Está en la página 1de 94

Tito Lvio Almeida Gomes

Perfil do Animador de Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde


O Caso do Municpio da Praia

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde Campus Universitrio da Cidade da Praia Caixa Postal 775, Palmarejo Grande Cidade da Praia, Santiago Cabo Verde 5.5.08

Tito Lvio Almeida Gomes

Perfil do Animador de Educao Bsica de Adultos


O Caso do Municpio da Praia

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde Campus Universitrio da Cidade da Praia Caixa Postal 775, Palmarejo Grande Cidade da Praia, Santiago Cabo Verde 5.5.08

Tito Lvio Almeida Gomes, autor da monografia intitulada Perfil do Animador em Educao de Adultos em Cabo Verde O Caso do Municpio da Praia, declara que, salvo fontes devidamente citadas e referidas, o presente documento fruto do seu trabalho pessoal, individual e original.

Cidade da Praia aos, 12 de Setembro de 2007 Tito Lvio Almeida Gomes

Memria Monogrfica apresentada Universidade Jean Piaget de Cabo Verde como parte dos requisitos para a obteno do grau de Bacharelato em Cincias de Educao e Praxis Educativa

Sumrio
A educao um processo de construo pessoal e social, objectivando o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas dimenses e ao longo de toda a vida.

Hoje, largamente aceite que o desenvolvimento da educao constitui a premissa fundamental para o sucesso de qualquer poltica de desenvolvimento. A partir do momento, em que Jacques Delors deu a conhecer a UNESCO o seu relatrio denominado A educao um tesouro a descobrir (1996), poucas dvidas ficaram sobre a relao entre o desenvolvimento socio-econmico e a educao.

No momento, em que a sociedade cabo-verdiana est empenhada num esforo conjunto para reduzir a pobreza, pode-se reiterar que a educao o tesouro pelo qual devemos apoiar para trilhar o caminho certo para o desenvolvimento. Com efeito, o desenvolvimento do seu capital humano constitui a principal via no sentido de impulsionar as mudanas sociais e individuais necessrias para responder aos nveis de produtividade e competitividade exigidos para enfrentar os mercados externos.

Tendo em conta estes pressupostos a aposta na educao bsica de adultos (EBA) representa mais uma oportunidade de se poder descobrir este tesouro oculto da educao e coloc-la ao servio da melhoria da condio de vida para todos. Para tal, defende Paulo Freire (1979: 72) que a alfabetizao no pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doao ou uma exposio, mas de dentro para fora pelo prprio analfabeto, somente ajustado pelo educador.

Com efeito, a EBA em Cabo Verde tem sido uma preocupao desde a independncia. Com a reforma de ensino, uma nova estratgia foi traada para este sector. As mudanas de ndole poltico verificadas no pas, bem como a nova conjuntura internacional apontavam para uma poltica de educao permanente e contnua de adultos, visando uma maior funcionalidade e uma maior integrao dos mesmos na sociedade e que evitasse a excluso. Assim mudanas quer a nvel programtico quer a nvel didctico-pedaggico foram

introduzidas legitimando e fundamentando o ensino formal e de educao de adultos, como um dos sustentculos do desenvolvimento educativo, social, e cultural das populaes.

Ora isso, por sua vez trouxe novas filosofias, novas abordagens, para a EBA, visto que, o seu pblico-alvo so os jovens e adultos (na faixa etria dos 15 aos 35 anos) que no tenham ainda feito a escolaridade bsica obrigatria.

Considerando que a grande maioria dos adultos que frequentam actualmente os Crculos de Cultura j tiveram uma experincia ou tm uma ideia do que a escola, quer por ter frequentado quando criana ou mesmo, por conhecimento superficial da escola dos filhos, poder ter um impacto que no o esperado em algumas situaes, caso no for tratado correctamente pelo animador, pois, eles vo aos Crculos de Cultura espera por vezes de encontrar o mesmo modelo tradicional.

Em suma, pode-se afirmar que a EBA representa, um amplo universo de aces formativas, de prticas e de instituies, que, na medida em que esto orientadas para a mesma finalidade e tendo como suporte instituies reguladas por critrios de utilidade social, podem constituir um sistema nico de formao. Assim, este trabalho emerge, de forma simples uma pequena reflexo sobre o perfil do animador da EBA em Cabo Verde e atiando um questionamento sobre a problemtica da aprendizagem, do desenvolvimento de competncias, passando pela relao entre o conhecimento e a democracia, sem esquecer alguns aspectos importantes nos processos educativos das pessoas, numa perspectiva de uma educao ao longo de toda a vida

Dedicatria

minha me Bia Z e ao meu filho Marcello. A todo educador que procura ver em seus alunos a potencialidade de serem cidados melhores, mais conscientes de si.

Agradecimentos
Agradeo a Deus, por me ter concedido a luz e a sabedoria nesta etapa nada fcil de materializao deste trabalho cientfico.

minha Orientadora, Mestre Gertrudes de Oliveira pelas suas sbias orientaes e pelo seu permanente incentivo.

Os meus sinceros agradecimentos so extensivos ao Estado de Cabo Verde pela cedncia da bolsa de estudos, sem a qual no seria possvel continuar os meus estudos.

Aos meus familiares que sabem o significado de suas vidas em minha vida e o significado deste trabalho em nossas vidas.

Aos tcnicos da DGAEA, os animadores, por terem permitido e ajudado, na aplicao do questionrio, e a todos os formandos que pacientemente responderam s questes colocadas, contribuindo grandemente para que este trabalho se tornasse uma realidade.

A todos os que de uma forma ou de outra contriburam para a elaborao do presente trabalho.

a convivncia amorosa com os seus alunos e na postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo, provoca-os a se assumirem enquanto sujeitos scios-histricos-culturais do ato de conhecer, que ele pode falar do respeito dignidade e autonomia do aluno. (). A competncia tcnico cientfica e o rigor de que o professor no deve abrir mo no desenvolvimento do seu trabalho, no so incompatveis com a amorozidade necessria s relaes educativas. Essa postura ajuda a construir o ambiente favorvel produo de conhecimento onde o medo do professor e o mito que se cria em torno da sua pessoa vo sendo desvelados. (Paulo Freire, 1996: 7)

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Contedo
Introduo17 Objectivos...18 Hipteses.19 Variveis.20 Capitulo I Enquadramento Terico 1.1 O Problema...21 2.2 A Educao Bsica de Adultos no contexto da educao ao longo de toda a vida .22 1.3 O Animador de Educao Bsica de Adultos e o desenvolvimento social e cultural da pessoa. ...25 1.3.1 O papel do animador no processo ensino-aprendizagem..25 1.4 Resumo..31 Capitulo II Enquadramento Legal e Histrico da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde 2.1 Suporte legal ........34 2.2 Breve reflexo sobre o sistema educativo.36 2.2.1 Breve historial da educao bsica de adultos em Cabo Verde39 Capitulo III O perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde Estudo prtico no Municpio da Praia 3.1 A pesquisa de campo Fundamentando a prtica.45 3.1.1 Contextualizao de pesquisa46 3.1.2 Instrumentos e procedimentos de colecta de dados...47 3.1.3 Precedimentos de anlise de dados48 3.1.4 Apresentao e anlise de dados48 3.1.5 Caracterizao da populao da amostra...48 3.1.5.1 Os Tcnicos da DGAEA..51 3.1.5.2 Os animadores......53 3.1.5.3 A percepo dos formandos.....62 3.2 Interpretando a pesquisa na interface com os resultados...63 Concluso/Sugestes...66 Bibliografias.68 ANEXO A A.1 Cronograma das actividades de pesquisa ..........................................................................71 ANEXO B B.1 Organigrama do Sistema Educativo Cabo-verdiano..........................................................72 ANEXO C C.1 Dados de pesquisa SUBGRUPO II: Animadores73 ANEXO D D.1 Dados de Pesquisa SUBGRUPO II: Animadores...71

10/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO E E.1 Dados de pesquisa SUBGRUPO III: Tcnicos da DGAEA73 ANEXO F F.1 Evoluo da taxa de analfaetismo (%) 1990-2000.............................................................71 APENDCE I Ficha do questionrio aplicado aos tcnicos da DGAEA.........................................................72 APENDCE II Ficha do questionrio aplicado aos animadores da EBA......73 APENDCE III Guio de entrevista colectvia - formandos ...............................................................................71

11/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabelas
Tabela n.1 Previso das Actividades da Alfabetizao at 2010 ........................................42 Tabela n.2 Circulos de Cultura, segundo a distribuio geogrfica Cabo Verde, 2006. .49 Tabela n.3 Animadores por fase, segundo a distribuio geogrgica Cabo Verde 2006. 50 Tabela n.4 Distribuio por faixa etria e por sexo ............................................................51 Tabela n.5 Distribuio por tempo de servio como tcnico da DGAEA e por Vnculo ...51 Tabela n.6 Distribuio segundo o tempo de servio ligado EBA e o tempo de servio como tcnico da DGAEA ................................................................................................52 Tabela n.7 Distribuio segundo a concordncia com o processo de seleco dos Animadores (as) da EBA..................................................................................................53 Tabela n.8 Distribuio por faixa etria e por sexo ............................................................54 Tabela n.9 Distribuio segundo o sexo e o estado cvil ....................................................54 Tabela n.10 Distribuio por sexo e habilitaes acadmicas ............................................55 Tabela n.11 Distribuio segundo as habilitaes acadmicas e a formao..55 Tabela n.12 Distribuio segundo o trabalho no ensino formal..........................................56 Tabela n.13 Distribuio segundo a formao e o tempo de servio na EBA ....................57 Tabela n.14 Distribuio segundo a formao e vnculo ....................................................57 Tabela n.15 Distribuio segundo o tempo de servio na EBA e vnculo..........................58 Tabela n.16 Distribuio segundo os pressupostos tericos de trabalho educativo em EBA ..................................................................................................................................58 Tabela n.17 Distribuio segundo a importncia da formao permenente no Perfil do Animador em EBA ...........................................................................................................61

12/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Grficos
Grfico n.1 Evoluo e Taxa de Crescimento Mdia Anual da Populao Residente 1940 2020..47 Grfico n.2 Caracterizao dos materiais didcticos utilizados na EBA53 Grfico n.3 Mtodo de trabalho educativo utilizado na EBA.....59 Grfico n.4 Classificao socio-econmica dos formandos que frequentam os C. C.60 Grfico n.5 Planificao......60 Grfico n.6 Tipos de planos utilizados na EBA..60

13/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ACRNIMOS
EBA Educao Bsica de Adultos. PND Plano Nacional de Desenvolvimento. CC Crculos de Cultura PNA-EPT Plano Nacional de Educao para Todos UNESCO Fundo das Naes Unidas para a Cincia e Educao PDM Pases de Desenvolvimento Mdio ZDP Zona de Desenvolvimento Proximal DGEX Direco Geral da Educao Extra-escolar DEEE Direco de Educao Extra-escolar FEA Formao em Exerccio dos Animadores IDAC Instituto de Aco Cultural TIC Tecnologias de Informao e Comunicao LBSE Lei de Bases do Sistema Educativo ECCA Emissora Cultural para Canrias e Africa INE Instituto Nacional de Estatstica

14/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Glossrio
Alfabetizao De acordo com Duarte et al. (s/d: 144) Aco que visa iniciar e treinar as populaes nos processos bsicos de comunicao (ler e escrever) como meio de conseguir que cada indivduo se realize pessoalmente e participe no desenvolvimento integrado da sua comunidade dentro dos condicionalismos do respectivo ecossistema. Animador(a) aquele que coordena um grupo que ele mesmo dirige no crculo de cultura. Desempenha as mesmas funes que um professor no ensino formal, com a nica diferena de este desenvolver actividades de animao nas comunidades onde encontra o crculo de cultura Competncias Segundo (Lus Ferro, 2000), as competncias referem-se habilidade, excelncia do fazer, amplitude dos saberes e do saber-fazer num dado domnio. So especficos e esto relacionados com determinados comportamentos. Crculo de Cultura uma ideia que substitui a turma de alunos ou de sala de aula. Crculo, porque todos inseridos nesse processo educativo formam a figura geomtrica do crculo, acompanhado por uma equipe de trabalho que ajuda a discusso de um tema da cultura, da sociedade. Educao uma arte que tem por finalidades o desenvolvimento integral de capacidades e uma formao pluridimensional, bem como o despertar para valores e atitudes, reflexes e o desenvolvimento de um esprito crtico, alm de preparar o indivduo para viver em sociedade, promovendo sua autonomia. Educao bsica de adultos entendida como uma actividade, nos quais os objectivos bsicos so a garantia de aquisio, aperfeioamento e actualizao da formao de base de adultos, o incremento das qualificaes profissionais, e o aperfeioamento das capacidades para participar nas esferas sociais, culturais, polticas e econmicas.

15/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Educao Permanente consiste num projecto global que engloba o sistema escolar, das crianas e jovens, por um lado e a educao de adultos por outro, ou seja, compreende-se como um processo que se prolonga por toda a vida, em que cada um agente da sua prpria educao, visando a sua realizao pessoal, bem como a sua participao no desenvolvimento econmico, social e cultural de uma determinada sociedade. Mediador O mediador aquele que revela interesse e envolvimento emocional, discute a importncia da actividade com o sujeito mediado, e explicita o entendimento do motivo para a realizao da actividade. Constri junto do aluno, o significado daquilo que prope ensinar, a importncia, dando sentido ao modo de ser aluno/ mediado Papel expresso utilizada para descrever um conjunto de normas que regem o modo como devem ser executados vrios aspectos relativos a determinada funo. Pedagogia a arte e a tcnica de ensinar. De uma forma geral, a pedagogia pode ser definida como a reflexo sobre as teorias, os modelos, os mtodos e tcnicas de ensino que propendem o seu melhoramento, ou seja, destina-se a melhorar os procedimentos e os meios com vista obteno dos fins educacionais. Perfil So as caractersticas e qualidades que possui um determinado indivduo/pessoa.

16/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Introduo
A temtica do trabalho que ora se apresenta a Educao Bsica de Adultos (EBA), mais concretamente o perfil dos animadores deste sector educativo.

Na era da globalizao, enormes desafios so impostos aos pases que devero procurar as melhores vias para acompanhar esta nova senda de desenvolvimento, a qual Cabo Verde no foge regra, principalmente num perodo em que o nosso pas se encontra nas vsperas de integrar os Pases de Desenvolvimento Mdio (PDM), torna necessrio aproximarmos dos objectivos do Milnio.

Neste contexto, o animador da EBA tem um papel fundamental como interventor comunitrio e que apropria de um pensamento global para desenvolver uma aco local integrado e sustentado, assim, na sua bagagem de educador, cabem um conjunto de conhecimentos, competncias e capacidades necessrios a uma anlise rigorosa e complexa das problemticas que afectam as comunidades, sem se esquecer os valores e atitudes e metodologias fundamentais do desenvolvimento de um trabalho educativo profcuo, srio e honesto junto dos seus formandos, quase sempre os mais desfavorecidos social ou culturalmente. Com efeito, as funes de formador, mediador e facilitador tornam a sua figura importantssima, especialmente na promoo de cidados cnscios do seu papel na sociedade.
17/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tendo em conta estes aspectos e, enquanto estudante do curso de Cincias de Educao decidimos analisar o perfil do animador em EBA em Cabo Verde, tomando como referncia propostas tericas a este respeito, bem como a situao real nos nossos contextos formativos comunitrios. A nossa pesquisa partiu do seguinte questionamento: Que perfil para um animador de EBA em Cabo Verde? Todavia, tendo em conta a natureza deste trabalho: um trabalho acadmico de fim de curso com tempo e recursos limitados, cingimos o nosso enfoque emprico no Municpio da Praia, onde procuramos comparar o perfil ideal e o perfil real dos animadores em EBA, numa perspectiva de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos formandos que frequentam os diversos Crculos de Cultura1 (C. C.) de Cabo Verde. Portanto, a nossa pesquisa ser em termos metodolgico uma pesquisa descritiva e comparativa, onde mediante instrumentos de levantamento de dados (observao, questionrio e entrevista), procuramos saber qual o perfil do animador da EBA que temos para depois compar-lo com o ideal preconizado nas teorias educativas para este sector e na nossa legislao. Pretendemos com este trabalho alcanar os seguintes objectivos:

Objectivo Geral Contribuir para o desenvolvimento pessoal, educativo e cientfico do animador em EBA, com vista valorizao do seu desempenho profissional. Em termos especficos, pretende-se:
Analisar o perfil ideal do animador em EBA;

Crculo de Cultura uma designao brasileira proposta por Paulo Freire na sua obra Conscientizao (1980) pela Editora Morais, pg. 47, para fazer meno aos espaos onde funcionam as sesses com os adultos do Rio Grande do Norte. 18/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde Conhecer as principais problemticas que hoje se colocam ao trabalho do animador

em EBA;
Demonstrar em como o perfil de um animador pode influencias para o (in) sucesso

dos formandos
Apontar algumas sugestes de melhoria.

Para alcanar estes objectivos, esta monografia encontra-se estruturada da seguinte maneira: 1. descrio e anlise dos princpios tericos sobre o perfil do animador; 2. apresentao de um quadro legal e histrico da EBA em Cabo Verde para que o leitor tenha uma ideia das caractersticas do mesmo e compreender o historial da instituio responsvel pela EBA como forma de reconhecer a sua dimenso, as necessidades e dispositivos legais da pesquisa; 3. o perfil do animador da EBA em Cabo Verde atravs da apresentao dos resultados do trabalho prtico: 4. e por ultimo, fazer uma anlise aprofundada dos resultados, partindo do cruzamento dos seus aspectos tericos, e assim produzir um resumo que servir para anlises e discusso posteriores, tendo em conta a pertinncia para a melhoria da qualidade no processo ensino/aprendizagem no diferentes C. C. em Cabo Verde.

Hipteses

Para responder esta questo, formulou-se previamente duas questes s quais tentaremos responder ao longo deste estudo, a saber:

Existe uma correlao positiva entre o perfil ideal e o perfil real dos animadores da EBA em Cabo Verde; Diante deste cenrio sentiu-se a necessidade de elaborar uma nova hiptese, que a seguinte: O perfil apresentado pelos animadores da EBA em Cabo Verde responde em parte s exigncias preconizadas na legislao e nas teorias definidas para a EBA.

19/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Variveis Para caracterizar o nosso objecto de estudo, apresentamos as seguintes variveis: Pensamento, crenas e opinies; Comportamento; Formao acadmica. Idade, distribudos por grupos etrios: at 24 anos, de 25 a 29 anos, de 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos, e de 50 anos ou mais; O sexo; Fase de estudo (1 e 3).

20/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Captulo I: Fundamentao Terica


Este captulo versa sobre o enquadramento terico da pesquisa e apresenta, em sntese, os seguintes itens: 1. a abordagem do problema central; 2 uma anlise da educao de adultos no contexto da educao ao longo de toda a vida; o animador da EBA e o desenvolvimento social e cultural da pessoa, passando pelo papel deste no processo ensino-aprendizagem; 3 e por ltimo, apresentao de um pequeno resumo sobre as caractersticas e qualidades para um bom educador, na perspectiva freiriana.

1.1

O problema Um educador de adultos para o sculo XXI: Que educador esse? Que tipo de adultos

queremos formar com a participao desse educador? Estes so algumas das questes principais deste estudo. E interessante observar, que essas questes permanentemente no so apangio da nossa poca. Elas tm sido (re) colocadas de gerao em gerao em nossa sociedade. Por qu? Porque a educao, na sua acepo mais ampla a antropolgica inerente vida social. Neste sentido, todas as sociedades humanas, em todos os tempos e lugares, devem ser entendidas como sociedades educacionais, onde todos os indivduos e grupos sociais

21/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

funcionam como agentes educadores. Agentes que assistem e modelam o indivduo humano na direco de uma personalidade e uma cultura. esta extraordinria fora cultural em contnuo estado de (re) inveno social, que impele a sociedade a redefinir os pressupostos, os objectivos, os contedos e as metodologias da educao. E como tal, faz parte integrante dessa busca traar o perfil do animador da EBA, perguntando, usualmente, que tipo de cidado queremos formar com esse educador. Existe uma longa tradio em torno desse tipo de questionamento e das respostas dadas, comeando com grandes pensadores da Antiguidade, como Plato, passando por Pestalozzi, e chegando a Paulo Freire e Delors. Portanto, diante desta abrangncia e complexidade do tema proposto, bem como a sua capital importncia na efectivao do processo ensinoaprendizagem, pretendemos com este estudo apresentar a nossa percepo sobre o assunto em questo, fundamentada nos pressupostos tericos de alguns autores que ao longo dos seus trabalhos realizados tentaram dar as suas contribuies neste domnio, principalmente Paulo Freire e focalizando a nossa realidade concreta, o perfil do animador em Cabo Verde.

1.2 A Educao Bsica de Adultos no contexto da educao ao longo de toda a vida

ponto assente, hoje em dia, que o desenvolvimento da pessoa humana ocorre em todas as etapas, numa perspectiva de educao permanente. Do mesmo modo, pode-se verificar que a educao ocupa cada vez mais espao nas nossas vidas, graas ao dinamismo das sociedades actuais.

A educao contempornea segundo Dias (2000) apud Medeiros (2005: 248), comporta trs concepes que devem ser clarificadas e enquadradas globalmente no conceito de educao. Com isto adianta que:

Hoje compreendemos a educao como um processo que se prolonga atravs de todas as fases da vida (educao permanente), em interaco com todos os outros seres humanos (educao comunitria), dentro do ecossistema em que todos nos encontramos inseridos (educao ecossistmica).

A conjuntura do mundo hoje, aliado ao conceito de globalizao e das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), imprimem uma rpida evoluo e transformao dos
22/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

conhecimentos pelo que exigem a qualquer indivduo uma actualizao permanente dos saberes.

Paralelamente esta concepo, traz subjacente a ideia defendida por Jacques Delors (1996: 103) que hoje em dia, ningum pode pensar adquirir, na juventude uma bagagem inicial de conhecimentos que lhe basta para toda a vida

Partindo do pressuposto que a prpria educao est numa constante transformao, onde as possibilidades de aprendizagem multiplicam-se em todos os domnios e mesmo as oportunidades oferecidas pela sociedade exterior escola. Nesta perspectiva torna-se imperiosa a convivncia de todas as concepes da educao contempornea, chamando de novo a ateno para a problemtica de uma educao ao longo da vida, num sentido aberto e abrangente.

O indivduo vive diversas fases ao longo da sua existncia. A educao deve articular-se as caractersticas prprias de cada etapa, inscrevendo numa perspectiva de formao ao longo de toda a vida, que possibilita o desenvolvimento da pessoa, do cidado e do futuro profissional. Em relao educao de adultos, Medeiros (2005: 248) defende:

(...) temos de considerar a educao de adultos, no apenas como estado teleonmico e finalstico que deixaria de considerar o que caracteriza o ser humano nas vrias etapas de crescimento, mas no sentido em que a realizao do ser humano algo contnuo e no apenas uma tarefa da e na idade adulta

Numa era em que vivemos rodeado de incertezas, propendem educao vrias misses que abrange todos os processos que levam as pessoas, desde a infncia at ao fim da vida a um conhecimento dinmico do mundo, dos outros e de si mesmas. Assim, considera Delors (1996: 106):

A educao ao longo de toda a vida uma construo contnua da pessoa humana, do seu saber e das suas aptides, mas tambm da sua capacidade de discernir e de agir. Deve lev-la a tomar conscincia de si prpria e do meio que se envolve e a desempenhar um papel social que lhe cabe no mundo do trabalho e na comunidade. O saber, o saber fazer, o saber viver

23/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde juntos e o saber ser constituem quatro objectos intimamente ligados, de uma mesma realidade.

Partindo desta perspectiva, a educao ganha a sua genuna relevncia como um processo, que tem um incio mas nunca termina, envolvendo o ser humano como um todo: fsico, intelectual, emotivo, psicolgico, social, religioso, etc. A perspectiva educativa da educao ao longo de toda a vida proporcionar a cada indivduo o poder de conduzir o seu prprio destino.

Mas para que ela se concretize necessrio estabelecer uma interdisciplinaridade entre as diferentes formas de ensino em todas as etapas da educao, capaz de suscitar nos indivduos o desejo cumulativo de continuar os estudos, quer dentro do sistema formal como para alm desta.

Como defende Delors (idem: 105):

(...) quanto mais formado se , mais desejo se tem de formao, e esta tendncia observa-se tanto em pases desenvolvidos como nos pases em desenvolvimento. por isso que o aumento da escolarizao dos jovens, os progressos da alfabetizao e o novo impulso dado educao bsica, deixam antever um aumento da procura da educao de adultos nas sociedades de amanh.

Para finalizar, pode-se dizer que o conceito de educao ao longo de toda a vida, alargada numa perspectiva de educao permanente, no deve ser concebida apenas como reciclagem profissional e renovao cultural, mas como uma exigncia de autonomia dinmica dos indivduos numa sociedade em rpida transformao, propondo uma reconverso das competncias de forma a que as pessoas possam adaptar-se a novos contextos, ou seja, que seja pensada como uma nova forma de estar na vida, bem como considerar todas as ocasies, todos os campos de actividade humana como potenciais parceiros da aco educativa, com dimenso da prpria vida!

24/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

1.3 O Animador da Educao Bsica de Adultos e o desenvolvimento social e cultural da pessoa

O ser humano, ao contrrio da maioria dos outros animais, precisa de ser cuidado durante longos anos para poder sobreviver no e capaz de garantir sozinho a satisfao de suas necessidades bsicas. Desde o nascimento, o ser humano estabelece relaes recprocas e continuas com o meio (natureza, conhecimentos, outros homens), atravs do qual o indivduo vai gradativamente ganhando sua autonomia, com capacidade crescente de dominar e intervir sobre o meio, transformando-o, e sendo por ele transformado Este o resultado de um processo lento de educao, no interior do grupo social, que lhe permite desenvolver o seu pensamento, linguagem, conscincia e adquirir saberes e habilidades j desenvolvidas pelos homens ao longo de sua histria. Deste modo, e reconhecendo o papel fundamental da educao neste processo quer para o desenvolvimento integral da pessoa humana, quer no desenvolvimento social, cultural e econmico de nosso pas, a ns, enquanto futuros tcnicos na rea da educao nosso dever e obrigao pensar o sistema educativo no seu todo, e propor sugestes que permitam melhorar cada vez mais o processo. Nesta linha de ideias, inquestionvel o papel primordial do animador na qualidade da educao dos jovens e adultos que frequentam os crculos de cultura, pois sobre ele est directamente colocada a responsabilidade de ensinar, e isso que dele se espera. Esta perspectiva terica deve-se sua adaptao temtica em questo, dado que a EBA constitui uma realidade e, importante estratgia poltica para o desenvolvimento social e para a incluso de segmento populacional no processo econmico, principalmente num perodo em que o pas est em transio para o grupo dos pases de desenvolvimento mdio (PDM).

1.3.1 O papel do animador no processo ensino-aprendizagem

O desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano processam, atravs da aco sobre o meio fsico e da interaco com o ambiente social, cuja linguagem exerce um papel central.
25/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

O desenvolvimento envolve aprendizagens de vrios tipos, que vo expandindo e aprofundando a experincia individual. Quando fala-se do ensino e aprendizagem no contexto escolar, refere-se a um processo diferente das formas como ensina-se a aprende-se em casa, com a famlia ou com os amigos, no ambiente em que se vive, entre outros. A escola tem a sua especificidade prpria e intencional na maneira de organizar e propor situaes para que se ocorra a aprendizagem de determinados contedos culturais. A questo central da escola ensinar e aprender tem no currculo sua chave mestra, que em forma de um projecto educativo, exige planeamento, e um trabalho colectivo dos educadores para a sua sustentabilidade. Com efeito, exige-se a cada educador uma sria preparao profissional que garanta, entre outros requisitos, o saber e saber fazer, quer no domnio do contedo, quer no domnio da metodologia de ensino. Nesta perspectiva, diz Freire (1979: 41):
() a alfabetizao no pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doao ou uma exposio, mas de dentro para fora pelo prprio analfabeto, somente ajustado pelo educador. Esta a razo pela qual procuramos um mtodo que fosse capaz de fazer instrumento tambm do educando e no s do educador e que identificasse como claramente observou um jovem socilogo brasileiro (Celso Beisiegel), o contedo da aprendizagem com o processo de aprendizagem. Por essa razo, no acreditamos nas cartilhas que pretendem fazer montagem de sinalizao grfica como uma doao e que reduzem o analfabeto mais a condio de objecto de alfabetizao do que sujeito da mesma.

Esta problemtica que preocupava os educadores da poca, infelizmente, ainda premeia os tempos actuais, pelo que o autor chama a ateno dos educadores quanto ao uso de metodologias inadequadas na educao de adultos. Para Vygotsky, a actividade do sujeito refere-se ao domnio dos instrumentos de mediao, inclusive sua transformao por uma actividade mental.2 Assim, o desenvolvimento cognitivo o resultado do processo da interiorizao da interaco social com materiais fornecidos pela cultura, onde o processo

2 ZACHARIAS, Vera L. C., (s/d), Centro Referncia Educacional. Consultoria e Assessoria em Educao, [em linha], disponvel em <http:// www.centrorefeducacional.com.br/vygotsky.htm>, [consultada em 02/06/2005].

26/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

construdo de fora para dentro, onde o sujeito no apenas activo, mas interactivo, porque os conhecimentos se formam e se constituem a partir de relaes intra e interpessoais. Nesta mesma linha de ideias, Fuck (1994: 14-15), prope:
Que a educao seja o processo atravs do qual o individuo toma a histria em suas mos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar solues, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as consequncias de sua escolha. Mas isso no ser possvel se continuarmos oferecendo aos alfabetizandos desenhos pr-formados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, em caminhos pontilhados para seguir com histrias que alienam, com mtodos que no levam em conta a lgica de quem aprende.

Hoje, o mundo, as mudanas que vm ocorrendo, agravadas pelos fenmenos da globalizao, do neoliberalismo e da internacionalizao da economia, repercutem inevitavelmente em todos os campos da actividade humana, provocando, tambm grandes e decisivas mudanas na rea educacional. Os impactos resultantes da conjugao destes fenmenos vm atingindo nas mais diversas esferas da vida quotidiana com impactos fortes no mundo do trabalho. Partindo deste pressuposto, e se no queremos perder espao e tempo, imperiosa a reflexo que nos leva a buscar novas metodologias, adequadas realidade do educando, bem como a redefinio de novos paradigmas de formao profissional dos educadores. O perfil do educador e da sua actuao propendem alguns factores, como: o conhecimento; a habilidade; o compromisso e o envolvimento, que alis so tambm fundamentais prpria educao. Esta reflexo sobre as caractersticas do educador revela-se de extrema importncia pois, recai sobre ele a nobre tarefa de ajudar o educando a construir o seu prprio conhecimento. Ensinar no tarefa fcil. factor fundamental na construo do conhecimento a interaco entre o formador-formando. Partindo do princpio que o educando capaz de aprender, faz-se necessrio prever uma dinmica de actuao pedaggica que valorize os conhecimentos que os educandos j possuem.

27/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Para Paulo Freire (1996:21)


preciso () que o formando, desde o princpio de sua experincia formadora, assumindo-se como sujeito tambm da produo do saber, se convena definitivamente de que ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou sua construo.

O autor, assim como outros tericos (Vygotsky e Piaget), defendem que o indivduo no uma tbua rasa, onde so depositados os conhecimentos. Vygotsky e Piaget (ambos construtivistas3) sustentam que a inteligncia construda a partir de relaes recprocas do homem com o meio.4 Para Piaget, a aprendizagem depende do nvel de desenvolvimento j alcanado pela criana. Segundo ele, o desenvolvimento que cria as condies para a aprendizagem, ou seja, anterior aprendizagem. O ensino deve seguir o desenvolvimento, pois s possvel aprender quando h amadurecimento das funes cognitivas com o nvel de aprendizagem. Assim, a construo do conhecimento entendida como resultado de adaptaes da criana ao meio, que envolve dois mecanismos reguladores: a assimilao, como processo mental atravs da qual a criana exercita os esquemas j construdos, entra em contacto, recebe e interage com os dados novos; e acomodao, que o processo mental pela qual a criana se apropria desses dados, incorporando-os e adequando-os ao meio. Deste modo, a construo do conhecimento em Piaget, apoia-se num sistema de aces que visam sucessivas equilibraes, em que o sujeito assimila, acomoda e alcana um novo equilbrio (provisrio), ficando apto para ser novamente desafiado e, continuar o processo. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento intelectual caracterizada por saltos qualitativos de um estado de conhecimento para um novo. Com efeito, identifica pelo menos dois nveis de desenvolvimento: um real, j adquirido ou formado, que determina o que a criana j capaz de fazer por iniciativa prpria, e um potencial, ou seja a capacidade de aprender com outra pessoa.5 A interaco da aprendizagem com o desenvolvimento, produz uma abertura
Ambos opem de forma categrica teoria empirista (para a qual a evoluo da inteligncia produto/resultado apenas da aco do meio sobre o indivduo), da mesma forma, contra a concepo racionalista, que defendem que j nascemos com a inteligncia pr-formada. 4 Fundao Victor Civita, (2001), [em linha], disponvel em <http: //wwwnovaescola.abril.com.br/ed/139_fev 01/exc_vygotsky.htm [consultado em 02/06/05] 5 ZACHARIAS, Vera L. C., (s/d), Centro Referncia Educacional. Consultoria e Assessoria em Educao, [em linha], disponvel em <http:// www.centrorefeducacional.com.br/vygotsky.htm>, [consultada em 02/06/2005] 28/94
3

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

nas zonas de desenvolvimento proximal (ZDP)6, na qual as interaces sociais so fulcrais sendo ento, ambos os processos (aprendizagem e desenvolvimento), interrelacionados. Para Paulo Freire (1987: 72):
Enquanto, na concepo bancria () o educador vai enchendo os educandos de falso saber, que so os contedos impostos, na prtica problematizadora, vo os educandos desenvolvendo o seu poder de captao e compreenso do mundo que lhes aparece, em suas relaes com ele, no mais como uma realidade esttica, mas como uma realidade em transformao, em processo. A tendncia, ento, do educadoreducando estabelecerem uma forma autntica de pensar e atuar. Pensarse a si mesmos e ao mundo, simultaneamente, sem dicotomizar essa aco. A educao problematizadora se faz, assim, um esforo permanente atravs do qual os homens vo se percebendo, criticamente, como esto sendo no mundo com que e em que se acham.

Paulo Freire pretende elucidar no seu educando a sua criticidade, criatividade e aco diante do que est dado, fazendo que este tome a conscincia da sua opresso. Esta dimenso sociolgica de Freire da sala de aula reflecte a relao professor e aluno7 enquanto concepo bancria x concepo libertadora, onde o primeiro (como um banco) deposita conhecimentos atravs da transmisso para o outro, e este o armazena e devolve na avaliao final. Segundo Paulo Freire (1983: 66):
O educador faz depsitos de contedos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educao se torna um acto de depositar, em que os educandos so os depositrios e o educador o depositante. O educador ser tanto melhor educador quanto mais conseguir depositar nos educandos. Os educandos, por sua vez, sero tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depsitos feitos.

A ideia que ele defende de uma educao problemtizadora da realidade, que seja verdadeiramente humanista, onde possvel desenvolver uma concepo libertadora na relao educador e educando, o conhecimento e aprendizagem. Seja capaz de levar o educando tomada de conscincia deixando de ser passivo e, passando a ter uma postura activa e co-participante.
a distncia entre o desenvolvimento real e o potencial, que est prximo mas ainda no foi atingido. Segundo Vygotsky (diferenciando de Piaget), o meio sempre revestido de significados culturais. Por exemplo, o objecto armrio (meio) no tem sentido em si. S tem o sentido cultural que lhe damos, como ser til ou intil, valioso ou no, rstico ou sofisticado e assim por diante, e os significados s so aprendidos por mediadores. Fundao Victor Civita, (2001), [em linha], disponvel em <http:/www. novaescola.abril.com.br/ ed/139_fev01/html/exc_vygotsky.htm> [consultado em 02/06/2005].
7 6

29/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

A educao, estribada numa concepo libertadora , antes de tudo, para Paulo Freire (1983: 78):
Como situao gnoseolgica, em que o objeto cognoscvel, em lugar de ser o trmino do ato cognoscente de um sujeito, mediatizador de sujeitos cognoscentes, educador, de um lado, educandos, de outro, a educao problematizadora coloca, desde logo, a exigncia da superao da contradio educador x educando. Sem esta, no possvel a relao dialgica indispensvel cognoscibilidade dos sujeitos cognoscentes, em torno do mesmo objeto cognoscvel.

Portanto, segundo Paulo Freire, a pedagogia dialgica, e entre o educador e educandos no h mais aquela relao de verticalidade, em que um o sujeito e o outro o objecto, ambos so sujeitos do acto cognoscente, ou seja, ambos aprendem e se ensinam mutuamente. Para Paulo Freire (1996: 25):
O respeito autonomia e dignidade de cada um um imperativo tico e no um favor que podemos ou no conceder uns aos outros. (...) nesse sentido tambm que a dialogacidade verdadeira, em que os sujeitos dialgicos aprendem e crescem na diferena, sobretudo, no respeito a ela, a forma de estar sendo coerentemente exigida por seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se tornam radicalmente ticos. preciso deixar claro que a transgresso da eticidade jamais pode ser vista como virtude, mas como ruptura com a decncia.

O dilogo, em Paulo Freire, exige um pensar verdadeiro e crtico. Ele no dicotomiza os homens e o mundo, mas sim os v numa interaco contnua, onde os homens como seres inacabados, se fazem e refazem nesta permanente interaco8 com o mundo. A linguagem para Vygotsky tem uma importncia dupla, onde para alm de ser um instrumento fundamental de intermediao do conhecimento entre os sujeitos, est directamente relacionada com o prprio desenvolvimento psicolgico.

Para Vygotsky, a vivncia em sociedade essencial para a transformao do homem de ser biolgico em ser humano. pela aprendizagem nas relaes com os outros que construmos os conhecimentos que permitam nosso desenvolvimento mental. A criana dotada de funes psicolgicos elementares que ao interagir com o meio, evoluem em funes psicolgicas superiores. Entretanto, defende tambm que estas informaes recebidas do meio nunca so absorvidas directamente (), so sempre intermediadas, explcita ou implicitamente, pelas pessoas que rodeiam a criana, carregando de significados sociais e histricos (), reelaboradas numa linguagem interna.A linguagem para Vygotsky tem uma importncia dupla, onde para alm de ser o principal instrumento de intermediao do conhecimento entre os seres humanos, ela tem uma relao directa com o prprio desenvolvimento psicolgico. Fundao Victor Civita, (2001), [em linha], disponvel em <http:/www. novaescola.abril.com.br/ed/139_fev01/html/exc_vygotsky.htm> [consultado em 02/06/2005].

30/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Em Paulo Freire (1987: 32) a pedagogia:


(...) tem de ser forjada com ele e no para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperao de sua humanidade. Pedagogia que faa da opresso e de suas causa objecto da reflexo dos oprimidos, de que resultar o seu engajamento necessrio na luta por sua libertao, em que esta pedagogia se far e refar.

Em suma, a prtica pedaggica de Freire, passa a ser uma aco poltica de troca de concretudes e de transformao. Portanto, defendendo que no existe neutralidade e, que toda a educao poltica, assim como toda a poltica educativa, o seu mtodo dialgico, problematizador, estravaza o campo do mtodo ou uma teoria pedaggica, passando a praxis que prope a libertao.

1.4 Resumo

O imenso legado de Paulo Freire aponta alguns princpios basilares que no seu projecto pedaggico e em sua prtica educativa, propendem transformar os educadores e educandos e lhes garanta o direito autonomia pessoal na construo duma sociedade mais justa e democrtica, designadamente:
O respeito aos saberes dos educandos e da sua identidade cultural; Ter curiosidade, disponibilidade para o dilogo e saber escutar; Tornar-se isento de qualquer tipo preconceito; Tomar as decises de forma consciente e ter a convico de que a mudana

possvel;
Rejeitar toda e qualquer forma de discriminao (sexo, gnero, raa, classe, idade,

condio social);
Ter competncia profissional e generosidade, bem como reflectir de forma crtica a

prtica pedaggica;
Desenvolver com simplicidade e humildade; Ter liberdade e autoridade; Ter sempre como pressuposto a ternura e o afecto;

31/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde Levar a construo de relaes de solidariedade.

Como se pode perceber, as virtudes que so exigidas ao acto de ensinar e aprender no so poucas. E como prope Freire (1996: 17) deve-se lutar por uma tica inseparvel da prtica educativa. E esta luta se manifestar na prtica diria. Com efeito, necessrio testemunh-la, vivaz, aos educandos em nossas relaes com eles (idem, ibid.). A nossa praxis educativa, em sua incessante e dialgica interaco saber-prtica, teoria-aco, no deve seno aspirar plenitude e justeza de todos os seus contornos e de todos os seus aspectos, incluindo o compromisso tico-moral da nossa insero e presena no mundo do outro e com o outro.

Por outro lado e para evidenciar as mltiplas dimenses que a tarefa docente nos convida e impe, Freire afirma ser inerente ao papel do educador no apenas ensinar os contedos mas tambm ensinar a pensar certo (op. cit.: 29). Este pensar certo, por sua vez remete a uma busca de leitura da realidade que deve permanecer vinculada pureza, rigorosidade tica e deve ser tambm geradora de boniteza, logo tem uma dimenso esttica e criadora. A lgica, a tica e a esttica, desta forma, se entrelaam, indissociveis no contexto mais amplo das concepes freireano.

Neste contexto, ningum questiona a importncia do educador na sociedade actual. De todas as profisses, talvez a que exige mais qualidades pessoais. Entretanto, no deixa de ser utopia esperar que ele tenha todas as qualidades que os educandos esperam que tenham.

De um modo geral, todos gostam de educadores dispostos, animado, dinmico, alegre, extrovertido. As brincadeiras, o humor e a extroverso, facilitam o relacionamento com os educandos. Os educandos se sentem mais vontade e cria-se um ambiente de descontraco e participao. Essas qualidades so fundamentais para obter confiana dos alunos e ter disciplina na sala de aula. Com esse clima instalado, o educador deve ser ainda democrtico. Deve no s permitir a participao dos alunos, mas envolve-los nos grupos, na classe e no processo social. O educador deve ser lder e no autoridade. Ele no deve mandar, mas apenas sugerir, pedir com bons modos e com delicadeza.

32/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

O educador deve ser calmo, dedicado, humilde, compreensivo e humano. Assim ele consegue o respeito e a estima dos seus educandos, e acima de tudo a aprendizagem (objectivo primordial).

O educador deve conhecer bem a matria ou a disciplina com que trabalha. Mas deve tambm ter uma cultura geral ampla. preciso conhecer um pouco de tudo: economia, poltica, histria, geografia, sociologia, filosofia e outros assuntos. Deve ser uma pessoa curiosa e que acompanha a evoluo da sociedade.

A comunicao tambm fundamental no processo educativo. Seria bom que todo o educador tivesse o domnio da palavra. Com bons recursos verbais, com boa dico, com voz alta e clara o educador se comunica melhor. Se alm disso ele tiver linguagem fluente, simples e coerncia de ideias, fica fcil os educandos compreenderem, bem como estimula a ateno e uma melhor participao destes.

Seria bom tambm que o educador, ao lado da boa capacidade de comunicar, tivesse muita afectividade, muito amor aos alunos e causa da educao. Assim, o educador deve ser modelo de estudo, de pesquisa, de justia e de amor verdade. Deve dar exemplo de pontualidade, de assiduidade, de honestidade e de trabalho.

Em suma, podemos traduzir as caractersticas e qualidades de um bom educador em trs nveis: o domnio do contedo, a comunicao e o relacionamento. Pois, estas trs questes so a nosso ver as bases fundamentais na prtica docente.

33/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Captulo II: Enquadramento Legal e Histrico da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde
Neste captulo faremos a contextualizao emprica da nossa pesquisa, apresentando: o suporte legal que sustenta a educao em Cabo Verde, mormente a educao bsica de adultos; uma breve reflexo sobre o sistema educativo cabo-verdiano, com enfoque para a educao bsica de adultos, tendo em conta que se trata do campo especfico do nosso objecto de estudo; e por fim, um historial da educao bsica de adultos em Cabo Verde.

Com isto pretendemos compreender a maneira como tem sido enquadrado a problemtica da EBA em Cabo Verde, bem como enquadrar o nosso estudo.

2.1 Suporte legal

A Constituio A Constituio da Republica de Cabo Verde (Reviso de 1999), enquanto lei fundamental do pas, contm um vasto catlogo de normas a serem tidos em considerao pelos agentes decisores, a quando da aprovao de qualquer norma relativa ao sistema de ensino.

34/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Com efeito, as normas constitucionais que versam em matria de educao, ilustram bem o lugar de destaque que esta ocupa na nossa Constituio, ao elencar um vasto catlogo de leis que regulam, incentivam e promovem o ensino tanto a nvel publico e privado, desde o ensino pr-escolar ao ensino superior. o pressuposto da educao como a alavanca do desenvolvimento!

A ttulo de exemplo, passamos a apresentar de forma no exaustiva os mais importantes artigos que patenteiam esta ideia: * Fomentar e promover a educao, a investigao cientfica e tecnolgica, o conhecimento e a utilizao de novas tecnologias, bem como o desenvolvimento cultural da sociedade cabo-verdiana. (artigo 7, alnea h)); * Todos tm liberdade de aprender, de educar e de ensinar. (artigo 49); * livre a criao intelectual, cultural e cientfica, bem como a divulgao de obras literrias, artsticas e cientficas. (artigo 53, n1); * Organizar, fomentar e apoiar a integrao dos portadores de deficincia no ensino e na formao tcnico-profissional. (artigo 75, alnea d)); * Todos tm direito educao. (artigo 77, pargrafo 1); * Garantir o direito igualdade de oportunidades, de acesso e de xito escolar; promover a eliminao do analfabetismo e a educao permanente. (artigo 77, pargrafo 3, alnea a) e d)); * E, por ltimo a alnea b) do n 2 do artigo 176, que estabelece as Bases do Sistema Educativo matria de competncia da Assembleia Nacional, salvo autorizao legislativa concedida ao Governo para tal.

A Lei de Bases Numa posio logo a seguir Constituio, surge Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) que, enquanto lei estruturante de todo sistema educativo fixa no seu artigo 1 os princpios fundamentais da organizao e funcionamento... incluindo o ensino pblico e o

35/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

particular (Lei n103/III/909 de 29 de Dezembro), bem como os objectivos gerais e especficos dos diversos subsistemas.

A EBA, est enquadrada no subsistema de educao extra-escolar tendo como objectivo promover a elevao do nvel escolar e cultural de jovens e adultos numa perspectiva de educao permanente e formao profissional. (artigo 4, n 8) Para tal, ao adulto ser atribudo um diploma e Para todos os efeitos legal o diploma de educao bsica de adultos equivalente ao da escolaridade bsica obrigatria10. (Artigo 52, EBA, n 2 e 3).

O Estatuto do Pessoal Docente Quanto ao estatuto do pessoal docente, os animadores de educao bsica de adultos, em relao progresso na carreira profissional perfazem os mesmos percursos que os professores para crianas, no que tange tanto promoo como a progresso na carreira do pessoal docente da funo pblica de Cabo Verde.

2.2 Breve reflexo sobre o sistema educativo cabo-verdiano De acordo, com a Lei de Bases (Lei n103/III/90 de 29 de Dezembro), artigo 12, o sistema educativo compreende os subsistemas de educao pr-escolar, da educao escolar e de educao extra-escolar complementados com actividades de animao cultural e desporto escolar numa perspectiva da integrao (Ver Anexo B). Assim, podemos definir um sistema educativo como um conjunto ordenado de instituies e prticas orientadas para uma misso que representa uma viso partilhada da realidade.

de realar que esta LBSE promulgada em 1990, veio dar resposta enorme demanda de jovens e adultos que no foram dadas as condies satisfatrias de escolarizao bsica, mesmo algum tempo depois da Independncia Nacional, ao conferir no captulo I, Artigo 6 que Todo o cidado tem o direito e o dever da educao, garantindo deste modo o livre acesso ao sistema educativo. 10 A legalizao e atribuio de equivalncia entre os dois diplomas (EBA e EBI), foi de extrema importncia para os avanos do processo educativo da EBA, na medida em que, com essa equivalncia, o diploma da EBA passou a conferir acesso aos estudos secundrios (7 e 8 ano de escolaridade) e formao profissional, que exige um nvel acadmico de ensino bsico reconhecido. 36/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

A educao pr-escolar enquadra-se nos objectivos de proteco da infncia, visando por um lado uma formao complementar ou supletiva consubstanciada num conjunto de aces articuladas com a famlia, bem como a preparao para o ingresso no sistema escolar.

Em relao educao escolar, compreende o ensino bsico, secundrio, mdio e superior, bem como as modalidades especiais de ensino.

A educao extra-escolar, desenvolve-se em dois nveis distintos, abrangido as actividades de alfabetizao, ps-alfabetizao e de formao profissional, numa perspectiva de educao permanente e capacitao para o exerccio de uma profisso. Relativamente ao processo educativo, a Lei de Bases estabelece, no seu artigo 11, o seguinte:

1. A escola cabo-verdiana deve ser um centro educativo capaz de proporcionar o desenvolvimento global do educando, em ordem a fazer dele um cidado apto a intervir criativamente na elevao do nvel de vida da sociedade. 2. So tarefas fundamentais da escola e do processo educativo que nele se desenvolve: a) Proporcionar gerao mais jovem a conscincia crtica das realidades nacionais; b) Desenvolver e reforar em cada indivduo o sentido patritico e a dedicao a todas as causas de interesse nacional; c) Desenvolver o apreo pelos valores culturais e nacionais e o sentido da sua actualizao permanente; d) Estreitar as ligaes do ensino e de aprendizagem com o trabalho, favorecendo a assimilao consciente dos conhecimentos cientficos e tcnicos necessrios ao processo global do desenvolvimento do pas; e) Incentivar o esprito criativo e adaptao s mutaes da sociedade, da cincia e da tecnologia no mundo moderno; f) Promover o esprito de compreenso, solidariedade e paz internacionais.

Com isto, pode-se concluir que no tarefa fcil a (re) construo de um sistema, visto que ela um objecto social complexo. Portando, requer o esforo continuado de vrias geraes e uma adaptao permanente.

37/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Relativamente a esta nova LBSE de Cabo Verde aprovada durante o perodo dos anos noventa, profundas alteraes foram introduzidas principalmente no que concerne a: Estrutura e funcionamento; Plano curricular e; Formao de professores, configurando-a num sistema nico com trs subsistemas (LBSE, 1990: artigo 12).

A proposta introduzida na educao extra-escolar nesta nova Lei de Bases de 29 de Dezembro de 1990, veio englobar dois nveis diferentes mas complementares:
a) A educao bsica de adultos que abrange a alfabetizao, a psalfabetizao e outras seces de educao permanente numa perspectiva de elevao do nvel cultural; b) A aprendizagem e as aces de formao profissional, numa perspectiva de capacitao para o exerccio de uma profisso (LBSE, 1990:artigo 50).

Esta nova configurao implementada na Lei de Bases, traz inerentes as ideias da necessidade de se articular todas as actividades com o sistema escolar, numa clara aluso a uma aprendizagem ao longo de toda a vida.

Entretanto, de acordo com o documento Bases para a melhoria do subsistema de educao extra-escolar (2006: 21) o nosso sistema educativo ainda padece de algumas insuficincias, com debilidades estruturais, principalmente no que tange classe docente, designadamente: 1.Uma enorme demanda de professores no ensino secundrio e uma elevada taxa de professores do ensino bsico; 2. Professores com formao profissional em detrimento de uma formao universitria; 3. Fraca qualidade no processo de formao, promoo e seleco dos professores; 4. Os professores de educao de adultos carecem de formao superior; 5. E uma insuficiente formao contnua dos professores.

neste contexto, que o Programa do Governo para a VII Legislatura (2006-2011) pretende implementar um conjunto de medidas estratgicas para por cobro a tais insuficincias e aspectos negativos resultantes da fragilidade institucional.

38/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Partindo destes pressupostos, estabeleceu-se nas Grandes Opes do Plano (2002) e PNA-EPT (2003), os principais eixos estratgicos que norteiam o actual Plano Estratgico para a Educao, visando enquadrar as medidas de poltica educativa indispensveis ao desenvolvimento e expanso do prprio sistema educativo, no sentido de dar corpo s expectativas que a sociedade cabo-verdiana deposita na instruo e no papel da educao.

Cabo Verde, hoje, bem pode orgulhar-se dos progressos j alcanados a nvel social, cultural, educativo, poltico e econmico. Todavia estes colocam novos desafios, o que tornam agora mais premente a necessidade de se adaptar e integrar nas transformaes sociais, econmicas e polticas impostas pelo processo de globalizao.

Neste contexto o PNA-EPT (2003:14), estabelece que:

A poltica governamental visa os seguintes objectivos para a educao bsica: melhorar e consolidar a educao pr-escolar ; melhorar a qualidade pedaggica do ensino bsico; melhorar os apoios scio educativo de forma a garantir uma real igualdade de oportunidade de acesso e sucesso escolar; e elevar de forma durvel o nvel cultural e escolar da populao adulta passando pela aposta na ps-alfabetizao e na formao profissional

Isso implica um reequacionamento das prticas recentes e o estabelecimento de estratgias alternativas e parcerias reforadas entre o Estado, o sector privado e a sociedade civil, visando a melhoria da qualidade, da eficincia e da pertinncia da educao/formao e a expanso da educao bsica de adultos, do reforo, regionalizao e desenvolvimento do ensino superior e investigao cientfica, da modernizao e regulamentao de todo o sistema educativo.

2.3 Breve historial da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Pensamos que necessrio, conhecer um pouco da histria desta modalidade de ensino, de forma a compreender melhor o nosso estudo.

Nos documentos analisados, o registo mais antigo que fora possvel encontrar, mostra que a educao bsica de adultos (EBA), iniciou-se oficialmente em Cabo Verde nos meados
39/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

dos anos 60. De acordo com o Boletim Oficial (BO) n 5, de 29 de Janeiro de 1966, um despacho do ento Governador Leo Maria de Tavares Rosrio do Sacramento Monteiro, determinara o seguinte:

(...) sob a proposta da Repartio Provincial dos Servios de Educao... 155... autorizado o funcionamento no ano lectivo 1965/1966 dos seguintes cursos de Educao de Adultos: Boa Vista..., Brava..., Fogo..., Maio..., Praia..., Santa Catarina..., S. Nicolau..., Ribeira Grande..., Tarrafal de Santiago... e S. Vicente... (idem: 8)

Durante o perodo colonial at proclamao da Independncia Nacional a 5 de Julho de 1975 e, apesar dessa abrangncia em termos de concelhos dos cursos da alfabetizao de adultos, havia uma enorme restrio no que tange ao acesso ao ensino bsico. Facto este, que justifica plenamente a enorme taxa do analfabetismo nas camadas jovem e adulta (61%).

Neste contexto, os primeiros governos do perodo ps-independncia estabelecem-se como uma das prioridades a educao mais concretamente, a educao de base de crianas, jovens e adultos. Com efeito, as primeiras campanhas de luta contra o analfabetismo surgem no seio de jovens e adultos, com base no voluntariado (estudantes e militantes afectos ao processo de Independncia Nacional, sindicalistas, entre outros), visando diminuir rapidamente a taxa de analfabetismo, bem como aumentar a participao de toda a populao na luta contra o subdesenvolvimento e melhorar as capacidades educativas dessa populao.

Os materiais didcticos utilizados na poca eram os mesmos do ensino primrio e o mtodo utilizado era o silbico.

Em 1976, a alfabetizao e educao bsica de adultos, comea a fazer parte do sistema educativo formal, enquanto departamento includo no subsistema de Educao Extra-escolar da Direco Geral do Ensino e, no ano seguinte, em 1977, foi editado o primeiro manual prprio para adultos, No Djunta Mon11 inspirado no mtodo de Alfabetizao Cultural12 de Paulo Freire.
A edio do manual No Djunta Mon, que em portugus significa juntemos as mos, indica o comeo de uma diferenciao de um sistema de alfabetizao com procedimentos diferentes do infantil. 12 Mtodo de Alfabetizao Cultural uma abordagem de trabalho para a EBA proposta tambm por Paulo Freire. Pressupe no apenas a compreenso no elitista, da cultura, como tambm uma atitude pedaggica fundada na autodeterminao. Trata-se de uma pedagogia crtica, uma pedagogia da esperana que possibilite ir 40/94
11

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Em 1983, com a chegada a Cabo Verde da equipa brasileira do IDAC (Instituto de Aco Cultural) instituio criada pelo pedagogo Paulo Freire especializada no mtodo de conscientizao, foi elaborada um manual, Dja Tchiga Ora13 1 e 2 volumes, ambos para a 1 fase.

O manual Dja Tchiga Ora alvo de muitas crticas, foi concebido num paradigma pedaggico baseado em prticas de uma nova relao entre a problemtica educacional e a problemtica social. O mtodo proposto para trabalhar este manual, segundo Teixeira (2006:27):

(...) propunha trabalhar as palavras geradoras partindo do universo vocabular dos aprendizes, tambm propunha que as mesmas, sendo oriundas do meio do aprendiz, deveriam ser estudadas em funo dos aspectos culturais do meio, ou seja, valorizar a histria dessa comunidade, resgatar a dignidade desse povo, respeitar os seus costumes, valores e tradies locais, que deveriam ser tratados no incio das sesses, sob forma do dilogo volta do tema.

Com efeito, como nos diz Teixeira (ibidem: 27), haveria que ter algumas cautelas em elaborar um manual global e cuidados em seleccionar as palavras geradoras14 tendo em conta os requisitos exigidos na implementao deste mtodo, e que em seu entender esses aspectos no foram tidos em conta.

Para tal foram elaborados e distribudos em todos os concelhos alguns folhetos com diversas informaes sobre os diferentes temas propostos nesse manual. Entretanto, foi somente no ano de 1991, com a edio em Cabo Verde de um novo manual denominado Manual de Alfabetizao para as 1 e 2 fases, que se resolveu o problema em torno das palavras geradoras, agora mais abrangentes e conhecidas no seio dos educandos.

alm da crtica e da resistncia realidade. preciso, portanto, incorporar uma nova atitude fundada na compreenso da prpria subjectividade e no dilogo com o outro, entre o discurso e a prtica. 13 Em portugus significa J chegou a hora. 14 Palavras geradoras so palavras-chaves, que segundo Paulo Freire na sua obra Conscientizao, permitem a reflexo rigorosa da realidade em que se vive. Elas pressupem o levantamento do universo vocabular dos grupos com que se trabalha; so palavras ligadas s experincias existenciais, profissionais e polticas dos diferentes grupos. Assim, para o campons, as palavras geradoras poderiam ser enxada, terra, colheita, etc; para o operrio poderia ser tijolo, cimento, obra, etc; para o mecnico poderiam ser outras e assim por diante. 41/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

A fase experimental para alargar o ensino da educao bsica de adultos para 3 anos iniciou-se em 199415 e, culminou com sua generalizao em 1996.

Em 1995, implementou-se as bibliotecas mveis e fixas, realizou-se dois cursos de formao em exerccio para animadores em educao bsica de adultos, entre outras medidas contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade deste sistema de ensino, bem como a diminuio da taxa de analfabetismo no pas (Ver Anexo F). A reduo da taxa de analfabetismo, na faixa dos 15 a 49 anos, de 15% para 5% em 2010, com consequncias directas na faixa dos 15 e mais anos de 25% para 15% em igual perodo, considerada pela UNESCO como uma meta considervel a atingir no mbito do PNA-EPT.

Tabela n.1. Previso das Actividades de Alfabetizao at 2010 Situao em 2000 Concelhos Situao em 2010 Previso Alfabetizados (20032010) P. Analf Taxa Total a Form/ N (15-49) Analf. formar Ano Anim 578 5,0% 882 110 16 234 5,0% 682 85 12 495 5,0% 1160 145 21 2159 5,0% 1644 206 29 337 5,0% 416 52 7 550 5,0% 167 21 3 165 5,0% 0 0 0 220 5,0% 134 17 2 3748 5,0% 2585 323 46 378 5,0% 368 46 7 1045 5,0% 1491 186 27 1582 5,0% 2489 311 44 468 5,0% 914 114 16 633 5,0% 818 102 15 743 5,0% 1141 143 20 261 5,0% 537 67 10 158 5,0% 343 43 6 13754 5,0% 15748 1969 281
Fonte: PNA-EPT (2003: 70-71)

Popul. P.Analf Taxa Popul. (15-49) (15-49) Analf. (15-49) R. Grande 10015 1460 14,6% 11552 Paul 3889 916 23,6% 4676 Porto Novo 7973 1655 20,8% 9902 S. Vicente 31150 3803 12,2% 43182 S. Nicolau 6336 753 11,9% 6738 Sal 6872 717 10,4% 11002 Boa Vista 1952 142 7,3% 3300 Maio 3132 354 11,3% 4401 Praia 49324 6333 12,8% 74950 S.Domingos 6178 746 12,1% 7564 Sta. Cruz 15312 2536 16,6% 20904 St. Catarina 23201 4071 17,5% 31630 S. Miguel 7480 1382 18,5% 9352 Tarrafal 8252 1451 17,6% 12652 S. Filipe 12964 1884 14,5% 14853 Mosteiros 4392 798 18,2% 5226 Brava 3155 501 15,9% 3163 Total Pas 201577 29502 14,6% 275047

15 Recorde-se que at ao ano de 1994, a alfabetizao e educao bsica de adultos se fazia em duas fases: a primeira e a segunda de 9 meses cada, e que para todos os efeitos equivalia a 4 anos de escolaridade primria.

42/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Em 1996, implementou-se definitivamente a 3 fase16 da educao de base de adultos, completando um ciclo de 6 anos de escolaridade bsica obrigatria. Neste perodo, fez-se novamente a reformulao dos manuais17 da 1 e 2 fases e, produziram novos manuais para a 3 fase.

Apesar de todas estas reformas, somente no ano de 1999, concluiu-se e editou-se a primeira verso do Plano Curricular para a educao bsica de adultos. A novidade trazida por este plano, que para alm de normalizar as actividades at ento desenvolvidas, consistiu na criao da disciplina de Cincia Integradas18 na 3 fase da educao de adultos.

Em 1998, introduziu-se uma nova abordagem denominada Pedagogia do Texto19. Com efeito, dessa data at 2000, vrias aces de formao de curta durao foram desencadeadas por uma equipa do Instituto para Desenvolvimento e Educao de Adultos (IDEA), aos tcnicos da Direco Geral da Alfabetizao e Educao de Adultos (DGAEA) e aos animadores dos C. C. De acordo com Teixeira (2006: 21), de 2000 a 200220 foi feita a experimentao, com 10 CC na Praia, 8 em S. Vicente e 8 em Calheta S. Miguel.

A partir de Abril de 2000, a EBA alargou gradualmente as suas actividades, passando hoje, a actuar nas mais diversas reas de educao de adultos: desde a formao geral bsica (formao acadmica e profissional), passando pela animao comunitria e, formao a distncia21, feitas atravs da Rdio Educativa, e comporta trs modalidades: emisses radiofnicas, documentos impressos de acompanhamento pelos formandos e sesses de tutria.
Os quatro concelhos inicialmente abarcados com esta fase (Praia, S. Vicente, S. Nicolau e Sal), tiveram uma avaliao positiva, permitindo no ano seguinte a sua generalizao em todos os concelhos do pas. A partir desse perodo, a alfabetizao e educao de adultos comea a ser visto como um processo de educao permanente de jovens e adultos. 17 Os manuais produzidos nesta poca foram intitulados No Mundo das Palavras, No Mundo dos Clculos e, para a 3 fase na disciplina de Cincias Integradas editou-se o manual No Mundo das Cincias. 18 de realar que esta disciplina continuou e ainda continua a ser ministrada na 1 e 2 fases, a partir da disciplina de Lngua Portuguesa. 19 A Pedagogia do Texto (PdT) poderia ser definida como um conjunto de princpios pedaggicos cuja base terica constituda pelas ideias mais convincentes, para ns, de diferentes cincias, dentre as quais se encontram a lingustica (lingustica textual), a psicologia (scio-interacionista), a pedagogia e a didctica. Alm disso, essa abordagem toma em considerao os conhecimentos mais avanados de disciplinas a aprender e a ensinar assim como as pesquisas pertinentes. (Faundez: 1999). 20 Apesar de uma avaliao muito positiva em termos globais desta nova abordagem e o seu reconhecimento importante, no foi possvel o seu alargamento a partir desta data, devido a problemas de ordem administrativo e financeiro, impossibilitando o seu avano como era previsto. 43/94
16

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

A Alfabetizao Solidria22 uma nova concepo que foi implementada a partir de 2003, somente em alguns C. C. da 1 fase da Praia. Esta concepo, trouxe algumas inovaes pedaggicas em relao ao Mtodo de Conscientizao23. At ao momento, e apesar de todas estas transformaes que a EBA tem vindo a sofrer ainda, persistem alguns problemas que esto implicitamente na parte do currculo. Para tal, est em preparao um novo plano curricular baseado em competncias, de forma a colmatar tais insuficincias verificadas at ento.

A formao a distncia feita a partir da metodologia da ECCA (Emissora Cultural para Canrias e Africa). Apesar de implementada em alguns C. C., carece em termos de objectivos e metas institudos para a educao de adultos, visto que define como meta final do aprendiz o nvel mais baixa da educao de adultos (1 fase). 23 Freire introduz o princpio da Conscientizao no qual consiste em fazer com que os adultos expressem verbalmente suas preocupaes por um lado, e por outro, analisem as situaes de injustia nas quais os sectores populares se encontram; esse processo tenderia como resultado a tomada de conscincia do papel de cada um na luta pela transformao da sociedade.
22

21

44/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Captulo III: O Perfil do Animador de Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde Estudo prtico no Municpio da Praia
3.1 A pesquisa de campo Fundamentando a prtica

A metodologia uma elaborao racional e estruturada dos procedimentos para chegar a um determinado fim. Neste caso especfico, pretende-se reflectir sobre o perfil dos animadores de EBA do Municpio da Praia.

Com efeito, a deciso metodolgica deve estar articulada ao que se pretende alcanar, bem como os conceitos que se pretende trabalhar, aos questionamentos oriundos do problema em questo e adaptar-se ao quadro terico abraado. Da a necessidade de se demarcar, desde o comeo ao fim, o caminho a percorrer, quer por fases ou etapas.

Vasconcelos e Sousa (1998: 27) diz, ainda, que:


A conduo de determinado processo cognitivo e/ou de transmisso de conhecimentos, seja ele de que natureza for, exige a obedincia a critrios de tratamento que permitam seguir uma linha inteligvel e capaz de ser entendida por aqueles a quem os mesmos se destinam.

45/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Deste modo, as regras devem contemplar, no apenas o processo de investigao e organizao dos respectivos resultados, como igualmente a forma de redaco e apresentao do trabalho.

Assim, o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa envolve trs momentos especficos, pelos quais desenvolveremos o nosso tema em estudo. No 1 momento, comea-se por fazer um planeamento da pesquisa, delimitando o tema, a formulao do problema, o levantamento bibliogrfico e por ltimo, um cronograma de pesquisa (ver Anexo A); O 2 momento, refere-se etapa de colecta dos dados. O 3 momento, a ltima parte do trabalho onde procederemos anlise e interpretao das informaes recolhidas, e elaborao da estrutura definitiva do trabalho, atravs da redaco final.

3.1.1 Contextualizao de pesquisa Para a realizao da pesquisa de campo, adoptamos o modelo de estudo de caso. A colecta dos dados foi realizada no Municpio da Praia, onde foram pesquisados aspectos relacionados com o perfil do animador de EBA.

O Municpio da Praia um concelho da ilha de Santiago em Cabo Verde. A escolha deste concelho para a pesquisa ocorreu em funo da sua enorme importncia no contexto nacional, com uma populao de cerca de 117 000 habitantes (representando cerca de 1

do

todo nacional), de acordo com os dados do INE, apresentados no grfico a seguir. Outro aspecto, prende-se com as questes de ordem financeira que a realizao de trabalhos do gnero acarretam.

46/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Grfico n. 1. Evoluo e Taxa de Crescimento Mdia Anual da Populao Residente 1940-2020

Fonte: Instituto Nacional de Estatstica

O nmero efectivo de sujeitos pesquisados foi de oitenta e oito, sendo 8 tcnicos da DGAEA, 15 animadores e 65 formandos distribudos em 4 crculos de cultura.

3.1.2 Instrumentos e procedimentos de colecta de dados

A pesquisa foi desenvolvida dentro dos pressupostos tericos do mtodo histricocritico, por entender-se ser a postura em cuja dimenso possvel delinear os indicadores e os aspectos mais adequados anlise reflexiva sobre o problema investigado.

No trabalho de campo o questionrio e a entrevista foram a tcnicas privilegiadas. A colecta dos dados aconteceu durante os meses de Junho e Julho conforme o cronograma (ver Anexo A).

Quanto s tcnicas de pesquisa, e ao instrumento ao instrumento utilizado:

Tcnicos da DGEA: Questionrio;

Animadores: Questionrio e observao;

47/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Formandos: Entrevista estruturada colectiva, observao.

O questionrio foi utilizado na pesquisa com os tcnicos e animadores da EBA. Foram abordados questes como: os pressupostos tericos que norteiam a EBA, metodologias adoptadas, material didctico, planificao, dificuldades profissionais e caractersticas essenciais no perfil dos animadores.

A entrevista estruturada colectiva com os formandos aconteceu em quatro etapas. O formulrio est apresentado no Anexo D.

3.1.3 Procedimentos de anlise de dados

Os pontos de interesse abordados e as informaes recolhidas e ora transcritas com as devidas adequaes pertinentes foram caracterizados em temas.

3.1.4 Apresentao e anlise de dados

Tendo em conta, que se trata de um estudo que se pretende de cariz cientfico, tal no seria possvel sem a pesquisa de campo, onde se pudesse fazer a recolha das informaes que se pretende analisar. Pois, tratando-se de um estudo de caso, houve necessidade de aplicar algumas tcnicas cientficas de recolha de dados. Com efeito, a fase seguinte consiste em fazer a anlise e interpretao dos dados recolhidos, junto dos sujeitos de pesquisa.

3.1.5 Caracterizao da populao e da amostra

As tabelas que se seguem apresentam os crculos de cultura e o nmero de animadores em Cabo Verde em 2006, segundo a distribuio geogrfica.

48/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabela n. 2. Crculos de Cultura, segundo a distribuio geogrfica Cabo Verde, 2006 Concelhos 1 Fase Total Nacional Sotavento Brava Mosteiros Fogo
S. Filipe Praia S.Domingo S. Catarina S. Cruz S. Miguel Tarrafal

Crculos Cultura 2 Fase Composto 3 Fase 90 63 0 1 6 12 3 10 11 10 7 3 27 0 1 3 7 3 7 6 15 6 0 1 0 2 0 0 0 0 2 1 9 3 1 3 1 1 0 0 110 77 5 0 4 19 8 5 10 10 11 5 33 2 3 3 6 6 7 6

Total 302 212 7 3 18 45 15 23 32 29 27 13 90 6 6 12 18 12 20 16

87 66 2 1 8 12 4 8 11 9 7 4 21 1 1 3 4 2 6 4

Santiago

Maio Barlavento Sal Boavista S. Nicolau S. Vicente


R. Grande

S. Anto P. Novo
Paul

Fonte: Gabinete de Estudos e Planeamento DGAEA

Em 2006, foram criados 302 crculos de cultura em Cabo Verde, sendo que a regio de Sotavento com 212 C.C., representa cerca de 70% e, a regio de Barlavento com 90 C. C. representa cerca de 30% do todo Nacional. Dos 212 C.C. criados na regio de Sotavento, 45 encontram-se no concelho da Praia, representando cerca de 21,2% a nvel desta regio

49/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabela n. 3. Animadores por fase, segundo a distribuio geogrfica Cabo Verde, 2006 Concelhos Total Total Nacional Sotavento Brava Mosteiros Fogo
S. Filipe Praia S.Domingo S. Catarina S. Cruz S. Miguel Tarrafal

1 Fase 87 69 2 1 9 12 6 7 11 10 7 4 18 1 1

Animadores 2 Fase 104 73

3 Fase 114 81 5 0 4 21 8 5 10 12 11 5 33 2 3 3 6 6 7 6

Outros

305 223 7 2 20 45 17 22 32 39 27 12 82 6 5 6 18 11 20 16

Santiago

Maio Barlavento Sal Boavista S. Nicolau S. Vicente


R. Grande

S. Anto P. Novo
Paul

5 3 6 2

1 7 12 3 10 11 17 9 3 31 3 1 3 7 2 7 8

Fonte: Gabinete de Estudos e Planeamento DGAEA

Dos 305 animadores inscritos em 2006, 223 trabalham na regio de Sotavento e 82 na regio de Barlavento. Em termos percentuais, equivale a dizer que a regio de Sotavento representa 73,1% do total dos animadores inscritos e a regio de barlavento com 26,9%. de realar que, desses 223 animadores inscritos na regio de Sotavento, s o concelho da Praia tem 45 animadores, o que representa cerca de 20,1% a nvel desta regio. Em suma, pode-se observar mais uma vez o peso que o concelho da Praia representa, o que justifica plenamente os motivos pelos quais escolhemos este Municpio, para a realizao deste estudo.

50/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

A populao constituinte deste estudo um total de 110, distribudos pelos tcnicos da DGAEA (20), os animadores (45) e os crculos de cultura (45) do Municpio da Praia, Dessa populao foi extrada uma amostra aleatoriamente e substancialmente representativa. Foram inquiridos 8 tcnicos, equivalente a 40% da populao de tcnicos da DGAEA; 15 animadores e 4 crculos de cultura representando 33,3% e 9% respectivamente da populao de animadores e crculos de cultura do Municpio da Praia.

3.1.5.1 Os Tcnicos da DGAEA

Os temas investigados no questionrio com os tcnicos da DGAEA, fez-se a sistematizao das respostas apresentadas (Ver Anexo E).
Tabela n. 4. Distribuio por faixa etria e por sexo Sexo Masculino Feminino 1 1 2 1 2 1 5 3

Total 2 3 3 8

Idade

De 25 a 35 anos De 35 a 45 anos De 45 a 55 anos Total

Do nmero total de tcnicos que foram inquiridos 5 so do sexo masculino, sendo 1 com a idade compreendida entre 25 a 35 anos, 2 com idade compreendida entre 35 a 45 anos e 2 com idade compreendida entre 45 a 55 anos. 3 tcnicos so do sexo feminino, sendo 1 com idade compreendida entre 25 a 35 anos, 1 com idade compreendida entre 35 a 45 anos e, o outro com idade compreendida entre 45 a 55 anos.
Tabela n 5. Distribuio por tempo de servio como tcnico da DGAEA e por vnculo Qual o seu tempo de servio como tcnico na DGAEA? De 2 a 5 De 16 a Mais de anos 20 anos 21 anos 2 4 1 1 0 0 3 4 1

Total 7 1 8

Vnculo

Quadro Eventual Total

51/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Do nmero total da amostra, 7 tcnicos so de quadro, sendo 2 com o tempo de servio compreendido entre 2 a 5 anos, 4 entre 16 a 21 anos e, 1 com mais de 21 anos de tempo de servio como tcnico da DGAEA. Apenas 1 dos tcnicos inquiridos, declarou ser eventual, cujo tempo de servio varia entre 2 a 5 anos nessa Instituio. De acordo com a tabela, pode-se observar que 87,5% da amostra so de quadro, apenas 12,5% eventual.
Tabela n. 6. Distribuio segundo o tempo ligado EBA e o tempo de servio como tcnico na DGAEA? Qual o seu tempo de servio como tcnico na DGAEA? De 2 a 5 De 16 a Mais de anos 20 anos 21 anos 3 0 0 0 4 1 3 4 1

Total 3 5 8

Tempo ligado Menos de 5 anos Mais de 10 anos EBA? Total

Em conformidade com a amostra, 3 dos inquiridos com o tempo de servio entre 2 a 5 anos tm menos de 5 anos como tcnicos ligados EBA e, 5 tm mais de 10 anos como tcnicos ligados EBA, sendo 4 com o tempo de servio compreendido entre 16 a 20 anos e 1 com mais de 21 anos de tempo de servio como tcnico da DGAEA. De acordo com a tabela, 62,5% da amostra tm mais de 10 anos ligados EBA e, 37,5 tem menos de 5 anos, o tempo ligado EBA.

No que tange a aspectos a serem melhorados na EBA, seleco dos animadores, terico especfico, formao: de acordo com a amostra, 8 dos inquiridos declararam que

existem aspectos que precisam ser melhorados na EBA, que costume sugerir tericos para fundamentarem os seus trabalhos com os adultos e, que prtica darem formaes aos tcnicos (Ver Anexo E).

52/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabela n. 7. Distribuio segundo a concordncia com o processo de seleco dos animadores (as) da EBA Frequncia 5 3 8 % 62,5 37,5 100,0

Vlida Sim No Total

Como se pode constatar a maior parte destes tcnicos concordam com o processo de seleco dos animadores, com cerca de 62,5% do total dos inquiridos e 32,5% no concordam com o processo. Entretanto, e apesar desta maioria concordar com o processo de seleco dos animadores (5 tcnicos) no se pode ignorar os outros restantes (3 tcnicos), que no concordam com esse processo de seleco.
Grfico n. 2. Caracterizao dos materiais didcticos utilizados na EBA?

13% 38%

Suficiente Bom M. Bom

49%

No que tange aos materiais didcticos utilizados na EBA, do nmero total dos inquiridos, 49% da amostra acham que so Suficientes, 38% consideram que so Bons, e apenas 13% dizem que so Muito Bons.

3.1.5.2 Os Animadores

Com o objectivo de recolher dados que caracterizassem o perfil dos animadores da EBA em Cabo Verde, foi aplicado um questionrio aos animadores do Municpio da Praia. Assim, foi inquirido a nvel deste Municpio um total de 15 indivduos representando 27% do total dos 55 animadores que fazem parte deste concelho.

53/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Para o efeito foram considerados, por um lado, aspectos que tm a ver directamente com os animadores, como sejam a idade, sexo, situao matrimonial, nvel acadmico, formao e por outro, outros como sejam se trabalharam antes no ensino formal e quanto tempo, o tempo de servio que j tm a trabalhar em EBA, o vnculo laboral, a realidade socio-econmica dos formandos, a planificao a importncia da formao permanente no perfil do animador, e ainda as suas vises e concepes da EBA, os pressupostos tericos e metodologia do trabalho educativo, os recursos utilizados e a influncia do perfil no processo ensino-aprendizagem, itens que podem ser observados na ficha constante no Anexo C. Assim, as tabelas a seguir apresentadas contemplam os resultados dos questionrios aplicados aos 15 animadores.
Tabela n. 8. Distribuio por faixa etria e por e sexo Sexo Idade

Total Feminino 1 2 4 3 3 13 1 3 4 3 4 15

At 24 anos De 25 a 29 anos De 30 a 39 anos De 40 a 49 anos De 50 anos ou mais Total

Masculino 0 1 0 0 1 2

No concernente a estas variveis em particular os resultados apresentam um quadro bastante diversificado quanto s faixas etrias dos animadores e, quanto ao sexo a grande maioria (13 animadores) so do sexo feminino e apenas 2 do sexo masculino. Assim, do nmero total dos animadores inquiridos, 1 tem at 24 anos e do sexo feminino, 3 tm 25 a 29 anos, sendo 1 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, 4 do sexo feminino tm 30 a 39 anos, 3 do sexo feminino esto na faixa etria dos 40 a 49 anos, e 4 tm 50 ou mais anos, sendo 1 do sexo masculino e 3 do sexo feminino.
Tabela n. 9. Distribuio segundo o sexo e o estado civil Estado Civil Casado Solteiro 1 1 5 8 6 9
54/94

Sexo

Masculino Feminino Total

Total 2 13 15

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Relativamente ao sexo e a situao matrimonial dos animadores que so casados, foi notificada a situao de 6 casos representando 40% dos 15 animadores que vivem nesta situao, sendo 1 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. 9 dos animadores inquiridos, que representam 60% do total da amostra responderam serem solteiros, sendo 1 do masculino e 8 do sexo feminino. No cmputo global pode-se concluir que a maioria dos animadores da EBA, que responderam aos questionrios a grande maioria solteiro.
Tabela n. 10. Distribuio por sexo e habilitaes acadmicas Habilitaes Acadmicas 12 Ano 10 Ano 2 Ano 2 Ano Esc. Esc. C.C. C.G. 2 0 0 0 9 2 1 1 11 2 1 1

Sexo

Masculino Feminino Total

Total 4 11 15

De acordo a tabela acima, 11 dos inquiridos tm o 12 Ano de Escolaridade, sendo 2 do sexo masculino e 9 do sexo feminino, 2 do sexo feminino tem o 10 Ano de Escolaridade, e 1 tem o 2 Ano do Curso Complementar e 1 tem o 2 Ano do Curso Geral, ambos do sexo feminino.
Tabela n. 11. Distribuio segundo as habilitaes acadmicas e a formao Habilitaes Acadmicas 12 Ano 10 Ano 2 Ano 2 Ano Esc. Esc. C.C. C.G. 0 1 0 0 1 0 2 1 5 0 0 0 5 0 0 0 11 1 2 1

Formao Instituto Pedaggico 2 Fase 1 Fase Sem formao especfica Total

Total 1 4 5 5 15

12 Ano Esc. 12 Ano Escolaridade; 10 Ano Esc. 10 Ano Escolaridade; 2 Ano C.C. 2 Ano do Curso Complementar; 2 Ano C.G. 2 Ano do Curso Geral.

55/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

De entre os inquiridos, 11 tm o 12 Ano de Escolaridade, sendo 1 com a 2 fase de formao, 5 tm a 1 fase e 5 sem formao especfica, 1 tem o 10 Ano de Escolaridade e tem a formao do Instituto Pedaggico, 2 completaram o 2 Ano do Curso Complementar e a 2 fase de formao, e 1 tem o 2 Ano do Curso Geral e a 2 fase de formao. Como se pode constatar a maior parte dos inquiridos tem alguma formao, correspondendo a 66,7% do total da amostra. Entretanto, no podemos ignorar os 33,3% restantes que no possuem formao especfica, pois, como podemos observar nas sesses com os formandos nos C.C., estes apresentam algumas deficincias quer em termos pedaggicos e metodolgicos, j que como se sabe, trabalhar com adultos pressupe estratgias e metodologias diferentes dos utilizados no ensino formal com crianas, como fez questo de salientar os tericos que desenvolveram os seus trabalhos em torno desta temtica, particularmente Paulo Freire.
Tabela n. 12. Distribuio segundo o trabalho no ensino formal? Frequncia 5 10 15 % 33,3 66,7 100,0

Vlida Sim No Total

De acordo com a tabela acima referenciada pode-se constatar que apenas 5 dos inquiridos responderam ter trabalhado antes no ensino formal, correspondendo a 33,3% da amostra e, 10 dos inquiridos, equivalendo 66,7% da amostra responderam no ter trabalho antes no ensino formal. De entre esses 5 animadores que declararam ter trabalhado antes no ensino formal, 2 responderam ter trabalhado at 3 anos, 2 de 4 a 9 anos e 1 de 10 a 13 anos.

56/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabela n. 13 Distribuio segundo a formao e o tempo de servio na EBA Formao

Qual o seu tempo de servio na EBA?

Menos de 1 ano De 2 a 5 anos De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos Mais de 21 anos Total

Instituto Pedaggico 0 0 0 0 1 1

2 Fase 0 0 0 2 2 4

1 Fase 0 0 1 2 2 5

S/formao especfica 1 4 0 0 0 5

Total 1 4 1 4 5 15

No que se refere formao e tempo de servio dos animadores, 1 tem menos de um ano de servio na EBA e no tem formao especfica, 4 tm 2 a 5 anos de tempo de servio na EBA e tambm no possuem uma formao especfica. 1 dos inquiridos com a 1 fase de formao tem 11 a 15 anos de tempo de servio e 5 inquiridos tm mais de 21 anos, sendo 1 com a formao do Instituto Pedaggico, 2 tm a 2 fase, e 2 a 1 fase de formao.
Tabela n. 14. Distribuio segundo a formao e vnculo Vnculo Eventual 0 0 2 3 5

Total 1 4 5 5 15

Formao

Instituto Pedaggico 2 Fase 1 Fase Sem formao especfica Total

Quadro 1 4 3 0 8

Cvico 0 0 0 2 2

No tocante formao e vnculo laboral dos inquiridos, 8 declararam ser de quadro, sendo 1 com formao do Instituto Pedaggico, 4 com a 2 fase e 3 com a 1 fase de formao. 5 dos inquiridos so ainda eventuais, sendo 2 com a 1 fase de formao e 3 sem formao especfica e 2 dos inquiridos tambm sem formao especfica so cvicos.

So animadores no efectivos recrutados para apoiar as comunidades, quer seja atravs da animao comunitria quer para trabalhar em actividades de alfabetizao com jovens e adultos.

57/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabela n. 15. Distribuio segundo o tempo de servio na EBA e vnculo Vnculo Eventual 0 3 1 1 0 5

Total Cvico 1 1 0 0 0 2 1 4 1 4 5 15

Qual o seu tempo de servio na EBA?

Menos de 1 ano De 2 a 5 anos De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos Mais de 21 anos Total

Quadro 0 0 0 3 5 8

Quanto ao tempo de servio dos animadores na EBA e o vnculo laboral destes, pode-se observar que do nmero total dos inquiridos, 1 com menos de 1 ano cvico, 4 da amostra tm 2 a 5 anos de tempo de servio, sendo 3 eventuais e 1 cvico, 1 com o tempo de servio entre 11 a 15 anos eventual, 4 tm 16 a 20 anos de tempo de servio, sendo 3 de quadro e 1 eventual e, 5 com mais de 21 anos de servio so de quadro. Em suma pode-se observar que o tempo de servio, a formao tm um enorme peso no que tange ao vnculo laboral de quadro. Embora, existem 2 casos dos inquiridos com 11 a 15 anos e 16 a 20 anos respectivamente de tempo de servio prestado e com a 1 fase de formao, serem ainda eventuais.
Tabela n. 16. Distribuio segundo os pressupostos tericos de trabalho educativo em EBA? Frequncia 11 4 15 % 73,3 26,7 100,0

Vlida

Paulo Freire A. Faundez Total

No caso dos pressupostos tericos de trabalho educativo em EBA, 11 dos inquiridos responderam basear em teorias de Paulo Freire, e 4 responderam A. Faundez, representando 73,3% e 26,7% respectivamente.

58/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Grfico n. 3. Mtodo de trabalho educativo utilizado em EBA?

13%

Tradicional (Clssico) 20% Pedagogia do Texto (PdT) Conscientizao Alfabetizao Solidria

40%

27%

Quanto ao mtodo de trabalho educativo utilizado pelos inquiridos, 20% da amostra utilizam o mtodo tradicional, 27% da amostra utilizam o mtodo da Pedagogia do Texto (PdT), 40% da amostra responderam que utilizam o mtodo de Conscientizao, e 13% disseram que utilizam a Alfabetizao Solidria. Em suma, pode-se concluir que quanto metodologia de ensino adoptada pelos inquiridos, 73,3% da amostra fundamentam-se nos pressupostos tericos do educador Paulo Freire, o que explica de forma natural a utilizao do mtodo de Conscientizao em maior escala pelos inquiridos, correspondendo a 40% da amostra. Esses dados revelam que os pressupostos tericos do educador Paulo Freire, tais como: 1. educao voltada para a formao da conscincia critica e da humanizao; 2. dialctica; 3 que reflicta a realidade social; 4. e que promova, por meio do binmio homem x mundo, e construa, atravs dos contedos, uma conscincia dessa realidade social, so ainda na opinio de muitos os mais eficazes quando se fala de educao de adultos. Entretanto, estes pressupostos s podero ter o impacto desejado se forem desenvolvidos na base de uma metodologia que leve em considerao as experincias vividas pelos prprios formandos, suas expectativas, ritmo prprio, de modo a propiciar a descoberta e construo do conhecimento, sendo o formando sujeito da sua prpria histria.

59/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Grfico n. 4. Classificao Socio-econmica dos formandos que frequentam os C. C.

13% 13% 74%

Muito Pobre Pobre Classe Mdia

Relativamente realidade socio-econmica dos formandos que frequentam os C. C., 13% da amostra caracteriza-os de Muito Pobre, 74% classifica-os como Pobres, e 13% responderam ter formandos de Classe Mdia a frequentar os C. C Entretanto, como se pode observar nos dados expostos na tabela acima referida, os formandos que frequentam os C. C. advm dos mais diversos extractos econmicos, o que ilustra em certa medida a diversidade cultural que compem os C. C.

Grfico n. 5. Planificao
Planificao

Grfico n. 6. Tipos de planos utilizados


Tipos de Planos

0% Sim No 100%
67% 33% Dirios Dirios e Quinzenal

De acordo com o Grfico n. 5, pode-se constatar que 15 dos inquiridos responderam que fazem a planificao das suas sesses com os formandos, equivalendo 100% da amostra. Quanto ao tipo de plano que os animadores costumam utilizar no desenvolvimento das suas sesses junto dos formandos, o Grfico n. 6 revela que 33% dos inquiridos utilizam os planos dirios e 67% da amostra utilizam os planos dirios e quinzenais.

60/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Tabela n. 17. Distribuio segundo a importncia da formao permanente no perfil do animador em EBA Frequncia 5 10 15 % 33,3 66,7 100,0

Vlida

Bom M. Bom Total

Indagados sobre a importncia da formao permanente no perfil do animador em EBA, 5 dos inquiridos consideram Bom, representando 33,7% da amostra, e 10 inquiridos responderam de M. Bom, equivalendo 66,7% da amostra. Quanto influncia do perfil do animador em EBA sobre o processo ensinoaprendizagem de salientar que todos os inquiridos consideram que sim, ou seja, que o perfil do animador pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Em jeito de concluso, pode-se dizer que os inquiridos tm uma noo clara sobre a importante e nobre tarefa que desenvolvem, bem como algumas caractersticas que devem possuir para levar a bom porto este processo. Pois, sendo a formao um processo, entendemos que ela no deve ser compartimentada mas sim organizada, por forma a que a formao contnua, ou permanente ao longo de toda a vida, fosse uma extenso da formao inicial, obviamente, respeitando, as devidas diferenas de cada um desses momentos. Contudo, se queremos que ela se torna um marco nico na carreira, e que no haja desarticulao entre teoria e prticas pedaggicas, a teoria e a prtica devero estar em estreita ligao. Entretanto, esta noo s se tornar efectiva com a criao de um projecto a nvel da formao, que avalie as necessidades dos formandos, mas ao mesmo tempo reconhecendo o seu papel activo na efectivao dos programas de formao, quer inicial quer contnua. S assim, poderamos constituir uma estratgia de aprendizagem que fizesse destacar a importncia que a autonomia pode ter no binmio ensino-aprendizagem, como realou sempre o educador Paulo Freire, nos seus escritos.

61/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

3.1.5.3 A percepo dos formandos

Este trabalho cuja temtica envolve as caractersticas essenciais, metodologias e estratgias graas aos quais o animador de EBA desenvolve as suas actividades no atingir o objectivo inicial traado se no tiver em linha de conta a percepo que os formandos tm sobre o assunto a ser investigado, pois so eles o epicentro de todas as atenes. Nesta linha de ideias, pretendendo alcanar um maior nmero de formandos possveis, e consequentemente obter um maior nmero de respostas, optou-se para a realizao de uma entrevista estruturada colectiva a 4 C.C. do Municpio da Praia. A opo por este instrumento de colecta de dados surge na sequncia da dificuldade por parte dos formandos em responder de forma mais adequada aos questionrios, visto que estes possuem um nvel acadmico ainda considerado baixo. Diante da temtica proposto, pretendeu-se com a entrevista recolher informaes como: as razes pelos quais esto estudando; a forma como aprendem; se gostam da forma como aprendem; que caractersticas consideram essenciais para um bom animador; se esses conhecimentos adquiridos nos C. C. ajudam-lhes nas suas actividades profissionais; o que gostariam de ser quando terminarem os estudos e, o que acham que uma pessoa tem que saber para ser considerada alfabetizada (Ver Anexo D). Cerca de 96% dos formandos entrevistados possuem experincia escolar anterior EBA. As razes que apresentam para o retorno escola so variadas, mas contudo apresentam alguns pontos comuns como: melhoria das condies/oportunidades de trabalho, aprender mais e desejo de acompanhar/incentivar os filhos na escola, ter uma formao. De um modo geral, confirmam-se os desejos de quase todos os cabo-verdianos no que concerne estreita relao estabelecida entre a importncia atribuda educao e as possibilidades de melhoria das condies de vida e de um melhor emprego.

62/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Em todos os segmentos pesquisados o portugus e a matemtica foram as disciplinas mais referenciadas quando indagados sobre o que gostam de fazer nos C. C. Ficou evidente, tambm, a importncia atribuda por eles sobre a leitura e a escrita. Quando questionados sobre a forma como aprendem, os formandos alegaram atributos fundamentalmente de atitudes e comportamento tais como: o esforo, pacincia, participao, interesse. De uma forma geral assumem serem os responsveis pelo prprio aprendizado, embora o que se observou remete menos ideia de educando como sujeito do processo, visto que a viso que se teve propende mais para uma educao tradicionalista. No que diz respeito s caractersticas que consideram ideais para ser um bom animador, os formandos parecem no terem dvidas quanto a estes aspectos, nomeando uma srie de atributos com as quais entendem ser importantes para o perfil do animador, a saber: formao adequada, motivador, acolhedor, saiba transmitir aquilo que sabe sem ignorar os conhecimentos dos formandos, competncia profissional, humanista, tolerante, simptico e que saiba estabelecer boas relaes com os seus formandos. Para concluir, podemos dizer que os formandos que frequentam os C. C. para alm de serem indivduos que possuem um nvel acadmico ainda considerado baixo, parecem estar cientes do que querem, o que foram l fazer, o que muito positivo, pois com essas atitudes e comportamentos a educao s tem a ganhar, onde todos esto cientes do seu papel a desempenhar na sociedade.

3.2 Interpretando a pesquisa na interface com os resultados

Partindo das informaes recolhidas junto dos tcnicos da DGAEA, a EBA um sistema de ensino com viabilidade em Cabo Verde, pois ela vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento social, cultural, econmico dos formandos que frequentam os C. C. e, consequentemente no desenvolvimento do pas. O nmero de tcnicos inquiridos neste estudo, apresentam uma faixa etria que varia dos 25 anos a 55 anos de idade, sendo a maioria do sexo masculino (62,5%).

63/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

So indivduos na sua grande maioria com um nvel acadmico24 bastante aceitvel e com muitos anos de experincia no domnio da EBA. 100% da amostra acham que nem tudo vai bem neste sistema e que existem alguns aspectos que no entender deles precisam ser melhorados, designadamente no que tange ao plano curricular que precisa ser revisto, os critrios de seleco e recrutamento dos animadores. Pois, sendo a EBA um sistema de ensino com caractersticas diferentes do sistema formal de ensino, ela pressupe que todos os indivduos tenham uma formao tambm ela especfica para estes sector educativo. A disparidade territorial, aliada aos fracos recursos disponveis neste sector, tm sido alguns dos obstculos no trabalho dos tcnicos, o que por sua vez, vem condicionando no domnio de formaes aos animadores, de forma a capacit-los para o desempenho cabal de suas funes. Embora no contemplam directamente na investigao e, portando, no ser analisada como dado de pesquisa, interessante observar que o trabalho pedaggico desenvolvido pelos tcnicos e seus impactos sobre a prtica educativa dos animadores reveste-se de grande importncia quando trabalhada em concertao com os demais intervenientes do processo educativo. Entretanto, de realar que o papel desempenhado pelos tcnicos na coordenao sectorial so estratgicas na EBA por exercerem influncia nos processos de flexibilizao das estruturas docentes, fundamentalmente, por actuarem directamente no desenvolvimento do trabalho do animador, tanto numa perspectiva de um acompanhamento sistemtico de cada C. C. como na integrao de todos a partir de aces voltadas para a socializao de experincias, bem como de actividades educativas conjuntas e de capacitao de animadores. 100% dos tcnicos inquiridos consideram que o perfil apresentado por um animador pode influenciar o processo ensino-aprendizagem, os tcnicos que apesar das inmeras dificuldades que vem caracterizando o sistema, vm tentando desenvolver os seus trabalhos apontando aos interventores mais directos (animadores) sugestes de melhoria do trabalho educativo, com o objectivo de aperfeioarem as suas aces/intervenes junto dos seus formandos.

24

62,5% do total da amostra tm uma formao superior e com mais de 10 anos de tempo de servio na EBA 64/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Quanto aos animadores, questo central do nosso estudo, registou-se que a maioria dos inquiridos, (cerca de 83,7%) so do sexo feminino. A faixa etria vai dos 24 anos a 51 ou mais, equivalendo 93,3% da amostra. De entre os requisitos at ento exigidos para leccionar em EBA, todos enquadram dentro deste padro, quer porque tm a escolaridade mnima exigida (10 Ano de escolaridade), quer por terem feito a formao em exerccio. Constatouse que a maioria dos inquiridos no tinham experincia a nvel da docncia antes de ingressar na EBA, embora, 33,3% j possuam alguma experincia de leccionao, por terem trabalhado antes no ensino formal. Entretanto, de um modo geral, os inquiridos apresentam actualmente alguma experincia no domnio da docncia, visto que a grande maioria (66,7%) tm mais de 11 anos de tempo de servio na EBA. Desse universo total (15), 8 so de quadros, equivalente a 53.3% da amostra. Em termos de referncias tericas, 73,3% fundamentam os seus trabalhos educativos nos pressupostos tericos de Paulo Freire e 26,7 utilizam as abordagens de A. Faundez. Com efeito, a conscientizao (40%) e pedagogia do texto (26,7%) so as metodologias mais focadas pelos animadores no desenvolvimento das actividades lectivas em EBA, seguido do mtodo tradicional (20%) e alfabetizao solidria (13,3%). As planificaes, instrumento de extrema importncia no desenvolvimento de qualquer actividade, seja ela de que natureza for, no domnio educativo indispensvel para a efectiva realizao do trabalho educativo. Neste contexto, 100% os animadores inquiridos afirmam que elaboram os seus planos de aula, sendo uns apenas planos dirios (33.3%) e outros (66,7%) planos dirios e quinzenal. No que tange a importncia da formao permanente no perfil do animador de EBA, foram peremptrios ao responderem que Bom, e de grande utilidade para o exerccio cabal das actividades de docncia. O mesmo aconteceu quando questionados sobre a influncia do perfil do animador no processo ensino-aprendizagem, no restando dvidas que a postura deste ou de outro animador pode influenciar o processo, com consequncias para os seus formandos. Apesar destas informaes apresentadas, ficou patente que urge a realizao de mais formaes junto dos animadores da EBA, de forma a melhorarem os seus performances junto daqueles com as quais desenvolvem diariamente as suas actividades.

65/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Concluso/Sugestes
Chegando ao fim, pensamos que os objectivos definidos foram de um modo geral alcanados, apesar das limitaes de vria ordem, designadamente o tempo proposto para a realizao deste estudo. No entanto, o que mais condicionou os trabalhos, foi a dificuldade em aplicar os questionrios junto dos sujeitos de pesquisa que alegaram motivos que prendem essencialmente com a falta de tempo para responder aos mesmos.

Estes aspectos, ainda que no ponham em causa os resultados globais, reflectem de certa forma a realidade do contexto de onde, historicamente emergiram. Falta de recursos materiais e financeiros, so atributos que ainda condicionam a actividade desenvolvida pelos tcnicos. A falta de formao adequada um dos maiores condicionantes que dificultam os animadores na conduo de suas actividades, com impactos negativos no trabalho pedaggico.

Com efeito, o perfil apresentado pelos animadores de EBA em Cabo Verde ainda no responde em parte s exigncias preconizadas na legislao e nas teorias definidas para a EBA. Assim, independentemente da escolha de um determinado procedimento e mtodo, que visa a melhoria do processo educativo em geral e contribuir para o desenvolvimento pessoal, educativo e cientfico do animador em particular, necessrio investir na formao dos animadores de forma a permitir-lhes apropriarem-se de ferramentas terica e metodolgicas capazes de sustentar a qualidade das suas prticas. Do mesmo modo, essas ferramentas devem
66/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

incentiv-los para uma atitude pr-activa, no sentido de pesquisa permanente (auto-formao permanente nos diversos domnios), de forma a facilit-los nos seus trabalhos com os formandos, propondo-lhes saberes necessrios para a resoluo dos problemas que lhes afectam no dia-a-dia. S assim, podero formar como defende Paulo Freire, personalidades com capacidade crtica e reflexivas capazes de contribuir para o desenvolvimento pessoal, familiar e local.

A promoo de intercmbios entre os animadores, pode constituir uma excelente iniciativa, pois, atravs de trocas de experincias podero fazer uma reflexo contnua, bem como uma auto-avaliao das suas actividades, com impacto significativo na melhoria da qualidade do seu desempenho profissional.

A promoo no seio dos animadores do hbito pela leitura, a implementao de um sistema de acompanhamento pedaggico permanente e eficaz dos animadores podem ser instrumentos imprescindveis para a melhoria do trabalho educativo.

Com base nestes achados e concluses, recomenda-se a tomada de medidas que contribuam para a resoluo destes problemas, e, que passam por medidas de carcter organizacional e institucional, de carcter tcnico, acompanhamento pedaggico, formativo e educativo, alm de uma melhor articulao entre todos os agentes que intervm no processo educativo de EBA. Em suma, espera-se que os dados e informaes contidos neste trabalho contribuam efectivamente para um conhecimento e uma reflexo mais aprofundadas desta temtica e que os mesmos sejam entendidos como um contributo especial aos animadores e educao de um modo geral.

67/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Bibliografias
DELORS, Jacques, (1996), Educao: Um Tesouro a Descobrir, trad. de Jos Carlos Eufrzio. So Paulo, Editora Cortez.

DUARTE, Francisco et al., (s/d), Enciclopdia Luso Brasileira, Editora Verbo.

FERRO, Lus, (2000), Formao Pedaggica de Formadores, 4 ed., Lisboa, Editora Ldel FREIRE, Paulo, (1987), Pedagogia do Oprimido, 17 ed., Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra. ____________, (1979), Educao e Mudana, 12 ed., trad. de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin, So Paulo, Editora Paz e Terra. ____________, (1979), Conscientizao: teoria e prtica da libertao: uma introduo ao
pensamento de Paulo Freire, trad. de Ktia de Mello e Silva, So Paulo, Editora Cortez e

Moraes. ____________, (1996), Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessrios Prtica Educativa, 21 ed., So Paulo, Editora Paz e Terra.

FUCK, Irene Terezinha, (1994), Alfabetizao de Adultos: Relato de uma experincia


construtivista, 2 ed., Petrpolis, Editora Vozes.

MEDEIROS, Emanuel, (2005), A Filosofia como Centro do Currculo na Educao ao Longo


da Vida, Lisboa, Instituto Piaget.

TEIXEIRA, Octvio, (2006), Ensino aprendizagem da escrita na educao bsica de adultos


em Cabo Verde: Concepes e Mtodos, PUC-SP.

68/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

VASCONCELOS E SOUSA, Gonalo, (1998), Metodologia da Investigao, Redaco e


Apresentao de Trabalhos Cientficos, 1 ed., Porto, Livraria Civilizao Editora.

Documentos consultados
Assembleia Nacional, Constituio da Republica de Cabo Verde Reviso de 1999, Praia

B.O. n 5, de 29 de Janeiro de 1966

CABO VERDE, Ministrio da Educao e Ensino Superior, Direco Geral da Alfabetizao e Educao de Adultos, (2006), Bases para a melhoria do subsistema de educao extraescolar Construo de um modelo de educao e formao de adultos distncia em cabo Verde, 1 Verso, Praia.

CABO VERDE, Ministrio da Educao e Valorizao dos Recursos Humanos (2003), Plano
Nacional de Educao para Todos, Praia.

DECRETO-LEI n. 103/III/90 de 29 de Dezembro

Sitografia
Fundao Victor Civita, (2001), [em linha], disponvel em <http://www.novescola. abril.com.br/ed/139_fev01/html/ecx_vygotsky.htm> [consultado em 02/06/2005].

ZACHARIAS, Vera L. C. (s/d), Centro de Referncia Educacional: Consultoria e Acessria em Educao, [em linha], disponvel em http://www.centrorefeducacional.com.br/vygotsky. htm>, [consultado em 02/06/2005]

69/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

70/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO A
A.1 Cronograma das actividades de pesquisa

ANO MS SEMANA
1

2007 Maio
2 3 4 1

Junho
2 3 4 1

Julho
2 3 4 1

Agosto
2 3 4

Setembro
1 2 3 4

Pesquisa e reviso da bibliografia Elaborao de fichas de leitura


Subcampo I (Tcnico DGAEA)

Pesquisa Subcampo II (Animadores) de campo Subcampo III (Formandos) Anlise / Interpretao - dados Redaco Reviso Entrega
LOCAL: Municpio da Praia

71/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO B
B. 1 Organigrama do Sistema Educativo Cabo-verdiano

Ensino Superior
17/18
3 Ciclo (via geral e tcnica)

Ensino
15/16

12 ano

Formao Complementar

Mdio

11 ano
2 Ciclo (via geral e tcnica)

Ensino Secundrio

10 ano 9 ano
1 Ciclo (Tronco Comum)

14/15

8 ano 7 ano 12/13 11/12


3 Fase 6 ano 3 Fase

Ensino Bsico de Adultos (EBA)

Ensino Bsico Integrado (EBI)

10/11

5 ano 2 Fase 4 ano 3 ano 1 Fase 2 ano 1 Fase 2 Fase

8/9

6/7 5 4 3
Idades

1 ano

Educao Pr-Escolar

72/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO C
C.1 Dados de pesquisa SUBGRUPO II: Animadores
TCNICA DE PESQUISA: Questionrio. Instrumento de pesquisa: formulrio, Anexo D.
QUESTES Inquiridos N. de inquiridos Respostas 1 Instituto Pedaggico Fizeram a 2 fase 4 Tm a 1 fase 5 5 Sem formao especfica

Formao

Concepo e Viso da EBA

Sobre a concepo: 3 inquiridos relacionaram a EBA como uma forma de ajudar os adultos a aprender a ler, a escrever obter mais conhecimentos e diminuir a taxa de analfabetismo no pas; ensino das pessoas que encontram foram fora do sistema formal; ensinar e ajudar o adulto a ter mais conhecimento e melhorar o seu nvel de vida. Sobre a viso: grande parte dos inquiridos consideram ser uma iniciativa importante, pois para alm de ser uma oportunidade de aprenderem a ler e a escrever, contribui para o desenvolvimento do pas; eleva o nvel acadmico e profissional dos adultos; ajuda os adultos a atingirem os seus objectivos
Pressupostos tericos e metodologia do trabalho educativo Tericos mencionados:

Paulo Freire; Antnio Faundez;

73/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Mtodos:

Conscientizao Tradicional PDT (Pedagogia do Texto) Alfabetizao Solidria

Declaraes relevantes:

a PDT um mtodo que ajuda os formandos e animadores a desenvolver o habito da pesquisa; fundamento o meu trabalho nos pressupostos tericos de Paulo Freire, porque um mtodo aplicado de acordo com a realidade histrica, cultural e social dos formandos; como no tenho uma formao especfica para trabalhar na EBA, procuro desenvolver o meu trabalho na base do mtodo tradicional

Sobre os recursos utilizados na EBA

Quanto ao material didctico:


10 dos inquiridos afirmaram utilizar os manuais: no Mundo das Palavras, no Mundo dos Clculos e no Mundo das Cincias, 2 dos inquiridos no utilizam os manuais: 1 porque trabalha com a abordagem PDT baseada em textos soltos e na base de pesquisas; outro porque trabalha com ensino especial (cegos).

Outros recursos:

11 inquiridos afirmaram que utilizam cartazes; textos relacionados com os temas a serem tratados; jornais, revistas, TV e Vdeo, Rdio, folhetos, dicionrios, gramtica, mapas, pauta, poo, cubarito, tabuada e quadro preto

Aspectos restritivos:

falta de recursos; dificuldades na elaborao dos planos de aula e de actividades; falta de formao

74/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Sobre a influncia do perfil no processo ensino-aprendiagem

todos concordam que o perfil do animador influncia no processo ensino-aprendizagem; o animador de EBA com um bom perfil tem a capacidade para reter os formandos no seu C.C., capaz de motiv-los nos estudos e, ainda tem a capacidade para descobrir as suas dificuldades e super-las; o espelho, guia, modelo, pois dever ter um bom perfil para poder servir de exemplo para os seus formandos;

75/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO D
D.1 Dados de pesquisa SUBGRUPO III: Formandos
TCNICA DE PESQUISA: Entrevista estruturada colectiva. Instrumento de pesquisa: formulrio, Anexo E.
Turma A Turma B
(10 alunos presentes)

Turma C
(19 alunos presentes)

Turma D
(30 alunos presentes)

Pblico Pesquisado
(16 alunos presentes)

Perguntas
(Sinopse temtica)

Respostas agrupadas por similaridade 15 * aprender a ler direito * por causa do trabalho * ter melhor emprego * deseja uma vida melhor * ser professor(a) * ir para a Universidade * incentivar a filha a seguir a fazer o m esmo * ter mais conhecimento 10 * aprender mais * para acompanhar os filhos * ter melhor condies de trabalho * ter um futuro melhor * s vai conseguir chegar onde quer se estudar * ter mais esclarecimento 18 * aprender coisas novas * o trabalho exigiu escolaridade * ter melhor emprego * ter um trabalho e melhorar de vida * ter um curso superior * ter mais informao e conhecimentos * ter maior capacidade no servio * fazer formao na rea de turismo * por causa do trabalho * ter um emprego mais qualificado * ter melhor emprego * porque est pensando no futuro * interesse pessoal * ter oportunidade de trabalho * melhorar de vida * ler, escrever * matemtica 29

Formandos com experincia escolar anterior Razes porque esto estudando

O que gostam de fazer nos C. C.

* ler, escrever * matemtica

* ler, escrever * matemtica


76/94

* ler, escrever * matemtica

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

* desenvolver o conhecimento * portugus * estudar * aprender

* aumentar o conhecimento * portugus * cincias integradas * aprender coisa novas

* desenvolve o conhecimento * portugus * fazer perguntas quanto tenho dvidas * fazer visitas de estudo * ajudar nas actividades

* conhecer coisas novas * portugus * cincias sociais * estudar * aprender * conversar com os colegas com ateno com ateno nas explicaes da professora estudando

Como vocs aprendem

prestando ateno com a explicao da professora estudando

com ateno com ajuda dos colegas estudando

atravs das explicaes da professora

fazendo exerccios resolvendo exerccios entendendo o assunto com esforo frequentando as aulas tirando as dvidas com a professora trabalhando em grupo no utilizamos um manual especfico. (na base de textos soltos) No mundo das palavras No mundo dos clculos No mundo das cincias
77/94

com amor tendo interesse em aprender com ajuda da professora

estudando todos os dias praticando fazendo atravs dos exerccios exerccios compreendendo as matrias com muita com esforo pacincia e esforo frequentando e participando nas aulas tirando dvidas com a professora e com os colegas capacidade com ajuda dos individual colegas

Livros que utilizam nos C. C.

No mundo das palavras No mundo dos clculos No mundo das cincias

No mundo das palavras No mundo dos clculos No mundo das cincias

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Outros materiais que utilizam nos C. C.

tabuada jornais e revistas quadro preto dicionrios

jornais quadro preto

tabuada revistas e jornais quadro preto textos de apoio mapas

Tabuada jornais, cartazes e revistas quadro preto dicionrios mapas jornal alfa mquina calculadora

rgua, esquadro, compasso, transferidor


Costumam ler fora dos C. C. O que lem fora dos C. C.

Sim textos soltos jornais, revistas cadernos dos filhos bblia livros de romance

Sim revistas

Sim jornais, revistas

folhetos Sim jornais caderno dos filhos romances livros poticos nome dos lugares Sim tarefas bilhetes versos cartas nome

bblia/sentinela bblia romances romances livros de escola livros de escola Sim tarefas agenda bilhetes Sim tarefas versos cartas nomes receitas nomes mensagens formulrios no trabalho Sim

Sim Escrevem fora dos C. C. tarefas O que escrevem fora dos C. C. bilhetes poemas cartas letras de msicas

Gostam da forma como aprendem nos C.C. Costumam realizar trabalhos de investigao no terreno Que tipos de trabalhos de investigao

Sim

Sim

Sim

Sim histria de Cabo Verde

Sim

Sim sobre temas diversos

Sim descobrimento de cabo Verde

78/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

meio ambiente problemas sociais

gua, plantas tirar notcias nos jornais formao adequada motivador

plantas sida, droga, lcool, tabaco formao adequada sabe motivar os alunos utiliza diversas estratgias formao adequada

Que caractersticas consideram ideais para ser um bom animador

formao adequada sabe acolher, cativar a ateno/motivao dos alunos utilizando metodologias adequadas respeita os nossos conhecimentos conhea o regulamento da EBA tolerante simptico, educado e compreensivo

sabe ensinar correctamente respeita os alunos em todos os sentidos conhea os motivos do seu trabalho paciente simptico e amoroso explica sempre que houver necessidades

sabe ensinar como deve ser sabe estabelecer boas relaes com os alunos conhea o regulamento da EBA socivel e tolerante educado e paciente explicar bem e sempre que houver necessidade

humanista e alegre amigo

no discrimina os alunos tenha competncia profissional utiliza prticas que nos ajudam a construir o nosso conhecimento
Os conhecimentos adquiridos nos C. C. ajudam-vos na vossa actividade profissional Como que esses conhecimentos

Sim forma de pensar e agir

Sim

Sim

Sim

79/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

adquiridos nos C. C. influenciam na vossa actividades profissional

comportamento relao interpessoal no trabalho

em termos de comportamento saber conviver mudana no na sociedade posto de servio mais conhecimento * mdico * contabilista * modelo * bombeiro * advogado * mecnico * empresrio * piloto * engenheiro * electricista * artista * rabidante * polcia * tcnico de laboratrio de sade saber ler e escrever escrever cartas para a famlia assinar correctamente o nome conseguir acompanhar e ajudar os filhos nas tarefas de escola

mais vencimento subir de posto no servio ler as mensagens nos documentos * estilista * polcia * advogado * empresrio * professor * engenheiro * cozinheiro * mecnico * comerciante saber ler e escrever bem escrever cartas saber comunicar e estar na sociedade conseguir ler uma histria para o filho

O que gostariam de ser quando terminarem os estudos

* mdico * arquitecto * engenheiro * piloto * contabilista * professor * enfermeira * advogado ler e escrever sem ajuda de ningum escrever cartas para amigos e familiares

O que que uma pessoa tem que saber para ser considerada alfabetizada

sabe ler e escrever correctamente

80/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO E
E.1 Dados de pesquisa SUBGRUPO I: Tcnicos da DGAEA
TCNICA DE PESQUISA: Questionrio. Instrumento de pesquisa: formulrio, Anexo F.
QUESTES Inquiridos N. de inquiridos Respostas 2. Mestrado 2. Licenciatura 1. Bacharelato 1. 12 Ano escolaridade 1. Curso complementar 1. Curso Geral

Formao

Concepo e viso da EBA

Sobre a concepo:

3 dos inquiridos relacionaram a EBA como uma oportunidade que os adultos tm de desenvolver as suas capacidades superiores e por outro, aplicar na prtica profissional e quotidiana possibilitando, melhorar e elevar o nvel de sua condio e qualidade de vida; sistema de ensino vocacionado para a formao de jovens e adultos que no tiveram a oportunidade de acesso ao ensino formal ou que tiveram insucesso durante o processo ensino-aprendizagem formal ou no formal; passa da aprendizagem da leitura, escrita e clculo. Uma preparao para a vida em todos os sentidos: sociais, culturais, econmicos e polticos.

Quanto a viso:

de acordo com o plano curricular vigente vem respondendo s expectativas, apesar de algumas dificuldades; sistema de ensino que tem contribudo fortemente para a formao de vrios jovens e adultos em Cabo Verde, reduzindo drasticamente a taxa de analfabetismo no pas; precisa ser repensada; uma oportunidade das maiores que os jovens e adultos tm de se capacitarem e instrurem.
81/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Organizao

Sobre o tipo de animadores:

actualmente nota-se algum desleixo por parte dos animadores. Encontramos no terreno animadores que no aplicam correctamente as abordagens pedaggicas; falta de formao adequada; com dificuldades e limitaes na preparao e execuo das sesses com os formandos nos C. C. so animadores com muitas experincias mas que precisam de mais formaes e com uma qualidade actualizada.

Critrios de seleco dos animadores:


formao acadmica mnima de 10 ano escolaridade; sensibilidade para trabalhar com os adultos; ser responsvel e aberto ao dilogo; morar de preferncia na zona onde se encontra o C. C. e ter aceitao na comunidade.

Opinio sobre o processo de seleco dos animadores:


no obedece a qualquer processo de seleco de recursos humanos para trabalhar no processo educativo em situao de sala de aulas e C. C. os critrios em alguns casos no so respeitados na base do amiguismo; dignifica a classe dos animadores; porque baseia-se dentro do plano curricular da DGAEA e tambm leva em considerao o pblico alvo.

Referencial terico e metodolgico para trabalhar na EBA

Paulo Freire PDT (Antnio Faundez) Emlia Ferreiro Edivanda Mugrabi Jean Piaget Edgar Morin Bakhtin Lev Vygotsky Joaquim Dolz

* So tericos que informam e formam a nvel da competncia cientfica, didctica e pedaggica.


82/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Sobre os animadores da EBA

Caractersticas adequadas:

ter um esprito de equipa; participante, activo nas actividades de cariz comunitria; responsvel, respeitado, pontual, assduo, simples; comunicativo, honesto; com formao; desenvolvimento do hbito da leitura/pesquisa, investigao-aco, reflexivo sobre a sua prtica didctica e pedaggica para elevar a sua competncia cientfica; procura a auto-formao permanente; partilha conhecimento e saberes com os colegas; tolerncia; solidariedade.

Influncia do perfil no processo ensino-aprendizagem:


todos os inquiridos consideram que o perfil influencia o processo de ensino-aprendizagem, certamente. Trabalhar com adulto exige uma preparao adequada. uma pessoa com uma vasta experincia, o animador ter que dominar bem a pedagogia para ensinar o adulto; dificilmente um mau animador faz um bom trabalho. Se o animador no tiver o perfil ideal influencia negativamente o processo ensino-aprendizagem.

Importncia da formao permanente:


melhora a qualidade do processo ensinoaprendizagem; adequao e actualizao de conhecimentos e saberes possibilidade de reflectir sobre a sua prtica pedaggica (no domnio da cientificidade de conhecimentos, etc.); contribui para melhorar o nvel e a qualidade da educao.

83/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

ANEXO F
F.1 Evoluo da taxa de analfabetismo (%) 1990 2000

Fonte: Instituto Nacional de Estatstica

84/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

85/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

APNDICE I
Questionrio aplicado aos tcnicos da DGAEA
QUESTIONRIO AOS TCNICOS DA EBA

Prezado(a) Tcnico(a)! O presente questionrio enquadra-se no trabalho de investigao cientfica para a realizao do trabalho de fim de curso com vista obteno do grau de bacharelato em Cincias de Educao e Praxis Educativa na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Tem por objectivo recolher informaes junto dos Tcnicos da Educao Bsica de Adultos (EBA) acerca do Perfil do Animador em EBA. Para tal, solicitamos a sua colaborao respondendo s questes abaixo apresentadas. Garantimos a confidencialidade das suas opinies e respostas. 1 Dados de Identificao. 2 Sexo : Masculino ____________
(assinale com uma X)

Feminino ____________ 3 Idade: de 18 a 25 anos de 45 a 55 anos ; de 25 a 35 anos ; mais de 55 anos ; de 35 a 45 anos ;

4 Habilitaes Acadmicas: ____________________________________ 5 Qual o seu tempo de servio como Tcnico na DGAEA? Menos de 1 anos De 2 a 5 anos De 6 a 10 anos 6 Vnculo: Quadro _________
(assinale com uma X)

(assinale com uma X)

De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos Mais de 21 anos

Eventual ________

86/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

7 Dados sobre a relao da pessoa com a EBA. 7.1. Tempo ligado EBA: menos de 5 anos mais de 10 anos ; de 5 a 10 anos ;

7.2. O que entendes por EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 7.3. No seu entender existem aspectos a serem melhorados na EBA? 7.3.1. Sim ________
(assinale com uma X)

No ________ Em caso afirmativo, aponte alguns desses aspectos. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8 Dados sobre a organizao da EBA? 8.1. Qual e a sua opinio sobre a EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.2. O que pode dizer sobre o tipo de animadores (as) que leccionam na EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.3. Existe algum critrio na seleco dos animadores (as)? 8.3.1. Sim________
(assinale com uma X)

No________ Em caso afirmativo, nomeia alguns desses critrios. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
87/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

8.4. Concorda com o processo de seleco dos animadores (as) da EBA? 8.4.1. Sim________
(assinale com uma X)

No________ Porqu? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.5. Costuma sugerir aos animadores (as) algum terico especfico para trabalhar nas sesses da EBA? 8.5.1. Sim________
(assinale com uma X)

No________ Se sim, qual e porqu? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.6. Que constrangimentos vem enfrentando na sua prtica profissional em EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.7. Costumam dar formaes aos animadores (as) de EBA? 8.7.1. Sim________
(assinale com uma X)

No________ 8.8. Qual a importncia da formao permanente no perfil do animador (a) em EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8.9. Que caractersticas considera (s) adequada (s) ao perfil do animador (a) em EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

88/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

9. Consideras que o perfil do animador em EBA influncia o processo de ensinoaprendizagem? 9.1. Sim________
(assinale com uma X)

No________ Porque? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 10. D sua opinio sobre os materiais didcticos utilizados na EBA? (assinale com uma X) Mau Bom Suficiente M. Bom

Obrigado (a) pela sua prestimosa colaborao!

89/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

APNDICE II
Questionrio aplicado aos animadores
QUESTIONRIO AOS ANIMADORES DA EBA

Prezado(a) Animador (a)! O presente questionrio enquadra-se no trabalho de investigao cientfica para a realizao do trabalho de fim de curso com vista obteno do grau de bacharelato em Cincias de Educao e Praxis Educativa na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Tem por objectivo recolher informaes junto dos Animadores da Educao Bsica de Adultos (EBA) acerca do Perfil do Animador em EBA. Para tal, solicitamos a sua colaborao respondendo s questes abaixo apresentadas. Garantimos a confidencialidade das suas opinies e respostas. 1 Dados de Identificao. 2 Sexo : Masculino ____________
(assinale com uma X)

Feminino ____________ 3 Idade: at 24 anos de 40 a 49 anos 4 Estado Civil: Solteiro Casado Unio de facto ; de 25 a 29 anos ; de 55 anos ou mais ; de 30 a 39 anos ;

5 Habilitaes Acadmicas: ____________________________________ 6 Qual foi a sua formao?

(assinale com uma X)

1 Fase _____________ Magistrio Primrio ___ Magistrio + 2 Fase __

Instituto Pedaggico_________ Sem formao especfica _____ Mais de 21 anos ____________

7 Voc trabalhou antes no ensino formal? 7.1. Sim No


(assinale com uma X)

90/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

7.2. Em caso afirmativo, quanto tempo? (assinale com uma X) At 3 anos De 4 a 9 anos De 10 a 13 anos De 14 a 17 anos De 18 a 21 anos Mais de 21 anos

8 Qual o seu tempo de servio como animador (a) na EBA? (assinale com uma X) Menos de 1 ano De 2 a 5 anos De 6 a 10 anos 9 Vnculo: Quadro _________
(assinale com uma X)

De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos Mais de 21 anos

Eventual ________ Cvico____________ 10 O que entendes por EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 11 Que terico (s) especfico (s), voc costuma seguir no seu trabalho educativo em EBA? (assinala com uma X) Paulo Freire John Norbeck A. Faundez Emlia Ferreiro Lev Vygotsky Irene T. Fuck

12 Que mtodo (s) utiliza (s) na sua prtica profissional em EBA? (assinala com uma X) Tradicional (Clssico) Alfabetizao Cultural Pedagogia do Texto (PdT) Conscientizao Alfabetizao Solidria

91/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

Outro (s): Qual (is)? ___________________________________________________________________________ 12.1. Porqu? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 13 Qual a sua opinio sobre a EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 14 Alm dos livros didcticos, que outros recursos voc costuma utilizar na EBA? (assinala com uma X) Tabuada Cartazes Quadro preto Jornais Folhetos TV e Vdeo Revistas Rdio

Outros?_____________________________________________________________________ 15 Qual a realidade socio-econmica dos seus formandos? (assinale com uma X) Muito Pobre Pobre Classe Mdia 16 Costumas fazer a planificao das suas sesses? 16.1. Sim ________
(assinale com uma X)

Classe mdia-alta Ricos

No ________ 16.2. Em caso afirmativo, que tipo (s) de plano (s) utilizas? (assinale com uma X) Dirio Semanal Quinzenal Mensal Anual

92/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

17 Quais as dificuldades encontradas na sua prtica profissional em EBA? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 18 Como classificarias a importncia de uma formao permanente no perfil de um animador de EBA? Mau Suficiente Bom
(assinale com uma X)

M. Bom

19 Quais das caractersticas consideras ideal ao perfil para um animador de EBA? (OBS: Para cada item, estipulou-se uma escala de 1 a 5, em que: 1 corresponde a no concordo; 2 concordo; 3 concordo pouco, 4 concordo muito; 5 concordo totalmente. Assinale com uma X os itens de acordo com a escala que achares conveniente)
PERFIL IDEAL DO ANIMADOR EM EBA Desenvolve as suas prticas pedaggicas com base nos manuais Tem uma formao adequada aberto, alegre, comunicativo, amigo, humanista, tolerante e socivel Procura conhecer as necessidades e possibilidades dos seus formandos Saiba acolher, cativar a ateno/motivao dos formandos Utiliza metodologias adequadas ao processo de ensinoaprendizagem Tem competncia profissional Respeita os saberes do formando e reconhece a sua identidade cultural Rejeita todo e qualquer forma de discriminao Reflecte de forma crtica sobre a sua prtica educativa Utiliza prticas pedaggicas que levam o formando a construir o seu conhecimento e desenvolver a sua autonomia Conhea o regulamento da educao bsica de adultos 1 2 3 4 5

20 Concordas que o perfil do animador (a) de EBA influencia no processo de ensinoaprendizagem? 20.1. Sim _________
(assinale com uma X)

aquele que:

No _________ 20.2. Justifica a sua resposta? ______________________________________________ ___________________________________________________________________________ Obrigado (a) pela sua prestimosa colaborao!
93/94

Perfil do Animador da Educao Bsica de Adultos em Cabo Verde

APNDICE III
Guio de entrevista estruturada colectiva formandos
1 Quem j estudou no ensino formal antes de entrar para a EBA? 2 Quais as razes por que esto estudando? 3 O que vocs mais gostam de fazer nos crculos de cultura? 4 De que forma vocs aprendem? 5 Que livros costumam utilizar nos crculos de cultura? 6 Para alm dos livros, que outros materiais utilizam nos crculos de cultura? 7 Vocs tm o hbito de ler fora dos crculos de cultura? 8 O que vocs lem? 9 Vocs costumam escrever tambm fora dos crculos da cultura? 10 O que escrevem? 11 Na vossa opinio, gostam da maneira como os animadores (as) vos ajudam a construir o vosso conhecimento? 12 prtica no vosso crculo de cultura realizarem trabalhos de investigao no terreno? 13 Que tipos de trabalhos? 14 No vosso entender que caractersticas deve ter um bom animador de EBA? 15 Os conhecimentos adquiridos na EBA ajudam na vossa actividade profissional? 16 Como? 17 O que gostariam de ser quando terminarem os vossos estudos? 18 O que que uma pessoa tem que saber para ser considerada alfabetizada?

94/94

También podría gustarte