Está en la página 1de 4

Segurana Fsica

Segurana Fsica
Prof. Alex Marques Colgio Militar de Palmas
A segurana fsica cuida da proteo de todos os ativos valiosos da organizao. Engloba todas as instalaes fsicas, internas e externas, em todas as localidades em que a organizao se faz presente. Cuida tambm da proteo de ativos importante que estejam sendo transportados, como valores ou fitas de backup.

Segurana Fsica
A empresa no deve estar apenas preocupada em proteger ativos de valor (equipamentos, dinheiro em espcie), mas tambm a proteo das informaes e da continuidade operacional (pessoas).

Segurana Fsica
Fatores que influenciam o ambiente
Alguns fatores que necessariamente so avaliados de forma a obtermos um nvel de segurana fsica adequado.

Segurana Fsica
Fatores que influenciam o ambiente

Segurana Fsica
A segurana fsica pode ser abordada de duas formas:

reas de uso comum Segurana de acesso Iluminao iluminao adequada diurna e noturna melhora a sensao de segurana e desencoraja a prtica do crime. Campo de Viso um bom campo de viso de uma rea aumenta naturalmente a quantidade de pessoas vigiando um ambiente, aumentando a exposio de quem quer cometer crimes. Pontos de Esconderijo vielas ou reentrncias em construes devem ser evitadas. ( que trata das medidas de proteo contra acesso fsico no autorizados ); Segurana ambiental ( que trata da preveno de danos por causas naturais ).

Segurana Fsica
Recursos a serem protegidos: Equipamentos (servidores, estaes, CPUs, placas, vdeos, etc) Documentao (sobre hardware e software, aplicativos, etc ) Suprimentos (disquetes, fitas, formulrios, papel) Pessoas

Segurana Fsica
Controles Administrativos Crachs de identificao. Devoluo de bens da instituio quando funcionrio demitido. Controlar a entrada e sada de visitantes. Pessoal de limpeza, manuteno e vigilncia Orientar os funcionrios a deixarem seus computadores bloqueados quando se ausentarem. Orientar os funcionrios sobre o princpio da mesa limpa.

OBS: Indiretamente, os Controles de Acesso Fsico tambm protegem os recursos lgicos.

Segurana Fsica
Controles Explcitos

Segurana Fsica
Riscos inerentes a controles fsicos inadequados

Fechaduras mecnicas e cadeados. Fechaduras codificadas acopladas a mecanismo eltrico com teclado para entrada do cdigo secreto. Fechadura eletrnica cujas chaves so cartes com tarjas magnticas contendo o cdigo secreto. Fechaduras biomtricas. Cmeras de vdeo e alarmes. Guarda de segurana. Roubo de equipamentos e componentes internos. Alterao, cpia ou divulgao de informaes. Atos de vandalismo. Danos intencionais ou acidentais provocados por funcionrios, prestadores de servio, equipe de limpe e de vigilncia, podem variar em:

Segurana Fsica
Controles ambientais Visam proteger os recursos computacionais contra danos provocados por desastres naturais (incndios, enchentes), por falhas na rede de fornecimento de energia, ou no sistema de ar condicionado.

Segurana Fsica
Controles ambientais Incndios ( controles preventivos e supressivos ). Energia eltrica e descargas eltricas naturais. Enchentes ou outras ameaas que envolvam gua. Temperatura, umidade e ventilao. Limpeza e conservao.

Continua

También podría gustarte