Está en la página 1de 16

Este documento uma traduo livre do "GUIA 23986.PDF" disponvel no site da AMD.

. Porm, procuramos fazer a traduo o mais fiel possvel, adaptando alguns termos tcnicos, tornando-o mais compreensvel para os brasileiros. O objetivo deste documento melhorar o conhecimento do "PeopleWare", das pessoas que utilizam computadores. No desejamos lucros por essa traduo, e disponibilizamos o contedo da mesma gratuitamente, para domnio pblico. Porm, caso o contedo seja de seu agrado, agradeceramos a indicao de nosso site, onde disponibilizamos outros documentos e apostilas: http://www.btinformatica.com.br Informamos que todas as marcas indicadas so dos respectivos proprietrios. Desde j, agradecemos a AMD, e contamos com a compreenso de todos (inclusive da AMD), quanto a divulgao das fotos que ilustram esse documento. Conforme dito, o objetivo somente divulgar a marca AMD e o conhecimento tcnico disponibilizado por essa empresa.

"GUIA PARA INSTALAO DOS PROCESSADORES AMD MODELO "SOCKET A"


Os processadores AMD Athlon e Duron requerem componentes de alta performance, possibilitando o mximo desempenho e eficincia. No tente instalar esses processadores sem os seguintes itens: - uma fonte de energia adequada, - memria compatvel, - outros componentes compatveis. Para obter as informaes mais recentes sobre os componentes testados e recomendados pela AMD para obter o melhor desempenho, acesse os sites indicados abaixo. A AMD recomenda o uso de fontes de alimentao iguais ao modelo a esquerda da figura:

A AMD recomenda o uso de placa-me e "cooler" indicados nos sites abaixo, para usufruir todo o desempenho dos processadores. http://www1.amd.com/athlon/config http://www1.amd.com/duron/config

CUIDADOS COM A ELETICIDADE ESTTICA


Os processadores AMD e todos os componentes da placa-me possuem componentes eletrnicos sensveis, que podem ser facilmente danificados pelo efeito da eletricidade esttica. A AMD recomenda manter o processador e a placa-me na embalagem original, at o momento de usa-los. O instalador (tcnico) dever tocar somente os cantos do processador, e NUNCA dever tocar os pinos do processador. IMPORTANTE: O tcnico nunca dever tocar o processador sem usar uma pulseira Anti-Esttica. A AMD recomenda que todo o processo de desembalagem e instalao seja feita com o uso de pulseira Anti-Esttica, e sobre uma superfcie Anti-Esttica. Tanto a Pulseira, como a superfcie precisar ser aterradas no mesmo ponto. Aps remover o processador da embalagem, o mesmo deve ser colocado diretamente sobre a superfcie AntiEsttica.

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAO


Seguindo os procedimentos indicados nas prximas pginas, conseguiremos instalar os processadores AMD Athlon ou Duron com sucesso na placa-me. Qualquer desvio nesses procedimentos resultar numa falha no processador. A AMD aconselha instalar o processador na placa-me ANTES de instalar a placa-me no gabinete. Este procedimento facilitar a instalao. Normalmente, melhor instalar o processador e o COOLER antes de instalar os pentes de memria. Tambm aconselhvel verificar a instalao do cabo do ventilador do COOLER ao respectivo conector da placa-me. CUIDADO: NUNCA ligue o processador sem que o COOLER esteja firmemente preso. Um SuperAquecimento no processador provocar danos permanentes. NOTA: Neste documento, o processador ser instalado no "SOCKET A" da placa-me antes de instalar o conjunto no gabinete. Dessa forma, normalmente, ser mais fcil a instalao. 1 - A figura 1 mostra o soquete do processador na placa-me. Repare que temos uma alavanca no soquete, no local indicado por "release lever" na figura. Esta alavanca usada para travar o processador corretamente no soquete. Antes de instalar o processador, esta alavanca dever ser levantada. Para levantar a alavanca, primeiro puxamos a alavanca para o lado, liberando a trava e levantando a alavanca em seguida, aproximadamente 90.

2 - A figura 2 mostra a alavanca totalmente levantada. A alavanca precisa ficar nessa posio para que o processador seja instalado. NOTA: Neste documento, a frase "topo do soquete" se refere ao lado do soquete onde podemos ler "Socket 462".

3 - A figura 3 mostra o lado inferior do processador (lado dos pinos). Repare que os dois lados superiores do processador na figura so chanfrados e no possuem pinos. Repare tambm que o soquete tambm chanfrado na parte prxima a inscrio "Socket 462". O processador dever ser colocado de modo coincidente com o soquete.

4 - A figura 4 mostra o processador j colocado no soquete. Repare como o chanfro de 45 fica prximo a alavanca do soquete. Assim, sabemos que o processador est instalado corretamente. Esse processo de instalao no exigiu nenhuma fora para colocar o processador. Este tipo de soquete, chamado "ZIF" (Zero Insert Force), possibilita a instalao do processador sem o uso de fora. Caso o processador no encaixe no soquete, verifique o alinhamento dos pinos e certifique-se que a alavanca do soquete est totalmente levantada. Caso a instalao do processador exigir qualquer tipo de fora (forando o encaixe), algo est errado e deve ser revisto. (verifique os pinos e a posio da alavanca).

5 - A figura 5 mostra o processador instalado e a alavanca baixada, travando o processador. Com o processador corretamente instalado, podemos inserir o COOLER. CUIDADO: No ligue o processador sem que o COOLER esteja firmemente colocado. O PROCESSADOR SOFRER UMA FALHA TRMICA, PROVOCANDO UM DANO PERMANENTE. Verifique os ps de borracha existentes nos 4 lados do processador. Esse ps so necessrios para a instalao correta do COOLER, e nunca devem ser removidos. Existem 4 ps sobre o processador AMD. Caso algum desses ps estiver faltando, devolva o processador ao seu revendedor. Nunca use um processador faltando um desses ps - provocar danos ao corpo do processador.

6 - A figura 6 mostra um tpico COOLER usado normalmente nos processadores AMD. Note que os COOLERS podem variar em tamanho, densidade e desenho da trava. O COOLER apropriado ser determinado por: - Lista dos COOLERS aprovados pela AMD - Disponibilidade dos COOLERS aprovados em sua rea. Acesse o site www.amd.com para obter uma lista dos COOLERS testados e recomendados pela AMD. Utilize somente os COOLERS aprovados e recomendados para seu tipo de processador. O uso do COOLER correto essencial para a durabilidade do processador. Note que temos 2 diferentes tipos de COOLERS quanto ao sistema de encaixe, mostrados na figura 6. Um tipo de encaixe desenhado para ser usado por uma ferramenta especial (parecida com uma chave-de-fenda com uma chave-de-boca na ponta). ATENO: Quando inserir o engate do COOLER com uma ferramenta, tenha cuidado quando pressionar o CLIP. Caso a ferramenta escapar do CLIP, poder danificar a placa-me.

7 - A figura 7 mostra a parte de baixo do COOLER. Ele possui um "degrau" que ficar sobre o topo do soquete, no local onde se l "Socket 462". Quando o COOLER estiver corretamente instalado, a base de alumnio no dever tocar nenhuma parte do soquete. Caso isso acontea, provocar danos permanentes no processador.

8 - A figura 8 mostra a parte de baixo de outro modelo de COOLER. Este COOLER tem um CLIP assimtrico, usado para determinar a posio do COOLER sobre o processador. (A figura 13 mostra um exemplo de CLIP assimtrico).

9 - A figura 9 mostra o modo correto para remover o filme plstico da parte de baixo do COOLER, onde temos o composto trmico. NOTA: O composto trmico muito importante para a eficincia do COOLER. O composto trmico deve ser aplicado sobre toda a superfcie do COOLER, para (basicamente) preencher as ranhuras microscpicas existentes entre o COOLER e o processador. CUIDADO: Caso voc nunca tenha instalado um COOLER com esse tipo de material trmico, a AMD sugere que voc remova o filme do COOLER somente aps treinar a instalao do COOLER no soquete. Caso voc prefira se familiarizar com o processo de instalao do COOLER, no remova o filme que cobre o composto trmico e repita os passos 10 a 19. Repare que na figura 9 o filme removido sendo puxado rapidamente num angulo reto com a base. Um movimento rpido e firme o melhor modo de remover esse filme. Tenha cuidado com: - Aps a remoo do filme, coloque o COOLER imediatamente sobre o processador. - O composto trmico no deve entrar em contato com nenhum material estranho. ATENO: No remova o COOLER do processador, aps a instalao definitiva. O composto trmico indicado neste documento no poder ser reutilizado. Remova completamente o filme plstico do COOLER durante a instalao, caso contrrio, o processador ter um superaquecimento quando ligado. Preste MUITA ateno aos procedimentos indicados neste documento, seguido todos os passos indicados.

10 - A figura 10 mostra a maneira ERRADA de instalar o COOLER. No bata nem empurre o COOLER contra o processador, pois poder provocar trincas ou quebras no corpo do processador. Verifique tambm se a superfcie do COOLER est paralela superfcie do processador. Quando o COOLER estiver instalado apropriadamente, o COOLER repousara sobre os 4 ps de borracha do processador. O COOLER ficar em contato com o corpo do processador somente aps a instalao do CLIP de reteno. ATENO: Nunca empurre o COOLER. Isso poder causar um dano irreparvel ao corpo do processador. Toda a fora dever ser aplicada somente pelo CLIP de reteno do COOLER.

11 - A figura 11 mostra uma vista lateral do COOLER com o CLIP de reteno. Certifique-se da posio do CLIP de reteno antes de tentar instalar o COOLER. Note que o CLIP NO simtrico. O terminal mais longo dever ser conectado ao topo do soquete (onde est escrito "Socket 462"), enquanto o terminal mais curto ser encaixado na parte inferior do soquete. Independente do tipo de COOLER usado, o CLIP ser sempre instalado da mesma maneira. Para obter um melhor resultado, sempre instale o processador e o COOLER antes de instalar os mdulos de memria. Tambm verifique como o COOLER est acomodado sobre os ps de borracha do processador. Esses ps so importantes para a correta instalao do COOLER, pois previnem deslizamentos e trincas no corpo do processador. ESSE PS DE BORRACHA SO ESSENCIAIS PARA O CORRETO FUNCIONAMENTO DO PROCESSADOR. NUNCA OS REMOVA.

12 - A figura 12 mostra os primeiros passos na instalao do COOLER. O COOLER dever ser colocado sobre o processador com o lado mais curto do CLIP inserido a trava central inferior do soquete. Para inserir o CLIP nesta trava, basta usar os dedos. NOTA: A parte inferior do COOLER dever estar paralela ao topo do processador. Esta a nica maneira correta para instalar o COOLER. ATENO: Nunca empurre o COOLLER contra a placa-me, pois poder provocar danos irreparveis ao processador. Toda a fora necessria para colocar o COOLER dever ser feita somente pelo CLIP.

13 - A figura 13 mostra uma viso lateral do COOLER com o CLIP colocado na trava central inferior do soquete. Note como o COOLER descansa sobre os ps de borracha e no sobre o topo do processador. Quando o CLIP de reteno estiver instalado, os ps de borracha sero comprimidos, e o COOLER ficar em contato com o corpo do processador. NOTA: A figura 13 mostra um terminal do CLIP, que ficar acima da parte superior do soquete (a parte onde lemos "Socket 462"). Este terminal muito maior que o terminal do outro lado. Este tipo de CLIP assimtrico, e, quando instalado, o ponto onde exercer a presso ser diretamente sobre o corpo do processador, como podemos ver na figura 13.

14 - A figura 14 mostra o modo ERRADO de posicionar o COOLER. Note que um pedao da parte mais baixa do "Degrau" do corpo de alumnio do COOLER est sobre a parte mais alta do soquete. Caso o COOLER no fizer contato com toda a superfcie do processador, provocar SUPERAQUECIMENTO E DANOS!! Certifique-se sempre que a superfcie do COOLER no entre em contato com nenhuma parte do soquete. Este tipo de problema causado pela instalao incorreta do CLIP. Instale sempre o CLIP nas travas centrais do soquete. As outras travas do soquete no possuem funo especfica para este modelo de COOLER. O degrau no corpo de alumnio do COOLER deve ser instalado de modo a no tocar o soquete. ATENO: A AMD RECOMENDA NO REUTILIZAR UM COOLER COM ESTE TIPO DE COMPOSTO TRMICO. Uma vez que este composto trmico tenha tocado o processador, o COOLER dever ser trocado, pois o composto trmico no pode ser reutilizado.

15 - A figura 15 mostra a instalao do CLIP na trava central superior do soquete. Para instalar este tipo de CLIP, empurre firmemente somente pela extremidade do terminal do CLIP. Para instalar o CLIP, ser necessrio cerca de 6 a 12 Kg de presso. NOTA: Usando uma chave-de-fenda com uma ponta ligeiramente larga, a fora ser melhor distribuda pela mo do instalador, no provocando ferimentos. O uso de ferramentas apropriadas torna o processo mais fcil.

16 - A figura 16 mostra o CLIP sendo empurrado para trs da trava. Empurre para baixo e com um pequeno movimento o CLIP encaixar na trava do soquete.

17 - A figura 17 mostra o CLIP sendo preso com segurana na trava central do soquete. Mantenha o CLIP no mesmo nvel que a trava e pressione suavemente para dentro.

18 - A figura 18 mostra um dos passos de instalao usando uma chave-de-boca. Todos os passos e operaes so idnticos, exceto pela escolha da ferramenta usada. A AMD recomenda: Sempre instale o processador antes de instalar os mdulos de memria.

19 - Independente da ferramenta usada, o CLIP precisa ficar alinhado com as travas centrais do soquete. A figura 19 mostra o CLIP alinhado com as travas. Este alinhamento essencial para prender o CLIP. Caso no houver esse alinhamento, o CLIP ficar torto e preso parcialmente por uma nica trava e eventualmente escapar. ATENO: Certifique-se que o CLIP est firmemente preso as travas e no somente pousado na ponta da trava. Uma instalao imprpria provocar a quebra da trava do soquete, soltando o COOLER. NOTA: Inspecione visualmente o soquete e o CLIP de ambos os lados, alm de fazer uma checagem completa, verificando se a instalao esta adequada. Caso voc estiver treinando esta operao (para uma posterior instalao), para remover o COOLER bastar empurrar o CLIP para baixo e (normalmente) ele sair da trava. Caso isso no acontea, reverta o processo de instalao, usando a chave-de-fenda.

20 - Aps a instalao do COOLER, o prximo passo ser conectar o cabo do ventilador. A figura 20 mostra a instalao do cabo no conector da placa-me marcado como "CPU FAN". Este conector feito de modo que o cabo do ventilador encaixe numa nica posio. Caso o conector "CPU FAN" no estiver aparente, consulte o manual do fabricante para saber onde ligar o ventilador do COOLER. Na figura 20, repare que o excesso de cabo do ventilador dever ser afastado do fluxo de ar. Caso o fluxo de ar for bloqueado, o COOLER no funcionar corretamente. NOTA: Nunca deixe que o cabo do ventilador toque as lminas do ventilador, nem que bloqueie o fluxo de ar. Mantenha no mnimo 3 centmetros de distncia para permitir um bom fluxo de ar. Caso o cabo do ventilador for muito curto ou ficar muito esticado, o ventilador (normalmente) poder ser remontado, sendo posicionado mais prximo ao conector. Caso tenha algum problema, e o protetor do composto trmico j tiver sido removido, CUIDADOSAMENTE siga os passos abaixo mantendo o processador montado na placa me: a - Marque o topo do ventilador, para no inverte-lo, b - Solte e remova os parafusos do ventilador, c - Tente montar o ventilador numa posio melhor, d - Verifique se a nova posio resolve o problema, e - Coloque os parafusos e verifique se as lminas do ventilador rodam livremente com um pequeno movimento feito com os dedos, f - Aps verificar que tudo est montado corretamente, reinstale o COOLER e continue.

21 - Completamos a instalao do COOLER e j ligamos o ventilador. A figura 21 mostra o final da instalao. Antes de ligar o sistema, certifique-se de checar se: - A superfcie do COOLER no est em contato com nenhuma parte do soquete, - O protetor do composto trmico foi totalmente removido, - O terminal mais longo do COOLER est corretamente preso a trava SUPERIOR do soquete, - O CLIP est preso nas travas centrais do soquete, - O ventilador est ligado ao conector correto. Quando o sistema for ligado pela primeira vez, verifique se o ventilador est girando a uma velocidade relativamente rpida (+ de 2000 RPM). Caso os parafusos do ventilador estiverem muito apertados, podero travar as lminas. Caso o ventilador no estiver girando adequadamente, verifique se os parafusos esto presos corretamente.

COMPLETANDO A MONTAGEM DO SISTEMA.

Siga as instrues de montagem para encaixar a placa-me j com o processador e o COOLER, conforme indicado no manual do fabricante do gabinete. No site da AMD, existem instrues genricas sobre o assunto. Para acessar essas instrues entre no site: http://www.amd.com/products/cpg/athlon-duron/howtobuild/howtobuild.html Para obter maiores informaes sobre sistemas de refrigerao (caractersticas de gabinetes, modelos de fluxo de ar, indicaes para instalar ventiladores, etc.), acesse o endereo: http://www.amd.com/products/cpg/athlon-duron/pdf/cooling_guide.pdf CASO PRECISAR DE AJUDA Para obter assistncia tcnica para a instalao de seu novo processador AMD, ou questes tcnicas sobre a operao do processador, o endereo de email e o telefone do suporte tcnico AMD podem ser encontrados na Internet: http://www.amd.com/support/support.html PARA RETORNAR UM PROCESSADOR A AMD Sempre que possvel, devolva ao vendedor tanto o processador danificado quanto o COOLER. De posse de ambos os componentes, os engenheiros da AMD podero realizar um completo diagnstico do problema.

También podría gustarte