legislativas internas com tratados internacionais e da legalidade por referencia a leis de valor reforado. 204. Quanto s normas administrativas com eficcia externa prev-se a impugnabilidade quando elas sejam lesivas dos direitos ou interesses legalmente protegidos dos cidados (268/5) (tb 204 e 280).

Relativamente aos actos jurisdicionais ofensivos de direitos das pessoas, a impugnao faz-se, em principio, por via de recurso ou de reclamao, observadas as disposies processuais pertinentes. Quanto a actos no normativos (polticos e de governo) sero escassas as possibilidades de colidirem com os direitos fundamentais. 70. A igualdade perante a tutela jurisdicional As partes que pedem justia devem ser postos no processo em absoluta paridade de condies. Isso manifesta-se sobretudo pelo principio do contraditrio. Alm de restries jurdicas, o art 20 tambm veda discriminaes e restries econmicas (mas um sistema de custas justifica-se para desde que no gravoso e que condicione o acesso aos tribunais). 71. A tutela graciosa ou no contenciosa dos direitos fundamentais Esta tanto pode realizar-se atravs de rgos administrativos como atravs de rgos polticos. A tutela jurisdicional nunca consegue cobrir todas as situaes pelo que tutela graciosa resta um largo campo de desenvolvimento. Esta pode assumir duas configuraes: garantias petitrias solicitar ateno aos rgos competentes para as situaes ou actos ilegais ou injustos que afectem as pessoas, pedindo uma correco ou reparao) e a de garantias impugnatrias (so meios de reaco contra actos administrativos onde se visa a sua modificao ou a sua revogao). 72. O Provedor de Justia Tm uma tripla funo: efectivao de direitos do cidado atravs de meios menos formais que os jurisdicionais, de actuao margem dos mecanismos tradicionais dos controlos administrativos (embora com respeito pelo contraditrio) e de uma relao privilegiada com o Parlamento. um rgo independente, sendo o seu titular designado pela AR. Este age em consequncia de queixas dos cidados as quais no dependem de interesse directo, pessoal e legtimo e actua por iniciativa prpria quanto a factos que cheguem aos seu conhecimento. O Provedor no tem poder decisrio. Nem a funo poltica nem a jurisdicional esto sujeitas ao controlo do Provedor, mas sim a actividade administrativa. Pode pedir ao TC apreciao da constitucionalidade com forma obrigatria geral (281/2) e a verificao da existncia de inconst. por omisso (283/1) (pode-se considerar esta actividade anloga actividade de filtragem do recurso de amparo espanhol). O princpio da responsabilidade civil do Estado

73. Evoluo constitucional e legislativa P345 74. O art. 22 da Constituio Este incorpora um principio geral, todos os direitos (e interesses legalmente protegidos) se lesados podem corresponder a uma contrapartida de responsabilidade civil. Aqui o Estado engloba todas as suas funes e que o Estado, como entidade pblica ou privada enquanto participante da actividade administrativa. Afloramentos sensveis so os que se encontram no art. 27/5 29/6 e 52/3. O 22 pode ser complementado com outras normas constitucionais de responsabilizao (p ex de titulares de cargos pblicos). Este abrange actos ilcitos mas no de afastar os actos lcitos, por fora dos princpios gerais de direito e para se conferir a este preceito o mximo de efeito til e tambm pelo teor literal (violao vs prejuzo). 75. A dimenso subjectiva Os cidados tm um verdadeiro direito reparao dos danos causados pela actividade do Estado 76. A responsabilidade por actos legislativos em especial Comportamento ilcito do legislador aquele que se traduz na contradio com normas a que esteja sujeito. MARIA LCIA AMARAL defendeu que no existe responsabilidade do Estado por actos legislativos, lcitos ou ilcitos, o problema s se colocaria se ocorrncia danos durante a vigncia de uma norma inconstitucional. 77. A lei n 67/2007 Os direitos fundamentais como limite material de reviso constitucional 78. 288

Captulo III O regime especfico dos direitos, liberdades e garantias O principio da reserva de lei 79. Liberdade e lei A estreita relao entre liberdade e lei remonta a constitucionalidade liberal: 18/2 3, 272/2, implicitamente 165/1 b), 16/2 no 29 Decl Unive.

O principio da carcter restritivo das restries 80. A complexidade das restries Os direitos, liberdades e garantias referem-se tanto a formas de realizao e de defesa das pessoas como a padres objectivos da ordem jurdica. No subsistindo isoladamente, tm de ser apercebidos tambm na sua conexo com interesses, princpios e valores ali nsitos. As restries enquanto redues de contedos e de mbito de proteco desses direitos. 18/2. (36/4, 33/3 e 5, 36/4, 38/4, 40/3, 47/1, 50/3 e 123, 51/3, 51/4, 62/2, 61/1 e 81 f) 86/2 e 3, 96/2, 118/2, 268/2, 269/4 e 3, 270, 57/3, 69). Algumas das restries constam de normas imediatamente exequveis (51/3 e 4, 57/3, 69/3, 96/2 e 123), todas as demais constam de normas no exequveis Pode falar-se em restries comuns a todas as pessoas e em restries particulares (estatutos especiais de poder carcter meramente funcional ou institucional) ou que s afectam direitos em relao a certa categoria de pessoas (269/4 e 270) ou restries especiais ou respeitantes aos direitos das pessoas que se encontrem em certas situaes (p ex 30/2 e 4). Foroso aceitar restries implcitas pela sua natureza e por pressuporem a reserva da Constituio, e s ela as legitima. (JRNovais explica-as pelas sua natureza e que por fora do principio do Estado de Direito o legislador tem de as reconhecer) As restries constituem algo de exterior aos direitos, que reduz o seu contedo e o se mbito. 81. As restries das restries 18 uma norma de garantia, qualificativa a atributiva de fora jurdica: nenhuma restrio pode deixar de ser fundada na Constituio; as leis restritivas devem designar expressamente os direitos em causa e indicar os preceitos ou princpios da constituio em que repousam; nenhuma restrio pode ser definida ou concretizada a no ser por lei (que garanta um conhecimento preciso e atempado dos critrios legais); as leis restritivas tm de revestir carcter geral e abstracto (leis ad hoc atingiriam o normal exerccio dos direitos); as leis restritivas no podem ter efeitos retroactivos; no podem diminuir a extenso e o alcance do contedo essencial dos direitos liberdades e garantias; devem corresponder medida exigida para os fins que seguem; na dvida os direitos prevalecem sobre as restries. 82. Afectao individual de direitos apenas verificados os pressupostos e com as garantias da Constituio e da lei Dado certas circunstancias, os cidados podem sofrer restries, suspenso ou mesmo privao de algum ou alguns dos seus direitos, liberdades e garantias. Na maior parte das vezes tratam-se de medidas conexas com comportamentos ilcitos, outras vezes de

medidas de proteco ou ainda de medidas ditadas pelo interesse pblico. intervenes restritivas (que se distinguem bem das restries): apenas certas pessoas e por causa que individualmente lhe respeitam e implicam restrio para alm do contedo essencial. As medidas de polcia tm natureza preventiva, justificadas pela defesa da legalidade democrtica, pela segurana interna e dos direitos dos cidados e esto previstas na lei e no podem ser usadas para alm do estritamente necessrio. 83. Auto-restrio e auto-suspenso de direitos Os direitos fundamentais so indisponveis e irrenunciveis. Mas tal no significa que o seu exerccio seja obrigatrio, ou que face a determinadas circunstancias os cidados no tenham de aceitar a sua restrio, ou ainda que no possam por sua vontade suspender o exerccios de alguns direitos. A auto-restriao revela-se pelo sujeito com o estatuto dos magistrados ou das Foras Armadas. J a auto-suspenso p ex dispensar advogado, tratamento de esterilidade, etc. No parece que estas situaes sejam vedadas pela Constituio desde que sejam livremente decididas ou consentidas, se encontrem reguladas por lei, sejam limitadas no tempo, sejam livremente revogveis. O carcter excepcional da suspenso 84. As situaes de necessidade constitucional Podem ser de origem interna ou externa. 85. O regime da suspenso Os rgos de soberania no pode, conjunta ou separadamente, suspender o exerccio dos direitos liberdades e garantias, salvo em caso de estado de stio ou de estado de emergncia, declarados na forma da Constituio (19/1). - tipicidade dos pressupostos o das causas das situaes de necessidade - necessidade de declarao ou de proclamao na forma prevista pela Constituio (anuncio oficial) - obrigao de declarao em caso de ocorrncia das situaes de necessidade - declarao adequadamente fundada e pelos rgos que segundo o procedimento previsto A declarao do estado de stio ou do estado de emergncia compete ao PR e depende de audio do Governo e de autorizao da AR ou da Comisso Permanente. O decreto de declarao carece de referenda ministerial, sob pena de inexistncia.

- declarao conexa, no caso de agresso efectiva ou iminente por foras estrangeiras, com a declarao de guerra - declarao com efeitos temporalmente limitados, no podendo prolongar-se por mais de quinze dias sem prejuzo de eventual renovao por perodo igual de limite nem prolongar-se para alem do estado de guerra declarado - suspenso apenas na medida do necessrio de acordo com o principio da proporcionalidade (pode ser em parte ou em todo o territrio, graduao das declaraes, pode ser total ou parcial, especificao dos direitos, liberdades e garantias abrangidas pela suspenso, limitaes quanto extenso e meios utilizados, em caso de cessao das circunstancias imediata revogao da suspenso, existncia de limites absolutos suspenso 19/6 universalidade, igualdade, tutela jurisdicional. - sujeio constitucionalidade e legalidade - possibilidade de exerccio do direito de petio e do direito de resistncia dos cidados - responsabilidade civil do Estado e proteco penal dos cidados nos casos de desrespeito das regras constitucionais e legais. Proibio de reviso constitucional, de dissoluo da AR, de referendo nacional enquanto subsistirem. Outros princpios e regras 86. Os procedimentos judiciais urgentes especficos dos direitos, liberdades e garantias 20/5 esta uma norma no exequvel por si mesma logo deixa ao legislador uma grande margem de escolha. Em primeira linha tudo se passa no mbito do procedimento, ou seja, tribunais jurisdicionais, a segunda vi j implicar apreciao pelo TC (223/3 adio de novas funes). 87. A autotutela mediante o direito de resistncia 21 No direito de resistncia ressalta o contraste entre liberdade e direitos socais, porque s se concebe este direito opresso e no inrcia. Vale quer em exerccio normal da constituio, quer em regime se suspenso ou estado de sitio. (ordens = actos). O exerccio em concreto do direito de resistncia pressupe o exerccio dos direitos, liberdades e garantias e consequncia da sua aplicabilidade imediata.

88. A responsabilidade criminal por violao dos direitos liberdades e garantias 89.O regime reforado dos direitos liberdades e garantias do art 19/6 Direito vida, integridade fsica e moral, cidadania etc so insusceptveis de serem suspensos. Entre outras proteces O regime orgnico 93. A reserva de competncia legislativa do Parlamento sobre direitos liberdades e garantias Ideia de que a lei, dirigida a todo o povo, deve ser votada pelos seus representantes. Captulo IV Regime especifico dos direitos econmicos sociais e culturais 96. A conexo com tarefas e incumbncias do Estado O Estado tem como tarefa fundamental promov-los e efectiv-los (9 d). Tambm as Regies Autnomas e Autarquias Locais tm de inferir na sua efectivao. Estas tarefas e incumbncia concretizam-se pela garantia da igualdade de oportunidades entre cidados, pela previso de prestaes pecunirias, pela criao de instituies, sistemas e servios, pelo estabelecimento de politicas, pela previso de condies (nem as tarefas do art 9 nem as incumbncias dos art 58 81 227 equivalem ao q dizem). 97. A participao dos interessados imediatos e da sociedade civil No basta efectivar, mas dar voz aos beneficirios previstos na Constituio a fim de completar as tarefas do Estado. 98. A dependncia da realidade constitucional A realizao destes direitos, mais do que depender das normas constitucionais, depende das condies econmico financeiras, administrativas, institucionais e socioculturais.

También podría gustarte